Reabertura será a partir de segunda (14), com agendamento prévio
Mas, atenção. Para evitar aglomerações, o atendimento será restrito a alguns serviços e só poderá entrar na agência quem tiver agendado com antecedência. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone 135, pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS.
A reabertura das agências será aos poucos, como destacou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.
O principal critério estabelecido para retomar o trabalho presencial é a segurança, tanto dos servidores públicos quanto dos segurados. Por isso, os funcionários vão usar touca e máscara. Todos os postos de atendimento terão álcool em gel para o público e para os trabalhadores.
Mesmo com agendamento, a pessoa só poderá entrar na agência se estiver usando máscara facial. Tanto os servidores quanto o público precisarão medir a temperatura. Quem estiver com febre terá de sair da agência do INSS e será orientado a procurar imediatamente atendimento médico.
O presidente do INSS, Leonardo Rolim, destacou quais serviços serão oferecidos.
Todos os serviços que nos últimos 6 meses foram oferecidos remotamente continuam disponíveis pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. E a ideia é manter esse atendimento, até mesmo após a pandemia.
A digitalização do atendimento ajudou a reduzir o número de processos represados no INSS. O presidente do órgão informou que em junho do ano passado, no auge da fila, havia 2 milhões 322 mil requerimentos de benefícios aguardando análise. Agora, são 758 mil. Mas o número de requerimentos em exigência cresceu. São 906 mil pedidos incompletos de benefício.
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