Rádio Acesa FM VR: Cavalo removido de via, ainda vivo para lixão em Barra do Pirai, deixa população chocada

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Cavalo removido de via, ainda vivo para lixão em Barra do Pirai, deixa população chocada

A Prefeitura de Barra do Piraí emitiu nota informando que instaurou um inquérito, a partir desta sexta (18), para apurar a possível má conduta do servidor público que removeu, ainda com vida, um dos cavalos envolvidos num acidente de carro, ocorrido na madrugada de quinta (17), onde houve uma vitima fatal. De acordo com a mensagem, a intenção é esclarecer todo o procedimento e porque o motorista da escavadeira não comunicou o secretário de Serviços Públicos, nem tampouco o Departamento do Bem-Estar Animal, antes de transportar o equino para outro local, sem a devida autorização dos setores técnicos do governo.

A remoção do cavalo aconteceu por volta das 7h30, quando a maioria das pessoas ainda não tinha ciência do acidente. Foi uma operação à revelia, incorreta, sem envolver os setores que deveriam ter sido imediatamente comunicados.

Segundo o relato do servidor que dirigia a máquina, ele teria agido por ordem da Polícia Militar - o que não justifica o erro brutal cometido. Ele terá o direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme prevê o estado democrático de direito. No entanto, caso seja constatada má conduta ou negligência de sua parte, ele sofrerá as sanções previstas em lei, que podem chegar, em última instância, à perda do posto efetivo de concursado.

Reconhecidamente uma gestão que deu passos importantes no tocante à causa animal, com total respeito, a prefeitura lamenta ainda que o procedimento tenha se dado de forma incorreta, sem envolver veterinários, secretários, diretores e técnicos que, sem dúvidas, conduziriam a situação de outra maneira.

OAB

A 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Barra do Piraí, RJ, através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, emitiu nota repudiando o tratamento dispensado pelo Governo Municipal à vida animal em no município.

De acordo com a nota, o animal ficou abandonado agonizando por toda a madrugada sem qualquer assistência, após ficar ferido em um acidente grave em plena via pública, depois ele foi removido com retroescavadeira de uma secretaria municipal, ainda vivo, na presença de vários populares, agonizando, jogado em um lixão na cidade.

"Embora tenha procurado minimizar o flagrante crime de crueldade contra o animal – curiosamente assumindo a responsabilidade para si próprio -, ao perceber a dimensão da repercussão do caso decidiu, mais uma vez, lavar as mãos, tentando se esquivar de sua responsabilidade ao atribuir a culpa a um simples funcionário do município – o que não é nenhuma surpresa", afirmou a nota.


A organização dos advogados da cidade espera providências das autoridades, não somente com relação à apuração da responsabilidade pelo atentado contra a vida de um animal, deixado para sofrer em abandono em uma via pública até ser finalmente removido e destinado ao lixão, ainda agonizante, mas também um pronunciamento do Sr. Prefeito Municipal sobre sua desastrosa política de abandono animal em vias públicas e depredação do meio ambiente que vem ocorrendo no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825