/>
Treze de outubro: dia do nascimento de Yolanda Pereira, Alfredo Júnior, Fernanda Montenegro, Agnaldo Timóteo, Suely Franco, Falcão, Leila Pinheiro, Vavá e Gol Gomes

Treze de outubro: dia do nascimento de Yolanda Pereira, Alfredo Júnior, Fernanda Montenegro, Agnaldo Timóteo, Suely Franco, Falcão, Leila Pinheiro, Vavá e Gol Gomes

Yolanda Pereira, a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization e nem tenha qualquer ligação com ele.

Yolanda é de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, nascida em 16 de outubro de 1910.

A primeira etapa das conquistas de Yolanda, o título de Miss Pelotas, foi conquistado através do sufrágio popular, tendo ela sido a candidata mais votada, com 4.202 votos. Em Porto Alegre, concorrendo com as demais candidatas, sagrou-se Miss Rio Grande do Sul, em concurso patrocinado pelo extinto jornal Diário de Notícias.

Na então capital federal, o Rio de Janeiro, embora não alimentasse esperanças de vitória, ela foi escolhida como a Miss Brasil.

Yolanda morreu com 90 anos, no Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 2001.

Alfredo Moreira Júnior, mais conhecido como Zezé Moreira, ele é de Miracema, noroeste do estado do Rio de Janeoro, nascido em 16 de outubro de 1907, foi um treinador e jogador futebol, atuou como atacante. Era irmão de Aymoré Moreira e de Ayrton Moreira, também treinadores.

Treinou durante sua carreira vários clubes. Entre eles podem ser citados: Bahia, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians, além da Seleção Brasileira e do Nacional de Montevidéu.

Foi jogador do já inexistente Sport Club Brasil, Flamengo, Palestra Itália (atual Palmeiras) e também do Botafogo. Treinou a Seleção Brasileira de 1952 a 1955.

Foi o técnico que mais dirigiu o Fluminense em sua História, um total de 467 partidas.

Morreu de insuficiência respiratória no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, às 5h da madrugada, em 10 de abril de 1998.

Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Monteiro Torres, carioca desde de 16 de outubro de 1929, a atriz é também escritora. Considerada uma das melhores atrizes, é frequentemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Foi a primeira latino-americana e a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz. É também a única atriz indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil (1998). Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz pela atuação em Doce de Mãe (2013).

Agnaldo Timóteo Pereira, o Agnaldo Timóteo, de Caratinga, interior de Minas Gerais, nascido em 16 de outubro de 1936, foi um cantor, compositor, escritor e político brasileiro.

Passou toda a sua infância em sua terra natal. Desde pequeno se interessou por música e se apresentava nos circos que passavam pela cidade. Foi lá onde ele conheceu o cartunista Ziraldo, seu conterrâneo.

Iniciou sua carreira como intérprete de versões de sucessos internacionais. Teve grande popularidade nas décadas de 1960 e 1970, foi recordista de vendas de discos e foi agraciado com vários prêmios ao longo de sua carreira.

Aos dezesseis de idade, saiu de Caratinga e foi para Governador Valadares, no mesmo estado, e iniciou seu trabalho como torneiro mecânico, fabricando peças para veículos que eram usados nas construções de estradas e rodovia. Lá trabalhou na oficina de italianos “Lambertucci Retifica”, no Bairro Prado, que era vizinha de uma casa onde se ouvia muita música. Agnaldo largava o trabalho para ouvir "Adeus, Querido", sucesso da cantora Angela Maria.

No ano de 2019 o cantor sofreu um AVC quando se preparava para uma apresentação no interior da Bahia. O cantor ficou hospitalizado por 59 dias e ao longo do ano foi recuperando sua saúde; retornou aos palcos em dezembro do mesmo ano. Seu grande retorno se deu no programa Conversa com Bial, onde conversou sobre sua vida e carreira com o apresentador e interpretou alguns sucessos.

Após dezessete dias internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, morreu em 3 de abril de 2021, aos 84 anos, de complicações decorrentes da COVID-19. Foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Saudade Sulacap no Rio de Janeiro.

Suely Franco, nascida no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1939, é uma atriz, cantora, dubladora e humorista brasileira.

Iniciou sua carreira, no final da década de 1950, como garota propaganda na TV Tupi. Em 1960 ingressa no Teatro dos Sete, companhia de Fernanda Montenegro e Fernando Torres.

Em 50 anos de palco, faz vários trabalhos, em especial comédias e musicais.

Além da TV Tupi, passou pela Rede Manchete, TV Rio, Rede Record, Bandeirantes, e principalmente, na TV Globo, onde durante os anos de 2005 e 2006, ela interpretou a personagem Dona Benta no seriado Sítio do Picapau Amarelo.

Desde 1960 atuou em inúmeras telenovelas.

Durante 1964 a 1974 foi casada com o ator Carlos Koppa, com quem teve um filho chamado Carlos Franco Guimarães, nascido em 1970. Durante uma entrevista à Revista Quem, a atriz afirmou: "Namorar é maravilhoso, mas casar é um horror!"

Paulo Roberto Falcão, nascido em Abelardo Luz, em Santa Catarina, no dia 16 de outubro de 1953, é um treinador, comentarista esportivo, jornalista e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Atualmente está sem clube.

É tido como um dos maiores volantes da história da Seleção Brasileira e do futebol mundial; agregava técnica no drible, controle de bola e qualidade na finalização.

Notabilizou-se como o líder da vitoriosa trajetória do Internacional na década de 1970, com três conquistas do Campeonato Brasileiro, sendo um deles de forma invicta.

Leila Toscano Pinheiro, nascida em Belém, no Estado do Pará, em 16 de outubro de 1960, é uma cantora, compositora e pianista brasileira.

Leila iniciou-se no estudo de piano aos dez anos. Em 1974, desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano.

Em 1980, ela abandonou - no segundo ano - o curso de medicina e em outubro, estreou o primeiro espetáculo como cantora profissional. Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou o primeiro LP.

Wagner Duarte, nascido em Santos, São Paulo, no dia 16 de outubro de 1973, mais conhecido pelo nome artístico de Vavá, é um cantor brasileiro.

Vavá começou a carreira em 1995 como vocalista do grupo de pagode Karametade. Em 1999 estreou como ator na quinta temporada do seriado Malhação. No fim de 2000, no auge do sucesso do grupo, decidiu deixa-lo devido a conflitos internos entre os membros sobre os rumos que deveriam tomar.

Após anos cantando com seu irmão, Marcio Duarte, em 2020, juntos, os gêmeos voltam a frente do grupo Karametade para uma tour de comemoração aos 25 anos do grupo.

Cândido Gil Gomes Jr., mais conhecido como Gil Gomes, nascido em Sorocaba, interior de São Paulo no dia 13 de junho de 1940, foi um jornalista e advogado, bem como repórter policial do rádio e televisão brasileiros bastante popular graças a seus estilos personalíssimos de voz, de gestos e de se vestir. Era torcedor da Associação Portuguesa de Desportos.

Muito pequeno, Gil foi com a família para São Paulo, na Mooca, local que fazia questão de dizer que era. Gil vendia balas e santinhos na porta de uma igreja, onde mais tarde foi aceito como congregado mariano.

Sofria de gagueira e para superá-la tentava imitar os locutores esportivos que ouvia pelo rádio. O método funcionou graças, segundo afirmava, a sua força de vontade. Foi então convidado a ser locutor nas quermesses da igreja e descobriu que a comunicação era sua vocação. Abandonou assim a ideia de ser médico, como desejava seu pai.

Em 1991, o SBT idealizou o jornal diário Aqui Agora como um jornal popular no formato e na linguagem. Entre os convidados para integrar a equipe de locutores e repórteres do jornal, estavam Gil aparecendo ao lado de Sônia Abrão, Celso Russomanno, Jacinto Figueira Júnior (o homem do sapato branco) e Wagner Montes, entre tantos outros.

Em 1998, Gil foi contratado pela TV Gazeta para ser repórter do Mulheres.

Participou da Escolinha do Barulho da Rede Record em 1999 onde fez o papel de professor.

Entre 2004 e 2005, Gil foi repórter e apresentador do Repórter Cidadão, da RedeTV!.

Em 2005, Gil afastou-se da família e dos amigos, bem como da TV e do rádio. Os quase 50 anos de carreira foram aparentemente encerrados pelo mal de Parkinson.

Em dezembro de 2016, Gil Gomes retornou novamente à televisão, contratado pela TV Ultrafarma para desenvolver um trabalho de reportagens e comentários.

Gil morreu em 16 de outubro de 2018, aos 78 anos, em São Paulo, após se sentir mal no dia anterior. Lutava contra um câncer no fígado desde 2015. Estava internado no Hospital São Paulo. O jornalista deixou quatro filhos e nove netos.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu