Rádio Acesa FM VR: 2014-06-29

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Casal é detido nos EUA por manter filho autista em jaula para cães

Um casal foi detido em Anaheim, no Estado da Califórnia (EUA), na quarta-feira (2), acusado de manter o filho autista de 11 anos trancado em uma jaula para cães, informou a imprensa local.
Dentro da residência do casal Loy Vu, 40, e Trang Le, 35, de origem vietnamita, a polícia de Anaheim encontrou uma jaula para animais de grande porte com um colchão e lençóis para que o menor pudesse dormir.

Departamento de Polícia de Anaheim/Reuters Trang Le (esq.), 35, e Loy Vu, 40, foram detidos pela polícia de Anaheim, na Califórnia
O tenente da polícia de Anaheim, Bob Dunn, declarou que os pais usavam a jaula, de 1,8 m de altura por 1,35 m de largura, "para controlar" o garoto, diante dos problemas de comunicação resultantes de sua doença.
"O tamanho era suficiente para ele ficar em pé lá, se o garoto estava, de fato, vivendo na gaiola", disse Dunn.

Dunn declarou que a polícia está investigando quanto tempo o menor foi mantido encarcerado – se por dias ou anos.

O menor, que aparenta bom estado de saúde, será submetido a uma avaliação médica e ficará sob a tutela do Serviço Social, assim como seus irmãos, de oito e dez anos.
Familiares do casal disseram à polícia que o garoto não consegue falar e, conforme está ficando mais velho, tem tido crises com ataques violentos difíceis de controlar.

Vizinhos ouvidos pela NBC News disseram nunca ter notado a situação. "Eu ouvia as crianças gritando, rindo e brincando fora da casa, achava que só estavam se divertindo", afirmou Kathy Johnson. "Eles eram felizes. Brincavam no jardim. Toda a família me parecia feliz", contou Bob Emerson.
O casal será indiciado por negligência e privação ilegal da liberdade. (Com AFP e NBC News)

Goleiro da Copa de 70 completa 68 anos

Goleiro da Copa de 70 completa 68 anos

Apresentação José Carlos Andrade


O goleiro do tricampeonato, Eduardo Roberto Stinghen, o catarinense Ado, foi goleiro do Corinthians, de 1969 a 1974, e reserva de Félix na seleção brasileira de 70. Ele mora no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, e é dono de duas escolinhas de futebol, uma no Morumbi e outra em Alphaville, na Alameda Araguaia.

Ambulante recebe apoio de vereadores

Uma ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, que apreendeu produtos vendidos por uma ambulante, na Vila Santa Cecília, antes do jogo Brasil x México, pela Copa do Mundo, no último dia 17, serviu de motivação para novos ataques de vereadores de Volta Redonda à Guarda Municipal, chamada em apoio aos fiscais. A ação foi filmada por populares que postaram pelo menos três vídeos numa rede social. Um deles foi reproduzido na sessão da terça-feira (24).

Patrícia Faria da Silva, de 37 anos, que estava na plateia ao lado de Maria Célia Angélica Neves, outra que já teve produtos apreendidos (chicletes e balas), disse ao  que sabe da proibição da venda ambulante na cidade, mas alegou precisar da atividade parta sobreviver, pois está desempregada. Moradora de Santa Cruz, a mulher disse que também atuou na Vila Santa Cecília no dia da estreia do Brasil na Copa e que não foi reprimida. “Um guarda até comprou refrigerante comigo”, disse a mulher, que admitiu estar vendendo também cerveja, energético e água mineral. No vídeo exibido na Câmara, ela gritou muito, chamando a atenção das pessoas que estavam na Praça Brasil para assistir o jogo no telão montado pela prefeitura.

- Sei que existe uma lei de 2002 (proibindo a venda ambulante), mas preciso trabalhar. Há sete meses fiz uma cirurgia bariátrica e gasto R$ 150 mensais só com medicamentos. Estou desempregada há quase dois anos. Não sei roubar, nem traficar e nem matar, mas posso trabalho e não vou ficar me humilhando pedindo aos outros para pagar minhas contas – disse Patrícia.

Contando que já trabalhou de cobradora, comerciária e despachante numa empreiteira que presta serviços à CSN, de onde alegou que saiu por não ter se adaptado à tarefa, a ambulante garantiu que tem currículos espalhados “por toda a cidade”, tendo feito cursos de solda, serralheria, operadora de empilhadeira, ponte rolante e vigilante. Solteira, sem filhos, Patrícia esteve na Fazenda no dia seguinte à apreensão, onde pagou cerca de R$ 230 de multa e taxa para reaver os produtos apreendidos e, em tom desafiador, disse que voltaria à Vila no sábado, por ocasião do jogo Brasil x Chile: “Sei que estou infringindo a lei, mas tenho que trabalhar, preciso pagar minhas contas”.

Em seguida, ela criticou a prefeitura por considerar que haveria privilegiados, que conseguem licença da secretaria para vender seus produtos em vários pontos da cidade. No celular, mostrou fotos de barracas de churrasquinho, caldo de cana, pizza frita e outros. “Por que uns têm permissão para trabalhar e outros não? Já fui à prefeitura pedir e não consegui. Se todos são iguais perante a lei, os direitos têm que ser iguais”, questionou para depois dizer que, quando é de interesse da prefeitura, os ambulantes não são incomodados.

- Quando é conveniente para eles, como no réveillon na Barreira Cravo, pode tudo, fazem vista grossa. Se bobear, a Guarda – que a meu ver deveria cuidar apenas do patrimônio público – até ajuda a gente a montar barraca – ironizou.

Patrícia alega ainda que a fiscalização e a Guarda Municipal já chegaram apreendendo os produtos e não se sensibilizaram com seus apelos mesmo depois que ela se dispôs a deixar o local. “Não estou defendendo que a cidade vire uma bagunça, mas que a prefeitura organize os eventos, identifique as pessoas e permita que elas trabalhem nestes dias, como é feito no Rio”, sugeriu.

PREVISÃO DO TEMPO, VOLTA REDONDA, 04 DE JULHO DE 2014.

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 04/07/2014
Tempo ensolarado, com nevoeiro ao amanhecer. Noite de céu limpo.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 04 de Julho de 2014. O DIA HOJE! Morte do escritor Monteiro Lobato

<<>>

A ternura da vida, consiste em reproduzir o amor divino, através dele, somos capazes de "fazer" os seus exemplos, serem seguidos!



(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Sexta-feira, 04 de Julho de 2014. Estação: Inverno. Dia Seco.

04 · Dia Internacional do Cooperativismo
04 · Independência dos EUA
04 . dia do Operador de Telemarketing
04 . Dia da Independência dos Estados Unidos da América (1776)

04 . Morte do escritor Monteiro Lobato - José Bento Monteiro Lobato, São Paulo, SP (1948) 

O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes.

 Em 1907 foi para Areias como promotor público, casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Entediado com a vida numa cidade pequena, escreveu prefácios, fez traduções, mudou para a fazenda Buquira, tentou modernizar a lavoura arcaica, criou o polêmico "Jeca Tatu", fez uma imensa e acalentada pesquisa sobre o SACI publicada no Jornal O Estado de São Paulo.

Em 1918 lançou, com sucesso, seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia, melhorando a qualidade gráfica vigente, lançando autores inéditos e chegando à falência.

Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, com desenhos e capa de Voltolino, conseguindo sua adoção em escolas e uma edição recorde de 50.000 exemplares. - Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Convidado pra ser adido comercial em New York ficou lá por 4 anos (de 1927 a 1931) fascinado por Henry Ford, pela metalurgia e petróleo. Perdeu todo seu dinheiro no crash da bolsa.

Voltou para o Brasil, se jogou na Campanha do Petróleo, fazendo conferências, enviando cartas, conscientizando o país inteiro da importância do óleo. Percebeu, então, o quanto era conhecido e popular. Foi preso! Alternou entusiasmo e depressão com o Brasil.

Participou da Editora Brasiliense, morou em Buenos Aires, foi simpatizante comunista, escreveu para crianças ininterruptamente e com sucesso estrondoso, traduziu muito e teve suas obras traduzidas.

Morreu em 4 de julho de 1948 dum acidente vascular. - Suas obras completas são constituídas por 17 volumes dirigidos às crianças e 17 para adultos englobando contos, ensaios, artigos e correspondência.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Globo prepara o retorno de “Você Decide”

Um dos programas de maior sucesso dos anos 1990 deve voltar para a TV em breve. Segundo o colunista Flávio Ricco, a equipe de produção do núcleo de Boninho já está bem adiantada na preparação para a volta do "Você Decide".
O "Você Decide" foi o primeiro programa de dramaturgia interativo a ir ao ar na Globo. Ele foi exibido de 1992 a 2000 e, em cada episódio, os telespectadores podiam votar e escolher o final que queriam para os personagens das histórias. Antonio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Celso Freitas, Raul Cortez e Renata Ceribelli foram alguns dos apresentadores.

O "Na Moral", de Pedro Bial, chegou a fazer uma releitura do "Você Decide" em 2013. O programa trouxe novamente à tona a trama de um desempregado que encontra uma mala cheia de dinheiro deixada por um homem que morreu. Em 1992, a votação indicou que ele ficasse com a mala. No ano passado, o público preferiu que ele a devolvesse.

Garçonete é demitida por reclamar de gorjeta no Facebook

Todo mundo tem dias ruins no trabalho. Mas, para uma garçonete americana, o que já não estava bom, terminou de forma ainda pior.

Kirsten Kelly foi demitida depois de reclamar pelo Facebook de gorjetas ruins dos clientes em uma sexta-feira à noite. Ela postou na rede social um comentário dizendo que “se você vem a um restaurante para gastar mais de 50 dólares, você deveria poder dar gorjetas justas”.

Acontece que uma das frequentadoras da Texas Roadhouse, em Findlay, Ohio, naquela sexta-feira era amiga de Kirsten na rede social e não gostou nada de ser difamada pela internet. A conhecida tirou um print do comentário da garçonete e levou até o chefe dela no restaurante, que decidiu demitir a funcionária. “Eu sei que poderiam ter brigado comigo por isso, mas não imaginava que me demitiriam”, afirmou Kirsten ao site Toledo News.

A garçonete garantiu que tinha feito um comentário vago e que não havia mencionado ninguém em específico, mas a alegação não foi suficiente para manter seu emprego.

Pedro Bassan é apelidado de ‘Mick Jagger’

Pedro Bassan - Reprodução
Após eliminar seleções que cobria, repórter Pedro Bassan é apelidado de ‘Mick Jagger’
Jornalista já cobriu o adeus de Espanha, Chile e EUA

RIO — Assim como Mick Jagger, o repórter Pedro Bassan, 42, ganhou fama de pé frio-após a eliminação das seleções que cobria na Copa. Desde o início do Mundial, Bassan já acompanhou o adeus da Espanha, do Chile e dos Estados Unidos.

O repórter da Globo era o responsável por acompanhar a atual campeã mundial, Espanha, da preparação ao último jogo. Ele chegou a declarar que a finalíssima seria entre Brasil e Espanha.

“O colega Pedro Bassan é o Mick Jagger da cobertura: os times que ele cobre saem da Copa”, brincou o jornalista Flávio Fachel, apresentador do “Bom Dia Rio”.

Nas redes sociais, o assunto virou motivo de piada. "Então, que vá fazer a cobertura da Argentina logo", escreveu um internauta.

Linha de ônibus rodoviário seguirá modelo da aviação

O novo modelo de operação dos ônibus interestaduais mudará a configuração das linhas que existem hoje e poderá resultar em queda da oferta e alta das tarifas para cidades pequenas e médias.
Ele foi aprovado no Congresso e sancionado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada. Passará a valer após sua regulamentação, no prazo máximo de um ano.
Pelas novas regras, as empresas de ônibus rodoviários vão poder escolher quais linhas vão operar -a condição é que haja possibilidade de os veículos transitarem e pararem no local solicitado.
Pelo modelo em vigor até hoje, é o governo, por meio da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que define quantas linhas devem passar em cada local.

Robson Ventura - 18.fev.2014/Folhapress
Passageiros embarcam em ônibus estacionado no Terminal Rodoviário do Tietê
Passageiros embarcam em ônibus estacionado no Terminal Rodoviário do Tietê
Outra mudança atingirá as tarifas. No modelo atual, a agência fixa o valor máximo que pode ser cobrado dos usuários. No novo, esse limite para o preço teto das tarifas deixará de existir dentro de cinco anos, período
de adaptação às novas regras.
Os ônibus rodoviários interestaduais transportam hoje 65 milhões de passageiros por ano, com 2.000 linhas e uma frota de 14 mil veículos.
O novo modelo é semelhante ao da aviação civil.
O governo argumenta que a liberdade de escolha para as empresas aéreas contribuiu para que a média das tarifas do setor baixasse por vários anos seguidos, levando ao aumento do número de passageiros. Desde
2010, o avião é o principal meio de transporte interestadual no país.
Por isso, ganhou força a proposta que já tramitava no Congresso há alguns anos de adotar o mesmo modelo para o transporte rodoviário.
O fracasso no processo de concessão de novas linhas, que sofreu questionamentos sucessivos na Justiça desde 2008, quando o governo lançou a proposta, também fortaleceu a escolha do sistema sancionado pelo
Planalto.
RISCOS
A forte concentração do mercado aéreo configurada nos últimos três anos, aliada a outros fatores como aumento de custos, fez com que os preços voltassem a subir.
Os preços das passagens aéreas também passaram a ser bastante voláteis, com tarifas muito altas em determinados momentos de pico.
Além disso, várias cidades de menor porte deixaram de ser atendidas por aviões comerciais ou passaram a receber apenas voos com longas e cansativas escalas.
Temendo que as mudanças no setor rodoviário gerem problemas semelhantes, Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da entidade de defesa do consumidor Proteste e colunista da Folha, enviou carta à
presidente Dilma pedindo que a lei fosse vetada -o que não ocorreu.
"Entendemos que os consumidores das cidades menores vão ser prejudicados. Perderão preço e qualidade", diz.
Integrantes do governo dizem que a preocupação com as cidades menores será levada em conta na regulamentação da lei. A ideia é criar mecanismos -como facilidades em cidades menos rentáveis- para evitar
que as empresas operem só linhas muito lucrativas, reduzindo o atendimento nas demais.

Editoria de Arte/Folhapress

IPM 'absolve' oficial da morte do pedreiro Amarildo

De acordo com o Inquérito Policial Militar, major Edson dos Santos, ex-comandante da UPP da Rocinha, é inocente no caso do pedreiro que desapareceu em julho de 2013

Rio - O Inquérito Policial Militar (IPM) ‘absolveu’ o major Edson dos Santos da acusação de ter cometido crime militar no caso do desaparecimento e morte do pedreiro Amarildo de Souza, de 48 anos, em 14 de julho do ano passado. O oficial era suspeito de ter participado de ação montada para duas testemunhas mentirem em depoimento e sustentarem que a vítima fora assassinada pelo tráfico de drogas. Para a PM, no entanto, só o terceiro sargento José Augusto Lacerda, o soldado Newland Júnior e o soldado Bruno Athanázio foram os responsáveis pelo crime de corrupção a testemunhas. Eles serão avaliados ainda por Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
O inquérito determinou ainda que o homem de confiança do major Edson, o soldado Rodrigo Avelar, infiltrado na operação Paz Armada, que prendeu Amarildo, seja investigado pelo desaparecimento de cinco fuzis. Ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, local onde a vítima foi capturada, o oficial está preso, com outros 12 PMs, acusados de envolvimento no crime. Na 35ª Vara Criminal, o oficial responde por tortura, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e fraude processual, por ter agido em conjunto com os subordinados para subornar testemunhas. Do total, 25 são réus na Justiça comum
Major Édson era acusado de forjar testemunhas para culpar tráfico
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
A solução do inquérito, chancelada pelo comandante da PM, José Luís Castro, e o corregedor, Sidney Camargo, ainda vai passar pelo crivo do Ministério Público que atua junto à Auditoria de Justiça Militar. Na própria PM não houve consenso sobre a ‘absolvição’ do major Edson. No documento, publicado no Boletim Interno da corporação, o encarregado do inquérito, major Fábio de Sá Romeu, entendeu que o major Edson participou com outros policiais do crime contra a Administração da Justiça Militar.
Durante as investigações, o encarregado também foi ofendido pelo terceiro sargento Jeferson Kleber Ferreira, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que terá que se defender da acusação. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, parte do procedimento administrativo, que define se um policial vai ser excluído da corporação, ainda será concluído. Com relação aos oficiais, o processo administrativo é feito na estrutura da Secretaria de Segurança. Porém, a demissão depende de processo que tramita na Seção Criminal, do Tribunal de Justiça.
Cinco fuzis desaparecidos
Peça-chave no esquema montado na operação Paz Armada, que tinha objetivo de combater o tráfico de drogas na Rocinha, o soldado Rodrigo Avelar vai ter que dar explicações sobre o desaparecimento de cinco fuzis, que estariam em poder de traficantes. A abertura de sindicância foi feita no Inquérito Policial Militar.
Avelar não vai ser punido por falso testemunho. É que ele prestou depoimento na 15ª DP (Gávea) alegando ter recebido ligação do traficante identificado como Thiago da Silva Mendes Neris, o Catatau, avisando que Amarildo teria sido morto pelo tráfico de drogas. Ele modificou o depoimento na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), alegando que não sabia de quem havia recebido a ligação.
Na realidade, Avelar havia falado pelo telefone com Marlon Campos Reis, que estava ao lado do soldado Douglas Vital: ambos também estavam lotados na UPP da Rocinha.
Pressões ao encarregado do inquérito
Não faltaram pressões sobre o encarregado do Inquérito Policial Militar, major Fábio de Sá Romeu, segundo o que foi publicado no Boletim da corporação. Segundo o documento publicado ontem, durante as investigações, o primeiro sargento Marco Antônio Pires do Carmo descreveu que em 10 de dezembro de 2013, um Peugeot 206, cuja placa não foi anotada, com dois homens, rondou a casa do major.
Além disso, durante a apuração, o terceiro sargento Jeferson Kleber Ferreira, do Batalhão de Operação Especiais, teria feito comentários impróprios sobre o trabalho de investigação do caso Amarildo, em 5 de novembro do ano passado. A conduta do militar será avaliada disciplinarmente. A PM já determinou que ele apresente sua defesa.

Fonte: O Dia

 

03 de Julho de 2014. A MÚSICA DO DIA! Em 1962 nasceu Tom Cruise

03/07/2014

Em 1962 nasceu Tom Cruise

Tom Cruise
Wikimedia Commons
Thomas Cruise Mapother IV, ou simplesmente Tom Cruise, voou para a carreira em Ases Indomáveis, de 1986. Depois disso, foi o ótimo coadjuvante de Rain Man, o agente de Missão Impossível, o guru de Magnólia e o assassino frio de Colateral. Seu inesquecível papel em Nascido em 4 de Julho lhe deu indicação ao Oscar.

A Música do Dia: Tema de Missão Impossível.

Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Facebook pede desculpa por experimento secreto




O Facebook reconheceu hoje que falhou na maneira de comunicar os usuários sobre um teste realizado em 2012 que manipulou secretamente o feed de notícias de 700 mil pessoas para entender suas emoções. "Pedimos desculpa pela falta de comunicação", disse a chefe operacional, Sheryl Sandberg, número 2 da empresa.

Segundo ela, o experimento fazia parte de uma pesquisa ampla para testar diferentes produtos. "Jamais quisemos irritá-los", completou a executiva ao reforçar a importância dada à privacidade, tratada com "seriedade" no Facebook.

Sheryl tenta acalmar os ânimos de parte dos usuários que se sentiram prejudicados. Nesta quarta-feira, autoridades britânicas deram início a uma investigação para saber se a companhia infringiu leis de proteção de dados ao realizar um estudo psicológico sem o consentimento dos participantes.

Como foi
Feita em parceria com a Universidade de Cornell e a Universidade da Califórnia, em San Francisco, a pesquisa modificou durante quase uma semana o algoritmo que controla a disposição das postagens no feed de notícias.

Os perfis foram divididos em dois grupos: o primeiro recebia apenas atualizações positivas, enquanto o segundo visualizava somente notícias negativas. Os resultados concluíram que quem recebia coisas boas era menos propenso a publicar coisas ruins, e vice-versa.

Motorola V3 completa 10 anos, relembre as versões do aparelho




Nesta semana um gigante da indústria de telefones celulares completou dez anos desde seu lançamento: o Razr V3, da Motorola. Foi um dos modelos mais bem vendidos da história - estima-se que cerca de 130 milhões de unidades tenham sido comercializadas no mundo todo.
O grande diferencial do aparelho era o design fino e elegante que se destacava em relação ao que havia no mercado. Tinha câmera VGA (mas não fazia vídeos), Bluetooth, tocava mp3, tinha discagem por voz e um alto-falante - configuração média para a época.
O primeiro V3 foi o prata, que abriu as portas para uma série de desdobramentos, como o modelo preto, os vários tons de rosa, o V3i (que tinha câmera de 1,23 MP e entrada para cartão de memória), o vermelho (com player compatível com o iTunes), o Dolce & Gabbana (em cor de ouro e com o nome da grife), um vermelho que arrecadaria dinheiro para caridade e vários com gravuras.

1° vírus para celular completa 10 anos


Vírus para celulares


Faz dez anos que quem tem celular corre o risco de sofrer um ataque criminoso, pois o primeiro código malicioso para dispositivos móveis surgiu em junho de 2004.
Batizado de Cabir, ou Caribe, ele foi desenvolvido por um pesquisador espanhol conhecido como Vallez e seu foco eram os celulares da Nokia com sistema operacional Symbian S60 - muito populares à época.
Vellez mostrou, em testes, que era possível criar um worm que se espalhava sozinho usando a conexão Bluetooth dos aparelhos. O que o pesquisador criou era apenas uma prova de conceito, então o único problema que causava nos celulares era diminuição do tempo útil da bateria, por causa do uso do Bluetooth.
“Os cibercriminosos, no entanto, utilizaram esse teste de Vallez para criar códigos realmente maliciosos. O que deu origem, alguns meses depois, a malwares voltados a celulares, como Skulls e Commwarrior, que tinham um propósito criminoso”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.
“Desde então, esse tipo de malware só tem crescido, em volume e em sofisticação. E a melhor forma de evitar as ameaças a dispositivos móveis é utilizar uma solução de segurança da informação adequada e, principalmente, ter um comportamento seguro”, complementa.

IE é o navegador mais popular no mundo, diz pesquisa




O Internet Explorer, da Microsoft, é o navegador mais utilizado no mundo, com 58,3% dos usuários, segundo pesquisa do rastreadorWeb Net Aplications. Em segundo lugar vem o Google Chrome, com 19,3%, deixando o Mozilla Firefox em terceiro, com 15,5%. Outros browsers somam 22,4%.
O navegador do Google vem ganhando espaço em relação ao Firefox há algum tempo. Entre maio e junho, tirou cerca de 1% de diferença. Já o IE segue na frente com folga. Entre suas versões, a 8 aparece na liderança, com 21,2%, seguida da 11, com 17%.
Confira abaixo o gráfico que mostra a utilização dos navegadores:


Reprodução

Relembre o declínio do Orkut




O Google chacoalhou a internet nesta semana ao agendar o fim do Orkut para 30 de setembro de 2014. Aos 10 anos, o serviço que fez o brasileiro conhecer, se familiarizar e adotar o conceito de web 2.0 já não se justifica mais, mas tem lugar reservado no baú digital.
Foi graças ao Orkut que o Facebook é o que é por aqui, e se não fosse por ele talvez não tivéssemos aceitado tão facilmente a chegada de produtos como Twitter e LinkedIn. Mas os dias de glória desta que já foi a maior rede social do país são passado, e o próprio Google lutou pouco para impedir a derrota do site.
A queda do Orkut foi tão acentuada que levou apenas dois anos para o site despencar da 1ª à 7ª posição em termos de participação de usuários de redes sociais no Brasil. Boa parte disso, aliás, em pouquíssimos meses, porque o Orkut ainda era a 3º rede mais acessada em maio de 2013, mas em dezembro havia perdido quatro posições.

Reprodução
 
Se no último mês de 2011 33,44% das visitas feitas por brasileiros a sites do gênero miravam o Orkut, em dezembro de 2013 apenas 0,64% dos internautas daqui ainda voltavam ao serviço, de acordo com levantamento feito pela Experian Hitwise a pedido do Olhar Digital.
Não é só isso. Dados obtidos pela reportagem junto à comScore revelam que entre julho e dezembro de 2013 o Orkut perdeu 6,5 milhões de visitantes únicos (foi de 12,5 mi a 6 mi), enquanto a quantidade de internautas do país não parou de crescer. Hoje, o site só chega a 7,6% da população conectada do Brasil.
O abre alas da internet
Antes desse declínio, o Orkut foi a rede social do brasileiro e sua importância era tão grande para a formação do internauta no país que alguns especialistas - e o Google - consideram que o site foi a porta de entrada à rede para muita gente.
“A sensação de fazer parte de uma rede e pertencer a não uma, mas várias comunidades com conteúdo pertinente e 100% brasileiro foi contagiante”, comenta Marcelo Bressan, analista de Marketing em Negócios do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). “Rapidamente o internauta brasileiro conseguiu ter uma presença significativa em uma rede global, com algo em torno de 60% de presença brasileira.”
Para o professor Almir Meira Alves, que coordena os cursos de Engenharia da Computação e de Produção 2.0 da FIAP, foi o Orkut que abriu caminho para a chegada de outras redes sociais por aqui - inclusive o Facebook. “Por muito tempo a principal ferramenta da web 2.0 foi o Orkut”, diz ele.
Por que perdeu?
Há mais de uma explicação para a derrota do Orkut, mas de certa forma todas têm relação com o Facebook. O site de Mark Zuckerberg teve de fazer mais de uma tentativa para entrar no Brasil, pois na primeira os internautas daqui ainda não estavam prontos para a mudança. “No início ele parecia voltado a quem tinha um nível educacional mais elevado”, comenta Alves, explicando que o Facebook era mais complicado que o Orkut e ainda não havia sido traduzido do inglês.
Depois, à medida que a rede foi tomando corpo, o brasileiro passou a se sentir mais confortável com ela e começou a adotá-la de vez, deixando o site do Google para trás. “Uma vez que um dos pontos fortes do Orkut eram as comunidades, bastou um número relevante de formadores de opinião migrar para redes sociais novas que algumas comunidades foram gradualmente eliminadas, por perderem em peso e relevância”, avalia Bressan.
Então o Google mexeu seguidas vezes no site, mas nunca a ponto de prender a atenção do usuário, e acabou desistindo da luta. O blog oficial da rede social não recebe atualizações desde outubro de 2012 e, quando pedimos comentários sobre os dez anos da plataforma, a empresa se limitou a enviar a seguinte nota:
“Lançamos o Orkut em janeiro de 2004 e, ao longo da última década, a plataforma evoluiu para se tornar um exemplo de como as pessoas se relacionam na internet. No Brasil, o Orkut foi a porta de entrada à internet para muitos usuários.”

Samsung vai parar de produzir TVs de plasma em novembro




A Samsung anunciou hoje que até o final de novembro vai parar de produzir televisores de plasma por causa do desinteresse dos consumidores. A partir de agora, os esforços da coreana se concentrarão exclusivamente na tecnologia 4K e HDTVs curvas.
Apesar do bom desempenho em termos de imagem, a plasma vem perdendo espaço nos últimos anos para TVs de LCD. Sony e Vizio já se anteciparam à Samsung e também decidiram interromper a produção.

Além da busca dos consumidores por televisores com tecnologia mais evoluída, a desistência das plasmas pode ser justificada por seu alto custo de desenvolvimento, que chega a ser superior ao das LCDs LED.
Por enquanto, a LG permanece como a única grande fabricante de TVs de plasma. Mas os sinais apontam para o fim iminente da produção de aparelhos desse material.

Americanos desenvolvem foguete movido a cerveja




Um grupo de americanos pretende lançar em setembro um foguete - que mais parece de brinquedo - movido a cerveja. O projeto foi inscrito no site de financiamento colaborativo Kickstarter pela equipe Numb e superou a meta dos desenvolvedores, arrecadando US$ 2.235,00.

O foguete deve alcançar 6 km de altura a 1.000km/h e tem dois lançadores espaciais que se separam durante o voo. Cada um deles, chamados de estágios, carrega uma quantia de combustível: o primeiro conta com quatro motores N-Class e um barril de 5L de cerveja; o segundo, de 15L. A bebida utilizada será do tipo Pale Ale, cerveja com sabor frutado.
Ao longo do período de contribuições, quem investisse mais de 500 dólares poderia ter seu nome escrito no corpo do foguete e ajudar a dar um nome para ele. Doadores de mais de 1000 dólares teriam a honra de apertar o botão de lançamento, mas não houve doação desse valor.

Serviço de publicidade do Google veta pornografia




Google Adwords é o serviço da empresa que insere anúncios publicitários em texto antes dos resultados das buscas e nas barras laterais das páginas, sendo a maior fonte de renda da companhia, somando US$ 42 bilhões em 2012. Mas a receita pode cair daqui para frente porque todos os anúncios que envolverem pornografia serão proibidos dentro de semanas.

A medida foi formalizada hoje em e-mail. "Começando nas próximas semanas, não aceitaremos mais anúncios que contenham imagens de atos sexuais, incluindo pornografia pesada, atos sexuais, masturbação e atividade sexual genital, oral ou anal".

A decisão gerou críticas dos que a consideram benéfica para os grandes sites (que aparecem naturalmente nas buscas) e prejudicial aos produtores de vídeo independentes. Outros temem ainda que o Google passe a censurar os resultados pornográficos na busca, embora a empresa não tenha mencionado a possibilidade.

Mulher compra prédio e encontra dezenas de fliperamas dentro




Uma mulher que não teve o nome revelado encontrou dezenas de fliperamas em dois andares de um prédio comercial recém-comprado por ela no Japão. Ao que tudo indica, os arcades - como são chamados fora do Brasil - foram abandonados pelo antigo dono.

As fotos publicadas pelo usuário Keisuke999, do fórum Arcade Otaku, revelam raridades e clássicos como Street Fighter 2, Championship Edition, Metal Slug X, Columns, Donkey Kong eRaiden 2. Também foram encontradas peças para reposição, placas e monitores CRT.

Os fliperamas foram produzidos para que as pessoas jogassem sentadas, ao contrário dos ocidentais, feitos para serem jogados de pé. Isso explica as posições diferentes do joystick e dos botões, localizados mais abaixo.

Segundo as informações, todas as unidades já foram vendidas

Rússia proíbe serviços online que não tenham servidores locais




O parlamento russo aprovou ontem lei que impede os serviços online de funcionar no país se os dados dos usuários não forem guardados localmente. Isso afeta redes sociais, e-mails, apps e serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, iCloud e Dropbox.

As plataformas que não derem garantias de que vão cumprir com a obrigatoriedade terão seus serviços bloqueados pelas operadoras a pedido do Roskomnadzor, a agência de telecomunicações nacional.

O governo apresenta justificativas que vão desde o combate à pirataria até a segurança nacional, que se tornou preocupação crescente após as revelações de Edward Snowden, especialista da agência de segurança americana NSA, que hoje está asilado na própria Rússia.

Além dos altos custos de implementação do sistema para todas as empresas com serviços online, a medida pode inviabilizar o funcionamento de vários serviços menores, que talvez não possuam recursos para montar ou alugar servidores no país. Também há preocupação quanto à liberdade de expressão, já que os dados ficarão guardados localmente e, portanto, suscetíveis a ações policiais e governamentais.

Vale notar que o Marco Civil da Internet brasileira também teve, em sua forma original, uma cláusula que obrigaria as empresas a manter servidores locais com os dados de usuários brasileiros, mas o polêmico item foi derrubado na Câmara dos Deputados.

A lei começará a valer em setembro de 2016, e as empresas têm até esta data para se adequarem às novas restrições ou interromperem a atuação no país.

Roteador permite controlar o que os filhos fazem na internet de forma educativa


Tablet e crianças


Imagine poder controlar o que seus filhos fazem na internet a partir de um roteador que, ao invés de proibir a visitação de alguns sites, abre o acesso desde que a criança ou adolescente faça coisas construtivas. Essa é a ideia por trás do Kudoso.
Os pais podem estabelecer metas aos filhos, sendo que cada uma desbloqueia a quantidade de tempo que eles podem passar no Facebook, Netflix, Cartoon Network etc. Fez a lição de casa? Lavou a louça? Passeou com o cachorro? Então pode passar certas horas se divertindo.
É possível fazer esse controle a distância, por um aplicativo móvel, e talvez futuramente haja conexão com uma pulseira que acompanha as atividades físicas da criança ou adolescente, a fim de verificar se estão fazendo exercícios fora de casa.
O produto está em fase beta há 18 meses e agora abriu uma campanha de financiamento colaborativo para se lançar de vez. Os pais poderão adquirir em duas opções: com roteador próprio e software ou só software, que pode ser instalado em alguns roteadores que estão à venda. Por enquanto só funciona nos Estados Unidos.

No Instagram, 11% das fotos com #nofilter foram editadas




Alguns usuários do Instagram adoram exibir suas fotos usando a hashtag #nofilter para mostrar que são bons fotógrafos, tão bons que não precisaram aplicar filtros às imagens para que ficassem bonitas. Acontece que parte dessas pessoas está mentindo.
Um levantamento feito pela Spredfast revelou que 11% das fotos com #nofilter, na verdade, foram tratadas. Isso equivale a cerca de 8,6 milhões de imagens.
A empresa é parceira do Facebook e obteve a informação ao analisar as 100 mil últimas fotos postadas com a hashtag. A maioria dos mentirosos, 15%, usa o filtro Amaro nas imagens, enquanto outros preferem Valencia (12%) ou X-Pro II (10%).
Como lembra o Mashable, esta não é a primeira vez que alguém escancara a situação dos #nofilter, existe até um Tumblr que desmascara os espertinhos chamado Filter Fakers. Eles têm uma ferramenta em que é possível saber, pela URL de uma foto, se ela possui ou não um filtro.

Palestra online debate a nova linguagem de programação da Apple




O iai? (Instituto de Artes Interativas) promove nesta quinta-feira (3), às 19h30, a palestra online “O que mudou com a Swift?” para discutir a nova linguagem de programação da Apple lançada em junho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link.
 
O objetivo é esclarecer dúvidas decorrentes da linguagem que substitui a Objetive-C no desenvolvimento de aplicativos para iOS e OS X. O evento é voltado a desenvolvedores e profissionais de TI e será ministrado pelo professor do iai? e especialista em programação, Bruno Eiti. 
 
Serão abordados os seguintes tópicos: sintaxe e características da Swift, impacto da nova linguagem em projetos feitos em Objective-C e suas vantagens e desvantagens em relação às demais opções do mercado.

Também é possível comparecer fisicamente ao encontro, que acontecerá em São Paulo. Para mais informaçõe.

Brasileiros criam rede social para indecisos



Dois estudantes brasileiros de Engenharia da Computação criaram uma rede social para indecisos. É a WeechOne, na qual usuários podem fazer todo tipo de pergunta e obter ajuda de outros internautas.
O site parece uma mistura de Ask.fm com Yahoo Respostas, com o diferencial de que as respostas são pré-definidas. Os questionamentos podem ser feitos só aos amigos ou de forma pública e dá para compartilhá-los pelo Facebook ou Twitter, podendo incluir hashtags e menções. E quem responde ainda pode acrescentar comentários.

"Por exemplo, estou em dúvida sobre qual roupa devo vestir essa noite, ou, então, qual tênis comprar, ou ainda qual prato de comida devo pedir em um restaurante, e então eu escrevo minha pergunta e seleciono até quatro alternativas para que os outros usuários votem", explica Eduardo Santana, um dos criadores. O WeechOne estava em desenvolvimento desde o final de 2013 por Santana, que estuda na Universidade Federal do Vale do São Francisco, e por Caio Ferreira, da Universidade Federal de Itajubá. Já há também uma versão móvel e os aplicativos para Android e iOS estão para sair do forno.

Volta Redonda, 03 de Julho de 2014. O DIA HOJE. Dia Nacional de combate à discriminação racial, Lei Afonso Arinos

<<>>

Se sentimos com a vida, não queremos demonstrar, mas quando nos vem a "fartura", esbanjamos, como se nunca nada nos faltará!

(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Quinta-feira, 03 de Julho de 2014. Estação: Inverno. Dia: Seco.

03 . Dia Nacional de combate à discriminação racial, Lei Afonso Arinos
03 . Nascimento do escritor José Lins do Rego, Pilar, PB (1901)
03 . Dia do Algodão
03 . Dia do Tratado de Cooperação Amazônica

03 de julho - Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

A data celebra a aprovação da lei n° 1.390, mais conhecida como lei Afonso Arinos, de 1951. A lei, proposta pelo jurista, político e escritor mineiro, constitui como infração penal o preconceito por raça ou cor, como recusa de um estabelecimento comercial ou de ensino em hospedar, servir, atender ou receber clientes, pagantes ou não, a pessoas de raça ou cor diferentes.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Falta de perspectiva faz estudante abandonar Ensino Médio

Entre brasileiros mais ricos, 85% finalizam Educação Básica, ante 28% dos mais pobres, conforme estudo do BID
A maior parte dos estudantes que abandonam o Ensino médio não acredita que a Educação vai proporcionar melhor qualidade de vida. É o que aponta análise do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com jovens brasileiros.
No Brasil, apenas 58% dos estudantes concluem o Ensino médio - e as diferenças sociais são decisivas. Enquanto 85% dos Alunos mais ricos no Brasil finalizam essa etapa, 28% dos jovens com menos recursos conseguem o mesmo.
Com base em pesquisas domiciliares em países latino-americanos, o BID identificou que a maioria dos estudantes entre 13 e 15 anos que não frequentam a Escola coloca a falta de interesse como a principal razão para o abandono. Nas camadas mais pobres, os jovens latinos não chegam a completar 9 anos de Educação e a disparidade na aprendizagem é elevada entre Escolas urbanas e rurais.
Os estudantes indígenas são os mais excluídos: 40% da população entre 12 e 17 anos está fora da Escola. Quando se trata de crianças e jovens com deficiências, estima-se que de 20% a 30% frequentem a Escola.
Para o BID, as lacunas na Educação exigem estratégias de prevenção e soluções inovadoras. “O maior desafio é conquistar o interesse dos jovens. Para isso, é importante que os Educadores identifiquem os jovens em risco de abandono enquanto estão na Escola e desenvolvam intervenções personalizadas para impedi-los de deixar as salas de aula”, afirma o estudo.
O levantamento destaca que entre os indicadores que alertam que um jovem pode deixar a Escola estão assiduidade, comportamento em sala de aula e aprovação nas disciplinas. “Na prática, isso significa que é necessário avaliar todos os dias os Alunos que vão para a Escola, saber por que eles não comparecem e seguir o desempenho durante as aulas”, aponta o BID. O banco recomenda a implementação de intervenções individuais para o Aluno.
O gerente do Departamento de Relações Externas do BID, Marcelo Cabrol, reforça que as diferenças sociais são decisivas no abandono Escolar. “O problema não é só a diferença de perspectiva entre ricos e pobres, mas há um problema relevante de qualidade das Escolas onde esses Alunos estão”, considera.
Copa. Levando em consideração as três modalidades avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, em inglês), o BID também fez uma comparação em termos de Educação dos países que participam da Copa do Mundo. O Japão, que oscilou entre a quarta e a sétima posição, seria o vencedor, se fosse um torneio de Educação. Já os latino-americanos estariam nas últimas posições. Na América Latina, o melhor colocado seria o Chile, cujo melhor desempenho em Ciências o deixa na 46.ª colocação. Já o próximo adversário da seleção canarinho no Mundial, a Colômbia, estaria atrás do Brasil em todos os itens.
O Brasil ficou na 59.ª posição em Ciências, na 58.ª em Matemática e na 55.ª em Leitura, em um ranking de 65 países. Para ser tão bem-sucedido como a Alemanha, por exemplo, o Brasil precisa, por exemplo, lidar melhor com os Alunos de baixo desempenho e com os repetentes, recomenda a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para a gerente de Projetos do Todos Pela Educação, Andrea Bergamaschi, há desconexão entre o que o Aluno espera do Ensino médio e o que encontra na sala de aula. “O currículo é carregado de conteúdos que não são necessariamente relevantes para Alunos que querem seguir determinadas carreiras. O Brasil só tem um currículo, ao contrário de países como Chile, em que se pode eleger interesses. O País não dá essa opção.”
Ela reforça ainda que o Ensino médio tem problemas específicos, mas lembra que também é resultado de um Ensino fundamental problemático. “O déficit de aprendizado vai se acumulando. Espero que isso melhore com o Plano Nacional da Educação”, almeja.


Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

HISTÓRIA HOJE, 02-07-2014. Há 74 anos, era regulamentado o salário mínimo no Brasil

Há 74 anos, era regulamentado o salário mínimo no Brasil

Apresentação José Carlos Andrade

É o mais baixo valor que os patrões podem legalmente pagar a seus trabalhadores pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços. Getúlio Vargas foi responsável pela instituição do salário mínimo no Brasil.

02 DE JULHO DE 2014. MÚSICA DO DIA! DIA DO BOMBEIRO!

02/07/2014

Hoje é o Dia Nacional dos Bombeiros


Segurança - Geral - bombeiros incêndio
Tania Rego/ABr
Eles não apenas apagam fogo e tiram o gatinho da árvore. Os bombeiros são profissionais preparados e treinados para situações de maior risco e perigo. Atuam em acidentes de trânsito para os primeiros socorros e até, de vez em quando, realizam partos quando o bebê é apressadinho.
A Música do Dia: Fogo, do Capital Inicial.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Anatel abre concurso com salários de até R$ 11,4 mil



A Anatel anunciou a abertura de um concurso para preencher 100 vagas de emprego na agência. Os salários vão de R$ 5,4 mil a R$ 11,4 mil.
Há 32 vagas de nível médio e outras 68 de nível superior. As primeiras exigem apenas certificado de conclusão do ensino médio ou de curso técnico equivalente à posição que deseja ocupar.
As inscrições serão abertas em 11 de julho e se estenderão até 1º de agosto pelo site do Cespe. Candidatos precisam pagar taxas de R$ 50 ou R$ 100, dependendo o nível da vaga, e todos farão provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, provavelmente no dia 14 de setembro.
Quem quiser uma posição como analista também terá de passar por uma prova discursiva, avaliação de títulos e um curso de formação profissional.

Teste de 5G alcança velocidade de 5 Gbps



Próxima geração da internet móvel, o 5G é esperado para 2020, mas as empresas de tecnologia já experimentam suas possibilidades. Em teste realizado esta semana na Suécia, a Ericcson diz ter alcançado velocidade de 5 Gbps em demonstrações ao vivo feitas com as operadoras asiáticas NTT Docomo e SK Telecom. O resultado supera em 250 vezes os padrões atuais do 4G/LTE, segundo a Cnet.

Segundo estudo da Ericsson, até 2019, o 4G será realidade para 85% dos usuários de internet móvel na América do Norte, o que deverá facilitar a rápida adoção da tecnologia sucessora. A expectativa é que o tráfego de dados cresça 10 vezes até lá, impulsionado pelo aumento na venda de dispositivos móveis.

Com velocidade mais rápida, latência mais baixa e melhor desempenho em áreas de alta densidade populacional, o 5G representa uma evolução da experiência do usuário, mas também permite novas aplicações entre um aparelho e outro e M2M que irão impactar tanto consumidores – com recursos como controle de segurança de tráfego e internet tátil – quanto empresas, com sensores e redes capilares, por exemplo.

Previsões otimistas

Reino Unido e Coreia do Sul também se armam para disputar o futuro mercado do 5G. Para ambos os países, a próxima geração de internet móvel poderá ser até mil vezes melhor que a atual, permitindo baixar filmes em HD em segundos. Os primeiros smartphones equipados com a tecnologia são esperados para 2022.

Pedido de permanência do Orkut levanta 57,9 mil assinaturas em 1 dia



Quase 58 mil pessoas assinaram a petição virtual que pede ao Google que não desative o Orkut, um tremendo resultado para um documento aberto há menos de 24 horas. A petição foi posta no ar ontem pouco tempo após a confirmação de que a rede social será encerrada em setembro deste ano.
"Poderá ser encerrada uma importante ferramenta de fóruns de nicho, onde são preservadas informações úteis sobre os mais diversos temas. Precisamos nos mobilizar para salvar o Orkut. Ou ao menos a sua principal utilidade: as comunidades e sua organização de fóruns. Vamos mostrar ao Facebook, Twitter e ao insosso Google+ que VAMOS SOBREVIVER", defende o texto publicado na comunidade Avaaz.
Assim como tantas outras, porém, a petição online não deve ter efeito prático e dificilmente fará o Google mudar de ideia. No entanto, o documento manda um recado positivo sobre a rede social que liderou o setor no Brasil até 2011 e parecia esquecida por muitos internautas.
Ontem, quando oficializou o fim do Orkut, o Google se desculpou aos usuários assíduos. "Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além", escreveu o diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher.

Descoberto ciberataque que poderia parar fornecimento de energia



A Symantec dos Estados Unidos descobriu que recentemente mais de 1.000 empresas do setor de energia nos EUA, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Polônia foram alvos de ataques de malwares de um grupo cibercriminoso.
Conhecida como Dragonfly, a equipe conseguiu espionar diversas organizações e, segundo a empresa de segurança, poderia ter causado danos e até interrompido o fornecimento de energia nos países afetados. Os alvos do ataque eram os operadores de redes de transmissão, empresas que geram a energia elétrica, operadores de tubulação de petróleo e fornecedores de equipamentos industriais para o setor.
Acredita-se que o grupo criminoso esteja em operação desde 2011, quando suas ações incluíam ataques a empresas de defesa e de aviação dos EUA e do Canadá. Os ataques ao ramo energético começaram em fevereiro de 2013 e funcionavam da seguinte forma: funcionários das empresas alvo recebiam e-mails que continham malwares. Eles acabavam se instalando no computador e roubando dados como senhas, contatos e arquivos de configuração VPN.
A investida foi considerado bastante sofisticada, já que há indícios de que o código do malware tenha sido desenvolvido pela própria equipe criminosa especificamente para essa finalidade.

Equipamento permite controlar a vida em terceira pessoa



Geralmente a perspectiva em videogames pode ser bem dividida entre "primeira pessoa", quando o mundo é enxergado pelos olhos do personagem (comum em jogos de tiro e alguns RPGs ocidentais), e "terceira pessoa", quando se vê o personagem que está sendo controlado (jogos de plataforma, de todos os estilos). Um conjunto de equipamentos desenvolvido por um time polonês irá permitir enxergar o mundo em terceira pessoa, de forma a torná-la menos imersiva, mas mais prática.

O kit consiste em duas câmeras GoPro modificadas, presas em uma haste, que fica em uma mochila com baterias e outros componentes para o processamento, criando uma imagem 3D que é passada ao usuário por meio de um Oculus Rift.

Por enquanto as câmeras são controladas por um joystick, o que deve tornar difícil a utilização do sistema por qualquer um que não esteja familiarizado com os controles de um videogame. Futuramente, segundo os desenvolvedores, a movimentação das câmeras poderá estar atrelada aos sensores de movimento do Rift, para uma movimentação mais natural.

O sistema, apelidado de TPP (Third Person Perspective), poderia ser utilizado por carros, para eliminar pontos cegos, assim como a cobertura de eventos com multidões, quando um maior ângulo de visão fosse benéfico. Veja como funciona no vídeo abaixo.

9 empresas que conhecem os internautas melhor que Google e Facebook



As polêmicas em torno da coleta de dados pela internet costuma se polarizar, com muita gente apontando o dedo para os gigantes Google e Facebook. Mas esses dois podem saber pouco sobre os internautas, se comparados a nove companhias que agem sem serem notadas.
A Comissão Federal do Comércio (FTC) norte-americana jogou luz sobre essas empresas, que são conhecidas como corretoras de dados. São elas Acxiom, Corelogic, Datalogix, eBureau, ID Analytics, Intelius, PeekYou, Rapleaf e Recorded Future.
Seu trabalho é coletar e vender informações pessoais sem o conhecimento das pessoas, o que ajuda a detectar fraudes e a tornar sistemas de buscas mais precisos.
Isso inclui dados comuns, como nome, endereço, telefone etc., mas também coisas como altura, peso, informações jurídicas, tipo de compras que faz, influência online e até a preferência de vestuário.

Nova rede social só permite comunicação por emoticons



Uma rede social existe, basicamente, para promover conexões e a comunicação entre as pessoas, certo? E qual a melhor forma de se comunicar que não os emoticons?
Foi o que pensaram Tom Scott e Matt Grey quando resolveram fundar a Emojili, uma rede social em que só há emoticons. Isso mesmo: não há texto, não há hashtags, só os ícones que podem ser feitos com um teclado Emoji.

Caso não se trate de uma piada, será primeiro um serviço exclusivo para iOS, com lançamento em outras plataformas previsto para ocorrer em breve.

Já é possível reservar um apelido que, claro, tem de ser em emoticon. E é bom correr, pois mais de 10 mil pessoas já fizeram reserva, de um total de 250 mil possíveis combinações.