Rádio Acesa FM VR: Dengue: Rio tem melhora no cenário epidemiológico

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Dengue: Rio tem melhora no cenário epidemiológico

Apesar da queda no número de casos, quatro regiões do estado ainda estão acima do limite endêmico, e SES-RJ mantém o monitoramento do cenário
A nova edição do boletim Panorama da Dengue, divulgado nesta segunda-feira (15/04), mostra que o Estado do Rio saiu do nível 3 do plano de contingência da secretaria (quando o número de casos prováveis é 10 vezes acima do limite endêmico), para o nível 2 (entre 5 e 10 vezes). Apesar da redução progressiva no número de casos prováveis registrados no estado ao longo das últimas três semanas, quatro regiões: Serrana, Metropolitana I (Baixada Fluminense e Rio de Janeiro), Baixadas Litorâneas e Norte Fluminense, ainda apresentam cenário acima do esperado e estão no nível 3.

De acordo com o boletim, o número de casos prováveis de dengue caiu quase 50% no estado passando de 14.782 na semana 12 (de 17/03 a 23/03) para 7.406 na semana 13 (de 24/03 a 30/03).  Com base nos dados apresentados hoje pelos técnicos, a SES-RJ decidiu manter o decreto de epidemia e continuar analisando a situação por pelo menos mais duas semanas. A Secretaria também prorrogou por mais 30 dias a atuação do Comitê de Emergência em Saúde (COEs) específico da dengue, que reúne técnicos de vários setores da saúde estadual e também da Fundação Saúde. 

"Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito, assim como na observação dos sintomas e no manejo clínico desses pacientes. Ainda temos números acima do esperado para o momento, e a Região Norte, que foi a última a apresentar piora do cenário, segue com tendência de alta nos casos”, alerta Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O Panorama da Dengue tem como diferencial o uso de um modelo de cálculo epidemiológico conhecido como nowcasting, que leva em conta o atraso de inserção de dados no sistema de vigilância. Com base no modelo, a SES-RJ estima que 6.368 casos estimados ainda devem ser notificados no período considerado no levantamento. 

Atendimento em UPAs estaduais e solicitação de leitos também caíram 

O Panorama da Dengue mostra também que os atendimentos de casos suspeitos da doença nas UPAs estaduais apresentaram queda de 15% entre as semanas epidemiológicas 12 e 13, com 9.468 atendimentos e 8.044 respectivamente. 

O número de solicitações de leitos para pacientes com diagnóstico inicial de dengue apresentou diminuição nas três semanas observadas (da SE 11 a 13) no Sistema de Regulação Estadual do Estado do Rio de Janeiro (SER). A faixa etária de 10 a 15 anos, que apresentou aumento nas internações na edição anterior do levantamento, teve o número de solicitações por leitos reduzidos nesta edição. 

Números da dengue no estado 

Até esta segunda-feira (15/04), foram registrados 205.187 casos prováveis de dengue e 109 óbitos confirmados em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência acumulada está em 1.278 casos/100 mil habitantes. Os dados da dengue são atualizados de segunda a sexta-feira e estão disponíveis no Painel Monitora da SES-RJ, no link monitorar.saude.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825