Profissionais irão atuar nas UBSFs, inclusive no atendimento a casos suspeitos de Covid-19; admissão poderá ser imediata devido ao estado emergencial da pandemia
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu a contratação emergencial para médicos na rede pública. Os profissionais irão atuar na Atenção Primária à Saúde, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF), onde entre outras coisas vão atender e orientar casos suspeitos de Covid-19.A medida acontece após diversas reclamações de usuários na falta de atendimento em unidades de saúde no município.
Fim de semana desesperador em Volta Redonda por falta de médicos em unidades médicas
Volta Redonda conta com 46 Unidades de Saúde, sendo que 12 foram direcionadas para atender pacientes com suspeita do novo coronavírus. Nestes locais, o cidadão recebe orientações, além de poder fazer a coleta de material para testagem e diagnóstico da doença.
Devido ao estado emergencial da pandemia, a prefeitura poderá contratar os médicos de forma imediata após análise dos currículos, que deverão ser encaminhados para o e-mail: dab.sms@outlook.com
O salário bruto é de R$ 12 mil (mais gratificação por avaliação e títulos) com 40 horas semanais para médicos com residência na área. A secretária municipal de Saúde, Conceição de Souza Rocha, destacou que a contratação foi aberta para reorganizar o atendimento médico nas Unidades de Saúde, garantindo que a população tenha acesso à atenção básica.
“A Atenção Básica possibilita que o morador tenha atendimento médico perto de casa. Desempenhando o acompanhamento e tratamento de doenças crônicas, além de ofertar acolhimento e outros serviços de curativos, vacinas, medicamentos e visitas domiciliares”, disse a secretária.
Conceição ainda mencionou que a Atenção Básica é fundamental na prevenção e no tratamento de enfermidades, evitando que a população sobrecarregue os atendimentos de emergência nos hospitais. “Investir na Atenção Primária é primordial, pois é uma fonte de atendimento médico regular e continuo”, frisou a secretária.
Serviço
As novas unidades de atendimento para Covid-19 são: Eucaliptal, São Lucas, Belmonte, Água Limpa II, Roma II, Retiro I, Açude I, Vila Brasília e Vila Rica (Três Poços) que funcionam das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. E as unidades dos bairros Vila Rica (Tiradentes), Santa Cruz e Santo Agostinho, no horário estendido das 7h às 19h, também de segunda a sexta-feira.
Volta Redonda ainda conta com cinco polos referência, no bairro 249, São João, Vila Mury, Volta Grande e Siderlândia. O funcionamento dessas unidades é de 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h, aos sábados e domingos; com exceção para a UBSF Siderlândia que fica aberta apenas nos dias de semana, das 7h às 19h.
0 Comentários