Rádio Acesa FM VR: 2023-01-08

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Homem é flagrado despejando entulho em via pública de Volta Redonda

Flagrante aconteceu em rua do bairro Jardim Amália. Proprietário do veículo foi autuado
Na manhã dessa quinta-feira (12), a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) identificou, através de imagens e denúncias da população, um homem fazendo descarte irregular em via pública. O caso aconteceu na Rua Lício Lobo Coutinho, no bairro Jardim Amália, nas proximidades da Morada da Colina. O veículo, um Volkswagen Saveiro Cross de cor vermelha, estava estacionado no local e o condutor estaria descartando o entulho.

Após o levantamento de inteligência, o proprietário do veículo foi localizado e se comprometeu a recolher o entulho descartado de forma indevida, porém, foi autuado pelo seu comportamento inadequado.

A Guarda Municipal alerta aos condutores que atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é infração de natureza média, com perde de 4 pontos na carteira e multa no valor de R$ 130,16, lembrando ainda que pode se caracterizar também como crime ambiental.

?O sucesso de todas as nossas ações depende da ajuda da sociedade, através de denúncias, reclamações e sugestões. O trabalho é feito de forma conjunta e integrada junto à população, o que ratifica o sucesso
da tarefa?, disse o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

O secretário de Ordem Pública lembra ainda que, ao se deparar com esse tipo de atitude, a comunidade deve denunciar através dos seguintes números: 153, para reportar à GMVR; 156, para falar com a Central de Atendimento Único (CAU); e o 190, para Polícia Militar.

Áreas destinadas a moradias populares serão ampliadas no Plano Diretor de Volta Redonda

Anúncio do Ministério das Cidades sobre retomada do projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ e conversa com bispo motivou ação do prefeito 

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, pediu para que novas áreas sejam destinadas à construção de moradias populares no Plano Diretor Municipal. A inclusão de novas regiões para reduzir o déficit habitacional de Volta Redonda veio a partir de duas ações distintas. Em primeiro lugar, para atender um pedido do bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e também pela disposição do Governo Federal em retomar o programa “Minha Casa, Minha Vida”. 

Uma equipe da prefeitura, envolvida com a elaboração do Plano Diretor, se reuniu com o bispo e outros integrantes da Cúria Diocesana para apresentação do projeto, que ainda será avaliado na Câmara Municipal. Na ocasião, Dom Luiz Henrique pediu que o plano contemplasse com maior alcance a necessidade de quem precisa da casa própria. 

“Desde então, uma equipe passou a buscar mais áreas que pudessem abrigar imóveis populares. Já temos entre cinco e seis terrenos, mas precisamos ter cuidado ao anunciar para evitar especulações ou atropelos nas negociações. A sensibilidade do bispo foi muito bem recebida pela nossa equipe e vamos atender quem mais precisa”, contou Neto. 

O prefeito disse ainda que o anúncio da retomada do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, por parte do Ministério das Cidades, fez esse trabalho por busca de terrenos adequados para construção de imóveis populares ser intensificado. 

“Hoje são poucas as prefeituras do país que conseguem tocar sozinhas um projeto de construção de moradias populares em grande escala, capaz de reverter o déficit habitacional. Esse anúncio do Governo Federal vai ao encontro do que precisamos, do que queremos. Já vamos nos adiantar para que Volta Redonda receba o máximo possível de casas”, disse. 
O diretor-presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Abimailton Pratti, afirmou que a elaboração do Plano Diretor é um desafio em qualquer município, mas mais ainda em Volta Redonda. 

“O município dispõe de poucas terras e há uma concentração do pouco que há em poucos donos. Diante disso, temos de programar o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social de forma equilibrada, coerente e consciente. Com a colaboração que tivemos, acredito que chegamos no ponto ideal ou próximo disso para a votação na Câmara Municipal”, destacou Abimailton.

Estudantes de universidades do Rio poderão estagiar em escolas publicas

Estudantes de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social das universidades estaduais fluminenses vão contar com um programa de estágio na rede pública de educação, para atendera alunos com necessidades especiais.

O estágio poderá ser realizado em escolas de Educação Básica da rede pública da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) ou da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Dentre outros pontos, o objetivo é ambientar os alunos em atividades teórico-práticas vinculadas a seu campo de atuação profissional.

“Público e notório é a ineficiência do poder público para garantir que alunos com deficiência consigam acompanhar a turma e, principalmente, que o professor sozinho consiga ensinar o conteúdo para a turma e dar a atenção especial que o aluno com deficiência merece”, afirmou Malafaia.

O estágio dos estudantes junto a alunos com deficiência só poderá ser realizado com supervisão do professor de Atendimento Educacional Especializado. O texto reforça que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza. A atividade será realizada em articulação com equipes multidisciplinares, seguindo o disposto na Lei Federal 13.935/19. A medida ainda precisa da regulamentação do Poder Executivo.

A Lei 9.962/22, de autoria dos deputados Samuel Malafaia (PL) e Waldeck Carneiro (PSB), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12/01).

Volta Redonda apresenta queda no indice em casos de infestação da Dengue

Percentual de 1,2% classifica município como área de médio risco de infestação para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental de Volta Redonda, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nessa quarta-feira (11), o resultado do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de janeiro. O índice geral do município foi de 1,2%, enquanto o anterior, divulgado em novembro do ano passado, ficou em 2%. A queda é atribuída ao trabalho de fiscalização, intensificado neste período de verão. 

O percentual de 1,2% classifica Volta Redonda como área de médio risco de infestação para as doenças transmitidas pelo inseto: dengue, chikungunya e zika. Nenhuma região registrou alto índice de infestação, com cinco das 12 sob baixo risco. Entre as localidades que apresentaram médio risco e estão em situação mais preocupante destacam-se os bairros: Retiro, Vila Brasília, Mariana Torres, Verde Vale, Nova Esperança, Belo Horizonte e Coqueiros. 

Apesar da queda no número, a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, frisou que é preciso manter as vistorias semanais para quebrar o ciclo de vida do Aedes aegypti, principalmente neste período chuvoso. 

“O índice caiu, mas isso se deve à intensificação das nossas ações de combate. Os agentes de endemias têm feito as vistorias, mas também precisamos contar com o apoio da população. No verão, o Aedes se reproduz mais rapidamente, pois os dias de altas temperaturas intercalam com as chuvas, o que ajudam a acelerar o processo de eclosão dos ovos dos mosquitos, que varia entre sete e 10 dias. Por isso é importante a população tirar dez minutos por semana para poder fazer a limpeza de recipientes que podem armazenar água em casa. Isso interrompe o ciclo de vida dos insetos, impedindo que tornem transmissores da dengue, chikungunya e zika”, ressaltou Janaína. 

O LIRAa de janeiro mostra que em relação aos criadouros do mosquito, eles continuam nos chamados depósitos móveis, dentro de casas, jardins ou quintais domiciliares. Mais de 50% (50,7%) estão em pratos de plantas e bebedouros de animais. Pneus, latas, sucatas e entulhos são responsáveis por 27,5% dos criadouros encontrados. Em seguida, estão depósitos de água ao nível do solo como latões e tonéis, com 8,7%; depósitos naturais (bromélias e buracos de árvores), com 7,2%; e fixos (calhas, piscinas e ralos) 5,8%.

Pontos de risco são vistoriados em Barra Mansa

Equipe do estado avaliou diversos pontos de risco no município nesta quinta-feira

A Defesa Civil de Barra Mansa acompanhou nesta quinta-feira, 12, vistorias que equipes do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM) que fizeram em diversos pontos de risco da cidade. O órgão municipal solicitou ao DRM avaliação de locais que possuem risco de desmoronamento e/ou de deslizamento neste período de chuvas.

O principal local analisado foi a RJ-153, rodovia que na semana passada, devido às fortes chuvas que atingiram a região, cedeu com o rompimento de manilhas. A estrada liga os distritos de Nossa Senhora do Amparo e o de Santa Isabel do Rio Preto, em Valença, e segue interditada para veículos pesados e parcialmente interditada para os leves.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, João Vitor da Silva Ramos, explica que o órgão acompanhou as equipes do DRM na análise de inúmeras áreas da cidade, nos bairros São Sebastião, Getúlio Vargas, Ano Bom; além da RJ-153.

“Aqui na RJ-153 o DRM vai analisar a questão do solo e compreender se ele tem a resistência necessária para mantermos o fluxo de veículos nesta estrada. Como esta rodovia não é de responsabilidade nossa, de acordo com o laudo realizado pelo DRM, encaminharemos ao Estado, caso necessário, pediremos uma intervenção imediata”, disse.

A geógrafa do DRM, Mariana Machado, explica que o objetivo na RJ-153 foi mapear o perigo do local. “Queremos mitigar o aumento do risco, aqui tem passagem de carro e se o laudo for negativo, comprovando que esta é uma área de risco com avanço do deslizamento e queda de veículos, há chances do fechamento da rota”, comentou.

O DRM disponibilizará em até 24 horas um laudo com o detalhamento das vistorias realizadas no município e os riscos para a população. A partir disso, a Defesa Civil Municipal avançará ou não com os procedimentos de intervenção ou liberação dos locais.

Pinheiral tem baixa adesão da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

Devido à baixa adesão da vacinação contra a covid-19 para crianças de 05 a 11 anos, a Secretaria de Saúde informa que a aplicação da vacina está sendo realizada mediante agendamento nas unidades de saúde, via telefone ou pelo agente comunitário. 

A medida visa aumentar a cobertura vacinal, otimizar as doses contidas nos frascos e evitar desperdício da vacina, é o que explica a coordenadora de imunização, Érica Nery. 

- Cada frasco da vacina contra a Covid-19 contém 10 doses, se a gente abre apenas para uma pessoa que procura em um dia aleatório a gente corre o risco de desperdiçar o restante. A estratégia que encontramos foi utilizar o agendamento da vacinação, assim como fazemos com as vacinas de rotina e evitar o desperdício – frisou a coordenadora. 

Confira os locais de vacinação, horários estendidos e os telefones das unidades de saúde: 

Unidade de Saúde Parque Maíra, 9 às 19 horas - segundas-feiras (3356-4916)

Unidade de Saúde Centro, 9 às 19 horas - terças-feiras. (3356-5843)

Unidade de Saúde Palmeiras, 9 às 19 horas - quartas-feiras (3356-3584)

Unidade de Saúde Bela Vista, das 9 às 19 horas - terças-feiras (3356-3177)

Unidade de Saúde Três Poços, 9 às 19 horas - quartas-feiras (3356-5637)

Unidade de Saúde Varjão, 9 às 19 horas - quartas-feiras (3356-5939)

Unidade de Saúde Ipê, 9 às 19 horas - terças-feiras (3356-3643)

Unidade de Saúde Cruzeiro, 9 às 19 horas - quintas-feiras (3356-3653)

Unidade de Saúde São Jorge, 9 às 19 horas - quartas-feiras (3356-5673)

Barra Mansa se prepara para a 32ª Corrida Rústica de São Sebastião

Tradicional evento esportivo da cidade será realizado no próximo dia 22; inscrições serão abertas na segunda-feira 

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa promove no próximo dia 22 (domingo), a 32ª edição da Corrida Rústica de São Sebastião. O evento será às 9h, com largada na Praça da Matriz, no Centro. O percurso total é de 7 km e as inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, estarão disponíveis através do site cronovr.com.br, a partir de segunda-feira, dia 16.

A corrida já é marca registrada das comemorações do padroeiro de Barra Mansa e atrai atletas da cidade e de diversos municípios da região. O evento deste ano terá uma novidade, trata-se da 1ª Corrida Infantil de São Sebastião, que tem o apoio da Prefeitura. Podem participar crianças de 7 a 14 anos. A disputa terá percurso de 800 metros. A largada também será às 8h, na Praça Matriz, no Centro.

As inscrições para a corrida infantil podem ser feitas através do telefone (24) 99831-0963. A taxa de inscrição é 1 kg de alimento não perecível. 

SERVIÇO

Corrida Rústica de São Sebastião

-Data: 22/01 (domingo)

- Horário: a partir de 9h

- Local: Praça Matriz de São Sebastião, Centro

- Inscrições: www.cronovr.com.br (às 8h do dia 16/01)

Caminhão é flagrado transportando terra em condições irregulares em Barra Mansa

Material estava acondicionado de forma inadequada e vazou em vias públicas da cidade
Um caminhão foi apreendido na tarde desta quinta-feira (12), em Barra Mansa, por transporte de maneira inadequada de terra de deslizamento da Rodovia Presidente Dutra, que aconteceu na altura do km 276, na Vila Ursulino. Segundo a Guarda Ambiental, o material estaria sendo conduzido para a área de ‘bota-fora’ da concessionária que opera a rodovia, localizado no bairro Cotiara. Mas, devido às condições irregulares, uma quantidade significativa vazou na Estrada Governador Chagas Freitas e Avenida Três de Outubro.

O problema, segundo o gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Felipe Rodrigues, durante a abordagem foi verificado que a tampa traseira da caçamba do caminhão não estava adequadamente vedada. “Também não foi utilizada a lona para proteção de vazamento durante o transporte, contrariando a NBR 13221 e o artigo 62, V, do Decreto 6.514 de 2008. Existe ainda a agravante de que o veículo estava em mau estado de conservação e com licenciamento vencido desde 2018”.
 
Após as constatações foram aplicadas as sanções administrativas com notificação da empresa que presta serviços à concessionária para a limpeza das vias públicas, aplicação de multa com valor que pode variar entre R$5 mil e R $50 milhões e apreensão do caminhão para o Parque da Cidade.

A liberação do veículo está condicionada ao cumprimento da notificação e à regularização do seu licenciamento.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Volta Redonda: bairro Santo Agostinho recebe obras em vias e áreas de convivência

Prefeitura está construindo sistema de drenagem e água da chuva e vai realizar melhorias em diversos espaços públicos da região

Obras estão sendo realizadas no bairro Santo Agostinho neste mês de janeiro. Uma delas está em andamento: a construção de um sistema de drenagem realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), em trecho próximo à Rua 1.021. 

De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, as equipes estão instalando 100 metros de manilhas de 1,5 metro de diâmetro cada, para captação de água da chuva. O objetivo é resolver um problema antigo que causava alagamentos na região. 

“As manilhas que existiam ali foram danificadas e antes precisamos realizar uma obra emergencial, limpando a vala para escoar a água da chuva. Agora, com a chegada das últimas manilhas, estamos finalizando a construção definitiva do sistema de drenagem para evitar os alagamentos que tanto prejudicavam moradores e comerciantes da região”, explicou Poliana, citando que a obra deve ser concluída em aproximadamente um mês. 

O que vem por aí 

O Santo Agostinho também receberá, a partir deste mês, outras obras de melhorias promovidas pelo Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR). São cinco intervenções estruturais e de revitalização de áreas de circulação e convivência do bairro. 

Na Rua Califórnia, será iniciada a reforma da quadra poliesportiva e a revitalização da praça do local. De acordo com o Furban-VR, a intervenção foi uma solicitação da associação de moradores, que reclamava da presença de pombos na quadra, que terá a calha refeita e ganhará tela galvanizada ao redor. A praça terá substituição de brinquedos quebrados, instalação de nova mesa com bancos, além de pintura geral. 

As outras obras que terá início também em janeiro são referentes a contenções e outras melhorias em vias e áreas de circulação de pessoas. Uma delas acontecerá na Rua B, no local conhecido como Vila Harmonia, onde os trabalhos vão envolver construção de muro na ladeira nº 7 e recuperação de calçada e de escadas em trecho entre as ladeiras 1 e 6, que dão acesso à ladeira 7. Os escadões e guarda-corpos passarão por reparos também. 

Na Rua Monte Claro, será construída contenção em solo grampeado, feito reparo de calçada e demolição de concreto projetado, próximo ao número 82, por conta de o concreto estar danificado e que dará lugar ao muro. 

E na Rua Castelo, altura do número 66, será construído muro de bloco, além de reparos na escadaria do local; e na Servidão Felicidade, nº 73, localizada na Rua Mutirão, será erguido muro em solo cimento para estabilização de encosta.

Volta Redonda abre inscrições para oficinas gratuitas de informática nos Cras

Interessados podem se inscrever até o dia 27 nos Centros de Referência de Assistência Social
Com o objetivo de oferecer e aprimorar a inclusão digital, principalmente para qualificar pessoas para a inserção no mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta
Redonda vai oferecer mais vagas para oficinas gratuitas de informática. Serão oferecidas oportunidades para módulos básicos e intermediários para moradores de Volta Redonda.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27, na sede dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) onde as oficinas irão acontecer, com início em 30 de janeiro. As atividades são destinadas a
pessoas com idade a partir de 10 anos, as vagas são limitadas e abertas à comunidade, com prioridade para as pessoas que são acompanhadas pelos Cras.

Para se inscrever, basta o interessado ir a uma unidade dos seguintes Cras: Água Limpa, Voldac, Belo Horizonte, São Carlos, Rústico, Ilha Parque, Três Poços, Açude, Verde Vale, Siderlândia, Volta Grande,
Santa Cruz, São Sebastião, Mariana Torres, São Cristóvão, São Luiz, Monte Castelo, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Americana, Nova Primavera, Dom Bosco, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho, Vila Rica e Caieiras; além dos Centros de Convivência dos bairros Siderópolis e Aero Clube.

Atividades


Durante as atividades, que têm duração de 1h30 e acontecerão em dias diferentes, os participantes aprenderão a utilizar programas como Windows, Word, Excel e Power Point.

Na segunda-feira as oficinas serão realizadas nas unidades dos bairros Água Limpa, Voldac, Belo Horizonte, São Carlos, Rústico, Ilha Parque. Já na terça-feira serão nos bairros Três Poços, Açude, Verde Vale, Siderlândia, Volta Grande, e no Centro de Convivência do bairro Siderópolis. Na quarta é a vez dos moradores dos bairros Santa Cruz, São Sebastião, Mariana Torres, São Cristóvão, São Luiz, Aero Clube (Centro de Convivência do bairro) contarem com a iniciativa. Na quinta as oficinas serão ministradas nos bairros Monte Castelo, Padre Josimo, Jardim Ponte Alta, Vila Americana e Nova Primavera. Para encerrar a semana, na sexta-feira, serão nos bairros Dom Bosco, Retiro, Vila Brasília, Santo Agostinho, Vila Rica e Caieiras.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Smac, Raquel Marques Coutinho, explica que o objetivo é o estímulo da participação da comunidade e seu acesso à inclusão digital,
considerando também o aumento de chances das pessoas se colocarem ou se recolocarem no mercado de trabalho.

'Muitas pessoas não têm noção de informática e isso pode atrapalhar muito quando elas fazem uma entrevista de emprego. Como esse é um quesito básico para a maioria das vagas que aparecem, buscamos oferecer, cada vez mais, vagas para essas oficinas. Assim podemos qualificar essas pessoas para que elas possam voltar a trabalhar', disse a diretora.

Oficina de Pintura Imobiliária

Vale lembrar que a Smac abriu também inscrições para a Oficina de Pintura Imobiliária, que vai acontecer nos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Volta Grande, Três Poços, Coqueiros, Vila Brasília, São Sebastião e Nova Primavera. As aulas serão realizadas das 8h às 17h. Serão disponibilizadas 20 vagas em cada oficina.

Os cursos são destinados a pessoas com idade a partir de 15 anos. As vagas são limitadas e abertas à comunidade, com prioridade para as pessoas que são acompanhadas pelos Cras. Para se inscrever, basta o candidato ir a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social onde a oficina será realizada.

Light reforça equipes para atendimento no Vale do Paraíba, em função de chuvas

A Light aumentou em 80% o número de equipes de campo para atender demandas de falta de energia, em decorrência das fortes chuvas, nos municípios da região Sul Fluminense (Vale do Paraíba). Foram convocados profissionais (técnicos e eletricistas) de forma extraordinária para os atendimentos de emergência. 

As tempestades causaram estragos na rede elétrica e ocorrências de grande complexidade, por conta da queda de árvores e barreiras sobre fiação e postes, sobretudo, em trechos dos municípios de Miguel Pereira, Paulo de Frontin, Barra do Piraí e Valença. 

Além disso, a locomoção dos profissionais também está sendo diretamente impactada por alagamentos, buracos e deslizamento de terra em estradas e vias públicas, como, por exemplo, nas RJ-125 e RJ-143, em Miguel Pereira e Valença, respectivamente. 

A Light segue empenhada para atender as ocorrências e está em permanente contato com demais órgãos públicos, como a Defesa Civil e os Bombeiros, além de Prefeituras da região. 

A Light também reforça algumas dicas de segurança durante tempestades, como evitar contato com postes e estruturas elétricas, e faz um alerta: caso encontre um fio partido no chão, não encoste e nem chegue perto. Neste caso, entre em contato com a empresa, pelo Call Center (0800-021-0196), Twitter, ou Facebook: @lightclientes. 

Os clientes também podem informar sobre ocorrência de falta de energia pelo WhatsApp, com auxílio da Lia, representante virtual da empresa, pelo número (21) 99981-6059.

Festa de São Sebastião contará com segurança reforçada durante todo o evento

A GM, em parceria com a Polícia Militar, irá disponibilizar duas viaturas para patrulhamento em todos os dias de festa

Ação conjunta da GM com a Polícia Militar reforça o patrulhamento para a festa de São Sebastião em Barra Mansa. O evento é realizado todos os anos em honra ao Padroeiro da cidade. As comemorações começaram no último sábado, dia 7, e vão ser realizadas até o dia 22 deste mês, com programação religiosa, feira de artesanato, atrações musicais, show de prêmios e a famosa corrida de São Sebastião, realizada no último dia de festa.

De acordo com a GMBM, serão disponibilizadas duas viaturas para cobrir todos os dias de evento, além de um cronograma especial para acompanhamento do percurso durante a corrida. O Comandante da Guarda Municipal, Paulo César Valente, reforçou que a GM estará de prontidão em todos os momentos da festa, garantindo um evento seguro para todos os munícipes.

“Estamos contando com o apoio da Polícia Militar e disponibilizaremos uma equipe prontificada e duas viaturas para garantir a segurança e diversão de todos os munícipes”, pontuou Valente.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, destacou o trabalho de segurança realizado em Barra Mansa e ressaltou a importância da união entre as forças de segurança.

“Estamos rotineiramente trabalhando em conjunto com todos os órgãos e essa sintonia potencializa os resultados obtidos, além de significar tranquilidade para a população. Atuamos com foco em assistir nossa população e todos podem contar sempre com a Guarda Municipal”, ressaltou Abreu.

Rio recebe 60 novas ambulâncias para o SAMU

As viaturas vão substituir aquelas com mais tempo de uso e ampliar a frota. No total, o projeto ‘SAMU 100% RJ’ vai disponibilizar 249 veículos aos 92 municípios do estado

Foi entregue nesta nesta quarta-feira (11) 60 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade do Rio de Janeiro. Nas próximas semanas, serão realizadas entregas escalonadas de outros 189 veículos para todos os municípios. O investimento para renovar e ampliar a frota, levando o serviço inclusive para cidades que ainda não têm o atendimento instalado, foi de R$ 87,4 milhões. O projeto ‘SAMU 100% RJ’ vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos para todo o estado.

Com a chegada das 60 novas ambulâncias ao SAMU capital, operado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), as viaturas com mais tempo de uso serão substituídas e a frota será ampliada, fortalecendo também o atendimento nas bases descentralizadas, que estão em processo de expansão.

As unidades descentralizadas fazem parte de um programa do Governo do Estado, que prevê a instalação de 40 unidades avançadas para reduzir o tempo resposta do SAMU. As bases funcionam 24 horas por dia e cada uma conta com pelo menos uma ambulância e uma motolância, utilizada em áreas de difícil acesso. Em oito meses de funcionamento, as bases descentralizadas já realizaram mais de 35 mil atendimentos.

Já foram implantadas 20 bases: Muzema, São Cristóvão, UPA Bangu, UPA Campo Grande 1, UPA  Campo Grande 2, UPA Ricardo de Albuquerque, UPA Irajá, UPA Marechal Hermes, Maré, UPA Jacarepaguá, Hospital Estadual Eduardo Rabelo , Alto da Boa Vista, UPA Botafogo, UPA Realengo, UPA Copacabana, UPA Tijuca, Lagoa, UPA Engenho Novo, UPA Santa Cruz e IEDS (Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária).

Dupla é flagrada com drogas e arma de fogo em Califórnia

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (11) por suspeita de trafico de drogas no distrito da Califórnia, no município de Barra do Piraí.

Policiais militares foram acionados após receberem informações que a dupla estava armada com um revólver calibre 38 e nove pinos de cocaína, R$ 38,35 em espécie, um isqueiro e dois cigarros.

O caso foi encaminhado a 88ª DP.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Instalação de equipamentos afeta temporariamente abastecimento de água em Pinheiral nesta quarta-feira (11)

O fornecimento de água será reduzido em parte do município de Pinheiral, no Sul Fluminense, nesta quarta-feira (11/1), para a realização de melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Entre 10h e 16h, equipes da Rio+Saneamento irão instalar macromedidores na unidade. 

Durante o serviço, a distribuição de água para os bairros Centro e Varjão será temporariamente interrompida. A produção de água para as duas localidades será retomada logo após a conclusão da instalação. 

Macromedidores são equipamentos que medem o volume de água produzido e fornecido à população. A tecnologia auxilia no monitoramento de perdas na distribuição, com base na comparação entre o volume de água que chega aos dois bairros e o consumo total da região. As informações são utilizadas no planejamento da concessionária e na identificação de problemas como vazamentos ou ligações irregulares. 

Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela redução temporária do fornecimento. A Rio+Saneamento orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo neste período. 

Em caso de dúvidas, a população de Pinheiral conta com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.

Drogas são apreendidas em carro envolvido em acidente usado por suspeitos de assalto a posto em Pinheiral

Foto: PM
Quatro homens suspeitos de cometerem um assalto morreram na madrugada de terça-feira, dia 10, em um acidente de carro, na Avenida Paulo Erlei, no bairro Três Poços, em Volta Redonda.

Os homens estavam fugindo da Polícia Militar após assaltarem um posto de combustível, na cidade de Pinheiral. O condutor perdeu o controle do carro, um Honda Fit prata, que se chocou contra um muro, próximo ao campo de grama sintética.

Dos quatro ocupantes do carro, dois morreram no local e dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu, porém dois morreram no hospital.

Dentro do carro foram encontrados R$ 282 reais em espécie e um aparelho celular frutos do assalto, além de um revólver Taurus calibre 38 com cinco munições  intactas, dois sacos contendo pasta base de cocaína, 22 pinos de cocaína e oito tambores contendo pedras de crack.

A ocorrência foi apresentada na 101ª Delegacia de Polícia.

Crianças de 5 a 11 anos recebem dose de reforço contra a Covid-19 em Pinheiral

As crianças de Pinheiral com idade entre 5 e 11 anos já podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.  De acordo com a Secretaria de Saúde, podem receber o reforço todas as crianças que já tenham recebido a segunda dose da vacina há quatro meses. Está sendo aplicada a Pfizer pediátrica. 

A Secretaria de Saúde informou que a vacinação em crianças com comorbidade e idade entre 6 meses e 4 anos de idade está sendo realizada mediante agendamento. 

A vacinação é realizada nas Unidades de Saúde da Família, de segunda à sexta-feira das 8h30 às 16 horas. Para ser vacinado, a criança precisa estar acompanhada do responsável legal e apresentar CPF, identidade, comprovante de residência dos pais e comprovante da primeira e segunda dose da vacina. 

A Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu o total de 300 mil unidades da vacina Pfizer pediátrica e para adultos. O Ministério da Saúde informou no dia 30 de dezembro que assinou contrato com a Pfizer para a compra de mais 50 milhões de doses que serão distribuídas aos estados assim que adquiridas.  

Confira os locais de vacinação e horários estendidos das unidades: 

Unidade de Saúde Parque Maíra, 9 às 19 horas - segundas-feiras

Unidade de Saúde Centro, 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Palmeiras, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Bela Vista, das 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Três Poços, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Varjão, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Ipê, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Cruzeiro, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Unidade de Saúde São Jorge, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Barra Mansa apoia Encontro de Folia de Reis neste domingo

Evento será realizado na Praça Prefeito Marcello Drable, na Vila Nova/Água Comprida; este é o retorno da celebração após o início da pandemia

Neste domingo, dia 15, Barra Mansa vai receber mais um Encontro de Folia de Reis, com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultura (FCBM). O evento será a partir das 14 horas, na Praça Prefeito Marcello Fonseca Drable, na Vila Nova/Água Comprida. A atividade faz parte do calendário cultural da cidade, por meio da Lei 4.1567/2013.

De acordo com o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, a Folia de Reis é uma manifestação popular que celebra o Dia de Reis - comemorado em 6 de janeiro. A edição deste ano será a primeira realizada desde o início da pandemia de Covid e a expectativa é que oito grupos do município participem.
“A cultura popular é bem preciosa. Fazemos o melhor, com os recursos que temos, para garantir a manutenção dessa tradição das Folias de Reis. Os mestres já se encontram cadastrados no Iphan, e criamos o primeiro edital para os mestres de folia de reis na ocasião da aplicação dos recursos federais de emergência cultural no período mais crítico da pandemia”, destacou Bravo.

SERVIÇO

Encontro de Folia de Reis

- Data: 15/01 (domingo)

- Horário: a partir das 14h

- Entrada Gratuita

- Local: Praça Prefeito Marcello Fonseca Drable – Rua Osório Gomes de Brito, bairro Vila Nova/Água Comprida

Bolsonaristas estão proibidos de fechar ou bloquear o acesso a Refinaria Duque de Caxias (RJ)

Também proíbe interrupções em trecho da BR-040, com multa estipulada de R$ 100 mil para cada infrator
A Justiça de Duque de Caxias determinou, por liminar, a proibição de qualquer manifestação de fechamento de qualquer das pistas de rolagem da rodovia BR-040 por bolsonaristas, em torno e acessos a Refinaria Reduc, no Rio de Janeiro, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada infrator.

Além disso, foi determinado a remoção imediata, com uso de força de materiais que venham a ser utilizados com o intuito de obstar ou dificultar o tráfego no trecho da rodovia, com auxílio de força policial, em caso de resistência.

Em caso de descumprimento, a Justiça determina à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e à Polícia Rodoviária Federal, sob pena de responsabilização dos agentes omissos, que promovam a identificação, por qualquer meio disponível, dos indivíduos responsáveis, devendo haver comunicação nos autos, para sua responsabilização, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, inclusive na seara criminal, bem como das medidas de remoção imediata e coercitiva determinada.

Nessa ação, em que o MPF atuou com custos legis, a iniciativa é da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio, responsável pela estrada. A motivação é impedir a turbação ou esbulho da posse das rodovias federais, em especial a Rodovia Washington Luiz, BR-040, bem como impedir a interrupção da circulação de veículos no leito da via.

Destaca-se ainda que o MPF instou as entidades de polícia com atribuição para que cumpram, em paralelo aos termos da liminar, e observem na sua atuação o comando da decisão proferida pelo STF na ADPF 519, que instaurou procedimento para controle externo das polícias e autoridades administrativas quanto a BR-040 e a Reduc, estimulando a antecipação quanto a diagnóstico de ações ilegais em planejamento.

Justiça determina que o DER-RJ realize obras na RJ-155

A 1ª Promotoria de Justiça de Angra dos Reis obteve nesta segunda-feira (09) decisão favorável à ação civil pública (ACP) ajuizada para que o Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RJ) realizem obras de conservação na rodovia estadual RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga), que faz a ligação entre os municípios de Angra dos Reis e Barra Mansa. As obras deverão ser realizadas em um prazo máximo de 180 dias, sob risco de multa em caso de descumprimento da decisão.

Na ACP, o MPRJ relatou que, mesmos instados diversas vezes no âmbito administrativo, tanto o Estado quanto o DER-RJ não providenciaram a manutenção da rodovia, que possui buracos, precária estrutura dos seus túneis, além de alto risco de queda de blocos e detritos, e diversos pontos com risco de queda de barreira, além de deficiência na drenagem da pista e falta de poda da vegetação próxima ao acostamento.

Em sua decisão, o Juízo ressaltou que a Defesa Civil Municipal de Angra constatou, através de vistorias, que não houve ação efetiva dos órgãos estaduais para minimizar as dezenas de pontos com possibilidade alta de movimentação do solo, de blocos e de detritos, sendo alto o risco à população que se utiliza da via.  

“É fato notório o completo estado de abandono em que se encontra a rodovia, por absoluta falta de mínima conservação viária do local, bastando, para que se chegue a essa conclusão, transitar pela rodovia, quando então se constatará, com extrema facilidade, mesmo sem nenhum conhecimento técnico, a sensação de risco e de perigo ao se transitar na rodovia. Durante os anos de 2020 a 2022, em especial no final do mês de março de 2022, em razão das intensas chuvas, a rodovia ficou interditada em virtude de diversos deslizamentos de terra, além da abertura de verdadeiras crateras que comprometeram inúmeras vezes o tráfego na região”, destacou, em sua sentença, o juiz Ivan Pereira Mirancos Junior.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Em Volta Redonda mais 14 veículos irregulares são levados ao Depósito Público Municipal

Ações de fiscalizações entre Ordem Pública, GMVR e PM aconteceram entre os dias 2 e 8

Equipes de Operação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recolheram ao Depósito Público Municipal, quatorze veículos irregulares – quatro automóveis e dez motocicletas. A ação faz parte da operação ‘VR em Ordem’, realizada entre os dias 2 e 8, através de fiscalizações ou atendendo às denúncias recebidas. 

Em relação às motos, foram constatadas as seguintes irregularidades: condutor sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); veículos sem placas e sem retrovisor, após denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 
Os quatro automóveis foram recolhidos por: veículo estar em situação de abandono na via pública; estacionamento irregular em frente à garagem, após denúncias recebidas pelo Ciosp. Houve também um condutor com CNH vencida e que não apresentou pessoa habilitada para a condução. 

De acordo com a Semop, os veículos em estado de abandono estavam estacionados de forma irregular, ou sobre faixa amarela, em esquina ou em frente a garagens. Um deles estava com os pneus vazios, acumulando sujeira ao seu redor e causando sensação de insegurança aos moradores. 

“As irregularidades apontadas pelos cidadãos norteiam as nossas ações, auxiliando no ordenamento da cidade. Os carros não estavam sendo utilizados e preocupavam as pessoas do entorno, além do acúmulo de sujeira. Vamos continuar nas ruas dia e noite para manter a ordem na nossa cidade”, garantiu o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para Colônia de Férias de Verão

Atividades, voltadas para crianças e adolescentes de sete a 17 anos, vão acontecer entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro, em 15 locais espalhados pela cidade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda ampliou a Colônia de Férias de Verão e vai promover atividades para crianças e adolescentes de sete a 17 anos,
entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro, em 15 locais espalhados pela cidade.

As inscrições devem ser feitas pelo responsável legal a partir desta quarta-feira, 11, até o próximo dia 20 de janeiro, nos locais que acontecerão as atividades, em todos os CRAS (Centro de Referência de
Assistência Social) ou nos Centros de Convivência. O horário é sempre das 8h às 11h, e das 14h às 17h. As vagas são limitadas.

Os locais das atividades serão definidos de acordo com o endereço da criança e do adolescente. Confira a listagem abaixo:

- O Ginásio Poliesportivo do Açude vai atender moradores dos bairros Açude I, II, III e IV e Santa Rita de Cássia.

- O Ginásio Poliesportivo do Retiro vai receber moradores do Retiro, Vila Mury, Limoeiro, Morada do Campo, Jardim Primavera e Jardim Cidade do Aço.

- O Ginásio Poliesportivo do Santa Cruz vai atender moradores do Santa Cruz I e II, além do Santa Rita do Zarur.

- O Ginásio Poliesportivo do Santo Agostinho será voltado para os moradores do Santo Agostinho, Volta Grande I, II e III, Parque das Ilhas, Ilha Parque, Barreira Cravo, Voldac, Aero Clube e Vila Americana.

- O Ginásio Poliesportivo do Três Poços vai receber moradores do Três Poços (Vila Rica e Pedreira) e do Água Limpa.

- O campus Três Poços do UniFOA vai atender os moradores do Três Poços, das localidades Colorado, Zoonose e Parque Vitória.

- O Ginásio Poliesportivo da 249 ficará com os moradores dos bairros 249, São Lucas, São Carlos, Minerlândia, São Cristóvão, Jardim Ponte Alta, Ponte Alta, Jardim Europa e Jardim Suíça.

- O Ginásio Poliesportivo do Vila Rica/Tiradentes vai atender os moradores do Vila Rica, Vista Verde, Casa de Pedra, Siderópolis, Jardim Esperança, Jardim Tiradentes e Jardim Belvedere.

- A Escola Municipal Wandir de Carvalho, no Siderlândia, vai receber moradores do Siderlândia, Belmonte, Padre Josimo e Jardim Belmonte.

- O Colégio Getúlio Vargas vai atender os moradores do Laranjal, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Monte Castelo, São Geraldo, Jardim Amália, Jardim Normândia, Colina e Sessenta.

- A Escola Municipal Lions, no Nova Primavera, vai atender os bairros Nova Primavera, Cailândia, Caieiras, Brasilândia, Parque do Contorno e Parque Mariana.

- A Escola Municipal Juarez Antunes, no São Luiz, vai ficar com os moradores do São Luiz, Pinto da Serra, Candelária, São Sebastião e Dom Bosco.

- A Escola Municipal Nilton Penna Botelho, no Roma II, vai atender os moradores do Roma I e II, Parque das Garças e Rio das Flores.

- A Escola Municipal Rubens Machado, no Verde Vale, vai receber moradores do Verde Vale, Vila Brasília, Coqueiros, Fazendinha, Mariana Torres e Belo Horizonte.

- E A Escola Municipal João Haasis, no Eucaliptal, vai atender os moradores do Eucaliptal, Conforto, Rústico e Santa Tereza.

Programação inclui esporte, lazer, passeios e atividades culturais


A programação feita em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), Cultura (SMC) e Ação Comunitária (Smac), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), inclui oficinas esportivas e culturais, além de recreação e passeios, no período da manhã, das 8h às 11h30. Os participantes também vão receber um lanche por dia.

Na parte esportiva e de recreação estão incluídas oficinas de dança, lutas, board games (jogos de tabuleiro), skate, além de ginástica rítmica e de trampolim. As atividades culturais englobam oficinas de contação de histórias, capoeira, salão de humor, cartoon e caricatura, além de exposição de artes e exibição de filmes. Os locais escolhidos para os passeios são o Parque Aquático, a Biblioteca Municipal, o Zoológico Municipal, os ginásios de Ginástica e de Skate e o cinema.

Cedae faz manutenção em Ipiabas, Barra do Piraí, nesta quinta-feira (12)

A Cedae vai executar manutenção no sistema de abastecimento do distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, entre as 7 horas e as 17 horas desta quinta-feira (12/1). Técnicos da Companhia farão a limpeza da barragem e do poço de captação de água da elevatória de água bruta (que bombeia água até a estação de tratamento). Durante o serviço, será preciso interromper o abastecimento do distrito.

O fornecimento de água será retomado logo após a conclusão da manutenção, mas pode levar até 36 horas para se normalizar em toda a região. Imóveis com caixas d’água e/ou cisternas não devem ser afetados pela paralisação temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a Companhia recomenda aos consumidores que utilizem água de forma equilibrada, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão-pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Acampamentos são desmobilizados para prevenir ataques golpistas no Rio de Janeiro

Instaladas na frente do Palácio Duque de Caxias, barracas devem ser desmontadas hoje
O Ministério Público vem atuando para desmobilizar acampamento instalado na frente das instalações do Palácio Duque de Caxias e prevenir ataques golpistas em pontos estratégicos da região metropolitana do Estado.

Após contatos com o governo do Estado e com a Secretaria de Polícia Militar e a Polícia Federal, o órgão expediu no domingo ofício ao Comando Militar do Leste (CML) no Rio de Janeiro para que se tomem providências urgentes para desmantelar e desocupar acampamento. O governador destacou que o CML administra a área, sendo necessária a sua atuação.

No ofício, a PRDC destaca que o CML deve adotar todas as providências necessárias para desocupar o acampamento situado em área contígua ao prédio do comando, inclusive mediante auxílio da Polícia Militar e outras forças de segurança, informando imediatamente o resultado de tais medidas.

“O país assistiu no domingo (8) a atos golpistas, com métodos terroristas, de depredação do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. Os criminosos atentaram contra o Estado Democrático de Direito e manifestaram total desprezo pelas instituições da República”, alertou o procurador da República Julio José Araujo Junior, ao expedir o ofício.

Para o MPF, “os atos violentos puseram em risco a vida de numerosas pessoas (entre agentes públicos e particulares), causaram danos ao patrimônio público e, sobretudo, causaram medo e insegurança à população em geral. Além disso, geram a apreensão de que novas mobilizações golpistas ocorrerão, não só em Brasília, mas em todo o país”.

Além disso, diante de informações das redes sociais, o procurador da República dialogou e cobrou das autoridades atuação firme para impedir a invasão da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e outros espaços públicos. "A atuação do MPF e o papel importante das forças de segurança, mediante diálogo permanente com a Secretaria de Polícia Militar, garantiram que no Rio de Janeiro os golpistas não realizassem qualquer investida em pontos estratégicos da região metropolitana", afirmou.

Um morto e um ferido durante operação policial em Volta Redonda

Uma operação da Polícia Militar terminou com um suspeito morto e outro ferido na tarde desta segunda-feira (9) em Volta Redonda. O caso ocorreu na Travessa Veneza, no bairro Vila Brasília. O morto foi identificado como Guilherme da Silva, de 26 anos. Um terceiro suspeito foi preso na ocorrência.

Um vídeo que circula na internet (veja abaixo) mostra o momento em que o suspeito é baleado, o que gerou revolta dos moradores da localidade. Pela imagens, ele teria se escondido atrás de um carro, largado a arma e se rendido. Porém, o policial atirou. Mas, o ângulo da filmagem não é mesmo do agente da segurança. A polícia investigará o caso.

Segundo a ocorrência policial divulgado à imprensa, os agentes foram verificar uma denúncia de tráfico de drogas e com homens armados. Chegando, os agentes foram recebidos a tiros e que houve revide. Tanto Guilherme quanto outro baleado (um menor de 16 anos) foram socorridos para o hospital São João Batista.

Guilherme morreu a caminho da unidade médica e o adolescente foi atendido com um tiro no abdômen. Já o terceiro suspeito levado para a delegacia. Na ocorrência, os militares apreenderam uma pistola 9 mm e tiras de maconha. O caso revoltou os moradores da comunidade. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a ocorrência.

Por TSF

Chuvas: casa é interditada no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda

As equipes da Prefeitura de Volta Redonda estão nas ruas desde o fim da tarde e início da noite dessa segunda-feira (9) limpando e desobstruindo as vias, por conta das chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. A Defesa Civil atendeu algumas ocorrências e não há registro de vítimas.

Profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) realizaram até as 2h da madrugada desta terça-feira (10) a desobstrução do acesso ao bairro Candelária, após a queda de uma barreira.

As equipes da secretaria seguem realizando a raspagem e lavagem das vias, já tendo percorrido os bairros São Luiz, Três Poços (Parque Vitória e Colorado), Nova Primavera, São Sebastião, Santo Agostinho, Morro da Conquista, Santa Rita do Zarur, Caieiras, além do Parque do Contorno e a Fazenda Santa Cecília do Ingá.

A Defesa Civil precisou interditar um imóvel no morro da Caviana, no bairro Santo Agostinho, onde ocorreram dois deslizamentos. Os moradores e familiares da residência já estão alojados em casas de parentes e amigos.

Todas as equipes da prefeitura, incluindo a secretaria de Ordem Pública (Semop) e Guarda Municipal (GMVR), estão de prontidão para atender a população. O sistema de Defesa Civil, composto pelas secretarias e autarquias da administração municipal, estão com atenções de pronta resposta em cumprimento ao Plano de Contingência do município.

“Temos uma capacidade de resposta imediata a problemas como alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos, que não escolhem hora para acontecer”, ressaltou o coordenador de Defesa Civil do município, Rubens Siqueira.

Vigilância estadual determina apreensão de todos os produtos da empresa Microfarma

Fabricante da pomada de cabelo que causou reações em mais de 150 pessoas é alvo de portaria da Secretaria de Estado de Saúde
A Secretaria de Saúde do Rio (SES) determinou a apreensão de todos os produtos da empresa Microfarma Indústria e Comércio LTDA, fabricante da pomada usada para trançar cabelos Cassu Braids Cassulinha, responsável por provocar reações adversas em mais de 150 pessoas, como queimaduras e cegueira temporária. A portaria 143 da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária da SES (SUBVAPS), publicada na última sexta-feira, também proibiu a comercialização da Cassu Braids Cassulinha em todo o estado do Rio de Janeiro.

- Atuamos de forma ágil na comunicação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro para proibir a comercialização do produto que estava provocando problemas à saúde da população. Outro agravante é que a empresa estava com a licença de funcionamento cancelada desde 2016 e possuía um CNPJ com situação cadastral irregular – destacou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

A pomada provoca intoxicação exógena (causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo) devido à exposição ocular. Até o dia 4 de janeiro, foram registrados 153 casos de contaminação em hospitais da rede municipal de saúde da capital. Por conta dessa situação, a SES pediu à ANVISA o cancelamento do registro da Microfarma Indústria e Comércio, assim como todos os registros de seus produtos, uma vez que a mesma se encontra sem a licença estadual de funcionamento.

A medida tem interesse sanitário relevante visando preservar a saúde das pessoas que frequentam salões de beleza. O não cumprimento da portaria configura infração, com sanções previstas na Lei Federal nº634, de 20/08/1977.

Cuidados importantes

Os cosméticos fazem parte do cotidiano da população e são utilizados diariamente seja na higiene pessoal, cuidados com a saúde do corpo ou beleza. Por isso, antes de comprar e usar qualquer produto, é importante ficar atento às informações sobre a composição e se ele tem aprovação pelos órgãos de controle. Por isso, é bom saber:

- Todo produto precisa passar pelo controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) antes de chegar às prateleiras;

- Produtos importados só podem ser comercializados em território nacional depois de serem autorizadas pela ANVISA e Ministério da Saúde (MS);

- Os rótulos dos produtos devem conter informações claras e explicativas, como marca, tipo de produto, país de origem, composição, advertências e restrições de uso, modo de usar, validade, lote e quantidade;

-  O nome do fabricante, CNPJ da empresa e número de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) precisam estar impressos no produto, assim como o contato com os canais de atendimento ao consumidor;

- Armazenar o produto em local protegido de luz, umidade e calor, longe de alimentos, produtos de limpeza e do alcance de crianças;

- Nenhum produto deve ser utilizado após o prazo de validade;

- As instruções sobre a forma de usar devem ser rigorosamente seguidas;

- Em caso de irritações ou alergias, o produto deve ser imediatamente suspenso, e o consumidor deve procurar orientação médica;

- Crianças só devem fazer uso de produtos infantis que possuam fórmulas elaboradas respeitando especificidades dessa faixa etária.

Equipe de trafego da Viação Elite é recebida pela equipe da Amaba no bairro Açude

Foi recebida nesta segunda-feira, dia 9, pela a nova equipe da Amaba, os integrantes de trafego da Viação Elite para fiscalizar os horários de partida de ônibus no ponto final no Açude II.

O encontro se deu após uma reunião entre a empresa e integrantes da associação de moradores no ultimo dia 28 de janeiro de 2022. Na ocasião foi relatado as irregularidades dos horários das linhas que conduzem os usuários aos seu destinos.

A Elite assumiu o compromisso dizendo que os usuários seriam ouvidos para coletar informações que levem o ajuste junto a prefeitura para melhorar o intervalo entre saída de cada coletivo.

Drogas são apreendidas no bairro Caixa D'água, em Barra do Piraí

Policiais Militares
apreenderam na tarde de segunda-feira, dia 9, no bairro Caixa D'água, no município de Barra do Piraí,  414 pinos plásticos contendo cocaína, 10 tabletes de maconha, um aparelho celular e a quantia de R$ 137,00.

Uma suspeita de envolvimento com o tráfico foi encontrada no local e conduzida juntamente com o material arrecadado à 88ª DP, onde prestou esclarecimentos, sendo liberada em seguida, vindo todo material permanecer apreendido.

Manutenção preventiva reduz abastecimento em Piraí nesta terça-feira (10)

Acontece nesta terça-feira (10/1), entre 8h e 15h, manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Varjão e no reservatório responsável pelo armazenamento na região em Piraí. Técnicos da concessionária farão a limpeza dos equipamentos das duas unidades. 

O serviço busca promover a melhoria operacional e manter o padrão de qualidade da água tratada. Para realizar a manutenção será necessário interromper temporariamente o fornecimento no bairro Varjão. 

Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela redução temporária do fornecimento. A Rio+Saneamento orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo neste período. 

Em caso de dúvidas, a população de Piraí conta com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.

Árvores caem sobre rede elétrica e via em Volta Redonda

Equipes da Prefeitura de Volta Redonda estão com os trabalhos concentrados na remoção de árvores que caíram, devido ao grande volume de chuvas que cai na cidade nos últimos dias.

Entre os serviços já realizados, estão remoções de vegetação caída no bairro Santa Rita de Zarur e no acesso ao cemitério municipal.

Em Santa Rita a arvore ficou atravessada na via. Já no cemitério a arvore ficou em cima da fiação elétrica. 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Escolas Municipais de Barra Mansa farão plantão em janeiro para matrículas

Unidades também estarão abertas às terças e quintas-feiras para o público esclarecer dúvidas

Todas as Escolas Municipais de Barra Mansa estarão abertas às terças e quintas-feiras de janeiro para matrículas e esclarecimento de dúvidas. de acordo com a Secretária Municipal de Educação (SME), o horário de atendimento será das 8h às 12h.

A gerência pedagógica esclarece que as unidades estão prontas para receberem pais ou responsáveis para a conclusão das matrículas das crianças ou para o cadastro de ingresso à EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A gerente pedagógica Ana Júlia Gonçalo explicou que é fundamental essa disponibilidade das escolas. "Após a divulgação da unidade escolar onde o aluno irá estudar - divulgada no Portal da Transparência de Barra Mansa (portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br), os pais devem procurar a escola para concluir a matrícula", explicou Ana Júlia.

Cristiane Queiroz, assessora pedagógica da EJA, destacou que ainda há vagas disponíveis para os jovens e adultos nos seguintes locais: Colégio Municipal Clécio Penedo, no bairro Nova Esperança; Colégio Municipal Padre Anchieta, na Vista Alegre; e CEI Vieira da Silva; no Centro.

“A EJA é uma oportunidade para continuar os estudos ainda não concluídos - do Ensino Fundamental ou da Alfabetização ao 9° ano. O plantão vai servir como uma ajuda fundamental para a inscrição nesta modalidade”, concluiu Cristiane.

Hemonúcleo de Barra Mansa necessita de doações dos tipos B- e AB-

Quem quiser contribuir e salvar até quatro vidas com uma única bolsa de sangue, pode comparecer à unidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h

Com as festividades e comemorações do início do ano, o número de acidentes aumenta consideravelmente pelo o país. O fato não diferente em Barra Mansa. Por essa razão, aumenta a demanda por sangue no hemonúcleo da cidade. A unidade divulgou a situação do estoque sanguíneo, informando que os tipos B- e AB- estão em estado crítico. O armazenamento dos demais é adequado no momento.

A bióloga coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Gonçalves Silva, explicou que o ideal é manter um estoque que dê para suprir a demanda média de 20 dias. "Além dos acidentes, que aumentam nesta época do ano, o Hemonúcleo de Barra Mansa abastece a Santa Casa de Misericórdia da cidade e outros municípios. Apesar de ser o momento em que mais precisamos, estamos no mês de menor doação, pois muitas pessoas tiram férias e viajam", explicou Thaís.

Quem quiser contribuir e salvar até quatro vidas com uma única bolsa de sangue, pode comparecer ao hemonúcleo das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira. A unidade fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - Rua Oscar da Silva Marins, n° 155, no Centro.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

Alerj decreta três dias de luto em homenagem ao ex-deputado e jogador Roberto Dinamite

Será decretado nesta segunda-feira, dia 9, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o luto oficial de três dias em homenagem a morte do ex-deputado estadual Roberto Dinamite, aos 68 anos. Considerado o maior ídolo da história do clube Vasco da Gama, Dinamite faleceu na manhã deste domingo (08/01), tendo apresentado uma piora no seu quadro clínico, na véspera, o que motivou sua internação no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca - desde o fim de 2021, o ex-artilheiro vascaíno vinha lutando contra um câncer no intestino. Essa é mais uma notícia triste para o esporte, que recentemente também perdeu o Rei do futebol, Pelé.

Em novembro do ano passado, a Alerj chegou a aprovar Projeto de Resolução concedendo a Roberto Dinamite a Medalha Tiradentes, maior honraria do Parlamento fluminense. Em 2018, a Casa já havia proporcionado essa condecoração ao Vasco da Gama, numa homenagem pelos 120 anos do clube, em sessão solene realizada no Palácio Tiradentes. História na qual Roberto Dinamite teve papel de destaque ao longo de toda a sua carreira como jogador de futebol e atleta.

Barra Mansa tem até agora cinco pontos de interdições por causa das chuvas

Deslizamentos de terra foram as ocorrências mais registradas

O estado do Rio de Janeiro vem sofrendo com fortes chuvas neste início de ano, o que tem gerado uma série de ocorrências que colocam a população em risco. Em Barra Mansa, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), elaborou um relatório com os registros e as ações realizadas entre o dia 1° de janeiro e a tarde deste domingo, dia 08.

De acordo com o boletim, nestes primeiros dias de 2023 foram 24 ocorrências registradas, sendo seis (06) visitas técnicas, nove (09) por deslizamento e escorregamento de terra, três (03) quedas ou risco de queda árvores, duas (02) quedas ou risco de queda de muros, e uma (01) de poste, dois (02) riscos de desabamento de rua, uma (01) obra irregular e cinco (05) interdições.

"Nesta primeira semana de janeiro nós interditamos três imóveis no São Sebastião, um no Santa Inês e outro no Apóstolo Paulo, sendo este último referente a uma obra irregular. Em todos esses casos, os moradores afetados foram retirados, realocados e encaminhados para a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que assiste essas famílias e presta o apoio necessário”, detalhou João Vitor da Silva Ramos, coordenador da COMPDEC, acrescentando que a cidade possui equipamento de alerta à população.

“Atualmente nós contamos com 10 sirenes localizadas nos seguintes bairros: Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Metalúrgico, Monte Cristo, Nova Esperança, Paraíso, Vila Coringa, Vila Nova e Vista Alegre. Esses equipamentos servem para alertar os moradores que se encontram em áreas já mapeadas pela Defesa Civil para os riscos de deslizamentos, escorregamentos, desabamentos, alagamentos e inundações”, explicou.

Vias com tráfego interrompido


Nas últimas 48 horas, a ocorrência mais grave foi registrada na Avenida Presidente Dutra (BR-116), no KM285 da pista sentido Rio de Janeiro, na altura do bairro Pombal, no distrito Floriano. No local houve deslizamento de terra e pedras que ocasionou o fechamento total da pista sentido Rio de Janeiro, na madrugada de sábado (dia 07). “Este registro foi conduzido pela CCR RioSP, que administra a rodovia, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas devido ao grande número de chamados que recebemos, nossa equipe se deslocou ao local e realizou uma avaliação preliminar. Constatamos que no momento a situação estava estável e que havia uma equipe técnica da empresa trabalhando para resolver a situação”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Como reflexo desta ocorrência, vários motoristas tentaram desviar o trânsito por estradas rurais e vias urbanas, ocasionando uma série de transtornos ao município.

“Tivemos registros de engarrafamento por toda a cidade e muitos condutores utilizaram rotas alternativas dentro de distritos da cidade. Alguns passaram pelas vias Quatis x Amparo x Santa Rita e Floriano x Rialto, que não comportam veículos pesados, principalmente neste período de chuvas e condições do solo. Neste sentido, tivemos o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Guarda Municipal para organizar o trânsito”, acrescentou João Vitor.

A chuva também contribuiu para agravar a situação da Rua Mauro Granato, no bairro São Judas Tadeu, onde há uma obra para um muro de contenção, que está sendo executada pelo Governo do Estado. “Neste ponto da cidade pedimos o apoio da população para que evitem o trânsito. No local há uma rachadura no asfalto e é importante que haja o mínimo de fluxo de veículos possível para que a situação não se agrave. Nós fizemos o isolamento para que veículos pesados não trafeguem e comunicamos o caso às empresas de ônibus que atuam na localidade”, disse o coordenador da Fefesa Civil, acrescentando que a rota do transporte público já foi alterada.

“Os moradores, principalmente os usuários dos coletivos, devem ficar atentos. A empresa de ônibus que fazia o itinerário São Judas x Boa Vista sofreu mudanças. Devido à situação da rua, a empresa nos informou que terá um veículo para atender o São Judas Tadeu e outro o Boa Vista, eles não irão cruzar os dois bairros”, explicou.

RJ-153, em Amparo

Ainda nesta semana, Barra Mansa também precisou interromper o tráfego de veículos pesados na RJ-153, no trecho da Serra da Mutuca, entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, e Santa Isabel do Rio Preto, em Valença, que está parcialmente interditado. As chuvas recentes causaram o rompimento das manilhas na altura da região conhecida como Serra da Mutuca, fazendo com que grande volume de terra cedesse. “Nós seguimos monitorando. A área está sinalizada e os responsáveis pela estrada, que é de competência do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já foram comunicados da situação e solicitamos a intervenção emergencial”, acrescentou.

Além do ocorrido na Serra da Mutuca, deslizamentos de terra foram registrados em outros pontos da RJ-153. “Neste sábado, dia 07, nós também identificamos deslizamentos de terra que obstruiu metade da pista e limitava o fluxo de veículos. Avaliamos o ocorrido e com o apoio das equipes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Secretaria de Manutenção Urbana para a remoção do material”, disse.  

Rios dentro da normalidade


Apesar das chuvas intensas, até a tarde deste domingo, dia 08, não houve registros de alagamentos e transbordo de rios. “Nós estamos monitorando e não há alteração significativa, além disso, estamos sempre em contato com Furnas, que nos informou que estão operando dentro do limite. O Rio Paraíba do Sul está com sua cota atual em 2,46 metros, tendo como limite de segurança para transbordo  4,50m. O Rio Barra Mansa está com 0,73m e tem como limite de segurança de 1,80m, mas começa a transbordar com 2,50m. Já o Rio Bananal está em 1,35m, tendo o limite de segurança em 4,50m”, concluiu João Vitor.