As salas dos juizados funcionam diariamente e são facilmente localizadas nos aeroportos
A resolução desses conflitos entre passageiros e companhias aéreas pode ser feita ali mesmo, nos postos que o Judiciário fluminense mantém nos Aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão). E uma notícia melhor ainda: o atendimento é gratuito.
Ação pode ser feita na hora
O passageiro pode entrar com uma ação na mesma hora e, após uma audiência de conciliação, caso as partes decidam, será emitido um documento com o teor do que foi acertado entre o consumidor ou empresa aérea, ou o órgão responsável. E, se o problema ocorrer fora do horário de atendimento dos postos, ainda é possível registrar a queixa junto ao Plantão Judiciário do TJRJ.
Se as partes estiverem dispostas a fazer um acordo, a homologação é feita ali mesmo, nos postos, sem nenhuma burocracia. Caso essa tentativa não dê certo, a ação é, posteriormente, distribuída a um juizado especial cível para seguir com o processo.
Esse foi o caso de Juliana Ferreira Sanches, que passaria seu aniversário em Manaus em companhia da família. Quando chegou ao Aeroporto Santos Dumont com destino a Viracopos (SP), o voo tinha sido cancelado, pois havia problema na pista. Até conseguir chegar ao seu destino final, a cidade de Manaus, no Norte do país, foram 13 horas e 45 minutos de espera. Resultado: Juliana perdeu as comemorações pelo seu aniversário, e os filhos menores de idade, inclusive um bebê de seis meses e outro de 13 anos, não receberam qualquer acolhimento da Azul Linhas Aéreas. Por conta da falha na prestação de serviços e quebra na relação de consumo, a companhia aérea foi recentemente condenada a pagar R$ 6 mil de danos morais à passageira.
Média de solução dos conflitos é de 98%
O índice de acordos tem se mantido alto nos últimos anos nos juizados especiais cíveis dos aeroportos. Inaugurado em 2007 para solucionar de forma rápida os problemas entre passageiros e as empresas aéreas, nos últimos três anos a média de resolução dos conflitos nesse juizado tem se mantido em 98%, índice considerado alto para satisfação de quem procura o serviço. Nos dois aeroportos, o número de atendimentos dos postos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro nos três últimos anos foi de 13.853 até o mês de outubro de 2025.
Entre as queixas mais comuns, estão cancelamento e atraso de voos, extravio de bagagem, problemas na documentação, multa pela remarcação de viagens, entre outras. De janeiro a outubro deste ano, a Gol foi a companhia aérea com o maior número de reclamações (952), seguida da Latam (667) e Azul (548).



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