Rádio Acesa FM VR: HISTÓRIA HOJE - Últimos presos de Auschwitz eram libertados há 70 anos

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

HISTÓRIA HOJE - Últimos presos de Auschwitz eram libertados há 70 anos

Últimos presos de Auschwitz eram libertados há 70 anos

Apresentação Dilson Santa Fé


Há 70 anos, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas, onde morreram nas câmaras de gás e crematórios  mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus. Com a libertação dos prisioneiros, o mundo conheceu o horror.

Auschwitz-Birkenau foi criado em 1940 e ficava a 60 quilômetros de Cracóvia, cidade ao Sul da Polônia. Auschwitz serviria inicialmente como centro de prisioneiros políticos, mas o complexo foi ampliado no ano seguinte. Logo depois foram construídas as câmaras de gás, que utilizavam o composto químico altamente tóxico Zyklon B - quando em contato com o ar  produz gases que provocam morte rápida.

Depois os corpos eram incinerados em enormes crematórios. Durante o teste inicial com esse gás, morreram 850 prisioneiros polacos e russos, em setembro de 1941. A experiência foi considerada um sucesso e utilizada no campo em 1941 e 1942, além de serem construídas câmaras também em outros campos de concentração.

Em 1944, no auge do Holocausto 6 mil pessoas eram assassinadas por dia, o que tornou Auschwitz sinônimo de genocídio de judeus e de muitos outros grupos perseguidos pelo nazismo. Na iminência da chegada das tropas soviéticas, os nazistas queriam liquidar o maior número possível de prisioneiros e na pressa muitos foram enviados aos crematórios ainda vivos.

Para apagar os vestígios do Holocausto antes da chegada do Exército Vermelho, os nazistas implodiram as câmaras de gás em 1944 e evacuaram a maioria dos prisioneiros.  Muitos marcharam dia e noite numa direção desconhecida.

Quem não suportava a caminhada, era executado a tiros. Vários corpos ficaram estendidos na rota da morte. Os que conseguiram chegar no campo de concentração de Bergen-Belsen, foram libertados mais tarde pelos britânicos, em 1945.

Na tarde de 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, era um sábado. A forte resistência dos soldados alemães ainda resultou na morte de 231 soldados soviéticos. Oito mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável por causa do sofrimento que enfrentaram. A ONU instituiu em novembro de 2005 o dia 27 de janeiro em memória das vítimas do Holocausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825