Rádio Acesa FM VR: 2021-06-13

sábado, 19 de junho de 2021

Denúncias levam polícia a apreender drogas nas Casinhas do Bracuhy

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Após informações encaminhadas pelo Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre bandidos armados realizando tráfico de drogas e impedindo a passagem da população na Rua das Orquídeas, no Bracuhy, em Angra dos Reis, policiais do serviço reservado do 33º BPM procederam ao local na noite desta sexta-feira (18), onde apreenderam 81 pinos de cocaína, 18 pedaços de maconha e 10 vidros de loló.

De acordo com os agentes, durante diligências para checar as denúncias, identificaram cinco pessoas em atividade suspeita que fugiram com a chegada da viatura. Dois deles realizaram disparos conta os policiais e houve confronto. Ao final dos disparos, os policiais encontraram um suspeito caído ao solo juntamente com uma mochila contendo todo o material entorpecente. Ele foi encaminhado ao hospital para tratamento e responderá por fato análogo ao tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada na 166ª DP.

Polícia Civil prende acusado de tentar matar três pessoas em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam, nesta sexta-feira (18), um homem acusado de atirar em três pessoas em um bar. O crime aconteceu no início do mês de maio deste ano, no bairro Santa Bárbara. Na ocasião, duas mulheres e um homem ficaram feridos.

O acusado foi capturado no bairro Asa Branca, em Barra do Piraí, Região do Médio Paraíba. Contra ele havia um mandado de prisão pendente por tentativa de homicídio contra três pessoas. Após a ação, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Moradores se mobilizam para ajudar idosa que teve pertences queimados em incêndio

Maria José Rosa, conhecida "Dona Binha", moradora da Servidão Nossa Senhora da Aparecida, Bairro Açude I, perdeu no último dia 5 de Junho, móveis e todos os seus pertences em um incêndio proveniente de um curto circuito.

 Diante desta situação, vizinhos e amigos se mobilizaram para retirar no último fim de semana, os itens queimados, e efetuar a limpeza do local, até o presente momento retiramos seis caçambas lotadas de entulhos.

O presidente da AMABA (Associação de Moradores do Bairro Açude I, II, III e IV), Alan Cunha, esteve na ação solidária para ajudar na limpeza e destaca que a sede da Associação de Moradores, está disponível, todas as quartas-feiras das 9 as 17 h, o agendamento para receber as doações presenciais devem ser feitas pelo WhatsApp (24) 99999-8177, para receber as doações de cobertores, colchões, camas e cestas básicas para serem direcionados a moradora que perdeu tudo no incêndio.

A moradora Katiele Carvalho disponibilizou o seu tempo para ajudar colocando a mão na massa, no momento e o UNICO PIX para recebimento de doações em dinheiro:

PIX  2499999-7633  (Telefone) ou na Conta da Caixa: Agência: 4013, OP: 013, Conta: 20246-1 no nome de Katiele Carvalho Floriano, onde toda a arrecadação financeira será destinado na reconstrução da casa da Dona Binha, para sua nova moradia com seu bisneto João de 6 anos.

3.960 novas doses de vacina contra a Covid-19 chegam a Volta Redonda nesse sábado e segunda tem aplicação em Drive-Thru

Deste total, 3 mil doses são da Pfizer e 960 da CoronaVac. Com isso, na segunda-feira, 21, será aberta vacinação para pessoas com 55 anos ou mais

A vacinação ocorrerá a partir desta segunda-feira, nas  Unidades de Saúde (UBS e UBSF), exceto dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Volta Grande e Vila Mury,  a partir das 8 horas.

Também nesta segunda-feira, a Prefeitura de Volta Redonda vai em busca de uma nova reposição do estoque, assim como ocorreu na semana passada. O objetivo é conseguir baixar ainda mais a idade do público-alvo, bem como completar o processo de imunização de mais pessoas com aplicações de segundas doses.

Além disso, a Prefeitura de Volta Redonda já mostrou por diversas vezes ter capacidade técnica para vacinar mais de seis mil pessoas em um só dia. Infelizmente, esse potencial não está sendo explorado em sua plenitude pela falta de mais doses.

A Prefeitura de Volta Redonda tem sido criteriosa ao anunciar a abertura de novos públicos alvos para a vacinação. Isso só ocorre quando uma faixa etária atinge níveis minimamente satisfatórios de pessoas imunizadas.

Com isso, Volta Redonda tem hoje um grande potencial de vacinação e uma cobertura vacinal comprovadamente acima da média.

A Prefeitura de Volta Redonda informa que a vacinação na segunda-feira, 21, será em sistema de drive-thru, na Ilha São João. O publico alvo é composto de pessoas com 54 anos e mais. A vacinação será realizada a partir das 8h com previsão de término às 16 h.

Saiba como proceder contra golpe do roubo do celular

Aplicativos de bancos são seguros e dados de uso não ficam armazenados nos aparelhos

Diante dos relatos de roubos de celulares seguidos de transações bancárias, a Federação Brasileira de Bancos esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Portanto, não existe qualquer registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente. 

Como funciona o golpe 

Muito dos roubos ocorrem em vias públicas durante o uso do celular pelas pessoas. Dessa forma, os criminosos têm acesso ao celular já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites. De posse dessas informações, tentam ingressar no aplicativo do banco. 

Para se proteger desse golpe, é fundamental que os clientes adotem os seguintes cuidados: 

- Usar sempre o procedimento de bloqueio da tela de início do celular; 

- Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites; 

- Jamais anotar senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais em seu celular; 

- Não repetir a senha utilizada para acesso ao seu banco para uso em quaisquer outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet; 

- Jamais anote a senha, memorize-a para o uso. 

Adicionalmente, sempre que seu celular for roubado, o cliente deverá: 

- Notificar imediatamente o seu banco para que as medidas adicionais de segurança sejam adotadas, especialmente o bloqueio do app do banco e senha de acesso; 

- Avisar à operadora de telefonia para o bloqueio imediato da linha 

- Registrar o Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Prefeitura de Pinheiral negocia com a Light para evitar reintegração de posse

Rede de energia será removida de área onde cerca de 20 imóveis foram construídos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Sensibilizado com a situação de cerca de 20 famílias instaladas em uma área de torres de energia na Rua Jorge Gregório dos Santos, no bairro Chalé, visto que um processo judicial movido pela Light solicita a reintegração de posse, o prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa firmou um acordo com a empresa para a remoção da rede de energia da localidade e assim os imóveis permaneçam no local. A negociação ocorreu na terça-feira, 15, durante uma reunião online.

De acordo com o prefeito Ednardo, como parte do acordo o processo judicial será paralisado por 60 dias até que as equipes da Light façam um levantamento de todo o custo da remoção da rede de alta tensão e a Prefeitura de Pinheiral viabilize o ressarcimento à empresa.

“Para que as famílias não sejam prejudicadas, removidas de seus lares e tenham suas casas demolidas, conseguimos uma suspensão do processo com a real possibilidade de fechar um acordo para realocamento das linhas de alta tensão. Em reunião realizada nesta terça-feira, 15, foi decidido que o processo será paralisado para levantamento de custo, a ser realizada pelas equipes da Light, sendo o valor da remoção da rede de alta tensão analisado pela Prefeitura de Pinheiral para viabilizar sua efetivação, tudo no intuito de garantir às famílias seu direito legítimo de moradia”, frisou o prefeito.

Após vacinar pessoas com 54 anos, Barra Mansa não tem programa de vacinação no fim de semana

No sábado, 19, não haverá vacinação no município por falta de vacina

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, continua seguindo o plano de imunização contra o coronavírus. A ação desta sexta-feira (18) vacinou pessoas com 54 anos com a vacina da Pfizer, que requer uma forma de aplicação específica e por isso aconteceu no Teatro do Parque da Cidade, onde foi montada uma estrutura exclusiva para a aplicação. Já as pessoas que estavam com a segunda dose da AstraZeneca agendada, foram atendidas em sistema drive-thru ou na Tenda da Vacina, também no Parque da Cidade.

Segundo a coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, a vacinação irá continuar após a chegada de mais vacinas. “Neste sábado, dia 19, não haverá vacinação no município. Nós vamos receber mais doses no final da manhã para dar continuidade à imunização das pessoas da cidade na próxima semana. Estamos seguindo da forma mais organizada e otimista possível para que tudo dê certo”, concluiu.

Barra Mansa retoma com trabalho da Vistoria Itinerante do Detran-RJ

Serviço será retomado devido à solicitação do prefeito Rodrigo Drable

Nesta sexta-feira, 18, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, recebeu em seu gabinete representantes do Detran-RJ Itinerante. O encontro foi para alinhar a retomada das atividades em Barra Mansa.

Rodrigo Drable falou sobre a importância desta retomada para o município. “A vistoria itinerante é uma conquista para a cidade, considerando o nível de reclamação dos usuários no atendimento do posto de Barra Mansa. Existe uma demanda reprimida em que as pessoas precisam fazer operações de compra e venda de documentação e não conseguem. Esse serviço que nós pleiteamos ao presidente vai ajudar”.

Drable ainda informou sobre o tipo de carteira que será ofertado. “Também está sinalizado que teremos em Barra Mansa a prova de carteira para a categoria A, C, D e E. Isso é muito importante para a cidade, uma grande conquista e os esforços que são necessários para que isso aconteça serão realizados pela prefeitura”, afirmou.

Bruno Paciello, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre o encontro. “A reunião de hoje é uma resposta da visita do prefeito ao Detran-RJ há dois meses. Hoje, nós demos início a esse projeto tão importante para Barra Mansa e sua população”.

Paciello concluiu dizendo. “Nós devemos implementar essa vistoria em frente ao campo do Barra Mansa Futebol Clube, o Leão do Sul. Por isso, os técnicos vieram hoje para fazer a viabilidade do processo e a parte estratégica em relação ao início do projeto, que deve começar mais tardar em julho”.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta sexta-feira (18)

Pinheiral informa os dados desta sexta-feira, dia 18. Na cidade são 2923 casos confirmados (2790 curas, 61 óbitos, 69 em isolamento domiciliar e 3 internados fora do município).  Até agora, 5328 casos foram descartados.

"Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária", fechou a nota da secretaria.

Lactantes e gestantes sem comorbidades entram no Calendário Único do Estado do Rio

Estado distribui mais 325.620 doses de vacina aos 92 municípios neste sábado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em decisão conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), incluiu a imunização de lactantes, gestantes e puérperas sem comorbidades contra Covid-19 no Calendário Único de Vacinação do estado do Rio de Janeiro. A medida foi pactuada nesta quinta-feira (17.06), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e tem como objetivo garantir a uniformidade da vacinação no estado. O documento será enviado aos municípios nesta sexta-feira (18.06).

- Estamos trabalhando duro para organizar e acelerar o Calendário Único do estado dentro da realidade da programação de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde. Eu e a equipe da Secretaria de Saúde não vamos descansar até que toda população esteja imunizada - disse o governador Cláudio Castro.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, até o momento, não há qualquer contra indicação na vacinação de lactantes (mulheres que amamentam por até 12 meses):

- As mulheres não precisam interromper a amamentação para serem vacinadas. Também não há contra indicações para a doação de leite materno. A imunização de lactantes já está elencada no Plano de Operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por isso, pactuamos a inclusão imediata desse grupo no Calendário Único de Vacinação do estado.

Seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, a SES incluiu ainda a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidade no cronograma de imunização. Contudo, a vacinação deste público deverá ser condicionada à prescrição médica, após avaliação individualizada do médico.

As gestantes e puérperas com e sem comorbidades que ainda não tenham sido vacinadas contra Covid-19 deverão ser imunizadas com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca deverão aguardar o término do período da gestação e puerpério (até 45 dias após o parto) para a administração da segunda dose do esquema vacinal.

Mais vacinas
Neste sábado (19.06), a SES vai realizar a entrega de 325.620 doses de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 194.220 doses de vacina da Pfizer para primeira aplicação e 131.400 da Coronavac, divididas entre primeira e segunda aplicação.

Os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí vão retirar os imunizantes na parte da manhã, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Para os outros 87 municípios, a entrega será realizada por caminhões e vans que sairão da CGA a partir das 8h, com escolta da Polícia Militar.

Homens são presos e drogas apreendidas no Promorar, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Três homens foram presos e drogas apreendidas nesta sexta-feira (18) no Promorar, em Angra dos Reis, após policiais militares terem ido verificar denúncias encaminhadas pelo Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre tráfico de drogas naquela localidade.

Segundo os agentes do 33º BPM (Angra dos Reis), durante patrulhamento na Rua das Margaridas, observaram três pessoas em atividade suspeita e, após revista pessoal, os policiais conseguiram apreender 118 pinos de cocaína, 15 frascos de loló, 57 pedaços de maconha, um telefone celular e R$ 20 em espécie.

Os policiais informaram que quando questionaram os suspeitos sobre os materiais entorpecentes, eles informaram que eram de São Gonçalo, Campo Grande e Realengo e que tinham vindo à Angra dos Reis traficar naquela localidade a pedido do gerente do tráfico local. 

O caso foi encaminhado à 166ª DP, onde foram apresentados os suspeitos e as drogas. Eles foram enquadrados no artigo 33 da lei 11.343.

Polícia Civil realiza operação para prender suspeitos de homicídio e tráfico de drogas em Volta Redonda

101ª DP - Pinheiral
A equipe da 101ª DP (Pinheiral) realiza, nesta sexta-feira (18), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Vara Única da Comarca de Pinheiral contra traficantes de Volta Redonda, que atuam principalmente no bairro Vila Brasília.

Segundo os agentes, os criminosos também são acusados de envolvimento na tentativa de homicídio contra o presidente da Torcida Organizada do Clube de Volta Redonda Futebol Clube (Voltaço). As investigações indicam que ele seria suspeito de integrar uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes sintéticos (Skank), com conexão com bandidos do Paraguai, sendo o principal distribuidor desse tipo de drogas do estado do Rio de Janeiro.

Adolescente suspeito de tentativa de homicídio é apreendido em Itatiaia

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) apreenderam, nesta quinta-feira (17/06), um adolescente acusado de fato análogo ao crime de tentativa de homicídio. O jovem, que teria tentado matar uma pessoa durante conflito entre facções rivais, foi encontrado por agentes no bairro Vila Esperança, em Itatiaia, Região Sul Fluminense.

O adolescente foi conduzido à delegacia e, em seguida, encaminhado à Vara da Infância e Juventude para o cumprimento da medida socioeducativa.

Chefe do tráfico de drogas de Porto Real é preso em ação conjunta das polícias Civil e Militar

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Policiais civis da 100ª DP (Porto Real) e militares prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (17), dois homens que atuam no tráfico de drogas em Porto Real, região Sul Fluminense. Um dos presos, de acordo com as investigações, é o chefe da organização criminosa. Com eles foram apreendidos mais de mil pedras de crack, dinheiro, balança de precisão e telefones celulares.

Os criminosos foram localizados após cruzamento de dados de inteligência e informações recebidas pela Polícia Militar. Um cerco foi feito na casa onde eles estavam e os dois homens foram flagrados no momento em que embalavam pedras de crack para venda. De acordo com os agentes, o chefe da quadrilha tem diversas anotações criminais por tráfico, homicídio e por idealizar um motim na unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de Volta Redonda.

Os criminosos foram encaminhados para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Preso homem que vendia terrenos de forma ilegal e enganava compradores em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
90ª DP - Barra Mansa
Policiais civis da 90ª DP (Barra Mansa) prenderam um homem em flagrante acusado de tentativa de estelionato. Ele foi preso quando tentava vender terrenos de outras pessoas para as vítimas.

O golpista dizia que era proprietário da área e oferecia para os compradores. O verdadeiro dono não tinha conhecimento e nem havia autorizado a comercialização.

Após denúncia e registro de ocorrência na delegacia, as diligências começaram. Ele foi localizado e detido no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, Região do Médio Paraíba, nesta quarta-feira (16/06). Segundo os policiais, o estelionatário também é investigado em outro inquérito em andamento na 90ª DP pelo mesmo crime.

O homem foi encaminhado para o sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.

Avenida Gustavo Lira será parcialmente interditada neste domingo para obras de manutenção

Trânsito sofrerá alterações; previsão é que o trabalho seja concluído no mesmo dia

www.radioacesafm.blogspot.com

A Avenida Gustavo Lira, no Centro de Volta Redonda, será parcialmente interditada na esquina com a Avenida São João, neste domingo, dia 20. A interdição vale a partir das 07h e foi solicitada para realização de obras de manutenção.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), fará uma abertura na via, onde ocorre desde o ano passado o afundamento de asfalto, comprometendo a fluidez no trânsito e colocando veículos e pessoas em risco.

A previsão, segundo a subsecretária de obras da SMI, Poliana Aparecida Moreira Gama, é que o serviço seja concluído no mesmo dia. “O objetivo da obra é averiguar o que está danificando a via, por isso, também estamos trabalhando em conjunto com o Saae, porque uma das manilhas de água pluvial e esgoto, que passam no local podem estar desgastados”, disse.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) vai atuar na interdição das avenidas Gustavo Lira e São João. Os veículos deverão acessar a Avenida Getúlio Vargas sentido Jardim Amália para o retorno.

Vídeo: biologo é flagrado com quase 200 animais para fins científicos (biopirataria)

Um biólogo russo, famoso por traficar animais silvestres usados para fins científicos (biopirataria), foi preso na madrugada desta sexta-feira, dia 18, com quase 200 animais vivos. O caso ocorreu na BR-116, altura do município de Seropédica.

Ao todo, foram apreendidos 50 aracnídeos de espécies variadas, 80 besouros, 25 sapos e 20 lagartos. Os animais estavam na bagagem de mão do traficante. O criminoso não possuía passaporte original consigo, pois o documento já havia sido retido pela Polícia Federal em São Paulo, quando foi preso no início deste ano. O biólogo confessou aos policiais que levaria os animais para a Rússia visando fins de pesquisa.

O Brasil é o país com maior diversidade biológica do planeta. O tráfico de aracnídeos, um dos animais mais procurado pelo tráfico de animais silvestres, pode movimentar milhões de dólares por ano. Isso porque, compradores de diversas regiões do planeta se dispõem a pagar quantias bem altas por um único exemplar considerado raro, ou que tenha um atributo diferente dos demais.

A ocorrência foi enquadrada na Lei de Crimes Ambientais e encaminhada para Polícia Federal na Praça Mauá. Os animais silvestres foram entregues a CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que os devidos trâmites legais fossem cumpridos.

Operação conjunta da PM e PC na Vila do Cruzeiro, Zona Oeste do RJ


A Polícia Militar (SEPM) e a Polícia Civil (SEPOL) fazem operação conjunta de combate ao crime organizado na Vila Cruzeiro, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (18/06).

A "Operação Coalizão pelo Bem" conta com cerca de 400 policiais militares de unidades do Comando de Operações Especiais (COE), além de policiais civis do Rio de Janeiro e de outros Estados. As forças de segurança estão atuando para cumprir mandados de prisão e mandados de busca e apreensão contra criminosos, inclusive oriundos de outros Estados, que mantêm esconderijo na região.

O Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estão no terreno. O Grupamento Aeromóvel atua no monitoramento aéreo.

Justiça determina volta às aulas presenciais em 30 dias em Rio Claro


A justiçou determinou que o município de Rio Claro, RJ retome, em prazo máximo de 30 dias, aulas presenciais ou de forma híbrida (atividades presenciais e remotas), no serviço público educacional. A decisão atende aos pedidos de uma ação civil pública ajuizada para que a administração municipal promova o retorno às aulas indicando a bandeira sanitária adequada e providenciando as condições sanitárias necessárias para que o retorno se dê de forma segura.

O Juízo da Vara Única de Rio Claro também determinou que, no mesmo prazo, o serviço público educacional seja considerado como atividade essencial no âmbito dos atos administrativos e normativos do município relacionados à adoção de protocolos e ações sanitárias não farmacológicas. O município também deverá apresentar o protocolo sanitário vigente de retomada das aulas presenciais, em conformidade com as normativas sanitárias apresentadas pela SEEDUC e por organismos internacionais que disciplinaram o retorno das atividades educacionais presenciais.

“Em caminho contrário aos demais municípios da região, o Município de Rio Claro vem mantendo a suspensão das atividades escolares sem, contudo, apresentar motivação técnica e coerente e lastreada em necessidade de saúde pública abrangendo isonomicamente todas as atividades e serviços essenciais. Em outras palavras, bares, restaurantes, centros comerciais, academias, shoppings e outras atividades econômicas não essenciais não podem ser considerados mais relevantes do que a atividade educacional para fim de funcionamento presencial”, destaca um dos trechos da ação.

Homem sofre tentativa de homicídio em Barra Mansa

Policiais militares foram acionados a Santa Casa de Barra Mansa para averiguar as informações de um homem baleado na Avenida Joaquim Leite, próximo Rodoviária de Barra Mansa que teria dado entrada na unidade médica.

De acordo com a PM, o caso aconteceu na noite de quarta-feira (16), e o homem foi socorrido e levado ao hospital, onde passava por cirurgia. O estado de saúde ele não foi divulgado.

A ocorrência foi encaminhada e registrada na 90ª DP do municio. Não foi divulgado a motivação, autoria e as circunstâncias do crime.

Até o fechamento da matéria não havia informação de alguém preso.

Serviços especializados aumentam participação no setor da construção entre 2010 e 2019

População ocupada na indústria da construção tem primeira alta desde 2014 - Foto: Gilson Abreu/AEN-PR
A indústria da construção gerou R$ 288,0 bilhões em valor de incorporações, obras e/ou serviços em 2019, sendo R$ 273,8 em obras e/ou serviços (95,1%) e R$ 14,2 bilhões em incorporações (4,9%). Entre 2010 e 2019, a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgada hoje (17) pelo IBGE, mostrou a perda de participação das obras de infraestrutura no valor gerado pelo setor: de 44,1% para 32,2%. Já construção de edifícios avançou de 39,1% para 44,2% no período, assumindo o primeiro lugar no ranking. Mas a maior alta foi de serviços especializados para construção: de 16,8% para 23,6%.

“Os serviços especializados para construção são contratados pelas grandes empresas de obras a exemplo de demolição e preparação do terreno, instalações elétricas e hidráulicas, pintura e obras de acabamento. Isso demonstra uma mudança estrutural com redução da verticalização das grandes construtoras e maior especialização”, explica o analista da pesquisa, Marcelo Miranda.

Em relação à mão de obra, o número de pessoas ocupadas na indústria da construção subiu 1,7% em 2019 na comparação com o ano anterior, com a geração de 32.472 postos de trabalho, primeiro resultado positivo desde 2014. As expansões se deram em serviços especializados para a construção (58.489 postos a mais, ou alta de 9,5%). No segmento de obras de infraestrutura, a alta foi de 3,1% (ou 17.226 postos de trabalho a mais). Apenas o segmento de construção de edifícios teve redução de 6,1%, perdendo 43.243 vagas.

Apesar da ligeira recuperação, o setor acumula uma queda de 22,5% na ocupação em relação a 2010, com perda de 554,1 mil postos de trabalho na década, caindo de 2,4 milhões empregos para 1,9 milhão em 2019.

“Depois de muitos anos de queda, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,7% e o valor de salários subiu 2,7%. Essa recuperação é impulsionada pelo segmento de serviços especializados para construção, que cresceu 8,2% em salários pagos e 9,5% em pessoal ocupado. Esse ganho ameniza a perda de 13,6% no período de queda constante de 2014 a 2019. O segmento também ultrapassou, em 2019, a atividade de construção de edifícios como a que mais emprega na indústria da construção, com 35,3% do total de ocupados, ante 34,9% da construção de edifícios”, diz o analista da pesquisa.

As empresas da construção pagaram R$ 56,8 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações em 2019, a maior parte paga no segmento de obras de infraestrutura (35,9%). A média de salários mínimos se manteve estável em 2,1 nos segmentos de construção de edifícios e serviços especializados para construção, mas caiu de 3,5 para 2,8, no segmento de Obras de infraestrutura, entre 2010 e 2019.

O setor de construção englobava 125,1mil empresas ativas ao final de 2019, 481 a mais que em 2018 e crescimento de 61,4% em relação a 2010, quando havia 77,5 mil empresas. O analista da pesquisa Marcelo Miranda destaca que houve diversas mudanças estruturais importantes na indústria da construção como redução no porte das empresas - de 32 pessoas em 2010 para de 15 pessoas em 2019 - e progressiva substituição do modelo de verticalização em grandes empresas para o de especialização em empresas de menor porte.

Todos os segmentos tiveram queda na média de pessoal ocupado. O segmento que mais perdeu participação no emprego entre 2010 e 2019 foi o de obras de infraestrutura, que tinha o maior porte médio (de 81 para 43) e a maior queda na média salarial (de 3,5 para 2,8 salários mínimos), enquanto os demais mantiveram a média de 2,1 salários mínimos.

A concentração econômica também caiu pela metade, diminuindo em 6,0 pontos percentuais (p.p.) entre 2010 e 2019, passando de 11,1% para 5,1%. Esta tendência é persistente na PAIC nos últimos anos e foi mais evidente em obras de infraestrutura, no qual as oito maiores empresas concentravam 25,2% do valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção em 2010 e passara a concentrar 11,9% em 2019, redução de 13,3 p.p. no período. No setor de construção de edifícios, as oito maiores empresas concentraram 7,2% do valor gerado na construção em 2019 e houve ligeira redução de concentração (1,7 p.p.) em 10 anos. O segmento de serviços especializados é o único em que ocorre o inverso: as oito maiores empresas tinham 6,5% do total da indústria no segmento e passaram a deter 7,5%.

“As grandes empresas de infraestrutura perderam espaço no setor. Em termos de contratação, vimos que o setor público também diminuiu bastante sua participação. Isso vem acompanhado da redução nas obras de infraestrutura, que são muito puxadas por gastos do governo, por serem de grande porte, risco elevado e requererem um volume maior de recursos em que muitas vezes o setor privado não tem ou capacidade ou interesse”, avalia Miranda.

Vídeo: ação da PM termina com 55 quilos de drogas apreendidas no bairro Vila Delgado, em Barra Mansa

Pelo menos 55 quilos de cocaína foram apreendidos durante ação da PM no bairro Vila Delgado, no Ano bom, em Barra Mansa. O trabalho de buscas por traficantes aconteceu nesta quinta-feira (17), na Rua Cabo Cezário.

43 quilos de maconha e quase 11 quilos de cocaína foram encontrados em um terreno baldio após buscas por quatro homens armados comercializando os entorpecentes. Os materiais estavam divididos em tabletes e bolas de entorpecentes.

Ao perceber a presença dos policiais os criminosos fugiram em direção ao interior da Vila Delgado. Dois foram identificados, pois já são conhecidos dos agentes pelo envolvimento com o tráfico. O material foi levado para a 90ª DP de Barra Mansa, onde o caso foi registrado.

Barra Mansa vacina pessoas com 54 anos nesta sexta-feira, 18

A Secretaria de Saúde, prossegue com o sistema de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 18, no Parque da Cidade, no Centro. Dessa vez, a ação será direcionada para pessoas de 54 anos e para aqueles que tenham a segunda dose programada para este dia. O horário será dividido em três, sendo de 08h às 12h nascidos entre janeiro a abril, 12h às 15 nascidos entre maio e agosto e de 15h ás 18h nascidos entre setembro e dezembro.

Já nesta quinta-feira, 17, homens e mulheres de 55 anos receberam a primeira dose do imunizante, assim como pessoas com a segunda dose agendada. A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, falou sobre como está funcionando o sistema de vacinação. “Estamos prosseguindo com o andamento da vacinação da forma mais organizada possível, realizando o sistema drive-thru e a tenda de vacinação que atende pedestres. Assim podemos atender de forma mais atenciosa e fluida os usuários.”

Para ser vacinado, é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado. Para a segunda dose, basta levar o cartão de vacinação.

Homem é preso após agredir ex-companheira em Barra do Piraí

Agentes da 88ª DP (Barra do Piraí) e militares prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (16/06), um homem, de 25 anos, acusado de agredir a ex-companheira. Ele agrediu a mulher com socos e quebrou um termômetro do filho do casal para utilizar como arma.

Segundo os agentes, o autor entrou na residência da vítima após pegar as chaves com o filho de 2 anos. Em seguida, as agressões começaram. Ele golpeou a vítima diversas vezes nas costas e foi embora levando o dinheiro dela.

O caso foi registrado, as diligências iniciaram e ele foi capturado no bairro São João, em Barra do Piraí, após ação integrada de inteligência. Contra ele havia uma medida protetiva que determinava proibição de se aproximar da mulher.

De acordo com os agentes, o autor possui diversos antecedentes por crimes como lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, dano e porte de arma.

Vídeo: carro avança em passagem de nível e é atingido por trem em Barra Mansa

Um carro foi atingido por um trem na tarde desta quinta-feira (17),em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na passagem em nível da Rua Duque de Caxias, no centro.

A mulher que conduzia o veículo avançou em passagem de nível e foi atingido pela composição que seguia sentido Volta Redonda. A mulher não teria ouvido os sinais sonoros e luminosos, pois estava com os vidros fechados e o som ligado.

O carro foi empurrado da esquerda para direita danificando a frente. Com o susto, a condutora teve de ser atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

O local foi isolado e o trânsito ficou congestionado no trecho. No fim da tarde a situação foi normalizada.

O acidente foi o segundo registrado na mesma passagem em nível em menos de 24 horas. Na noite de quarta-feira (16) um carro foi atingido por um trem na mesma passagem em nível, no Centro, segundo informou a Concessionária que administra a ferrovia, MRS.

Com a batida, houve vazamento de GNV (gás natural veicular).

O motorista do veículo, de 47 anos, não ficou ferido e foi liberado no local. O trecho foi isolado devido ao vazamento, mas foi liberado ainda durante a noite.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Alerj aprova PL que proíbe reboque de carros na presença do condutor

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os carros estacionados em locais proibidos não poderão mais ser rebocados na presença do proprietário ou motorista. É o que determina o projeto de lei 2.090/16, do deputado Samuel Malafaia (DEM), aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (17/06). A medida seguirá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

A medida valerá mesmo quando o veículo estiver guinchado ou em cima do reboque e, caso o motorista comprove que a liberação do automóvel não foi permitida, o proprietário não será obrigado a pagar a diária de permanência no depósito público. A medida prevê como provas fotografias e vídeos do momento do içamento do veículo.

Os motoristas ainda estarão sujeitos às penalidades do estacionamento irregular. “O objetivo é minimizar os transtornos causados por estacionamento irregular, pois muitas vezes o condutor não percebe que parou em local proibido. E se o veículo não estiver guinchado, nem em cima do reboque o motorista pode retirá-lo, por que quando está no reboque, ainda no local da infração, ele não pode fazer o mesmo?”, questionou o autor na justificativa do texto. As informações sobre a medida deverão ser visíveis no caminhão de reboque.

É grave o estado de saúde do homem agredido em Barra do Piraí

É grave o estado de saúde de um homem de 26 anos, agredido na tarde desta quinta-feira (17) por suposto assedio sexual. O caso aconteceu por volta dás 15:30, na Rua Vereador Sebastião de Carvalho, no bairro Areal. A vitima foi atingida com socos e uma pedrada por pessoas não identificadas.

Equipe do Samu foi acionada e conduziu o ferido a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde permanecia até esta publicação.

O homem apresenta graves lesões na face e tórax, de acordo com o último boletim médico.

A polícia ainda não confirmou as informações de que o homem teria assediado uma mulher, moradora da localidade.

O caso foi encaminhado a 88ª DP de Barra do Piraí.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta quinta-feira (17)

Pinheiral informa os dados desta quinta-feira (17). Na cidade são 2914 casos confirmados (2784 curas, 61 óbitos, 66 em isolamento domiciliar e 3 internados fora do município).  Até agora, 5306 casos foram descartados. 

Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Corpo é encontrado às margens da Rodovia Lúcio Meira em Barra do Piraí

Foto: PRF
O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta quinta-feira (17) no km 261 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393) em Barra do Piraí.

A PRF informou que o cadáver de cor clara aparentava ter 50 anos e estava trajando uma calça e blusa cinzas. 

Ainda de acordo com as informações, uma bolsa vermelha se encontrava ao lado do corpo. Não foram localizados documentos pessoais da vitima.

O corpo foi periciado e removido para o IML de Três Poços, em Volta Redonda.

Detran.RJ oferece mais de 7 mil vagas em mutirão no próximo sábado (19)

No próximo sábado (19/06), o Detran.RJ vai realizar o 29º mutirão de atendimentos, oferecendo os serviços de habilitação, identificação civil e veículos. Serão oferecidas 7.630 vagas em diversas unidades distribuídas em todo o estado do Rio. Para evitar aglomerações, o atendimento será realizado mediante agendamento prévio.

A marcação dos serviços deverá ser feita pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h. As vagas serão disponibilizadas a partir das 12h desta quarta-feira (16/06).

O departamento pede aos usuários que, na impossibilidade de realizar o serviço previamente agendado, desmarque o atendimento com antecedência, para evitar que as vagas sejam desperdiçadas e permitir que outras pessoas sejam atendidas.

Para realizar os serviços de veículos, como transferência de propriedade, 2ª via de CRV, alteração de características, mudança de cor, transformação de combustível, baixa e inclusão de alienação, mudança de cor, alteração de nome/razão social, inclusão de ANTT, blindagem e intenção de venda, os postos disponíveis para agendamento são: Parada de Lucas, São Gonçalo, Santa Cruz, Vila Isabel, São João de Meriti, Queimados, Paraíba do Sul, Cachoeira de Macacu, Campos I, Paracambi, Teresópolis, Itaperuna, Angra dos Reis, Búzios, Petrópolis, Macaé e Casimiro de Abreu. O atendimento será das 8h às 13h.

Os serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou troca da permissão para dirigir (PPD) para a carteira definitiva, serão disponibilizados das 10h às 16h, nos seguintes postos: Américas Shopping, Barra da Tijuca (Aerotown), Barra do Piraí, Barra Mansa, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes II (Shopping Estrada), Center Shopping, Guapimirim,Ilha do Governador, Itaboraí Plaza, Itaipava, Itaocara, Japeri, Largo do Machado, Méier, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói (Fonseca), Niterói Shopping, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Penha, Petrópolis, Piraí, Rio das Ostras, Queimados, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Gonçalo (Neves), São Gonçalo (Rocha), Sede (Centro do Rio), Três Rios, Vaz Lobo, Vila Isabel e West Shopping.

Para emissão da carteira de identidade, o atendimento será das 8h às 16h, nas seguintes unidades: Américas Shopping, Aperibé, Araruama, Areal, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Campos dos Goytacazes (Shopping Estrada), Cantagalo, Carmo, Casemiro de Abreu, Center Shopping, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Copacabana, Desembargador Isidoro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Francisco Bicalho, Gávea, Guapimirim, Ilha do Governador, Itaboraí, Itaboraí Plaza, Itaguaí Shopping Mix, Italva, Itaperuna, Japeri, Laje de Muriaé, Largo do Machado, Macaé, Macuco, Magé, Mangaratiba, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, São Gonçalo (Neves), Niterói, Niterói Shopping, Nova Friburgo, Paracambi, Paraty, Parque Maré, Parque Shopping Sulacap, Petrópolis, Piraí, Porto Real, Queimados, Quissamã, Resende Shopping Mix, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio Shopping, Santa Cruz (Cesarão), Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, São José do Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro d'Aldeira, Sapucaia, Saracuruna, Sede (Centro do Rio), Shopping Aerotown, Shopping Estação Itaipava, Shopping Jardim Guadalupe, Shopping Via Brasil, Silva Jardim, Sumidouro, Tanguá, Teresópolis, Trajano de Moraes, USD Ceasa, Valença, Varre-Sai, Vaz Lobo, Volta Redonda, West Shopping.

As carteiras da SEAP serão emitidas na Sede (Centro do Rio), e nas unidades de Campo Grande, Center Shopping, Niterói, Parque Shopping Sulacap, Shopping Via Brasil, Vaz Lobo e West Shopping.

Vídeo: caminhão atinge carro no Retiro, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um carro que saia da Avenida Maria Santa Cecília e acessava a Avenida Antônio de Almeida, no Retiro, em Volta Redonda, foi atingido por um caminhão baú que ultrapassava um ônibus no final da madrugada desta quinta-feira (17).

O acidente aconteceu por volta dás 05h30 - próximo a antiga garagem da Viação Sul Fluminense.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Segundo o condutor do carro, ao sair para trabalhar e pegar o acesso a avenida, ele olhou para esquerda e percebeu que a via estava livre, sentido Açude, quando viu que o caminhão ultrapassava o ônibus e não deu tempo para recuar pela mão oposta, sentido centro do bairro.

Já o condutor do caminhão, quando percebeu que o veículo saia da via secundária freiou bruscamente e o caminhão chegou a perder o controle e atingiu a sua lateral na parte frontal do carro.

Apesar da proporção do estrago no carro, ninguém se feriu.

Preso homem suspeito de assaltar casal no bairro Volta Grande III

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (16) após assalto a um estabelecimento comercial no bairro Volta Grande III, em Volta Redonda. O caso aconteceu na Rua 1.050.

De cardo com a PM, o homem foi a padaria de um casal, o rendeu e praticou o roubo.

Durante as buscas pelo suspeito, não foi possível a encontra-lo, mas vizinhos relataram que câmera de monitoramento no local tinha feito imagens do suspeito.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda para o registro da ocorrência onde haviam mais vitimas fazendo registro de assaltos.

Com as imagens e até o nome do acusado, colhido através de um perfil nas redes sociais, os policiais identificaram o homem e o localizaram por volta dás 20h de ontem num bar na Rua Bela Vista (Morro da Caviana), Santo Agostinho.

Ao ser levado para a sede policial, o homem foi reconhecido pelas vitimas e enquadrado pelos crimes e ficou preso. 

A PM ainda informou que o homem usou de uma arma de fogo (revolver/pistola) para intimidar as vitimas. Com ele foram encontrados cartões de crédito e débito do casal assaltado no comercio e o dinheiro do caixa.

Apesar das 140 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, número de mortos em Volta Redonda chega a casa de mil

Município segue como uma das que mais vacinaram no Estado do Rio; 37,8 mil pessoas já cumpriram imunização com duas doses

Volta Redonda ultrapassou a marca a marca de 140 mil doses aplicadas contra a Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que a cidade já aplicou 141.209 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Esse balanço foi enviado ao Ministério da Saúde e o município segue como um dos que mais vacinaram moradores no Estado do Rio de Janeiro.

Desse montante, 103.331 primeiras doses foram aplicadas, o equivalente a 36,7% da população da cidade, estimada em 273.988. As segundas doses somam 37.878 aplicações feitas. Ou seja, o município chegará em breve a marca de 40 mil pessoas vacinadas que completaram o ciclo de imunização. Nesta semana, Volta Redonda ampliou a vacinação para população em geral, seguindo a ordem decrescente de idade.

Na última sexta-feira, dia 11, a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, anunciou que o município priorizaria a vacinação por idade aderindo ao Calendário Único de Vacinação do Governo do Estado.  A previsão, segundo a secretaria, é que até julho pessoas com 45 anos sem comorbidades sejam vacinadas junto com ao último grupo a ser priorizado conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, que será o de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Isso, no entanto, depende sempre da chegada regular de novas doses das vacinas.

Com a chegada de novas remessas de doses, o Calendário Único de Vacinação prevê ainda a imunização de pessoas de 44 a 35 anos – em agosto; população em geral de 34 a 25 anos – vacinação prevista para setembro; população em geral de 24 a 18 anos – vacinação prevista para outubro.

Queda no número de internações

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda, houve uma significativa redução nos índices de internação em decorrência da doença, tanto na ocupação de UTI quanto de clínica médica, na rede pública municipal. Essa queda também foi constatada nos índices de internação na rede privada, o monitoramento da ocupação de leitos é feito pela Vigilância em Saúde de Volta Redonda com a divulgação diária dos boletins da Covid-19.

Segundo a Vigilância em Saúde, a taxa de ocupação em UTI está abaixo dos 50% na rede pública desde o fim de maio. Na rede particular, a taxa registra menos de 40% de ocupação. Devido aos números em redução das ocupações hospitalares, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reclassificou a região do Médio Paraíba em baixo risco (amarelo) no Mapa de Risco da Covid-19. No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social.

“Entretanto, mesmo com os índices em queda as medidas de prevenção precisam ser mantidas entre a população como o uso de máscara, mesmo nas pessoas já vacinadas, a higienização constante das mãos com álcool 70% (líquido ou gel) e com água e sabão, evitando também as aglomerações”, alerta o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos.

Redução no índice de positividade nos exames de RT-PCR

A Secretaria Municipal de Saúde também constatou uma redução no índice de positividade nos exames de RT-PCR (swab), que também fazem o diagnóstico da doença, na rede pública municipal. Dados desta terça-feira, dia 15, apontam o índice de 24%, em relação aos diagnósticos positivos. Segundo o coordenador da Vigilância, Carlos Vasconcellos, há meses a cidade registrava índice de 40% em torno de resultados positivos para a Covid-19.

Os testes de antígeno (swab) que têm o resultado mais rápido também apresentam queda da positividade dos diagnósticos. Anteriormente a positividade era de 16,7% e atualmente é de 11,2%. As analises comparam a semana epidemiológica (Semana 22 – 30/05/2021 A 05/06/2021 e a Semana 23 – 06/06/2021 A 12/06/2021).

Número de mortos

Na cidade foram registrados até o ultimo dia 12 de junho e divulgado nesta quarta-feira, dia 16, o numero de 1.001 mortes por decorrência da Covid-19.

Mais de 6,5 mil toneladas de entulho são retirados das ruas em três semanas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda segue realizando a limpeza de ruas, terrenos e áreas públicas. Neste mês, o serviço alcançou a marca de 28.160 mil toneladas de entulho recolhidas. O que chama atenção é que em apenas três semanas de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura retiraram de vias públicas 6,6 mil toneladas de resíduos, chamando atenção o desrespeito às normas de convivência coletiva e ao meio ambiente por parte da população.

O subsecretário de Serviços Públicos, Edson Carrá, disse que é comum que a limpeza seja feita pela prefeitura e alguns dias após o serviço, aquele mesmo local seja alvo de descarte irregular de entulhos e lixo, dificultando o trabalho do Poder Público.

“É comum, depois de dois, três dias, já ter entulho e lixo novamente no mesmo lugar que limpamos. Às vezes é resto de obra, móveis. É uma falta de respeito, infelizmente. Nós iremos limpar, mas a população tem que colaborar, porque quem perde é o próprio município”, lamentou Carrá.

E a retirada de entulhos acaba onera os cofres públicos, já que se gasta com o combustível para os caminhões usados no serviço, com a mão de obra e, às vezes, é necessário que as equipes façam várias viagens para concluir a limpeza. Desde o início do ano foram 3.520.

“Por isso pedimos que os moradores sejam conscientes e não joguem lixo e nem entulho em locais inadequados. Precisamos da colaboração de todos para manter nossa cidade limpa”, afirmou o subsecretário de Serviços Públicos.

Descarte irregular em área de preservação
Nesta semana, uma ação integrada entre a Polícia Civil, Guarda Municipal e Secretaria do Meio Ambiente de Volta Redonda flagrou um descarte irregular de entulho em uma área ambiental de preservação permanente no bairro Belo Horizonte.

Os fiscais ainda não conseguiram mensurar a quantidade de entulho despejado de forma irregular no local. No entanto, os funcionários da SMMA disseram que o lugar foi praticamente aterrado devido à grande quantidade de resíduos.

Os donos dos quatro caminhões que transportavam o material foram multados e o proprietário da área, que não foi localizado, será autuado por crime ambiental.

Homem é preso por agressão a ex-companheira em Barra do Piraí

Um homem foi preso na tarde desta quarta-feira (16) após ser denunciado de agressão a ex-companheira em Barra do Piraí. O caso aconteceu no bairro São João, a mulher acionou policiais militares durante patrulhamento no centro.

Os agentes conduziram a mulher até 88ª DP para registrar a ocorrência. Em sede policial foi constatado haver uma medida protetiva a favor da vitima.

O delegado de plantão determinou busca e prisão do suspeito em ação conjunta dos policiais civis e militares.

A vtima foi levada ao Posto Regional de Policia Técnica e Científica de Volta Redonda para exame de corpo delito.

O homem foi enquadrado na Lei 11.340/06 ( Lei Maria da Penha) e permaneceu preso. Contra ele já haviam registros pelo mesmo crime.

Unidade Báscia de Saúde da Família do Santa Cruz volta a ser alvo de reclamação

O Portal de Noticias de Rádio Acesa recebeu uma contra a Unidade de Saúde da Família do Santa Cruz. Colaboradores relatam que desde a unificação do UBSF com a Sala de Estabilização vem gerando transtorno não só a quem trabalha na unidade, mas como aos usuários.
 
Ainda de acordo com a informação, a unidade segue em obras e o banheiro que seria de uso dos funcionários está aberto ao publico, não há coordenador de enfermagem. 
 
Os profissionais que trabalham na emergência estão tendo que cobrir funções de profissionais que trabalham no posto de saúde, sendo que este teria os seus próprios técnicos.
 
Nos plantões noturno não há segurança e nem profissional que faça a função da recepção, os dois últimos que cumpriam a função se desligaram e até agora as vagas não foram ocupadas.
 
Há informações de que profissionais (técnicos) estão sendo obrigados a exercer as funções que estão em vago, sendo na recepção como no serviços gerais e até na segurança.
 
O atendimento médico a noite está tendo apenas 3 dias na semana, segunda-feira, terça-feira, quinta-feira. 
 
A gerente do distrito que foi trocada este mês até agora não se apresentou a unidade, segundo relatos de funcionários.

Justiça condena município do Rio a pagar tratamento a sobrevivente do ataque à escola em Realengo

Ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro foi condenada a arcar o início do tratamento psiquiátrico com uso de medicação contínua a um sobrevivente do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. Há 10 anos, em 7 de abril de 2011, um ex-aluno invadiu a escola e efetuou disparos de arma que causaram a morte de 12 estudantes, ferimentos em outros, e, em seguida, se suicidou. A tragédia ficou conhecida como o “Massacre de Realengo”.   

Desde a ocorrência da tragédia, o jovem sobrevivente tem sofrido com seqüelas graves, que também afetaram seus pais. De acordo com laudo pericial, o ex-aluno tornou-se um adulto de 23 anos, recluso em casa, sem amigos, além de incapacitado para o trabalho.  

Na ação movida pelo jovem contra o município, o juízo da 4ª Vara de Fazenda Pública já havia determinado o tratamento psiquiátrico. Fixou também em R$ 30 mil a indenização por danos a ser paga ao ex-estudante e R$ 10 mil para cada um dos pais. A defesa requereu em segunda instância a antecipação da tutela para o tratamento e majoração dos valores da indenização   

Além da concessão do pedido para o tratamento imediato, a 13ª Câmara Cível determinou que a assistência fosse estendida aos pais do jovem. Na decisão, foi fixado o valor de R$ 30 mil de indenização para o ex-aluno e a majoração também para R$ 30 mil a cada um dos seus pais. Os valores deverão ser corrigidos monetariamente.   

De acordo com o relator do processo, desembargador Fernando Fernandy Fernandes ficou configurada falha do município na vigilância da escola:  

“Desse modo, restou evidente a falha do Município réu no dever específico de vigilância e fiscalização das dependências do colégio municipal, eis que não foi impedido que o atirador ingressasse armado na instituição de ensino e ceifasse a vida de crianças/adolescentes inocentes, gerando transtornos psicológicos para os que foram mantidos reféns e presenciaram o assassinato de seus colegas, danos psíquicos que também se refletem nos parentes próximos desses alunos. Sendo assim, restou configurada a responsabilidade do ente estatal por omissão, devendo o quantum indenizatório ser adequado ao caso concreto, eis que o valor arbitrado pelo Juízo a quo, em relação aos genitores, está aquém do dano efetivamente sofrido,  dada a extrema gravidade do episódio e das consequências advindas da exposição do primeiro autor a risco, o que, inequivocamente, atingiu seus pais, causando-lhes dor, frustração e sofrimento” – concluiu o desembargador.

Mercadorias sem nota fiscal são apreendidas na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um Nissan/Versa foi flagrado no inicio da noite desta quarta-feira (16) transportando mercadorias sem nota fiscal na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

A PRF informou que por volta dás 18h30, no km 318 da BR-116, altura do pedágio de Itatiaia, durante fiscalização relativa à Operação Divisas abordou um homem de 32 anos que conduzia um veiculo com produtos eletrônicos. Durante a averiguação foi constado que não foi apresentado notas fiscais.

Diversas caixas de som da marca JBL de diversos modelos foram encontradas no porta-malas do veículo.
 
Ainda de acordo com a PRF, o condutor informou que havia adquirido as caixas de som na Rua 25 Março, em São Paulo e que as revenderia no Rio de Janeiro.
 
A ocorrência foi encaminhada ao Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi e apresentados a um Auditor Fiscal para que fossem tomadas as medidas cabíveis de ordem tributária pelo órgão responsável.

As mercadorias foram avaliadas em R$ 35.000,00, no total.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Polícia Civil apreende arma utilizada em homicídio em Valença

Policiais da 91ª DP (Valença) apreenderam, nesta terça-feira (15/06), uma arma que foi utilizada em um homicídio no bairro Varginha. NO local também foi apreendida uma quantidade de cocaína.

Agentes chegaram até a arma após a prisão em flagrante dos acusados de homicídio e tráfico de drogas na região. A polícia chegou a conclusão que o crime foi cometido devido ao tráfico de drogas. As investigações continuam para combater o tráfico no bairro Varginha, em Valença.

Preso homem acusado de tráfico em Valença

Policiais da 91ª DP (Valença) prenderam, nesta quarta-feira (16), um homem que tinha contra si um mandado de prisão por tráfico de drogas. Ele foi capturado por agentes no bairro de Varginha, onde era traficante.

Agentes chegaram até os criminosos durante investigação e combate ao tráfico local. Dois traficantes foram identificados. Um deles já havia sido preso em maio pela delegacia.

O criminoso preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Preso homem acusado de matar colega após discussão em Sapucaia

Equipe da 109ª DP (Sapucaia) prendeu, nesta terça-feira (15), um homem que havia acabado de matar a facadas um outro homem depois de uma discussão . O crime ocorreu na Rua Joaquim Gonçalves Corguinha, no distrito de Vila do Pião, daquela Cidade.

Após diligências preliminares e analise de câmeras de monitoramento existentes próximo ao local do crime, os agentes concluíram que o autor era o principal suspeito, visto que a vitima, residia junto com ele e foi encontrada morta dentro da residência. Em depoimento, o acusado apresentou muitas contradições.

Durante interrogatório na sede policial, o acusado acabou confessando o crime e descreveu que desferiu vários golpes de facas na cabeça da vítima. Ele foi encaminhado para o presidio.

Lotérica é assaltada em distrito de Califórnia, em Barra do Piraí

Uma lotérica foi assaltada no final da tarde desta terça-feira (15) em Barra do Pirai. O caso aconteceu no bairro de Fátima, em distrito de Califórnia.

A PM informou que policiais que faziam patrulhamento na localidade foram acionados para a ocorrência e ouviram de funcionários que o estabelecimento foi invadido por homens armados, eles rendidos e o roubo consumado.

Ainda de acordo com as informações, os criminosos fugiram. Os agentes fizeram buscas na região, mas não conseguiu localizar os suspeitos.

A quantidade em dinheiro levada não foi divulgado. A ocorrência foi encaminhada a 88ª DP de Barra do Piraí.

Guarda Municipal vai intensificar atuação na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

Comandante da corporação se reuniu com associação de moradores e planejou intervenções em praças do bairro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), João Batista dos Reis, se reuniu nesta semana com representantes da Associação de Moradores da Vila Santa Cecília. O objetivo do encontro foi ouvir algumas demandas por melhorias no bairro, principalmente em relação à segurança.

A presidente da associação, Quênia Fernanda Braga Esteves, afirmou que ocorre vandalismo, depredação do patrimônio público nas praças do bairro, geralmente na parte da noite.

“A Guarda Municipal foi muito solícita e vai fazer o patrulhamento nas praças e vias do bairro”, disse a presidente da associação de moradores.

Durante a reunião, o comandante da Guarda Municipal ouviu também que na Praça Japão e no local conhecido como Jardim dos Inocentes tem ocorrido reuniões de grupos, a maioria de jovens, que utilizam esses espaços para consumir bebida alcoólica e drogas, além de importunar pessoas que transitam nesses locais.

“Vamos intensificar as rondas em busca de deixar o local mais ordeiro, deixar o poder público mais presente, restabelecendo a parceria com a comunidade”, afirmou João Batista.

Ainda de acordo com o comandante, as secretarias de Infraestrutura (SMI) e de Ação Comunitária (Smac) serão envolvidas para ações no bairro, como melhoria na iluminação, nas condições dos gramados, além do cuidado com a população em situação de rua.