Rádio Acesa FM VR: 2021-12-19

sábado, 25 de dezembro de 2021

Volta Redonda registra primeiro caso de morte por Influenza A

A vítima é uma funcionária pública da rede municipal de saúde, de 35 anos. O exame foi colhido no último dia 22 e a confirmação chegou ao município neste sábado, dia 25.

Um segundo óbito está sendo ainda investigado. Trata-se de um homem de 38 anos, morador do bairro Padre Josimo.

Há um expressivo aumento de casos de síndromes gripais em praticamente todo o estado e em outros pontos do país. Para a situação ser normalizada, precisamos da ajuda de todos.

Os cuidados já solicitados no dia a dia devem ser redobrados com as festas de fim de ano. O uso de máscara e álcool gel são indispensáveis.

Neste domingo, todas as unidades de emergência estarão abertas, bem como as Unidades de Saúde dos bairros Volta Grande e Vila Mury.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Imóveis da COHAB terão isenção de taxas cartoriais

Os adquirentes de imóveis da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Volta Redonda, comprados pelo Sistema Financeiro de Habitação, terão isenção de emolumentos cartoriais e dos registros. É o que determina a Lei 9.518/21, de autoria dos deputados Dr. Deodalto (DEM) e Noel de Carvalho (PSDB), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23/12).
 
A medida altera a Lei 3.528/01, que já garantia a isenção de taxas cartoriais aos adquirentes de imóveis da Cehab. A nova norma exclui todos os prazos para o direito ao benefício da lei anterior. Além disso, o texto garante a isenção para os concessionários da cadeia sucessória de transmissão do imóvel adquirido junto à Companhia de Habitação.
 
“Para dar efetividade ao processo de regularização fundiária, é necessária esta iniciativa legislativa objetivando corrigir a Lei 3.528/01, sem que ela estabeleça prazo para lavratura de escritura e de registro dos imóveis”, explicou Dr. Deodalto.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Defesa Civil e Guarda Ambiental de Barra Mansa fiscalizam área de obra irregular

Agentes constataram movimentação de terra e cortes de talude sem autorização do órgão municipal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na manhã desta quinta-feira, 23, agentes da Defesa Civil de Barra Mansa, em ação conjunta com a Guarda Municipal Ambiental, realizaram a fiscalização de uma obra não autorizada em um loteamento na Rua Francisco de Melo, no bairro Vila Nova. Segundo denúncias, a ação estaria gerando transtornos aos imóveis próximos do local nos períodos de chuva.

“Quando chegamos ao local nós não conseguimos ter acesso, porém, constatamos que havia uma máquina fazendo movimentação de terra e um corte de talude sem autorização. A princípio o proprietário não apresentou nenhum tipo de documentação de licença para o serviço”, afirmou o coordenador da Defesa Civil do município, João Vitor da Silva Ramos, acrescentando que “foi realizado um boletim de ocorrência e um perito já está averiguando se houve crime ambiental e se aquela é uma área de proteção”, completou. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, as devidas providências legais já foram tomadas. “Todas as medidas já foram executadas. Já fizemos um boletim de ocorrência, a Guarda já apreendeu a retroescavadeira que estava fazendo o corte no local e também já conduzimos o operador para fazer as ações formais. Posteriormente o proprietário do terreno chegou à delegacia, assim como o dono do maquinário”, afirmou Vinicius. 

A Prefeitura orienta a população a acionar a Guarda Ambiental e a Defesa Civil pelos telefones (24) 2106-3408 e 199 caso flagrem situações semelhantes a essa.

Rio Claro recebe material de ajuda humanitária nesta quinta

Sedec-RJ monitora condições meteorológicas em todo o estado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão mobilizados para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas que atingem o território fluminense nos últimos dias. Nesta quinta-feira (23.12), a Sedec-RJ entregou material de ajuda humanitária para Rio Claro, município que declarou ontem Situação de Emergência em virtude das precipitações. Cerca de 1,5 mil litros de água, 300 colchões e 300 kits dormitórios foram distribuídos para a população local.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o estado, enviando alertas para as regiões com riscos de eventos geológicos ou hidrológicos. Os agentes mantêm contato permanente com as Prefeituras, orientando e prestando todo o apoio quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

Cemaden-RJ
De acordo com os técnicos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão no oceano e à formação de uma frente fria, ocasionaram chuva moderada a forte no Estado do Rio de Janeiro, entre a tarde de quarta-feira (22/12) e a manhã de hoje (23/12).

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h foram registrados nas estações em Duque de Caxias e Rio de Janeiro com 80,8 mm e 76,8 mm respectivamente.As rajadas de vento atingiram 74,5 km/h na estação Rio Claro (INMET) e 69,8km/h na estação Valença (INMET).

Até 23 horas desta quinta-feira, todo estado está sujeito a pancadas de chuva moderadas a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Mapa de Risco Covid-19: estado permanece em risco muito baixo pela quarta edição seguida

Em todo o Rio de Janeiro, a taxa de positividade para a doença é de 1%

A 61ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta quinta-feira (23/12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que o estado como um todo está em bandeira verde, de muito baixo risco de transmissão para a doença pela quarta semana consecutiva. A análise  compara os dados da semana epidemiológica 49 (05/12 a 11/12) e 47 (21/11 a 27/11) e verificou uma queda de 55% no número de internação por síndrome respiratória aguda grave (SRAG)  e de 42% no número de óbitos.

A taxa de positividade para a doença está em 1% em todo o estado. Esse índice considera os testes de RT-PCR positivos entre todos os exames realizados no período de 19/11 a 20/12. A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 no estado é de 9% para UTI e 8% para enfermaria. Todas as regiões apresentaram uma taxa de ocupação de UTI e enfermaria inferior a 40%.

As regiões Médio Paraíba, Metropolitana I, Metropolitana II e Norte estão classificadas como risco muito baixo (verde); as regiões Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Noroeste estão classificadas como risco baixo (amarelo); a Região Serrana está classificada como risco moderado (laranja) em função do aumento de óbitos (passou de 2 para 7 óbitos no período analisado).

– Temos um cenário de queda sustentada dos indicadores assistenciais e epidemiológicos. A chegada da Ômicron está sendo monitorada. Esta semana, registramos um caso dessa variante em uma pessoa que chegou dos Estados Unidos. Trata-se de um caso importado. Até o momento, não identificamos circulação dessa variante no estado do Rio de Janeiro. Apesar disso, recomendamos que as pessoas continuem usando máscara em ambientes fechados e também em locais abertos com aglomeração - diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Garrafas de vinho são apreendidas na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carga com duas mil garrafas de vinho foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quinta-feira (23) em Barra Mansa. As bebidas eram transportadas sem nota fiscal. O flagrante aconteceu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Por volta das 2h, equipes da PRF abordaram um caminhão nas proximidades do quilômetro 276. Ao revistarem o veículo, encontraram diversas caixas com as bebidas. O motorista, ao ser questionado, informou que buscou a mercadoria no Paraná e levaria para Marataízes, no Espírito Santo. Ele disse que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal.

Polícia Civil realiza operação contra traficantes em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) realizaram, nesta quinta-feira (23/12), a operação “Toda Vida Importa!” contra traficantes que atuam naquela cidade. A ação acontece no bairro Carbocálcio e conta com apoio de policiais militares. Quatro pessoas foram presas, sendo três cumprimentos de mandado de prisão, e apreendidos drogas e dinheiro.

De acordo com as investigações, a facção do tráfico de drogas da localidade vem intimidando moradores e cometendo roubos como cobrança de dívidas feitas por usuários de drogas. Uma das vítimas foi agredida e coagida a não procurar a delegacia após ter a moto subtraída.

Dados de inteligência apontam, ainda, que traficantes de uma das quadrilhas atuantes na cidade estão planejando a morte de integrantes de facção rival durante as festas de fim de ano. Usuários de drogas com dívidas junto à organização criminosa também são alvos.

Envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver são presos em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dois homens foram presos e um adolescente apreendido por envolvimento no homicídio e ocultação de cadáver de Luís Otávio Barbosa, de 56 anos. O crime aconteceu no início do mês de dezembro.

Policiais civis iniciaram as investigações e ouviram parentes da vítima, que indicaram as últimas pessoas que tiveram contato com Luís antes do desaparecimento. Durante as buscas, os agentes verificaram que imagens de câmeras de uma boate, em Barra Mansa, mostravam a vítima entrando num Fiat Uno, do mandante do crime, na RJ-155 (Barra Mansa-Angra dos Reis).

Quem dirigia o automóvel era o rapaz de 14 anos. A vítima foi levada para um terreno em Carfanaum, área rural de Barra Mansa. Lá, o executor, de 21 anos, deferiu golpes de faca no pescoço. Um dia depois da morte, o corpo foi jogado numa vala rasa.

A motivação do crime, segundo a policia, é que havia um relacionamento amoroso entre o dono do carro e a ex-mulher de Luís. A partir dos dados coletados e indícios de autoria, a 90ª DP representou pela prisão temporária de um dos suspeitos. Após ser preso, ele confessou ter matado a vítima, com apoio de mais duas pessoas.

Os três suspeitos vão responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O menor de 14 anos, é filho de mentor do crime, responderá por fato análogo. Ainda não há informações sobre velório e o enterro do Luiz Otávio.

Dupla suspeita de assaltar e matar turista é apreendida em Paraty; terceiro suspeito é encontrado morto

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais militares apreenderam, seis horas depois, dois menores suspeitos de assaltarem e matarem um homem que chegava para fazer turismo, na manhã desta quinta-feira (23), em Paraty, região Costa Verde do Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Vitor da Silva Lins, de 31 anos, foi rendido por criminosos e teve a vida ceifada após não entregar a mochila ao criminosos. Ele foi baleado no rosto por um dos menores e acabou morrendo no local ao não resistir aos ferimentos.

De acordo com a policia, o crime aconteceu no inicio da manhã, na Rua Josefina Gibrail Costa, no Centro Histórico. A vítima era de São Paulo e trabalhava como cinegrafista.

Segundo os agentes, Vitor e a namorada, de 28 anos, desembarcaram na rodoviária e seguiram a pé até o local onde iriam se hospedar quando foram abordados pelos três suspeitos.

A namorada não ficou ferida, mas teve a mochila levada pelos criminosos, que fugiram em seguida.

O terceiro acusado foi encontrado morto em uma área de mata, no bairro Olaria.

Menores confessaram participação

Em uma ação conjunta, agentes das polícias Civil, Militar e da Secretaria de Ordem Pública conseguiram localizar e apreender dois menores suspeitos de envolvimento no latrocínio em menos de oito horas após o crime.

Os adolescentes, de 16 e 17 anos, foram encontrados no bairro Ilha das Cobras, localidade conhecida pela movimentação ligada ao tráfico de drogas.

Eles foram levados para a delegacia, foram reconhecidos pela namorada da vítima e confessaram o crime. Os dois foram apresentados à Curadoria da Infância e Juventude.

A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o terceiro suspeito tenha sido executado por integrantes do tráfico de drogas local.

Idosa morre e menina fica ferida em acidente envolvendo carreta e moto em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente na manhã desta quinta-feira (23) deixou uma idosa de 62 anos morta e uma criança de 11 anos ficou ferida na Rodovia do Contorno, altura do bairro Jardim Mariana, em Volta Redonda.

A colisão aconteceu quando a carreta pegava acesso a um retorno, a traseira do veículo atingiu a moto em que Marly Mariana da Silva conduzia e tinha a menina como passageira (neta). As duas foram arremessadas para debaixo da carreta e Marly não resistiu aos ferimentos após uma das rodas passar por cima do corpo dela.

A menina sobrevivente do acidente foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São João Batista. A vitima avaliação médica com exames e segue em observação.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Papai Noel entrega presentes para crianças no Hospital do Retiro

Distribuição de presentes de Natal aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 22 na ala pediátrica

www.radioacesafm.blogspot.com
O ‘Natal da Cidadania’, da Prefeitura de Volta Redonda, proporcionou uma manhã repleta de alegria, abraços, sorrisos e presentes. Foi assim o inicio desta quarta-feira, dia 22, na ala pediátrica do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o hospital do Retiro. O papai Noel e as “noelitas” (ajudantes) entregaram presentes às crianças e adolescentes internados no local.
O bom velhinho também distribuiu brinquedos para as crianças que estavam aguardando por atendimento na recepção e para outras em observação no setor ambulatorial. A alegria das crianças ao ver o papai Noel contagiou a todos: mães, pais, avós e os profissionais de saúde que acompanharam de perto a ação natalina e os cuidados na aproximação com os pacientes.

A pequena Sofia de 1 ano internada na pediatria foi uma das crianças que recebeu a lembrancinha do papai Noel. A mãe, Gabriela de Souza, comentou que ficou muito feliz com a atitude e espera comemorar o natal em casa com o restante da família.

“Estamos aqui desde domingo e esperamos ter alta logo para comemorar a data em casa. Fiquei extremamente feliz pelo gesto de carinho da prefeitura na entrega dos presentes, não imagina que isso pudesse acontecer, não esperava, foi algo muito significativo para mim diante da rotina do hospital”, comentou a mãe de Sofia.

Théo também de 1 ano recebeu o presente do bom velhinho no setor ambulatorial, onde passava por observação. A mãe Natiele Cristina, com lágrimas nos olhos, citou que a ação alegrou o filho que logo começou a brincar com presentes. “Gostei muito da presença do papai Noel aqui é difícil ver ações assim em outros lugares, meu filho estava um pouco assustado e logo se distraiu com os brinquedos”, comentou.

O superintendente da pediatria do Hospital do Retiro, médico Amaro Inácio Filho, destacou que ações como essas contribuem para a melhora do quadro clínico dos pacientes. O médico ainda citou que alegria é saúde e contagia o ambiente.

“Essas ações são fundamentais para o paciente, principalmente, as crianças hospitalizadas. Sem duvida quando um voluntário chega vestido de papai Noel ou de outro personagem percebemos que as crianças ficam alegres com sorriso no rosto, com uma disposição antes não observada. Costumo dizer que alegria é saúde e contagia, por isso, é importante essas ações voluntárias em um hospital”, disse.

A enfermeira responsável pela pediatria, Gilmara Aguiar, ressaltou que durante o ano outras ações são feitas para as crianças em parceria com grupos voluntários. “No Dia das Crianças, recebemos a visita de grupos voluntários, como os Palhaços da Alegria, Liga da Foa, entre outros que se vestem de super heróis, trazem presentes, contam histórias e fazem todos felizes”, comentou.

Moto roubada em Sapucaia é recuperada pela GM em Volta Redonda

Veículo foi encontrado no bairro Bela Vista durante ronda dos agentes

www.radioacesafm.blogspot.com
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) recuperou nesta terça-feira, dia 21, durante ronda no bairro Bela Vista, uma moto que consta como roubada. O veículo foi encontrado na Rua Dezenove-A, quando os agentes abordaram dois homens que estavam com duas motos paradas na via.

De acordo com a GMVR, os agentes estavam atendendo a uma ocorrência de furto em uma loja de departamento da Vila Santa Cecília e durante ronda nas vias no entorno, se depararam com os dois homens com os veículos. Ao solicitar documentação, foi constatada que uma das motos era fruto de roubo no município fluminense de Sapucaia.

O veículo roubado e o homem que estava de posse da moto foram encaminhados para a 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado.

UGC é reformulada e trabalha com novas viaturas

Reunião marcou o retorno da antiga forma de trabalho das equipes

www.radioacesafm.blogspot.com
Após a nomeação do novo titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, foram traçadas estratégias entre a Secretaria e a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR). A reunião ocorreu no último dia 17, quando foi reformulada a Unidade de Guarda Comunitária (UGC), que voltou a prestar serviços com efetivo exclusivo para todos os bairros da cidade. Desde então, a UGC vem utilizando quatro novas viaturas, acelerando o atendimento.

A UGC cuida de toda a cidade, que foi dividida em cinco áreas: quatro são atendidas pelos novos veículos, com dois GMs em cada, e uma por duas motocicletas. A prestação de serviços é através da segurança primária, como a troca de lâmpada queimada, poda de árvores, retirada de veículos abandonados, tapa-buracos em vias públicas, desobstrução de calçadas, entre outros. “São serviços de competência do município e que podem ser solucionados de forma mais rápida, contribuindo para diminuir a sensação de insegurança”, explicou o Secretário Luiz Henrique.

Tendo como meta principal aproximar a população do Poder Público, a UGC criou grupos de WhatsApp, usando a rede social para ficar em contato direito com os presidentes das associações de moradores de cada área, bem como todas as pessoas que têm representatividade no bairro, como a presidente da Associação de Moradores do Loteamento Vista Bela, no bairro Água Limpa, Elisa Fernandes. “O retorno da UGC nos moldes antigos é maravilhoso e até mexe com a nossa autoestima, pois agora somos ouvidos com toda a paciência e atenção, com os problemas solucionados. Os guardas municipais que fazem o atendimento têm o perfil certo e todos gostaram da volta da UGC,”, contou Elisa.

O Secretário da SEMOP disse que a medida pretende manter a ordem na cidade. “Os novos veículos contribuem para manter a cidade ordenada e dão mais eficiência na solução dos problemas apresentados pelos moradores, que falam diretamente com os guardas municipais da UGC”, ressaltou ele, acrescentando: “Os novos investimentos na área de segurança pública, que estão sendo feitos pelo prefeito Antonio Francisco Neto, vão colaborar de forma significativa para tornar a cidade mais segura”,  explicou o Secretário.

Papai Noel visita bairros de Porto Real

www.radioacesafm.blogspot.com
Aconteceu nesta segunda feira, dia 20 de dezembro, a primeira caravana do Noel Natal em Porto Real, o Papai Noel desfilou por todos os bairros da cidade no caminhão dos bombeiros, e contou com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil de Porto Real, e as empresas DER Emergência e AMASEG, além do apoio do Vereador Renan Márcio. 
 
O projeto de iniciativa do projeto Noel Natal, tem como finalidade, levar um pouco de esperança e alegria para todas as crianças, em tempos tão difíceis, a presença alegre do Noel deseja transmitir ao coração de todos que em meio a tanta dificuldade, Deus continua se fazendo presente e nos dando motivos para nos alegrar. 
 
Muitos moradores foram para as principais ruas da cidade, para assistir a alegre, calorosa e animada caravana do Noel Natal.
 

Operações conjuntas de dois batalhões contra facção criminosa em Barra do Piraí e Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Uma operação envolvendo o policiais do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda e do 10° BPM de Barra do Piraí aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 22, e resultou na apreensão de armas, drogas e na prisão de seis homens na Rua 7, no bairro Califórnia, em Barra do Piraí, divisa com o Dom Bosco, em Volta Redonda.

Com os suspeitos, a PM encontrou duas pistolas, sendo uma 9mm e uma calibre 40, drogas, roupas camufladas e Parte da área do Califórnia e Dom Bosco é ligada ao CV e uma outra parte do Califórnia e o Nova Primavera é dominada pela facção TCP (Terceiro Comando Puro), que é um dos alvos do 5° CPA na região.

- Estamos trabalhando com as informações do Serviço Reservado, que é a nossa inteligência. Percebemos ações de criminosos na área de Vassouras e de Conservatória (Barra do Piraí), e logo fizemos ações naquelas regiões e os criminosos migraram para área da Califórnia que é divisa com Volta Redonda – explicou o coronel Marcelo Malheiros, comandante do 5° CPA, responsável pelos Batalhões da PM no Sul Fluminense.

A intenção do comando da PM na região é sufocar a criminalidade na divisa entre as duas cidades. Na noite de terça-feira, dia 21, o Grupamento de Ações Táticas (GAT I) e Serviço Reservado fizeram uma operação no bairro Nova Primavera, em Volta Redonda. Ao avistarem a presença da polícia os suspeitos fugiram. No local da denúncia, a PM encontrou uma espingarda calibre 12 e 500 pinos de cocaína vazios.

“Com a operação de terça-feira, no Nova Primavera, quando apreendemos uma 12 (arma de grosso calibre), os bandidos de lá fugiram para a Califórnia, que também é área do TCP. E hoje, determinei uma operação maior na Califórnia, com os dois batalhões, pois sabíamos que os criminosos estavam lá. Foram seis presos e tinha bandido até de Angra dos Reis escondido numa das casas da Rua 7”, detalhou Malheiros.

Homem morre queimado dentro de residência no Coqueiros

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma homem identificado como João Batista da Silva, de 63 anos, morreu carbonizado dentro de uma residência na noite desta quarta-feira (22) em Volta Responda. O caso aconteceu por volta das 21h20 no bairro Coqueiros - no Escadão Docas.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e conteve as chamas, mas encontrou uma vitima carbonizada.

A pericia foi acionada para a localidade e a ocorrência segue para a 93ª DP.

Segundo populares, o homem era conhecido como "Barriguina" e morava sozinho.

Atualização

Policiais estiveram horas antes na localidade fazendo uma operação, onde houve confronto com muitos tiros disparados por criminosos. Ninguém foi preso.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Mais um clube vem se destacando profissionalmente no interior do estado do Rio de Janeiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
O Boa Vista Engenheiro Passos Futebol Clube da cidade de Resende, em especialmente no distrito Engenheiro Passos, vem lutando para disputar a Série C. O clube, já filiado a Liga Municipal de Resende, disputou a Copa Carioca em 2021 e chegou na semifinal do campeonato, na cidade de Três Rios - RJ, a qual numa das rodadas enfrentou o Paduano que hoje está na B1 do Carioca.

"A diretoria vem trabalhando fortemente para disputar a Série C 2022, usando a Copa Carioca como um espelho. Seguimos com os trabalhos como alguns amistosos, um deles contra o Volta Redonda Futebol Clube que foi uma excelente partida  para que o nosso time venha adquirir mais experiência. Temo muito a crescer e aprender também, vamos usar os jovens da nossa cidade e da região para montar um elenco forte para subir para B2", disse o presidente Paulo Ricardo Pacheco Motta.

Paulo Ricardo ainda disse que deve muito ao presidente da Liga Desportiva de Resende, Marco Antônio Rodrigues, pelo apoio.

Já o gerente de futebol, César Augusto Rodrigues da Silva disse que em breve vai anunciar a comissão técnica e divulgar o planejamento de 2022.

Ação conjunta prende trio de traficantes que atuava em comunidade de Itatiaia

Policiais civis e militares prenderam em flagrante, nesta terça-feira (21/12), três pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na região da comunidade Nova Conquista, em Itatiaia.

As equipes realizavam, na segunda-feira (20/12), operação para combater o tráfico de drogas na região, momento em que suspeitos que estavam escondidos na mata efetuaram diversos disparos de armas de fogo contra os policiais. Não houve prisão na ocasião.

No dia seguinte, de posse de informações de que alguns indivíduos ainda estariam pela comunidade, as equipes retornaram e prenderam os criminosos. Com eles foi apreendido material entorpecente que seria destinado para a venda na comunidade.

No aparelho celular de um dos presos, os policiais identificaram diversos arquivos - entre mensagens, imagens, áudios e vídeos - que evidenciam o seu envolvimento com o tráfico de drogas naquela localidade.

Acusados de homicídio de jovem são presos em Porto Real

www.radioacesafm.blogspotcom.br
100ª DP - Porto Real
Três homens acusados da morte de Gabriel da Silva Luiza, ocorrida no domingo (19/12), em Porto Real, foram presos na terça-feira, dia 21. Eles foram localizados no bairro Freitas Soares após troca de informações de inteligência.

As investigações iniciaram logo após a delegacia ser notificada sobre o crime. Foram realizadas diligências imediatas, o que possibilitou a localização de testemunhas e a identificação dos suspeitos.

Contra os criminosos foram cumpridos mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. O trio foi encaminhado ao sistema prisional.

Polícia ambiental resgata pássaros em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais militares ambientais resgatarem nesta quarta-feira (22) quatro aves mantidas em cativeiro no bairro Bom Jesus, em Volta Redonda. 

De acordo com a equipe lotada na 2ª UPAm, através de um denúncia, eles chegaram à Rua Priscila Fulgoni, onde durante a fiscalização no estabelecimento denunciado, encontraram quatro gaiolas penduradas na parede, contendo um coleiro, um pixanxão e dois tico ticos. 

Ainda de acordo com as informações, o proprietário dos pássaros foi questionado acerca das licenças ou anilhas de identificação, mas informou não as possuir, contrariando o artigo 29 da lei de crimes ambientais. 

O homem foi encaminhado à 93ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Espingarda é apreendida após fuga de suspeito em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM
Policiais militares apreenderam no início da noite desta terça-feira (21), na Rua Alvorada, no bairro Nova Primavera, em Volta Redonda, uma espingarda calibre 12, um rádio comunicador e 500 pinos para armazenagem de droga vazios.

Os agentes foram acionados para averiguar uma denuncia de criminosos armados e com drogas na localidade, quando ao chegar ao local um homem foi visto fugindo e deixou para trás o material apreendido.

A ocorrência fiou e 93° DP para apresentação ao delegado de polícia.

Alunos da rede publica de ensino de Volta Redonda recebem frango e panetone

Produtos, que completam kit alimentação entregues nas escolas, poderão ser retirados até a próxima quinta-feira, na Ilha São João

O clima de festa e o espírito natalino estavam presentes nessa terça-feira, 21, na Ilha São João, para as famílias dos alunos da Rede Pública de Ensino que começaram a receber os frangos e panetones que estão sendo distribuídos para os 36 mil estudantes do município durante a semana.

Os produtos completam o kit alimentação, que vem sendo entregue nas unidades escolares desde a semana passada. As escolas foram divididas em três grupos e as entregas vão até quinta-feira, dia 23. De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), alunos de trinta e três escolas municipais serão beneficiados nesse primeiro dia.

A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, participou da entrega desde as primeiras horas da manhã e destacou a importância da iniciativa. "É gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas e mais ainda saber que estamos ajudando a dar um fim de ano com mais dignidade para todos os nossos alunos".

O kit está sendo entregue das 9h às 18h, por meio da apresentação de um voucher que está sendo distribuído no momento da retirada das cestas natalinas nas escolas. A Ilha São João foi escolhida devido à necessidade de manter o frango em local refrigerado, visto que o alimento é perecível.

Asuelen Oliveira Santos, 38 anos, moradora do bairro Niterói, mãe da Maria Eduarda de 8 anos, estudante da Escola Municipal São Francisco de Assis chegou cedo à Ilha São João para participar da entrega.
“Essa iniciativa da prefeitura é muito válida. Tenho certeza que muitas famílias não teriam nem um frango na mesa para comer nas festas de final do ano. Para algumas crianças pode ser apenas um frango, para outras é praticamente uma ceia completa. É o que elas vão ter. Temos que ser grato por tudo isso que estamos recebendo da prefeitura”, disse Asuelen.

Érika de Paula, 36 anos, moradora do Vale Verde, mãe de duas crianças que estudam na escola Octacillia Stockler Mendonça também estava na Ilha São João. “Isso significa que vamos ter uma ceia como jamais sonhamos. É um momento para comemorar, depois de um ano tão difícil. Estamos agradecidos”, disse emocionada.

Com um investimento de R$ 3,7 milhões, os kits e frangos foram comprados com verba do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), enquanto o panetone está sendo dado pela própria prefeitura.

Confira abaixo o cronograma de entrega de frangos e panetone para os próximos dias:

GRUPO 2 – DIA 22 (9H ÀS 18H)
C.M. JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS    
C.M. NOSSO ESPAÇO    
C.M. TEMPO DE CRIANÇA    
C.M.E.I. GERALDA PEREIRA LOPES    
C.M.E.I. MADRE TEREZA DE CALCUTÁ    
C.M.E.I. MONTEIRO LOBATO    
C.M.E.I. PROFª MARIANA APARECIDA VIEIRA BRESSAN    
C.M.E.I. VERA LUCIA SILVEIRA BRAGA    
COLÉGIO DELCE HORTA DELGADO    
COLÉGIO JOÃO XXIII    
E.M. ENG. SÉRGIO DE A. ROCHA    
E.M. JAYME DE SOUZA MARTINS    
E.M. LIONS CLUB    
E.M. MAESTRO FRANKLIN DE C. JÚNIOR    
E.M. MARIA CARRARO      
E.M. MARIA JOSÉ CAMPOS COSTA    
E.M. PAULO VI    
E.M. PREFEITO JOSÉ JUAREZ ANTUNES    
E.M. PROF. LUIZ CANTANHEDE    
E.M. PROF. LUND FERNANDES VILLELA       
E.M. PROF. WALDYR AMARAL BEDÊ    
E.M. WANDIR DE CARVALHO    
E.M.ESP. DR. HILTON ROCHA    
E.M.PROF. DAYSE MANSUR DA COSTA LIMA    
LAR IRMÃ ZILÁ    
SEMEIA

GRUPO 3 – DIA 23 (9H ÀS 18H)
A.P.M.I    
C.M. AMOR PERFEITO    
C.M. ARYTON SENNA    
C.M. ELZA BERTAZZO DEALBUQUERQUE E LIMA    
C.M. GOTINHAS DE AMOR    
C.M. RAIOZINHO DE SOL    
C.M.E.I. ALKINDAR CANDIDO DA COSTA    
C.M.E.I. BALÃOZINHO VERMELHO    
C.M.E.I. BEM-ME-QUER    
C.M.E.I. ELZA COSTA FIGUEREDO    
C.M.E.I. IRACEMA LEITE NADER    
C.M.E.I. MARIA DOS SANTOS RIBEIRO HYGINO    
C.M.E.I. OSCAR RODRIGUES CARDOSO    
C.M.E.I. PINGUINHO DE GENTE    
C.M.E.I. PROFª MARLENE MENDES DE CASTRO
C.M.E.I. THEREZINHA DUARTE DE FARIA    
C.M.E.I. ZILDA ARNS    
COLÉGIO GETÚLIO VARGAS    
COLÉGIO JOSÉ BOTELHO DE ATHAYDE    
COLEGIO PROFª THEMIS DE ALMEIDA VIEIRA    
E.M PROF. PAULO FREIRE        
E.M PROFª ANTONIETTA MOTTA BASTOS    
E.M. BAHIA      
E.M. DAMIÃO MEDEIROS    
E.M. DOM WALDYR CALHEIROS DE  NOVAES    
E.M. DR. JIULIO CARUSO
E.M. GOIÁS    
E.M. GRACIEMA COURA       
E.M. JOÃO HAASIS    
E.M. JOHN KENNEDY    
E.M. JOSÉ FONTES TORRES    
E.M. MATO GROSSO DO SUL    
E.M. MIGUEL COUTO FILHO    
E.M. NILTON PENNA BOTELHO
E.M. PROF. DOMINGOS MAIA    
E.M. PROF. WLADIR DE SOUZA TELLES
E.M. PROFª JURACY VARANDA DE A. GAMA
E.M. PROFª MARIA ROSA RODRIGUES    
E.M. SERGIPE       
E.M. WALMIR DE FREITAS MONTEIRO    
EM ESPÍRITO SANTO    
EM PROF.ª MARIZINHA FELIX    
LAR ESCOLA RECANTO DAS CRIANÇAS    
S.O.S

Ônibus do Tarifa Zero ficam sem cicular na tarde desta terça em Volta Redonda

Os dois ônibus do Programa Tarifa Zero ficaram sem sem circular na tarde desta terça-feira, dia 21, em Volta Redonda. Um dos veículos teve o vidro quebrado e terá de aguardar reposição da peça. Outro teve um problema na bateria, mas que já foi sanado e poderá voltar a circular na amanhã desta quarta-feira (22). 
 
Segundo a prefeitura, equipes estão trabalhando para que o mais rápido possível o projeto volte em sua plenitude.

Polícia intercepta carro carregado com 20 kg de maconha em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma denuncia levou a PM interceptar um Fiesta carregado com drogas a pronto entrega em Volta Redonda. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (21) na Avenida Sávio Cota Almeida Gama com a Avenida Waldir Sobreira Pires, no bairro retiro.

De acordo com os agentes, o material entorpecente seria entregue no bairro Candelária, porém, com a denuncia os planos dos criminosos foram interrompidos.

O condutor do veículo, com placas de Barra do Piraí, foi abordado e preso em flagrante.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP. Foram apreendidos aproximadamente 20 kg de maconha em tabletes.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Jari Simão toma posse e assume mandato de deputado na Alerj

O segundo suplente do PSB entra no lugar de Rubens Bontempo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O deputado Jari Simão de Oliveira Junior (PSB) assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (21/12), após ser empossado pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT). Segundo suplente do partido, Jari entra no lugar de Rubens Bontempo (PSB), que deixou a Alerj para assumir a prefeitura da cidade de Petrópolis, na Região Serrana. Jari vinha exercendo seu terceiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Volta Redonda, no Sul Fluminense, e assume pela primeira vez como deputado estadual.

“O momento é muito feliz. A marca do nosso mandato sempre foi a participação popular e continuará sendo. Mesmo com um pouco tempo de mandato, vamos tentar fazer o que for necessário para beneficiar a população. Sou muito grato ao cidadão de Volta Redonda e vou honrar essa vaga na Assembleia Legislativa”, disse o novo parlamentar da Alerj, que obteve 19.974 votos nas últimas eleições para deputado estadual, em 2018. Ele tomou posse acompanhado de sua esposa e filhos.

Jari herda a vaga do então primeiro suplente do PSB, Rubens Bomtempo, que venceu a eleição para prefeito de Petrópolis, em 2020, mas só foi diplomado no último sábado (18/12). Bomtempo aguardava o julgamento de sua situação eleitoral para poder assumir o cargo e, na terça-feira (14/12), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu por 4 votos a 3 pela anulação do processo que o impedia de assumir o cargo de prefeito.

O presidente do PSB e deputado federal pelo Rio de Janeiro, Alessandro Molon, esteve presente na posse e elogiou a carreira política de Jari. “Ele foi um vereador exemplar e tenho certeza de que será um excelente deputado estadual. Aqueles que esperam que a Alerj garanta a justiça social e o avanço do estado ganham muito com a chegada dele à esta Casa, principalmente a região do médio Paraíba”, afirmou Molon.

Quem também esteve presente na posse foi o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT). “Essa é uma belíssima notícia. Jari chega para agregar. Aproveito e ressalto a minha admiração pela trajetória e pelos compromissos genuínos que ele sempre teve. Todo o Sul Fluminense está em festa”, considerou o parlamentar.

Perfil

Formado em direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa, Campus Cicuta, Jari trabalhou no Detran e na Prefeitura Municipal de Volta Redonda antes de assumir mandato na Câmara Municipal de Volta Redonda. Em 2012, ele foi eleito, pela primeira vez, como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 2.757 votos. Já em 2016, concorreu pelo PSB e foi reeleito com 4.392 votos.

Jari tem um trabalho voltado à área de direitos humanos. Já presidiu as Comissões de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara dos Vereadores, foi relator da Comissão de Obras, e também é conselheiro titular do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Volta Redonda.

Rua do Nove de Abril tem sentido alterado a partir desta terça

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, informa que a partir desta terça-feira, 21, a Rua Jair Alves Santos (Antiga Rua F), no bairro Nove de Abril, sofrerá mudança no sentido do trânsito. Veículos pesados não poderão transitar pelo local.

A Pasta destaca ainda que uma equipe da Guarda Municipal estará na localidade realizando ação educativa e orientando moradores e motoristas sobre a alteração.

Barra Mansa antecipa pagamento de dezembro para profissionais da Educação

Eles também receberão 1/3 das férias nesta quarta-feira, 22

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou na tarde desta terça-feira, 21, aos profissionais da Educação, a antecipação do pagamento do salário de dezembro e 1/3 das férias dos trabalhadores deste setor, nesta quarta-feira, 22.

Em outubro, durante evento realizado no Parque de Saudade, o prefeito tinha antecipado uma série de investimentos na área da Educação, entre elas, construção e reforma de escolas e creches. Além disso, realizou o pagamento do 13° salário de todos os funcionários da Educação no dia 29 do mesmo mês.

Policiais trocam tiros com bandidos em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Durante ação contra o crime de trafico de drogas, policiais militares e civis foram atacados por criminosos no bairro Nova Conquista, em Itatiaia. O caso aconteceu no final da tarde desta segunda (20).

Após o confronto os criminosos foram presos e drogas apreendidas na localidade. Uma sacola com 80 pinos contendo cocaína.

Ninguém ficou ferido e a ocorrência foi encaminhada a 99ª DP.

Ex-governador Sérgio Cabral tem revogação de prisão cautelar negada

A revogação da prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, denunciado por corrupção passiva no âmbito da Operação Ponto Final – na qual se apurou suposto esquema de corrupção na área de transportes do estado, foi negada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior.

Ao apreciar a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual, determinou a prisão cautelar. A defesa, então, impetrou habeas corpus no STJ sob a alegação de falta de contemporaneidade no pedido de prisão, uma vez que os fatos teriam ocorrido há dez anos e a denúncia demorou dois anos para ser analisada pela corte fluminense.

A defesa também sustentou que as motivações do decreto prisional têm contradições e paradoxos, e divergiriam dos fatos contidos no processo originário, em violação ao artigo 315, parágrafo 2º, inciso III, do Código de Processo Penal.

Prisão cautelar foi necessária

Ao negar a liminar, o ministro Sebastião Reis Júnior afirmou que a medida de urgência, nos autos de habeas corpus, só é possível quando verificada ilegalidade flagrante contra o paciente.

Para o relator, isso não ocorre no caso em análise, uma vez que o TJRJ demonstrou circunstâncias concretas que apontam a necessidade da prisão cautelar do ex-governador. Entre outros elementos que fundamentam a ordem de prisão, ele mencionou a gravidade da conduta da organização criminosa, os prejuízos causados pelo esquema – que teria movimentado mais de R$ 5 milhões – e a necessidade de garantir a continuidade da ação penal.

O magistrado também destacou que é inviável substituir a preventiva por medidas cautelares menos rígidas, porque o pedido de relaxamento da prisão se confunde com o próprio mérito do habeas corpus, que será analisado oportunamente pela Sexta Turma.

Rio registra 40,16% de queda na média de atendimento por síndrome gripal nas UPAs nos últimos 14 dias

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou redução de 40,16% na média móvel de atendimentos de pacientes com síndrome gripal nas UPAs da rede estadual, em relação aos últimos 14 dias. A média móvel de atendimento por dia caiu de 5.028 (6/12 a 12/12) para 3.008 por dia na última semana (13/12 a 19/12).

Os números também mostram uma queda mais acentuada no número de atendimentos pediátricos: menos 42,4% em relação aos últimos 14 dias, com média de 564 crianças consultadas por dia. Nos 14 dias anteriores, a média móvel foi de 981 crianças por dia.

Já o atendimento médio de adultos caiu de 4.046 (6/12 a 12/12) para 2.443 (13/12 a 19/12) por dia.

Os dados indicam que os números de casos nas UPAs da capital começam a diminuir, sendo observado o deslocamento da alta transmissão para municípios de outras regiões do estado, como São Pedro d' Aldeia, onde a unidade da rede estadual apresenta tendência de aumento de atendimento na média móvel.

Corte irregular de árvores em terreno de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Ambiental
Uma denúncia sobre extração irregular de árvores levou a polícia ambiental nesta terça-feira (21) ao município de Angra dos Reis, onde foi verificada a existência de uma área degradada de 2.300 metros quadrados na Gamboa do Belém.

Os agentes, lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, estiveram na Rua Porto Caieiras, onde durante a fiscalização observaram ao lado de um condomínio, um terreno delimitado com arames farpados, além do corte de diversas árvores de pequeno, médio e grande porte na zona costeira do terreno.

De acordo com os policiais, a denúncia informava que a extração das árvores seria necessária para que fossem realizadas construções irregulares naquele local e, segundo a equipe da 4ª UPAm, não foram encontradas placas contendo informações de licenciamento e tampouco os responsáveis pelo ilícito. Com base então no artigo 39 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à delegacia da cidade para o registro da ocorrência.

Até esta segunda-feira, dia 20, o programa Linha Verde registrava 473 denúncias sobre crimes ambientais em Angra dos Reis, superando as 347 do último ano. Deste, 104 foram sobre construção irregular, 85 sobre desmatamento florestal e 70 de extração irregular de árvores.

Vigilantes aprovam o reajuste salarial para 2022 e 2023

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os vigilantes da região Sul Fluminense aprovaram em assembleia, na segunda-feira, dia 20 de dezembro, por unanimidade, a pauta da nova CCT com os reajustes dos salários e benefícios para os anos de 2022 e 2023. A votação aconteceu  na sede do Sindicato dos Vigilantes de Volta Redonda e ficou decidido assim:

• 2022 - Patrimonial
1 - Reajuste no piso salarial (INPC)
2 - Tíquete refeição (INPC)
3 - Triênio (INPC)
4 - Benefício Social - 27,00
5 - Eventos (INPC)

• 2023 - Patrimonial
1 - Reajuste no piso salarial (INPC + 3% do INPC)
2 - Tíquete refeição (INPC + 2% do INPC)
3 - Triênio (INPC + 2% do INPC)
4 - Benefício Social - INPC
5 - Eventos (INPC)

• 2022 - Escolta armada
1 - Reajuste no piso salarial (INPC)
2 - Tíquete refeição (INPC)
3 - Triênio (INPC)
4 - Benefício Social - INPC
5 - Café da manhã - R$ 6,00

• 2023 - Escolta armada
1 - Reajuste no piso salarial (INPC + 3% do INPC)
2 - Tíquete refeição (INPC + 2% do INPC)
3 - Triênio (INPC + 2% do INPC)
4 - Benefício Social - INPC
5 - Café da manhã (INPC + 2% do INPC)

É importante ressaltar que os outros sindicatos de vigilantes do estado do Rio de Janeiro também votaram e aprovaram a mesma pauta, em assembleias realizadas na última semana.

Homem é preso e drogas e arma de fogo são apreendidas em Porto Real

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Um homem foi preso no início da tarde desta terça-feira (21) em Porto Real. Ele foi encontrado em casa, na Rua Um, no bairro Jardim das Acácias.

Segundo a PM, após informações de drogas e arma de fogo escondidas num terreno de uma casa na localidade, os policiais chegaram ate o homem que ao ser informado da denuncia se apresentou apreensivo.

Ainda em abordagem, o acusado acabou confessando que escondia um material para o trafico de drogas e entregou aos agentes 11 pinos de cocaína, 10 pinos de cocaína e R$ 30,00 em espécie.

Ainda de acordo com os policiais, após buscas pelo terreno foi encontrado uma pistola calibre 9 mililitros dentro dentro de um pote enterrado.

O caso foi encaminhado a 100ª DP de Porto Real, onde o detido foi enquadrado por trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Lanchonete homenageia coletores no bairro Açude

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A lanchonete Vitrines das Massas homenageou coletores de lixo com um super café da manhã nesta terça-feira (21), em seu estabelecimento na Avenida Professora Glória Roussim Guedes, no bairro Açude I.

Segundo a proprietária e sócia da lanchonete, Ivanice, junto do seu esposo Romildo, além da homenagem, é reconhecer a importância dos profissionais que passam o ano todo mantendo o nosso bairro limpo.

Os coletores fazem a retirada do lixo doméstico três vezes por semana no bairro e contribuem para que a comunidade possa estar sempre livre dos problemas sanitários e resíduos que causam dano ao meio ambiente e a vida das pessoas.

A vitrine das Massas deseja ãos nossos amigos coletores de lixos um feliz Natal e um ano Novo de muita saúde. Hoje o lanche foi por nossa conta .Deus abençoe cada um de vocês. O nosso muito obrigado a vocês por mais um ano de muito trabalho.

Adolescente do Açude sofre tentativa de homicídio no Retiro

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta segunda-feira (20) em Volta Redonda. O caso aconteceu na Estrada União, no Retiro.

Policiais militares foram acionados para o local, porém, quando chegaram a vitima tinha sido encaminhada ao Hospital do Retiro e logo em seguida levada ao Hospital São João Batista.

Na delegacia de polícia, onde o caso foi registrado, os policiais constataram que contra o adolescente de 16 anos, morador do Açude do I, tem anotações por trafico de drogas.

Segunda o Hospital São João Batista, a vitima foi socorrida por populares e deu entrada na unidade com ferimentos no abdômen e braço direito. Foram ao todo encontrados sete projeteis de calibre não identificado.

O paciente segue sob ventilação mecânica e é estável o estado de saúde, porém requer cuidados.

Acusado de feminicídio é preso em Rio Claro

Um homem acusado de feminicídio foi preso, neste domingo (19/12), em Rio Claro, no Rio de Janeiro. Ele foi localizado no parque de exposições da cidade, após levantamento de dados de inteligência e monitoramento.

Contra ele, foi cumprido mandado de prisão temporária expedido pela Vara Única da Comarca de Mangaratiba. O homem não resistiu à prisão e foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Acusado de matar homem por acreditar que ele seria informante da polícia é preso em Resende

Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam, nesta segunda-feira (20/12), um traficante acusado de matar um homem por acreditar que ele seria informante da polícia. O criminoso foi capturado no bairro Parque Embaixador, naquela cidade.

De acordo com as investigações, no dia 29 de julho deste ano, o autor ficou à espera de Adaílson Mariano Viana em um local estratégico, por onde sabia que ele passaria, e disparou vários tiros contra a vítima.

Segundo os agentes, o traficante já teria se posicionado no mesmo local, dois dias antes do crime, mas não obteve sucesso na empreitada criminosa. Contra o homem, foi cumprido mandado de prisão temporária por homicídio. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Fátima Lima assume a presidência do PSD de Barra Mansa

Evento também contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable e outras autoridades

www.radioacesafm.blogspot.com
O presidente regional do PSD (Partido Social Democrático) e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, empossou na noite desta segunda-feira, 20, a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, como presidente da comissão provisória da sigla no município. O evento aconteceu na Câmara Municipal, no Centro, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, do presidente do Legislativo, Luiz Furlani, do comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), Coronel Malheiros, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Na oportunidade, Paes empossou a nova executiva com Fátima Lima como presidente; o vereador José Marques como vice; Fanuel Fernando como tesoureiro; Deonil Costa como segundo tesoureiro; Deviane Costa como secretária; Francyne Lima como segunda secretária; e Eros dos Santos, Cátia Batista, Vicente Reis e Vanessa Nascimento como vogais.

Segundo o presidente regional do PSD, Eduardo Paes, sua relação com a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, foi de muita admiração, o que a credenciou a assumir o cargo no município. “Minha relação com a Fátima foi de amor à primeira vista e muito desse carinho que tenho por ela é por conta do prefeito Rodrigo Drable, que sempre falou muito bem a seu respeito, principalmente pela sua ética, firmeza, correção e pela defesa dos bons valores. É uma honra estar empossando a Fátima como presidente do PSD de Barra Mansa e tenho certeza que teremos muito trabalho pela frente”, revelou, aproveitando a oportunidade para cumprimentar o vice-presidente da legenda no município, o vereador José Marques, que está no seu sétimo mandato.

A vice-prefeita Fátima Lima agradeceu a oportunidade e prometeu muito trabalho. “Estou feliz de receber aqui na Casa Legislativa pessoas tão queridas, como o nosso presidente Eduardo e todos os presentes. Agradeço a Deus por proporcionar momentos tão maravilhosos como estes e caminhar com pessoas do bem. Estou muito alegre. O PSD tem compromisso com o social e essa já é minha bandeira de anos e anos na política. Neste grupo existem muitas pessoas capacitadas e vamos unir forças para fazer uma boa política. Atender a necessidade dos mais vulneráveis e defender a democracia são nossos objetivos. Vamos trabalhar juntos também com o prefeito Rodrigo Drable, uma pessoa a qual tenho muito respeito, carinho e amizade. Uma parceria muito boa que trabalha junto por Barra Mansa”, revelou.

O prefeito Rodrigo Drable afirmou ver com bons olhos esta união com o prefeito da capital, Eduardo Paes. “A Fátima é uma amiga, confidente, parceira e companheira. Tenho um amor fraterno imenso por ela e construímos uma amizade verdadeira. Também confio muito no Paes, já estivemos juntos em outras oportunidades e acredito nas características de grupo que ele consegue formar. Tem meu total respeito e admiração”, concluiu Drable.

Barra Mansa segue com vacinação contra Covid-19 nesta terça

Nesta terça-feira, dia 21, haverá aplicação de D1, D2 agendadas e doses de reforço contra Covid-19 em Barra Mansa. A ação acontece das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros, e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom.
 
O esquema vacinal seguirá a seguinte ordem: D1 para pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas para os dias 22 e 23 de dezembro (CoronaVac e AstraZeneca no PSF Ano Bom), D2 do imunizante da Janssen  para pessoas que tomaram a D1 até o dia 16/07 e dose de reforço para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 21/07.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Caminhonete roubada em Guarulhos é localizada em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Policiais rodoviários federais recuperaram na noite de sábado (18) uma caminhonete Hyundai HR, com registro de roubo em Garulhos, São Paulo. O veículo foi abordado durante fisccalização no km 287 da Rodovia Preisdente Dutra, altura do posto PRF de Floriano, em Barra Mansa.

A PRF informou que o veículo, ostentando placas de São Paulo, era conduzido por um homem de 46 anos e tinha como passageiro outro de 27 anos. 

Aos policiais, o condutor alegou ser o proprietário do veículo, mesmo não estando no seu nome, que estava indo a Itajubá/MG buscar frutas e que o passageiro estava o acompanhando para ajudá-lo, porque ele (condutor) não era habilitado e que havia comprado o veículo há uns 3 meses de um homem que ele não soube dizer o nome, nem endereço, nem contato telefônico, dizendo apenas que era de Teresópolis/RJ. 

Ao realizarem vistoria minuciosa no veículo os policiais observaram indícios de falsificação nas placas, confirmando se tratar de um clone e o veículo original (abordado pela PRF) seria na verdade emplacado em Guarulhos/SP, com registro de roubo no mesmo município em 27/11/2020. 

Diante dos fatos, tendo o indivíduo de 46 anos assumido a responsabilidade pelo veículo, foi dada voz de prisão a este por receptação, sendo o passageiro arrolado como testemunha e a ocorrência apresentada na 90ª DP de Barra Mansa para registro dos fatos e recuperação do veículo roubado.

Homem é flagrado com carro roubado na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRf
Policiais rodoviários federais abordaram um condutor com um carro roubado na Rodovia Presidente Dutra, em Porto Real. O flagrante aconteceu durante ronda, na altura do km 296, sentido SP.

Os policiais informaram que por volta dás 12h30 desta segunda-feira (20), teve a atenção voltada para um veículo Jeep/Renegade, com placas do Rio de Janeiro, e quando fizeram a abordagem observaram indícios de adulteração no veiculo.

Os agentes constataram que Jeep usava as informações de um outro veículo, da mesma marca, modelo e cor licenciado em Araruama, com registro de roubo em 18/09/2020 no Rio de Janeiro. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão por receptação de veículo roubado ao condutor e a ocorrência encaminhada para a 100ª DP de Porto Real.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Cantata ‘Tempo de Esperançar’ acontece nesta terça, no Palácio Barão de Guapy

Apresentação começa às 19h e vai misturar teatro e música de diferentes estilos

A Fundação Cultura Barra Mansa realiza nesta terça-feira, 21, a ‘Cantata Tempo de Esperançar’, que vai misturar teatro e música de diferentes estilos. O evento acontece a partir das 19h no Palácio Barão de Guapy, no Centro. 

O espetáculo será realizado pelo Grupo Arte em Missão e contará com a participação especial dos músicos Vinicius Leonardo, Joel Maciel, Cristiano Silveira, Rafael Alves e da cantora Cecília Reis.

“Em uma ação inovadora, a ‘Cantata Tempo de Esperançar’ vai misturar teatro e música de diferentes estilos. Em tempos desafiadores, ainda com algumas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espetáculo trará a leveza e a esperança, mas sem deixar de tocar no assunto principal, o nascimento de Jesus”, adiantou o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo.

Ele ainda destacou ainda, que a história não será a convencional. “O menino Jesus da apresentação será negro, índio e pobre. Sua mãe, Maria, será favelada e solteira. Um grupo de trabalho foi criado para cuidar especialmente de cada detalhe”, concluiu.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta segunda

Pinheiral informa os dados de hoje (20/12). Na cidade são 3446 casos confirmados (3374 curas e 72 óbitos). Até agora, 8011 descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Chegada do Papai Noel em Pinheiral é marcada com celebrações e cantatas natalinas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na noite do último sábado (18), o Papai Noel chegou à cidade de Pinheiral onde foi recepcionado na Loja do Artesão (antiga Estação Ferroviária), na Praça Teixeira Campos (Centro), pelas apresentações das cantatas de natal com os corais Vozes da Terra Intergeracional, representando o Centro de Referência em Assistência Social do Município (CRAS) e o da 1ª Igreja Batista de Pinheiral. Aberto a toda a população, o evento ofereceu distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de brinquedos que foram entregues de surpresa a todas as crianças que tiraram foto com o Papai Noel durante o momento. O prefeito Ednardo Barbosa e sua vice, Sediene Maia marcaram presença no local.

Quem não teve a oportunidade de participar do evento e receber o bom velhinho, nesta semana, de 20 a 23 de dezembro, de 18h às 20h, o Papai Noel segue na Loja do Artesão para tirar fotos com as crianças e demais pessoas que desejarem, tudo de forma gratuita.

Menino de 9 anos morre por Influenza tipo A em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O município de Itatiaia registrou no sábado (18) a morte de um menino de 9 anos pós dar entrada em uma unidade de saúde de Resende. A vitima era moradora de Maromba.

A Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Itatiaia informou que recebeu a confirmação do óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave – causada pelo vírus da Influenza tipo A.

De acordo com a nota, a variante do vírus ainda será confirmada para o município. O paciente faleceu na emergência de um hospital particular. 

A secretaria ainda alerta que vem monitorando a situação epidemiológica do município e orienta aos moradores que ainda não receberam a vacina da gripe e fazem parte do público-alvo, dirijam-se aos postos de saúde referentes aos bairros para receber a dose da vacina.

Troca de tiros é registrado no bairro Vila Brasília

Uma troca de tiros aconteceu durante patrulhamento no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda. O caso aconteceu no sábado, dia 18, durante patrulhamento.

A PM informou que policiais passavam pela Rua C, quando foram abordar suspeitos dois homens passaram correndo pela rua disparando contra eles, na ação houve revide e ninguém se feriu.

A ocorrência encaminhada à 93ª DP. Ninguém foi preso.

Justiça derruba fechamento de centro de triagem de animais silvestres no Rio

A justiça concedeu liminar contra o Ibama, que por decisão do governo federal queria paralisar ilegalmente o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica. A decisão saiu após o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Federal intervirem no caso.

O CETAS é um serviço público essencial de recepção, identificação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres, provenientes de apreensões, resgates ou entregas espontâneas no Estado do Rio.

Na decisão, o Juízo da 30ª Vara Federal do Rio de Janeiro destaca que a Constituição incumbiu o Poder Público de proteger a fauna e a flora, vedando práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. "Não se pode admitir, portanto, que os animais silvestres, uma vez colocados sob a tutela do Poder Público, após apreensão, resgate ou entrega espontânea, permaneçam em condições de risco, de degradação ou de sofrimento por irregularidade na atuação estatal. Admitir isso é desconsiderar que a proteção ambiental é um fim em si mesmo, e não um instrumento para que se alcance qualquer outro propósito", destaca trecho da decisão.

A liminar determina que o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, e o superintendente no Rio de Janeiro, Alexandre Augusto Amaral Dias da Cruz, promovam a destinação adequada dos animais atualmente mantidos no CETAS de Seropédica, abstendo-se de transferi-los para outros locais; que apresente, no prazo de cinco dias, plano e cronograma de trabalho para a solução dos problemas elétricos apresentados tanto pelo Ibama quanto em relatório de vistoria realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Determina, ainda, que seja realizada no prazo máximo de 60 dias a contratação e execução de projeto de reforma das instalações elétricas por profissional habilitado e, no prazo máximo de 30 dias, a contratação de projeto para execução das outras obras e benfeitorias necessárias à conservação e manutenção do funcionamento do local.

Ação aponta negligência

A ação civil pública foi ajuizada para impedir a paralisação ilegal do serviço público essencial realizado pelo centro. Atualmente o Cetas Seropédica abriga cerca de 1500 animais silvestres. Somente este ano, o centro de triagem recebeu onze mil animais, que foram encaminhados pelos órgãos de polícia ambiental federal, militar e civil, bombeiros e particulares.

Ainda de acordo com o documento, no final de 2020 a negligência da atual superintendência do IBAMA no Rio de Janeiro ocasionou a interrupção do serviço terceirizado de tratadores dos animais por mais de dois meses e a morte de ao menos 600 animais. Além disso, há mais de dois anos a superintendência não dispõe de contrato de manutenção predial.

“Por tratar-se de atividade indispensável à preservação da vida dos animais silvestres apreendidos, o serviço prestado pelos CETAS tem natureza evidentemente essencial, uma vez que é a própria Constituição que, em seu artigo 225, § 1º, estabelece ser incumbência do poder público preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas e proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”, diz outro trecho da petição.