Rádio Acesa FM VR: Três casos confirmados de febre amarela no Rio até agora

quarta-feira, 22 de março de 2017

Três casos confirmados de febre amarela no Rio até agora

Agora são três pessoas infectadas com o vírus da febre amarela silvestre no Estado do Rio. O terceiro caso foi confirmado nesta terça-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde.  Joaquim de Oliveira Santos, de 45 anos, também é morador da zona rural do município de Casimiro de Abreu, na região da Baixada Litorânea. Ele é tio de Watila Santos, o pedreiro que morreu no último dia 11, vítima da doença.

Joaquim foi transferido no fim de semana do Hospital Municipal Ângela Maria Simões, em Casimiro de Abreu, para o Hospital dos Servidores do Estado, no município do Rio. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu, o quadro do paciente é estável e já está com retorno programado para tratamento no hospital na cidade.

A outra pessoa infectada pela doença, Alessandro Valença Couto, de 37 anos, recebeu alta nesta terça-feira, do Hospital dos Servidores.

O médico infectologista Edimilson Migowski, comentou o caso e explicou que a vacina contra a febre amarela tem um prazo para começar a fazer efeito.

O infectologista também explicou a diferença da ação dos mosquitos que podem transmitir a doença na floresta e na cidade.

Mais de 40 mil dos 42 mil moradores de Casimiro de Abreu já se vacinaram. O hospital de campanha instalado na Praça Feliciano Sodré encerrou o trabalho de vacinação no último sábado. Os postos de saúde e centros de referência continuam vacinando a população do município diariamente, a partir das 8 horas da manhã.

Já no município do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou para o próximo sábado um mutirão contra a doença. Todas as 233 unidades de atenção primária, que são as Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde, vão funcionar das 8 horas da manhã às cinco da tarde, para aplicar a vacina. E a partir da próxima segunda-feira, a vacinação contra a febre amarela passa a fazer parte da rotina de imunização das unidades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade do Rio não é área de ocorrência da doença e, portanto, a população pode se vacinar sem correria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825