Rádio Acesa FM VR: 2024-02-18

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Homem é preso após agredir mulher com 'socador de alho' em Rio Claro

Um homem, de 27 anos, foi preso por agredir a companheira com um socador de tempero de cozinha na sexta-feira (23) em Rio Claro–RJ. O crime aconteceu na casa do casal, que fica no bairro Morro do Estado.

Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 23 anos, foi atingida por vários golpes nas costas.

As agressões aconteceram na madrugada. Logo pela manhã, a vítima procurou atendimento médico no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Piedade. O agressor foi junto com ela para coagi-la a não denunciar o crime.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a jovem conseguiu contar sobre o ocorrido para a assistente social da unidade de saúde, que pediu ajuda para policiais militares.

O homem foi encaminhado para a delegacia de Rio Claro e vai responder por violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha.

Localizado o corpo da criança desaparecida após deslizamento em Mendes


O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da criança de 6 anos que estava desaparecida nos escombros de um deslizamento em Mendes–RJ. A localização aconteceu na noite desta sexta-feira (23). Ela foi identificada como Juliana Ribeiro Adão. O número de mortos pela chuva no estado do Rio chegou a 9.

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Leandro Monteiro, em uma rede social.

"Após 48h de muito trabalho do Corpo de Bombeiros, acabamos de encontrar a vítima que estava soterrada no município de Mendes–RJ. É uma menina de apenas 6 anos. Infelizmente, sem vida. Que Deus conforte o coração da família. Todos nós estamos muito tristes com essa tragédia", escreveu Leandro.

A operação de buscas contou com especialistas em resgates em desabamentos e soterramentos, com apoio de cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros e de alunos do curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD) da corporação.

O imóvel em que Juliana estava com a família, no bairro Grotão, desabou na madrugada de quinta-feira (22) após ser atingido por um deslizamento de terra. A mãe e um irmão dela foram resgatadas com vida.

A mãe dela foi levada para a Santa Casa. Segundo a prefeitura, ela seguia internada com estado de saúde estável na manhã desta sexta-feira (23).

Volume de chuva castigou a cidade

Segundo a prefeitura, foram 164, 8 milímetros de chuva dentro de um período de 24 horas, um volume muito acima do que era esperado.

Uma força-tarefa montada pela prefeitura vem atuando nas ruas desde a noite de quarta-feira.

Família tem carro roubado e ação dos criminosos é gravada em imagens de câmera na cidade de Barra Mansa


Um assalto foi gravado por uma câmera de segurança na noite de sexta-feira (23) em Barra Mansa–RJ. O crime aconteceu na Rua Nagib Arbex, no bairro Nove de Abril.

Na gravação, é possível ver o momento em que dois ladrões rendem o motorista e os passageiros do veículo, por volta de 22h.

Neste momento, desembarcaram do carro dois homens, um bebê, duas mulheres e uma criança. Os bandidos entraram no veículo e fugiram em direção à BR-393 (Rodovia Lúcio Meira).

Segundo a Polícia Civil, o automóvel foi encontrado abandonado na manhã deste sábado (24), no bairro Moinho de Vento.

O crime foi registrado na delegacia de Volta Redonda, mas a investigação está sendo conduzida pela delegacia de Barra Mansa. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Corpo de homem é encontrado em sítio na cidade de Rio Claro

Um corpo de um homem foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro de um sítio na manhã deste sábado (24) em Rio Claro (RJ).

Segundo a Polícia Militar, o cadáver foi encontrado no momento em que o proprietário estava limpando o terreno, na Rua Prefeito Antônio Grijo Filho, no Centro.

Uma equipe da perícia esteve no local para levantar informações que possam ajudar a Polícia Civil nas investigações. Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda (RJ).

O caso foi registrado na delegacia de Rio Claro. Até a publicação desta reportagem, as circunstâncias da morte eram desconhecida.

Jovem é executado após ser arrastado para fora de casa em Barra Mansa

Um jovem assassinado a tiros na manhã deste sábado (24) em Barra Mansa–RJ. O crime aconteceu na Rua Wilson Rodrigues do Carmo, no bairro Nove de Abril, por volta de 7h.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram que cerca de seis criminosos invadiram a casa da vítima, de 19 anos, e a levaram para a rua, onde a agrediram.

Durante as agressões, eles ligaram para uma pessoa, que reconheceu o jovem. Logo em seguida, eles atiraram contra ele.

A vítima chegou a ser socorrida em estado grave pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade médica.

O crime foi registrado na delegacia de Barra Mansa, que está responsável pela investigação do caso. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e a motivação do homicídio era desconhecida.

Homem é atingido em cheio por táxi que bateu em carro manobrando em Barra do Piraí

Um acidente entre dois carros deixou três pessoas feridas no início da tarde deste sábado (24) em Barra do Piraí–RJ. A batida aconteceu na RJ-145, na Rua Barão do Rio Bonito, na altura da subida do bairro Belvedere, às 12h18.

Em um vídeo, que circula pelas redes sociais, é possível ver o momento em que o carro da cor vinho estava fazendo uma manobra quando o automóvel branco (táxi) não conseguiu frear a tempo, bateu nele, capotou e atingiu um pedestre que caminhava na calçada.

O pedestre, o motorista e a passageira do carro que capotou foram socorridos com ferimentos moderados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Todas as vítimas foram encaminhadas para a Santa Casa da cidade. A unidade médica não informou o estado de saúde das vítimas.

O acidente foi registrado na delegacia de Barra do Piraí. Até a publicação desta reportagem, as circunstâncias da batida eram desconhecidas.

Foragido da justiça de MG é preso em Quatis, RJ

Policiais militares de Resende prenderam nesta quinta-feira (22), na Rua Mário José dos Santos, no bairro São Benedito, em Quatis–RJ, um homem foragido da Justiça de Minas Gerais, Mario Celio de Almeida, de 39 anos por tráfico de drogas.

Os agentes foram ao local, onde tiveram a atenção voltada para o suspeito, sendo realizada abordagem e revista pessoal, nada de ilícito encontrado, porém ao realizar consulta foi constatado um Mandado de Prisão: 0000906-62.2015.8.13.0313.01.0001-10 (tráfico de drogas) expedido pela segunda vara criminal da comarca de Ipatinga-MG.

Na 100ª DP, foi cumprido o referido Mandado, permanecendo Mário preso.

Homem é detido por importunação sexual dentro de ônibus no Retiro, em Volta Redonda

Crime aconteceu no momento em que o coletivo passava pelo bairro Retiro. Homem esfregou as partes íntimas em uma adolescente, de 17 anos.

Segundo a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), ele esfregou as partes íntimas em uma adolescente, de 17 anos.

Inconformados com a cena, os passageiros seguraram o homem e pediram ao motorista para parar quando viram uma viatura da Polícia Militar passando pelo local.

Em depoimento, uma testemunha disse que no início do mês também foi importunada por ele no ônibus. Na ocasião, ela acabou não procurando a delegacia para abrir um boletim de ocorrência.

Ainda de acordo com a Deam, ele já foi preso pelo mesmo crime em 2022.

Identificados os responsáveis por descartarem entulho de forma irregular em Barra Mansa

Ação ocorreu na Estrada dos Mineiros, localizada na Região Leste do município, na tarde de sexta-feira (23)
Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa identificaram os responsáveis por um descarte irregular de entulho realizado na tarde de sexta-feira (23), em um terreno na estrada dos Mineiros, localizada entre os bairros São Judas e Paraíso de Cima, na Região Leste do município.

Os infratores identificados pela corporação não são de Barra Mansa e vão ser notificados para realizar a retirada dos entulhos e dar a destinação correta aos resíduos. O descarte irregular é passível de multa, já que é considerado crime ambiental.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o rejeito em áreas inadequadas pode ser nocivo ao meio ambiente. “O descarte de resíduos só pode ser realizado em locais licenciados, pois, se ele for feito de forma inadequada, pode provocar graves danos ambientais, além de promover a proliferação de insetos e roedores, fato que pode também provocar perigo à saúde pública”, explicou Beleza.

Marinha do Brasil auxilia na logística de entrega de donativos em Barra do Piraí

Na manhã deste sábado, 24, oficiais da Marinha do Brasil estiveram, no hospital Santa Casa, para receber parte dos donativos que estão sendo encaminhados para a população atingida pelas chuvas desta semana em Barra do Piraí. A proposta é ajudar na logística, juntamente com as secretarias de Assistência Social e de Defesa Civil. Vários grupos, instituições e entidades estão mobilizadas no sentido de recolhimento destes materiais.

A operação iniciou logo após o descarregamento de uma quantidade alta de água e material de limpeza, oferecida por um supermercado da cidade. Segundo Dione, que foi nomeado pelo prefeito Mario Esteves porta-voz durante a aplicação do Gabinete de Crise, essas doações estão sendo importante para diminuir o sofrimento dos desalojados.

Homem é flagrado dirigindo na contramão e falando ao celular no bairro Conforto

Homem conduzia um Chevrolet Montana e seguia em direção à alça de retorno na Praça Esfinge 22 quando foi abordado
Um guarda municipal de Volta Redonda, em ronda preventiva pelo bairro Conforto, flagrou na tarde desta quinta-feira (22), na Via Sérgio Braga, um motorista manuseando o celular e trafegando pela contramão. O condutor do Chevrolet Montana seguia em direção à alça de retorno na Praça Esfinge 22 quando foi abordado. Durante a abordagem, o guarda notou as irregularidades. Além disso, o motorista estava sem o cinto de segurança, assim como a passageira do veículo.

Em consulta ao sistema, foi descoberto que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estava vencido desde 2018, e que o carro possuía restrição judicial de circulação. O Chevrolet Montana foi removido ao depósito público municipal.

“A Guarda Municipal está 24 horas atenta a essas quebras de regras que atingem de forma contundente a população. Neste caso, o condutor manuseava o celular e dirigia pela contramão de uma via de entrada e saída da cidade, o que poderia ocasionar um acidente e sérias consequências. Nós que estamos nas ruas percebemos diariamente o quanto ações de imprudência podem causar danos, onde muitas vidas acabam sendo ceifadas. Parabenizo os agentes da GMVR pela rápida resolução do caso e destaco a importância das pessoas respeitarem a sinalização e as leis de trânsito. Isso favorece o deslocamento seguro de todos. Um trânsito seguro é feito por todos”, frisou o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Disque-denúncia

Em caso de qualquer irregularidade, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Indicadores apontam tendência de alta na transmissão da Covid-19 no Rio

Taxa de positividade de testes antígeno se aproxima de 30%. Em janeiro, indicador foi de pouco mais de 10%

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) retomou nesta sexta-feira (23/02) a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem um aumento dos índices da doença. A análise considera os dados registrados desde o início do ano e aponta alta sustentada em indicadores como a taxa de positividade, tanto de antígeno quanto de RT-PCR.

Na primeira semana epidemiológica do ano (31/12/23 a 06/01/24), 10,5% dos 6.487 testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados postitivos. Já na semana epidemiológica 7 (11/02 a 17/02), foram 14.419 testes, com taxa de positividade de 29,9%. Em relação ao RT-PCR, a positividade passou de 10,3%, na primeira semana epidemiológica, para 43,3% na semana sete.

“O retorno do crescimento dos índices de infecção por Covid-19 preocupa. Por isso, retomamos a divulgação do boletim. Com ele, a sociedade pode acompanhar mais de perto a situação e permanecer em alerta. É importante manter a vacinação em dia”, explica Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde.

Os atendimentos por síndrome gripal nas UPAs da rede estadual também cresceram. Em janeiro, foram registrados 8.257 atendimentos. Já em fevereiro, em apenas 17 dias do mês, foram contabilizados 9.084 atendimentos por síndrome gripal.

Apesar do aumento dos demais indicadores precoces da Covid-19, as solicitações de leitos para tratamento da doença não aumentaram ao longo de 2024. Os idosos seguem como os que mais se internam por conta do vírus.

A SES-RJ reforça a importância de manter as doses de reforço em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Aquelas entre 12 anos e 17 anos, uma dose de reforço. Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Porta de helicóptero onde estava prefeito de Barra do Piraí e comitiva do Governo Federal se solta no sobrevôo

A porta do helicóptero, em que o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, estava, se soltou durante o sobrevôo em Barra do Piraí, na manhã desta sexta, 23. Junto com o chefe do Executivo barrense estavam representantes do Governo Federal e das cidades atingidas pelas chuvas da quarta, 21.

O incidente aconteceu enquanto eles estavam sobrevoando os pontos atingidos em Barra do Piraí.

A porta da aeronave acabou caindo em uma residência no bairro Matadouro. Apesar do grande susto, ninguém se feriu. Equipes do Corpo de Bombeiros e também agentes da Polícia Civil estiveram no local.

Vítimas de deslizamento em Barra do Piraí são enterradas nesta sexta

Corpos de familiares que morreram soterrados são enterrados em Barra do Piraí — Foto: Julio Araujo/Prefeitura de Barra do Piraí
O velório coletivo das vítimas do deslizamento de terra em Barra do Piraí foi realizado na Capela Cherem, no Centro de Barra do Piraí, a partir das 15h30, dessa sexta-feira, 23. O enterro ocorreu por volta dás 16h30 no cemitério Santa Rosa, também no Centro.

Lígia de Carvalho, 63, Bruno de Carvalho, 26, Inara Oliveira, 24, e o bebê Gael Oliveira, de 1 ano, morreram após a casa onde moravam desmoronar ao ser atingida pelo deslizamento de terra na rua Paulo da Silveira, no Centro, na noite de quarta, 21.

Operação apura denúncia de residência com foco de dengue em Barra Mansa

Moradora que acumulava grande quantidade de entulho foi notificada e tem até cinco dias para fazer a limpeza do terreno
Uma força-tarefa realizou na terça-feira (20) uma ação conjunta para verificar uma denúncia de uma residência, no qual a proprietária seria uma acumuladora de resíduos. Chegando ao local, situado na Rua Alvaro Rego Millen, no bairro Nove de Abril, os agentes puderam ver, já do lado de fora, uma grande quantidade de material e um forte odor. Quando a moradora chegou e autorizou a entrada do pessoal, a equipe se deparou com um cenário ainda mais catastrófico, um ambiente ideal para a proliferação do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya) e outros animais peçonhentos. 

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, nesse primeiro momento a equipe segue removendo possíveis focos do mosquito. Já em relação à dona do imóvel, a mesma recebeu uma notificação e tem até cinco dias para remover os demais resíduos. “Nosso trabalho é apurar a denúncia e buscar solução do problema, oferecendo o serviço do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) para o descarte do material. Caso ela não cumpra esse prazo, aplicaremos uma multa. Além disso, iremos manter uma fiscalização com maior rigidez neste imóvel, para que a situação não chegue nesse ponto”, explicou.  

Daniel Abreu ainda falou sobre um fator que vem preocupando muito as autoridades nos últimos dias, a proliferação da dengue. “Estamos em um período crítico, com muitos casos de pessoas infectadas com a dengue. O local que visitamos se tornou um criadouro para o mosquito. Acionamos a equipe de Zoonoses, que prontamente veio inspecionar o imóvel”, completou. 

Denúncias em casos assim podem ser feitas através do telefone: (24) 3029-9018.

Novas tarifas do transporte intermunicipal operado por ônibus entram em vigor no próximo sábado (24/02)

Foto: arquivo
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou, nesta terça-feira (20/02), a portaria n.º 1781, que determina as novas tarifas das linhas de ônibus intermunicipais. Ficam reajustados nos percentuais de 9,97% os ônibus urbanos (SA) e rodoviários (A), que atuam na Região Metropolitana. Já os coletivos que operam no interior do estado ficam reajustados em 4,23% os ônibus rodoviários (A), e em 2,00% os urbanos (SA). As novas tarifas passam a vigorar à meia-noite do próximo sábado (24/02). 

Os índices de reajuste adotam os critérios do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot), metodologia criada para orientar o corpo técnico de diversas prefeituras e municípios para o cálculo de tarifa de ônibus. São considerados no cálculo os preços dos insumos e os indicadores operacionais (tipo de veículo, região por onde circula, quilometragem, média de passageiros transportados, entre outros). O último reajuste tarifário ocorreu em fevereiro de 2023. 

A planilha com as novas tarifas de todas as linhas intermunicipais já está disponível no site do Detro (www.detro.rj.gov.br).

Caminhoneiro é flagrado transportando peças de carro roubadas na Dutra, em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Um homem de 31 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira, dia 22, no km 293 da Rodovia presidente Dutra (BR-116), em distrito de Floriano, no município de Barra Mansa.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem foi abordado conduzindo um caminhão Mercedes Benz com placa de Santa Catarina, onde, ao ser averiguado o que transportava, ele alegou que trazia de sucata de um galpão em Nova Inguaçu, porém, os policiais constataram ser peças de carros de luxo, supostamente oriundo de desmanche de carro.

Ainda de acordo com as informações da polícia, a carga seria levada até uma loja de autopeças no sul do país.

Os policiais verificaram que as peças encontradas, como partes de suspensão, longarina, tetos, vidros, parte elétrica, rodas, partes de painel, etc. eram de pelo menos 5 carros com registros de roubos no Rio de Janeiro.

O homem foi enquadrado com base no artigo 180 do CP - adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. A ocorrência foi apresentada na 90ª DP - Barra Mansa para os procedimentos cabíveis.

Dois foragidos por pensão alimentícia são presos em Itatiaia

Dois homens, um de 35 anos e outro de 46, foram presos após serem abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itatiaia. Eles estavam num carro de aplicativo e seguiam sentido a Resende.

A PRF informou que o carro foi parado no km 317 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Durante averiguação de identificação foi constatado haver mandados de prisão por pensão alimentícia contra os dois.

Contra o homem de 35, o mandado foi expedido em 19 de setembro de 2023 pela Vara da Família de Volta Redonda. Ele deve um valor de R$ 4.663,49 de pensão.

Já contra o homem de 46, que passou dados falsos à polícia, mas acabou oferecendo os dados corretos, contra ele, a ordem de prisão foi expedida em 24 de novembro de 2023 pela Vara de Família de Carmo–MG.

Os presos foram encaminhados a 99ª DP de Itatiaia, onde estão à disposição da Justiça.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Corpo de Bombeiros fecha nesta quinta-feira mais de 160 operações em decorrência das chuvas no Rio

Os Bombeiros RJ foram acionados para mais de 160 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas. Mais de 70 vítimas foram salvas pelas nossas equipes em todo o Estado. Sete mortes foram confirmadas, até o momento.

Em Japeri, o desabamento de uma casa, na Rua do Mocambo, n° 92, provocou o óbito de uma criança do sexo masculino. Em Nova Iguaçu, duas vítimas masculinas adultas morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Em Barra do Piraí, um deslizamento de terra atingiu uma edificação residencial de três pavimentos, vitimando quatro pessoas na Rua Paula da Silveira, no Morro do Gama. Os bombeiros conseguiram retirar quatro pessoas com vida dos escombros.

Militares também atuam na Rua Arariboia, 1.200, no bairro Vila Mariana, em Mendes, onde outro deslizamento foi registrado. Duas pessoas foram resgatadas com vida, mas há uma vítima reclamada, uma criança de cerca de seis anos.  

"Estamos trabalhando ininterruptamente, desde o início da noite de quarta-feira (21.02), para atender às emergências e socorrer as vítimas em todo o Estado. A Defesa Civil Estadual está em contato direto com as Prefeituras, desde a madrugada, colocando todos os recursos da pasta à disposição, para ajudar a população a retornar, o quanto antes, ao estágio de normalidade. A operação do CBMERJ em resposta às chuvas conta com o empenho de bombeiros divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas", afirmou o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Defesa Civil

A Sedec-RJ mantém contato permanente com as Defesas Civis municipais, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão local. Agentes realizam visitas técnicas nas áreas mais afetadas, nesta quinta-feira (22.02), nos municípios de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. A Sedec-RJ também disponibilizou aeronaves para apoio, monitoramento e avaliação de riscos nas áreas mais atingidas pela chuva.
   
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios, quando necessário.

Riscos

Neste momento, é muito alto/alto o risco hidrológico, em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri e Belford Roxo com possibilidade de inundações e alagamentos.

É muito alto o risco geológico em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real, com possibilidade de deslizamentos de terra.

O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas poderá resultar na elevação dos níveis de risco do Cemaden-RJ.

Adolescente envolvido em morte de morador em Barra Mansa é apreendido

Policiais civis da 90ª DP (Barra Mansa) apreenderam, nesta quinta-feira (22/02), um adolescente, de 17 anos, envolvido na morte de um homem em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Após o homicídio, o autor divulgou um vídeo do crime.

Segundo as investigações, ele é integrante de uma organização criminosa e foi localizado no bairro Cotiara, em Barra Mansa. De acordo com os agentes, Ulisses Raifer de Souza Lima foi julgado e executado pelo chamado "Tribunal do Tráfico", apesar de não ter envolvimento em crimes.

Ainda segundo as investigações, o adolescente tem antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, dano ao patrimônio público e lesão corporal.

Três traficantes de drogas são presos em Valença

Policiais civis da 91ª DP (Valença) prenderam, nesta quarta-feira (21/02), três homens em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Eles foram capturados no bairro Parque Pentagna, em Valença, Região Sul Fluminense.

De acordo com as investigações, os suspeitos haviam se mudado para um imóvel e passaram a vender drogas. Segundo os agentes, o grupo também ameaçava moradores da região para que deixassem suas casas.

Após a ação, o trio foi encaminhado para a audiência de custódia.

Apple terá que indenizar homem por venda de Iphone sem carregador

Por unanimidade, a justiça condenou a Apple Computer Brasil ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais ao profissional autônomo Matheus dos Santos Pegorim Abreu por prática de venda casada.

Ao realizar o sonho de comprar um Iphone, pago em várias prestações em seu cartão de crédito, Matheus, ao abrir a caixa, constatou que o aparelho não vinha com o carregador.

Ele foi informado que teria de comprar, separadamente, o carregador que a loja venderia por mais R$ 219,00, prática de venda casada, proibida por lei.

Indignado, ele recorreu à Justiça e teve também o direito de receber o que pagou pelo carregador, como compensação por danos materiais. Ou seja: vai receber os R$ 219,00 corrigidos, além dos R$ 3 mil por danos morais.

Em seu voto, o relator, desembargador Claudio de Mello Tavares, afirmou que ficou evidente que a prática em questão se configura, na verdade, como venda casada e essa prática lesa o consumidor e prevê indenização.

“Já que o acessório afigura-se essencial ao uso do bem principal, acarretando ofensa patrimonial e desvio produtivo passíveis de indenização”, escreveu o magistrado em sua decisão.

A Apple também foi condenada a arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.

Processo nº 0800087-09.2023.8.19.0002

Preso em Angra dos Reis o homem acusado de matar companheira na quarta-feira

Policiais civis da Delegacia ​d​e Atendimento à Mulher (Deam) de ​Angra dos Reis prenderam um homem em flagrante, nesta quarta-feira (21/02), ​acusado de matar a companheira. A ação contou com apoio de agentes da 166​ª DP (Angra dos Reis).

​Após tomarem conhecimento de uma ocorrência envolvendo ​a morte de Ana Maria dos Santos, de 36 anos, uma ​equipe da delegacia foi até o bairro do Frade, em Angra dos Reis, ​Região da Costa Verde, e​ encontrou ​o companheiro da vítima, de 51 anos, e do filho dele​, de 19 anos.​ Ao ser interrogado, ​ele apresentou uma versão confusa e controversa, que apontava ao suicídio d​a mulher, o que despertou a desconfiança dos policiais.

A perícia foi realizada no local e o resultado do laudo indic​ou ​que as lesões no corpo da vítima eram incompatíveis com a dinâmica descrita pelo companheiro, como também o relato do filho​, que era di​ferente da vers​ão do pai​. Os investigadores ​constataram que o depoimento do autor era falso e ele foi preso. Ao ser levado para a delegacia, ele confessou o crime.

125 pessoas estão desalojadas após tempestade em Barra do Piraí

A Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí aponta que já foram cadastradas 125 pessoas desalojadas após a tempestade da noite de quarta, 21. Na tarde desta quinta, 22, a pasta atualizou os números, confirmando ainda que  1,2 mil pessoas foram afetadas em diferentes bairros da cidade.

De acordo com informações da Assistência, as famílias que tiveram a casa interditada, foram direcionadas para casa de familiares e amigos, portanto, não houve a necessidade, até o momento, da abertura de Abrigo Provisório. Até o momento, de acordo com os funcionários da pasta, ninguém se encontra desabrigado.

Quanto aos pontos de apoio, como escolas e ginásios, segundo a Assistência Social, todas as unidades escolares estarão à disposição caso sejam acionadas. "Como temos desalojados, e todos estão nas casas de parentes, amigos, vizinhos e afins, não há necessidade de ter  abrigos provisórios. No entanto, havendo necessidade, abriremos. Toda a Assistência Social está à disposição nesse momento complicado em nosso município", relata a secretária de Assistência Social, Paloma Blunk.

Paloma confirma a parceria entre a Assistência Social com a Santa Casa no sentido de receber donativos para as famílias assistidas. Lembrou que as unidades de saúde de Barra do Piraí também estão promovendo ações nesse sentido.

Corpos de mãe e bebê são encontrados sob escombros em Barra do Piraí

O Corpo de Bombeiros encontrou a terceira e quarta vítima fatal do desabamento de uma casa na área central de Barra do Piraí. Com ajuda de cães farejadores, os agentes chegaram até onde estaria os corpos de um bebê de oito meses e de uma mulher, na tarde desta quinta, 22.

Mais cedo, o corpo de Bruno, pai do bebê, também foi encontrado debaixo dos escombros no sobrado de três andares na rua Paulo da Silveira, no Centro. Cães farejadores apontaram onde estaria o corpo de um homem.

O corpo de dona Lígia Maria de Carvalho, avó do bebê, foi encontrado na noite de quarta, 21. Por último, a mãe do bebê, Inara Oliveira, foi encontrada por agentes do Corpo de Bombeiros no mesmo local.

As quatro vítimas fatais são da mesma família. O corpo de dona Lígia Maria de Carvalho, avó do bebê, Os foi encontrado na noite de quarta, 21.

Redes de água e esgoto são construídas no Vila Rica-Três Poços, em Volta Redonda

Melhoria no bairro vai beneficiar diretamente cerca de 25 famílias
Novas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto beneficiarão moradores dos bairros Vila Rica-Três Poços. A obra do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) foi iniciada neste mês e visa melhorar o acesso à água potável e as condições de saneamento básico da região. 

Os trabalhos acontecem na Rua 6, onde, de acordo com o Saae, os moradores tinham acesso à água por meio de ligação feita no início da rua, o que prejudicava o abastecimento das residências. 

Estão sendo construindo 180 metros de rede de água com tubos PVC de 50mm de diâmetro, e 120 metros de rede de esgoto com tubulação – também de PVC – com diâmetro de 150mm. 

“É uma obra de grande importância que vai beneficiar cerca de 25 famílias”, afirmou o diretor-executivo do Saae, Paulo Cesar de Souza, o PC.

Obras para desafogar trânsito em Volta Redonda entram em nova fase

Construção de viaduto no bairro Niterói e alça de acesso no Aterrado entram em novas etapas neste mês
A construção do novo viaduto sobre a Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Niterói, teve iniciada a concretagem dos pilares de sustentação; e na alça de acesso ao Viaduto Heitor Leite Franco, que liga o Aterrado a outros bairros, foi iniciada a escavação para erguer último pilar de apoio. As duas obras fazem parte de um pacote de investimentos de quase R$ 140 milhões do Estado. 

No bairro Niterói, as equipes realizaram nesta quarta-feira (21) a última concretagem dos apoios que vão sustentar a estrutura metálica, finalizando essa etapa da obra. Em seguida, com previsão para iniciar agora em março, começarão a ser construídas as rampas de subida e descida. 

Na região do Aterrado, a construção da alça de acesso no Viaduto Heitor Leite Franco – que visa criar uma nova rota e desafogar o trânsito na região central do bairro – avançou para uma nova fase: foi iniciada escavação na área onde será instalado o último apoio de concreto. O serviço deve ser concluído no próximo mês. 

Atualmente, quem pega o Viaduto Heitor Leite Franco tem como único destino imediato a Avenida Sete de Setembro, que fica sobrecarregada e com tráfego lento nos horários de pico. A alça vai criar uma alternativa para que os motoristas tenham a opção de descer pela Rua Mario César Di Biase (conhecida como Avenida do Canal), contornando a região central do Aterrado e desafogando o trânsito. 

Ponte 

Outra obra do Plano de Mobilidade Urbana que tem avançado é a construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado. Até o fim deste mês devem ser finalizadas as lajes sobre o clube Aero; e em março começa a construção das lajes do lado do Aterrado, próximo ao fórum, nos pontos onde já tiverem sido instaladas as vigas metálicas. 

Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade. 

Projeto contempla outras obras de engenharia 

A construção da ponte, do viaduto e da alça de acesso fazem parte das obras que estão sendo executadas dentro do Plano de Mobilidade Urbana, no qual também está inclusa a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum).

Mais de 80% dos focos de dengue estão dentro das casas, alerta Vigilância de Volta Redonda

Medidas de combate ao Aedes aegypti são reforçadas e população deve colaborar para eliminar os criadouros do mosquito
A Vigilância Ambiental de Volta Redonda alerta que mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – estão dentro das residências dos moradores. Este dado foi constatado durante as vistorias dos agentes de endemia na realização da força-tarefa contra a dengue da prefeitura, que nesta semana alcançou o décimo bairro – no caso, o Eucaliptal. 
 
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, reforça para que a população receba o agente de endemia e faça semanalmente a vistoria em casa, incluindo os quintais e jardins.

O Eucaliptal segue recebendo a força-tarefa, iniciativa em conjunto com as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI), desde terça-feira (20). As ações de combate ao Aedes seguirão até esta sexta (23) em toda a extensão do bairro. Em seguida, serão atendidos o São Lucas, São Carlos e São Cristóvão.

A coordenadora explicou ainda que, quando se encontra algum foco da dengue na residência durante a força-tarefa, a larva é encaminhada pelos agentes de endemia ao laboratório da Vigilância Ambiental para análise.

“Após as visitas dos agentes, as larvas que são coletadas dos possíveis focos são trazidas para o laboratório da Vigilância Ambiental, onde são analisadas e diferenciadas, levando em consideração as espécies de mosquito. De posse dessas informações, os profissionais conseguem traçar melhor as nossas ações, sabendo quais os principais locais em que o Aedes está se desenvolvendo e em quais criadouros. É importante que continuemos a manter as nossas residências livre do mosquito”, finalizou Janaína Soledad.

Força-tarefa contra a dengue

Em janeiro deste ano a força-tarefa contra a dengue. Semanalmente, as equipes das SMS e SMI percorrem bairros do município oferecendo vistorias nas residências para eliminação de possíveis focos da dengue – além da limpeza urbana e a disponibilização de dez caçambas em pontos estratégicos dos bairros para descarte de materiais inutilizados, que acabam se tornando criadouros para o mosquito.

A força-tarefa passou a contar recentemente com o auxílio de um drone para identificar possíveis locais de risco e que podem ser de difícil acesso – como, por exemplo, caixas d’águas destampadas. Neste caso, a prefeitura fornece telas de proteção, a fim de evitar o desenvolvimento das larvas. Até o momento, a força-tarefa contra a dengue já percorreu os bairros Sessenta, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, Aero Clube e Água Limpa.

Caso a população queira denunciar algum possível foco de dengue, a situação pode ser informada pelo número 156 ou diretamente com a Vigilância Ambiental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelos números (24) 99233-4480 (WhatsApp) e 3512-8498.

Kits de higiene bucal são entregues nas escolas de Barra Mansa

Foi iniciado nesta quarta-feira (21) a entrega dos kits de higiene bucal nas unidades escolares de Barra Mansa.

De acordo com a coordenadora do PES, Vivian Gomes, serão distribuídos aproximadamente 18 mil kits nas 58 unidades escolares cadastradas no projeto. “Neste primeiro dia estamos entregando 175 kits, que contam com uma nécessaire com fio dental, escova e pasta de dente. Estamos muito felizes com a parceria. O PSE caminha junto com o Programa de Saúde da Família, as escolas e as unidades de saúde em busca do melhor para as nossas crianças”, disse Vivian.

Além da entrega dos kits, os estudantes participam de uma palestra e recebem orientações sobre como realizar a escovação e a limpeza corretamente. “Além de entregar os materiais aos alunos, é importante orientá-los sobre o uso correto e outras formas de manter a saúde bucal em dia. Nós apresentamos como fazer uma escovação e limpeza correta, os cuidados que devem ter e mostramos as consequências de não seguir as orientações”, disse a dentista Maria Carolina Sales.

Falta de energia elétrica interrompe abastecimento em Engenheiro Paulo de Frontin

Devido a falha no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Light, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Palmas, em Engenheiro Paulo de Frontin, está fora de operação desde as 19h25 de quarta-feira (21/2). Com isso, o abastecimento está interrompido para as seguintes localidades: Aguada, Barreira, Borracha, Campo do Adrianino, Centro, Gondim, Jardim Novo Rodeio, Matadouro, Morro do Sossego, Pacheco, Ramalho, RJ-127 e Túnel Onze.

A Cedae está em contato com a Light e aguarda o retorno da energia para retomar a operação da ETA. O fornecimento de água será normalizado em até 72 horas após o restabelecimento do sistema.
Imóveis com caixas d’água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a Companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão-pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Serviço de abastecimento e distribuição de água devem ser restabelecidos em locais afetados pelas chuvas em Barra Mansa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) informa que suas equipes estão trabalhando para restabelecer a captação, tratamento e distribuição de água em pontos que foram prejudicados pelas chuvas que têm atingido o município.

Na noite de quarta-feira (21), por volta de 20h30, em decorrência da elevação do nível do rio Bananal, ocorreu o rompimento da tubulação de captação de água bruta, provocando a paralisação da ETA Colônia. Uma equipe de manutenção encontra-se no local, verificando o nível do rio, para tomar as providências necessárias para retomada do tratamento e distribuição de água.

Já na madrugada desta quinta-feira (22), devido à alteração da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul (turbidez acima de 1.600 NTU), foi necessário interromper o tratamento e distribuição pela ETA Nova. A medida foi tomada de forma a garantir o padrão de qualidade da água distribuída. A operação da ETA Nova foi retomada às 5h30 e o abastecimento será regularizado gradativamente.

O contato com o Saae-BM pode ser feito através dos números (24) 3512-4333 e 115.

Bombeiros atendem mais 137 chamados após intensas chuvas no estado do Rio

Os Bombeiros RJ foram acionados para 137 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o Estado. Quatro mortes foram confirmadas, até o momento.

Em Japeri, o desabamento de uma casa, na Rua do Mocambo, n° 92, provocou o óbito de uma criança do sexo masculino. Em Nova Iguaçu, duas vítimas masculinas adultas morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.

Em Barra do Piraí, um deslizamento de terra atingiu uma edificação residencial de três pavimentos, vitimando uma mulher na Rua Paula da Silveira,  no Morro do Gama. Os bombeiros conseguiram retirar quatro pessoas com vida dos escombros e seguem nas buscas por outras três vítimas que, segundo relatos, estariam soterradas.

Militares também atuam na Rua Arariboia, 1.200, no bairro Vila Mariana, em Mendes, onde outro deslizamento foi registrado. Duas pessoas foram resgatadas com vida, mas há pelo menos mais uma vítima reclamada, uma criança de cerca de seis anos.  

"Estamos trabalhando ininterruptamente, desde o início da noite de quarta-feira (21.02), para atender às emergências e socorrer as vítimas em todo o Estado. A Defesa Civil Estadual está em contato direto com as Prefeituras, desde a madrugada, colocando todos os recursos da pasta à disposição, para ajudar a população a retornar, o quanto antes, ao estágio de normalidade. A operação do CBMERJ em resposta às chuvas conta com o empenho de bombeiros divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas", afirmou o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Defesa Civil

A Sedec-RJ mantém contato permanente com as Defesas Civis municipais, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão local. Agentes realizam visitas técnicas nas áreas mais afetadas, nesta quinta-feira (22.02), nos municípios de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. A Sedec-RJ também disponibilizou aeronaves para apoio, monitoramento e avaliação de riscos nas áreas mais atingidas pela chuva.
   
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios, quando necessário.

Riscos

Neste momento, é muito alto/alto o risco hidrológico, em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri e Belford Roxo com possibilidade de inundações e alagamentos.

É muito alto o risco geológico em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real, com possibilidade de deslizamentos de terra.

O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas poderá resultar na elevação dos níveis de risco do Cemaden-RJ.

Entrega de uniformes para alunos de Volta Redonda

Cerca de 38 mil estudantes serão beneficiados com o kit; entregas seguirão até 6 de março
Foi iniciado nesta quinta-feira, dia 22, a entrega dos novos uniformes para os alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda. Serão beneficiados cerca de 38 mil alunos matriculados na educação infantil (creche, centros e educação especial), ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município.

O kit de uniforme do ensino fundamental I é composto por três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa, uma regata e duas bermudas. Os alunos do Ensino Fundamental II e da EJA ganharão três camisas de manga curta, uma camisa de manga longa e uma regata. Já o kit para a Educação Infantil contém uma calça, uma jaqueta, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e uma regata.

As primeiras unidades escolares a receberem os novos uniformes foram as escolas municipais Mato Grosso do Sul, no Caieiras; Helena Maria Estefani e Prof. Juracy Varanda de Almeida Gama, ambas na Água Limpa; Marizinha Félix Teixeira de Lima, em Três Poços; Wandir de Carvalho, no Siderlândia; e Tocantins, no Retiro.

Cronograma de entrega

A entrega dos kits com os novos uniformes continuará na próxima segunda-feira, dia 26, nas seguintes escolas: Goiás, em Três Poços; Graciema Coura, no Conforto; Lions Club, na Nova Primavera; João Paulo I, no Siderlândia; Mário Vilain, no Açude II; Jesus Menino, no Belmonte; Palmares, no Jardim Europa; e Paulo IV, no Açude. A distribuição do material seguirá até o dia 6 de março (quarta-feira) totalizando as escolas da Rede Municipal de Ensino, composta por 107 unidades.

População barrense deve ficar em estágio de alerta

Governo do Estado emite risco alto para alagamentos em Barra do Piraí

A Defesa Civil de Barra do Piraí alerta a população para o risco de fortes chuvas nesta quinta-feira, 22. 

Segundo dados do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o risco hidrológico (inundações, enxurradas, alagamentos) para o município de Barra do Piraí está muito alto. 

— Pedimos aos moradores que fiquem em alerta e, se necessário, procurem evitar locais que possam oferecer perigos.

Para mais informação ligar no 199 da Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.

Equipes de resgate encontram o corpo da segunda vitima de deslizamento em Barra do Piraí

Encontrada mais uma vítima do deslizamento em Barra do Piraí, em operação na tarde desta quinta, 22, na rua Paulo da Silveira, no Centro.

Cães farejadores apontaram onde estaria o corpo de um homem. As primeiras informações dão conta de que se trata de um homem de meia-idade, de nome Bruno.

Até o momento, são duas vítimas fatais. O corpo de dona Lígia Maria de Carvalho foi encontrado na noite de quarta, 21. Duas pessoas ainda estão sendo procuradas por agentes do Corpo de Bombeiros no mesmo local: um bebê de oito meses e a mãe.

Defesa Civil de Barra Mansa intensifica ações com foco nos riscos de deslizamento e alagamento

Órgão segue de prontidão para atuar em situações de emergência
A Defesa Civil de Barra Mansa deu início nesta quinta-feira, dia 22, ao estágio 3 de risco para ocorrências de deslizamentos, escorregamentos e quedas de barreiras. O órgão está redobrando a atenção para eventuais movimentações de solo, que podem acarretar maiores danos a residências. 
 
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, explicou a situação e de que forma o trabalho está sendo feito. “Devido aos últimos acumulados de chuva dos meses de janeiro e fevereiro, iniciamos o estágio 3, onde o risco de deslizamentos é iminente. As equipes da Defesa Civil já estão atentas quanto a isso e vamos reforçar as ações com o objetivo de prevenir riscos às famílias que vivem nas áreas de encostas. Paralelamente a isso, prosseguimos com a atuação nos bairros que têm risco de alagamentos e inundações”, informou.

Nesta quinta-feira, as equipes percorreram vários bairros entregando folhetos aos moradores. Foram visitadas localidades como: Vista Alegre, Cotiara, Vale do Paraíba, Ano Bom, Santa Izabel, Getúlio Vargas, São Francisco, Vila Coringa, Vila Nova, Verbo Divino, além de comunidades da Região Leste.
João Vitor destacou ainda que o órgão conta com canais de comunicação direta com os moradores. Ao observar qualquer situação de risco, ligue para 199 ou para o WhatsApp (24) 98121-3427.

Além desses telefones também é possível se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil – basta enviar um SMS informando o CEP da localidade para o número 40199.

Limpeza nas ruas

Na manhã desta quinta-feira (22), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) realiza limpeza em bairros que tiveram suas ruas alagadas em decorrência da elevação do Rio Barra Mansa, além das áreas que ficaram sujas devido à chuva. Equipes da autarquia trabalham no Nova Esperança, Vista Alegre e Vila Independência. 

A Defesa Civil informou que houve transbordo do Rio Barra Mansa e elevação do Rio Bananal, porém, não houve moradores desalojados. O nível dos dois rios já se encontra normalizado.

Depósito pega fogo no bairro Voldac, em Volta Redonda

Um galpão de depósito de alimentos pegou fogo na manhã desta quinta-feira, dia 22, na Avenida Nossa Senhora do Amparo no bairro Voldac, em Volta Redonda.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta dás 10h20min os agentes foram acionados para combater as chamas e, em poucos minutos, ao chegar no local debelaram as chamas.

Ainda de acordo coma informações, ninguém se feriu.

Servidores da saúde estão à disposição dos desalojados em Barra do Piraí

Devido aos acontecimentos decorrentes das fortes chuvas em Barra do Piraí, a Secretaria de Saúde está direcionando suas equipes com a intenção de criar uma rede de apoio à população.

Todas as áreas da saúde presentes no município estão mobilizadas para dar total suporte: Atenção Primária, Vigilância em Saúde, hospitais Santa Casa, Maria de Nazaré e Cruz Vermelha. Os postos de saúde estão se tornando pontos de assistência e acolhimento, juntamente, os Agentes Comunitários de Saúde, que também estão nas ruas, em suas respectivas localidades, para fornecer orientações e auxílio.

Além disso, os barrenses acamados, que sejam monitorados pela Atenção Primária e estejam em uma área de risco, estão sendo amparados pelo trabalho conjunto de profissionais da pasta e da Cruz Vermelha para possíveis internações.

"Reiteramos que a Saúde está atuando integralmente através de um mutirão de apoio e está em alerta total para qualquer situação. O objetivo principal é amparar a população", disse o prefeito Mario Esteves.

Corpo é resgatado de deslizamento em Barra do Piraí


O corpo de uma vítima fatal foi resgatado na manhã desta quinta-feira, dia 22, em Barra do Piraí. Além do corpo, mais três pessoas foram retiradas do soterramento na Rua Paulo da Silveira, no Centro da cidade.

As vitimas com vida eram um casal e um bebê que foram encaminhados a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, ainda há quatro desaparecidos, sendo outro bebê e um casal e uma ainda não identificada.

Agentes do Corpo de Bombeiros de Barra do Piraí, Valença, Rio de Janeiro e Vassouras seguem trabalhando no local.

Ainda de acordo com as informações, o Grupamento de Salvamento da Barra da Tijuca e Grupamento de Busca e Resgate com Cães de Magé foram acionados para ajudar no resgate das vítimas.

Devido as chuvas, as aulas são suspensas em Barra do Piraí

A Secretaria de Educação de Barra do Piraí informa que, devido a problemas de acesso nas entradas de algumas escolas e dificuldades de deslocamento enfrentadas por funcionários, as aulas estão suspensas na data de hoje (22/02) e amanhã (23/02) nas unidades da rede municipal de ensino em Barra do Piraí.

A decisão visa garantir a segurança de alunos e funcionários e alunos, até que as condições se normalizem.

Atualizações serão fornecidas através dos canais oficiais da Prefeitura de Barra do Piraí.

Carro atinge muro da Light em Volta Redonda

Um Celta atingiu o muro da subestação de energia da concessionária Light em Volta Redonda. O acidente aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, na Rua Nossa Senhora das Graças, sentido ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

As circunstâncias e a dinâmica do acidente são desconhecidas como informação de vítimas.

Com a colisão, parte do muro quebrou e o carro ficou no local até a chegada de autoridades para o registro da ocorrência para a remoção do veículo.

Chuva mata mulher e deixa quatro pessoas desaparecidas em Barra do Piraí

Uma pessoa morreu e quatro estão desparecidas em decorrências de deslizamentos por causa das chuvas em todo o dia e a noite desta quarta-feira, dia 21, em Barra do Piraí. 

Segundo nota do prefeito do município, Mário Esteves, foi decretado estado de calamidade pública por conta de deslizamentos, interdição de rodovia e pessoas desabrigadas.

Além da vítima fatal, identificada como Lígia Maria de Carvalho, três pessoas foram soterradas no bairro Morro do Gama.

As secretarias e órgãos seguem acompanhando a situação dos moradores das áreas mais afetadas no município.

BR-393 é interditada por conta das chuvas desta quarta-feira (21)

O trecho da Rodovia Lúcio Meira, BR-393, foi interditada por volta dás 01h50min por conta do risco de deslizamento no km 258, nos dois sentidos. 

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, havia risco de desmoronamento da via após grande volume de água das chuvas desta quarta-feira, dia 21.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para o local para os trabalhos de orientação aos motoristas.

Local foi sinalizado pela concessionária K-Infra, e o trânsito de veículos leves foi desviado pelo perímetro urbano de Barra do Piraí.

Por volta dás 02h38min ocorreu o desmoronamento de parte da via.

🚨🚨🚨 ROTAS ALTERNATIVAS - BR393 🚨🚨🚨 

Os condutores podem obter informações com a PRF pelo telefone 191: sobre a interdição no km 258 (Bairro Lago Azul em Barra do Piraí).

Carro de passeio e Caminhão (comum de 2 eixos) estão sendo orientados uma rota alternativa no km 259 (Por dentro de Barra do Piraí) pra sair no km 255 (Bairro Belvedere) ou km 252 (Bairro Matadouro).

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Drogaria abre novas vagas de emprego em Angra dos Reis

São mais de 120 oportunidades para cargos operacionais nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis

A Drogaria Venancio está recrutando novos colaboradores para preencher mais de 120 vagas de emprego. Estão abertas oportunidades para farmacêutico, atendente de loja, operador de caixa, fiscal de loja, conferente, auxiliar de serviços gerais e balconista de medicamentos. As vagas são para os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis.

Para ver todas as oportunidades e se inscrever, basta acessar o site https://drogariavenancio.abler.com.br/. As vagas são atualizadas semanalmente também na página da empresa no Linkedin.

Entre os benefícios oferecidos pela Drogaria Venancio estão convênios com instituições de ensino, assistência médica e odontológica, vale-transporte, auxílio-alimentação, benefícios SESC, entre outros.

Confira algumas oportunidades:

Decretado estado de epidemia de dengue no Rio de Janeiro

Medida de emergência é necessária devido ao aumento do número de casos
O Governo do Estado decretou epidemia de dengue no Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada, nesta quarta-feira (21/02), pelo governador Cláudio Castro em coletiva de imprensa com a participação da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos da doença. Até o momento, foram feitas 49.405 notificações, cerca de 308 por 100 mil habitantes, com quatro óbitos (dois na capital, um em Itatiaia e um em Mangaratiba). 

Outra ação anunciada foi a criação do Observatório Dengue RJ, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão no Centro de Inteligência em Saúde (CIS), dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à dengue nos 92 municípios do estado. Essas ações fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue. 

O primeiro lote das vacinas contra a dengue será entregue ao estado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22/02). São 231.928 doses que serão enviadas à  Central Geral de Armazenamento da Saúde–RJ. O público alvo são adolescentes entre 10 e 14 anos, da Região Metropolitana I, que inclui a capital e municípios da Baixada Fluminense. 

— A decretação da epidemia é importante para que possamos atuar de forma mais precisa e segura com as ações necessárias de combate à dengue e que nada falte à população. A nossa decisão foi feita de acordo com os dados da doença em todo o estado. Em mais de 60 cidades há aumento dos casos da dengue por três semanas consecutivas, sendo fundamental para implementarmos a situação emergencial. Além disso, o decreto agiliza a compra de insumos e diminui a burocracia quando temos necessidades imediatas - destacou o governador Cláudio Castro. 

O Centro de Inteligência em Saúde analisa e disponibiliza os dados da dengue no Painel Monitora. Uma vez por semana a secretaria divulga o Panorama da Dengue, boletim que faz análises da evolução e tendências de transmissão de casos em todas as regiões do estado. Também avalia o cenário a partir dos casos notificados e o aumento de registros em relação ao limite máximo esperado para cada semana epidemiológica. 

Além disso, a SES.RJ mantém o treinamento dos profissionais de saúde das redes pública e privada. Médicos e enfermeiros participam de capacitações presenciais e on-line, com equipe multiprofissional, desde o dia 6 de fevereiro com previsão até 30 de março. Atualmente, 1.639 profissionais já foram inscritos na plataforma de educação digital da saúde para capacitação on-line. A meta é treinar dois mil profissionais. 

— Todas essas medidas vão melhorar a assistência à população nas unidades de saúde, o acompanhamento do cenário da epidemia em todo o estado e o suporte rápido aos 92 municípios. O Centro de Inteligência em Saúde e nossas equipes estão de prontidão 24 horas por dia, sete dias por semana para dar as melhores e mais rápidas respostas neste momento - afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. 

Equipes das 27 UPAs da rede estadual de saúde serão reforçadas com médicos e enfermeiros dedicados ao atendimento dos pacientes com dengue. Outra previsão é a conversão de 160 leitos de outras unidades de referência para atendimento, caso seja necessário. Já para as gestantes, o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião é a unidade de referência no atendimento à dengue no Rio de Janeiro e segue recebendo grávidas de todo o estado. 

Polo de Hidratação 

A SES-RJ está ampliando as salas de hidratação em 11 UPAs estaduais. Além disso, a secretaria montou polos de hidratação em 11 municípios, para onde enviou insumos, medicamentos e equipamentos . A instalação do ponto é feita de acordo com a demanda dos municípios. Há mais 12 pedidos em análise pela secretaria, que possui capacidade para acomodar 80 polos de hidratação em todas as regiões do estado. 

Cenário da dengue no estado 

O Estado do Rio de Janeiro segue com crescimento de casos prováveis de dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico já são 49.405 casos notificados este ano (até 19 de fevereiro), número que já alcança os 51.501 registrados em 2023 inteiro. A incidência de dengue atual é de 308 casos por 100 mil habitantes e apesar do RJ estar no nível 2 de ativação do plano de contingência (risco iminente), algumas regiões, como a Metropolitana I (Capital e Baixada Fluminense) tiveram crescimento maior do que o esperado por três semanas consecutivas e atingiram o nível 3 (epidemia) por isso o governador decidiu antecipar decisão do decreto de epidemia.