Rádio Acesa FM VR: 2021-01-31

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Policia apreende um espingarda e diversos cartuchos em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais foram averiguar a informação de caça armada ilegal na zona rural, no Sertão dos Hortelãs, em Rio Claro, neste sábado (6), e flagraram um homem com uma espingarda e diversos cartuchos.

Segundo os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, a denúncia informava que havia uma residência onde dois homens costumavam utilizar armas para a caça de animais e até pássaros silvestres. 

De acordo com os agentes, num imóvel, após buscas, foram encontrados 20 cartuchos de calibre 32 e 28 dentro de um galinheiro nos fundos da casa. Quando questionaram o proprietário sobre a existência de arma de fogo, o mesmo levou a equipe até a cozinha, onde em um banco com compartimento falso, encontrava-se uma espingarda calibre 32. 

O caso foi encaminhado a 168ª DP da cidade por não ser apresentado qualquer documentação de posse e porte da arma. O homem responderá pelo crime previsto no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento.

Policiais ambientais flagram construção de banheiros em praia de Paraty

Policiais militares foram acionados para averiguarem construção de banheiros irregulares em uma praia de Paraty, no Sul Fluminense. No local foi constatado haver atividade potencialmente poluidora em São Gonçalinho.

De acordo com os agentes da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, uma denúncia informava que diariamente, três vendedores ambulantes, que não possuíam licença da prefeitura, vinham construindo um banheiro de forma irregular no início da Praia de São Gonçalo, onde o esgoto seria despejado diretamente no mar. 

Os policiais militares foram até a “Trilha da Rosinha” onde encontraram flagraram três pessoas citadas na denúncia, que, ao serem questionadas sobre as documentações para a atividade, não souberam informar.

Diante dos fatos, os ambulantes foram encaminhados à 167ª DP e, durante a apresentação da ocorrência, a autoridade policial informou que a situação de dois deles seria administrativa, direto com a prefeitura, enquanto o outro seria autuado, já que o mesmo possuía uma instalação de energia sem o medidor da concessionária de energia.

Obra irregular em área de preservação permanente no município de Miguel Pereira

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Três mil metros quadrados de área degradada foram encontrados neste sábado (06) em Miguel Pereira, após policiais ambientais terem recebido denúncias sobre extração irregular de árvores.

Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental Serra da Concórdia se deslocaram à Avenida Roberto Silveira, em frente a estação de trem, onde após terem adentrado no terreno, indagaram um funcionário sobre o corte das árvores e as licenças necessárias. 

De acordo com os agentes, o homem informou que no local acontecia a reforma do projeto Praça da Criança e por ser uma obra da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira,  não sabia sobre a obrigatoriedade da documentação. 

Um guarda municipal ambiental de Miguel Pereira apresentou a licença para o corte e poda das árvores, porém, segundo os agentes da 2ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, não foi apresentada a licença ambiental para construção ou reforma referente ao projeto Praça da Criança.

Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, a equipe da UPAm procedeu à 96ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Homem acusado de furto é preso em Itatiaia


Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam, na quinta-feira (04/02), um homem acusado de crime de furto, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Itatiaia.

Os agentes localizaram o autor no bairro Vila Maia, após informações de inteligência e monitoramento. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Detro-RJ realiza dois leilões na segunda-feira (8)

No total, 279 lotes serão oferecidos

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizará dois leilões de veículos na próxima segunda-feira (08/02) e terça-feira (09/02), a partir dás 10 horas.
 
Somados, serão oferecidos 279 lotes. Os lances poderão ser dados de forma on-line e presencial. Para participar eletronicamente, basta acessar o site da Rebocar Leilões (www.rebocarleiloes.com.br). As fotos ilustrativas e descrições dos lotes já podem ser vistas no site. 

As sessões presenciais ocorrerão no depósito de Vargem Grande, na Estrada dos Bandeirantes, 28.137. O uso de máscaras é obrigatório e deverá ser mantido o distanciamento. Também será disponibilizado álcool em gel para os presentes. 

Os interessados em ver os veículos presencialmente podem agendar visita através do WhatsApp (21) 99862-9879 ou pelo e-mail leilao@rebocarremocoes.com.br. É importante lembrar que os veículos arrematados devem ser retirados do depósito no estado em que foram adquiridos. Informações, editais e datas dos próximos leilões estão disponíveis no site do Detro-RJ (www.detro.rj.gov.br/leilao-de-veiculo).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Alto escalão sofre mudanças em Barra Mansa

Adilson Rezende (Secretario da Executiva do SAAE-BM)

A Prefeitura de Barra Mansa informou nesta sexta-feira, 05, sobre a mudança no primeiro escalão da administração municipal. 

O então secretário de Administração, Adilson Rezende, assume a direção executiva do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), em substituição a Fanuel Fernando. 

Gabriel Ramos Resende (Secretário interino de administração)

Na Secretaria de Administração assume interinamente Gabriel Ramos Resende, que já atuava no órgão na função de Gerente de Contratos.

Começa a realocação das linhas férreas em Barra Mansa

Intervenções urbanísticas permitirão maior desenvolvimento ao município
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A primeira fase dos serviços de realocação das linhas férreas no perímetro urbano do município de Barra Mansa está em estado avançado. A intervenção foi acordada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) junto às concessionárias que utilizam os ramais ferroviários, a VLI e a MRS Logística. 

Nesta etapa, as obras são de responsabilidade da VLI.  A expectativa é de que tão logo esta fase do serviço seja concluída, a MRS Logística inicie o puxamento dos trilhos por ela utilizados para o vão central da calha férrea. 
As obras, segundo o secretário de Planejamento Urbano Eros dos Santos, estão sendo realizadas em uma extensão aproximada de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário. “A realocação dos trilhos permitirá a utilização do espaço pela prefeitura para a execução de intervenções urbanísticas indispensáveis ao desenvolvimento da cidade, com a abertura de uma nova via ligando o bairro Estamparia ao Centro e a criação de estacionamento para veículos na área remanescente, o que possibilitará o reordenamento das vagas existentes ao longo das Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite”, enumerou. 

Eros afirmou que Barra Mansa caminha para resolver um problema que afeta o município há mais de 70 anos. “A transferência das manobras de operações ferroviárias do centro da cidade para a localidade de Anísio Brás vai eliminar os transtornos causados no trânsito e também aos pedestres, sem que haja prejuízos operacionais para as empresas concessionárias”.
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A readequação ferroviária é constituída por viadutos e passarelas, com um orçamento total de R$ 94 milhões. Até o momento, já foram executados o viaduto e passarela de Saudade; a passarela da Homero Leite; a passarela da Rua José Magalhães; o viaduto ferroviário; a ponte ferroviária sobre o Rio Barra Mansa; o viaduto Saint Gobain e o pátio Anísio Brás. 

DNIT constrói mais três unidades habitacionais e dois pontos comerciais no Campo do Ferroviário

O DNIT está construindo mais três unidades habitacionais e dois pontos comerciais no Campo do Ferroviário, na Estamparia. A localidade, no todo, abrigará 20 casas, 17 delas já estão prontas e aguardando o aval do Ministério Público para serem entregues aos futuros proprietários. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Algumas famílias que tiveram seus imóveis desapropriados em função das obras do pátio de manobras aguardam pela indenização. Os recursos para o pagamento dessa compensação já foram creditados na Caixa Econômica Federal e também requer a anuência do MP.

Mãe de Luciano Hang morre de complicações da Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Regina Modesti Hang, de 82 anos, mãe do dono da Havan, Luciano Hang, morreu nesta quinta-feira, 4, em São Paulo. A idosa estava internada na UTI do Hospital Sancta Maggiore, no bairro do Morumbi, após contrair covid-19. No fim de janeiro, o empresário bolsonarista afirmou que ela chegou a ficar com 95% do pulmão comprometido.

Nas redes sociais, Hang lamentou a perda da mãe. "A dor de perder uma mãe é inexplicável, é um buraco enorme que se abre no peito, mas logo será preenchido por saudades e boas lembranças dos momentos únicos que compartilhamos juntos", disse Luciano Hang em postagem no Instagram, após agradecer a todos os profissionais que estiveram com Regina nos últimos dias.

Hang também foi infectado
O empresário recebeu alta hospitalar em 20 de janeiro após ser diagnosticado com o novo coronavírus, junto com sua esposa. Ele ficou internado por 10 dias no mesmo hospital em que a mãe esteve.

Em postagem no Instagram, em que apareceu deixando o hospital, Hang celebrou a alta. "A vida é uma só e temos que lutar com todas as forcas para preservá-la. Prefiro pecar pelo excesso do que errar sem ao menos tentar. Hoje o sentimento é de gratidão. Obrigado a todos pelas mensagens de carinho. Voces me emocionam!", escreveu.

Antes, ele havia realizado uma live na rede social, em que contou que permaneceu assintomático.

Ao lado de outros empresários bolsonaristas, Hang tem promovido tratamentos sem comprovação científica como forma de prevenção à covid-19, como o uso da hidroxicloroquina (remédio utilizado no tratamento da malária) e da ivermectina (vermífugo).

O empresário, que tem 3,4 milhões de seguidores apenas no Instagram, também fez postagens críticas à CoronaVac, vacina aprovada no último fim de semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante a live realizada, Hang também afirmou acreditar na eficácia das vacinas contra covid-19, mas voltou a defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da doença.

"Eu sou a favor da vacina, do tratamento… tratamentos, tratamentos", declarou, enquanto segurava uma folha de papel onde se lia "Vacina e tratamentos preventivos e precoce". Os chamados tratamentos preventivos ou tratamentos precoces não têm eficácia comprovada contra o coronavírus.

Quatro bairros de Barra Mansa tem grade de horários de ônibus reformulada

Os coletivos que atendem a linha nos bairros Santa Izabel, São Francisco, Santa Rosa e Rua Ari Parreiras, teve a grade de horário reformulada pela Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa.

A iniciativa faz parte do planejamento da secretaria através de um requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Furlani, e da vereadora Luciana Alves.

O secretário da Pasta, William Pereira informou que o órgão também está analisando a grade de horário que atende o bairro Paraíso de Cima, na Região Leste.

Prefeitura de Barra Mansa inicia vacinação em profissionais de Saúde com mais de 45 anos

Imunização segue normas técnicas do Ministério da Saúde e recomendação do Ministério Público

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Profissionais da saúde com idade acima de 45 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (05). A imunização, realizada pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, aconteceu no Centro de Especialidade Médica (CEM) e foi direcionado para enfermeiros, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos de área hospitalar, odontólogos, ASB e THD, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, de laboratórios e de imagem da rede particular. 

Para tomar a dose, os profissionais precisaram comprovar que estão ativos em suas áreas de atuação e que possuem residência no município. A imunização segue normas técnicas do Ministério da Saúde e recomendação do Ministério Público. 

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, a faixa etária está sendo estendida gradativamente para garantir a proteção dos profissionais da saúde que estão mais expostos ao vírus. “Hoje abrimos a vacinação para este grupo com idade acima de 45 anos e que atuam na linha de frente. O cronograma foi elaborado com muito planejamento, cautela e organização. Estamos priorizando esses profissionais porque constatamos que os casos da doença na região estão acontecendo em pessoas a partir de 50 anos. Já imunizamos uma grande porcentagem dos nossos profissionais da rede pública de saúde e por isso abrimos essa nova etapa, seguindo a recomendação do Ministério Público”. 

A dentista Tatiana Falcão recebeu a dose e elogiou a iniciativa da prefeitura. “É importante ampliar a vacinação porque corremos riscos também, principalmente nós dentistas, pois o spray do jato que usamos é muito forte e o risco de contaminação é muito grande. Fiquei muito satisfeita em tomar, o atendimento foi ótimo, rápido e com cuidado na aplicação da vacina”.

Carro tomba na Dutra, em Barra Mansa

Foto: PRF
Um carro colidiu com a mureta central na Rodovia Presidente Dutra, por volta dás 15h20 desta sexta-feira (5), na altura do km 263 da BR-116, no sentido São Paulo, em Barra Mansa, RJ.

A PRF informou que o condutor de uma caminhonete perdeu o controle do veículo e tombou após colidir com mureta central. Uma carreta que seguia logo atrás, freou bruscamente para evitar a colisão e acabou dando "L", ficando imobilizada sobre a faixa da esquerda.

Apesar do acidente, ninguém se feriu. Os condutores foram orientados a preencherem o DAT (Declaração de Acidente de Trânsito).

Na hora do acidente chovia no local.

Polícia ambiental flagra área desmatada em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental Juatinga estiveram na manhã desta sexta-feira (05) em Angra dos Reis, na costa verde, averiguando denúncia de desmatamento no interior de uma área de preservação permanente.

A denúncia informa que na Serra d’água, próximo a uma antiga fábrica de gelo, vinha ocorrendo o desmatamento com auxílio de máquinas retroescavadeiras. Quando os agentes da 4ª UPAm chegaram à Rua Projetada, constataram a existência de uma área com 1500 metros quadrados com corte de 10 árvores de médio porte e abertura de uma estrada de 10 metros de comprimento por três de largura, às margens do Rio Jurumirim, caracterizando assim uma área de preservação. 

Os policiais realizaram buscas no entorno a fim de identificar o responsável pelo ilícito ambiental, mas ninguém foi encontrado. Ainda segundo os agentes, nenhuma placa indicativa de licenciamento foi localizada e com base no artigo 39 da lei de crimes ambientais, procederam à 166ª DP para o registro da ocorrência.

Ex-prefeito de Itatiaia está internado em estado grave com a Covid-19

O ex-prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre, está internado em estado grave com a Covid-19. A família informou que foi internado no Hospital Municipal de Itatiaia, no último dia 31, com sintomas de pneumonia, mas seu estado de saúde piorou no dia seguinte e teve de ser transferido para o Hospital Regional Dra. Zilda Arms, em Volta Redonda, nesta terça-feira, dia 2. 

Ainda de acordo com familiares, o ex-prefeito sofreu um infarto durante a internação e segue intubado.

Jair Alexandre foi prefeito de Itatiaia por dois mandatos: de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008.

Mulher é morta após deixar posto de trabalho em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma mulher foi morta a tiros no final da noite desta quinta-feira (4) em Itatiaia, RJ. O caso aconteceu na Avenida Três Cachoeiras, no distrito de Penedo.

A PM informou que Cristiane Aparecida do Nascimento, de 36 anos, tinha acabado de sair do restaurante onde trabalhava, por volta das 23h45, quando foi alvejada e atingida por vários tiros após ir em direção ao seu veículo.

O caso foi encaminhado a 99ª DP de Itatiaia. Após os trabalhos da pericia corpo foi removido ao IML de Resende, cidade vizinha, pelo Corpo de Bombeiros.

Até a publicação da reportagem a policia não tinha informação do autor e nem a motivação do crime.

Covid-19: Barra Mansa inicia vacinação exclusiva para idosos acima de 90 anos neste sábado

Ação acontece em sistema drive thru no pátio da prefeitura


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, iniciará neste sábado (06) a vacinação para idosos com mais de 90 anos e que residem no município. A ação acontecerá em sistema drive thru, aquele onde a pessoa é atendida no próprio carro, das 8h às 13h, no pátio da prefeitura. A estimativa é que sejam vacinadas 450 pessoas. 

Para ser imunizado, o idoso precisa ter nascido até 1930 e acompanhado de uma pessoa saudável. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro. Não serão atendidos idosos que vierem a pé. 

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, falou sobre a ação. “Dando continuidade à nossa vacinação, sempre em cima de notas técnicas do Ministério da Saúde e a recomendação do Ministério Público, que menciona a vacinação dos idosos com as novas doses, vamos começar a imunização dos idosos com idade a partir de 90 anos. Será no modelo drive thru porque temos ótimas experiências com esse sistema, além de oferecer mais conforto, agilidade e segurança. Vamos disponibilizar ambulâncias em casos de ocorrências e teremos a UPA ao lado”, disse Dr. Sérgio, acrescentando que conforme o Ministério da Saúde for disponibilizando novas doses, os grupos de outras faixas etárias também serão vacinados, até que todos sejam imunizados.

Aqueles com mais de 90 anos e que não tiverem condições de comparecer ao drive thru, deverão ir ao Centro de Especialidade Médica (CEM), na segunda-feira (8), a partir das 14h. 

Profissionais de Saúde com mais de 45 anos começam a ser imunizados nesta sexta-feira 

A Secretaria de Saúde começa a disponibilizar nesta sexta-feira (05) a vacinação para os profissionais de saúde com mais de 45 anos e que fazem parte do seguinte grupo: enfermeiros, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos de área hospitalar, odontólogos, ASB e THD, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, de laboratórios e de imagem. A ação acontece no Centro de Especialidade Médica (CEM), das 14h às 20h. 

Todos os profissionais deverão estar munidos de documentação de registro do conselho ativo, comprovante de residência nominal do município, documento com foto e declaração do local de serviço comprovando a plena atividade. Caso seja autônomo, será necessário assinar uma autodeclaração. 

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, frisou que somente os profissionais de saúde ativos é que estão recebendo as doses. “Nós já vacinamos aqueles profissionais que estavam ligados diretamente à linha de frente no combate à Covid-19. Também já vacinamos os colegas na ativa, acima de 60 anos, mas que atendem ambulatorialmente. Agora estamos dando seguimento para outros setores que correm risco de contaminação e que atuam com o público. Escolhemos a faixa etária dos 45 anos porque são pessoas que já apresentam comorbidades e que começam a ter agravamentos em casos da doença. Estamos fazendo isso com muita cautela, rigor e planejamento, para que não falte vacinas para outros públicos e profissionais”.

O CEM fica na Rua Luis Ponce, nº 213, no Centro.

Volta Redonda detalha número de mortos pela Covid-19 acumulados no final de 2020 e início de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde teve de aguardar janeiro acabar para poder conseguir detalhar a relação de óbitos pela Covid-19 divulgada ao longo do primeiro mês do ano, quando foram descobertas mortes acumuladas de 2020 dentro do sistema oficial que orienta sobre o quadro epidemiológico na cidade. Ao longo de janeiro, já foram divulgadas 100 mortes, sendo que 52 delas ocorreram efetivamente dentro do mês e outras 48 são relacionadas ao ano passado. Mais que isso: das 48 mortes encontradas represadas no sistema, 41 ocorreram em dezembro e outras sete em meses anteriores.

O coordenador de Vigilância em Saúde da prefeitura, Carlos Vasconcellos, disse que o que mais vale para as autoridades em saúde não é a data da divulgação do óbito, mas sim quando ele ocorreu de fato. A partir daí, calcula-se a data aproximada da infecção e são traçadas as estratégias de combate ao vírus.

“As pessoas criaram um hábito de se aterem a data da divulgação do óbito, mas a questão é muito mais ampla e técnica. Quem puder, deveria ver a planilha técnica da Secretaria de Estado de Saúde. Lá estão os dados do paciente desde que ele diz ter sentido os primeiros sintomas. Por essa tabela, calcula-se o tempo em que ocorreu a infecção. Aguardamos o mês passar para informar tecnicamente o que aconteceu entre dezembro e janeiro”, afirmou.

O médico afirmou que é uma obrigação do município atualizar estes dados e afirmou que a alta de mortes entre dezembro e janeiro se deve principalmente às festas de final de ano. Segundo ele, uma pessoa infectada leva certo tempo para desenvolver os primeiros sintomas e uma vez internados o paciente costuma (pelas características da doença) ficar semanas internado. Ou seja, o alto número de óbitos em dezembro se deve muito ao que aconteceu em novembro, da mesma forma que os dados de janeiro são reflexos de dezembro.

“As mortes causadas pela Covid-19 registradas em um mês, em geral se devem à contaminação ocorrida no mês anterior. Então, o que temos de dados sobre dezembro e janeiro são consequências de meses imediatamente anteriores. Essa alta é um fenômeno quase mundial, devido às festas de fim de ano, quando as pessoas foram mais para as ruas, se descuidaram mais. Por isso a importância do cuidado permanente”, disse ele.

Vasconcellos explicou que houve um hiato na alimentação destes dados a partir do meio de dezembro em Volta Redonda, o que gerou o descompasso e a necessidade da atualização ao longo de janeiro.

“Não estamos aqui acusando, culpando e nem discutindo o que pode ter acontecido. Entramos, achamos os dados e alimentamos o sistema. Tudo de forma oficial, planilhado e nos sites oficiais que tratam da epidemia”, destacou.

Parque Aquático abre renovação de exame médico para utilização das piscinas

Local será reaberto no próximo fim de semana, das 8h às 17h, seguindo protocolo de prevenção à Covid-19

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), abrirá nesta sexta-feira, dia 5, das 8h às 11h, a renovação de exame médico para utilização das piscinas aos usuários já cadastrados. Até quarta-feira, dia 10, o Parque Aquático estará renovando o cadastro.

O atendimento será por ordem de chegada com limite de 100 renovações diárias. Na segunda e terça-feira, dias 08 e 09, o horário é das 15h às 17h e na quarta, das 8h às 11h, e das 15h às 17h.

O Parque Aquático será reaberto no próximo fim de semana, dias 13 e 14, das 8h às 17h, seguindo o protocolo preventivo das medidas de combate à Covid-19 estabelecidas no novo Decreto Municipal.

Na entrada do local será aferida a temperatura corporal dos usuários e a disponibilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos. O Parque funcionará com 50% de sua capacidade conforme as determinações sanitárias.
A Smel informou ainda que o Parque Aquático Municipal estará aberto nos próximos fins de semana. Quem ainda não for usuário do local, poderá fazer o cadastro na secretaria do parque de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.

Homem é enquadrado por agredir a mãe com água quente em Barra Mansa

Um homem de 36 anos foi preso por agredir a própria mãe com água quente, em Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu neste quinta-feira (4), no bairro Vila Principal.

A mulher foi socorrida e levada a UPA da cidade. Ela recebeu atendimento e teve alta. 

A unidade médica informou que o caso não era grave. A vitima foi atingida na barriga.

A polícia foi em busca do acusado e o prendeu na Rua Jair de Almeida. Ele foi levado para a 90ª DP, onde ficou preso e encaminhado ao sistema prisional.

A vitima foi levada ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli, em Três Poços, Volta Redonda - cidade vizinha - para realizar o exame de copo delito e obter o laudo da lesão.

A ocorrência foi registrada em sede policial.

Estabelecimento comercial é arrombado em Barra Mansa

Policiais militares foram acionados para comparecerem à um estabelecimento comercial, na Avenida Três de Outubro, em Jardim Boa Vista, para averiguarem um arrombamento. No local foi aguardado a presença do proprietário que informou aos agentes que iria levar o caso para ser registrado na 90 DP de Barra Mansa.

Um funcionário de serviço de monitoramento também esteve no local e ficou de levantar as imagens de câmera de segurança para levantar o que tinha sido levado da loja.

Itatiaia terá nova eleição para prefeito em 11 de abril

Uso de máscara será obrigatório para votar e não haverá identificação biométrica

O TRE-RJ aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (4), resolução com o calendário das eleições suplementares para prefeito e vice do município de Itatiaia, no Sul Fluminense, marcada para 11 de abril. Estão aptos a votar os eleitores que possuí domicílio eleitoral no município em 11 de novembro de 2020. Assim como no pleito de 2020, a identificação biométrica não será utilizada e o uso de máscaras de proteção nas seções eleitorais será obrigatório.

A partir de 5 de março, último dia para apresentar o registro de candidatura, a 198ª Zona Eleitoral (Itatiaia) funcionará em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de março. Os eleitos no dia 11 de abril exercerão mandato até o dia 31 de dezembro de 2024.

A Resolução 1.162/2021 será publicada do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) com as demais datas e regras do processo eleitoral suplementar, como prazos para impugnações, julgamento de reclamações e direito de resposta, recursos e prestações de contas. Os eleitos que tiverem as contas de campanha aprovadas devem ser diplomados até o dia 3 de maio. A posse dos eleitos é uma atribuição da Câmara Municipal.

Os pleitos suplementares acontecem por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou indeferido os registro do candidato que havia obtido maioria de votos nas últimas eleições municipais em 2020. Com candidatura sub judice, o prefeito eleito não chegou a ser diplomado, apesar dos resultados nas urnas.

PT contesta transformação de faculdade de São Bernardo do Campo em empresa pública

Entre outros pontos, o partido alega que a medida causará prejuízos financeiros ao município


O Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 782, contra dispositivos da Lei municipal 6.949/2020 de São Bernardo do Campo (SP), que transforma a Faculdade de Direito da cidade, antes uma autarquia municipal, em empresa pública. A relatora da ação é a ministra Rosa Weber.

A legenda aponta que as receitas da faculdade, superavitária e cuja fonte de arrecadação era a mensalidade paga por seus alunos, passaram a pertencer aos cofres do município. Alega, também, que, de acordo com a Constituição Federal (inciso XIX do artigo 37), apenas lei específica poderá prever a criação e a extinção de autarquias e a autorização da empresa pública, ficando a cargo da lei complementar a definição de suas áreas de atuação, mas essa norma nunca foi editada.

Para o partido, a lei municipal também viola o princípio constitucional da autonomia universitária e poderá, ainda, trazer duplo prejuízo financeiro, com a perda da renda oriunda das mensalidades e o não recebimento de mais de R$ 50 milhões devidos pelo município à faculdade, em ação popular ainda em curso.

PGR questiona pensão a dependentes de prefeitos e vice-prefeitos falecidos durante mandato em Mucuri (ES)

Segundo Augusto Aras, as leis do Município de Mucurici (ES) são incompatíveis com a Constituição Federal

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 783, no Supremo Tribunal Federal (STF), em que questiona leis do Município de Mucurici (ES) que concedem pensão vitalícia a dependentes de prefeitos e vice-prefeitos falecidos no exercício do mandato. A ação foi distribuída ao ministro Dias Toffoli.

A pensão foi instituída em 1977 e reajustada por duas leis subsequentes. Embora anteriores à Constituição Federal de 1988, as leis continuam válidas e produzindo efeitos, conforme informado pelo prefeito municipal à PGR.

Segundo Aras, as normas municipais violam o princípios como o republicano, da igualdade, da moralidade e da impessoalidade e, ainda, o parágrafo 13 do artigo 40 da Constituição Federal, que submete todos os ocupantes de cargos temporários, inclusive cargos eletivos em comissão, ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O procurador-geral cita precedente do Supremo (RE 638307), julgado sob a sistemática da repercussão geral, em que a Corte firmou entendimento de que é incompatível com a Constituição Federal lei municipal que verse sobre o recebimento mensal e vitalício de parcela pecuniária por ex-vereador e a consequente pensão em caso de morte, por ser contrária “ao princípio da igualdade, consectário lógico e necessário da adoção do regime republicano”.

Jovem é conduzido ao hospital após surtar em Barra Mansa

Um jovem de 18 anos foi contido e hospitalizado ontem após um surto, no bairro Santa Rosa.

A equipe do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve na Rua da Imprensa para apoiar o Corpo de Bombeiros. O rapaz estava em um apartamento em comportamento agressivo, quebrando as janelas do imóvel e gritando. Ele também estava ensanguentado. Os agentes entraram no apartamento e o homem enfurecido estava em posse de uma barra de ferro e uma espada.

Ele foi contido e levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a Santa Casa, onde até a publicação desta reportagem recebia atendimento médico.

Preso acusado de espancar a companheira em Porto Real

Policiais civis na 100ª DP (Porto Real-Quatis) prenderam, nessa terça-feira (02/02), um homem acusado de lesão corporal na forma da lei Maria da Penha. Ele foi capturado no bairro de Colinas, em Porto Real, após monitoramento do Setor de Inteligência.

Contra ele foi cumprido mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça. O autor espancou a companheira em janeiro deste ano. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Polícia Civil prende traficante foragido em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí), em ação conjunta com policiais militares, prenderam um homem condenado pela Justiça por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

A prisão ocorreu no bairro Química. Além dos crimes pelos quais foi condenado, c criminoso possui antecedentes policiais por ameaça, lesão corporal, porte de droga, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.

A prisão é resultado de uma força-tarefa realizada na cidade a fim de prender pessoas ligadas a organizações criminosas que são responsáveis pela onda de homicídios ocorridos em Barra do Piraí em 2020.

Mulher e homem são presos em Santa Rita da Dutra em Barra Mansa

Policiais civis da 90ª DP (Barra Mansa) prenderam, nesta quarta-feira (03/02), uma mulher acusada de associação para o tráfico de drogas. Ela foi capturada no bairro Santa Rita da Dutra, no município Barra Mansa, após monitoramento do setor de inteligência.

Segundo os agentes, contra a acusada foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Ela foi encaminhada ao sistema prisional.

Em outra ação, a equipe da 90ª DP prendeu um homem acusado de associação para o tráfico de drogas. Ele foi capturado no bairro Belmonte, em Volta Redonda, após monitoramento do setor de inteligência.

Contra o acusado foi cumprido mandado de prisão pela Justiça de Barra Mansa. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Corpo de homem encontrado com marcas de tiros no interior da CSN segue no IML sem identificação

Ainda não foi identificado o corpo do homem, com marcas de tiros, encontrado na noite de quarta-feira, dia 3, no interior da Usina Presidente Vargas (UPV, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. Até a publicação da reportagem, não tinha sido identificado o corpo do homem que usava tornozeleira eletrônica e não era funcionário da empresa.

Foi apurado até o momento que um funcionário teria encontrado o cadáver em um vagão coberto de escória oriundo da cidade de Itaguaí, com o rosto desfigurado e com várias marcas de tiros. O corpo foi removido para o IML e o caso registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP).

Por meio da Assessoria de Imprensa, a CSN informou que acionou as autoridades competentes tão logo foi identificado o corpo durante o procedimento de descarregamento de um vagão de carvão mineral, na noite de quarta-feira, dia 3, na UPV. A empresa informou ainda que está colaborando com as investigações.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Bispo e esposa tem passaportes diplomáticos suspensos pela Justiça

O juiz Sérgio Bocayuva Tavares de Oliveira Dias, da 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, suspendeu os passaportes diplomáticos do bispo Edir Macedo e da sua esposa, Ester. Ele argumentou que para concessão de passaporte diplomático, é preciso motivar a decisão, explicando a relação feita entre as atividades dos beneficiários com o critério adotado pelo Ministério de Relações Exteriores.

A decisão se deu em ação popular movida pelo advogado Roniele de Oliveira Silva, julgada em conjunto com outras três ações populares semelhantes. Ele alegou que o bispo e sua esposa não teriam atuação de interesse do país por serem apenas líderes religiosos e que o Ministério de Relações Exteriores não fundamentou o ato de concessão dos passaportes.

A União alegou que é um ato discricionário do ministro de Relações Exteriores conceder o passaporte diplomático e, assim, não caberia ao Judiciário substituir a avaliação sobre o documento. Já o casal defendeu que suas atividades de assistência humanitária no exterior, em vários países, atendem aos interesses do Brasil.

O magistrado afirmou, no entanto, que o fato de ser uma avaliação discricionária não dá direito ao ministro de conceder os passaportes sem fundamentação. No caso dos autos, Dias não identificou qualquer explicação sobre quais atividades de interesse do país seriam desenvolvidas por Macedo e sua esposa.

"Essa falta de explicação talvez tenha relação com a visão defendida pelos réus de que, sendo identificada a discricionariedade, como, de fato, se identifica, o Judiciário já deveria encontrar razão suficiente para admitir a validade do ato administrativo. Essa premissa é equivocada, pois a validade do exercício da prerrogativa discricionária é, exatamente, um potencial de exigência de fundamentação, para que seja possível compreender as razões que levam a administração a praticar um ato que lhe dá margem de escolhas", disse.

De acordo com o juiz, o fato de ser líder religioso não basta para a concessão do documento: "A concessão do documento não é vedada em favor dos réus por serem membros ou líderes de entidades religiosas. Para isso, é preciso motivar a decisão. Só assim é possível compreender, de maneira republicana, responsável, o exercício da prerrogativa administrativa".

Esse déficit motivacional, na visão do magistrado, deixa margem para que a concessão do documento seja feita sem critério, ou que, a partir dessa prática, sem qualquer explicação, o deferimento do benefício possa ser utilizado politicamente.

"Faltando a mínima exposição de razões administrativas, justamente quando se concede tratamento especial a algumas pessoas, o ato é nulo, pois a legislação exige motivação, e a falta de justificativa é indício de desvio de finalidade", finalizou.

Homens suspeitos de homicídio em Volta Redonda são presos nesta quinta

93ª DP - Volta Redonda

Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta quinta-feira (04/02), dois homens acusados de homicídio. Um foi capturado no bairro Voldac, município de Volta Redonda, e o outro no bairro Califórnia, município de Barra do Piraí, após monitoramento do Setor de Inteligência.

Contra os acusados foram cumpridos mandados de prisão temporária, expedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Volta Redonda. Os acusados, na companhia de mais um comparsa, mataram Alessandro Pereira dos Santos, de 43 anos, em sete de junho de 2020, no bairro Volta Grande, em Volta Redonda.

Segundo os policiais, a motivação do crime foi devido ao fato de a vítima ter mostrado o pênis para uma criança, em seguida um dos presos iniciou uma discussão com ela, entrando em luta corporal e, em seguida, a vítima foi executada com diversos tiros.

Homem é encontrado morto em residência, em Volta Redonda


O corpo de um homem foi encontrado no quarto de uma residência no bairro Vila Mury, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu nesta quinta-feira (4).

A PM foi acionada para ir ao local a pedido do pai de Leonardo Felipe  Lacerda de Oliveira, de 26 anos, que relatou encontrar o filho sem reação ao lado da cama.

A perícia foi acionada e o corpo liberado para a remoção ao IML da cidade.

Polícia Civil apreende adolescente acusado de furto qualificado em Itatiaia

Policiais da 99ª DP (Itatiaia) apreenderam nesta segunda-feira (01/02) um adolescente acusado por fato análogo ao crime de furto qualificado. Ele foi encontrado por policiais nas proximidades de um campo de futebol na localidade conhecida como Marrocos. Contra o menor havia um mandado de busca e apreensão. O adolescente foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude.

TSE anula inelegibilidade de Eduardo Paes e Pedro Paulo Teixeira

Eles haviam sido condenados pela prática de abuso do poder econômico e político e conduta vedada a agente público nas Eleições de 2016


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou, na sessão plenária desta terça-feira (2), decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que, em 2017, reverteu sentença de primeiro grau e condenou o então ex-prefeito Eduardo Paes e o então candidato à Prefeitura carioca Pedro Paulo Carvalho Teixeira à pena de inelegibilidade por oito anos pela prática de abuso do poder econômico e político e conduta vedada a agente público nas Eleições de 2016.

Por unanimidade, o Colegiado acompanhou o entendimento do relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, pelo provimento dos recursos e a consequente improcedência da decisão do Regional. A Corte fluminense entendeu que a campanha de Pedro Paulo cometeu fato grave ao anexar ao seu pedido de registro de candidatura a prefeito do Rio um plano de governo baseado nos pilares do planejamento estratégico "Visão Rio 500", lançado na gestão municipal de Eduardo Paes.

Em minucioso voto de 40 páginas, o relator ressaltou a fragilidade das provas contidas nos autos e o suposto uso eleitoreiro do referido planejamento para favorecer o candidato nas Eleições de 2016. Para ele, não ficou comprovada ou demonstrada nos autos a gravidade da conduta, o efetivo benefício ao candidato ou o uso indevido do cargo ou de recursos.

Luis Felipe Salomão ressaltou em sua decisão que a imposição de inelegibilidade por oito anos se mostrou totalmente descabida, uma vez que o planejamento estratégico "Visão Rio 500" era público e acessível a qualquer cidadão pela internet, inclusive por outros pré-candidatos, que também poderiam incorporá-lo às suas propostas de governo ou mesmo tecer críticas a seu respeito.

O relator também salientou que o fato de o estudo sobre o planejamento estratégico ter sido feito na gestão de Eduardo Paes é irrelevante, já que o estudo estava acessível a qualquer pessoa.

Notícia-crime é protocolada na PGR contra Bolsonaro por gastos com alimentos

Os fatos se referem à compra de leite condensado, iogurte natural, refrigerantes e chicletes pelo Poder Executivo Federal em 2020

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, notícia-crime protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, por suposto desvio de recursos públicos relativos aos gastos de R$ 1,8 bilhão em alimentos pelo Executivo em 2020. Como compete ao procurador-geral da República investigar e propor eventual ação penal por crime comum atribuído ao presidente da República, caberá a Aras a adoção das medidas que entender necessárias para a elucidação dos fatos.

Recursos públicos


Na Petição (Pet) 9404, o PDT narra que reportagem veiculada na imprensa, com base nos dados dispostos no Painel de Compras atualizado pelo Ministério da Economia, revelou a aplicação de significativa soma de dinheiro público na compra de produtos alimentícios supérfluos. Os gastos seriam desproporcionais à natureza dos produtos e à quantidade de pessoas que porventura os consumiriam. Diante disso, sustenta que os fatos devem ser objeto de investigação, para que se verifique a ocorrência de superfaturamento ou condutas corruptivas.

Para a legenda, o caso é de possível ocorrência do delito de peculato (artigo 312 do Código Penal). Isso porque, a seu ver, há fartos indícios de que o presidente da República teria desviado recursos públicos, em benefício próprio ou alheio, com a aquisição desmedida de itens como leite condensado, iogurte natural, refrigerantes e chicletes, sem a demonstração da necessidade das compras. O PDT ressalta, ainda, que o valor gasto é 20% superior ao do ano anterior.

De acordo com a argumentação, ao direcionar e permitir gastos exorbitantes com esses itens alimentícios, em vez de destinar as quantias ao combate e à prevenção à Covid-19, Bolsonaro teria incorrido, também, no delito de prevaricação (artigo 319 do Código Penal).

Estabelecimento é invadido em Barra Mansa

Um estabelecimento foi invadido na madrugada desta quarta-feira (3) na Rua Benedita Helena de Lima, em Barra Mansa, RJ.

A PM informou que patrulhamento pode observar dois elementos em atitude suspeita e que ao perceber a presença dos agentes tentaram fugir, mas foram detidos. Dentro do estabelecimento um terceiro suspeito foi visto tentando se esconder.

O proprietário foi acionado e o caso encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa, onde foram ouvidos e todos liberados.

Pedágio na BR-393 é reajustado a partir de sexta-feira (5)


A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicou a Deliberação nº 35 na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021, em que aprova o Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio – TBP da Rodovia do Aço.

Com a Deliberação, e com efeito econômico-financeiro a partir da data-base de reequilíbrio contratual de 5 de março de 2020, a tarifa reajustada, após arredondamento, para a categoria de veículo 1, cai dos atuais R$ 7,00 para R$ 6,20.

Os novos valores passam a valer a partir a partir de zero hora do dia 05 de fevereiro de 2021, nas praças de pedágio P1, em Sapucaia/RJ, P2, em Paraíba do Sul/RJ e P3, em Barra do Pirai/RJ.

A Rodovia está sob concessão da Concessionária K-Infra, que administra e explora 200,4 quilômetros de extensão da BR 393/RJ, da divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro ao entroncamento com a BR-116 (Via Dutra), em Volta Redonda, na região Sul Fluminense.

O contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi assinado em 26 de março de 2008, pelo prazo de 25 anos.

O trecho sob concessão engloba oito municípios: Além Paraíba (MG), Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Volta Redonda (RJ). A população total é de 600 mil pessoas.

Vídeo: homem força porta até quebrar e entra em loja em Barra Mansa

Um vídeo mostra a ação de homem contra uma loja em Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (3), na Avenida Joaquim Leite, no centro da cidade.

Nas imagens é possível ver o suspeito forçar a porta de vidro até quebrar e entra para pratica de furtos na loja de Roupas Absoluta. 

O proprietário do estabelecimento informou a polícia que foram levados aproximadamente mil reais em mercadoria e R$ 2.000,00 reais em espécie.

A vitima foi conduzida a 90ª DP de Barra Mansa o registro da ocorrência.

Até a publicação desta reportagem não havia informação da identificação do autor e nem a sua prisão.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Corpo de Bombeiros RJ inicia postagem da Taxa de Incêndio 2021

Contribuinte que quiser antecipar pagamento pode imprimir boleto no site

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia, em fevereiro, a postagem dos boletos da taxa de incêndio 2021. Os vencimentos referentes ao exercício de 2020 estão agendados entre os dias 15 e 19 de março. Os valores do tributo variam entre R$ 33,41  (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 2.004,51 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados). As cobranças serão enviadas pelos Correios.

O contribuinte que quiser se antecipar pode consultar o site do Funesbom (http://www.funesbom.rj.gov.br/) e já imprimir o boleto. Basta ter em mãos o N° CBMERJ ou o número de inscrição predial do carnê do IPTU e, em seguida, informar o município para localizar o imóvel.  Essa alternativa também é válida caso a pessoa não receba sua taxa até 5 dias antes do vencimento.

Recursos

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional de materiais e viaturas de prevenção e combate a incêndios, socorro e emergência em vias públicas, busca e salvamento terrestre, aéreo e marítimo, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população.

Isenção

Conforme prevê a legislação vigente, ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até 5 (cinco) salários mínimos; além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção, porém, não é automática. O beneficiário precisa apresentar a documentação necessária que comprove os requisitos acima estabelecidos em um dos 63 postos de atendimento do Funesbom.

Covid-19: Volta Redonda recebe mais 3.320 doses da CoronaVac; segunda etapa de vacinação começa no dia 9

Imunizante é para reforço da primeira remessa disponibilizada às prefeituras em janeiro e para profissionais da Saúde que ainda não receberam a vacina

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A cidade de Volta Redonda recebeu nesta quarta-feira (3) mais 3.320 doses da CoronaVac. A vacina contra o novo coronavírus chegou por volta das 8h50, na sede do Batalhão da Polícia Militar (28º BPM), e foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O imunizante será utilizado no reforço da primeira dose disponibilizada às prefeituras no dia 19 de janeiro e também para profissionais da Saúde que ainda não se vacinaram. A segunda etapa deve começar no dia 9 de fevereiro; garantindo que o esquema vacinal seja concluído no intervalo de 21 dias – prazo recomendado para que ocorra a completa imunização. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que já planejou a vacinação da população idosa da cidade e que ela deve acontecer assim que mais doses forem disponibilizadas pela SES.

Mais de 3,5 mil pessoas já foram vacinadas em Volta Redonda. Os alvos da segunda remessa da CoronaVac serão os mesmos que receberam o medicamento no início da campanha de imunização. São eles: profissionais da Saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus; idosos residentes em asilos ou abrigos; pessoas com deficiência que vivem em casas terapêuticas e trabalhadores dessas instituições. A aplicação será no mesmo local da primeira dose. Vale lembrar que 880 doses dessa segunda remessa serão destinadas aos profissionais da Saúde que ainda não foram vacinados.

Agendamento
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda, que recebeu 1.743 solicitações de agendamento para vacinação através de um cadastro aberto pela internet para profissionais do setor que ainda não receberam o imunizante – com prioridade para os mais idosos. Neste agendamento eles puderam escolher data e unidade de saúde em que seriam vacinados. A pasta destaca que está entrando em contato com os que realizaram o cadastro para confirmação da vacinação. Pessoas que não puderam ser agendadas ou não se inscreveram receberão novas orientações.

Barra Mansa contabiliza danos por queda de forte chuva na cidade

Ano Bom, Centro, Vila Coringa, Vila Orlandélia e Vista Alegre foram os bairros afetados

A Prefeitura de Barra Mansa vem atuando para reparar os estragos causados pelas chuvas que atingiram o município na noite desta terça-feira (02). Segundo levantamento da Defesa Civil, foram registrados 84 milímetros de volume pluvial entre o período de 17h30 e 20h. Os bairros atingidos foram Ano Bom, Centro, Vila Coringa, Vila Orlandélia e Vista Alegre. 

Na manhã desta quarta-feira (03), equipes da Secretaria de Manutenção Urbana e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) percorreram as áreas atingidas, realizando o recolhimento de árvores e limpeza dos locais. 

No Ano Bom houve a queda parcial de uma residência não habitada na Rua Aldrovando de Oliveira. Mais duas casas foram atingidas por uma árvore na Rua São José, na Vila Coringa, causando o comprometimento do fornecimento de energia elétrica. A Light esteve no local, restabelecendo o serviço. Não houve vítimas nos dois casos. 
Na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, houve queda de várias árvores, causando a interrupção parcial do abastecimento de energia elétrica. A Rua Leonídia Reis, na Vista Alegre, também foi afetada. Já a Rua Francisco Alves, na Vila Orlandélia, foi atingida por uma enxurrada decorrente do alto índice pluvial, sem danos aos moradores. 

O coordenador da Defesa Civil Jonas Rodrigues falou sobre o saldo da chuva. “O volume pluvial que atingiu Barra Mansa na noite de ontem foi grande, mas não afetou o nível do Rio Paraíba. Mesmo com ocorrências em cinco bairros, não tivemos vítimas. Estamos sempre em alerta para atender a população”.

Saae-BM realiza prova prática de concurso público neste fim de semana

Dentre as vagas concorridas, serão destinadas cinco para agente de saneamento e 27 para auxiliar de serviços gerais

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) irá realizar neste final de semana, dias 6 e 7, a segunda etapa do concurso público para as vagas de agente de saneamento e auxiliar de serviços gerais. Os candidatos passarão por avaliações práticas relacionadas aos serviços prestados pela autarquia.

As provas ocorrerão na Escola Municipal Santo Antônio, no bairro Colônia. No sábado, a avaliação iniciará às 14h. Já no domingo, serão destinados dois horários para o teste. No período da manhã, os candidatos convocados deverão entrar às 8h30 e na parte da tarde às 13h30.

Dentre os temas abordados estão serviços de manutenção de rede de água, conhecimento de equipamentos e ferramentas, transporte e carga de materiais diversos. Serão necessários no mínimo cinquenta pontos para a aprovação do candidato.

De acordo com o presidente da comissão do concurso, Isaías Gomide, a prova seguirá as normas de segurança impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de evitar a propagação do coronavirus. “O candidato deverá utilizar máscara de proteção durante o período da avaliação e também portar álcool em gel para seu uso pessoal. Além disso, o Saae estará realizando um trabalho de sanitização do local, antes e depois da prova”, afirmou.

Pinheiral registra mais dois casos de mortes pela Covid-19

O número de mortes pela Covid-19 em Pinheiral vem aumentando nas últimas semanas. Nesta quarta-feira (03/02) mais dois casos foram registrados e agora a cidade tem 33 óbitos pela doença, duas mulheres, uma de 86 anos que era portadora de doença respiratória crônica e estava internada no município e uma de 91 anos que era portadora de diabetes e doença cardíaca crônica e estava internada fora do município. 

Na cidade são 1691 casos confirmados (1625 curas, 33 óbitos, 30 em isolamento domiciliar e 3 internados fora do município). Aguardam resultado 48 pessoas em isolamento domiciliar. Até agora 3096 casos foram descartados.

Morre da Covid-19 o pastor e ex-deputado Edino Fonseca

Faleceu na tarde desta quarta-feira (3),da Covid-19, o pastor e ex-depurado Edino Fonseca. Edino, que tinha 75 anos, foi deputado estadual por três mandatos consecutivos.

Pastor da Assembleia de Deus, Edino também foi o autor de leis como a 5.273/08, que obriga que empresas de TV por assinatura disponibilizem um canal telefônico gratuito para o contato com seus clientes. O presidente da Casa, André Ceciliano (PT), solicitou um minuto de silêncio, durante a sessão desta quarta, para homenagear o ex-parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lamentou a morte do ex-deputado.

Morre homem baleado em carro na BR-393, em Volta Redonda

Foto: PRF
Morreu no final da madrugada desta quarta-feira (3), por volta dás 05h30, Douglas Alves de Carvalho, de 34 anos, após ficar internado na UTI (Centro de Tratamento Intensivo) desde o dia que foi baleado em um carro na BR-393, em Volta Redonda, RJ.

A tentativa de homicídio aconteceu no final da noite do dia 24 de janeiro, no km 285,1 da Rodovia Lúcio Meira, altura do bairro Água Limpa - próximo ao acesso a Radialeste.

No primeiro momento, a PM foi acionada e esteve no local constatando o caso e, acompanhou a vítima após ser socorrida e levada até ao Hospital São João Batista, onde Douglas ficou internado nove dias. Ele passou por cirurgias de emergência.

O caso foi repassado a PRF que registrou a ocorrência na 93ª DP de Volta Redonda, por se tratar ocorrência em rodovia federal.

A PRF informou que Douglas conduzia um Ford/Ka quando dois homens em uma moto aparelhou pelo lado direito do veículo (acostamento) e disparou várias vezes contra o condutor que foi atingido.

Foto: PRF

A PM informou que não foi possível colher informações da moto e as características dos autores dos disparos.

No local, a perícia recolheu 16 cápsulas calibre 9 milímetros. A Polícia Civil está responsável em apurar o caso. Até a publicação desta reportagem não havia informação sobre a prisão dos acusados.

Motociclista morre após acidente na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 52 anos morreu após um acidente entre a moto em que ele conduzia e um carro, no km 317 da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, RJ. O acidente aconteceu por volta dás 08h00 deste quarta-feira (3), na pista marginal.

A PRF informou que um Ford/EcoSport, com placa de de Barbacena/MG, entrou na contramão da pista auxiliar e atingiu a moto Yamaha/Fazer 250, de Itatiaia, e deixou duas pessoas gravemente feridas.

Na colisão, a motocicleta se incendiou. A vitima fatal era o proprietário da motocicleta. Ele foi socorrido por equipe do SAMU, mas não resitiu aos ferimentos graves.

O outro homem ferido foi socorrido por equipe de resgate da Nova Dutra para o Hospital de Emergência de Resende, informações dão conta de ser o garupa da motocicleta.

Ocorrência ainda em atendimento. Mais detalhes ao longo do dia.