/>
Volta Redonda inicia vacinação em gestantes para prevenir bronquiolite em recém-nascidos

Volta Redonda inicia vacinação em gestantes para prevenir bronquiolite em recém-nascidos

Imunizante contra o vírus sincicial respiratório está disponível em todas as 46 unidades básicas da Atenção Primária para mulheres com gravidez a partir da 28ª semana
Volta Redonda inicia vacinação em gestantes para prevenir bronquiolite em recém-nascidos
As gestantes a partir da 28ª semana já contam com a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) nas 46 unidades básicas da Atenção Primária da rede municipal de Saúde de Volta Redonda. Ofertada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a imunização tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. 

“A tão esperada vacina chegou e oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações. O grupo prioritário são todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, e não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é para dose única a cada nova gestação. Você que se encaixa nesse perfil, venha se proteger em uma das unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs), das 8h às 17h”, convida a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury. 

Milene Paula de Souza, que coordena a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta, ainda, a atualização da situação vacinal das gestantes, incluindo influenza e covid-19, pois a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes. 

“A maior parte dos casos, segundo o Ministério da Saúde, decorre de infecção viral, e não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo tem como base somente o tratamento dos sinais e sintomas, incluindo terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e o uso de broncodilatadores”, afirma Milene. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a eficácia da vacinação foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse: a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias (três meses) após o nascimento.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu