![]() |
'Tivemos um ótimo encontro', diz Lula em relação a Trump / Foto: Eduardo Stuckert |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, na madrugada deste domingo, dia 26 de outubro, o encontro com o presidente dos EUA Donald Trump. A conversa se deu durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur, na Malásia.
Em seus perfis nas redes sociais, o presidenciável escreveu que da sua satisfação ao falar com o presidente americano.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.”
No encontro ficou acordado que as equipes de ambos governos vão ajustar durante uma reunião, ainda neste domingo, as questões que ainda precisam ser acertadas entre as duas nações, inclusive o 'tarifaço'.
Em coletiva de imprensa, Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, os presidentes trataram de todos os assuntos.
— O presidente Lula começou dizendo que não havia assunto proibido, renovou o pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas a exportação brasileira durante um período de negociação, da mesma forma a aplicação da Lei Magnistsky, e disse estar pronto para conversar, relatou.
Já Márcio Rosa, secretário executivo da MDIC, disse que o presidente Lula falou que a motivação utilizada pelos Estados Unidos para impor a elevação de tarifas para o restante do mundo não se aplica ao Brasil por conta do superávit da balança comercial. “Ele mostrou também que nossa pauta comercial e a relação diplomática de mais de 200 anos sempre foram ótimas, os Estados Unidos são um parceiro estratégico muito relevante para o Brasil”, concluiu.



0 Comentários