Rádio Acesa FM VR: Vídeo: biologo é flagrado com quase 200 animais para fins científicos (biopirataria)

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Vídeo: biologo é flagrado com quase 200 animais para fins científicos (biopirataria)

Um biólogo russo, famoso por traficar animais silvestres usados para fins científicos (biopirataria), foi preso na madrugada desta sexta-feira, dia 18, com quase 200 animais vivos. O caso ocorreu na BR-116, altura do município de Seropédica.

Ao todo, foram apreendidos 50 aracnídeos de espécies variadas, 80 besouros, 25 sapos e 20 lagartos. Os animais estavam na bagagem de mão do traficante. O criminoso não possuía passaporte original consigo, pois o documento já havia sido retido pela Polícia Federal em São Paulo, quando foi preso no início deste ano. O biólogo confessou aos policiais que levaria os animais para a Rússia visando fins de pesquisa.

O Brasil é o país com maior diversidade biológica do planeta. O tráfico de aracnídeos, um dos animais mais procurado pelo tráfico de animais silvestres, pode movimentar milhões de dólares por ano. Isso porque, compradores de diversas regiões do planeta se dispõem a pagar quantias bem altas por um único exemplar considerado raro, ou que tenha um atributo diferente dos demais.

A ocorrência foi enquadrada na Lei de Crimes Ambientais e encaminhada para Polícia Federal na Praça Mauá. Os animais silvestres foram entregues a CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que os devidos trâmites legais fossem cumpridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825