/>
Segurança no entorno do Sambódromo registra redução de roubos durante ensaios técnicos de Carnaval

Segurança no entorno do Sambódromo registra redução de roubos durante ensaios técnicos de Carnaval

Segurança no entorno do Sambódromo registra redução de roubos durante ensaios técnicos de Carnaval

O reforço do policiamento no entorno do Sambódromo da Marquês de Sapucaí resultou em redução nos índices de roubo durante os ensaios técnicos de Carnaval 2025–2026. Dados consolidados pelo 4º Batalhão de Polícia Militar apontam queda de aproximadamente 16,6% nos crimes de roubo em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e fevereiro de 2026, até o dia 6, foram registrados 10 roubos (transeunte e celular), contra 12 ocorrências no mesmo recorte temporal de 2025. O levantamento considera exclusivamente os dias de ensaios técnicos, quando há grande concentração de público e aumento do fluxo no entorno do Sambódromo.

O resultado está diretamente ligado ao dispositivo operacional especial empregado pelo batalhão, com 190 policiais por dia, atuação contínua das 17h às 6h, além do uso de 35 viaturas e 25 motopatrulhas, estratégia voltada especialmente para coibir delitos de oportunidade, como o roubo de celulares.

A operação também se apoia no uso integrado de tecnologia, com monitoramento por câmeras da PMERJ, da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e drones, permitindo leitura em tempo real das áreas de maior circulação, além de ajustes imediatos no posicionamento do efetivo.

De acordo com o comando da unidade, a estratégia prioriza o início dos eventos e os momentos de dispersão, com a criação de corredores de segurança nos acessos, áreas de concentração e saídas do público. Um grupamento específico de 20 motopatrulhas atua de forma dinâmica para inibir a ação criminosa e garantir resposta rápida.

A análise operacional indica que, embora os crimes violentos estejam sob controle, há registro de furtos em alguns períodos, o que reforça a leitura de que a presença ostensiva do Estado tem inibido ações mais agressivas, deslocando o comportamento criminoso para tentativas furtivas, que seguem sendo monitoradas e combatidas.

A atuação do 4º BPM integra o planejamento mais amplo de segurança pública para o Carnaval, com foco em antecipação, presença permanente e correção de rota, garantindo que grandes eventos ocorram com organização, monitoramento e resposta efetiva do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu