Rádio Acesa FM VR: 2019-09-15

sábado, 21 de setembro de 2019

Trio é detido por suspeita de tráfico de drogas na Vila Independência em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem de 25 e uma mulher de 23 anos foram presos e um adolescente de 17 anos foi apreendido por suspeita de tráfico de de rogas no bairro Vila Independência, em Barra Mansa, RJ. De acordo com a PM, os suspeitos fugiram do local com ao avistarem a viatura da polícia, na tarde desta sexta-feira (20).

Uma mochila foi encontrada com quatro base carregadoras de rádio comunicador, dois rádios, 20 dolas de maconha, material para endolar as drogas e quatro pinos de cocaína.

O homem e o menor foram localizados próximo a uma padaria, após revista nada de ilícito foi encontrado, porém, na casa do homem os policiais encontraram o material ilícito que estavam na mochila.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa, onde foi registrada.

#O TEMPO E A TEMPERATURA: Névoa seca pode chegar a locais do Sudeste neste sábado (21)

Neste sábado (21), o tempo ficará nublado a encoberto com chuva esparsa no sul e leste do estado de São Paulo. Possibilidade de chuvas isoladas nas demais áreas. O céu fica parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, a previsão é de tempo claro a parcialmente nublado, podendo passar a nublado com pancadas de chuva e trovoadas nas regiões sul e Zona da Mata. Céu parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Demais locais do estado, céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. No Espírito Santo, tempo parcialmente nublado a nublado.

A mínima prevista para a região é de 12°C. A máxima chega a 37°C. A umidade fica entre 15% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

Previsão do tempo Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2019 - Estação: Inverno

Volta Redonda – RJ — Sábado de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura 20ºC - 31ºC -  chuva: 5mm 90%



Domingo, 22 de setembro de 2019 de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva. Noite chuvosa. Temperatura: 18ºC 24ºC - chuva: 15mm 86%



Sábado – Chuva esparsa no sul e leste de São Paulo. Parcialmente nublado a nublado passando a encoberto com chuva isolada no Rio de Janeiro. Claro a parcialmente nublado passando a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul e Zona da Mata de Minas Gerais. Possíveis chuvas isoladas nas demais áreas de São Paulo. Demais áreas da região, parcialmente nublado. Névoa seca em Minas Gerais.

Domingo – Chuva no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sul e Zona da Mata de Minas Gerais. Chuvas isoladas no centro e nordeste de São Paulo e no Espirito Santo. Possíveis chuvas isoladas nas demais áreas de São Paulo e na metropolitana de Minas Gerais. Demais áreas da região, parcialmente nublado com névoa seca.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Carro pega fogo na noite desta sexta no bairro Estamparia, em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um carro pegou fogo na noite desta sexta-feira (20) na Rua Doutor Francisco Vilela de Andrade Neto, no bairro Estamparia, em Barra Mansa, RJ. O veiculo ficou totalmente destruído.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. A via foi interditada e o fluxo segue com desvio.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Até o fechamento da reportagem não havia informações de feridos e nem as causas do incêndio.

Ônibus fica destruído após pegar fogo no bairro Conforto, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um ônibus da Viação Sul fluminense pegou fogo no final da tarde desta sexta-feira (20) na Via Sérgio Braga, na altura do bairro Conforto, em Volta Redonda, RJ, As chamas partiram da área do motor e tomou o veiculo não sobrando nada.

A via sentido Barra Mansa ficou interditada  por mais de 60 minutos. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas, que chegaram a mais de 3 metros de altura. Logo após a via foi liberada parcialmente, por volta das 17 horas.


Os passageiros, motorista e cobrador conseguiram sair em tempo. As causas do fogo ainda são desconhecidas.

Confronto termina com um suspeito morto, um menor ferido, um preso e um PM ferido, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma ação da PM na tarde desta sexta-feira (20) com apoio do Serviço Reservado e equipes do GAT I e II terminou com um suspeito morto, um ferido, um preso ileso e um policial ferido. O caso aconteceu no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no Ingá I e II, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, RJ.

De acordo com a Polícia Militar, o confronto foi durante as buscas por homens armados e que estariam envolvidos com tráfico de drogas. No local os agentes depararam com seis suspeitos fugindo por uma área de mata, e logo depois pularam o muro do CIEP 293.

Os policiais partiram atrás dos suspeitos que atiraram, houve revide para conter a agressão dos criminosos. Durante os disparos o agente Marcelo Rangel foi atingido por três disparos: um na perna, no braço e no rosto de raspão. Ele foi socorrido e levado para o Hospital São João Batista, onde passou por uma cirurgia. O agente perdeu uma visão.


O suspeito baleado, identificado como Cleiton Nei Ribeiro Mendes morreu a caminho do hospital. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com ele foi apreendido uma pistola e um carregador calibre 40 que usou para atirar contra o policial.

Um menor também foi baleado, com ele foi apreendido uma pistola, um carregador calibre 40 e um rádio comunicador. Ele foi socorrido e levado também para o Hospital São João Batista, mas não corre o risco de morte. De acordo com a PM, ele é o principal suspeito de matar uma cerimonialista.

Um terceiro homem, identificado como Leonardo Rodrigues Moreira, foi preso sem ferimentos. Com ele foi apreendido uma pistola nove milímetros e dois carregadores do mesmo calibre. Ainda no local foram apreendidos duas pistolas, uma calibre 40 e uma 9 milímetros com registro da Policia Militar.

www.radiocesafm.blogspot.com.br
O material foi apreendido e a ocorrência encaminhada para 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

Dupla de Nova Iguaçu, suspeita de pertencer milícia, é presa em Rio Claro (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da Polícia Civil
Policiais da 58ª Delegacia de Policia Civil de Nova Iguaçu prenderam nesta quinta-feira (19) dois homens acusados de pertencer a uma milícia que se escondia em Rio Claro, Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, João Teixeira dos Passos, conhecido como "Jota", e Ednílson Jesus da Silva, o "Baiano", estavam vivendo no distrito de Lídice para fugir da Justiça e tentar expandir a atuação da milícia para o interior do Estado.

Jota é apontado como chefe da organização criminosa que age nos bairros da Grama, Figueiras, Miguel Couto e Vila de Cava, enquanto Baiano seria o segurança dele.

O grupo paramilitar, conhecido como "Milícia da Grama", é acusado de explorar pontos de mototáxis, venda de botijões de gás, exploração de TV a cabo pirata, cestas básicas e extorsões, além de ser apontado como mandante de vários assassinatos cometidos na cidade, com apoio de Baiano.

"Jota e a 'Milícia da Grama' são conhecidos pela crueldade na prática de seus crimes, praticando-os, muitas das vezes a luz do dia, demonstrando total desprezo aos órgãos de repressão de crimes e ao estado democrático de direito", informou a 58ª DP.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da Polícia Civil
A prisão foi em cumprimento de mandados de prisão abertos pelos crimes de constituição de milícia, homicídio e extorsão qualificada. A Polícia Civil vai continuar as investigações para desarticular a milícia.

BM: Filhos em disputa judicial são apreendidos com o pai em carro na Dutra

Duas crianças, de 9 e 12 anos, foram apreendidas na tarde desta quinta-feira (19) na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. As crianças e alvo de disputa judicial após a mãe pedir a guarda dos filhos.

Os menores seguiam com o pai de carona em um Renault Oroch, com placa de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O veiculo era conduzido por uma mulher.

O caso foi encaminhado para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa e o Conselho Tutelar foi acionado para cumprimento da ordem da justiça.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, que flagrou o caso, as crianças foram entregues aos avós até que a situação seja resolvida.

Idoso é detido por suspeita de atear fogo em lixo próximo ao prédio da prefeitura de Volta Redonda

Um idoso de 65 anos foi preso por suspeita de provocar um incêndio em lixo da prefeitura próximo ao prédio do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, RJ. O fogo atingiu parte do ar condicionado na parte externa do prédio.

Uma equipe da Guarda Municipal foi acionada, mas não encontrou o suspeito nas proximidades do local do crime. Ele foi localizado tempo depois no bairro Voldac.

O fogo foi contido por dois funcionários do posto de combustível próximo ao local.

Carlos Lisboa de Paula foi conduzido para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda para o registro da ocorrência.

Menor e jovem são flagrados com maconha no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante, e um menor de 14 anos, foi apreendido com drogas na Rua Raimundo Diogo, no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, RJ. A ocorrência aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 19, após uma denuncia anônima.

Com o menor foi encontrado R$ 180,00 em espécie, que segundo os policiais militares, ele teria confessado que a quantia era referente à droga vendida. Já com o jovem foi apreendido R$ 35,00 em espécie. Ele seria usuário.

O menor ainda levou os policiais até o local onde o restante das drogas estava escondido. Foi encontrada uma sacola com 30 pinos de cocaína, seis pedaços de maconha e 10 trouxinhas da mesma droga.

Ao todo foram apreendidos 17,4 gramas de cocaína e 188,4 gramas de maconha.

Os suspeitos foram conduzidos para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

Homem e mulher são detidos por suspeita de tráfico de drogas no centro de Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Após apurar a ação de uma mulher e um homem, na Rua Cristiano Reis Meireles Filho, no centro de Barra Mansa, RJ, onde havia suspeita de tráfico de drogas, os policiais puderam deter os dois quando vários suspeitos iam até local, supostamente pegar droga.

Ao serem abordados, Sanclério dos Santos Silva, de 30 anos, e Maria Eduarda Santos Soares, de 18 anos que confessou que teria engolido uma trouxa de maconha ao perceber a presença dos policiais. Com ela foi encontrado uma quantia de R$ 12,00 em espécie.

Já o ponto de onde eles saíram, na linha férrea, foi encontrado 57 trouxas de maconha. Foi dada a voz de prisão aos dois que logo após foram conduzidos para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

Jovem é detido com drogas no centro de Valença (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem foi preso com droga no centro de Valença no final da manhã desta quinta-feira (19). Ele foi flagrado com 15 trouxinhas de maconha — 70 gramas, e R$ 155,00 em espécie, na Rua Geraldo Lima Bastos.

De acordo com a PM, uma denúncia anônima levou os policiais até o suspeito que vestia calça jeans e blusa de moletom. Ao ser abordado o suspeito jogou a bolsa com o material entorpecente no quintal do vizinho.

O caso foi encaminhado pra a 91ª DP — Delegacia de Polícia de Valença, onde ficou preso.

Casa é destruída por incêndio em Rio das Flores (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um incêndio destruiu a residência na noite desta quinta-feira (19) no bairro Taboas, em Rio das Flores. O fogo destruiu todos móveis da casa que fica na Rua Augusto de Almeida Nunes.

A moradora e o filho não estavam no local na hora do incidente. Ela trabalha fora e o fica com alguém até a chegada dela.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou o fogo que atingiu parte da rede elétrica que passa em frente à casa atingida, houve curto circuito e uma equipe da concessionária que fornece a energia foi acionada para interromper o fornecimento.


No quintal havia animais que até as últimas informações se salvaram, apenas um gato ficou parcialmente queimado.

De acordo com informações da própria moradora que sempre desligas os equipamentos eletrônicos quando sai de casa.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

BM: Carreta com carga de bebida é retida com nota fiscal irregular, em Amparo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Uma carreta foi retida por transportar um carga de bebida com nota irregular, na Estrada Nossa Senhora do Amparo, em Amparo, distrito de Barra Mansa, no Sul Fluminense. Os policiais constataram que a nota do produto estava vencida e não constava no sistema da receita.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
O caso foi encaminhado para o posto fiscal em Itatiaia, onde os ficais confirmaram a irregularidade. O veiculo e o condutor foram conduzido ao posto para ser aplicado o auto de infração.

Uruguaio é preso ameaçando pessoas na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (19), na Rua 14, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ. Ele estava no Edifício Cecisa I ameaçando pessoas com um facão.

Ao ser detido, o suspeito foi identificado como Alfredo La Paz Paezobs, de 37 anos, uruguaio que vive na rua. Na bicicleta dele os policiais encontraram quatro facas e uma corrente com cadeado, que foram apreendidos.

Alfredo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal, no bairro Aterrado, onde ficou constatado que ele estava ilegalmente no país.

Na 93ª DP — Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda foi enquadrado ameaça.Alfredo pode ser extraditado para o país de origem.

'Douguinha' é preso no Jardim Normandia, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Uma operação de inteligência prendeu um suspeito de chefiar o tráfico de drogas no bairro Jardim Normandia, em Volta Redonda RJ. Wellington Douglas foi flagrado na Rua Silva Ramos na manhã desta quinta-feira, dia 19.

No local em que o suspeito foi preso os policiais encontraram um vasto material que seria usado pelo trafico de drogas. Equipes do GAT I e II foram direcionadas e conduziram o detido e o material para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta.

Ao todo foram apreendidos: uma pistola Glock G 19, calibre 9 milímetros e 42 munições do mesmo calibre, dois carregadores, 60 munições calibre 38, três celulares, 49 munições calibre 40, uma balança de precisão e aproximadamente 500 pinos vazios.

Ainda em buscas por drogas os agentes encontraram R$ 286,00 em espécie, referidos à venda de drogas, um cigarro de maconha e uma trouxinha de maconha.

Ainda de acordo com as informações dos policiais, "Douguinha" é filho do suspeito de chefiar o tráfico de drogas no bairro Santa Inês, em Barra Mansa.

Suspeito de participar da morte de sargento é morto em confronto com a PM em Resende (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem, identificado apenas como "Maranhão", foi morto em confronto com policiais militares, em Resende, RJ. A operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR116), próximo ao Posto Floresta.

De acordo com os policiais que participaram da ação, "Maranhão" tentou atirar contra os agentes usando uma pistola. Ele foi atingido no peito e morreu no local.


Após perícia, o corpo será removido ao IML de Resende.

O 37º Batalhão de Polícia em Resende, informou que Maranhão é um dos suspeitos de atirar contra o policial militar e segundo Sargento 2º Sargento Alexandre Balbino Silva, de 44 aos. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (18), em um ataque criminoso na Rodovia Presidente Dutra, altura do km 305, em Resende.

O Sargento foi atingido e socorrido a um hospital particular da cidade, porém não resistiu aos ferimentos. O corpo do militar foi sepultado no final da tarde do mesmo dia de sua morte no cemitério Portal da Saudade, no bairro Jardim Belvedere, em Volta Redonda.

Homem é assassinado no bairro Cidade Alegria em Resende (RJ)

Um homem identificado com Matheus Theodoro Graciani, foi morto na manhã desta quinta-feira (19) no bairro Cidade Alegria, em Resende, no Sul Fluminense. De acordo com as primeiras informações, ele foi alvejado por um homem não identificado, que fugiu.

Apesar de ferido, a vitima foi socorrida e levada para o Hospital de Emergência, mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia segue em buscas do autor, as circunstâncias do crime e motivação estão sendo investigadas.

Ainda de acordo com as primeiras informações da PM, Matheus tem duas passagens pela policia por associação aos trafico de drogas e outra por porte de arma de fogo.

Homem foge da PM, mas é preso logo depois no bairro São Lucas, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (18) por suspeita de tráfico de drogas no bairro São Lucas, em Volta Redonda, RJ. Polícia militares em buscas de suspeitos de tráfico de drogas, no "Borelzinho", se deparou com dois suspeitos que fugiram ao avistar a viatura da PM.

De acordo com os policiais, os suspeitos deixaram pelo caminho uma sacola (bolsa) com 20 pinos de cocaína e um rádio transmissor.

Ainda em buscas pelos suspeitos, um deles foi localizado, Jonathan dos Santos Silva, de 28 anos, foi preso e conduzido para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

Homem é preso com arma, munições e drogas no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um suspeito de tráfico de drogas foi preso na manhã desta quinta-feira (19) com uma pistola, munições e drogas na Rua I, no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Ao todo foram apreendidos uma pistola, um carregador e 12 munições calibre 380. Ainda no local foram encontrados 48 sacolés de cocaína, nove frascos de loló, R$ 35,00 em espécie e um rádio comunicador.

Foi necessário algemar o suspeito para que pudesse ser apresentado com segurança na 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde foi entregue o material e realizada a ocorrência.

Caminhões se envolvem em acidente na Dutra, e após vazamento de produto químico, via fica interditada

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF
Dois caminhões se envolveram em acidente no início da noite desta quarta-feira (18) na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Com a colisão traseira, houve vazamento de produto químico perigoso e a rodovia ficou parcialmente interditada.

O acidente aconteceu por volta dás 19h30 no km 270 da BR-116. Além do vazamento de Hidróxido de potássio, o motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi socorrido na Santa Casa de Barra Mansa.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF
O produto de alto risco, corrosivo e tóxico, a pista foi totalmente interditada. A pista auxiliar, para onde escorreu a maior parte do produto, ficou parcialmente interditada e o trânsito fluiu pela faixa esquerda, causando lentidão no fluxo de veículos.


A Polícia Rodoviária Federal informou que no final da noite a pista foi liberada, após os trabalhos  do Corpo de Bombeiros e o INEA.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF

Foragido da Justiça é preso no bairro Ilha Parque, em Volta Redonda (RJ)

José Jorge de Paiva, de 42 anos, foi preso em atitude suspeita, na Rua Beira Rio, no bairro Ilha Parque, em Volta Redonda, RJ. Durante averiguação na 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda foi constatado que contra suspeito havia um mandado aberto por pensão alimentícia.

De acordo com os policiais que participaram da prisão, o homem não resistiu a prisão. Ele foi conduzido à cadeia da cidade, no bairro Roma.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Gasolina sobe em 17 Estados, diz ANP; valor médio avança 0,28%

Os preços médios do etanol continuam vantajosos ante os da gasolina em cinco Estados brasileiros
O valor médio da gasolina vendido nos postos subiu em 17 Estados brasileiros na semana passada, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Houve queda em oito Estados e estabilidade no Distrito Federal e em Mato Grosso.

Na média nacional, o preço médio avançou 0,28% na semana sobre a anterior, de R$ 4,298 para R$ 4,310.

Em São Paulo, maior consumidor do País e com mais postos pesquisados, o litro da gasolina subiu 0,17%, de R$ 4,073 para R$ 4,080, em média.

No Rio de Janeiro, o combustível avançou 0,48%, de R$ 4,766 para R$ 4,789, em média.

Em Minas Gerais, alta no preço médio da gasolina foi de 0,09%, de R$ 4,552 para R$ 4,556 o litro.

Etanol

Os preços médios do etanol continuaram vantajosos ante os da gasolina em cinco Estados brasileiros na semana passada - Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná - todos grandes produtores do biocombustível. O levantamento considera que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.

Em Mato Grosso, o hidratado é vendido, em média, por 60,56% do preço da gasolina, em Goiás a 64,69% e em Minas Gerais a 62,47%.

Em São Paulo a paridade ficou em 64,36% e no Paraná em 68,93%.

Na média dos postos pesquisados no País, a paridade é de 65,96% entre os preços médios de etanol e gasolina, também favorável ao biocombustível.

A gasolina segue mais vantajosa em Roraima, com a paridade de 93,52% para o preço do etanol.

Estudo revela que 35% das mortes no trânsito são por atropelamento

Segundo Dossiê Trânsito 2019, por dia seis pessoas morreram no estado vítimas de acidentes de trânsito

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Instituto de Segurança Pública (ISP), em parceria com a Coordenadoria de Estatística e Acidentologia do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ), divulga hoje, 18 de setembro, a terceira edição do Dossiê Trânsito. O trabalho apresenta informações sobre acidentes fatais e não fatais, infrações no trânsito, perfil dos condutores e infratores, além das alterações na legislação que visaram à redução de acidentes e à preservação da vida.


Acidentes de trânsito


Em 2018, 1.957 pessoas morreram e 27.520 se lesionaram em acidentes de trânsito no estado, ou seja, em média, 81 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito por dia. O ano de 2018 registrou cerca de 11 vítimas fatais para cada 100 mil habitantes, mantendo-se estável nos últimos três anos. Quando observamos os dados de vítimas fatais por região do estado, o Interior apresentou a maior taxa por 100 mil habitantes: foram 14,1 mortes por 100 mil habitantes.

Ao analisar as causas das mortes no trânsito, o Dossiê mostra que mais de um terço das mortes no trânsito (35,2%) foram provocadas por atropelamento e 24,7% por colisão de veículos. Quanto ao perfil, 44,7% das vítimas fatais de atropelamento tinham mais de 60 anos e 37,3% das vítimas fatais por colisão de veículos tinham entre 18 e 29 anos.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em relação às vítimas não fatais, o ano de 2018 apresentou a segunda menor taxa de toda a série histórica: 161,6 vítimas lesionadas por 100 mil habitantes. Entre as regiões do estado, a Grande Niterói (Niterói, Maricá e São Gonçalo) apresentou a maior taxa de vítimas: 206,5 por 100 mil habitantes. Nos acidentes com vítimas não fatais, 23% foram motivados por causa de batida de veículos e 11% por atropelamentos. Ao analisar o perfil dos acidentes de trânsito, 26,6% das vítimas não fatais de atropelamento tinham entre 30 e 45 anos e 37,7% das vítimas de lesões corporais por colisão de veículos tinham entre 30 e 45 anos.


Infrações de trânsito


De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Acidentologia do Detran.RJ, no ano passado, o estado do Rio de Janeiro registrou 4.822.305 infrações de trânsito. Metade dessas infrações foram por excesso de velocidade. A capital é a região do estado com a maior proporção de infrações (60,6%), seguida do Interior (22,3%).

Ao analisar o perfil dos infratores de trânsito, vemos que 59,6% são do sexo masculino e 22,1% do sexo feminino. A faixa etária de 31 a 40 anos foi a que apresentou o maior número de infratores no ano passado, representando 21,1% das autorias, seguida da faixa de 41 a 50 anos, com 18,9% das infrações cometidas.


Operação Lei Seca: dez anos de vida


Em homenagem aos dez anos de existência da Operação Lei Seca, esta edição apresenta um panorama dos dados referentes às ações da operação entre os anos de 2009 e 2018. Por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais (SEGOV), a Secretaria de Estado de Casa Civil e Governança e o Detran.RJ, o Governo do Estado do Rio de Janeiro articulou uma política pública, de caráter permanente, cujo objetivo principal é reduzir os acidentes de trânsito no estado, além de advertir a população sobre os perigos da condução de veículos sob efeitos do álcool, promovendo ações de conscientização em locais de grande concentração de público e blitz em vias públicas.

Após a implementação da Operação Lei Seca em 2009, o número de ações cresceu a cada ano, sendo 2015 aquele em que elas mais ocorreram (2.984 operações). Nos anos de 2015 e 2016 foram registradas as menores taxas de acidentes fatais no estado e os índices de acidentes não fatais tiveram quedas expressivas. Apesar da redução no número de operações ocorridas nos últimos três anos, o número de condutores abordados por operação se manteve estável nesse período – apenas em 2018, 328.738 condutores foram abordados, ou seja, a Operação Lei Seca abordou cerca de 901 condutores por dia em 2018. Destes condutores, 14.147 foram flagrados pela operação com sinais de alcoolemia e aproximadamente 80% dos condutores flagrados se recusaram a realizar o teste do etilômetro.


Outros olhares



Na seção “Outros olhares” do Dossiê Trânsito 2019, o artigo de Nadine Melloni (Instituto de Segurança Pública) analisa as chamadas para o Serviço 190, da Secretaria de Estado de Polícia Militar, relacionadas a acidentes de trânsito. De todas as ligações realizadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro para o 190 em 2018, os acidentes de trânsito com vítima apareceram como o oitavo motivo mais frequente, com aproximadamente 30 mil ligações. Destas ligações, 67,8% geraram despachos de viaturas – ocupando a quinta posição entre os motivos mais recorrentes de despacho. O artigo mostra como a Polícia Militar dedica grande parte de seu tempo e empenho no atendimento a essas ocorrências, que ocupam o primeiro lugar em termos de tempo mediano gasto (115 minutos). Nesse sentido, é importante pensar em como outros órgãos podem colaborar para aumentar a segurança dos cidadãos nas vias, atuando para reduzir o número de ocorrências e, quando possível, tornar o atendimento mais eficiente.

O segundo artigo é uma análise sobre internações e óbitos por acidentes de trânsito segundo dados do Datasus, de Aloísio Geraldo Sabino Lopes, da Secretaria de Estado de Saúde. O artigo mostra que foram registradas, por dia, 27 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) decorrentes de acidentes de trânsito – dessas vítimas, cerca de 96% receberam alta e 4% faleceram no hospital. A maior parte das vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo SUS foi em decorrência de atropelamentos e acidentes de motocicleta. Segundo o artigo, em média, cada internação custou cerca de US$ 426 para os cofres públicos.

As informações divulgadas no Dossiê têm como fontes o banco de dados dos registros de ocorrência da Secretaria de Estado da Polícia Civil, o banco de dados da Coordenadoria de Estatística e Acidentologia do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) e o banco de dados da Operação Lei Seca.

Suspeito é preso após tentar fugir da polícia pelo Rio Paraíba em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem de 25 anos foi preso com droga durante perseguição na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Vila Delgado — Ano Bom, em Barra Mansa, RJ. Ele tentou fugir pelo Rio Paraíba do Sul, mas foi detido. O caso aconteceu no início da tarde desta terça-feira, dia 17.

Com Noel do Nascimento foram encontrados seis sacolés de cocaína - 2,6 gramas e R$ 25,00 em espécie. Ele não resistiu à prisão e foi conduzido para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

Van escolar desgovernada sai da pista na Rodovia dos Metalúrgicos em Volta Redonda (RJ)

www.radiaocesafm.blogspot.com.br
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas em um acidente com uma van escolar no início da tarde desta quarta-feira, dia 18, na Rodovia dos Metalúrgicos, próxima a entrada do bairro Vila Rica e à Rodovia do Contorno, em Volta Redonda.

As vítimas, cinco crianças e a motorista foram socorridas pelas equipes do Corpo e Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e conduzidos para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo. O estado de saúde delas não foi divulgado.

De acordo com as primeiras informações, a condutora teria pedido controle da direção, saído da pista após se chocar com o meio fio.

Policial Militar de Volta Redonda é morto em posto de combustível em Resende (RJ)

Pelo menos três homens invadiram a loja de conveniência do Posto de combustível e Churrascaria Gaúcha, no bairro Paraíso, em Resende, no Sul Fluminense, e mataram o policial militar e segundo Sargento Alexandre Balbino Silva, de 44 anos.

O crime aconteceu por volta das 5 horas da madrugada, no km 304 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), quando o agente abastecia o deu veiculo. Ele estava de folga e foi alvejado por vários tiros. O sargento foi socorrido e levado para o hospital particular da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

O veículo utilizado pelos criminosos, o Honda Civic placa HAT-2622, foi encontrado incendiado às margens rodovia presidente Dutra, próximo ao bairro Fazenda da Barra 3, e removido para a 89ª Delegacia de Polícia (Resende) para ser periciado. - Policiais militares estão realizando buscas atrás de pistas que levem aos autores dos disparos que mataram o sargento Balbino. - O caso será investigado pela Polícia Civil.


Em nota, o 37º BPM em Resende lamentou o atentado contra o 2º SGT Sargento Balbino que era lotado naquele batalhão. Ele estava na Corporação desde 2001. O Policial deixa esposa e um filho. Ainda não temos informações sobre o sepultamento que será realizado no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda.

PM apreende uma grande quantidade de drogas na manhã desta quarta em Rio Claro (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Uma operação da PM terminou com um veiculo abordado na Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga — RJ-155 — e uma grande quantidade de droga apreendida, na manhã desta quarta-feira (18), em Rio Claro, no Sul Fluminense.

De acordo com a PM, a droga estava vindo de Japuíba, em Angra dos Reis, e seria entregue no município de Barra Mansa.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Na operação duas mulheres de 19 e 20 anos foram pressas e conduzidas para a 168ª DP — Delegacia de Polícia de Rio Claro, onde o material (1.660 pinos de cocaína) foram entregues.

Tempo nublado predomina na região Sudeste nesta quarta-feira (18)

O Sudeste tem previsão de céu parcialmente nublado a nublado com chuva isolada no leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, claro a parcialmente nublado com ventos fortes no litoral no Espírito Santo e parcialmente nublado a claro em Minas Gerais. Nas demais áreas, a quarta-feira (18) também será de tempo claro a parcialmente nublado com névoa seca.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET

Explosão e nuvem de fumaça em indústria assusta população de Resende (RJ)

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Uma forte explosão no final da tarde desta terça-feira (17), na indústria química Archroma, assustou moradores da cidade de Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Defesa Civil, houve um descontrole reacional, ocasionando na liberação de gases. O incidente aconteceu na sede da empresa no bairro Manejo e foi controlado ainda à noite.

"A explosão aconteceu no segundo andar, numa posição que é um reator conhecido como B300. Como se fosse uma panela de pressão, para leigo entender. E durante essa dosagem, houve um descontrole reacional, que foi onde aconteceu essa explosão com liberação de gases", explicou o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva.

O órgão informou ainda que o produto não é agressivo à saúde.

"A informação que a equipe de comunicação da empresa nos informou é de que não é tóxico. O produto hexametileno [produto com cheiro que lembra amônia] é inflamável, não tóxico”, acrescentou.


O Corpo de Bombeiros informou que a empresa tem uma brigada de incêndio própria e não chegou a solicitar os agentes.

Moradores informaram que ouviram um barulho muito alto. Eles disseram ainda que sentiram muita dificuldade de respirar, ficaram com os olhos vermelhos e relataram que o cheiro era muito forte.

Homem é ferido pelo cunhado com facão no bairro Vila Americana, em Volta Redonda (RJ)

Uma confusão terminou com um homem ferido na cabeça por facão no final da tarde desta terça-feira (17), no bairro Vila Americana, em Volta Redonda, RJ. A vitima foi ferido pelo cunhado após um suposto desentendimento por causa de uma obra no quintal das residências deles.

Eleandro Guilherme da Costa, de 43 anos, foi socorrido pela ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

De acordo com a unidade médica, Eleandro não corre o risco de morrer. Ele segue em observação.

O suspeito, André Firmiano da Silva, de 42 anos, fugiu e a polícia segue por sua localização.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio na 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.