Rádio Acesa FM VR: 2020-04-26

sábado, 2 de maio de 2020

Covid-19: Chega ao número de 15 mortos em Volta Redonda, RJ

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou os dados sobre a Covid-19, o Novo Coronavírus, neste sábado, dia 2. O município tem mais duas mortes confirmadas, chegando agora a 15 óbitos por coronavírus. São 472 casos confirmados, sendo 1.286 casos notificados como suspeitos. No município, há 231 pessoas curadas.

A Prefeitura de Volta Redonda reafirma que, por enquanto, as medidas de restrição do convívio social com objetivo de achatar a curva de contaminação.

Jovem é encontrado morto em Vargem Algre, Barra do Piraí, RJ

Um jovem identificado apenas como Bryan foi encontrado morto em frente a uma residência no distrito de Vargem Alegre, em Barra do Pirai, RJ.

Os policiais militares foram acionados neste sábado (2) para averiguar o caso de um cadáver na Rua Elias Antônio, onde foi encontrado o corpo do jovem.

O local foi isolado para o trabalho da perícia da Polícia Civil da 88.ª DP, onde a ocorrência foi registrada e o caso será investigado.

O corpo será removido ao IML da cidade.

Prefeitura de Volta Redonda intensifica fiscalização no transporte público

Cerca de 290 veículos foram inspecionados como medida de prevenção a Covid-19
A Prefeitura de Volta Redonda através da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), vem realizando durante o período da quarentena fiscalizações no transporte público da cidade. O objetivo das ações é verificar se as empresas estão cumprindo o Decreto nº 16084/2020 que estabelece que os ônibus transportem apenas passageiros sentados, com espaçamento de bancos, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Na quinta-feira, dia 30, as equipes de fiscalização realizaram uma inspeção para verificação se os motoristas e trocadores estão fazendo o uso obrigatório de máscaras. Ao todo, seis notificações foram realizadas. Além disso, cumprimento de horários e higienização dos veículos também estão sendo verificados.

“Estamos ouvindo a população e desde o início das medidas de isolamento social estamos intensificando essas fiscalizações pelas equipes da prefeitura. O distanciamento dentro do transporte público é fundamental para evitar o contágio. Além disso, determinei que o uso da máscara seja obrigatório para todos os moradores. Por isso, fiscalizamos também os motoristas e trocadores. Estamos preocupados com as pessoas e com a saúde do morador de Volta Redonda”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Ao todo, foram realizadas nove fiscalizações com cerca de 290 veículos inspecionados. Foram aplicadas 37 autuações e expedidas 9 notificações às quatro empresas que realizam o transporte público na cidade. O secretário da STMU, Rogério Loureiro, destacou a importância dessas ações para a população da cidade.

“Os moradores podem colaborar com a prefeitura comunicando toda e qualquer irregularidade no transporte público. É muito importante fiscalizar não apenas a lotação e os horários, mas também como os funcionários estão trabalho e, principalmente, o uso da máscara que é uma importante medida de prevenção. Não podemos deixar que a nossa população fique em risco, temos que proteger o trabalhador, além de, claro, oferecer um transporte de qualidade aos usuários”, destacou.

Homem é preso com diversas munições e armas de fogo em Paraty, RJ

Um homem foi preso nesta sexta-feira (1) com diversas munições e arma de fogo em Paraty, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na residência do suspeito no bairro Novo Horizonte.

Os policiais, quando em patrulhamento, observou o homem em atitude suspeita numa motocicleta Honda XRE 300 de cor azul. Ao ser abordado e feito a  revista, foi encontrado uma sacola plástica contendo material para realizar recarga de cartuchos de espingarda.

Os policiais informaram ainda que ao ser questionado sobre algum armamento o suspeito disse que possuía arma em sua residência.

Após se dirigir até a residência, o suspeito mostrou onde estava o restante do material apreendido.

Ao todo foram encontrados: uma espingarda CBC calibre 12; um revólver Smith & Wesson calibre 32; cinco cartuchos, calibre 12, intactos; um cartucho calibre 28 intacto; duas munições calibre 32 intactas; três munições calibre 7,65 intactas; uma munição calibre 7,65 deflagrada; cinco cartuchos, calibre 12, deflagrados; 18 cartuchos, calibre 28, deflagrados.

Ainda local os policiais apreenderam dois Jet Loader de 5 tiros; uma porta Jet Loader; um tubo acrílico contendo pólvora; uma coronha de espingarda; uma telha de espingarda; uma embalagem contendo pólvora, espoleta, balim e uma touca ninja.

Todo material foi conduzido para a 167.ª DP, onde foi registrada a ocorrência.

A partir dia 4 trânsito sofrerá alterações temporárias no bairro Boa Sorte em Barra Mansa, RJ

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Manutenção Urbana, informa que o trânsito nas ruas Henrique Crispim, Major Luiz Alves e Leonísio Sócrates Batista, sofrerão alterações temporárias, a partir das 07h da próxima segunda-feira (4), devido a obras de pavimentação no local.

Caminhões e carretas poderão utilizar as vias no sentido Bocaininha. Já veículos leves, médios e ônibus deverão passar pela Rua do Boi. A previsão é que o trânsito normalize até sexta-feira (8).

Prefeito de Pinheiral emite decreto para flexibilizar o comércio a partir do dia 4 de maio

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assinou hoje (30/04) novos decretos, entre eles, o de nº 2.830 que prevê a flexibilização no horário do comércio a partir da próxima segunda-feira (04/05). Com isso, o horário do comércio será de 13h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 08h às 13h, no sábado, a partir do dia 04 de maio de 2020, pelo prazo inicial de 15 dias, incluindo, feiras-livres, comércio ambulante e atividades autônomas (barbeiros, manicures, cabelereiros e afins) e liberais (consultórios de fisioterapia, odontológicos e outros, escritórios de contabilidade, advocacia e outros), observado, em cada caso especifico, as regras do decreto.

Os comerciantes terão que seguir restrições para o funcionamento dos estabelecimentos, consultórios, escritórios entre outros. A regra geral que todos os comércios terão que cumprir é sobre acesso restrito ao público, obrigatoriamente, de um metro e meio quadrado calculada sobre a área livre do estabelecimento para cada consumidor; manter espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer mesas, filas e balcões; disponibilizar lavatório para mãos com água e sabão /detergente neutro ou álcool em gel a 70% para os clientes na entrada dos estabelecimentos; que os colaboradores (empregados, prestadores de serviço, “freelancer” e outros) ou os profissionais liberais e autônomos devem realizar a higiene das mãos com água e sabão/detergente neutro ou álcool gel a 70%, frequentemente; que os estabelecimentos ou os profissionais liberais e autônomos devem garantir a limpeza correta, frequente e sempre que necessário, das superfícies das áreas comuns; e sobre a utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual, dentre eles: máscara cirúrgica (comum), luvas de procedimentos não estéril, manutenção dos ambientes ventilados e as demais práticas previstas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 05/2020. Além disso, todos os estabelecimentos comerciais, consultórios, escritórios, academias e no transporte público municipal de passageiros é obrigatório o uso de máscara facial não profissional por qualquer cidadão durante seu atendimento, compras.

“O que a gente não conseguiu ainda ter uma manifestação positiva é a realização de missas e cultos, que ainda continuam permitidos somente via internet. Está no acordo que a gente firmou entre o município de Pinheiral e o Ministério Público, e o juiz homologou esse acordo ontem com todas as restrições e garantias. A gente espera que não aconteça em Pinheiral, o que ocorreu em outros municípios, de pessoas aglomeradas nas ruas e nos comércios, isso não pode acontecer de forma nenhuma”, disse o prefeito, Ednardo Barbosa.

Nas feiras livres as barracas terão que manter distanciamento mínimo de dois metros, inibindo aglomerações de pessoas e atendam uma pessoa por vez. Já os salões de beleza, manicures, barbeiros devem atender uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada 01m²50cm² calculada sobre a área livre, por agendamento e sem manter qualquer tipo de espera.

As imobiliárias, os profissionais autônomos e liberais, como consultórios de fisioterapia, de psicologia, de odontologia, os escritórios de contabilidade, de advocacia, devem atender uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada um metro e meio, por agendamento e sem manter qualquer tipo de espera. Já as lojas de roupas, de calçados, de móveis e utensílios, lojas de lojas de peças de veículos automotores devem ser obedecidas às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI.

Os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comércio de refeições, podem funcionar somente para entrega em domicílio - “delivery” ou entrega direta aos consumidores de produtos embalados para consumo em outros locais, com pedido via aplicativo ou telefones.

Já as academias de ginásticas, artes marciais e outros centros de atividades físicas coletivas, permanecem com o funcionamento suspenso, podendo apenas funcionar o atendimento individual com hora marcada por prévio agendamento (personal trainer) e sem manter qualquer tipo de espera, das 06h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira, observada ainda limitações. Entre eles, treinos de 45min, divididos em sessões diárias e em horas certas (06h, 07h, 08h e sucessivamente); disponibilização de lavatório para mãos com água e sabão/detergente neutro ou álcool em gel a 70% para os clientes na entrada dos estabelecimentos; além de obedecer às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI e que ao término de cada treino e antes do início do próximo, as academias e congêneres devam garantir a limpeza correta e desinfecção das áreas comuns do espaço, dos aparelhos e demais equipamentos.

COMÉRCIOS ESSENCIAIS - No decreto ficam excluídos do horário fixado no decreto, por serem serviços considerados essenciais, os estabelecimentos e nos respectivos horários os mercados, entendido como lugar público onde se vende gêneros alimentícios, limpeza e artigos de uso rotineiro; no horário de: 08h às 19h, de segunda-feira a sábado, e das 08h às 13h nos domingos; as farmácias; no horário de: 08h às 22h, de segunda-feira a domingo; ou, se inferior, no seu regular horário de funcionamento; os hortifrútis, açougues, peixarias, agropecuárias, material de construção, oficinas mecânicas, borracharias, revendedores de gás de cozinha e água mineral; no horário de: 08h às 19h, de segunda-feira a sábado; as padarias, sendo vedada a venda para consumo no interior dos estabelecimentos; no horário de: 06h às 20h, de segunda-feira a domingos; os lavadores de veículos automotores, podem funcionar através de pedido via aplicativo ou telefones, devendo buscar e entregar o veículo na residência do consumidor; os postos de combustível; 24h por dia ou no seu regular horário de funcionamento, de segunda-feira a domingo.

Todos esses estabelecimentos listados como essenciais devem obedecer práticas como o acesso restrito ao público, obrigatoriamente, de um metro e meio quadrado do estabelecimento para cada consumidor; com limite de uma pessoa por grupo familiar; manter espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer filas (caixa, açougues e outros) e balcões; além de obedecer às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI.

O decreto prevê ainda que no abastecimento de veículos, os condutores e passageiros devem ser orientados a permanecerem dentro do veículo, evitando aglomerações nos postos de combustíveis. Outra norma é que em todos os estabelecimentos comerciais, consultórios, escritórios, academias e no transporte público municipal de passageiros é obrigatório o uso de máscara facial não profissional por qualquer cidadão durante seu atendimento, compras, utilização e outros, na forma do Decreto nº 2.826, de 27 de abril de 2020.


Cassação da flexibilização

A flexibilização do decreto será cassada imediatamente com a ocorrência de um dos seguintes indicativos, a serem divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles, se o número dos casos suspeitos para confirmados, excluídos os curados, não alcance 40 pacientes no município; que o número de leitos para pacientes graves com Covid-19 (08 leitos com respiradores) não iguale 50% da ocupação total do Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa. Ocorrendo a cassação prevista, somente é permitida o funcionamento dos serviços essenciais, previstos nos artigos 4º e 10 do decreto.

O decreto faculta aos mercados a fixação de horário exclusivo para atendimento dos idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e pessoas inclusas no grupo de risco do “coronavírus” (covid-19), de no máximo 2 horas. Também foi expressamente proibida a abertura de quaisquer estabelecimentos comerciais e afins nos domingos, com exceção dos já autorizados (mercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis) e (restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e afins), no limite das restrições. Os hortifrútis, açougues e peixarias ficam autorizados a funcionar aos domingos, no horário das 08h às 13h. Os revendedores de gás de cozinha e água mineral ficam autorizados a funcionar aos domingos somente para entrega em domicílio - “delivery”.

Os consultórios médicos, as clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, entendidas como serviço médico que deve presta o primeiro acolhimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar e para cirurgia eletiva, devem primar pelo atendimento extremamente necessário e de acompanhamento médico indispensável, no horário comercial (08h às 18h).

No funcionamento dos consultórios médicos, das clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, devem ser obedecidas às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI.


Multas

Foi estabelecido a aplicação de multas aos descumpridores do Decreto pela fiscalização de postura, nos termos da lei nº 387, de 05 de janeiro de 2007, que “Dispõe sobre o Código de Postura do Município de Pinheiral, e dá outras providências”, inclusive, com a cassação do alvará de funcionamento. Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a fiscalização também deve noticiar as eventuais práticas de infrações administrativas previstas no art. 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e o crime previsto no art. 268 do Código Penal.

O decreto levou em consideração a necessidade econômica de constante desenvolvimento, para manutenção das fontes de rendas e empregos (formais e informais) e o acordo homologado nos autos da Ação Civil Pública autuada sob o nº 0000413-58.2020.8.19.0082 promovida pelo Ministério Público Estadual feito ao município.

Convid-19: Rio contabiliza 921 mortes e 10.166 casos confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro atulaizou até esta sexta-feira (01), 10.166 casos confirmados e 921 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 311 óbitos em investigação e 146 foram descartados.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 6.189
Duque de Caxias – 437
Niterói – 406
Nova Iguaçu – 403
São Gonçalo – 279
Volta Redonda – 451
Itaboraí – 229
São João de Meriti – 201
Belford Roxo – 178
Mesquita – 164
Magé – 113
Petrópolis – 94
Nilópolis – 82
Maricá – 73
Campos dos Goytacazes – 65
Nova Friburgo – 57
Queimados – 56
Cabo Frio – 49
Angra dos Reis – 48
Teresópolis – 48
Macaé – 47
Itaguaí – 44
Rio das Ostras – 44
Saquarema – 37
Barra Mansa – 34
Araruama – 33
Japeri – 32
Paracambi – 30
Rio Bonito – 26
Resende – 25
São Pedro da Aldeia – 24
Casimiro de Abreu – 23
Três Rios – 20
Barra do Piraí – 19
Sapucaia – 19

Cachoeiras de Macacu – 18
Iguaba Grande – 18
São João da Barra – 15
Tanguá – 15
Bom Jesus de Itabapoana – 12
Armação de Búzios – 11
Guapimirim – 11
São Francisco de Itabapoana – 11
Seropédica – 11
Paraíba do Sul – 10
Arraial do Cabo – 8
Bom Jardim – 8
Miguel Pereira – 8
Pinheiral – 8
Valença – 8
Vassouras – 8

Mangaratiba – 7
Paraty – 7
Carapebus – 5
Piraí – 5
Quissamã – 5
São Fidélis – 5
Silva Jardim – 5
Paty do Alferes – 4
Areal – 3
Itaperuna – 3
Itatiaia – 3
Mendes – 3
Porto Real – 3
Quatis – 3
Rio das Flores – 3

Santo Antônio de Pádua – 3
São José de Ubá – 3
Aperibé – 2
Conceição de Macabu – 2
Itaocara – 2
São Sebastião do Alto – 2
Sumidouro – 2
Cantagalo – 1
Cordeiro – 1
Italva – 1
Miracema – 1
Porciúncula – 1
Santa Maria Madalena – 1
São José do Vale do Rio Preto – 1

O estado do Rio de Janeiro chega, nesta sexta-feira (1), a 921 vítimas de Covid-19 registradas nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 574
Duque de Caxias – 81
Nova Iguaçu – 38
Niterói – 26
São Gonçalo – 22
São João de Meriti – 18
Mesquita – 13
Volta Redonda – 13
Belford Roxo – 10
Itaboraí – 10
Macaé – 10
Maricá – 9
Petrópolis – 9
Rio das Ostras – 7
Nilópolis – 6
Tanguá – 6
Itaguaí – 5
Magé – 5
Nova Friburgo – 5
Iguaba Grande – 4
Queimados – 4
Resende – 4
Teresópolis – 4
Barra do Piraí – 3
Cabo Frio – 3
Paracambi – 3
Rio Bonito – 3
Campos dos Goytacazes – 2
Guapimirim – 2
Japeri – 2
Mangaratiba – 2
São Pedro da Aldeia – 2
Sapucaia – 2
Saquarema – 2
Vassouras – 2
Araruama – 1
Arraial do Cabo – 1
Barra Mansa – 1
Bom Jardim – 1
Bom Jesus de Itabapoana – 1
Cachoeira de Macacu – 1
Miguel Pereira – 1
Paraíba do Sul – 1
Paraty – 1

Santo Antônio de Pádua – 1
São Francisco de Itabapoana – 1
São João da Barra – 1

Nova etapa de vacinação contra a gripe imuniza seis mil pessoas em Volta Redonda

Foram ofertadas dez mil vacinas para o público alvo durante todo o dia
Idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, motoristas de táxi e aplicativos, pessoas com doenças crônicas e profissionais das forças de segurança foram vacinados nesta quinta-feira, dia 30, em sistema de drive thru, na Ilha São João. Com a oferta de dez mil doses, a etapa conseguiu imunizar mais de 5.800 pessoas.

O motociclista Cleber Lourenço Lopes elogiou o sistema implantado pela prefeitura. “Eu morava em Manaus e voltei para Volta Redonda há poucos meses e fui surpreendido com essas boas ações realizadas pela prefeitura”, disse o motociclista.

Para o prefeito Samuca Silva, a estratégia de levar a vacinação para a Ilha São João vem ampliando a cobertura de imunizados na cidade e diminuindo o tempo de espera do público-alvo. “É uma estratégia que está funcionando muito bem. Disponibilizamos seis frentes de vacinação para que as pessoas não ficassem muito tempo na fila, além disso, evitamos transtorno no trânsito. Estamos evitando aglomerações e, por isso, queremos que essas pessoas voltem rapidamente para as suas residências e fiquem em segurança”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta que em todas as etapas da vacinação foram criadas estratégias que garantissem o bem-estar e segurança de quem precisa ser imunizado conta a H1N1. “As pessoas foram bem orientadas e estavam apresentando sua documentação. Com isso, a vacinação ocorreu de forma rápida e muito ordenada”, disse o secretário.

Apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, a vacina contra a gripe aumenta a imunidade do grupo de risco e reduz a circulação do vírus influenza. A vacinação também vai ajudar a diferenciar a gripe e a Covid-19, e em casos da doença, impede uma sobrecarga do sistema respiratório, que agravaria os sintomas em um eventual ataque do novo coronavírus.

A vacinação domiciliar contra gripe para idosos e pacientes crônicos será mantida e o agendamento pode ser feito através do telefone 3339-9628. A prioridade é para idosos acamados ou deficientes, com a mobilidade reduzida. Outras estratégias para os demais públicos alvos serão divulgadas na próxima semana.

Ocupação de leitos para coronavírus condiciona abertura do comércio em Volta Redonda

Objetivo é garantir o funcionamento de atividades econômicas sem gerar risco de contaminação em massa
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, realizou nesta quinta-feira, dia 30, mais uma transmissão ao vivo nas redes sociais para atualizar dados do combate a Covid-19, o novo coronavírus. Durante a live, o prefeito informou detalhes sobre o novo decreto, após acordo com o Ministério Público, que permite a reabertura gradual do comércio e demais atividades econômicas no município, com medidas restritivas e preventivas para garantir a segurança da população.

Em Volta Redonda, uma decisão judicial impedia a retomada de atividades econômicas. Mas, após acordo com o Ministério Público e por meio de uma proposta técnica apresentada pelo prefeito Samuca Silva, as atividades poderão ser retomadas a partir do dia 4 de maio; desde que a pandemia esteja sob controle. Para isso, foram determinados seis eixos de avaliação diária que irão determinar a abertura ou não do comércio.

Os seis eixos são: o número de casos suspeitos não poderá aumentar em 5% por dois dias seguidos; A ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%; A ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%; O grupo de risco permanecer em isolamento social; Uso de máscara é obrigatório nas ruas; Além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

“Caso ocorra o desenquadramento de algum desses eixos, como o aumento por dois dias seguidos de 5% no número de casos suspeitos, haverá novamente o fechamento das atividades econômicas. No acordo, ficou decidido que caso um dos eixos extrapole, emitiremos novo decreto em 24 horas fechamento as atividades por sete dias até a normalidade novamente dos casos e do número de leitos”, explicou Samuca.

Segundo Samuca, a proposta técnica de reabertura gradual das atividades ainda garante normas de higienização e restrições. “Esse vírus é mundial e está circulando em Volta Redonda. Estamos conseguindo ter um número menor de internação porque estamos fazendo nosso dever de casa. Mas temos que manter o planejamento. Não queremos ver aqui cenas de desespero que estamos assistindo em outras cidades por falta de leitos”, comentou Samuca.

De acordo com o decreto, assinado após acordo com MP, as atividades hoje em funcionamento permanecem abertas seguindo as medidas de restrição. Já a partir de 4 de maio, poderão ficar abertos: serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados; atividades profissionais, cientificas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; informação e comunicação; comércio e reparação de veículos automotores; alojamento; bares e restaurantes com 30% da capacidade.

Já a partir de 11 de maio, devem ser liberados o comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra; atividades imobiliárias; além de agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reservas. Essas atividades com horário de 14 horas às 22 horas.

“É necessária a união de todos nesse momento, para que possamos dar segurança para nossa população. Todos os estabelecimentos deverão adotar medidas de higienização, disponibilização de álcool em gel, controlar acesso de clientes a uma pessoa a cada 10m² e distância de dois metros de cada cliente, entre outras medidas que estão no decreto. Os comerciantes devem nos ajudar no cumprimento dessas medidas, assim como toda a população deve fiscalizar”, disse.

O decreto mantém proibido atividades que possam gerar aglomerações, como realização de eventos com presença de público, shows, teatro e cinemas. Academias e centros de ginástica permanecem proibidos, a não ser com atendimento e horário individual. As aulas na rede de ensino, pública e privada, seguem suspensas por tempo indeterminado.

O descumprimento do decreto, das normas sanitárias ou de funcionamento, vai acarretar aplicação de penalidades previstas em lei. Entre elas, multa, interdição do estabelecimento, cassação de alvará, fechamento do estabelecimento, embargo, apreensão de bens, entre outras sanções.

Os dados sobre contaminação também foram atualizados na cidade. Agora são 436 casos confirmados. Notificados como casos suspeitos são 1250, sendo que já 386 exames deram negativo. Volta Redonda tem mais uma morte confirmada, chegando agora a 12 vítimas. E já são 214 pessoas curadas da Covid-19 na cidade.

Gasolina sobe na próxima semana

Gasóleo deverá descer 1,5 cêntimos, passando o preço por litro para 1,139 euros
A gasolina deverá aumentar 2 cêntimos na próxima semana, quebrando um ciclo de nove semanas em que os preços deste combustível registaram quedas fortes ou ficaram estáveis.

A confirmar-se o agravamento, a gasolina simples deverá passar a custar 1,265 euros por litro, regressando a valores do início de abril.

Quanto ao gasóleo, o preço deverá descer 1,5 cêntimos, passando o preço por litro para 1,139 euros.

Juiz rejeita pedido de igualdade de remuneração da seleção feminina de futebol dos EUA

A seleção nacional de futebol feminino dos EUA luta há meses para receber a mesma taxa de remuneração que os homens. Na sexta-feira, um juiz negou provimento ao pagamento igual, mas disse que outras alegações de discriminação podem ser julgadas.

O juiz distrital dos EUA R Gary Klausner disse que não permitiria que as alegações de pagamento igual fossem adiante porque a seleção nacional feminina "anteriormente rejeitou uma oferta a ser paga sob a mesma estrutura de pagamento para jogar" da seleção masculina. De acordo com a CBS Sports, a equipe feminina buscou US $66 milhões sob a Lei da Igualdade de Pagamento e o Título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964.

"O WNT estava disposto a renunciar a bônus mais altos por benefícios, como maior remuneração base e garantia de um número maior de jogadores contratados", escreveu ele na decisão de 32 páginas. "Consequentemente, os demandantes não podem agora considerar retroativamente seu CBA (acordo coletivo) pior do que o CBA do MNT (equipe nacional masculina) por referência ao que eles teriam feito se tivessem sido pagos sob a estrutura de termos de pagamento do MNT quando eles próprios rejeitou tal estrutura ".


As alegações da equipe de que a Federação de Futebol dos EUA os discriminou em relação ao dinheiro gasto em passagens aéreas comerciais, acomodações de hotel e serviços de apoio médico e de treinamento serão levadas a julgamento em tribunal federal em Los Angeles. O julgamento está marcado para 16 de junho, de acordo com a Associated Press.

Em comunicado à CBS News, o US Soccer disse que espera trabalhar com a Seleção Nacional Feminina "para traçar um caminho positivo para o crescimento do jogo, tanto aqui em casa quanto no mundo".

"O futebol dos EUA tem sido o líder mundial do jogo feminino dentro e fora do campo, e estamos comprometidos em continuar esse trabalho para garantir que nossa equipe nacional feminina continue sendo a melhor do mundo e estabeleça o padrão para o futebol feminino", disseram eles. .

O US Soccer argumentou em documentos judiciais que o time feminino dos EUA tinha menos responsabilidade do que o masculino, e que o futebol masculino exige mais habilidade. A equipe feminina conquistou quatro Copas do Mundo e quatro medalhas olímpicas. A equipe masculina também não venceu, de acordo com o site da seleção.

A federação argumentou que "a capacidade geral de jogar futebol exigida para competir na seleção nacional masculina é influenciada materialmente pelo nível de certos atributos físicos, como velocidade e força, necessários para o trabalho", de acordo com os documentos.

Eles também argumentaram que jogadores masculinos e femininos têm "empregos materialmente diferentes", já que a equipe masculina precisa lidar com torcedores mais hostis durante os jogos internacionais.

O ex-presidente de futebol dos EUA, Carlos Cordeiro, renunciou poucos dias após a apresentação dos documentos, dizendo que "não teve a oportunidade de revisar completamente o arquivo antes de ser submetido".

"Os argumentos e a linguagem contida nos arquivos legais desta semana causaram grande ofensa e dor, especialmente para as jogadoras da Seleção Nacional Feminina que merecem melhor. Foi inaceitável e indesculpável", disse Cordeiro.

Molly Levinson, porta-voz do USWNT, postou no Twitter que a equipe está "chocada e desapontada" com a decisão do juiz, mas não planeja desistir de receber salário igual.

"Estamos confiantes em nosso caso e firmes em nosso compromisso de garantir que meninas e mulheres não sejam menos valorizadas apenas por causa de seu sexo", ela twittou. "Aprendemos que existem enormes obstáculos à mudança; sabemos que é preciso coragem, coragem e perseverança para enfrentá-los".

Os jogadores do USWNT também responderam à decisão. A co-capitã e atacante Megan Rapinoe, que ajudou a liderar a luta da equipe, twittou: "Nunca pararemos de lutar pela IGUALDADE".

Bandeira tarifária segue verde em maio

Bandeira no mês de maio continua verde sem custo para consumidores
A bandeira tarifária para o mês de maio é verde, sem custo para os consumidores. O acionamento da bandeira verde ocorre pelo quarto mês consecutivo.

Em abril, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês. A combinação de reservatórios mais elevados com o impacto das medidas de combate à pandemia do Covid-19 sobre o consumo de eletricidade sinaliza manutenção da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, sem a necessidade de acionamento do parque termelétrico de forma sistêmica.

Essa perspectiva refletiu-se na manutenção do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares reduzidos. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Mesmo com o acionamento da bandeira verde, é importante que o consumidor mantenha ações relacionadas ao uso consciente de energia e evite o desperdício.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Homens são presos por crimes fiscais em Paraty, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Dois homens foram presos por um mandado de prisão na tarde deste sexta (1) em Paraty, RJ. Eles são acusados por crimes de sonegação, agiotagem, lavagem e ocultação de dinheiro e de bens não declarados. A ação contou com a equipe do delegado Marcelo Russo da 167.ª DP-Paraty.

Além da prisão em flagrante, foram apreendidos uma BMW X6 Drive/2014 no valor aproximado de R$ 190 mil reais, um Jet Ski Yamaha 2010 no valor aproximado de R$ 30 mil reais; um Saveiro VW/2012 no valor aproximado de R$ 20 mil reais; uma BMW 320/2010 no valor aproximado de R$ 40 mil, uma TV Led 65" no valor aproximado de R$ 8 Mil; quatro TVs de Led valendo em torno de R$ 6 mil reais.

Ainda no local foram apreendidos um colchão no valor aproximado de R$ 25 mil reais e oito cheques, diversos bancos, num total de R$ 35.770 e um relógio Rolex dourado no valor aproximado de R$ 30 mil.

Ao todo foram apreendidos produtos que somados chegam à R$ 384.770,00 reais que serão sequestrados pela justiça afim ressarcir os cofres públicos.

Os acusados de 29 e 38 anos estão a disposição da Justiça.

Distribuição de cestas básicas continuam em Volta Redonda

Ação faz parte do projeto ‘Cidade Solidária’, voltado para diminuir o impacto das restrições sociais por conta do combate ao Novo Coronavírus
A Prefeitura de Volta Redonda deu continuidade na distribuição das cestas básicas do programa Cidade Solidária. Nesta sexta-feira, dia 1, as equipes passaram pelos bairros Vila Brasília e Belo Horizonte, entregando doações feitas de empresa Renault. A princípio a distribuição está sendo feita para famílias com renda zero, adolescentes, idosos, gestantes e pessoas com deficiência (PCDs), critérios definidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária.

Empresas ou pessoas físicas interessadas em ajudar e fazer a doação de cestas básicas devem procurar a Secretaria Municipal de Ação Comunitária.
“Estamos muito contentes de participar desse movimento. Está no DNA da empresa fazer ações em prol da população e estamos fazendo isso para tentar amenizar a situação de algumas famílias carentes”, disse o Gestor de Pós Vendas da Renault, Silmar de Faria Gonçalves.

A distribuição começou no último dia 20, nos bairros Santa Rita do Zarur, Santa Cruz I e II, São Cristóvão, Santa Inês, São Lucas, São Carlos, Rústico, Eucaliptal, Morro São Carlos, Conforto, Minerlândia, 249, Açude I, II, III e IV, Nova São Luiz, Caieira, Niterói, Aero, Barreira Cravo, São Luiz, Voldac, São Sebastião, Dom Bosco, Candelária, Nova Primavera, Vila Brasília, Vale Verde, Nova Esperança, Belo Horizonte, Mariana Torres, Cidade do Aço, Retiro, Coqueiros, Bom Jesus, Siderville, Jardim Ponte Alta, Ponte Alta, Jardim Veneza, Jardim Belmonte, Siderlandia, Padre Josimo, Belmonte, São Geraldo, São João, Monte Castelo, Parque das Garças e Roma.

O prefeito Samuca Silva lembrou que esse é um momento de união e solidariedade. “Sabemos que esse é um momento difícil e a prefeitura está fazendo o possível para dar suporte para as famílias que mais necessitam. Vamos vencer essa pandemia através da união e do trabalho conjunto”, comentou o prefeito.

Hospital de Campanha tem primeira alta de paciente com coronavírus

Unidade no Estádio Raulino de Oliveira está com 10% de leitos ocupados
Em funcionamento há 10 dias, o Hospital de Campanha de Volta Redonda registrou a primeira alta de paciente com Covid-19, o novo coronavírus, nesta sexta-feira, dia 1º. A jovem Michele Mota Bazote, de 25 anos, passou sete dias internada na unidade.

“Foram sete dias difíceis, mas queria agradecer todo mundo aqui do hospital, a gente está sendo muito bem tratado. Estamos sendo muito beneficiados com o tratamento dado à saúde em Volta Redonda. Aproveito pra pedir que todos continuem em casa, se prevenindo e usando máscara se precisar sair na rua”, disse Michele.

Falta de ar foi o sintoma que levou a jovem a buscar atendimento na Upa do Santo Agostinho e, segundo sua mãe, Maria Cristina Mota Bazote, a internação foi um período difícil para a família. “Parecia que estava faltando um pedaço de mim. Graças a Deus e a toda equipe da saúde, desde a UPA do Santo Agostinho até o Hospital de Campanha, minha filha está de alta”, disse Maria Cristina Mota Bazote, que faz um alerta. “A doença é muito séria, grave, e temos que nos cuidar. Há muitas pessoas do grupo de risco que precisam tomar mais cuidado. O que eu passei não desejo pra ninguém”, disse Maria.

Segundo o prefeito Samuca Silva, todos os esforços estão concentrados na prevenção, conscientização e no tratamento adequado à população. “O Hospital de Campanha está, hoje, com 10% de ocupação e estamos conseguindo nos manter dentro de uma situação segura, no que diz respeito ao atendimento, mas o vírus continua circulando intensamente na cidade. Nos organizamos para conseguir oferecer um tratamento adequado para todos que precisarem, mas precisamos que a população escute o poder público e se conscientize. Não queremos que a situação chegue ao colapso do sistema e, pra isso, precisamos da ajuda de cada um”, explicou Samuca.

Volta Redonda registrou, nesta sexta-feira, dia 1°, mais um óbito por Covid-19, chegando a 13 mortes pela doença. Além disso, foram 451 casos confirmados, com 1.265 notificações de suspeitos e 219 pacientes que já passaram pela quarentena e podem ser considerados curados.

Humanização

Com 114 leitos de média complexidade, o Hospital de Campanha tem, como diferencial, a humanização. Pacientes da unidade estão conseguindo falar com seus familiares graças ao compromisso da equipe, que é a ponte entre eles. Segundo Maria Cristina, mãe de Michele, o alento da saudade veio por meio de vídeos gravados pelos profissionais da unidade. “A equipe do hospital é muito atenciosa e recebemos vídeos que ajudaram pra que a gente tivesse um pouco de tranquilidade e não ficasse com tanta saudade. Peço que Deus abençoe esses profissionais”, disse.

Sobre para 13 o numero de mortos por Covid-19 em Volta Redonda, RJ

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda atualizou o número de casos de coronavírus nesta-feira (1) em volta Redonda, RJ. Agora são 13 mortes, 451 casos confirmados, 1.265 notificados e 386 curados.

Ainda de acordo com as informações, segue as medidas de cuidados para a não proliferação dos casos na cidade.

Governo irá aumentar imposto sobre gasolina para equilibrar etanol, segundo deputado

Medida seria adotada para amenizar os efeitos da crise no setor de etanol
Deputado federal, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse nesta sexta-feira (1º) que o governo federal decidiu elevar a tributação sobre a gasolina. Segundo Jardim, serão R$ 0,20 mais na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e taxação de 15% sobre qualquer gasolina importada. Atualmente, a cobrança da Cide é de R$ 0,10 por litro do combustível.

Segundo Jardim, que divulgou as informações em vídeo publicado nas redes sociais, também haverá uma linha de financiamento para a estocagem no setor de etanol. O deputado afirmou que as decisões do Executivo foram tomadas após "muitas e intensas" negociações junto a entidades do setor e a FPA.

A medida, se concretizada, seria adotada para amenizar os efeitos da crise no setor de etanol, já que a queda do preço do petróleo tornou esse combustível menos competitivo no mercado.

Questionado sobre o assunto durante coletiva à imprensa nesta sexta, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse que medidas ligadas ao setor sucroalcooleiro estão em estudo por vários ministérios e serão anunciadas no momento oportuno.

"Neste período de crise dura, crise sanitária, crise econômica, poucos setores têm sentido mais os efeitos do que o setor sucroenergético, no nosso etanol, particularmente, por isso que nós, da Frente Parlamentar que eu coordeno, junto com entidades do setor, tivemos muitas e intensas negociações com o governo, e o governo anuncia agora decisões importantes, vinte centavos a mais na Cide da gasolina, 15% sobre qualquer gasolina importada, e virá também linha de financiamento para o nosso etanol, para sua estocagem", afirmou o parlamentar.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina está custando em média 7,1% a menos para o consumidor nos postos de abastecimento, com preço máximo de R$ 5,690 o litro e mínimo de R$ 2,950, referentes à semana de 19 a 25 de abril comparada à primeira semana do mês.

Questionado sobre as declarações do deputado, o Ministério da Economia afirmou em nota que não comenta medidas em análise ou que ainda não são públicas.

"O grupo de monitoramento da crise econômica relacionada ao COVID-19 está analisando diversas alternativas para reduzir os impactos da pandemia para o setor produtivo e para o setor público em suas diversas esferas, com o objetivo de preservar especialmente a população mais vulnerável. As novas decisões serão informadas no momento em que forem devidamente finalizadas e tornadas públicas", disse.

Dupla é detida por tráfico de drogas na Dutra, em Pirai, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Dois homens foram presos na manhã desta sexta-feira (1), no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, em Pirai, no Sul Fluminense. A PRF informou que eles foram flagrados por volta dás 10 horas, na altura do Posto de Caiçara.


Um dos suspeitos foi abordado em um GM Meriva, com placa de Ponta Porã (MS), e diante do nervosismo do condutor de 22 anos, foi feito uma revista minuciosa no veículo, onde foram encontrados escondidos no interior das caixas de ar do automóvel vários tabletes de maconha, com peso total estimado em 35 kg.

Ainda de acordo coma PRF, foi verificado que havia outro veículo no apoio, fazendo a escolta como "batedor", seguindo à frente e informando sobre as ações policiais.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um Renault Sandero, com placas do Rio de Janeiro, conduzido por um homem de 40 anos, foi abordado logo em seguida, após os policiais acionarem outra equipe.

Os presos, os veículos e a droga apreendida foram encaminhados para a 94.ª DP de Piraí para o registra da ocorrência.

Três anos de conquistas para o bairro Açude

Nesta quinta-feira, dia 30 de abril, a gestão intitulada "Açude em Ação" — Chapa 1 — tomava posse do comando da AMABA — Associação de Moradores e Amigos do Bairro Açude I, II, III e IV, onde o presidente Alan Cunha assumia o papel de líder comunitário pela primeira vez a frente da entidade comunitária que representa cerca de 16 mil moradores do Grande Açude.

“De fato, a AMABA tem desenvolvido papel relevante na busca incansável no atendimento das reivindicações dos moradores e na realização das obras contempladas no Orçamento Participativo, que até o momento não saíram do papel”, afirmou Alan.

Durante esse período de três anos de gestão, Alan Cunha junto a sua equipe administrativa, desenvolveram trabalhos de resgate da credibilidade da AMABA junto aos moradores, dentre elas, destaca-se o pagamento das dívidas deixadas pelos gerenciamentos anteriores, reformas dos espaços físicos da sede da AMABA no Açude 1 e, da sub-sede no Açude 4, a implementação da água e luz própria na sede, aquisição de um freezer, instalação do cabeamento elétrico, pintura interna, externa e a recuperação do telhado das sedes.

Alan ainda destaca as muitas conquistas com o apoio do comércio local e dos moradores que adquiriram as cartelas dos festivais de prêmios, onde todas as arrecadações foram revertidas em investimento nas reformas e no pagamento das dívidas.

O diretor administrativo, Wéllisson Carlos, participou ativamente de todo esse processo e garante que a satisfação em ter participado deste momento histórico da reestruturação da associação mostra como Deus tem abençoado o trabalho da equipe em conseguir dar visibilidade ao conjunto de ações da associação junto à comunidade.

“Destacamos o movimento popular O CIEP é nosso, o CIEP é do Açude, que tinha como objetivo principal manter um único colégio de ensino médio funcionando na comunidade, e graças as ações dos movimentos sociais junto a associação conseguimos reverter a decisão, através da pressão popular, que fez o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vir ao Açude por 2 vezes, esse de fato, foi uma das maiores conquistas da gestão “Açude em Ação”, conclui, Wéllisson Carlos.

Homem socorrido em estado grave, está vivo, e é estável o seu quadro de saúde

ERRATA — O homem, de 39 anos, transferido de helicóptero da unidade hospitalar de São José do Rio Preto para o Hospital Escola de Valença, está vivo. Ao contrário do que informarmos anteriormente, que o paciente teria morrido logo após a transferência.

Os familiares informaram a nossa produção que a transferência ocorreu devido o paciente precisar de melhor estrutura para o tratamento de seu quadro de saúde.

"O meu irmão ficou internado na cidade local e teve a necessidade de ser transferido para um hospital com melhores recursos, e através da família Correa, conseguiu a transferência para o hospital de Valença, onde recebeu todos os cuidados médicos necessários e está com quadro estável no momento", informou a irmã.

Nós, o Portal de Notícias Rádio Acesa, pedimos perdão ao próprio paciente e os familiares pelo equivoco ocorrido ao divulgar a suposta morte do paciente. Torcemos para se recupere o mais rápido possível e volte a viver intensamente.

Mulher fica ferida ao bater o carro em trem no centro de Barra Mansa, RJ

Um carro atingiu uma composição na tarde desta quinta-feira (30) no centro de Barra Mansa, RJ. A mulher que conduzia o veículo ficou ferida e socorrida para a Santa Casata de Misericórdia da cidade.

O acidente aconteceu na linha férrea, próximo à Rua Duque de Caxias, no Centro. O carro foi arrastado por alguns metros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima, de 46 anos foi socorrida e levada para a Santa Casa. A unidade médica informou que ela sofreu apenas ferimentos leves e passa bem.

Tuca Almeida, ex-participante do “The Voice Kids”, é assassinado aos 15 anos em Pernambuco

Arthur Almeida, também conhecido como Tuca Almeida e participante da primeira edição do The Voice Kids, da TV Globo, em 2018, foi assassinado a tiros nesta quinta-feira (30), no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com informações da Polícia Civil, um grupo formado por seis homens encapuzados entrou em um estabelecimento comercial, efetuando disparos de arma de fogo. Nas redes sociais, Tuca sempre se mostrou um menino afetuoso, tanto com amigos, como os familiares.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Carro e moto colidem no bairro no Ilha Parque, em Volta Redonda, RJ

Um acidente no início da noite desta quinta-feira (30) deixou um motociclista ferido em Volta Redonda, RJ. A colisão frontal aconteceu na altura do bairro Ilha Parque com o Santo Agostinho.

A moto, que fazia serviço de delivery, foi arremessada em cima da calçada, após colidir com uma Blazer, na Rua Darcy ribeiro ilhas São João.

Propostas para abertura de templos religiosos serão enviadas ao Ministério Público

Prefeito Samuca Silva se reuniu com lideranças nesta quinta-feira, dia 30
Foto: arquivo
As propostas para reabertura de templos religiosos em Volta Redonda, elaboradas pelas lideranças de cada denominação junto com o Poder Público, serão discutidas para viabilizar envio ao Ministério Público do Estado do Rio, para análise e possível acordo. O anúncio foi feito pelo prefeito Samuca Silva, nesta quinta-feira, dia 30, em reunião com líderes religiosos.

O encontro aconteceu no teatro da Fundação Educacional de Volta Redonda, no bairro Laranjal, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

Segundo Samuca Silva, na próxima segunda-feira, dia 3, vai propor uma reunião no Ministério Público do Estado do Rio para debater o assunto e apresentar as propostas para reabertura dos templos.

“Essa reunião será muito importante para que possamos ter propostas concretas e viáveis para a reabertura segura dos templos. O foco será proteger pessoas, dar assistência espiritual, mas deixar o grupo de risco em casa, por isso a importância desse plano de reabertura técnica”, disse Samuca.

Entre as sugestões apresentadas pelas lideranças religiosas, estão a de funcionarem com 30% da sua capacidade, com espaçamento de um fiel para o outro de 1,5metros, uso de máscaras, medição de temperatura e grupo de risco em casa, entre outros.

“Eu quero agradecer a todas as lideranças que entenderam esse momento delicado da cidade e cumpriram as medidas restritivas, o que colaborou muito para que não tivéssemos um número maior de casos de coronavírus. Estamos fazendo nosso papel, mantendo as pessoas da faixa de risco, afastadas do vírus e preparando a rede de saúde”, disse Samuca.

Volta Redonda tem 436 casos confirmados de coronavírus. O número de casos notificados também cresceu, chegando a 1.250. Volta Redonda tem agora 12 óbitos confirmados pela Covid-19 e 214 pessoas já estão curadas.

Suspeito de roubo no centro de Volta Redonda é preso em Barra Mansa, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da Polícia Civil
Um homem suspeito de roubo no centro de Volta Redonda foi preso nesta quarta-feira (29) em Barra Mansa, RJ. Ele foi encontrado na residência, no bairro Getúlio Vargas. Contra o acusado havia um mandado de prisão.

O homem foi levado para a 93ª DP de Volta Redonda, onde ficou a disposição da Justiça.

Covid: DPRJ propõe medidas de prevenção à violência contra a criança


A Defensoria Pública do Rio recomendou aos 92 municípios fluminenses a adoção de medidas que garantam o funcionamento da rede de proteção a crianças e a adolescentes com vistas à redução de episódios de violência durante o isolamento social.   A iniciativa ressalta que seja dada atenção especial a famílias com histórico de conflitos domésticos, crianças em situação rua ou em outras situações de risco.

— Com o isolamento social imposto e imprescindível para contenção da covid-19, é necessário mais do que nunca que toda a sociedade se mantenha vigilante em relação aos casos de violação de direitos contra a criança — explica o coordenador de Infância e Juventude da Defensoria, Rodrigo Azambuja, que assina a recomendação.

O documento especifica que os conselhos tutelares devem manter equipe (formada por um conselheiro, um funcionário administrativo e um técnico), com acesso a internet e transporte que permita contato e deslocamento a órgãos do Executivo e do Judiciário. Todos devem contar com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), álcool em gel e outros itens de prevenção ao novo coronavírus.

O texto destaca também que é preciso “elaborar e divulgar campanhas para prevenção de acidentes domésticos, considerando que crianças permanecerão por um período maior em seus domicílios, e os dados do Ministério da Saúde, segundo os quais os acidentes domésticos foram a primeira causa de mortalidade entre crianças de 5 a 14 anos e a segunda causa de internações hospitalares entre crianças de 5 a 9 anos em 2019”.

Entre as medidas propostas pela Defensoria estão ainda a divulgação ampla dos canais de notificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, a produção de cartilhas e material informativo sobre o assunto e a adoção de estratégias para minimizar o surgimento de novas situações de estresse e conflitos domésticos, inclusive com oferecimento de apoio psicológico remoto.

As secretarias municipais de Assistência Social, às quais foi endereçada a recomendação, já estão encaminhando ofício à Coordenadoria de Infância e Juventude, com esclarecimentos sobre as medidas adotadas.

Covid-19: Rio registra 794 óbitos e 8.869 casos confirmados


A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro atualizou nesta quarta-feira (29), os casos de coronavírus no estado. Agora são 8.869 casos confirmados e 794 óbitos por Covid-19. Há ainda 275 óbitos em investigação e 145 foram descartados.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 5.689
Duque de Caxias – 357
Nova Iguaçu – 339
Niterói – 282
São Gonçalo – 231
Volta Redonda – 395
Itaboraí – 206
Belford Roxo – 160
São João de Meriti – 152
Mesquita – 145
Petrópolis – 84
Magé – 75
Campos dos Goytacazes – 59
Nilópolis – 59
Maricá – 56
Nova Friburgo – 48
Queimados – 48
Macaé – 42
Teresópolis – 41
Angra dos Reis – 39
Cabo Frio – 38
Rio das Ostras – 38
Araruama – 31
Itaguaí – 31
Barra Mansa – 26
Japeri – 24
Casimiro de Abreu – 22
Rio Bonito – 22
Paracambi – 20
Barra do Piraí – 18
Três Rios – 18
Resende – 17
São Pedro da Aldeia – 17
Iguaba Grande – 15
Tanguá – 14
Saquarema – 13
Cachoeiras de Macacu – 12
Armação de Búzios – 11
São Francisco de Itabapoana – 11
Bom Jesus de Itabapoana – 10
Sapucaia – 10
Seropédica – 10
Guapimirim – 8
Valença – 8
Miguel Pereira – 7
Mangaratiba – 6
Paraty – 6
Pinheiral – 6
Arraial do Cabo – 5
Bom Jardim – 5
Paraíba do Sul – 5
Quissamã – 5
São Fidélis – 5
Vassouras – 5
Silva Jardim – 4
Areal – 3
Itaperuna – 3
Itatiaia – 3
Paty do Alferes – 3
Piraí – 3
Porto Real – 3
Quatis – 3
São José de Ubá – 3
Aperibé – 2
Conceição de Macabu – 2
Rio das Flores – 2
Santo Antônio de Pádua – 2
São Sebastião do Alto – 2
Sumidouro – 2
Cantagalo – 1
Carapebus – 1
Cordeiro – 1
Mendes – 1
Porciúncula – 1
Santa Maria Madalena – 1
São João da Barra – 1
São José do Vale do Rio Preto – 1

A SES confirma nesta quarta-feira (29) mais 56 óbitos por coronavírus no estado. As 794 vítimas foram registradas nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 496
Duque de Caxias – 70
Nova Iguaçu – 30
São Gonçalo – 22
Niterói – 20
São João de Meriti – 16
Mesquita – 12
Volta Redonda – 11
Belford Roxo – 9
Petrópolis – 9
Itaboraí – 8
Macaé – 8
Maricá – 8
Rio das Ostras – 7
Tanguá – 6
Magé – 5
Nilópolis – 5
Iguaba Grande – 4
Itaguaí – 4
Nova Friburgo – 4
Queimados – 4
Resende – 4
Barra do Piraí – 3
Cabo Frio – 3
Rio Bonito – 3
Campos dos Goytacazes – 2
Guapimirim – 2
Japeri – 2
Mangaratiba – 2
São Pedro da Aldeia – 2
Sapucaia – 2
Araruama – 1
Arraial do Cabo – 1
Barra Mansa – 1
Bom Jardim – 1
Bom Jesus de Itabapoana – 1
Cachoeira de Macacu – 1
Miguel Pereira – 1
Paracambi – 1
Paraty – 1
São Francisco de Itabapoana – 1
Teresópolis – 1

Três suspeitos são presos após confronto no Jardim Belmonte, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Três homens, de 33, 26 e 39 anos, foram presos após troca de tiros entre a polícia e criminosos no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda, RJ. O confronto aconteceu por volta dás 20 horas desta quarta-feira (29), na Avenida Santa Rosa.

A reportagem apurou que policiais militares foram direcionados ao local após denuncia de tráfico de drogas, onde foram recebidos à tiros por criminosos. Na operação ninguém se feriu.

Durante a abordagem aos suspeitos, foi apreendido com o homem de 26 anos uma pistola de 9 milímetros com a numeração raspada estava com 12 munições intactas. Já com o homem de 33 anos havia um mochila que continha 77 pinos de cocaína (90 gramas) e nove sacolés de maconha (15 gramas). Ainda foram apreendidos R$ 55,00 em espécie.

Por último, o suspeito de 39 anos, estava vestido de roupa camuflada, tipo de uso tático de militares em guerra para difícil localização.

Todos foram conduzidos com os materiais apreendidos para a 93ª DP de Volta Redonda.

Mais 15 mil litros de cerveja são apreendidos na BR-393

Foto: divulgação da PRF
Mais de 15 mil litros de cerveja são apreendidos, por fraude fiscal, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma abordagem na BR-393, em Três Rios, no município do Rio de Janeiro. O fato aconteceu na tarde de quarta-feira (29).

Policiais abordaram um caminhão, que transportava 51,8 mil garrafas de cerveja, total 15,5 mil litros.

Durante a fiscalização, o motorista apresentou a nota fiscal da mercadoria.

A equipe da PRF constatou indícios de fraude fiscal. Não constava o valor do ICMS no documento apresentado.

O veículo, o motorista e a mercadoria foram encaminhados à Receita Estadual, no km 07 da BR-040, para devida fiscalização fazendária.

PRF apreende quase uma tonelada de maconha escondida em carroceria de caminhonete


O veículo era da Argentina e estava usando placas falsas do Brasil

Foto: divulgação da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quase uma tonelada de maconha, em uma abordagem na BR-040, em Três Rios, município do Rio de Janeiro. A droga estava escondida na carroceria de uma caminhonete. O flagrante aconteceu na madrugada de quarta-feira (29).

Por volta das 4h, policiais rodoviários federais abordavam suspeitos na BR-040, no trecho de Três Rios, quando pararam uma caminhonete, que seguia em alta velocidade.

Em revista ao veículo, encontraram 1.060 tabletes de maconha, cerca de 900 quilos, que estavam na carroceria do caminhonete.

O motorista, de 49 anos, confessou que buscou o entorpecente em Barretos, São Paulo, e o entregaria em uma comunidade do Rio de Janeiro.

Os policiais constataram que o condutor era foragido da justiça e que o veículo era da Argentina e estava usando placas falsas do Brasil.

A ocorrência foi encaminhada para a 108ª DP (Três Rios).