Rádio Acesa FM VR: 2016-01-03

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Ferrovia abandonada na Região SulFluminense

BARRA MANSA

A falta de serviços de capina e limpeza ao redor da linha férrea, que passa pelo bairro Vista Alegre, afeta a vida de quem mora nas proximidades do local. Moradores reclamam do descaso e afirmam que o trecho não recebe os serviços básicos há muito tempo.

A falta de manutenção, é ao longo de toda a extensão da ferrovia.

8 de Janeiro, dia da Fotografia e fotógrafo.

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de Janeiro.

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Origem do Dia Nacional da Fotografia

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de Janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de Janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de Agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de Agosto em homenagem à este acontecimento.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Volta Redonda, 8 de janeiro de 2016. Dia da fotografia e do fotógrafo.

Sanja Gjenero / Stockxchng
Sexta-feira, 8 de janeiro de 2016.
Hoje, é o dia da fotografia e do fotógrafo. Poucas atividades humanas passaram por uma transformação tão grande como a fotografia nos últimos tempos. Desde o ato de fotografar até o significado da fotografia. Antes, os filmes de 36 poses impunham que a foto fosse “a foto”: posava-se ou registrava-se um momento imperdível. Hoje, com a extinção do filme, fotografa-se qualquer coisa e... instagram! O fotógrafo era um profissional. Hoje a tecnologia aproxima a qualidade “profissional” do amador. O futuro da profissão é um mistério.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Volta Redonda, 7 de janeiro de 2016. Dia do leitor.

Bom dia!

Quinta-feira, 7 de janeiro de 2016.
Dia do Leitor.

Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros!

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.

O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorada anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

O Dia do Leitor foi criado em homenagem a fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Neste jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado “Maracajá” que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época.

As obras de Demócrito Rocha são de grande importância para a cultural regional. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.

Microsoft sobre Windows 7: "use-o por sua conta e risco"

A Microsoft está aconselhando os usuários do Windows 7 a atualizarem seus dispositivos para o Windows 10. De acordo com a empresa, é arriscado continuar a usar a versão mais popular do sistema, presente em 55% dos PCs do mundo.

No Microsoft Monday, informativo semanal da companhia, a empresa advertiu que é perigoso continuar utilizando o Windows 7, citando preocupações quanto à compatibilidade de hardware, software e segurança do usuário. Durante uma entrevista no podcast do Windows Weekly, o diretor de marketing da Microsoft, Chris Capossela, reafirmou a posição da empresa e declarou que os usuários que optarem pela utilização do Windows 7 devem fazer isso "por sua conta e risco".

Capossela ainda enfatizou que é importante acabar com a fragmentação do Windows para garantir "um lugar seguro para os usuários".

Via Forbes 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Volta Redonda, 6 de janeiro de 2016. Dia da emancipação da Cidade de Angra dos Reis.

Bom dia!
Quarta-feira, 6 de janeiro de 2015.
Aniversário de Angra dos Reis - RJ
Angra dos Reis é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 97 ilhas. Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Sua população, aferida no Censo de 2010, era de 169 270 habitantes. Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro, no lado paulista.

Após 1872, entrou em decadência com a inauguração das estradas de ferro. Voltou a ocupar posição de destaque, a partir de 1928, quando um ramal da Rede Mineira de Viação a ligou aos estados de Minas Gerais e de Goiás, por ele escoando sua produção agrícola. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, porém, desativado.  Em meados do século XX, tornou-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina.

Sua importância actual dá-se pelo facto de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras, localizado na região da Ponta Leste. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país. Além disso, sedia atualmente as únicas usinas nucleares em funcionamento no Brasil. Atualmente, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui 97 ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para que, no início de 2010, várias residências e pousadas sofressem com os efeitos de deslizamentos principalmente na Ilha Grande. Segundo o censo 2010, em Angra cerca de 36% de sua população vive em favelas, situados em morros ou áreas de mangues.Isto coloca o município em décimo lugar das cidades brasileiras, no que tange a proporção de domicílios em favelas do país.

A promissora tela dobrável da LG

A LG mostrou um protótipo de um display dobrável de 18 polegadas. Flexível, a tela pode ser enrolada como um jornal, sem se romper e sem que sua resolução, de 1200 por 810 pixels, seja prejudicada. Hoje, nós obtivemos uma demonstração prática da tecnologia, que é promissora

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Volta Redonda, 5 de janeiro de 2016. Dia do Rádio FM.

Bom dia!

Terça-feira, 5 de janeiro de 2016.

Rádio FM completa hoje 76 anos
Hoje o rádio está na internet. A maneira como as pessoas se relacionam com a música varia no tempo e, talvez, o rádio seja o veículo que passou por mudanças mais significativas sem perder sua essência. Hoje você até pode não ter rádio de pilha, mas, se tem um telefone celular e ouve por meio de algum aplicativo uma rádio na Suécia é porque a tecnologia permite o acesso mais amplo, algo com que se vangloriavam os radioamadores do passado. O rádio é eterno porque a relação com seu alvo é a mais direta: fala ao ouvido.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Hoje faz exatamente 64 anos que a RC Victor declarou o início da produção dos vinis

Kid Vinil para comemorar o início dos LPs

Depois da substituição pelos CDs e, depois, pelos arquivos de computador em vários formatos, a volta dos LPs parece irreversível. É a onda do retrô, que toma conta de todas as áreas da arte e, curiosamente, recupera a mais célebre forma de ouvir música, que preencheu um espaço no tempo que corresponde à fase mais importante do rock. O LP tem dois lados. O LP tem capa. A capa é grande e há espaço para a arte. O LP traz mais conceitos...

Volta Redonda, 4 de janeiro de 2016. Dia da primeira tipografia no Brasil.

Bom dia!

Segunda-feira, 4 de janeiro de 2016.

1808 — Criação da primeira tipografia no Brasil.
1875 — Fundação do jornal brasileiro O Estado de S. Paulo.
1966 — O Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S. Paulo, foi lançado.
1988 — O cartunista Henfil faleceu vítima de aids. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue.