A Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), emitiu, nesta quarta-feira (31 de dezembro), um alerta de ressaca para o litoral fluminense.
A partir das 12h desta quarta-feira (31) há previsão de ressaca entre a capital do Rio de Janeiro e o município de Arraial do Cabo, com ondas que podem atingir até 2,5 metros, com direção sudoeste/sul. O aviso permanece válido até às 6h da manhã desta quinta-feira (1º).
A medida tem caráter preventivo e tem como objetivo reforçar a segurança de moradores e turistas, especialmente neste período de grande movimentação em razão das festas de Réveillon.
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite entrar no mar, principalmente durante a noite e nos períodos de maré alta. Também é fundamental respeitar rigorosamente a sinalização de segurança, seguir as orientações dos guarda-vidas, não ultrapassar áreas isoladas e manter crianças sob supervisão constante. Pessoas que tenham consumido bebida alcoólica não devem entrar no mar, e é recomendado manter distância de costões, pedras e áreas com correnteza visível.
O envio do alerta por meio da tecnologia Cellbroadcast permite alcançar rapidamente um grande número de pessoas que estejam em áreas potencialmente afetadas, sem necessidade de cadastro prévio, contribuindo para a prevenção de acidentes e salvamentos em situações de risco.
* A ressaca aumenta significativamente o risco de afogamentos. Por isso, pedimos que a população colabore, respeite a sinalização, evite o banho de mar e priorize a segurança neste período de Réveillon — declarou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RJ, Tarciso Salles.
Em caso de emergência, a orientação é procurar imediatamente um guarda-vidas ou acionar os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).



0 Comentários