A população de Santa Rita de Jacutinga, município de Minas Gerais, está se mobilizando contra o projeto de construção de uma hidrelétrica na cidade. Segundo lideranças de movimentos nas redes sociais, a obra acabaria com o acesso às cachoeiras na Serra do Pacau.
— Estão querendo acabar com nossas cachoeiras. Não podemos deixar que isso aconteça. São quase 10, elas estão ameaçadas devido a um projeto da construção da Hidrelétrica CHG nas Cachoeiras do Pacau e traria consequências irreversíveis nas do Sonhos, Batismo e Escorrega, segundo nota enviada a reportagem.
Os moradores alegam que com a obra o turismo na localidade também irá ser afetado, pois ficará inviável o acesso aos pontos de grande procura de turistas, local que contempla um paraíso com milhares de espécies da fauna e da flora, devido a diminuição drástica no volume e vazão do rio por um longo percurso.
— Este projeto trará um grande impacto negativo na economia de Santa Rita, Bom Jardim e toda a região.
A Associação Comercial de Santa Rita de Jacutinga abriu uma consulta publica com a participação de empresários e comerciantes.
A Cachoeira do Pacau, está localizada na divisa dos municípios de Bom Jardim de Minas com Santa Rita de Jacutinga, na Serra do Pacau. A empresa HY Brazil quer construir uma Usina Hidrelétrica nesta área.
A SUPRAM negou a realização da obra, pois não havia no projeto constatação a visitação turística e nem área de preservação ambiental e a empresa estaria tentando através de estudos por empresas terceirizada montar diagnóstico para sua liberação.
0 Comentários