Ferramenta amplia a transparência nas contas do governo federal e de estados e municípios, além de mobilizar entidades empresariais em todo o país
No dia 23 de abril de 2025, a CACB, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), lançou a plataforma Gasto Brasil, que permite acompanhar em tempo real as despesas públicas da União, dos Estados e dos municípios. Neste mês, o painel mostra que as contas quase atingiram a marca de R$ 5 trilhões.A ferramenta funciona nos moldes do Impostômetro, mas, em vez de exibir a arrecadação tributária, detalha a destinação dos recursos arrecadados pelo governo. Por meio do painel, o cidadão pode consultar despesas por tipo, região e esfera de poder, ampliando a transparência sobre como são aplicados os tributos.
Em um mês de funcionamento, o Gasto Brasil já se firmava como uma iniciativa robusta de transparência. Reportagens destacaram como o painel permitia a visualização de forma segmentada dos valores aplicados em folha de pagamento, benefícios sociais e outros dispêndios oficiais. Além do acesso online, o público também acompanha dados em um painel de LED instalado na praça do Pátio do Colégio, em São Paulo, ao lado do tradicional Impostômetro. As matérias da imprensa também registraram que presidentes de associações comerciais vêm monitorando diariamente os indicadores, demonstrando amplo interesse do setor produtivo.
Para o presidente da CACB, Alfredo Cotait, o Gasto Brasil reforça a importância da transparência e do controle social. “O controle das despesas públicas é uma necessidade para garantir não apenas a saúde fiscal do Estado, mas também para promover o desenvolvimento social e econômico, e para que isso ocorra, é imprescindível que haja uma combinação de práticas de transparência, participação cidadã e inovação tecnológica”, afirmou.
Primeiros resultados e adesão
As federações e associações comerciais já estão aderindo à iniciativa e compartilharam o painel em seus sites. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (RO), Alessandro da Silva, afirmou que o Gasto Brasil “vai abrir os olhos da população, que precisa entender como estão sendo aplicados esses recursos”. Para ele, acompanhar os números da plataforma ajuda a sociedade a cobrar maior eficiência e responsabilidade do Estado.
Os dados disponibilizados pela ferramenta revelam que as despesas públicas cresceram acima das receitas nos últimos meses, reforçando preocupações apontadas por lideranças empresariais. O uso crescente da plataforma por associações comerciais de todo o país fortalece o controle social e amplia a conscientização sobre os gastos públicos.
O lançamento da ferramenta teve forte repercussão na mídia nacional, com cobertura de grandes veículos, rádios e portais. A plataforma se consolidou como um instrumento que facilita o acesso da sociedade a informações essenciais sobre o orçamento público, estimulando discussões sobre reformas fiscais, equilíbrio das contas e responsabilidade na gestão dos recursos.


0 Comentários