A neuropsicóloga da NeuronUP, Martha Valeria Medina Rivera, dá orientações para a saúde cerebral e o equilíbrio das emoções
![]() |
| Dia Mundial da Saúde Mental: conheça 7 dicas essenciais para ter equilíbrio emocional / (Crédito: Freepik) |
Para contribuir com esse cuidado contínuo, a neuropsicóloga reuniu 7 dicas essenciais para fortalecer o cérebro e as emoções. Confira:
Estimule sua mente
Atividades de estimulação cognitiva, como jogos de memória, quebra-cabeças, leituras ou exercícios digitais de reabilitação cognitiva, fortalecem conexões neuronais e favorecem a neuroplasticidade. “Com as soluções da NeuronUP, para o aprimoramento dessas funções ajuda os pacientes a manterem a atenção, concentração, memória e capacidade de processamento de informações, além de reduzir a lentidão cognitiva”, comenta.
Mantenha a prática regular de exercícios físicos
O movimento aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimula a liberação de endorfinas e serotonina, regulando o humor e reduzindo o estresse. A atividade física também melhora a clareza mental e a disposição para lidar com tarefas diárias, promovendo bem-estar físico e emocional.
Alimente-se de forma equilibrada
A especialista destaca que uma dieta rica em nutrientes essenciais, antioxidantes e ômega-3, protege os neurônios e facilita a comunicação entre eles. Bons hábitos alimentares também contribuem para a estabilidade emocional, pois déficits nutricionais podem aumentar a vulnerabilidade à depressão, ansiedade e fadiga mental.
Priorize o sono reparador
Dormir entre 7 e 9 horas por noite é essencial para consolidar memórias, repara circuitos neuronais e regula a resposta emocional, segundo indica a neuropsicóloga “A falta de sono prejudica a cognição, reduz a produtividade e aumenta a irritabilidade, ansiedade e cansaço persistente”, alerta.
Treine a atenção plena (mindfulness)
Praticar mindfulness fortalece áreas cerebrais ligadas à autorregulação, atenção e tomada de decisão. No campo emocional, reduz a ruminação, aumenta a resiliência e ajuda a enfrentar desafios cotidianos com mais equilíbrio e clareza mental.
Cultive relações sociais de apoio
Manter vínculos com amigos, familiares ou grupos de interesse ativa circuitos cerebrais relacionados à recompensa e motivação. “Socializar protege contra o isolamento, melhora o bem-estar psicológico e cria uma rede de suporte que auxilia na regulação emocional em momentos de estresse”, diz.
Reserve tempo para lazer significativo
Participar de hobbies, atividades criativas ou culturais estimula redes cerebrais, favorece a neuroplasticidade e promove prazer. Além disso, contribui para reduzir o estresse, aumentar a sensação de propósito e oferecer momentos de relaxamento que equilibram corpo e mente.
Sobre a NeuronUP
Plataforma líder de neurorreabilitação projetada para atuar como suporte fundamental para profissionais envolvidos em processos de reabilitação e estimulação cognitiva. Com presença em mais de 50 países e utilizada por mais de 5 mil especialistas em 2,5 mil hospitais e clínicas, possui sistema de monitorização e gestão de pacientes, que permite ajustar terapias em tempo real para mais de 130 mil usuários ativos, melhorando os resultados e consolidando-se como a plataforma número um na Espanha e na América Latina.



0 Comentários