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Fraude do INSS gera 2,6 vezes mais repercussão do que a taxação do PIX, aponta pesquisa

Fraude do INSS gera 2,6 vezes mais repercussão do que a taxação do PIX, aponta pesquisa

A fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dominou as conversas nos grupos públicos de mensagens nas últimas semanas. Segundo o monitoramento feito com o Q-Insider, ferramenta da Quaest especializada em social listening, o escândalo gerou 2,6 vezes mais mensagens do que a polêmica suposta taxação do PIX, considerando os 15 primeiros dias de repercussão do escândalo.Fraude do INSS supera em 2,6x volume de mensagens da suposta taxação do PIX
 

Fraude do INSS supera em 2,6x volume de mensagens da suposta taxação do PIX

A análise foi realizada entre os dias 21 de abril e 7 de maio de 2025, em mais de 30 mil grupos públicos de WhastApp, Telegram e Discord. Em média, o conteúdo relacionado à fraude alcançou 818 mil pessoas por dia.

Três picos de repercussão

O caso teve três grandes picos de repercussão nos grupos de mensagem. O primeiro aconteceu no dia 23 de abril, com a deflagração da Operação Sem Desconto, que expôs o esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS. O tom das mensagens nesse momento era majoritariamente informativo.

O segundo pico ocorreu em 29 de abril, com a divulgação do relatório da Polícia Federal, detalhando a extensão da fraude. As mensagens passaram a ter caráter mais acusatório. Em grupos de direita, surgiram menções ao possível envolvimento do irmão do presidente Lula, com narrativas que tentavam vincular o caso ao governo federal.

O terceiro e maior pico veio em 6 de maio, após a publicação de um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG). O conteúdo viralizou rapidamente e, sozinho, foi responsável por 20% de todos os links compartilhados sobre o tema. Nas 24 horas seguintes à publicação, as menções ao escândalo cresceram 204%.

A fraude do INSS superou outras pautas políticas

A fraude do INSS não apenas gerou alto volume de mensagens, como também tomou o lugar de outras pautas políticas relevantes. O tema superou, em repercussão, as discussões sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro e sobre a anistia aos envolvidos nas invasões do 8 de janeiro. No gráfico abaixo, é possível visualizar o número de mensagens diário de forma comparativa, a partir do número de dias passados em relação ao início de cada tema.
Sentimento majoritariamente negativo

⁠De acordo com o modelo de sentimentos adaptado para conversações da Quaest, as mensagens analisadas apresentaram um tom amplamente negativo. O índice de sentimento líquido (NET) registrado foi de -47, um valor que reflete o alto grau de insatisfação dos usuários. Apenas 3% das mensagens coletadas demonstraram algum tipo de apoio de defesa ao governo.
Os números do monitoramento do Q-Insider

    3,6 milhões de mensagens sobre a fraude do INSS
    30 mil grupos públicos monitorados
    818 mil pessoas por dia de alcance médio estimado

Sobre o Q-Insider

O Q-Insider é a ferramenta de inteligência digital da Quaest que analisa os grupos públicos de mensageria para identificar tendências, captar sentimentos e entender o que realmente movimenta o debate político no Brasil.

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