![]() |
Homem é preso por ataque cibernético em Engenheiro Paulo de Frontin / Imagens (aquivo) |
Um homem foi preso nesta terça-feira, dia 23 de setembro, após realizar um ataque cibernético a uma empresa de logística. Ele foi localizado no município de Engenheiro Paulo de Frontin, Centro-Sul Fluminense. Esta é a segunda fase da “Operação Fantasma”.
Leia também:
Na etapa anterior, o homem já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão, em agosto. Segundo as investigações, ele exigiu US$ 10 mil em moedas virtuais para que não fosse divulgado conteúdo confidencial da empresa, de clientes e de fornecedores. Diante da possibilidade de um ataque cibernético, a companhia vítima contatou a especializada e realizou comunicação formal à Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Os responsáveis pela companhia relataram que as ameaças permaneceram e foram enviadas informações internas para mais de vinte fornecedores, o que causou danos à reputação e confiabilidade da empresa. Houve ainda uma invasão ao WhatsApp da empresa e vários funcionários passaram a receber mensagens padronizadas solicitando o contato do CEO.
A partir da análise do material apreendido na primeira fase da operação, foi possível confirmar que o criminoso era o responsável pelos ataques. Os prejuízos econômicos decorrentes da conduta do investigado são estimados em R$ 1 milhão.
Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelos crimes de extorsão, invasão de dispositivo informático e furto qualificado pelo abuso de confiança.
0 Comentários