/>
Polícia Civil realiza ação para devolver celulares roubados no Rio

Polícia Civil realiza ação para devolver celulares roubados no Rio

Polícia Civil realiza ação para devolver celulares roubados no Rio
Polícia Civil realiza ação para devolver celulares roubados no Rio / Imagens: PCERJ
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira, 17 de novembro, uma ação para devolver os aparelhos celulares furtados ou roubados aos seus respectivos proprietários.

As vítimas foram identificadas e convidadas para ir até a Sindicol para fazer o cadastro e assim serem encaminhadas à delegacia de cada área para receber o telefone de volta.

A diretora do Departamento-Geral de Polícia da Capital, a delegada Raíssa Celles explica o esquema de devolução dos aparelhos recuperados durante investigações da Polícia Civil RJ, na Cidade da Polícia.

Vídeo abaixo

Operação

A ação faz parte da “Operação Rastreio”, que visa combater o roubo, furto e receptação de celulares. Ainda nesta segunda-feira, 17 de novembro, foram realizadas bucas em 11 estados para desmantelar um esquema nacional de desbloqueio e receptação de aparelhos celulares. Foram 132 mandados judiciais cumpridos; nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

As investigações tiveram início com a prisão de um criminoso, apontado como referência em desbloqueio de celulares, principalmente pelo fato de conseguir realizá-los de maneira remota. A partir de sua prisão, os agentes começaram a desvendar uma rede de “clientes” deste criminoso em todos os estados do país. Ele ainda ministrava cursos online, ensinando a efetivar os desbloqueios.

Nesta segunda, os alvos foram clientes ativos e recorrentes do criminoso, preso na primeira fase da investigação, e que forneciam os aparelhos roubados para o seu desbloqueio, e, ainda, outros suspeitos que atuavam na reintrodução dos dispositivos de origem ilícita no mercado, após o desbloqueio, visando dar aparência lícita aos bens. Muitos endereços são estabelecimentos comerciais, como lojas, boxes e quiosques.

Segundo os agentes da especializada, apurou-se que parte dos alvos visava ainda o desbloqueio dos aparelhos para acessar dados sensíveis das vítimas, em especial para abertura ilegal de contas bancarias, acesso a aplicativos de bancos, para contrair empréstimos fraudulentos e subtrair valores das contas.

A ação faz parte da “Operação Rastreio”, maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações contínuas já resultaram em mais de 10 mil celulares recuperados, com 2.800 aparelhos devolvidos para os legítimos donos. Até o momento, são mais de 700 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu