Rádio Acesa FM VR

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Alimentar é preciso!
   
Última atualização em 18/06/2013, às 09h53

Marcia Teixeira Ferreira
Colunista: Marcia Teixeira Ferreira
A alimentação é uma preocupação sempre presente na rotina das pessoas.
Seja para uma vida saudável, seja para manter peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade vital, comer é sempre bom! A importância da nutrição não é nova. Quatrocentos anos antes de Cristo, Hipócrates disse: "Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina ser seu alimento".

Hoje, a boa nutrição é mais importante do que nunca. Pelo menos quatro das 10 causas de morte mais comuns no mundo - doença cardíaca, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais - estão diretamente relacionados ao que comemos. Enquanto a dieta errada pode ser mortal, alimentar-se corretamente pode ser uma salvação. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

É claro que a alimentação por si só, não é a única chave para se viver mais e melhor. Um estilo de vida saudável também inclui exercícios regulares, não fumar, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, administrar o stress, limitar a exposição a ambientes nocivos à saúde, entre outros fatores.

Entretanto, o grande avanço na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. Todos os dias são descobertos novos nutrientes que atuam diretamente nos processos de formação de doenças. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações autoimunes, podem ser um alerta de que sua alimentação não está adequada.

E, não há dúvida de que seus genes têm uma grande participação no seu risco a desenvolver alguns problemas de saúde, mas não subestime o poder do que, e de como você come. Por exemplo, a aterosclerose, "endurecimento" das artérias, pode ter início precocemente na infância, mas o processo pode ser interrompido e mesmo revertido se forem feitas, também precocemente, mudanças saudáveis na dieta e no estilo de vida. A perda gradual de tecido ósseo que resulta na osteoporose pode ser prevenida se for suficiente o consumo de cálcio e vitamina D durante a vida e com exercícios leves. Podemos ser geneticamente predispostos ao diabetes, mas se mantivermos um peso adequado, uma dieta saudável e exercícios físicos regulares, pode ser que a doença nunca nos incomode. Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação. O inverso também é verdadeiro, devemos evitar os alimentos danosos à saúde, como excesso de gorduras, de sal, açúcar... A ingestão de calorias deve ser sempre equilibrada com relação à manutenção de um peso saudável.

Moderação significa não comer de menos e nem de mais qualquer que seja o nutriente. E moderação é a chave do segredo de se viver mais e melhor, e afinal não é isso o que desejamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825