Rádio Acesa FM VR: 2020-03-15

sábado, 21 de março de 2020

Dois casos de Coronavírus são confirmados em Volta Redonda, RJ

Os dois pacientes infectados estão em casa sobre observação da Secretaria de Saúde
Após a confirmação de dois casos do COVID-19, o Novo Coronavírus, a prefeitura de Volta Redonda tomou novas medidas de prevenção e combate ao vírus. Os dois infectados tiveram sintomas leves e estão em casa, em quarentena, sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Ao todo, a cidade tem dois casos confirmados, 99 sobre suspeita, 25 descartados e nenhuma morte. Um dos casos é de um homem de 58 anos que viajou para Paraty e Juiz de Fora no último dia 10 de março e, o outro, é de uma mulher de 60 anos, que foi ao aeroporto do Rio de Janeiro.

O prefeito Samuca Silva informou que novas medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da população.

“Após os resultados estamos decretando mais medidas que vão impactar diretamente no combate ao Covid-19. Peço que a população fique em casa e que tenha cuidado com a higiene, estamos passando por um momento difícil e que merece seriedade tanto da população quanto do poder público”, explicou.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou a importância de todos terem atenções aos sintomas para um diagnóstico eficaz. “Temos dois casos confirmados dentro do município, sendo de manifestação clínica brandas. Lembrando que as pessoas que tem sintomas leves, não precisam ir até a Unidade Básica de Saúde, fique em casa se observando e monitorando. Se tiver o agravamento no caso, aí sim procure a unidade mais próxima”, contou.



Novas medidas

- O comércio de restaurantes e lanchonetes que até então estavam funcionando com sua capacidade reduzida agora são vão funcionar em Delivery.

- A Feira Livre está suspensa a partir de domingo, dia 22.

- Igrejas e templos religiosos também estão com suas atividades suspensas.

- Os ônibus da cidade serão reduzidos os números de passageiros, onde deverão ser mantidos distancia de dois metros um passageiro do outro.

- 100% do funcionalismo público vai trabalhar de casa (Home Office). Exceto os da saúde, segurança e os prestadores de serviços essências.

- Os estabelecimentos comerciais que estavam permitidos funcionar, como supermercados e farmácias, poderão ficar abertos até às 20h. Com atendimento limitado nos caixas, mantendo a distância de um cliente para o outro evitando aglomerações.

“Essas medidas estão sendo tomadas para proteger ao máximo a população de Volta Redonda, a curva de transmissão está alta e precisamos tomar medidas. Conversei com líderes religiosos, comerciantes e empresários e abordei que todos têm um papel importante no combate ao Coronavírus”, disse o prefeito Samuca Silva.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que quatro unidades de referência estão abertas na cidade para atender a população neste primeiro contato. “São João, Vila Mury, 249 e Volta Grande estão aberta até 22h para atender a população. Vamos anunciar também em parceria com os hospitais Unimed e Hinja, o Centro Municipal de Doenças Respiratória que vai concentrar os casos suspeitos do vírus e os confirmados. Quero enfatizar a importância de buscar informações em fontes seguras. Estamos trabalhando com muita transparência. Caso a população veja algum estabelecimento aberto ligue para o 156, temos uma equipe de fiscalização que vai colaborar com essas medidas de prevenção”, disse.

Volta Redonda cria cinturão de segurança nas entradas da cidade

Equipes da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde estão realizando a ação em conjunto
Após o decreto que bloqueia as sete entradas do município de Volta Redonda, como medida preventiva contra COVID-19, o Novo Coronavírus, as equipes da Guarda Municipal (GMVR) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão trabalhando em conjunto para evitar que pessoas oriundas de regiões com circulação do vírus passem pela cidade. A ação, que está sendo realizada desde o meio-dia desta sexta-feira, dia 21, já evitou que alguns ônibus entrassem na cidade. A prefeitura, para agilizar e dar mais proteção aos moradores, adquiriu dois termômetros digitais para check up de quem estiver entrando na cidade vindo de outros municípios.

Caso a pessoa apresente febre, será encaminhada para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou UPA. O prefeito Samuca Silva, acompanhou na manhã deste sábado, dia 21, os trabalhos das equipes na entrada da cidade pelo bairro Santa Inês.

“Estamos acompanhando de perto esse trabalho. Nosso objetivo é evitar que ônibus oriundos de área com circulação do vírus possam entrar na nossa cidade, sendo uma medida de prevenção adotada", disse Samuca. Outros veículos, como táxis e motoristas de aplicativos, também serão fiscalizados, a fim de evitar que cheguem passageiros dessas áreas de risco. "Acompanhei uma abordagem da nossa equipe com carros com placas de fora. Foi realizado um teste de temperatura e uma entrevista para encaminhar a pessoa para UBS”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Para o morador do bairro Minerlândia, Denis Silva, que foi testado pela equipe da Secretaria de Saúde, essa ação é muito válida e reflete a preocupação do poder público com os moradores da cidade. “Nós, que trabalhamos na rua, ficamos à mercê de pegar o vírus e levar ele para dentro de casa. Essa ação da prefeitura é muito importante”, falou.

O prefeito Samuca destacou que, além disso, a Guarda Municipal leva informação para as pessoas. “A Guarda faz uma campanha informativa sobre a proteção contra o vírus nessas barreiras, sendo um trabalho de combate e também de informação à população”, contou.


Comércio fechado

Está determinado na cidade que bares, restaurantes, lanchonetes e afins devem reduzir em 30% o horário de funcionamento e garantir espaçamento de dois metros entre mesas, sendo permitido delivery e serviço de retirada de alimento para consumo em outro local. Também foi decretado o fechamento total de boates, casas noturnas, casas de festas, locais para formaturas e outros eventos.

“Gostaria de agradecer aos comerciantes que de forma geral atenderam ao pedido da prefeitura e da justiça e fecharam seus estabelecimentos. É um momento difícil, estamos preocupados com a economia, mas estamos mais preocupados com as vidas. Podemos tudo, só não podemos perder a vida de pessoas da nossa cidade. Quero agradecer aos empresários, que estão preservando as suas vidas e a dos funcionários, e fazendo com que essa curva de transmissão na próxima semana seja amenizada”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Vale lembrar que o decreto não atinge os seguintes estabelecimentos: supermercados, farmácias, postos de gasolina (não inclusas lojas de conveniências), agências bancárias, lojas de material de construção, açougues, pequenos comércios de venda de gêneros alimentícios, lojas de produtos médicos e hospitalares, oficinas mecânicas, borracharias, lojas de venda de água mineral e gás.

Já lojas, consultórios médicos, laboratórios e outros estabelecimentos que prestem serviços ou comercializam equipamentos e produtos relacionados a saúde, poderão manter seu funcionamento mesmo se situados em centros comerciais e shoppings. Todos os centros comerciais também não poderão funcionar. Além disso, as aulas seguem suspensas por tempo indeterminado. O prefeito Samuca Silva ainda decretou que apenas 30% dos servidores públicos – exceto das áreas da Saúde e Segurança Pública – vão trabalhar presencialmente nos setores públicos.


Atualização dos casos suspeitos

De acordo com o último boletim emitido através do portal oficial, a cidade de Volta Redonda tem atualmente 101 casos suspeitos, 25 descartados e nenhum caso confirmado. Com o objetivo de manter a população informada sobre os dados do Coronavírus (COVID-19) foi criada uma página para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Todos os dias, às 11h, a página será atualizada, com os números oficiais dos casos do município e desmentindo as “Fake News”. Para acessar basta entrar no endereço: https://new.voltaredonda.rj.gov.br/8/2493.

“Todas essas medidas são de prevenção. Peço que a população colabore para que juntos possamos passar por esse momento tão delicado no país. Além disso, peço que a população fique atenta às informações falsas que querem prejudicar e atrapalhar. Essa página é para manter os moradores informados sobre todas as ações que estamos tomando para combater o Novo Coronavírus”, enfatizou o prefeito.

Traficante é preso com arma e droga no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ

Foto: divulgação da PM
Um traficante de 19 anos foi preso nesta sexta-feira (20) com arma de fogo e drogas no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ. Ele foi encontrado em uma residência na Rua Santa Isabel — próximo ao colégio Amazonas, local onde um outro homem tinha sido, no dia anterior.

A policia informou que encontrou o suspeito portando um arma de fogo — um revolver calibre 32 com a numeração raspada e seis munições intactas. Ainda durante a ação de buscas foram encontrados um rádio comunicador, dois pinos de cocaína (1,5 gramas), três tiras de maconha (4,8 gramas), e um vasto material para endolação.

O caso foi encaminhado para a 93ª DP de Volta Redonda. O homem foi enquadrado por associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Adolescente de 14 anos morre afogado em Volta Redonda, RJ

Um adolescente de 15 anos morreu afogado no final da tarde desta sexta-feira (20) no Rio Paraíba do Sul em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu na altura da Rua Oito, no bairro Três Poços.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta dás 18h20min de ontem, onde as buscas foram interrompidas devido a noite. Hoje, os agentes voltaram ao local e seguiram as buscas, onde encontraram corpo, próximo ao local do afogamento, por volta dás 11h20min..

De acordo com os familiares, Kayke Ferreira de Oliveira saiu no final da tarde de sexta-feira, dia 20, informando que iria pescar e não foi mais visto.

O cadáver foi removido ao IML de Volta Redonda, no mesmo bairro.

112 mil pinos apreendidos na Rua do Norte no bairro Retiro

Foto: divulgação da PM
Policiais militares apreenderam nesta sexta-feira (20) 112 mil pinos vazios em uma casa abonada na Rua do Norte, no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ. A policia chegou ao local após denuncia anônima.

Os agentes receberam a informação que por volta dás 14h30min vários suspeitos paravam de carro e deixavam uma quantidade do material na residência.

As embalagens foram encaminhadas para a delegacia de policia de Volta Redonda — 93ª DP, onde o delegado de plantão orientou que o material fosse conduzido ao 28º Batalhão para que 15 dias fosse apresentado via ofício, uma vez que os pinos não se trata de material ilícito.

VR: Homem acaba preso após denunciar suspeito por furto de gado no bairro Água Limpa

Um suspeito foi detido nesta sexta-feira (20) após tentar roubar gados em uma propriedade no bairro Água Limpa, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu às margens da Rodovia Lúcio Meira — BR-393.

Os policiais informaram que o suposto proprietário do animal deteve o suspeito até a chegada dos agentes. Ainda de acordo com as informações, o suspeito estava com escoriações após luta com o suposto proprietariado do gado.

Ao ser questionado sobre o furto, o homem alegou está em companhia de mais dois indivíduos que fugiram.

Próximo ao local do ocorrido foi encontrado uma moto Honda Biz, da cor preta, com a placa MKI 3290, que constava como furtada. O suposto proprietário do gado assumiu ser o proprietário.

O caso foi encaminhado para a 93ª DP de Volta Redonda, onde o homem foi enquadrado por receptação do veículo furtado e, o suspeito detido  por tentativa de roubo a gado.

PM apreende toneis com mais de 1,3 mil pinos de drogas em Angra dos Reis, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Durante patrulhamento na manhã desta sexta-feira, dia 20 de março, policiais em patrulhamento no Morro da Fortaleza suspeitaram de dois suspeitos. Ele estavam na Rua da Fortaleza, na Comunidade de Angra dos Reis, na costa verde sul do estado do Rio de Janeiro.

Os policiais relataram que ao abordarem os suspeitos, eles fugiram pela mata e não foram alcançados. Durante as buscas, os policiais descobriram um esconderijo, submerso, com dois toneis de drogas.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Ao todo foram apreendido 1.322 pinos de cocaína; 450 sacolés maconha e 24 tiras da mesma droga. O material foi conduzido à Delegacia de Polícia de Angra dos Reis — 166ª DP.

Coronavírus: CSN dará férias a grupo de risco a partir de segunda-feira, dia 23

A Companhia Siderúrgica Nacional divulgou nota sobre os procedimentos tomados em relação a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), na cidade de Volta Redonda, RJ, onde a empresa está sediada.

A empresa informou que está tomando todas as medidas necessárias à prevenção da circulação interna do vírus para garantir a saúde dos colaboradores. As orientações e medidas adotadas é quanto  à higiene, reforço da equipe de limpeza, disponibilização de álcool em gel, suspensão dos procedimentos de viagem e reuniões presenciais, atendimento de casos sintomáticos de gripe, dentre outras.

A nota ainda informa que todos os colaboradores pertencentes ao grupo de risco (a cima de 60 anos, gestantes, lactantes, doença pulmonar crônica, hipertensão grave ou descompensada, diabetes, cardiopatia, doenças reumatológicas (lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide, etc) e tratamento oncológico nos últimos 5 anos sairão de férias a partir da próxima segunda-feira (23/3) por 15 dias.

O corpo médico da companhia e o RH elaboraram uma lista seguindo os critérios e informará imediatamente aos gestores da companhia os colaboradores que se encaixam no de vulnerabilidade à contaminação. O colaborador, que acredite fazer parte do grupo de risco por alguma condição médica e que não for contactado deverá conversar com o gestor responsável e o caso será avaliado).

A determinação de não realizar viagens nacionais ou internacionais. Deverão ser utilizados instrumentos como videoconferência, call, e-mails, telefonemas e whatsapp para os contatos. Todas as reuniões presenciais, dentro ou fora do escritório, serão canceladas como a participação em treinamentos externos.

Nas reuniões entre os próprios colaboradores da CSN é sugerido o uso de dispositivos eletrônicos e, não sendo possível, dar preferência a ambientes abertos, respeitando a distância de 1 metro entre os participantes.

Além disso, a empresa lembra que as instruções já amplamente compartilhadas, como; reforçar os cuidados de higiene, tais como, lavar regularmente as mãos com água e sabão abundantemente por pelo menos 20 segundos e, sempre que necessário, higienizá-las com álcool 70% em gel.

Há orientação para evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com o braço;  evitar cumprimentos com toque, beijo ou abraço.

O colaborador que apresentar sintomas como  febre e/ou falta de ar deverá procurar o serviço médico da CSN da sua localidade para atendimento e adoção de medidas cabíveis adotadas, de forma preventivas, adotadas sob orientações de profissionais de saúde.

Um comitê gestor da crise do Coronavírus foi criado para avaliar diariamente a situação e adotar todas as medidas necessárias para a segurança de todo o corpo funcional da empresa.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Jovem é baleado no Açude II, em Volta Redonda, RJ

Uma tentativa de homicídio foi registrado na noite desta sexta-feira (20) em Volta Redonda, RJ. Um jovem, conhecido como "Cabelinho", foi baleado por volta dás 22h20min entre a Rua 10 e a Avenida A, no bairro Açude II — no ponto final do ônibus.

A vitima foi socorrida por populares e levada ao Hospital Munir Rafful, no Retiro. De acordo com as informações preliminares, o jovem não estaria correndo risco de morte.

A Polícia Militar foi acionada e está na unidade médica acompanhando o caso. O registro da ocorrência será realizado na 93ª DP de Volta Redonda.

Acidente na BR-393deixa dois feridos em Volta Redonda, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um acidente no final da tarde desta sexta-feira (20) deixou duas pessoas feridas em Volta Redonda, RJ. A batida entre um Fiat Uno e GM Corsa aconteceu no acesso ao bairro Jardim Amália II, na Rodovia Lúcio Meira — BR-393.

De acordo com a PRF, dois homens ficaram feridos. As vítimas, o condutor do Fiat, de 59 anos, e o do Cosra, um homem de 29 anos, foram conduzidos para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Na hora do acidente, por volta dás 17h30min, o nível de fluxo era intenso na rodovia, mas com as medidas da pandemia do coronavírus, o trânsito fluiu com pequena retenção.

Previsão do tempo neste final de semana na região


Nesta sábado (21) a previsão do tempo é de pancadas de chuva e trovoadas em Minas Gerais. Nublado com pancadas de chuva no norte e nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Demais áreas da região, nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas.


Já no domingo, dia 22, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em grande parte de Minas Gerais. Nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva no norte e nordeste de São Paulo e Rio de Janeiro. Chuvas isoladas no Espírito Santo. Demais áreas da região, parcialmente nublado.

Pinheiral: Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23)

De acordo com orientação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Pinheiral por meio do setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, começará na próxima segunda-feira (23/03) a vacinação contra a gripe em idosos. A campanha tem o objetivo de aumentar a imunidade da população e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação do vírus influenza. A vacina será disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A primeira fase da campanha de vacinação tem como público-alvo os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde. A expectativa é vacinar cerca de 2.600 pessoas nesta primeira etapa em Pinheiral.

“Pedimos a população ter consciência e procurar as unidades com calma para não gerar aglomeração. Vamos respeitar a faixa etária da vacinação. Nesta primeira etapa o público-alvo são idosos e profissionais da saúde. Estamos preparados também para realizar a vacinação nos pacientes acamados e impossibilitados de sair de casa. Lembrando, que é importante levar a carteira de vacinação”, destacou enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização do Município, Márcia Abbado.

A segunda fase da vacinação que tem a expectativa de ser realizada a partir do dia 16/04 terá como público-alvo professores, profissionais da segurança e portadores de doenças crônicas. A terceira fase que começará no dia 09/05 será para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Coronavírus: Correios adota novas medidas para enfrentamento da pandemia

Para reduzir os impactos da pandemia de coronavírus em seus empregados e no atendimento à população, os Correios adotaram novas medidas preventivas. A partir desta sexta-feira (20), a empresa passará a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes.

A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância dos empregados seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.


Entre as medidas para conter a disseminação da COVID19 já adotadas pela estatal, destacam-se:

- Envio de orientação a todos os empregados quanto aos cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde;

- Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;

- Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;

- Havendo suspeita de contaminação, o afastamento imediato do trabalho de empregados que apresentem algum sintoma da doença e das pessoas que tiveram contato direto com eles;

- Afastamento por até 15 dias, a contar do regresso ao Brasil, de empregados que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;

- Realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;

- Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;

- Criação de um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios;

- Orientação para que os empregados não participem de reuniões, eventos e encontros externos.


Funcionamento das agências – Sobre as rotinas de atendimento, os Correios informam que estão em contato com os Governos Estaduais e Municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Esta mediação visa garantir o acesso da população aos serviços postais.

A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior.

Os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará de imediato as medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público. Os Correios colocam-se à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site https://apps2.correios.com.br/faleconosco/app/index.php.

Prefeito de Volta Redonda decreta novas medidas de combate ao coronavírus

Restrições no transporte e comércio passam a valer neste sábado, dia 21
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, decretou nesta sexta-feira, dia 20, mais uma série de medidas de combate ao COVID-19, o Novo Coronavírus. As normas visam diminuir o movimento nas ruas e evitar que pessoas, que estiveram em áreas com circulação do vírus, entrem na cidade. Volta Redonda tem atualmente 86 casos suspeitos, 25 descartados e nenhum caso confirmado de coronavirus.

Segundo o prefeito, as medidas estão sendo tomadas, principalmente, visando o bem estar da população de Volta Redonda. “Estamos tomando as medidas necessárias para evitar ao máximo a circulação do vírus em nossa cidade. Por isso, determinei que ônibus de locais com circulação do vírus não entrem na cidade; que eventos esportivos e shows sejam cancelados; entre outros”, disse o prefeito Samuca Silva.

O decreto de Samuca Silva foi motivado por conta de uma decisão judicial em uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio. O MP pedia uma série de medidas, como fechamento de serviços, e foi acatado pela Justiça. Samuca foi notificado às 9 horas desta sexta-feira e, portanto, a determinação começa a valer a partir da manhã deste sábado, dia 21.

Foi determinado, através de decreto, que bares, restaurantes, lanchonetes e afins devem reduzir em 30% o horário de funcionamento e garantir espaçamento de dois metros entre mesas, sendo permitido delivery e serviço de retirada de alimento para consumo em outro local. Também foi decretado o fechamento total de boates, casas noturnas, casas de festas, locais para formaturas e outros eventos.

O decreto não atinge os seguintes estabelecimentos: supermercados, farmácias, postos de gasolina (não inclusas lojas de conveniências), agências bancárias, lojas de material de construção, açougues, pequenos comércios de venda de gêneros alimentícios, lojas de produtos médicos e hospitalares, oficinas mecânicas, borracharias, lojas de venda de água mineral e gás.

Já lojas, consultórios médicos, laboratórios e outros estabelecimentos que prestem serviços ou comercializam equipamentos e produtos relacionados a saúde, poderão manter seu funcionamento mesmo se situados em centros comerciais e shoppings. Todos os centros comerciais também não poderão funcionar.

Entende-se como centros comerciais galerias, shoppings e locais a céu aberto em que haja número considerável de lojas ou estabelecimentos.

Ainda nesta sexta-feira, Samuca se reuniu com entidades empresariais do município. O objetivo foi detalhar a decisão judicial, de forma liminar, que determinou uma série de suspensões de serviços na cidade e os decretos assinados pelos prefeito dando legalidade as medidas.

"Na próxima segunda, dia 23, às 10 horas, haverá uma reunião no MP. Vamos juntos buscar caminhos para que nossa população seja protegida, mas que também não criemos uma grave crise financeira na cidade. Não discuto o mérito da questão, mas sim o tempo. Minha parte estou fazendo, vamos ampliar o prazo para pagamentos de impostos como IPTU e ISS, além de suspender os cortes de água por 30 dias, entre outras medidas", disse Samuca.

O prefeito Samuca Silva ainda decretou que apenas 30% dos servidores públicos – exceto das áreas da Saúde e Segurança Pública – vão trabalhar presencialmente nos setores públicos. “Os outros servidores deverão trabalhar de casa, no regime home office. O trabalho irá continuar, mas de casa", disse Samuca.


Cidade cria bloqueios nas sete entradas do município

Os ônibus intermunicipais oriundos da região metropolitana do Rio também estão proibidos de entrar na cidade. Assim como ônibus intermunicipais vindos de estados com circulação comprovada do vírus. Ônibus fretados por empresas para transporte de funcionário deverão transitar identificados e com a listagem nominal dos ocupantes.

"Hoje iniciamos esse cinturão de proteção na cidade, evitando que ônibus oriundos de área com circulação do vírus possam entrar na nossa cidade. Essa é mais uma medida de prevenção. Também faremos uma fiscalização em taxis e motoristas de aplicativos, evitando que cheguem passageiros dessas áreas de risco. Além disso, estamos fazendo uma campanha informativa sobre a proteção ao vírus nessas barreiras", comentou o prefeito.

A prefeitura ainda adquiriu dois termômetros digitais para check up de quem estiver entrando em Volta Redonda oriundos de outros municípios.

RC: Mulher é detida com celular roubado em Lídice

Uma mulher de 45 anos foi flagrada com um celular roubado na Padre Ezequiel, no distrito de Lídice, em Rio Claro, no Sul Fluminense. O caso aconteceu nesta quinta-feira (19) durante patrulhamento em uma praça, onde a mulher estava vendendo aparelho telefônico.

De acordo com os policiais, ao perceber que o aparelho poderia ser fruto de roubo, uma consulta foi feita a delegacia, onde constatou um registro de roubo no dia 19 de janeiro deste ano. O crime aconteceu na RJ-155, em Lídice.

Na época, a proprietária registrou o IMEI do aparelho no registro policial, e ao que ao conferir, constatou ser o aparelho apreendido.

A mulher que portava o celular roubado alegou que teria pegado o mesmo com a sua mãe, porém os policiais não conseguiram localizar a mulher.

A ocorrência foi encaminhada a 167ª DP de Rio Claro.

Coronavirus - Correios realiza logística de material viral para universidades

Os Correios estão atuando como apoio logístico para a Rede Vírus, comitê do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) responsável pela coleta de material viral (novo coronavirus e influenza). Os insumos serão utilizados em estudos sobre o contágio, proliferação dos vírus e vacina para as doenças.

O procedimento consiste na retirada das amostras virais embaladas, conforme as regras de biossegurança, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e posterior envio a cinco universidades: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), USP/Ribeirão Preto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e FEEVALE (Novo Hamburgo/RS). A primeira coleta ocorreu na noite desta quarta-feira (18). Em menos de 13h, o material biológico já havia sido entregue em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto/SP e Rio Grande do Sul. A operação foi concluída com 8 horas de antecedência.

O transporte realizado pela empresa é dotado de altos requisitos de segurança e agilidade, para que o material seja entregue até 20 horas após a coleta, em perfeito estado de conservação e com risco zero de contaminação, tanto de pessoas quanto do ambiente por onde as amostras transitam. Este apoio tem período inicial de 3 meses, podendo ser renovado, a critério do Instituto.

PRF prorroga prazos de recursos contra multas para 90 dias

Medida já está em vigor e foi motivada pela pandemia de Covid-19
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prorrogou de 30 para 90 dias todos os prazos relacionados ao processamento de multas aplicadas pela instituição. Os prazos se referem a serviços como apresentação de defesa de autuação, interposição de recurso, identificação de condutor infrator e regularização de veículos com documentação retida, entre outros.

A medida já está em vigor e foi motivada pela pandemia do novo coronavírus. As novas datas são válidas para os prazos com vencimento após 13 de março deste ano.
Envio das notificações

De acordo com a PRF, as novas notificações serão emitidas com o novo prazo, enquanto durarem as ações de contenção relativas à pandemia.

“O prazo para apresentar um veículo regularizado após uma autuação da PRF, que era de cinco dias, passa também para 90 dias”. Segundo a instituição, somente após esse prazo a “PRF poderá autuar o proprietário por desobediência, infração de trânsito de natureza grave”.

Uma parte significativa dos serviços administrativos prestados pela PRF está disponível a distância. Usuários podem apresentar recursos, indicar condutor que cometeu infrações, imprimir boletos e registrar acidentes sem vítimas, por exemplo, através da internet e dos Correios.

Procon orienta farmácias quanto ao preço do álcool em gel

Denúncias sobre valor abusivo estão sendo monitoradas pelo órgão
Um dos principais produtos para a prevenção da contaminação do Codiv-19, o novo coronavírus, o preço abusivo na venda do álcool em gel está na mira do Procon, órgão de defesa do consumidor de Volta Redonda. Fiscais realizaram uma visita nas farmácias da cidade para orientar quanto ao valor do produto, esgotado em diversos estabelecimentos na cidade.

Segundo o coordenador do órgão, Alexandre Massi de Deus, diversas denúncias foram feitas ao Procon pela prática de preços abusivos. “Visitamos as farmácias da cidade com intuito instrutivo e de verificar se há abuso no preço do álcool em gel, muito utilizado em função do coronavírus. Detectamos que muitas farmácias já não dispõem do produto para venda, devido a grande procura. Em outras, os moradores foram informados que o produto será vendido com um preço maior devido a essa demanda, ou seja, as farmácias irão repassar também esse aumento”, explicou Alexandre.

Para Leandro de Paula, gerente de uma farmácia visitada pela Procon, é muito importante esse esclarecimento para as unidades que vendem esse produto. “O Procon está inibindo essa prática abusiva que algumas lojas estão realizando. Não subimos o preço em nossa farmácia. Achei a ação muito esclarecedora, ainda mais em um momento tão delicado que estamos passando. E a previsão é de que o produto chegue a nossa loja ainda essa semana, estamos em falta devido grande procura”, contou.

Abuso

Caso a população encontre o produto e ele esteja em valor abusivo, é importante entrar em contato com o Procon no telefone 3339-9205 ou na sede situada na Avenida Paulo de Frontin, número 349 - 10/11, bairro Aterrado, no horário das 8h às 16h.

Idoso morre após de sair de hospital para comprar remédio em Volta Redonda

Um idoso morreu após sair do Hospital do Retiro, onde esperava por atendimento e ir até uma farmácia, na Avenida Oscar de Almeida Gama, no bairro Retiro para comprar remédio de hipertensão. José Maria Viana Campos, de 67 anos, possivelmente teve um infarto.

O idoso teria relatado um dos pacientes que estava com sua pressão muito alta e que necessitava comprar um medicamento. Foi até uma farmácia próxima ao hospital e, durante o atendimento, caiu e veio a óbito dentro do estabelecimento comercial.

A Polícia Militar esteve no local e aguardou a chegada da perícia da Polícia Civil esteve no local e liberou o corpo para o IML (Instituto Médico Legal), em Três Poços.


De acordo com o Jornal Destaque Popular, o diretor-médico do Hospital do Retiro, Paulo César Baltazar, o registro feito no hospital indica que o idoso já tinha histórico de hipertensão e diabetes. Ele chegou ao hospital por volta de 13h43min e um minuto depois já estava sendo atendido. Por volta de 13h49min passou pela classificação (amarela) e aguardava o chamamento, que nestes casos, demora em média 30 minutos. A não ser que ele esteja com dores; nesse caso, recebe um atendimento de urgência.

A pressão aferida estava em 16×8, sendo que a máxima estava um pouco alta. O HGT (glicose) estava com 99%, considerado dentro da normalidade.

Ele saiu do hospital e foi chamado até uma hora depois pela chamada programada pelo computador. A informação é de que ele saiu imediatamente depois de ser classificado.

O Hospital Municipal Munir Rafful, antigo Hospital do Retiro, está sendo administrado pela Organização Social (OS) Mahatma Gandhi.

Traficantes invadem residência de moradores para tentar fugir da polícia no Jardim Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Quatro traficantes foram presos na noite desta quinta-feira (19) após serem flagrados no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda, RJ. Eles foram pegos na Rua Barão de Mauá, por volta dás 22h40min.

Durante o cerco, onde os acusados estavam traficando drogas, ao perceberem a presença dos policiais eles fugiram e invadiram a casa de um casal, forçando a porta e entrando na residência. Eles fizeram ameaças aos dois.

Após chegar na residência, os policiais encontraram os quatro; um homem de 19 anos, um de 21, de 19 e um de 26 anos. Com eles foram apreendidos 135 pinos de cocaína — 200 gramas e dois aparelhos celulares.

Foi necessário chamar socorro médico para eles, pois sofreram escoriações durante a fuga. Após serem atendidos no Hospital São João Batista foram levados para a 93ª DP de Volta Redonda para as medidas cabíveis.

Petrobrás reajusta os preços da gasolina, diesel e GLP

A Petrobras reajustou nesta quinta-feira, dia 19, os preços do óleo diesel em -7,5% e da gasolina em -12%, a partir de hoje.

A companhia comunicou que também reduziu o preço do GLP em 5%, a partir deste dia 19.

Com isso, no acumulado do ano, a redução de preço de óleo diesel é de 29,1%, de gasolina é de 30,1% e de GLP é de 7,9%.

Coronavírus: Rodoviária de Barra Mansa é fechada por tempo indeterminado

Por medida de evitar a propagação do coronavírus a rodoviária de Barra Mansa fecha o acesso por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, dia 20.

A interrupção faz parte do pacote de medidas assinadas pelo Governador do estado do Rio de Janeito, Wilson Witzel no combate a proliferação e contaminação do Covid-19. Entre as regras estabelecidas, está a proibição da "circulação de linha interestadual de ônibus com origem em estado com circulação do vírus confirmada ou situação de emergência decretada".

Já os ônibus de linha da cidade, que passam por dentro da rodoviária segue circulando, porém pelo lado de fora do terminal.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Detentos que trabalham não vão precisar voltar à prisão para dormir, decide Justiça do Rio

A Vara de Execuções Penais no Rio de Janeiro decidiu que todos os presos do estado do Rio que saem para trabalhar de dia não precisam retornar para suas unidades prisionais para dormir, podendo permanecer em suas residências.

A medida adotada nesta quarta-feira tem validade de 30 dias e foi tomada para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus no sistema penitenciário do Rio. A VEP também concedeu o benefício de prisão-albergue domiciliar a quem cumpre pena em regime aberto.

A decisão é do juiz titular da VEP, Rafael Estrela, que atendeu a um requerimento da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a partir de um decreto estadual que prevê a adoção de medidas temporárias de prevenção ao contágio e propagação do novo coronavírus (Covid19), reconhecendo ser imprescindível a adoção de medidas de prevenção da doença no sistema presidiário.

Liberação de presos sem controle por causa do coronavírus é fake news

São falsas as notícias de que presos estariam sendo liberados sem nenhum controle em todo o o país. Na verdade, em alguns estados, como Rio de Janeiro, autorizaram a prisão domiciliar aos detentos que já trabalham fora da penitenciária. Ou seja, são presos de baixa periculosidade, que já passam o dia fora da cadeia e voltam para prisão apenas para dormir.

A medida atende a recomendação do Conselho Nacional de Justiça para tentar frear o avanço de casos de coronavírus no sistema prisional.

O Conselho fez uma série de recomendações, como a reavaliação da prisão para indivíduos que se encaixam nos grupos de risco, a suspensão de audiências de custódia, o adiamento das saídas temporárias e a reavaliação de prisões preventivas - além de orientar a prisão domiciliar aos presos em regime aberto ou semiaberto, ou quando houver sintomas da doença, entre outros pontos, como explica o advogado criminalista e coordenador do IBC Crime do DF, Tiago Turbay.

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal derrubou a liminar que orientava juízes de todo o país a avaliar a soltura individualmente de cada preso que está no grupo risco para coronavírus.

Já o Ministério da Justiça editou uma portaria determinando a suspensão de reuniões de grupos religiosos e de voluntários, de visitas nas penitenciárias e também isolamento dos detentos suspeitos ou confirmados para o coronavírus.

Na última semana, houve fuga em massa de presos e registradas rebeliões em São Paulo, mas a situação já foi controlada e mais da metade dos detentos foram recapturados.

Casal é preso com drogas no bairro Vila Coringa, em Barra Mansa, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
A polícia prendeu um casal na noite de quarta-feira (18) com drogas escondidas em um fogão a lenha em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na Rua H, no bairro Vila Coringa.

Os agentes foram ao local depois de receberem informações anônimas. Eles ficaram observando a movimentação na casa indicada na denúncia e perceberam que o casal buscava algo no fogão a lenha e entregava a pessoas em troca de dinheiro.

Os dois suspeitos, uma mulher de 27 anos e um homem de 30 foram abordados e assumiram que estavam vendendo drogas. No fogão, foram encontradas 22 trouxinhas de maconha e 40 cápsulas de cocaína.

O casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para a delegacia de Barra Mansa (90ª DP).

Isolamento de populações poderá ter que se manter durante meses

Segundo a pesquisa, a conclusão é que as medidas mais ligeiras de isolamento social não chegarão para conter o contágio e evitar a ruptura dos sistemas de saúde
Medidas como a colocação de cidades ou países em quarentena para travar a pandemia de Covid-19 poderão ter que se manter até haver uma vacina eficaz, o que poderá demorar meses, segundo um estudo científico.

Numa pesquisa do Imperial College de Londres, projetaram-se cenários para as realidades do Reino Unido e dos Estados Unidos e a principal conclusão é que as medidas mais ligeiras de isolamento social (mitigação) não chegarão para conter o contágio e evitar a ruptura dos sistemas de saúde.

Terão por isso que ser combinadas com outras mais restritivas num cenário de supressão da epidemia, como o fechamento de escolas e universidades e medidas de isolamento social aplicadas a toda a população.

"O principal desafio da supressão é que este tipo de intervenção terá que se manter até haver uma vacina disponível", o que poderá demorar "18 meses ou mais", afirmam os pesquisadores, que preveem que o contágio voltará a aumentar se as medidas forem aliviadas.

As experiências da China e da Coreia do Sul, que impuseram medidas de quarentena estritas, foram possíveis "no curto prazo, mas continua por se saber se são possíveis a longo prazo e se os custos econômicos e sociais das intervenções podem ser reduzidos".

Os pesquisadores salientam que "não é certo que a supressão tenha sucesso a longo prazo", destacando que "nunca se tentou uma intervenção de saúde pública com efeitos tão disruptivos na sociedade durante tanto tempo".

"Não é claro como as populações e as sociedades vão reagir", admitem.

Bancos funcionam normalmente para atender aposentados e pensionistas

A FEBRABAN e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos.

Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.

A FEBRABAN e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população.

Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.

Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam priorizar o atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessária aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.

Morre homem baleado no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, RJ

Morreu na mesa de cirurgia o homem baleado no inicio da noite desta quarta-feira (18) em Barra Mansa, RJ. O crime aconteceu por volta dás 18h30 de ontem na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança.

Cleyton da Silva Souza, de 35 anos, foi atingido por três disparos e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde morreu. A vitima estava desacordada em estado grave.

De acordo com as informações da polícia, Cleyton tinha passagens por trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa.

Justiça determina fechamento de comércio e outros serviços em Volta Redonda

Pedido foi impetrado pelo Ministério Público por conta da pandemia de coronavírus
A Justiça Estadual em Volta Redonda, através de uma decisão do juiz de plantão, Flávio Pimental, determinou o fechamento de diversos serviços na cidade por conta da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. A decisão foi motivada por uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).

No pedido do MP, acatado pela Justiça, foi solicitado o fechamento de shoppings, centros comerciais e estabelecimento congêneres, mercado popular, entre outros. Ainda foi determinado o fechamento de boates, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do mesmo gênero.

A decisão também prevê a suspensão de eventos e atividades com a presença de público que envolve aglomeração de pessoas, como shows, eventos esportivos e a Feira Livre Municipal.

Outra medida é a suspensão da chegada e da partida de todos os ônibus da região metropolitana do Rio e ônibus interestaduais de localidades com circulação do vírus confirmada ou situação de emergência decretada.

Ao tomar conhecimento da decisão, o prefeito Samuca Silva destacou que a prefeitura de Volta Redonda está tomando as medidas cabíveis.

“Fiquei sabendo da ação judicial e estamos analisando as medidas a serem tomadas. Algumas determinações já estávamos preparando, como a proibição de entrada de ônibus de áreas de risco. Também já havíamos proibido shows e eventos por conta da aglomeração de público. Não estamos discutindo o mérito e, sim, o tempo de tais decisões”, destacou o prefeito.

Samuca ainda disse que vai se reunir com as entidades empresariais e representantes da Feira Livre para analisar e preparar novas medidas.

“Sabemos da importância do comércio e da Feira Livre para a cidade e para a economia. Por isso, vamos nos reunir com os representantes para analisar os casos. É um momento de união, precisamos salvar vidas e preservar nossa população”, comentou.

Outros serviços já haviam sido suspensos anteriormente por determinação do prefeito Samuca Silva, como o Zoológico Municipal, o Parque Aquático, o Tarifa Comercial Zero e qualquer atividade de lazer ou esportivo com aglomeração de público. No Restaurante Popular, as refeições estão sendo servidas através de marmitex. Servidores com mais de 60 anos também foram dispensados. E quatro unidades básicas de saúde estão abertas até às 22 horas para atender a população: Vila Mury, Volta Grande, 249 e São João.

“Quero agradecer a população de Volta Redonda que todo dia entende melhor a fase que estamos passando e atendendo as orientações dos órgãos de saúde pública. Somos uma cidade grande e com medidas de proteção estamos conseguindo proteger nossa população. É só o começo ainda, temos muito pela frente e precisamos continuar vigilantes e atuando seguindo orientações”, comentou o prefeito Samuca Silva.

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Açude

Um homem, identificado apenas como Mauro, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Açude I, em Volta Redonda, RJ. O crime aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, dia 19.

A vitima foi atingida por disparos feito por um suspeito chamado Vinícius, conhecido como "Gordinho" que estava um GM Monza Tubarão, e que passou em alta velocidade na Avenida Francisco Antônio Francisco, segundo relatou o homem.

Ele foi socorrido e encaminhando a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde foi atendido. O estado de saúde dele é estável e não há risco de morte.

Estado do Rio registra a segunda morte por coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirma o segundo óbito por coronavírus. A vítima é um homem de 69 anos. Assim como a idosa confirmada na manhã desta quinta-feira (19), ele também fazia parte do grupo de risco da Covid-19.

O idoso, morador de Niterói, era diabético e hipertenso e apresentou os primeiros sintomas, como febre, tosse e mialgia, no último dia 11 de março. Ele teve contato com caso confirmado que viajou para o exterior. O material para análise deu entrada no Lacen (Laboratório Central Noel Nutels) nessa quarta e foi confirmado no início da tarde de hoje.

Casos confirmados
Até o momento, o estado do Rio registra 65 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (55), Niterói (7), Barra Mansa (1), Miguel Pereira (1) e Guapimirim (1).

Medidas
Desde a última semana, o Governo do Estado colocou em prática medidas duras para conter o avanço da epidemia. Na manhã da última terça (17), o governador Wilson Witzel decretou, com o objetivo de evitar a propagação do vírus, a situação de emergência pelo Covid-19, com recomendação para limitar o atendimento ao público em bares e restaurantes, redução de horário em shoppings centers, além da suspensão de aulas em escolas públicas e privadas, entre outras medidas.

Ônibus sai da pista em Barra Mansa, RJ

Um ônibus da viação Colitur saiu da pista e parou em uma área de mata às margens da Avenida Getúlio Vargas com a RJ-155 — Engenheiro Francisco Rodovia Saturnino Braga —, altura do bairro Santa Clara, em Barra Mansa, RJ.

A reportagem entrou em contato com a empresa foi informado que representantes estavam no local para acompanhar a remoção do veículo.

O Corpo de Bombeiros informou que não houve vitima. Já o motorista informou que o veiculo teve problemas na direção e perdeu o controle. Ainda não informou que para não causar danos maiores jogou o veiculo em área de pasto.

30 quilos de pasta base de cocaína são apreendidos na Dutra, em Barra Mansa, RJ

Foto: divulgação da PRF
Um carregamento de 30 quilos de pasta base de cocaína foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A droga seria entregue na Zona Oeste do Rio. O flagrante aconteceu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Barra Mansa, Sul Fluminense, na manhã de quinta-feira (19).

Por volta das 8h30, os policiais fiscalizavam veículos na Dutra, quando desconfiaram de um carro que saía da RJ-157 e resolveram abordá-lo. O motorista, de 51 anos, estava bastante nervoso, o que aumentou a desconfiança. Durante a revista, foram encontrados diversos tabletes da droga escondidos num fundo falso do automóvel.

O suspeito, morador de Bangu, contou que entregaria a pasta base de cocaína para um comparsa em Volta Redonda. O destino final do carregamento seria a comunidade da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.

Rio registra a primeira morte por coronavírus

Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura de Miguel Pereira confirmam a primeira morte por coronavírus. A vítima é uma mulher de 63 anos. Idosa, ela apresentava comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid–19. A Secretaria de Saúde esclarece que, sobre o resultado de um caso em investigação de Niterói, o material deu entrada nesta quarta-feira (18/3) no Laboratório Central Noel Nutels e está sendo analisado.

- Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo - lamenta o governador Wilson Witzel.

A mulher, diabética e hipertensa, apresentou sintomas no dia 15/3. Deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia 16, apresentou piora no quadro e veio a óbito na última terça, mesmo dia que o material chegou para a análise do Lacen. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.

- Quero também expressar a minha solidariedade a essa família. Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível - diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.


Casos confirmados

Até quinta–feira (19), o estado do Rio registra 64 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (55), Niterói (6), Barra Mansa (1), Miguel Pereira (1) e Guapimirim (1).


Medidas

Desde a última semana, o Governo do Estado colocou em prática medidas duras para conter o avanço da epidemia. Na manhã da última terça (17), o governador Wilson Witzel decretou, com o objetivo de evitar a propagação do vírus, a situação de emergência pelo Covid-19, com recomendação para limitar o atendimento ao público em bares e restaurantes, redução de horário em shoppings centers, além da suspensão de aulas em escolas públicas e privadas, entre outras medidas.

Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Nova Esperança em Barra Mansa, RJ

Um homem ficou gravemente ferido após sofrer uma tentativa de homicídio no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, RJ. O crime aconteceu por volta dás 18h30 desta quarta-feira, dia 18, na Rua Florianópolis.

Policiais foram acionados, mas quando chegou ao local a vitima já tinha sido socorrida e levada para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a unidade médica, Cleyton da Silva Souza, de 35 anos, foi tingido por três disparos de arma de fogo e foi direto para a sala de cirurgia inconsciente. Ele corre risco de morte.


De acordo com as informações da polícia, Cleyton tem passagens por trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa.