/>
Estresse, privação de sono, variação de temperatura e crises epilépticas: como o caso de Henry Castelli no reality nos alerta sobre gatilhos invisíveis desta condição neurológica

Estresse, privação de sono, variação de temperatura e crises epilépticas: como o caso de Henry Castelli no reality nos alerta sobre gatilhos invisíveis desta condição neurológica

Henri Castelli desmaia no BBB 2026
Imagens: reprodução
O recente episódio envolvendo o ator Henry Castelli no reality show BBB26 trouxe à tona um debate essencial: como ambientes de alta pressão, privação de sono e variação de temperatura podem descompensar quadros neurológicos.

Para a UCB, o caso não é apenas um alerta sobre a possibilidade de o estresse desencadear crise convulsiva, mas um momento para refletir sobre um legado de décadas dedicado à compreensão de doenças neurológicas graves.

O compromisso da UCB com a epilepsia não é recente — uma condição que afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas no mundo, segundo a Liga Brasileira de Epilepsia e referências internacionais. A empresa construiu sua história desenvolvendo medicamentos que se tornaram padrão de cuidado para milhões de pessoas. Esse amplo conhecimento acumulado permitiu à companhia avançar na área da neurologia, abrangendo desde as formas mais comuns de epilepsia até quadros raros e de difícil controle. São esses desafios clínicos, especialmente nas epilepsias resistentes ao tratamento, que reforçam a necessidade contínua de inovação científica e pesquisa, com foco em ampliar a compreensão das doenças neurológicas e apoiar melhorias na qualidade de vida de pacientes e seus familiares.

Outro caso de desmaio

Rafaella Jaqueira, influenciadora digital de Maceió, desmaiou durante prova de resistência para a entrada no programa. Ela usou as redes sociais para comentar o episódio em que desmaiou durante a dinâmica do Quarto Branco, na disputa por uma vaga no BBB 26. Em um vídeo publicado no Instagram, ela tranquilizou os seguidores e afirmou que está bem, após não conseguir entrar no reality show.

“Meu povo, está tudo bem comigo, estou pronta para outra. Não consegui entrar, mas ganhei 50 mil, já vai me ajudar bastante. Muito obrigada a todo mundo que torceu por mim, que votou em mim na Casa de Vidro, um beijo”, disse ela.

Rafaella passou mal durante a prova decisiva que garantia quatro vagas no programa. Após o desmaio, a produção acionou a equipe médica e a influenciadora foi retirada da dinâmica. As vagas no BBB 26 ficaram com Chaiany, Gabriela, Leandro e Matheus.

 O papel social

O legado da UCB também se manifesta no combate ao estigma. A epilepsia pode se manifestar nas várias formas de crises que podem ser evidentes, mas também podem ser sutis, como as crises de ausência que surgem como uma breve pausa das atividades, um breve piscar de olhos, ou crises parciais onde há apenas a movimentação repetitiva de uma parte do corpo. Ao educar a sociedade sobre a Epilepsia e os "gatilhos invisíveis", a UCB reforça sua posição não apenas como fornecedora de medicamentos, mas como uma parceira na jornada do paciente, do diagnóstico precoce ao tratamento mais adequado.

“Quando falamos em doenças neurológicas crônicas, severas e raras, o avanço científico não pode parar — e é exatamente nesse compromisso contínuo que a UCB fundamenta sua atuação. Embora essas condições se manifestem de maneiras diferentes, todas exigem um olhar atento, diagnóstico preciso e terapias que acompanhem a complexidade de cada paciente. É por isso que seguimos investindo em ciência de ponta e expandindo nossas pesquisas para múltiplas doenças neurológicas graves, sempre guiados pelas necessidades reais de quem convive com elas” finaliza o Dr. Maurício de Souza, médico neurologista (CRM 63198-SP) e gerente médico da unidade de Doenças Raras da UCB Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu