Rádio Acesa FM VR: Oito de setembro: nascimento de Célia Regina, Fernanda Abreu, Leandra Leal, Daniele Hypólito e morte do DJ Avicci

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Oito de setembro: nascimento de Célia Regina, Fernanda Abreu, Leandra Leal, Daniele Hypólito e morte do DJ Avicci

Célia Regina Cruz, mais conhecida como Célia, nascida em São Paulo, em 8 de setembro de 1947. Célia tornou-se conhecida com a gravação de Onde estão os tamborins, na década de 1970. Vendeu mais de 70 mil cópias e ganhou diversos prêmios como o "Roquete Pinto" e o "Elena Silveira", além de vários discos de ouro.

Ficou quatro semanas liderando o programa 'Qual é a Música?'.

Fez shows pelo Brasil, Itália, França e países da América Latina, chegando a fazer uma apresentação para o príncipe Rainier 3º em Mônaco. Escrevendo para o Yahoo!, Regis Tadeu publicou uma crítica neutra para a cantora em 2012: "A veterana cantora sempre teve uma voz privilegiada, mas um péssimo gosto na hora de escolher seu repertório."
Morte

Após ficar internada por cerca de um mês, faleceu na noite de 29 de setembro de 2017, em decorrência de um câncer.


Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, a Fernanda Abreu, cantora, compositora e bailarina, nascida às 23:00 do dia 8 de setembro de 1961 no Rio de Janeiro.

O interesse de Fernanda pela música surgiu na época em que a família desfilava no Carnaval do Rio de Janeiro, além de seu pai fazer parte de um grupo de samba intitulado A Patota, onde tocava cuíca. A mãe de Fernanda, apesar de não fazer parte do grupo, também cantava e tocava ganzá, tendo introduzido ela aos discos de diversos músicos brasileiros, incluindo Clara Nunes, Cartola, Nélson Cavaquinho, Roberto Ribeiro e João Nogueira.

Aos nove anos iniciou aulas de balé e veio a se formar como bailarina alguns anos depois. Ela também fez cursos de violão, canto, dança clássica e dança contemporânea conforme seu interesse pela música, ingressando em corais comunitários e participado de festivais de música infantil ao lado de seu irmão.

Em 1977, aos dezesseis anos, ingressou no Grupo Coringa, companhia de dança. Em 1981 Fernanda fundou sua primeira banda, a Nota Vermelha, na qual dividia os vocais com Leo Jaime.

Em 2000 é lançado o álbum Entidade Urbana, focado em letras que retravam as metrópoles, sendo que todas as faixas trouxeram títulos relacionados ao tema.

 

DJ Avicci, Tim Bergling nasceu em Estocolmo, na Suécia. Em maio de 2007, Avicci assinou com a gravadora Dejfitts Plays. Então, em 2010, Bergling lançou o canção "Seek Bromance", que alcançou o top 20 em vários países, incluindo a Bélgica, França, Holanda, Reino Unido, e Suécia. Ele também remixou o single clássico de Nadia Ali, "Rapture", para seu álbum: Queen of Clubs Trilogy: Onyx Edition. Em outubro de 2010, Bergling assinou com a EMI Music Publishing.

De 2009 a 2010, Bergling foi um produtor prolífico e estava lançando músicas incrivelmente rápidas. Seus remixes durante esse período foram "Sound of Now", "Muja", "Ryu" e "Strutnut".

Bergling explicou que o nome Avicii significa "o nível mais baixo do inferno budista" (Avīci) e ele escolheu o apelido porque seu nome verdadeiro já era usado na criação de sua página no MySpace.

Em 2016, o DJ se retirou dos palcos alegando problemas de saúde. Em 20 de abril de 2018 ele foi encontrado morto aos 28 anos, em Mascate, Omã, no Oriente Médio. A causa da morte foi suicídio.


Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva, a Leandra Leal, nascida no Rio de Janeiro, em 8 de setembro de 1982. Leandra é uma atriz, autora, diretora, produtora e cantora brasileira. Desde 2010, é uma das sócias-fundadoras da "Daza Produções" e em 2016, assumiu o legado de sua família, herdando o Teatro Rival.

Começou no teatro aos sete anos de idade e na televisão com oito anos, quando participou do último capítulo da novela Pantanal, em que sua mãe também trabalhava. Entre 1994 e 1996 esteve na série juvenil Confissões de Adolescente, da TV Cultura, interpretando Mariana, inicialmente rival da personagem Carol e depois uma de suas melhores amigas. Paralelamente, em 1995, esteve em Explode Coração com a personagem Yanka, uma cigana que se apaixona pelo pretendente de sua irmã mais velha. Foi premiada nacional e internacionalmente, com apenas 13 anos de idade, pela sua interpretação em A Ostra e o Vento, seu primeiro filme, onde contracenou com grandes atores, como Lima Duarte e Fernando Torres. No longa, assumiu o papel de uma menina que se apaixonava pelo vento.

Daniele Matias Hypólito, nascida em Santo André (SP), em 8 de setembro de 1984) é uma ginasta brasileira que competiu em provas de ginástica artística.

Daniele fez parte da equipe brasileira que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, na China. Entre suas principais conquistas na carreira estão a primeira medalha mundial conquistada por uma brasileira, feito este atingido na edição de 2001, e os múltiplos pódios em edições dos Jogos Pan-americanos. Como premiações, foi por duas vezes seguidas (2001/02) eleita a melhor atleta brasileira. Daniele é ainda irmã do também ginasta Diego Hypólito. Daniele cursa Marketing na Universidade Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825