Rádio Acesa FM VR: 2014-01-12

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Facebook perde adolescentes e vê público envelhecer, diz estudo8 

Uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria iStrategy conclui o que muita gente já sabe: a chegada dos pais e familiares no Facebook tem causado o desinteresse crescente dos jovens pela rede social, que têm deixado a plataforma em busca de alternativas.


O número de internautas entre 13 e 17 anos que usam a rede social nos Estados Unidos diminuiu 3,3 milhões nos últimos três anos; passou de 13,1 milhões em 2011 para 9,8 milhões em 2014. Segundo consultoria, o objetivo da pesquisa é atestar o envelhecimento do público, e não necessariamente provar sua migração para outros sites de relacionamento.

Entre os usuários nos Estados Unidos, o público que mais cresceu tem idade acima de 55 anos. A categoria passou de 15,5 milhões de usuários para 28 milhões, o que significa crescimento de 80,5%. Em 2012, a faixa etária mais popular naquele país era formada por internautas entre 18 e 24 anos. Hoje, o posto é ocupado pelo público com idade entre 34 e 54 anos.
O outro lado

Mark Zuckerberg discorda da análise, que de tempos em tempos desponta na mídia especializada. Citando estatísticas próprias, o dono do Facebook negou em julho do ano passado que a rede tenha perdido apelo junto aos jovens, em especial por causa da ascensão do aplicativo Snapchat, utilizado em sua maioria por adolescentes.

E você, o que acha desta discussão? Tem utilizado o Facebook como antigamente ou já começou a enjoar da rede social? Deixe sua opinião aí embaixo e participe!
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 17/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 10mm
--

Sáb - 18/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 17mm
--

Dom - 19/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 16/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Sex - 17/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 16mm
--

Sáb - 18/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 19mm
--
Lei Seca entrava em vigor nos EUA em 16 de janeiro de 1919
Ficava proibida a produção, o transporte e a venda de bebidas alcoólicas. Com a medida, governo americano pretendia conter problemas sociais, mas acabou favorecendo a ação do crime organizado
Apresentação Dilson Santa Fé
16/01/2014 00:01

Em 1822, José Bonifácio foi nomeado ministro dos Negócios do Interior

O santista José Bonifácio, “patriarca da independência”, foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. Organizou a ação militar contra os focos de resistência à independência. Em 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de quem viria a ser D. Pedro II. Música do Dia: Independência, com Capital Inicial.
Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ernesto Geisel era eleito presidente em 15 de janeiro de 1974
General foi escolhido indiretamente, por colégio eleitoral, durante a ditadura militar
Apresentação Dilson Santa Fé

Winamp não será mais desativado




O Winamp não será mais desativado, pois a Radionomy comprou a plataforma da AOL junto com a Shoutcast, um serviço de rádios. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 14, mas os detalhes da negociação não foram divulgados.
Em nota, o CEO da companhia, Alexandre Saboundjian, disse que o Winamp receberá uma série de investimentos. "Seu papel é claro na futura evolução da mídia online - nos planejamos tornar o player onipresente, desenvolvendo novas funcionalidades dedicadas a desktop, aparelhos móveis, sistemas de carros, dispositivos conectados e todas as outras plataformas."
Como o software agora faz parte da rede da Radionomy, ele passa a contar com acesso a mais de 60 estações de rádio, reprodução de mais de 60 formatos de áudio e vídeo, 6 mil add-ons, disponibilidade em 16 idiomas e ferramentas de gerenciamento de podcasts.

Direitos da personalidade e o respeito à dignidade da pessoa humana

40
O efetivo reconhecimento dos direitos de personalidade sofreu sérios entraves técnico-jurídicos, vez que são direitos em que há confusão entre objeto e sujeito.
Após a Segunda Guerra Mundial, diante das agressões causadas pelos governos totalitários à dignidade humana, tomou-se consciência da importância dos direitos da personalidade para o mundo jurídico, resguardando-os na Assembléia Geral da ONU de 1948, na Convenção Européia de 1950 e no Pacto Internacional das Nações Unidas (Diniz, Maria Helena. Curso..., vol I, p. 118). Foi, portanto, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que, de fato, os direitos da personalidade tiveram destaque (LOTUFO. Código civil comentado, p. 48).
Com a aceleração do desenvolvimento tecnológico – pós-guerra – ou seja, com a tensão causada pelo desenvolvimento, o homem passa a reivindicar um espaço seu, ou melhor, um direito que contemple a especificidade de sua personalidade. Isso não ocorre com uma retomada de concepção individualista ou liberal, mas com a exaltação de uma visão personalista e ética de formação e desenvolvimento do ordenamento jurídico (CAPELO DE SOUSA. O direito geral de personalidade).
Os direitos da personalidade tutelam a integridade do ser humano. Há, para análise da proteção da personalidade uma tripartição da personalidade nas respectivas: a) integridade física, compreendendo: vida, alimentos, próprio corpo (vivo ou morto), corpo alheio e partes separadas do corpo; b) integridade intelectual, compreendendo: liberdade de pensamento, autoria científica, literária e artística e, por fim; c)integridade moral, compreendendo: honra, segredo profissional, segredo doméstico, direito de autor, identidade familiar, pessoal e social.
Contudo, este rol de direitos de personalidade é unicamente exemplificativo. Quando o tema é a personalidade humana, em nosso sentir, não cabe falar de taxatividade ou esgotamento de direitos. Não podemos limitar os direitos de personalidade, posto que são o mínimo para que se tenha a existência digna de um ser humano.
Leciona NELSON ROSENVALD que em apressada análise, poderia o intérprete acreditar que o legislador constituinte abraçou a teoria pluralista dos direitos da personalidade com explícita limitação de proteção apenas àqueles valores consagrados como direitos fundamentais. Nenhuma previsão normativa, porém, adquire pretensão exaustiva nessa seara. As exigências do ser humano não serão condicionadas a tipos rígidos, pois elas assumem dignidade superior (ROSENVALD. Dignidade humana e boa-fé no código civil).
A satisfação de tais reivindicações, portanto, não vêm, a nosso ver, pelo aumento do número dos direitos especiais da personalidade, mas pela consagração de um direito geral de personalidade. O que se propugna, portanto, é uma cláusula geral de proteção ao ser humano, ou seja, aos seus direitos mais essenciais. O direito geral de personalidade, sob tal perspectiva, pode ser utilizado para a criação desta cláusula geral de tutela da pessoa, servindo de instrumento adequado para a efetivação do princípio da dignidade humana (GARCIA. O direito geral de personalidade no sistema jurídico brasileiro).
Assim, o direito geral de personalidade encontra, no direito brasileiro, reconhecimento, não só no princípio da dignidade da pessoa humana (art. , III da CF), mas com muito vigor, ainda, no art. 12 do CC que traça uma tutela geral aos direitos de personalidade. Isto porque a aferição objetiva da tutela geral do art. 12 do CC depende da inserção e conjunção de outros dispositivos de lei (tais como: o solidarismo constitucional do art. 3º, I da CF), que resultarão na subsunção do fato concreto em dispositivo de efetiva proteção da personalidade do indivíduo.
Tal direito geral de personalidade, assim, é consectário lógico e inabalável do direito humano a existência digna. Parece-nos que a proteção da dignidade humana por uma cláusula geral de direitos da personalidade acomoda de maneira mais confortável a finalidade de proteção extrapatrimonial do homem, da sua dignidade.
Consideram-se, como da personalidade, os direitos reconhecidos à pessoa humana tomada em si mesma e em suas projeções na sociedade, previstos no ordenamento jurídico exatamente para a defesa de valores inatos do homem.
Há uma série aberta de relações e os direitos da personalidade não podem ser vistos como taxativos, mas sim de maneira aberta. Além disso, o ser humano tem valor unitário e a cisão feita para o estudo, para fins didáticos da matéria, não prejudica esta unicidade. (PERLINGIERI. La personalità umana nell’ordinamento giuridico).
A aferição dos direitos de personalidade e das medidas para sua tutela, portanto, deve ser feita em cada relação jurídica. Os direitos da personalidade não podem, de maneira alguma, constituir um rol taxativo, pois são direitos que o homem possui, apenas pela sua condição humana.
O ponto de convergência que motiva a presente digressão pode, agora, ser delimitado de maneira um pouco mais confortável.
Ora, avulta, à evidência, que os direitos da personalidade possuem uma intrínseca ligação com o princípio da dignidade da pessoa humana. É de se notar que, em verdade, a temática da dignidade da pessoa humana, donde são extraídos, em observação legal, os direitos de personalidade, possui estreita e profícua ligação com os direitos humanos e com o Estado Democrático.
O valor da pessoa humana é traduzido juridicamente pelo princípio constitucional fundamental da dignidade da pessoa humana, assegurando o mínimo respeito ao ser humano dotado de igual dignidade, sendo esse, como já denotado, inclusive, um princípio explícito dentro de nosso ordenamento.
O princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, positivado, funciona como cláusula aberta e respalda, desta feita, o surgimento de novos direitos não expressos na Constituição de 1988, como por exemplo: os direitos humanos, constitucionalizados por via da dignidade da pessoa humana.
Os direitos humanos devem ser considerados como a concretização histórica do princípio da dignidade da pessoa humana, que como dito, encontra-se positivado, hoje, na Constituição Federal.
O elo entre o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, os direitos humanos e os direitos de personalidade é um vínculo inquebrantável.
Por tal motivo, inclusive, mesmo havendo dissonância doutrinária, alguns doutrinadores denotam que os direitos humanos e os direitos de personalidade são os mesmos. Os direitos da personalidade são essenciais à pessoa humana para que se possa estabelecer o tratamento justo e igualitário entre as pessoas. Referidos direitos tutelam a integridade e a dignidade da pessoa humana, desse modo, compreendem a essencialidade do ser, conformando uma noção de mínimo existencial.
Em resumo, pelo valor maior que representam, ou seja: a dignidade da pessoa humana, temos, por inexorável, o elo entre os direitos humanos e os direitos da personalidade.
15/01/2014 00:01

Em 1985, Tancredo Neves foi eleito indiretamente presidente da República

O mineiro de São João Del-Rei Tancredo de Almeida Neves foi primeiro-ministro do Brasil. Sim. No curto parlamentarismo após a renúncia de Jânio Quadros entre 1961 e 62. Foi um dos líderes do MDB e candidato a Presidência da República, eleito indiretamente em 1984, mas antes da posse adoeceu e morreu 39 dias depois. Assumiu o vice, José Sarney e o resto é a recente História do Brasil.
Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 15/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 34°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 4mm
--

Qui - 16/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 4mm
--

Sex - 17/01/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 15mm
--

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bola fora, peixe

Romário está ameaçado de não poder se candidatar em 2014

Fernando Molica
Rio - Um dos campeões de voto em 2010, Romário está ameaçado de não poder se candidatar em 2014. Segundo a Justiça Eleitoral, ele não está ligado a qualquer partido. Em agosto de 2013, o deputado federal saiu do PSB, no dia 26 de setembro, anunciou que voltara para o partido e seria seu presidente regional.
Mas declaração emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 8 é clara: diz que ele “não está filiado a partido político”. Na véspera, o TSE liberara as últimas listas de filiados, enviadas pelos partidos em dezembro.
Recurso à Justiça
Ontem, o TRE confirmou que Romário não consta como filiado ao PSB. Para ser candidato, ele teria que ter feito a filiação até 5 de outubro de 2013. Agora, terá que provar à Justiça Eleitoral que a inscrição foi feita, mas não enviada pelo PSB.
Dever de casa
Como presidente do diretório regional do PSB, o próprio Romário poderia ter determinado o envio de sua filiação.
Vice desconhecia
Vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral disse, ontem à noite, que desconhecia o problema. Para ele, tudo estava normal. Afirmou que iria apurar o ocorrido. O Informe  não conseguiu falar com Romário ou com sua assessoria.
Bola nas costas
A fase não está boa para o ex-craque. Ontem, seus advogados só chegaram à Justiça Eleitoral depois de encerrada audiência do processo em que ele pede o afastamento de Alexandre Cardoso da Prefeitura de Duque de Caxias. Isto porque o prefeito deixou o PSB.
Marina filiada
A ex-senadora Marina Silva anunciou sua ida para o PSB no último dia do prazo. Mas sua filiação está registrada no TSE.

História Hoje

14/01 - 07:36
A cidade do Marrocos, no norte da África, foi palco de um encontro entre líderes mundiais para discutir estratégias contra os países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial
Apresentação Dilson Santa Fé
Porto Real fica entre finalistas do Prefeito Empreendedor

Porto Real está entre os 30 finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município realizou sua inscrição no final do ano passado. O prêmio é concedido a prefeitos municipais de todo o Brasil que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios.  Porto Real está participando na categoria Novos Projetos, mas são diversas as categorias concorrentes. Entre os critérios do Sebrae para a escolha estão o melhor custo x benefício para o usuário final; a quantidade de pessoas que se pode auxiliar com os projetos apresentados e a capacidade de levar a ideia empreendedora para outros municípios; entre outros.

Essa é a 8º Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor e as categorias são Melhor Projeto; Lei Geral Implementada; Desburocratização; Compras Governamentais; Pequenos Negócios no Campo e nos Eventos Esportivos; e Novos Projetos.

Dos 98 municípios do estado, 59 participaram e 30 chegaram à reta final, que deverá ser definida em março. “Será mais um fator a contribuir no crescimento e reconhecimento de Porto Real em todo o país. O título representa que cada secretaria teve a oportunidade de desenvolver o que foi planejado. Tenho certeza que muitos projetos poderão se tornar material de incentivo para outros municípios”, declarou a prefeita Cida.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Eduardo Linhares, esta é a primeira vez que o município participa deste prêmio. “Porto Real tem apenas dezesseis anos de emancipação e uma série de ações estruturais que já foram feitas. Muita coisa boa ainda virá pela frente e certamente a cidade estará habilitada a receber o prêmio”, prevê Linhares.
Escolas deixam de fazer cadastro no Sindpass
   
Sul Fluminense

Cerca de sete mil estudantes de diversos municípios da região podem ficar sem acesso ao transporte coletivo gratuito no início do ano letivo. Motivo: algumas escolas deixaram de enviar para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Sul Fluminense (SindPass) os dados para o recadastramento dos alunos que renovaram matrícula. Com isso, os cartões poderão não valer, pelo menos durante alguns dias do início do ano letivo de 2014.

O coordenador de Gratuidades do SindPass, Rubem Giranda, explicou que o motivo principal da preocupação é o fato de o início do ano letivo ter sido antecipado para 3 de fevereiro, o que tornou ainda mais apertado o prazo para renovar os cartões dos estudantes.

- Sabemos que o ano letivo deve começar em 3 de fevereiro, porque as férias de meio de ano terão 30 dias, coincidindo com a Copa. Por isso, de 3 a 7 de janeiro, fizemos contato com as escolas que ainda não haviam nos repassado as informações necessárias para renovar os cartões. Não fomos atendidos por várias delas. Agora, vamos mandar ofícios às secretarias municipais e à secretaria estadual de Educação, informando do ocorrido. A possibilidade de cerca de sete mil dos mais de 39 mil alunos que temos cadastrados ficarem sem a gratuidade pelo menos nas primeiras semanas do ano letivo é grande. E a responsabilidade por isso é das escolas - afirmou o coordenador.

Dois fatores agravam a situação: um é que, durante o mês de janeiro, a equipe do SindPass precisa se dedicar ao cadastramento dos alunos que estão entrando no sistema; outro é que boa parte dos alunos que não tiveram seus cadastros renovados estudam em escolas de grande porte, com centenas de alunos.

- Mesmo que esses estabelecimentos de ensino enviem agora as listagens, será impossível para o SindPass fazer os cadastros a tempo para o início das aulas. Uma escola com poucos alunos no sistema, a gente resolve rápido; uma de grande porte pode levar dias ou
semanas - afirma Rubem.

Algumas escolas entraram em contato com o SindPass e renegociaram o prazo para envio das informações, o que vai permitir que seus alunos iniciem o ano letivo com suas gratuidades ativas.

- Quem fez contato conosco e renegociou o prazo vai evitar transtornos para os alunos. As outras escolas, que infelizmente são a maioria das que estão em atraso com as informações, ignoraram nossos pedidos e vão causar transtornos a seus alunos - afirmou.

O SindPass disponibilizará a partir desta terça-feira em seu site (www.sindpass.com.br) a lista das escolas que estão em dia com o cadastramento. Os alunos das escolas que estão na lista terão acesso normal à gratuidade, a partir do primeiro dia de aula.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 14/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Qua - 15/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 34°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Qui - 16/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 10mm
--

Em 14 de janeiro de 1995 houve o último show do grupo Legião Urbana

O Legião Urbana pode não ter sido a maior banda de rock do Brasil, nem a mais talentosa musicalmente. Renato Russo, em show ao vivo, chegou a ensinar ao público quais eram os três acordes a partir dos quais qualquer um podia tocar qualquer música do grupo. Mas Legião Urbana se tornou grandioso pelo talento do letrista Renato Russo, que, morto de aids, só fez engrandecer a dimensão do grupo. Foram dezesseis discos e mais de 20 milhões de discos vendidos. A música do dia é "Será".
Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Nextel vai usar 3G da Vivo


antena telecomunicações


A Nextel anuncia nesta segunda-feira acordo com a Telefónica para usar a rede 3G da Vivo no Brasil e no México para ampliar sua cobertura de voz e dados. Segundo comunicado, a parceria pretende "criar um ambiente competitivo dinâmico para otimização dos investimentos em estrutura".

O valor da operação não foi divulgado, mas, segundo o Estadão Conteúdo, fontes do setor informam que a quantia foi alta o suficiente para convencer os representantes locais da Vivo a aceitar o acordo, que traz uma carga adicional de clientes à rede já estabelecida.

A Nextel, por sua vez, vê menos obstáculos para se firmar como fornecedora do 3G. Desde que venceu a licitação da banda H para a tecnologia, em 2010, vinha tentando construir uma rede móvel para atender a nova demanda e ampliar sua atuação para além do serviço de rádio ilimitado, pelo qual ficou conhecida.

Portabilidade númerica: 4 milhões de linhas foram trocadas em 2013




A portabilidade numérica - serviço que permite trocar de operadora e manter o número do telefone - realizou 4 milhões de pedidos em 2013, sendo que a maioria - 2,2 milhões - refere-se ao plano móvel. As informações são da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações).

Segundo gráfico disponibilizado no site da entidade, o número de operações consumadas no ano passado ficou aquém do recorde estabelecido em 2011, quando 5,3 milhões de linhas foram alteradas. Nos cinco anos em que está disponível no Brasil, a portabilidade numérica efetivou 22,2 milhões de pedidos.

Insatisfação
A má qualidade dos serviços prestados pelas empresas de telecomunicações é o combustível que estimula os consumidores a migrarem de atendimento. Segundo ranking do Procon-SP publicado em 2013, Claro, Tim, Vivo, Oi e Nextel estão entre as mais reclamadas do país.

Confiando em Deus na Superação do Abatimento da Alma


A tristeza, o medo, a angústia e a ansiedade são sentimentos que fazem parte de nossa existência humana. Eles causam o abatimento da alma, e geralmente são oriundos de adversidades vivenciadas pelos filhos de Deus.

Quando o vento sopra ao contrário, quando a montanha é alta demais, quando a noite se prolonga, quando a tempestade bate impiedosamente contra nós, quando as muralhas nos cercam, com certeza a nossa alma responderá com temores, o nosso corpo com tremores e os olhos com lágrimas.

Gigantes de Deus experienciaram suas crises emocionais. Observe, por exemplo, o caso de Davi, um grande rei e guerreiro, que diante das lutas no campo de batalha da alma, gemeu amargamente:

Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários. (Salmo 6.6-7)

A atitude de Davi diante de seus sentimentos não foi a de negação, mas a de enfrentamento, confiando naquele que poderia livrá-lo de tão pesada carga:

Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração. (Salmo 6.2-4; 8-9)
A Escritura ensina como se deve lidar com tais sentimentos, e  mostra que é preciso manter a confiança em Deus diante das adversidades da vida. Davi luta na arena do próprio ser, firmando a confiança na misericórdia e na graça Deus, que acolhe o seu lamento e súplica em forma de oração, livrando a sua alma do fardo inquietante.

Em outro Salmo Davi mais uma vez manifesta os seus sentimentos:
As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? (Salmo 42.2)

Percebemos a intensidade do contínuo sofrimento do salmista na expressão “dia e noite”. Você já vivenciou uma situação semelhante a esta, onde não consegue um só momento livrar-se do amargor da alma? Mas uma vez, conscientemente e decididamente, Davi busca amparo e socorro em quem o pode livrar e salvar, e num diálogo interior entre razão e emoção, num ato de fé, verbaliza:

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmo 42.5-11)

Davi, em sua contínua busca de força e ânimo mantém o foco em Deus. Após manifestar novamente a confiança em seu auxílio, o salmista declara que o Senhor está sempre presente em seus pensamentos e lembranças. A misericórdia é novamente evocada, e novamente a sua alma é convidada a esperar com ânimo em Deus, pois o tempo de louvar com júbilo logo chegará.

Esperar em Deus não significa que Ele está longe e logo aparecerá. Esperar em Deus é aguardar a sua intervenção no curso dos acontecimentos, pois Ele sempre está ao nosso lado, e no momento certo, da maneira ideal, provê a cura, a libertação e a salvação dos seus filhos, para o louvor e glória do seu santo nome.

Estudo Bíblico sobre Tá a fim de namorar? leia isto


         Coisa boa é namorar! Quem já não sofreu de “apaixonite” aguda? Quem já não sentiu um nó na garganta e as mãos suadas ao trocar um olhar com a pessoa por quem o coração bate incontrolável? Existe um momento na vida de todos nós que namorar é quase uma obsessão. Tenho doces recordações do meu tempo de namoro.
         Namorar é maravilhoso! É impossível casar sem namorar. É nesta fase da vida que duas pessoas irão se conhecer, trocar confidências, abrir o coração um ao outro, preparando-se para uma definitiva vida a dois. Este desejo é legítimo e realizá-lo torna-se imprescindível para o casamento. Foi Deus quem marcou o primeiro encontro dos enamorados, foi Deus quem ascendeu à lua, orquestrando os pássaros, e preparando todo o cenário para o primeiro casal de apaixonados. Deus se alegrou quando viu os olhares lânguidos do primeiro casal. Ele ficou feliz em ver os rostos dos apaixonados se iluminarem pelo amor. Sorrindo, Deus os abençoou.
          Namorar é preciso! No entanto em busca deste necessário e legítimo desejo, muitas pessoas encontram sofrimento e decepção. Na aspiração de realizar sonhos e encontrar a felicidade algumas se tornam amarguradas e feridas; enquanto outras abusam, usam e se aproveitam dos corações vulneráveis. Como, então, evitar complicações futuras?
         Nasci em Petrópolis, Rio de Janeiro; lá existem muitos poços, onde aprendi a nadar com meu pai. Papai me ensinou uma simples, sabia e essencial verdade para nadar e sair vivo de um poço. Nunca mergulhe num poço sem antes dar uma “nadadinha” primeiro. Descubra se o poço é fundo, se existem pedras no fundo. Quem pula de cabeça num poço pode acabar morrendo.
         Este conselho simples se aplica muito bem no namoro. Todo aquele que “pular de cabeça” numa relação, sem conhecer a fundo com quem esta se relacionando, analisando os prós e os contras, pode acabar se ferindo gravemente. O difícil é controlar o desejo e ter o bom senso de dar a “nadadinha”. A tendência de todos nós é mergulhar com a “cara e a coragem”. “Estou amando! Encontrei o homem/mulher da minha vida”, afirmamos imediatamente, partindo “pra cima” praticamos uma intimidade sem volta, crescente e perigosa. A Palavra de Deus, sabiamente afirma em Provérbios 6:27
 
“Tomará alguém fogo no peito, sem que as suas vestem se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?” Provérbios 6.27

        Muitos dissabores e mágoas seriam evitadas se o sábio conselho de meu pai fosse obedecido.
         Outro ponto crucial é que a vida nos sinaliza quando algo não vai bem. A febre é um “sinal” nos alertando que alguma coisa está errada dentro de nós. O ranger constante de um carro que não consegue dar partida, também é um “sinal” de que o carro vai acabar nos deixando no meio do caminho. A desobediência aos alertas que recebemos ao longo da vida produz problemas que poderiam se evitados. Jesus afirmou:
 
“Chegada à tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mateus 16:2-3).

         É possível prevenir crises e encontrar o amor da sua vida. Para isto, basta apenas dar ouvidos a "certos sinais”, que soam como um "despertador”, nos alertando dos perigos. Ao ouvir, entender, e obedecer estes "sinais de alerta”, você pode escolher um outro caminho, fazendo pequenas mudanças. Desta maneira, levar seu namoro a um seguro caminho de amor. Eu aprendi desde cedo que todos os aspectos da vida são influenciados pelas escolhas que faço. As circunstâncias e acontecimentos da vida são muitas vezes uma "sacudidela" para nos despertar. Somente chegaremos ao fim da jornada se acordamos e mudarmos de rumo. Quando teimosamente continuamos no mesmo caminho e atitude, a despeito dos sinais de alerta para mudarmos de rumo, certamente teremos experiências amargas e desastrosas.
         Provavelmente a maioria de vocês assistiu ao filme "Titanic". O experiente capitão do Titanic recebeu seis avisos de alerta. Os avisos diziam para ele viajar mais devagar, mudar o curso, pegando a rota mais ao sul, onde as águas eram mais quentes, evitando assim os icebergs. Ele ignorou teimosamente todos os avisos de alerta. Como ele era o capitão, ele pensou, "Este navio nunca afundará!" Então, ouviu-se um estrondo pavoroso, e o gigante e poderoso navio atingiu uma enorme montanha de gelo. Ele afundou rápida e desastrosamente. Quem não muda de rumo quando recebe um sinal de alerta é candidato ao desastre. Quem muda o curso de sua vida quando avisado pode evitar o desastre e celebrar a viagem.
         Este é um tremendo princípio que podemos aprender do Titanic. E este é também o maior de todos os segredos para fazer com que o amor dure para sempre. Esteja atento aos sinais de alerta da sua caminhada; dê ouvido a estes sinais; abra bem os olhos para enxergar estes avisos. Assim, você poderá mudar de rumo rapidamente, sem comprometer sua felicidade.
         No entanto, quando estamos apaixonados, muitas vezes, nossos ouvidos ficam fechados aos inúmeros sinais de alerta que a própria relação nos oferece. Vejamos alguns sinais de alerta que afirmam que a relação precisa ser repensada.

O que acontece com as dívidas após a morte da pessoa? É obrigação dos herdeiros pagá-las?

69

O que acontece com as dívidas após a morte da pessoa? É obrigação dos herdeiros pagá-las?
Os herdeiros jamais possuem obrigação de pagar, eles próprios, as dívidas do de cujus (pessoa falecida). É o patrimônio (conjunto de bens, crédito e dinheiro) da pessoa falecida que será responsável pelo pagamento das dívidas, não importando que seja suficiente ou não. É melhor esclarecer este assunto através de exemplos:
Exemplo 1)
Uma pessoa falece deixando uma dívida de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e um patrimônio de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A dívida será paga e os R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) restantes serão divididos entre os herdeiros, de acordo com as normas do Código Civil.
Exemplo 2)
Uma pessoa falece deixando uma dívida de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e um patrimônio de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A dívida será paga e os herdeiros nada receberão.
Exemplo 3)
Uma pessoa falece deixando uma dívida de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) e um patrimônio de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A dívida será parcialmente paga (apenas cem mil reais) e os herdeiros nada receberão. O restante da dívida não deverá ser pago pelos herdeiros, tornando-se um prejuízo para o credor. O mesmo acontece se alguém falecer deixando dívidas, mas nenhum patrimônio.
O professor José Fernando Simão ensina que “A expressão correta é a seguinte: os herdeiros respondem no limite das forças da herança, mas não com seu patrimônio próprio.”
Atenção! É importante fazer o cancelamento dos cartões de crédito do de cujus, pois a multa pelo atraso no pagamento pode ser cobrada.
Crédito consignado
A dívida de crédito consignado (empréstimo feito com desconto direto em folha de pagamento) é diferente.
A regra aplicada neste caso (Lei 1.046/50)é ainda mais benéfica: os empréstimos consignados em folha extinguem quando o consignante falece. Ou seja, nem a herança, muito menos os herdeiros, responderão por esta dívida. Veja:
Lei 1.046/50, Art. 16. Ocorrido o falecimento do consignante, ficará extinta a dívida do empréstimo feito mediante simples garantia da consignação em fôlha.
Contratos de financiamento
Caso o falecido houvesse feito um financiamento, é importante verificar se no contrato não havia a previsão de um seguro por morte ou invalidez permanente (também conhecido como seguro prestamista), caso em que a seguradora será responsável pelo saldo da dívida (dependendo do contrato).

Você sabe o que é o dano existencial?

No Direito do Trabalho, o “dano existencial” (também chamado de dano à existência do trabalhador) é resultado da conduta do empregador que impossibilita o empregado de conviver em sociedade por meio de relações afetivas, culturais, recreativas, espirituais, etc. Essas atividades trazem bem-estar físico e psíquico ao trabalhador, e fazem-no feliz.
O dano existencial – que é uma espécie de dano imaterial – também se verifica quando o trabalhador é impedido de prosseguir, executar ou até recomeçar seus projetos de vida, o que contribuiria para sua realização pessoal, social e profissional. Em resumo, o dano existencial acomete o trabalhador quando seu empregador, de uma forma ou de outra, o impede de usufruir das relações sociais mencionadas. Um caso recente foi decidido pelo Tribunal Superior do Trabalho (em junho/2013), que condenou a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS) a indenizar em R$ 25mil uma economista, ex-funcionária sua. Nesse processo, ficou comprovado que a trabalhadora estava há nove anos sem conseguir tirar férias, o que, segundo o TST, prejudicou suas relações sociais e seus projetos de vida. O pior é que a economista trabalhou de 2002 a 2011 sem ter sua carteira assinada. Também ganhou repercussão um caso ocorrido no Rio Grande do Sul, em abril de 2012, quando a rede de hipermercados Walmart foi condenada a indenizar em R$ 24,7mil uma ex-funcionária sua. O Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região considerou que a trabalhadora sofreu dano existencial porque era submetida a cumprir jornadas de trabalho entre 12 e 13 horas diárias, com intervalo de apenas 30 minutos e uma folga semanal durante mais de oito anos. Segundo o TRT4, essa jornada excessiva causou danos ao convívio familiar, à saúde e aos projetos de vida da empregada. Hoje os recursos humanos são considerados, acertadamente, o ativo mais valioso das empresas, e isso exige a cuidadosa análise – e prevenção – de situações que possam resultar em dano existencial aos empregados. Isso colabora com a melhoria do clima organizacional, além de proteger a empresa de ações indenizatórias.

Qual o valor do dano moral?

Entenda quais os critérios que a Justiça do Trabalho utiliza para fixar o valor da indenização por danos morais.
O dano moral é qualquer prejuízo, qualquer ofensa à dignidade da pessoa humana. É quando o cidadão é desrespeitado em seus atributos existenciais, e esse fato pode causar dor, sofrimento, angústia, mágoa, que são todas consequências daquela lesão.
O trabalhador que se sentir lesado propõe uma ação contra a empresa em que trabalhava, buscando a reparação por danos morais. A Justiça do Trabalho, se comprovar que houve realmente dano, vai arbitrar um valor, em reais, a ser pago pela empresa ao ex-empregado.
Para fixar esse valor, para mais ou para menos, a justiça se utiliza de vários critérios.
O primeiro deles é a análise da extensão, da gravidade do dano. Procura-se saber o quanto a pessoa foi atingida pelo dano causado. Maior a gravidade, maior a condenação.
A condição financeira das partes (empresa ofensora e empregado ofendido) também é analisada. Não é justo fixar um valor que vá levar uma pequena empresa à falência, como também não se pode arbitrar um valor que vá enriquecer o cidadão. De igual forma, um valor muito pequeno não afetará o patrimônio de uma grande empresa e não representará nada a uma pessoa que tenha uma boa condição financeira. É necessário haver um equilíbrio entre todos esses fatores.
Outro fator examinado pelos tribunais é o chamado caráter pedagógico da condenação. Isso significa que o valor deve ser fixado de tal forma que pese no bolso da empresa, para que ela seja desestimulada a tornar a cometer um novo dano como aquele.
O tempo de trabalho e de dedicação prestados pelo empregado, bem como as circunstâncias em que ocorreu o dano também são avaliados na fixação dos valores.
Deve ser pesado também o fato da empresa ser reincidente em causar semelhantes danos, bem como seu grau de culpa pela ocorrência dos fatos, e se houve contribuição da vítima para a ocorrência do dano.
Por fim, a justiça procura comparar o caso atual com casos semelhantes ocorridos anteriormente e com os valores que foram fixados naquelas situações, para que exista certo equilíbrio entre as decisões (o que se chama de ‘jurisprudência’).
E o valor pode, ao final, ser revisto por meio de recurso, se for considerado irrisório ou exorbitante.

Quem cala, consente!

Na condição de superior hierárquico da empresa, o empregador é quem define como seus empregados desenvolverão suas atividades; a isso chama-se “poder de direção”.
Parte do poder de direção é o “poder disciplinar”, que é a possibilidade do empregador punir o empregado que violar alguma regra da empresa, ou que deixar de cumprir ordens de serviço (exceto se forem ordens ilegais ou imorais). As punições podem ser as advertências (verbal ou escrita), suspensão ou até demissão por justa causa.
O patrão é quem escolhe se exercerá – ou não – esse poder de punição e, se for exercê-lo, deverá fazê-lo de forma moderada e em respeito à lei. E essa punição tem que ser imediata, no exato momento em que tomar conhecimento do fato. Nas empresas que adotam procedimentos de apuração em caso de falta cometida pelos funcionários, a punição tem que vir imediatamente após o resultado da investigação (que não pode demorar indefinidamente para ser concluída).
Se a penalidade não for aplicada naquele instante (ou se a investigação demorar mais do que o tempo razoável para sua conclusão), a Justiça do Trabalho entende que ocorreu o chamado “perdão tácito” (perdão implícito, presumido, subentendido), e essa punição tardia pode ser revertida. Portanto, se o empregador souber da falta cometida pelo funcionário e não tomar alguma providência logo em seguida, perderá o poder de fazê-lo.
Porém, não é apenas a demora na aplicação da punição que é considerada perdão tácito: quando o empregador pratica qualquer ato incompatível com a intenção de punir o empregado, também se entende que a atitude foi perdoada. Exemplo disso é o fato do empregador, após saber da conduta do empregado, promovê-lo por mérito. Nesse caso, o patrão não pode mais punir a falta cometida anteriormente.
As consequências do reconhecimento do perdão tácito podem ser graves. Por exemplo, se o empregador demorar alguns dias para demitir, por justa causa, alguém que tenha cometido falta grave, esse trabalhador pode conseguir, na justiça, a descaracterização da demissão, além de poder receber indenização por danos morais. Os prejuízos para a empresa podem ser grandes.
Pode parecer óbvio o conceito de perdão tácito, já que não é razoável que o empregado fique com o eterno receio de ser punido por algo que cometeu dias, meses ou até anos atrás. Entretanto, esse conceito não é compreendido por muitos empresários, principalmente por falta de orientação.
É comum alguns empregadores pensarem “o funcionário cometeu uma falta hoje, mas vou dar-lhe uma segunda chance para ver se ele se emenda; se ele não aprender a lição, dou a advertência semana que vem.” Essa atitude é frequente e muitas vezes não é tomada por má-fé, mas por puro desconhecimento.
Em resumo, se o empregador tiver conhecimento de que o empregado cometeu alguma falta, das duas, uma: pune na hora ou esquece o assunto. E não fala mais nisso!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Há 73 anos, morria o escritor James Joyce
Considerado um dos autores mais importantes do século XX, o seu  livro mais importante foi Ulisses, obra inspirada na Odisseia de Homero
Apresentação Dilson Santa Fé
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 13/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Ter - 14/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Qua - 15/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 13/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Ter - 14/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Qua - 15/01/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--
Mato cresce no Vila Rica e moradores pedem carro fumacê
   
Moradores se queixam de falta de limpeza em bairro; prefeitura diz que vai resolver problema
Queixa: Moradores se queixam de falta de limpeza em bairro; prefeitura diz que vai resolver problema

Volta Redonda

A vegetação das praças, morros e até do córrego cresce livremente em diversas ruas do bairro Vila Rica. O muro de contenção do córrego quebrou e foi parar dentro do córrego. Essa é a reclamação da jornalista Lílian Bacelar, moradora do bairro. Ainda segundo os moradores, o carro fumacê não passa pelo bairro há vários dias e uma grande quantidade de mosquitos incomoda a população.
- Trabalho embarcada e por isso fiquei seis meses fora, quando voltei e olhei pra todo aquele mato, pensei não é possível. As árvores do bairro não estão sendo podadas e ainda tem vários troncos caídos dentro do córrego. Se chover um pouco mais forte vai inundar o bairro - aponta.
Lílian explica que nunca tinha visto as ruas do bairro com o mato alto como desta vez, e afirma que até caramujos já viu andando pela calçada - que não terminou de ser construída.
- Não dá para entender o que está acontecendo, aqui não é área de posse. Nós pagamos IPTU, e o IPTU não é barato - reforça.
A Associação de Moradores do bairro afirma que já discutiu todos estes problemas com a prefeitura. Na ocasião, foi informado que a reforma do muro do córrego já estava dentro do Orçamento Participativo. Apesar disso, a associação afirma que nada foi feito.

Posição da prefeitura

A assessoria de imprensa da prefeitura explicou que o carro fumacê passou no bairro há pouco tempo, destacando que, em função do rio, o bairro precisa de atenção especial. A assessoria informou ainda que as máquinas foram para manutenção no Rio, e que dentro de duas semanas o carro fumacê passará pelo bairro.
De acordo com a assessoria, o corte da vegetação será feito na semana que vem por uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
A respeito da calçada, a assessoria informou que também na próxima semana uma equipe da Secretaria de Obras irá ao local reformar a calçada. Sobre o muro de contenção do córrego, foi explicado que as placas que compõem o muro têm um tamanho diferente do padrão, por isso talvez o problema não seja resolvido imediatamente.
A assessoria afirma que não havia registro de pedido de manutenção para a Secretaria de Obras, nem de morador nem da associação de moradores.
Segundo a assessoria, para solicitar atendimentos como estes a prefeitura é possível fazer contato pelo telefone 08007021156 ou enviar uma mensagem pelo "fale conosco" do site da prefeitura (www.portalvr.com).

domingo, 12 de janeiro de 2014

Dupla assalta distribuidora de gás em Volta Redonda
 


Dois homens assaltaram uma distribuidora de gás e água, na tarde de sábado. O crime aconteceu no bairro Siderlândia, em Volta Redonda.
Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos estava armado e rendeu os funcionários. Os assaltantes levaram R$ 6 mil, um notebook, quatro celulares e dois rádios. Ainda de acordo com a polícia, eles teriam usado uma caminhonete do estabelecimento para fugir.
O veículo foi encontrado pela polícia no bairro Belmonte. Ninguém foi preso e o caso está sendo investigado.


Calor pode aumentar risco de formação de pedra nos rins
O calor intenso do verão, o aumento da transpiração e a baixa ingestão de água são os principais responsáveis pelo aumento do risco de formação dos cálculos renais, ou pedra nos rins. Mudar a alimentação e beber líquidos regularmente e observar a coloração da urina são algumas medidas que podem evitar o problema, explica Fábio Vicentini, urologista do Centro de Referência para a Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Segundo Vicentini, os casos de cálculo renal aumentam 30% nos períodos mais quentes do ano. Apesar de ter maior incidência nos homens, o especialista alerta que todos devem adotar as medidas para cuidar da saúde dos rins. "A dieta ideal inclui primordialmente o aumento da ingestão de líquidos - cerca de dois litros de água por dia e de sucos de frutas cítricas -, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos. As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes, frutas e saladas."
É preciso ainda estar atento quanto ao consumo de frutos do mar, porque apresentam índice elevado de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. Além disso, é recomendável reduzir as frituras e o consumo de carne vermelha no período de calor.
Segundo Vicentini, mais de 15% da população mundial apresenta cálculos renais e a maioria (85%) consegue expelir as pedras naturalmente, pela urina. "A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observarmos a coloração da urina. Quanto mais transparente estiver, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais", disse.
Pista de subida da Serra das Araras está com trânsito em mão dupla nesta manhã

Piraí

A pista de subida da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR 116), está com o trânsito seguindo em mão dupla na manhã deste domingo (12).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a interdição da pista de decida se deve a retirada de uma carreta, que tombou no fim da tarde de quarta-feira (08). O veículo transportava uma carga de biscoitos quando, ao passar por uma curva, o motorista acabou perdendo a direção e tombando no acostamento. O acidente ocorreu no km 223 e para a retirada da carreta foi necessário o auxílio de um guindaste.

Não há previsão para liberação da rodovia.