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segunda-feira, 3 de junho de 2024

Mulher morre em acidente envolvendo moto e caminhão no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda

Mulher morre em acidente envolvendo moto e caminhão no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda
Uma mulher, de 40 anos, morreu em um acidente entre uma moto e um caminhão na manhã desta segunda-feira (3) em Volta Redonda–RJ. A batida aconteceu na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Santa Rita de Zarur, por volta de 9h30.

A vítima era a motociclista. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

A cena do acidente será periciada para levantar informações que possam ajudar a Polícia Civil a entender as circunstâncias da batida. Em seguida, o corpo será levado para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro Três Poços.

O trânsito no local chegou a ficar lento, mas foi normalizado logo após o atendimento da ocorrência.

O acidente será registrado na delegacia de Volta Redonda.

Drogas são apreendidas em Barra Mansa

Drogas são apreendidas em Barra Mansa
Policiais militares apreenderam drogas durante averiguação de denúncia no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa.

Durante buscas por traficantes, neste domingo, dia 2, os agentes encontraram escondido numa residência 462 pinos plásticos com cocaína; 213 trouxinhas de maconha e 88 pedaços de crack.

A ocorrência foi registrada na 90ª DP de Barra Mansa.

Brasil deixou de aplicar 35% dos recursos destinados à gestão de riscos e desastres; aponta painel do TCU

Brasil deixou de aplicar 35% dos recursos destinados à gestão de riscos e desastres; aponta painel do TCU
Foto: Gustavo Mansur
Entre 2012 e 2023, o Poder Executivo deixou de utilizar 35,5% dos recursos alocados para o programa de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, aponta o painel "Recursos para gestão de riscos e desastres", do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os dados ainda mostram que cerca do total previsto no Orçamento para ações de resposta, recuperação e prevenção (R$ 33,75 bilhões), apenas R$ 21,79 bilhões foram realmente empregados pela União ou repassados aos estados e municípios.

Do total empregado, apenas R$ 6 bilhões foram efetivamente utilizados para medidas preventivas, ou seja, obras de infraestrutura executadas para evitar ou reduzir a ocorrência de futuros desastres.

Para o especialista em infraestrutura e diretor administrativo do Line Bank BR, Marlon Bento, o investimento em infraestrutura pode evitar problemas como os enfrentados no Rio Grande do Sul, devido às chuvas intensas e enchentes.

“É algo que faz a gente pensar que teve muita negligência. Eu sou gaúcho, moro no Rio Grande do Sul, estou vivendo essa tragédia desde o dia 3 de maio. Esse valor poderia ter sido utilizado para investir em melhores comportas no estado, principalmente na região de Porto Alegre, perto do Guaíba. Segundo, precisava ser investido muito em diques”, aponta.

O especialista ressalta que Porto Alegre foi um município “extremamente” afetado, pois um dique, estrutura utilizada para conter a água, como de rios, foi rompido.

Medidas de resposta e recuperação
Segundo o painel, a maior parcela dos recursos desembolsados foi direcionada para as medidas de resposta e recuperação.

As medidas de resposta compreendem o auxílio às vítimas e a restauração de serviços essenciais, como o fornecimento de água, distribuição de cestas básicas, itens de higiene e a limpeza urbana.

Por outro lado, a recuperação envolve a reconstrução de infraestruturas danificadas, como pontes, bueiros e pequenas contenções. Dos R$ 21,79 bilhões empregados, aproximadamente R$ 15,12 bilhões (ou seja, 69,4%) foram destinados a essas atividades.

Considerando apenas os recursos investidos no programa de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, o Poder Executivo direcionou uma quantidade maior de recursos para a recuperação dos danos causados por eventos naturais do que para a prevenção dos mesmos.

Acidente deixa dois mortos na BR-393

Acidente deixa dois mortos na BR-393
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Dois homens morreram num acidente envolvendo uma moto e um carro no km 240 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Vassouras. 

Por volta dás 21h, deste domingo, dia 02, um HB20 e uma moto Twistter bateram de frente, provocando a morte do condutor da moto, um jovem de 18 anos, e do garupa, um homem, ainda ser identificado, aparentando ter 20 anos.

O motorista do carro abandou o local deixando o veículo. Ele ainda não foi identificado.

Acidente deixa dois mortos na BR-393
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
A ocorrência foi encaminhada a 95ª DP de Vassouras.

Carro entra na contramão e provoca acidente na Dutra, em Itatiaia

Carro entra na contramão e provoca acidente na Dutra, em Itatiaia
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Um grave acidente foi registrado no final da madrugada deste domingo, dia 2, na Rodovia Preisdente Dutra (BR-116), em Itatiaia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que por volta dás 05h40, na altura do km 323, um Vectra seguia pela contramão de direção na faixa da esquerda e atingiu um Pálio, que o condutor tentou desviar, não conseguindo e bateram de frente.

Ainda de acordo com as informações, logo atrás, seguia um VW/T-Cross, que também atingiu o Vectra, que estava parado na faixa da esquerda, na contramão, após atingir o Pálio.

No Vectra havia 3 ocupantes que fugiram do local sem prestar socorro às vítimas. O acidente causou 6 vitimas feridas, o casal que estava no Pálio e 3 passageiros do T-Cross. Todos foram socorridos por equipes de resgate da CCR e Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital de Itatiaia.

O condutor do T-Cross sofreu ferimentos leves e recusou atendimento médico, sendo liberado no local. 

O Vectra foi removido para o posto PRF de Floriano, em Barra Mansa, sendo aplicadas as devidas multas por fuga do local de acidente, licenciamento vencido, mau estado de conservação, segurança (pneus dianteiros lisos), falta de equipamento obrigatório, transitar pela contramão e por causar o acidente no valor total de R$ 2.444,75.

Até o fim desta nota não havia informações sobre a localização dos ocupantes do Vectra.

O trânsito no local ficou parcialmente interditado até a remoção dos carros por uma equipe da concessionária que administra a rodovia.

Mais um caso de apropriação indébita é registrado na Dutra

Mais um caso de apropriação indébita é registrado na Dutra
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Um Compass Longitude, com placas do Rio de Janeiro, foi abordado por volta dás 17h30min de sábado, dia 01, no km 233 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí. 

Segundo a policiais rodoviários federais, o veículo, que circulava pela rodovia, estava em condição de apropriação indébita.

O casal que estava no carro alegou que tinha locado o veículo, mas, não apresentou qualquer documento que comprovasse a locação, estando o veículo em nome de uma pessoa física e não de uma empresa de locação. 

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a 94ª DP-Piraí para os procedimentos legais cabíveis e registro da recuperação do veículo.

O caso é segundo registrado durante a Operação Corpus Christi na rodovia. O primeiro aconteceu no final da tarde de sexta-feira, dia 31, em Barra Mansa.

Casal é flagrado com carro em situação de apropriação indébita

domingo, 2 de junho de 2024

Veja as dicas para evitar acidentes com escorpiões

O escorpião- amarelo é considerado mais perigoso por se proliferar em áreas urbanas com mais facilidade e por conta do veneno, capaz de provocar acidentes graves
Veja as dicas para evitar acidentes com escorpiões
Durante os últimos anos, foi identificado um aumento na ocorrência de acidentes envolvendo picadas de escorpião. A presença desses animais tem aumentado em áreas do Estado do Rio de Janeiro onde antes eram menos frequentes, as razões para isso ainda estão sendo estudadas, mas as mudanças climáticas podem ser apontadas como um dos fatores.
 
No Rio de Janeiro são conhecidas dez espécies de escorpiões, três delas aparecem com mais frequência próximas ao homem: Thestylus glasioui, Tityus costatus  (consideradas causadoras de acidentes que não agravam) e Tityus serrulatus. A última é considerada mais perigosa devido a sua alta capacidade de proliferar em áreas urbanas e ao seu veneno, que pode causar acidentes graves.

Segundo o biólogo Claudio Maurício Vieira, o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A grande maioria dos acidentes com escorpiões, inclusive o amarelo, é leve, causando sintomas locais, como dor, edema e vermelhidão.

No entanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como sudorese, náuseas, vômitos, dor abdominal e queda da pressão. Os mais vulneráveis são crianças e idosos, mas todo acidente com escorpião deve ser avaliado por um médico.

A composição química do veneno de escorpiões varia muito entre as espécies. Deve-se levar em conta também que esses animais podem picar e não inocular veneno, inocular pouco veneno ou, ainda, inocular uma porção menor do veneno que causa apenas dor. Esse comportamento tem como objetivo a “economia” desse produto biológico que é muito valioso para o animal. Entretanto, não há como saber realmente quanto veneno um escorpião liberou em uma picada.

É recomendado, ainda na primeira hora depois da picada, ir ao hospital de referência mais próximo. A equipe médica avaliará o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso do soro antiescorpiônico. O IVB disponibiliza a lista de Polos de Atendimento para acidentes com animais peçonhentos.

Para que os acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos não ocorram, é importante adotar as seguintes medidas:

— Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas;

— Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas;

— Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois animais podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas e baratas que servem de alimento para os escorpiões; verificar a presença destes animais em hortifrutigranjeiros;

— Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas e escorpiões pela residência.

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