Rádio Acesa FM VR: 2022-11-13

sábado, 19 de novembro de 2022

Dupla é detida com material do tráfico no BH

Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares apreenderam nesta sexta-feira, dia 18, drogas, dinheiro e rádio de comunicação durante uma ação no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda.

Os agentes foram até ao local com as informações de suspeitos de trafico de drogas com armazenamento de drogas.

Na ocasião dois elementos foram detidos levados a 93ª DP para o procedimento cabível.

Homem é baleado em Volta Redonda

Um homem foi baleado na manhã desta sexta-feira, dia 18, em Volta Redonda. A tentativa de homicídio aconteceu por volta dás 10h na Rua 1.025, no bairro Volta Grande.

A polícia foi acionada e verificou que a vitima já tinha sido socorrida e levada ao Hospital São João Batista, onde passou por tomografia.

Aos policiais, o homem relatou que o autor dos disparos estaria numa Parati da cor cinza, e que é morador do bairro.

A motivação do crime não foi revelada.

A ocorrência foi apresentada na 93ª DP.

Furto a farmácia termina com homem perseguido e detido por populares em Pinheiral

Foto: 28º BPM-VR
Um homem acabou detido após roubar uma farmácia nesta sexta-feira, dia 18, em Pinheiral. O crime aconteceu na Avenida Nilton Pena Botelho, no bairro São Jorge.

Segundo a PM, o acionamento aconteceu por volta das 13h20min, quando os agentes chegaram ao local encontraram o suspeito detido com as mãos amarradas.

Um funcionário do estabelecimento relatou aos policiais que logo após o roubo perseguiu o homem e o deteve na Rua Helena Correia de Miranda.

Durante a revista, os policiais encontraram a quantia de R$ 130,00 em espécie que foi confirmado pelas vitimas.

O caso foi encaminhado a 101ª DP.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Guarda Municipal recupera carro roubado na cidade do Rio

Guardas municipais de Volta Redonda recuperaram nesta semana no bairro Eucaliptal um carro que havia sido roubado em janeiro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro. O veículo foi encontrado após denúncias feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp). No interior do Onix branco foram encontrados entorpecentes e dois carregadores de munição 380 e .45.

As denúncias davam conta de que o carro estava abandonado há dias. Os agentes Sérgio e Cunha foram ao local, constaram o fato e descobriram que a numeração do vidro do motorista estava diferente dos outros vidros, demonstrando indícios de crime.

O veículo foi levado à sede da Guarda Municipal, na Ilha São João, onde foi constatado o registro de roubo na cidade do Rio de Janeiro. Ele também tinha uma placa diferente da original. O carro foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP) para que fosse feito o registro de recuperação e o proprietário pudesse reavê-lo.

“Sempre costumo falar que não há sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade e este é mais um exemplo, pois talvez o dono desse carro nem esperava mais recebê-lo de volta. Os GMs Sérgio e Cunha estão de parabéns pelo trabalho realizado”, enalteceu o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Copa do Mundo: Prefeitura de Barra Mansa funcionará em horário especial nos dias de jogos do Brasil

Expediente nas repartições públicas municipais terminará horas antes das partidas. Equipe Canarinha entra em campo nos dias 24 e 28/11 e 02/12

As repartições públicas municipais de Barra Mansa funcionarão em horário especial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. A abertura da competição será no dia 20, mas a equipe Canarinha estreia no dia 24, às 16h, contra a Sérvia. As próximas partidas da Seleção Brasileira na primeira fase serão em 28/11, contra a Suíça (às 13h), e 02/12 com o Camarões (às 16h).

Conforme decreto publicado pela Prefeitura de Barra Mansa (10.914/22), os expedientes nestes dias serão os seguintes: das 8h às 13h em 24/11 e 02/12; e das 8h às 11h em 28/11.

O horário especial não se aplica aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, e aos que prestam serviços considerados emergenciais e essenciais para a manutenção urbana, como: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), serviços de pronto-socorro, como o Samu; Guarda Municipal e Funerária.

PMs são alvos mandados de prisão por comercio armas de fogo apreendidas ilegalmente em Barra Mansa e Resende

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ),  com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria da Polícia Militar, realiza, nesta sexta-feira (18/11), a operação “Bote Sujo” para cumprir mandados de prisão contra três policiais militares denunciados pelos crimes de associação criminosa voltada para a apreensão ilegal e comércio ilegal de armas de fogo no município de Barra Mansa, interior do Estado do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Auditoria Militar do Estado do Rio de Janeiro e todos os alvos foram presos.

As investigações demonstraram que os policiais militares, lotados no 37º BPM (Resende); e  no 28º BPM (Volta Redonda), no exercício de suas funções, se juntaram para realizar “botes” em criminosos e apreender ilegalmente armas, sem apresentá-las à autoridade policial, e, posteriormente, comercializar essas armas e munições com diversas pessoas, muitas delas sem porte de arma e com passagens policiais. Também ficou comprovado que o grupo chegava a realizar furtos de outras armas, valendo-se, inclusive, de ferramentas para o rompimento de obstáculos, como portões e cercas.

Ainda de acordo com a denúncia, “a investigação também comprovou que o policial militar e ora denunciado um dos grandes responsáveis pela venda ilegal de armas e munições na Região Sul Fluminense, valendo-se do seu registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) para cometer tal delito”.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Corpo é encontrado em Barra Mansa

Foi nesta quinta-feira, dia 17, o encontro de um cadáver em Barra Mansa. O caso aconteceu por volta dás 11h na Rua Aristides Ferreira, no bairro Vila Ursulino.

Um homem procurou a policia informando que tinha informações que o corpo de  seu filho desaparecido se encontrava no bairro Vila Ursulino. 

Após fazer buscas, não obtiveram sucesso, porém, havia informações de que o Corpo de Bombeiros tinha localizado em outro lugar enterrado.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP.

O corpo de Felipe foi levado ao IML em Três Poços.

‘VR em Ordem’ retira moto barulhenta das ruas e flagra motorista sem CNH em Volta Redonda

Durante operação, outros 14 veículos foram removidos ao Depósito Público Municipal por irregularidades

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e agentes do programa “Segurança Presente” agiram de forma integrada na Operação “VR em Ordem”, entre os dias 7 e 15 deste mês. Foram removidos ao Depósito Público Municipal 15 veículos irregulares, entre eles uma motocicleta com escapamento adulterado (descarga aberta), que provoca barulho excessivo acima do permitido por lei, e um condutor não habilitado – não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os veículos recolhidos ainda apresentaram irregularidades como: não ter placas, estar estacionado com obstrução de calçada, e falta do uso de capacetes. As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade. Além dos veículos, os agentes da operação removeram um trailer e uma banca de jornal que estavam desativados.  

O trailer estava na Avenida Capitão Benedito Lopes Bragança, no bairro São Geraldo, e estava fechado há meses, contribuindo para a proliferação de animais peçonhentos e promovendo a sensação de insegurança no local. Da mesma forma, a banca de jornal foi denunciada por estar fechada, obstruindo a calçada, sendo usada como banheiro e para abrigo de usuários de drogas, na Rua 238, no bairro Eucaliptal.

“As irregularidades apontadas pelos cidadãos norteiam as nossas ações, auxiliando no ordenamento da cidade. O trailer e a banca de jornal estavam desativados e mostravam indicadores de criminalidades como local de uso de substâncias entorpecentes, além do acúmulo de sujeira. Vamos continuar nas ruas dia e noite para manter a ordem na nossa cidade”, garantiu o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Veja o horário do expediente dos bancos durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

A Federação Brasileira de Bancos (Frebraban) informa que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nas agências nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo FIFA 2022.

A decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, entre outros serviços”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Faria. 

Confira abaixo o horário diferenciado de expediente bancário nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo: 

Nos jogos com horário previsto às 12h

    Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
    Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30.
    Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.
    Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 8h às 12h. 

Nos jogos com horário previsto às 13h

    Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 8h30 às 11h30.
    Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h30 às 10h30.
    Estados com diferença de 02h00 em relação ao horário de Brasília: das 7h às 9h30. 

Nos Jogos com horário previsto às 16h

    Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 14h
    Estados com diferença de 01h00 em relação ao horário de Brasília: das 8h às 13h
    Estados com diferença de 02h em relação ao horário de Brasília: das 7h às 12h.

A FEBRABAN esclarece ainda que os bancos deverão, com antecedência mínima de 30 dias, afixar em suas dependências os avisos sobre o horário especial de atendimento ao público.

Cresce número de casos e internados com Covid-19 em Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda alerta sobre o aumento no número de casos e internações por Covid-19. De acordo com o levantamento da Vigilância em Saúde do município, na semana epidemiológica do dia 6/11 a 12/11 foram registrados 353 casos confirmados.

Os testes para o diagnóstico da Covid-19 estão sendo oferecidos em todas as 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF), sendo recomendado para pessoas com sintomas gripais.

O aumento no número de casos provavelmente está sendo causado pela nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, acredita o médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos.

Internados com esquema incompleto de vacinação

Até quarta-feira (16), haviam 26 pessoas internadas na rede pública de saúde. Ainda na quarta um óbito foi registrado pela doença, totalizando 1.442 vítimas em Volta Redonda: o paciente estava com o esquema vacinal incompleto, faltando a 4ª dose da vacina, ou seja, o segundo reforço.

Informações preliminares apontam que a maioria dos internados no município não completou o esquema de vacinação. O Ministério da Saúde recomenda que pessoas acima de 18 anos tomem quatro doses da vacina contra a Covid-19.

Operação contra desvios de conduta é realizado no Rio

Operação apura esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro implementado por organização criminosa que se utilizava de instituição de ensino e pesquisa de renome nacional

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 17/11, a Operação Sofisma, com o fim de apurar esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro implementado por organização criminosa que se utilizava de instituição de ensino e pesquisa de renome nacional.

Na ação de hoje, cerca de 100 policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, sendo 26 cumpridos na capital fluminense e três na cidade de São Paulo. Foram emitidas, ainda, ordens de sequestro e cautelares restritivas.

A investigação teve início em 2019, após informações de que a referida instituição era utilizada por órgãos federais e por vários outros órgãos estaduais para fabricar pareceres que mascaravam o desvio de finalidade de diversos contratos que resultaram em pagamento de propinas, funcionando como um verdadeiro “biombo legal”.

Apurou-se que, mais do que emitir pareceres inverídicos que camuflavam a corrupção dos agentes públicos, a entidade superfaturava contratos realizados por dispensa de licitação e era utilizada para fraudar processos licitatórios, encobrindo a contratação direta ilícita de empresas indicadas por agentes públicos, de empresas de fachada criadas por seus executivos e fornecendo, mediante pagamento de propina, vantagem a empresas que concorriam em licitações coordenadas por ela.
 
Para ocultar a origem ilícita dos valores, além das empresas de fachada nacionais, observou-se que diversos executivos titularizam offshores em paraísos fiscais como Suíça, Ilhas Virgens e Bahamas, indicando não só a lavagem de capitais, como evasão de divisas e de ilícitos fiscais.
 
As penas dos fatos investigados podem chegar a quase 90 anos de prisão.

O nome da operação faz alusão à figura grega dos Sofistas, filósofos que, através da argumentação, transvestiam de veracidade informações que sabiam ser falsas, com a intenção de manipular a população.

Petrobras anuncia redução nos preços de venda de GLP para as distribuidoras

A partir de hoje, 17/11, o preço médio de venda de GLP da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,7842/kg para R$ 3,5842/kg, equivalente a R$ 46,59 por 13kg, refletindo redução média de R$ 2,60 por 13 kg.

Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio.

Transparência é fundamental

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor.

Polícia ambiental identifica área de desmatamento e loteamento irregular em Angra dos Reis

Uma denuncia levou policiais ao um loteamento irregular em Bracuí, em Angra dos Reis, nesta terça-feira, dia 15. No local havia indícios de desmatamento.

Os agentes procederam à uma rua na Praia da Itinga onde constataram a degradação ambiental de uma área com 300 metros quadrados, com o corte de 23 árvores de pequeno e médio portes dentro de uma área de preservação permanente, por estar a menos de 30 metros de um curso de água, conforme a lei 12.651/12. 

Segundo os policiais, haveria intenção por parte dos responsáveis, de se fazer um loteamento, tendo em vista que diversos lotes estavam demarcados por cercas de arame farpado. 

Foram feitas diligências no entorno a fim de identificar os suspeitos, mas sem sucesso. Também não foi possível encontrar placas contendo o licenciamento necessário para as atividades ali realizadas. 

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais se deslocaram à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Novo confronto entre bandidos e policiais é registrado em Angra dos Reis

Foto: PM

Policiais militares foram nesta terça-feira (15) ao bairro da Monsuaba após denúncias encaminhadas pelo Disque Denúncia Angra (0300 253 1177) informando que diversos criminosos de uma determinada facção criminosa se encontraram naquela localidade.

Chegando onde as denúncias informavam, os agentes se depararam com traficantes armados e houve confronto. Após a troca de tiros, os bandidos fugiram pela área de mata, deixando para trás uma granada, dois rádios transmissores, um tablete de maconha, pasta base de cocaína, 21 pinos de cocaína e 13 papelotes de maconha. 

Todo o material apreendido foi encaminhado à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Mais uma submetralhadora é apreendida em comunidade de Angra dos Reis

Durante ação da PM, na tarde desta terça-feira (15), foi apreendida uma submetralhadora, munições e farto material entorpecente no morro da Caixa D’água, Centro de Angra dos Reis. 

De acordo com policiais, a atenção foi para um veículo que entrou na comunidade, sendo feita a abordagem e encontrado o material.

Dois homens foram presos em flagrante e dois menores apreendidos.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP.

Engavetamento deixa duas pessoas feridas na Dutra, em Barra Mansa

Foto: PRF

Cinco carros se envolveram num engavetamento no final da tarde desta terça-feira, dia 15, no km 293 da Rodovia Presidente Dutra, em Floriano, distrito de Barra Mansa, deixando duas pessoas feridas.

A PRF informou que o acidente aconteceu por volta dás 16h, tendo o primeiro veículo seguido viagem e os outros 4 automóveis (Nissan/Versa; GM/Kadett; VW/Golf; Chevrolet/Spin) ficaram imobilizados na faixa da esquerda.

Com a ocupação dos veículos em uma das faixas, o trânsito fluiu pela faixa da direita, gerando um congestionamento de 3 kms.

Duas passageiras da Spin, de 29 e 57 anos, tiveram ferimentos e foram socorridas pela equipe da CCR para o Hospital de Emergência de Resende.

O Golf e o Kadett estavam com licenciamentos vencidos e foram removidos para o pátios.

Foi lavrado TCO de lesão corporal na, direção de veículo automotor em desfavor do condutor da Spin. Foi lavrado um TCO em desfavor do condutor do Kadett por dirigir sem possuir CNH, caracterizando crime de trânsito de menor potencial ofensivo. Foram extraídas as devidas multas pelas infrações constatadas e foi lavrado um Boletim de Acidente de Trânsito da PRF (BAT).

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Acidente durante a chuva na Dutra, em Itatiaia

Foto: PRF

Um carro desgovernado atingiu a mureta central da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, na tarde desta terça-feira, dia 15.

O acidente aconteceu por volta dás 13h40 no km 324, sentido RJ.

Segundo a PRF que atendeu a ocorrência, o condutor de uma Chevrolet/Spin perdeu o controle do veículo após fazer uma curva. Chovia na hora do acidente.

Ainda de acordo com as informações, ninguém se feriu. O trânsito não foi afetado.

O condutor foi orientado a, preencher DAT pela internet.

Dupla é presa por roubo a celular de homem em Barra Mansa

Foto: 28º BPM-VR
Dois ladrões foram presos após roubo a uma mochila de um homem no final da tarde desta segunda-feira, dia 14, em Barra Mansa.

O caso, segundo a PM, aconteceu na Rua Ariobaldo da Rocha Pimentel, no bairro Barbará.

Ainda de acordo com as informações, após o assalto os elementos seguiram num carro sentido bairro São Judas, onde foram localizados e abordados. Com eles foram apreendidos uma faca e uma mochila.

Sobre o celular, os ladrões disseram que venderam por cem reais a um homem numa oficina no bairro Boa Sorte.

Chegando à oficina, os policiais foram informados que o aparelho foi repassado a um funcionário que estava em outra oficina no bairro Monte Cristo.

O aparelho foi localizado dentro de uma caminhonete semiaberta em frente aquela oficina.

O caso foi encaminhado a 90ª DP da cidade para registro da ocorrência e enquadramento dos envolvidos por roubo e receptação, permanecendo presos.

Barra Mansa celebra aniversário de 190 anos no dia em que a Proclamação da República completa 133 anos

Desfile cívico reuniu cerca de 7,5 mil pessoas na Avenida Joaquim Leite, entre participantes e espectadores

A Prefeitura de Barra Mansa realizou na manhã desta terça-feira (15), o desfile cívico em comemoração aos 190 anos do município, celebrado em 03 de outubro, e também aos 133 anos da Proclamação da República do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Joaquim Leite, no Centro, e reuniu em torno de 7,5 mil pessoas, entre participantes e espectadores.

O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da família, da vice-prefeita, Fátima Lima, e de secretários da administração municipal, abriu oficialmente o desfile. “Agradeço a todos que vieram abrilhantar o desfile e também prestar esta homenagem aos nossos alunos”, declarou.

Prestigiaram a cerimônia, os prefeitos de Porto Real Alexandre Serfiotis e de Itatiaia Irineu Nogueira, o deputado estadual Jari Oliveira, de Volta Redonda, vereadores de Barra Mansa e presidentes de entidades.

Quem acompanhou com grande entusiasmo o desfile foi a avó do prefeito. Aos 87 anos, Dona Dione Ignez Chiesse Drable, disse da sua satisfação em viver mais este momento importante na vida da cidade. “Estar aqui é muito bom, pois prestigio simultaneamente Barra Mansa e o meu neto. Este evento me traz boas recordações, de quando na função de primeira dama eu acompanhava o meu marido, o então prefeito Marcello Drable, nesta festa do nosso município”, destacou.

A coordenadora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sônia Coutinho, de 77 anos de idade e 54 de profissão, fez questão de acompanhar os alunos durante o desfile. “Tenho um grande orgulho de participar ativamente da vida da nossa querida Barra Mansa”. 

Desfile pauta inovação tecnológica, sustentabilidade e solidariedade

Os alunos das 52 escolas das redes municipal e particular de ensino participantes do evento pautaram durante o desfile cívico “A Barra Mansa que queremos”, abordando temas, como a inovação tecnológica e a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A fanfarra da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), assim como a fanfarra dos ex-alunos da instituição participaram do evento como convidados especiais.  Desfilaram ainda integrantes do grupo Abadá Capoeira, Clube dos Desbravadores e Amigos de Barra Mansa de Direção Automobilística.

Todo o desfile teve o acompanhamento musical da Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.

População aprova o desfile-  A manhã ensolarada do feriado da Proclamação da República não atrapalhou o desfile cívico. Ao contrário, foi um estímulo ao público, segundo a avaliação da contadora Camila Andrade, de 31 anos. “Sempre gostei muito de assistir aos desfiles e a temperatura agradável foi um fator essencial para trazer as pessoas a esta festa organizada, rápida e confortável”.

A aposentada Rosália Silva Carvalho, de 65 anos, moradora do bairro Santa Izabel, trouxe a neta Manuelle, de 9 anos, que estuda na Escola Municipal Vereador Alderando Casalli Marques para participar do desfile. “Mesmo que ela não fosse desfilar eu não perderia este evento. Acompanho os desfiles desde que era jovem e este ano os organizadores capricharam muito, foi excelente”.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destacou que o desfile desperta nos espectadores e participantes o sentimento de pertencimento à cidade. “É um momento máximo, onde a população se vê e participa ao mesmo tempo”, concluiu.

Dupla é flagrada com pistola no bairro Monte Castelo

Foto: PM
Dois homens foram flagrados, no ultimo sábado, dia 13, com uma pistola, dois carregadores de munições 9 milímetros, 25 munições, dois aparelhos celulares e R$ 310 reais no bairro Monte Castelo, em Volta Redonda.

A PM informou que por volta dás 21h30min foi acionada para averiguar elementos armados em atitude suspeita na localidade, quando os policiais chegaram e se depararam com os dois homens, que ao serem rendidos ofereceram 4 mil reais para não serem presos.

Os dois foram algemados e conduzidos da 93ª DP, onde ficou sabido que um deles possui 18 anotações por trafico de drogas, porte de arma de fogo e foragido da prisão.

Homem é detido por agressão a mulher em Volta Redonda

Um homem foi detido por suspeita de agredir a companheira no fim da noite de domingo (13) em Volta Redonda (RJ). O crime aconteceu no bairro Rústico, na casa do casal.

Denúncias feitas por vizinhos de que a mulher estava sendo agredida levaram a Polícia Militar ao local.

Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), a vítima foi agredida a socos e tapas e empurrada no chão durante um desentendimento com o companheiro. De acordo com a PM, o suspeito também alegou ter sido agredido.

Os dois foram levados para o Hospital São João Batista, receberam atendimento e, em seguida, foram encaminhados à Deam para prestarem depoimento.

Depois, a mulher foi levada para o Instituto Médico Legal da cidade, onde realizou um exame de corpo de delito. Com a confirmação das agressões, o homem foi autuado por lesão corporal contra a mulher.

3° caso de violência contra a mulher

Este foi o terceiro caso de violência contra a mulher registrado no Sul do Rio no domingo. Os outros dois foram em Resende e em Barra Mansa.

Em Resende, um homem, de 38 anos, suspeito de agredir a esposa e o filho foi preso no bairro Mirante da Serra.

Segundo a PM, a mulher foi empurrada e teve o celular arrancado à força, enquanto o filho foi agredido com um tapa no rosto.

Já em Barra Mansa, um homem, de 52 anos, foi preso ao agredir a esposa, de 44, no bairro Vila Maria. Ela foi empurrada e agredida com um soco na região do peito.

Mulher fica ferida em acidente no bairro Laranjal, em Volta Redonda

Uma mulher, de 54 anos, ficou ferida após o carro em que ela estava bater contra um outro no fim da tarde de domingo (13) em Volta Redonda (RJ). O acidente aconteceu na Avenida Nelson dos Santos Gonçalves, próximo à Rodoviária Francisco Torres, no bairro Laranjal.

De acordo com a Guarda Municipal, com o impacto da batida, um dos carros girou na pista e tombou. Já o outro veículo, que era conduzido pela vítima, bateu em um poste.

A mulher sofreu ferimentos leves e foi levada para um hospital particular. O outro motorista não se feriu.

A unidade médica não informou o estado de saúde da vítima.

O trânsito precisou ser desviado para a Rua Assembleia de Deus por cerca de uma hora. Após o atendimento às vítimas e a remoção dos veículos, a pista foi completamente liberada.

Caminhão tomba em Piraí

Foto: PRF
Um acidente na manhã desta segunda-feira, dia 14, deixou o condutor ferido em Piraí. O tombamento de um caminhão caso aconteceu na pista de descida da Serra das Araras, na altura do km 229 da Rodovia Presidente Dutra.

O homem foi socorrido por uma equipe de resgate da CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, e foi levado para um hospital com ferimentos leves.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, parte da carga chegou a ser saqueada, mas, com a chegada dos agentes no local, os saqueadores foram embora.

O trânsito chegou a fluir pela faixa da esquerda, mas, por volta de 16h30, a pista foi totalmente liberada. Neste horário, por reflexo do acidente, havia um congestionamento de dois quilômetros.

Até a publicação desta reportagem, as causas do acidente eram desconhecidas.

Hamburgueria é furtada em Volta Redonda

Um furto a uma hamburgueria terminou com um homem, de 45 anos, e uma mulher, de 28, presos na madrugada desta segunda-feira (14) em Volta Redonda. O caso aconteceu na Rua Senador Pinheiro Machado, no bairro Jardim Normandia.

Segundo a Polícia Militar, os agentes foram comunicados do furto e se deslocaram até a lanchonete, onde não encontraram ninguém.

Em seguida, os policiais localizaram os suspeitos na Rodovia Lúcio Meira, na altura do bairro Jardim Amália, carregando um carrinho com todos os itens furtados.

Eles levavam 60 peças de carne contra-filé, 12 unidades de queijo mussarela, quatro potes de sorvete, uma furadeira, dois rádios comunicadores e fios elétricos. Questionados, eles disseram que acharam todos os produtos em uma calçada.

A versão deles, no entanto, foi desmentida após checagem de uma câmera de segurança, instalada próxima ao estabelecimento. As imagens mostraram eles entrando pelos fundos e derrubando o exaustor para acessar o interior da hamburgueria.

O homem tentou fugir durante a abordagem, mas foi capturado. A mulher não resistiu à prisão. Eles foram levados para a delegacia de Volta Redonda e vão responder por furto qualificado a estabelecimento comercial. O material foi apreendido.

Operação em Resende termina com apreensão de drogas, farda e rádio transmissor

Foto: PM
Uma mega operação, contra o trafico de drogas, aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, em Resende. O foco foi na região da Grande Alegria, onde traficantes determinaram o fechamento de comércios no ultimo fim de semana após a morte de dois suspeitos em confronto com a policia.

Segundo a PM, na ocasisão dois policiais ficaram feridos a tiros no bairro Jardim Beira Rio.

O comandante do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Marcelo Malheiros, determinou a ocupação na região por tempo indeterminado para garantir segurança aos moradores e comerciantes.

Por conta disso, a ação contou com apoio dos batalhões de Volta Redonda, Barra do Piraí e Angra dos Reis, mobilizando 60 agentes, 10 viaturas e cinco motos.

Ao término da operação, foram apreendidos 71 pinos de cocaína, 41 pedras de crack, dois frascos de loló, 19 trouxinhas de maconha, 68 frascos vazios, nove folhas de etiquetas, um par de coturno, uma capa de colete, um rádio transmissor, uma balacrava, roupa preta e camuflada.

O material foi encaminhado para a delegacia de Resende, onde o caso foi registrado.

Fuzil é apreendido durante ação da PM em Angra dos Reis


Uma ação policial, nesta segunda-feira, dia 14, terminou com um fuzil calibre 5.56, uma pistola de 9 milímetros, munição e drogas apreendidas na comunidade da Caixa D'água, Centro de Angra dos Reis. 

De acordo com a PM, a equipe foi atacada por um grupo armado, houve confronto e dois suspeitos foram baleados e levados para o Hospital local.

Com a ação, a polícia já apreendeu oito armas durante ações em 6 dias.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Carro atinge lateral de outro e deixa homem e mulher feridos em Volta Redonda

Duas pessoas fiaram feridas num acidente na manhã desta segudna0feiura, dia 14, em Volta Redonda. A colisão lateral aconteceu na Rodovia do Contorno, nas proximidades do condomínio Alpha Ville.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h22min para o local do acidente. Segundo a corporação, uma das vítimas foi levada para o Hospital da Unimed, enquanto a outra foi atendida e liberada no local. Não foi informado qual das vítimas que foi socorrida para a unidade médica.

Em dois anos, Pix se consolida como meio de pagamento mais usado no pais

Desde 16 de novembro de 2020 até o último mês de setembro, foram feitas 26 bilhões de transações pelos brasileiros pela ferramenta de pagamento instantâneo, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões

Ao longo de dois anos de funcionamento, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, revelando a eficiência e grande aceitação popular da ferramenta, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões. 

Levantamento feito pela Febraban com base em números do Banco Central mostram que em seu primeiro mês de funcionamento, o Pix já ultrapassou as transações feitas com DOC (Documento de Crédito). Em janeiro de 2021, superou as transações com TED (Transferência Eletrônica Disponível). Em março do mesmo ano passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte (maio), o Pix ultrapassou a soma de todos eles. 

Já em relação aos cartões, o Pix ultrapassou as operações de débito em janeiro deste ano, e no mês de fevereiro foi a vez de passar na frente das transações com cartões de crédito, quando se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. 

“As transações feitas com o Pix continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, afirma Isaac Sidney, presidente da instituição. 

“Também destaco que o Pix foi e continua sendo uma ferramenta fundamental para impulsionar a bancarização e a inclusão financeira no país e, desde o seu lançamento, tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e os altos custos de transporte e logística de cédulas, que totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano”, acrescenta. 

Quando analisados os valores transacionados, o levantamento mostrou que no último mês de setembro, o Pix atingiu R$ 1,02 tri, com tíquete médio R$ 444, enquanto a TED, que somou R$ R$ 3,4 trilhões, teve tíquete médio de R$ 40,6 mil. 

“Os números mostram que a população está usando o Pix como meio de pagamento de menor valor, como por exemplo, em transações com profissionais autônomos, e também para compras do dia a dia, que seriam feitas com notas, como foi previsto à época do lançamento da ferramenta. Isso faz com que o número de transações aumente em um ritmo acelerado, trazendo maior conveniência para os clientes, que não precisam mais transportar cédulas para pequenas transações”, analisa Leandro Vilain, diretor executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban. 

Ainda de acordo com o levantamento, as estatísticas do último mês de setembro mostram que quase metade dos usuários do Pix estão na região Sudeste do país (43%), seguido do Nordeste (26%), Sul (12%), Norte (10%) e Centro Oeste (95). Já em relação aos usuários, 64% têm entre 20 e 39 anos. 

Desde o lançamento do Pix, já são 523,2 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais do Banco Central. As chaves aleatórias somam 213,9 milhões, seguida das chaves por CPF (114,2 milhões), celular (108,3 milhões), e-mail (77,5 milhões). Até outubro, 141,4 milhões de brasileiros já tinham usado o Pix em seus pagamentos. 

Segurança 

Os bancos associados têm como prioridade a segurança dos seus clientes e investem cerca de R$ 3 bilhões por ano em cibersegurança para aprimorar e tornar mais seguras as transações financeiras do usuário. 

A Federação participa do Fórum Pix, promovido pelo Banco Central, e contribui com sugestões para aprimorar ainda mais a segurança desse meio de pagamento. A entidade acompanha todas as regulamentações do mercado e, em caso de alterações, se empenhará para implementá-las dentro do prazo estabelecido pelo órgão regulador. 

O Pix é uma ferramenta segura e todas as transações ocorrem por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida. Os bancos associados também contam com o que há de mais moderno em relação à segurança cibernética e prevenção a fraudes, como mensageria criptografada, autenticação biométrica, tokenização, e usam tecnologias como big data, analytics e inteligência artificial em processos de prevenção de riscos. Estes processos são continuamente aprimorados, considerando os avanços tecnológicos e as mudanças no ambiente de riscos.

Inea encontra espécie de peixe ameaçada de extinção em Barra Mansa

No último dia 5/11, uma expedição no território do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (Revismep), no município de Barra Mansa, encontrou um exemplar do peixe ameaçado de extinção surubim-do-paraíba (Steindachneridion parahybae). Do fim de outubro ao início de novembro, a campanha exploratória promovida pela equipe do PAN Paraíba do Sul na unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi responsável pelo primeiro registro oficial da espécie na região do refúgio.

A espécie, que é encontrada somente na bacia do rio Paraíba do Sul, entre os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, consta atualmente na posição “em perigo”, de acordo com a lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Os principais fatores responsáveis pela ameaça do surubim-do-paraíba são a perda ou alteração do seu habitat, a introdução de espécies exóticas e a poluição dos recursos hídricos.

“O Inea se doa diariamente em prol da preservação dos patrimônios ambientais fluminenses e, para que esse trabalho seja feito de forma efetiva, contamos com diversas outras instituições. Juntos conseguiremos zelar pela nossa biodiversidade e pelo nosso Estado”, afirmou o presidente do órgão ambiental, Philipe Campello.

A espécie será encaminhada ao banco genético vivo de espécies de peixes ameaçados de extinção do Rio Paraíba do Sul, localizado na sede do Projeto Piabanha, no município de Itaocara. A condução do animal ao banco genético tem como objetivo a preservação do material genético dessa e de outras espécies, a fim de realizar ações de repovoamento em locais chaves para sua preservação.

“É a primeira vez que a espécie é oficialmente registrada nesta unidade de conservação, o que demonstra a importância de termos áreas protegidas com foco nos rios e outros ambientes aquáticos que sustentam uma grande biodiversidade, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o surubim-do-paraíba”, celebrou o gestor do refúgio, Ricardo Wagner.

A expedição foi coordenada pelo Inea, através do Revismep, em conjunto com o ICMBio/CEPTA e o Projeto Piabanha. Os recursos para a ação são provenientes do projeto GEF Pró-Espécies, implementados pelo WWF Brasil.

Sobre o refúgio


O Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba é uma área sob regime especial de gestão que visa proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória. A unidade de conservação fica localizada entre os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.