Rádio Acesa FM VR: 57 anos de emancipação de Volta Redonda

sexta-feira, 16 de julho de 2021

57 anos de emancipação de Volta Redonda

Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo.

Somente em 1744, no entanto, os primeiros desbravadores denominaram a curiosa curva do Rio Paraíba do Sul, de Volta Redonda, quando a região era explorada apenas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas.

Grandes fazendas foram instaladas na região, com alguns nomes que ficaram até hoje, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre 1860 e 1870, a navegação pelo Rio Paraíba do Sul viveu seu período áureo entre Resende e Barra do Piraí. Ao mesmo tempo, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chega à Barra do Piraí e Barra Mansa.          

Por volta de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começa a ter grande impulso, contando perto de duas dezenas de estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de autonomia do lugarejo surgem em 1874, quando os moradores pleiteiam a elevação do povoado à categoria de freguesia Somente no ano de 1926 Volta Redonda conseguiria o seu estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa.

Em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira.

Este interessante acidente geográfico - a volta redonda - que havia sido berço de nações indígenas como a dos Puris e Acaris, que teve a presença de grandes exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões. Seus novos moradores perceberam a desvantagem da dependência do distrito para com o município-sede em 1954. Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.

Generalidades Históricas
Criação do Município de Volta Redonda: Lei Estadual nº 2.185 de 17 de julho de 1954.

Instalação do Município: A Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954, determinou a data de 6 de fevereiro de 1955 para a instalação do Município de Volta Redonda. A mesma Lei fixou o número de Vereadores que iria compor a primeira Câmara Municipal em 13 Vereadores.

Em cumprimento às determinações da referida Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954. o Tribunal Regional Eleitoral determinou a realização de eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores no dia 03 de outubro de 1954.

No primeiro processo eleitoral realizado no novo Município recém-emancipado, na data de 3 de outubro de 1954, votaram 11.516 eleitores inscritos em Volta Redonda.

No dia 30 de outubro de 1954 foram proclamados os eleitos e diplomados, às 13 horas em solenidade na Câmara Municipal de Barra Mansa.

No dia 6 de fevereiro de 1955 foi instalado o Município de Volta Redonda com eventos realizados na Praça Pandiá Calógeras, no Auditório da Escola Técnica Pandiá Calógeras e a solenidade formal de Instalação do Município aconteceu no Recreio do Trabalhador - Getúlio Vargas, empossando o primeiro Prefeito eleito de Volta Redonda - Sávio Cotta de Almeida Gama, e o vice-Prefeito Wilson de Paiva, além dos 13 Vereadores eleitos para a 1ª Legislatura com mandato de 1955 a 1958.

Portanto, instalado o Município de Volta Redonda, entrou em funcionamento a Câmara Municipal de Volta Redonda em 8 de fevereiro de 1955 sob a Presidência do jornalista César Cândido Lemos.

Desde sua instalação a Câmara Municipal funcionou juntamente com a Prefeitura Municipal em pequeno prédio alugado na Rua 1º de Maio no centro comercial (rua transversal à Avenida Paulo de Frontin).

No dia 27 de setembro de 1958, sob a Presidência do Vereador Norival de Freitas, a Câmara Municipal mudou sua sede da Rua 1º de Maio para o Palácio 17 de Julho na Praça Sávio Gama.

Em 28 de agosto de 1980, a Câmara Municipal transfere suas instalações para a sede própria na Avenida Lucas Evangelista nº 511, sob a Presidência do Vereador Jonas de Carvalho.

Levantamento realizado pela Divisão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Volta Redonda, em janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825