Rádio Acesa FM VR: 2015-04-26

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dia da Literatura Brasileira

Dia da Literatura Brasileira

O Dia da Literatura Brasileira é comemorado anualmente em 1º de maio.
A data é uma homenagem aos grandes escritores e às suas belíssimas obras, que passam por uma extensa e rica diversidade de escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil.
Entre as vanguardas e escolas literárias mais significativas para a literatura brasileira está o Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e o Neo – Realismo.
A importância cultural e histórica da literatura no Brasil ainda é homenageada no dia 18 de abril, data conhecida por ser o Dia Nacional do Livro Infantil, e também o Dia do Monteiro Lobato, o mais importante nome da literatura infantil brasileira. 

Origem do Dia da Literatura Brasileira

O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro, José de Alencar
José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino. 
Alencar era cearense e, além de escritor, também atuava como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEXTA-FEIRA 01/05/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 01/05/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 24°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 01 de Maio de 2015. O DIA HOJE - Dia do Trabalhador!

<<>>


O trabalho que dignifica e honra qualquer ser humano, tem o hoje como o seu dia. Parabéns a todos nós. A luta pelo o ganha pão, não tem sido fácil, mas duvidamos que exista outro caminho para o sucesso e realização, vitoriosa e sobre tudo, digna!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 01 de Maio de 2015. Estação: Outono. Dia frio.

Sexta-feira.

Dia da Literatura Brasileira
Dia do Trabalho
Feriado

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros.

O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.
Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Até o ano de 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos, apenas trabalhavam. Mas no ano de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho, e nesse mesmo dia teve uma greve geral nos Estados Unidos.
Origem do Dia do Trabalho

Três anos depois, foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo.

No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

HISTÓRIA HOJE - Guerra do Vietnã terminava há quarenta anos!

Guerra do Vietnã terminava há quarenta anos

Apresentação Dilson Santa Fé

O conflito durou quase uma década e ficou marcado como a grande derrota militar dos Estados Unidos. Três milhões de vietnamitas foram mortos e centenas ficaram com mutilações e sequelas devido a ferimentos causados por armas químicas.

A Música do Dia - 30/04/2015 - 33 anos do atentado do Riocentro

A Música do Dia - 30/04/2015 - 33 anos do atentado do Riocentro

A música de hoje é a que tocava no momento da explosão


 Elba Ramalho estava no palco na hora da explosão
O atentado do Riocentro foi um frustrado ataque a bomba na noite de 30 de abril de 1981, durante um show do Dia do Trabalho. As bombas, plantadas por um sargento e um capitão, teriam sido uma tentativa de setores mais radicais do governo de convencer os moderados a interromper a abertura política. Em quatro anos a democracia seria restabelecida no país.

A Música do Dia é O Banquete dos Signos, de Zé Ramalho, com Elba Ramalho.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUINTA-FEIRA 30/04/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 30/04/2015
Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 24°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 3mm
--

Volta Redonda, 30 de Abril de 2015. O DIA HOJE - Dia do ferroviário!

<<>>

Segue-se a regra entre os homens, viva a vida intensamente sem medo de ser feliz, nunca deixe os seus princípios de lado e ame permanentemente!

(Adriano Martins - 2015)
=========================================================
Volta Redonda, 30 de Abril de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Quinta-feira.

Dia nacional da mulher
Dia do ferroviário

O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.
Para começar, é preciso lembrar que o ferroviário pode atuar em vários tipos de trens: urbanos, turísticos, de carga.
Como sistema de transporte de pessoas ou carga, os trens representam uma opção mais barata, porém insuficientemente explorada no nosso país. Seu custo é bem menor do que o rodoviário, pois os trens são movidos a diesel ou a eletricidade.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em apenas cinco anos houve um investimento de mais de 1 bilhão de reais no aumento da produção. Além disto, foi reduzido em 50% o índice de acidentes e foram gerados 15 mil novos empregos na indústria ferroviária.

HISTÓRIAS DO TREM NO BRASIL


A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854. Era conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá na empreitada: ligar a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se "Baroneza" (com 'z' mesmo, por causa da grafia antiga).
Foi criada ainda no mesmo século outra estrada de ferro, no Rio de Janeiro, tendo em vista o desenvolvimento da região. Chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.

A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda do século XIX. Esta via tão antiga tem história: durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo Redentor; recebeu passageiros ilustres como Dom Pedro II (que inaugurou a Estrada de Ferro), o secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli (que veio a ser o Papa Pio XVII), os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa, o Papa João Paulo II, o cientista Albert Einstein e a princesa Diana. Foi conduzido até por Santos Dumont, freqüentador assíduo que sempre dava generosas gorjetas.

TURISMOS SOBRE TRILHOS



Além de um meio de transporte que facilita muito a vida de quem precisa ir para o trabalho ou viajar, os trens também servem para algo muito divertido: passeios turísticos!
As opções geralmente estão associadas a lugares históricos, já que os trens têm um quê de nostalgia que dão ao passeio um gostinho de saudade.
É dentro desta visão que existem os passeios que transpõem antigas rotas de mineração, ou os trilhos que atravessam antigas fazendas de café ou engenhos já extintos.
O turismo ferroviário também inclui passeios ecológicos - as pessoas contemplam a natureza de dentro do vagão, e o ponto de chegada pode ser, por exemplo, um mirante com uma vista espetacular. Se você é preguiçoso, ou tem algum outro motivo para evitar uma caminhada, os trenzinhos podem ajudar.
Alguns exemplos de onde você encontra estes passeios são: Tiradentes ou São João del Rei (existe um circuito que interliga estas cidades), em Minas Gerais; Serra da Graciosa, no Paraná; São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro; e o trem do Corcovado, imperdível para quem quer conhecer a Cidade Maravilhosa.

CURIOSIDADES

A primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a George Stephenson (1781-1848). As tentativas anteriores foram algo parecido, mas nada práticas. Richard Trevithick, por exemplo, construiu um veículo em 1803, pesando 5 toneladas e que podia desenvolver a velocidade de... 5 quilômetros por hora!
Um pouco mais de velocidade foi alcançado por Stephenson, com a locomotiva "Rocket": 47 quilômetros por hora! Ganhou até prêmio. Mas a novidade da "Rocket" foi mesmo a utilização, pela primeira vez, da caldeira tubular e do escapamento do vapor pela chaminé. Bom, o que importa entender disto tudo é que o resultado foi o equilíbrio entre o consumo e a produção de vapor. Muito melhor!
Nos Estados Unidos, o primeiro trem para passageiros circulou no dia 25 de dezembro de 1839, na Carolina do Sul.
A primeira vez que uma locomotiva elétrica circulou foi na Exposição Industrial de Berlim, em 1879.
A primeira ferrovia da América do Sul foi construída no Peru, em 1849.
É também no Peru que fica a linha Lima-Oroya, a mais alta do mundo: está a 4.816 metros de altitude!

E uma ferrovia transcontinental? Nos Estados Unidos, em 1869, a cidade de Nova York, no Atlântico, foi conectada a São Francisco, no Pacífico. O percurso totalizava 5.300 km.
No Brasil, a primeira ponte ferroviária foi construída em 1858, na região de Afogados, cidade do Recife.

A combustão interna conhecida como diesel foi patenteada pelo engenheiro Rudolf Diesel. A invenção contribuiu em grande parte para a evolução das estradas de ferro, que passaram a utilizar a tração diesel. O motor diesel também foi aproveitado nas indústrias nascentes como gerador de energia e, mais tarde, nos barcos, navios, locomotivas e caminhões.

A ligação por trem das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foi um grande acontecimento. As duas mais importantes cidades do País foram unidas no dia 8 de julho de 1877.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Música do Dia - 29/04/2015 - 24 anos sem Gonzaguinha

A Música do Dia - 29/04/2015 - 24 anos sem Gonzaguinha

O filho do "Rei do Baião" morreu aos 45 anos de idade em um acidente de carro no Paraná

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, era filho do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga. Foi um dos maiores compositores de nossa música. Autor dos sucessos Comportamento Geral (censurada), Começaria Tudo Outra Vez, Explode Coração e Grito de Alerta. Morreu aos 45 anos de idade em um acidente de carro em 29 de abril de 1991.

A Música do Dia é O que é, O que é, de Gonzaguinha.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Terceirizados do Detran sofrem com pagamentos atrasados

SUL FLUMINENSE - Funcionários do Detran, contratados pela terceirizada Prol Gestão Ambiental, reclamam de constantes atrasos em salários e benefícios desde fevereiro. Eles alegam que neste mês os depósitos que deveriam ser realizados no dia 1º, ainda não foram disponibilizados. Funcionários recém demitidos também alegam que estão com a carteira de trabalho em aberto e só receberam seus direitos após entrarem na justiça.

Uma funcionária do Detran do município de Valença, que não quis se identificar por medo de represália, apontou que o problema tem acontecido desde o inicio do ano e que em fevereiro só receberam o salários após uma matéria num Jornal. “Mas os atrasos continuaram em março e neste mês ninguém recebeu vale alimentação e refeição. No dia primeiro de maio vira outro vale e não recebemos nem o de abril. Estamos com o vale transporte atrasado e as férias de maio foram canceladas. O pagamento desse mês só saiu no dia 17, e foi depositado após alguns funcionários paralisarem os serviços por três dias. O Estado do Rio de Janeiro todo está na mesma situação”, desabafou.

Já em Barra Mansa, outra funcionária do órgão que não quis ter seu nome revelado por medo de perder o emprego, informou que além dos atrasos, os aumentos que deveriam ser realizados em março ainda não foram concedidos. “O vale-alimentação foi creditado pela metade e com oito dias de atraso. Já a outra metade avisaram que não há previsão.  Fora que era para ter aumentado em março, mas até agora nada. Está atrasando todo mês, a situação a cada dia fica pior”, disparou.

Uma ex-funcionária da unidade de Volta Redonda relatou que foi demitida em janeiro e que só recebeu seus direitos trabalhistas quatro meses depois, após entrar na justiça. “Minha carteira está em aberto até agora e não arrumei outro emprego por isso. Para resgatar meu FGTS e o meu seguro desemprego tive que entrar com uma liminar na justiça. Amanhã, quatro meses depois, virá um representante da empresa para homologar as rescisões, não só minha, mas de vários funcionários que estão passando pela mesma situação. Todas às vezes que tentei entrar em contato com a empresa não fui atendida. Já pesquisei e vi que essa empresa possuía várias reclamações. Como que uma empresa que possui tantas reclamações ganha licitação do governo?”, indignou-se.

Em nota, o Detran informou que já notificou a empresa prestadora de serviço e que a mesma prometeu quitar todos os benefícios que estão pendentes até a próxima quinta-feira (30). Quanto aos pagamentos das rescisões trabalhistas, a empresa informou ao Detran que está em entendimento com o sindicato da categoria para regularizar o débito junto aos ex-funcionários.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUARTA-FEIRA 29/04/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 29/04/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 8mm
--

Volta Redonda, 29 de Abril de 2015. O DIA HOJE - Dia internacional da dança!

<<>>

O mundo se decompõe em pleno auge evolutivo. O processo é mutável!

(Adriano Martins - 2015)
======================================================
Volta Redonda, 29 de Abril de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Quarta-feira.

Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança, conhecido também como Dia Mundial da Dança, comemora-se no dia 29 de abril e foi uma data instituída pela UNESCO.
Origem do Dia da Dança

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data escolhida para o Dia Internacional da Dança foi 29 de abril por ser a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse? (as Cartas Sobre a Dança).

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé. Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, também nasceu no dia 29 de abril.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Vital Brazil ficou conhecido pelo trabalho como sanitarista

Vital Brazil ficou conhecido pelo trabalho como sanitarista

Apresentação José Carlos Andrade
Há 150 anos, nasceu um dos maiores nomes da história da pesquisa médica no Brasil: Vital Mineiro da Campanha Brazil. Ele ficou conhecido como doutor Brazil por causa da dedicação à saúde pública e entusiasmo pelos estudos experimentais. Vital era o nome do Santo do dia; Brazil era em homenagem ao país que, na época, era escrito com Z; Mineiro para homenagear o estado e, Campanha, referente à cidade natal, no Sul de Minas.

Com 15 anos ele se mudou com a família para São Paulo, onde passou a juventude entre o trabalho e os estudos preparatórios. A vontade era estudar Medicina, mas existiam apenas duas faculdades na época: uma em Salvador e outra no Rio de Janeiro. Decidiu estudar na capital fluminense.

De volta a São Paulo, depois de formado, Vital Brazil trabalhou no Instituo Bacteriológico do Estado, dirigido pelo cientista Adolpho Lutz. Foi aí que tiveram início as pesquisas. Nessa época, foram feitos os primeiros experimentos com os venenos das serpentes, período em que eram registrados quase 3 mil acidentes por ano só no estado de São Paulo.

Vital Brazil contribuiu com a educação no país criando uma das primeiras escolas para alfabetizar crianças durante o dia e adultos à noite. Além disso, desenvolveu materiais de informação sobre como se proteger de animais peçonhentos para pessoas do campo e até inventou uma caixa de madeira para que os fazendeiros pudessem capturar as cobras. Ao lado de Oswaldo Cruz e de Emílio Ribas, trabalhou no combate à peste bubônica, à varíola e à febre amarela.

Em 1915, Vital Brazil alcançou reconhecimento mundial em um congresso nos Estados Unidos e logo o trabalho dele despertou o interesse da Europa, que se encontrava na vanguarda da pesquisa médica da época. Dois anos depois, recebeu a patente do soro antiofídico e decidiu doá-la ao governo brasileiro. O cientista brasileiro Vital Brazil, que contribuiu com a inovação de conceitos e práticas nas ciências médicas e biológicas, morreu no dia 8 de maio de 1950, com 85 anos.

A Música do Dia - 28/04/2015 - Dia Nacional da Caatinga

A Música do Dia - 28/04/2015 - Dia Nacional da Caatinga

A música de hoje é de Gilberto Gil e fala de uma região da Caatinga, o Cariri.

 
Meio ambiente - Animais e natureza - Caatinga 2
Único bioma exclusivamente brasileiro
Caatinga é o único bioma totalmente em terras brasileiras, portanto parte da sua riqueza biológica não é encontrado em nenhum outro país. A caatinga ocupa 10% do território nacional e pega partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e um trecho ao norte de Minas Gerais.

A Música do Dia é Último Pau-de-Arara, de Venâncio, Corumbá e J.Guimarães, com Gilberto Gil.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - TERÇA-FEIRA 28/04/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 28/04/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Dia da Sogra

Dia da Sogra

O Dia da Sogra é comemorado no Brasil no dia 28 de Abril.
Esta data celebra a existência da mãe do cônjuge de uma pessoa (marido ou esposa), além de ser uma presença muito importante para os filhos, pois é nada mais, nada menos que a avó das crianças.
No Brasil, a relação genro e sogra sempre foi um prato cheio para a comédia e brincadeiras. Uma espécie de relação de "amor e ódio" entre genros e sogras. Ninguém sabe ao certo como essa relação começou, mas existem algumas lendas populares pelo país que tentam explicar.

Origem do Dia da Sogra

Uma das lendas populares diz que o Dia da Sogra teve início a partir de um cenário "desastroso". Em 1957, um trabalhador industrial britânico criou um zoológico em sua casa e queria muito ter uma sucuri (a cobra) na sua coleção. Depois que conseguiu o animal, o homem não conseguia pronunciar o nome corretamente e chamava a cobra de "sogra".
O Presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, organizou um café da manhã especial para os funcionários do seu governo e disse que todos poderiam trazer suas esposas e sogras. O trabalhador industrial britânico seguiu as ordens do Presidente e levou para a festa sua esposa e a COBRA!
Ainda de acordo com a lenda, a sucuri assustou todos os presentes e arruinou o café da manhã. O caso ficou bastante popular entre as pessoas na época e acabou virando motivo de piada, por associar a figura da sogra à cobra sucuri.
Assim, o dia 28 de Abril (dia do acontecimento desastroso) passou a ser conhecido com o Dia da Sogra.

Mensagem para o Dia da Sogra

"É a mãe do meu namorado(a), mas eu sinto que você é também a minha mãe...
E eu quero lhe agradecer pelo maravilhoso filho(a) que colocaste no mundo
Tão inteligente... Amável e Gentil...
Ele(a) é assim tão generoso por causa de tua generosidade...
Ele é compreensível... Porque deste a ele compreensão...
Ele é cheio de entusiasmo e é tão carinhoso, porque você o criou numa casa cheia de amor
Eu realmente não tenho palavras para expressar o quanto lhe estimo e lhe aprecio.
E o quanto estou agradecida(o) por você ser a Mãe do meu(inha) namorado(a)...
Neste dia que lhe é dedicado, quero deixar aqui expresso o meu carinho e a minha consideração...
Feliz dia da sogra!"

Volta Redonda, 28 de Abril de 2015. O DIA HOJE - Dia da Educação!

<<>>

Sem medir forças, instintivamente levanto, caminho e faço. Não há tempo para planejar. O dia já acontece em consequência do que a vida é!

(Adriano Martins - 2015)
=========================================================
Volta Redonda, 28 de Abril de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Terça-feira.

Dia da Sogra
Dia Nacional da Caatinga

Dia da Educação

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.

A data serve para incentivar e conscientizar da importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o única instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.

O Brasil ainda enfrenta mais problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.

No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de Agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Gugu perde seu horário de quarta-feira para Xuxa


Gugu perde seu horário de quarta-feira para Xuxa

Acabou o mistério. Xuxa já tem dia e horário para estrear na Record o tão esperado ‘Xuxa Meneghel’. A rainha dos baixinhos vai entrar na grade da emissora às quartas-feiras à noite, no horário do ‘Programa do Gugu’. Quem não ficou muito feliz com a notícia foi, claro, Gugu, que agora perde um dia da semana, ficando com as terças e as quintas-feiras. Os amigos mais próximos de Xuxa estão vibrando com a loura. Ivete Sangalo contou à coluna que está com a amiga, independentemente de emissora. “Qualquer coisa que a Xuxa me chamar eu participo. Só não me chama pra pular de paraquedas. Não sou mulher para pular de asa-delta. Ela é maluca mesmo, ela pula. Tenho pânico de altura”, brinca. A cantora diz que Xuxa não vê a hora de começar a trabalhar. “É um momento muito especial e de transição da vida dela, que tem muito respeito pela carreira e fãs. Ela compreende o momento importante que passou numa casa e está indo para outra, que recebe ela com todo respeito igual. Está tranquilo, ela está amarradona e cheia de projetos. Não posso contar senão abre os segredos”, diz.

A Música do Dia - 27/04/2015 Hoje é 27 de abril, Dia da Empregada Doméstica

A Música do Dia - 27/04/2015
Hoje é 27 de abril, Dia da Empregada Doméstica
 
Esta profissional tão importante na rotina dos demais trabalhadores que não tem tempo para administrar o lar

As empregadas domésticas são profissionais reconhecida por lei de 1972. Seus direitos foram ampliados pela Constituição de 1988, como salário- mínimo; repouso semanal remunerado; licença à gestante e aposentadoria. Em 2006, também ganharam férias de 30 dias. Hoje é o dia delas. Ou deles, por poucos que sejam.

A Música do Dia é Doméstica, de Duardo Dusek.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEGUNDA-FEIRA 27/04/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 27/04/2015
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 27 de Abril de 2015. O DIA HOJE -

<<>>

Seja superior no agir com os demais, isto que é sabedoria!

(Adriano Martins - 2015)
================================================
Volta Redonda, 27 de Abril de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Segunda-feira.

Dia Mundial do Design Gráfico
Dia do Sacerdote
Dia da Empregada Doméstica

O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.

A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.

A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.
Origem do Dia da Empregada Doméstica

O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).

Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou durante muitas décadas (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana.

Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.

A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1978, e devido a sua fama de boa samaritana, o Papa Pio XII declarou-a como a "Santa das Empregadas Domésticas".
Mensagens para o Dia da Empregada Doméstica

"Parabéns para todas as secretárias do lar, que deixam as suas casas para a dos outros cuidar".

"Ela deixa qualquer tipo de ambiente... Limpo, higiênico e quente! Ela cozinha com dedicação e ardor... Comidas repletas de amor! Parabéns! Feliz Dia da Empregada Doméstica!"

domingo, 26 de abril de 2015

A Música do Dia - 26/04/2015 - Dia Nacional de Combate à Hipertensão

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é chamada corretamente de doença silenciosa
hipertensão

A hipertensão arterial mata silenciosamente. A pressão alta faz com que o coração faça mais força para circular o sangue. A pressão normal em repouso está entre os 100 e 140 mmHG e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. No popular, entre 6 por 10 e 9 por 14. Medidas acima disso passam a indicar, com gradação, pressões elevadas até o nível do crítico.

A Música do Dia é Na Pressão, de Lenine.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - DOMINGO 26/04/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 26/04/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão

O cardiologista do Hospital Santa Paula, Dr. Otávio Gebara, preparou um mitos e verdades sobre o assunto.
 
No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% da população brasileira sofrem da doença. O problema atinge mais as mulheres (26,9%) do que os homens (21,3%). A idade também influencia: 59,2% das pessoas com mais de 65 anos de idade se declaram hipertensos, ao contrário dos mais jovens, em que a doença se manifesta em apenas 8,8% em indivíduos entre 25 e 34 anos e 3,8% na faixa etária entre 18 a 24 anos. 
De acordo com o médico Otavio Gebara, cardiologista e diretor clínico do Hospital Santa Paula, a elevação da pressão arterial acontece por vários motivos, entre eles histórico familiar, má alimentação, maus hábitos como tabagismo e excesso de ingestão de álcool, além de algumas particularidades como a Síndrome da Apneia do Sono (despertares noturnos, ronco e sonolência durante o dia). 
Para alertar a população sobre os cuidados necessários com essa doença, o médico respondeu aos mitos e verdades especialmente para o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão. 
1 - A hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.
Depende. A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma. A minoria que apresenta sintomas, pode ter dor de cabeça, vômito, falta de ar, dificuldade para respirar, agitação e visão borrada. 
2 - A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico.
Verdade. A medidas não farmacológicas podem controlar a hipertensão e prevenir seu aparecimento. 
3 - Alimentos como aveia, amêndoa, noz, azeite, ervas, alho e cereais integrais ajudam no controle da pressão.
Verdade. Estes alimentos são ricos em nutrientes que ajudam no controle do colesterol e melhoram a saúde das artérias, facilitando o controle da pressão elevada. 
4 – O tratamento dura a vida toda.
Verdade. A pressão alta não tem cura. Uma vez diagnosticada, o tratamento será para a vida toda e engloba medidas gerais de reeducação no estilo de vida, como alimentação, prática de exercícios físicos e medicamentos. Se houver uma redução signficativa de peso e quantidade de sal e gorduras na dieta, os medicamentos podem ter sua dose reduzida ou em alguns casos, até sua suspensão completa. 
5 - Pressão alta provoca sangramento nasal.
Depende. Raramente esse sintoma aparece, mas em alguns casos pode ser um sinal para detectar a hipertensão. 
6 – O histórico familiar de pressão alta indica que, obrigatoriamente, a pessoa será hipertensa.
Mito. Apesar de ser mais propensa, não é porque a pessoa tem histórico familiar que ela será hipertensa. O recomendado é que a pessoa tome as precauções logo cedo para evitar a doença.
7 - Musculação ajuda a controlar a pressão alta.
Mito. A atividade física aeróbica é a melhor no controle da hipertensão. 
8 - A medição da pressão arterial deve ser feita diariamente.
Depende. Depois de estabilizado o tratamento e atingido os objetivos, essa medida diária não e mais necessária. Basta uma medida periódica, se não houver grandes mudanças no peso, nível de atividade física e quantidade de sal na dieta. 
9 - Os exercícios físicos e a alimentação adequada podem dispensar o remédio do controle da pressão.
Verdade. 
10 – Os índices aceitáveis variam conforme a idade e o estado de saúde.
Verdade. Os índices numéricos aceitáveis para a pressão arterial ser considerada normal é de 12 X 8. Abaixo de 14 X 9 é aceitável. Se existe a presença de diabetes ou doença renal esse nível é mais baixo. Acima de 70 anos pode-se aceitar níveis até 15 X 8. 
11 – As mulheres sofrem mais de hipertensão do que os homens porque são mais frágeis.
Mito. As mulheres sofrem mais de hipertensão após a idade da menopausa. Isso é devido pela perda da produção do estrogênio após a menopausa e também pelo fato de que a pressão se eleva com a idade. A longevidade das mulheres é maior. 
12 – Sem tratamento adequado a hipertensão pode levar a morte.
Verdade. Se não tratada corretamente, a hipertensão pode causar doenças no sistema cardiovascular como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), que podem levar a morte. 
13 - Uma criança com obesidade e pressão alta, pode tomar remédio mesmo sendo muito jovem.
Verdade. 
14 - Os sintomas de pressão alta e baixa são os mesmos.
Depende. A pressão baixa mais frquentemente é associada com escurecimento visual, tontura e sensação de desmaio. A pressáo elevada, como vimos, geralmente não da nenhum sintoma. 
15 - Em grávidas a hipertensão costuma aparecer com mais frequência.
Mito. Nos priméiros meses de gravidez a pressão geralmente abaixa. No último trimestre ela pode se elevar levando a uma doença chamada pré eclâmpsia ou eclâmpsia.
Redação com Brodeur Partners

Volta Redonda, 26 de Abril de 2015. O DIA HOJE - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão!

<<>>

Seguimos neste dia plantando flores ao logo do caminho!

(Adriano Martins - 2015)
=========================================================
Volta Redonda, 26 de Abril de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
Dia do Goleiro

O Dia do Goleiro é comemorado hoje.

A data homenageia a função do responsável por defender o gol durante os jogos de futebol. Uma posição única e de grande responsabilidade!
Origem do Dia do Goleiro

O Dia do Goleiro é celebrado em 26 de Abril em homenagem à Aílton Corrêa Arruda, mais conhecido como o "goleiro Manga", consagrado como um dos melhores goleiros da história!

Manga nasceu em 26 de Abril de 1937 e defendeu times como o Sport do Recife (onde tudo começou, na verdade), Botafogo, Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, entre outros. Com tanto talento, claro que não podia deixar de defender a Seleção Brasileira, em amistosos e em Copas do Mundo.

A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, a partir de uma iniciativa dos Professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso era o preparador físico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1974 e foi o pioneiro em desenvolver uma preparação especial para os goleiros no Brasil.

No começo, a data foi comemorada em 14 de Abril, porém, no ano seguinte (1976) alteraram para 26 de Abril, homenageando o goleiro Manga.
Frases para o Dia do Goleiro

"Ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa, rolar abraçado com ela pelo gramado! Parabéns, goleiro!"

"Ser goleiro é ser herói e vilão. É querer evitar o inevitável sempre achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes. É jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não te agradeçam, saiba que você é tão importante quanto o atacante. É saber dizer, que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves, sabe o quanto defesas que parecem fáceis, podem ser bem mais difíceis do q se espera. Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo vc deve evitar." (Desconhecido)