Rádio Acesa FM VR: 2015-08-02

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Volta Redonda, 07 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia Nacional do Documentário Brasileiro

<<>>

Independentemente de qualquer situação, ame o teu pai!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 07 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia quente e seco.

Sexta-feira.

Dia Nacional do Documentário Brasileiro, comemoração do Brasil, com o apoio da direção nacional da ABD [Associação Brasileira de Documentaristas], a partir de data escolhida numa votação que contou com a participação das 27 ABDs dos Estados e Distrito Federal do Brasil mais alguns cineastas das Terras Brasilis, para marcar a data do nascimento do cineasta e documentarista brasileiro, Olney Alberto São Paulo, que veio ao mundo em 7 de Agosto de 1936, e que dirigiu alguns filmes, influenciado pelo neo-realismo italiano e por filmes de guerra e western norte-americanos, dentre eles os filmes "O Grito da Terra" em 1964 e "Manhã Cinzenta" em 1968 e 1969.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - QUINTA-FEIRA 06/08/2015


Volta Redonda, 06 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Nascimento do composito e cantor brasileiro Adoniran Barbosa!

<<>>

Quem conta o pai sabe que pode ser honrado!

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 06 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia quente e seco.

Quinta-feira.

Nascimento do compositor e cantor Adoniran brasileiro

Adoniran Barbosa (1912-1982) foi um cantor e compositor brasileiro. "Saudosa Maloca" foi seu primeiro sucesso como compositor. "Trem das onze" é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana.

Adoniran Barbosa (1912-1982) nasceu em Valinhos, São Paulo, no dia 6 de agosto. Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato. Ainda jovem a família muda-se para Jundiaí. Em 1924, muda-se para Santo André, na grande São Paulo, onde começa a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos vai para São Paulo, onde se emprega como vendedor de tecidos.

Na capital paulista participa de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato mas, adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Adoniram, nome de seu melhor amigo, e Barbosa em homenagem ao cantor Luís Barbosa, seu ídolo. Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo.

Em 1941 é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de trinta anos. Em 1955 compõe o primeiro sucesso, "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa. Em seguida lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964).

Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina em 1980. Morre em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

História Hoje: Maior assalto a banco no Brasil completa 10 anos

Há 10 anos, foi realizado o maior assalto a banco da história do país. Quase R$ 165 milhões foram levados da caixa-forte do Banco Central do Brasil, em Fortaleza, no Ceará.

Menos de um terço do valor foi recuperado pela polícia e ninguém sabe até hoje o que realmente ocorreu.

Três meses antes do furto, a quadrilha alugou um imóvel a cerca de 80 metros do Banco Central. Com a desculpa de reformar a casa, cavou um túnel até o banco. Uma empresa de fachada que, supostamente comercializava gramas sintéticas, foi usada para não levantar suspeitas com a movimentação de terra retirada do túnel.

A obra ficou pronta em três meses e tinha sistema de ar-condicionado e energia elétrica. O túnel foi ainda escorado com vigas de madeira e revestido de lonas de plástico para evitar desabamentos. Escavado a 4 metros de profundidade, atravessou a Avenida Dom Manoel, uma das mais movimentadas do centro de Fortaleza.

Durante o fim de semana, com o banco fechado, os ladrões perfuraram o piso da caixa-forte. Em vez de explosivos, usaram furadeiras, serras elétricas e maçaricos. Onze pessoas participaram diretamente do furto. Mas, segundo a polícia, o número de envolvidos chegou a quase 40, incluindo suspeitos que trabalhavam no banco.

Uma vez dentro do banco, o dinheiro foi colocado em sacos e levados pelo túnel com a ajuda de roldanas. Em poucas horas, foram transportadas 3 toneladas e meia de dinheiro.

O furto só foi descoberto na segunda-feira e os ladrões tiveram quase dois dias para fugir. Para dificultar a ação da polícia, o bando se dividiu. Parte do dinheiro foi enviada para São Paulo e outra foi transportada por um caminhão cegonha, que foi flagrado em Minas Gerais.

Com a ajuda de agentes infiltrados, a polícia descobriu a identidade dos chefes da quadrilha. Com isso, 26 das 36 pessoas envolvidas acabaram presas, mas apenas R$ 53 milhões foram recuperados.

A polícia também encontrou partes do dinheiro em uma casa abandonada em Natal e em uma residência de Fortaleza.

A história do crime gerou um filme. Lançado em 2011, "Assalto ao Banco Central", foi dirigido por Marcos Paulo. Lima Duarte, Giulia Gam, Cassio Gabus Mendes e Antônio Abujamra estão no elenco do filme.

A Música do Dia - 05/08/2015 - João Pessoa completa 430 anos

A Música do Dia - 05/08/2015 - João Pessoa completa 430 anos

A música de hoje é de um paraibano de Brejo da Cruz: Zé Ramalho

5 de agosto é o aniversário da fundação da Paraíba e da emancipação da sua capital, João Pessoa. Em 1585, foi fundada a terceira cidade do Brasil: Nossa Senhora das Neves, que, em 1930, passou a se chamar João Pessoa. A música de hoje é de um paraibano de Brejo da Cruz: Zé Ramalho. A faixa que você vai ouvir é um registro histórico do clássico "Chão de Giz", só no violão e na voz de Zé Ramalho. No início, uma curiosidade: a voz do operador de estúdio instruindo o cantor a começar a tocar.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 05 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia nacionald a saúde!

<<>>

O Pai é uma "peça" fundamental na vida do filho!

(Adriano Martins - 2015

====================================================
Volta Redonda, 05 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia de sol e seco!

Quarta-feira.

Dia Nacional da Saúde
A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela. O Dia da Saúde também serve para recordar a vida e trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

O Brasil ainda comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, em 31 de Março.
Origem do Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial com o Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de Novembro 1967, através do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

O dia 5 de Agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

Oswaldo da Cruz nasceu em 5 de Agosto de 1872 e foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Frases e Mensagens para o Dia Nacional da Saúde

"Saúde é um estado de completo estado físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças"

"A gente quer é ter muita saúde. A gente quer viver a liberdade. A gente quer viver felicidade..." (Gonzaguinha)

"O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É muito importante lembrar de nossa saúde diariamente"

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ambulância transportando pacientes de VR capota em SP

Ambulância transportando pacientes de VR capota em SP

Uma viatura da Central de Ambulâncias de Volta Redonda se envolveu num acidente na madrugada de hoje na Rodovia Presidente Dutra, no KM 202, em Arujá, São Paulo.
O veículo conduzia um paciente para o Hospital do Rim na região central de São Paulo, quando teria sofrido uma pane, colidido com a mureta de proteção que divide as pistas e capotado na rodovia.
O motorista Alonso de Souza sofreu um corte nas proximidades do olho e o socorrista Nadson Blenner torceu o tornozelo.O paciente Sandro José Rocha da Silva e a acompanhante dele, Maria Lúcia Borges, tiveram escoriações leves.Todas as vitimas foram socorridas para o Hospital de Emergência de Arujá, onde estão passando por exames médicos.


Volta Redonda, 04 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Data do nascimento do Paisagista Burle Marx!

<<>>

O pai também herda o amor materno!

 

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 04 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia de sol.

Terça-feira.

Nascimento do Paisagista Burle Marx

Roberto Burle Marx (1909-1994) foi artista plástico brasileiro. Autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países. Foi também pintor, escultor, tapeceiro e criador de joias.

Roberto Burle Marx (1909-1994) nasceu em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1909. Filho de Wilhelm Marx, judeu alemão, comerciante de couro, e de Cecília Burle, pernambucana, descendente de franceses. Seu pai foi criado em Trier, cidade natal de Karl Marx, que era primo de seu avô. Desde pequeno observava e participava dos cuidados de sua mãe, com o jardim e a horta de sua casa.

Em 1913, depois de uma crise financeira, a família vai morar no Rio de Janeiro, permanecendo na casa de familiares. Quando a empresa de curtume e exportação de couro voltou a dar lucro, a família muda-se para um casarão no bairro do Leme. Em 1917, Burle Marx começou a cultivar seu próprio jardim.

Em 1928, a família viaja para a Alemanha, em busca de tratamento para um problema nos olhos de Burle Marx. Em Berlim, fica fascinado ao visitar o Jardim Botânico, onde descobriu a beleza de diversas plantas brasileiras. Durante esse período, estuda pintura no ateliê de Degner Klemn. Em 1930, de volta ao Rio de Janeiro, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes, hoje Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Cândido Portinari. Durante o curso conviveu com Oscar Niemeyer, Helio Uchôa e Milton Roberto, grandes nomes da arquitetura moderna.

O primeiro projeto de jardim público de Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no bairro do mesmo nome, em Recife, em 1934. Foram usadas plantas da Mata Atlântica e da Amazônia, como a vitória régia. Nesse mesmo ano é contratado, por quatro anos, para a diretoria de Parques e Jardins, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

Durante esse período, projetou mais de 10 praças, entre elas a Praça da República, no Palácio do Governo, a Praça do Arsenal da Marinha, a Praça do Derby, a Praça do Entroncamento e a Praça Euclides da Cunha, conhecida também como Praça do Internacional. Sua instalação causou grande polêmica, por ser ornamentada com plantas da caatinga e do sertão nordestino. Foi convidado para projetar os jardins do terraço do Edifício Capanema, do Ministério da Educação e Saúde do Rio de janeiro.

Em 1949 adquire um sítio de 365.000 m2, em Guaratiba, Rio de Janeiro, onde cultiva uma grande variedade de plantas. Em 1971 recebe a Comenda da Ordem do Rio Branco, do Itamaraty em Brasília. Em 1982. recebe o título de Doutor Honoris Causa da Academia Real de Belas Artes de Haia na Holanda. Nesse mesmo ano recebe o título de Doutor Honoris Causa do Royal College of Artes em Londres, Inglaterra. Em 1985 doou seu sítio de Guaratiba ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Burle Marx, alé de projetos de paisagismo, também se dedicou à pintura, escultura, tapeçaria e à criação de joias. Em 2009, em homenagem aos 100 anos de seu nascimento, foi realizada em São Paulo, no Museu de Arte Moderna, uma exposição com pinturas do artista.

Roberto Burle Marx faleceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de junho de 1994.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Içama Tibe morre me São paulo

Içama Tibe morre me São paulo

O corpo do psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba está sendo velado desde a 1 hora no Cemitério do Morumbi e será enterrado às 16 horas no mesmo local. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, onde morreu ontem às 19 horas. De acordo com o hospital, Içami Tiba tratava de um câncer desde o início do ano.
Na página do psiquiatra no Facebook, a família divulgou mensagem comunicando a morte "com imensa tristeza" e afirmando que o marido, pai e avô deixa lembranças infinitas e um vazio imenso. “Seu legado de trabalho, retidão, alegria, ideias e amorosidade ficarão para sempre nas mentes e corações de sua família, amigos, pacientes, alunos e leitores. A todos seus seguidores, a nossa mais profunda gratidão", diz o comunicado.
Içami Tiba deixa a mulher, três filhos e dois netos. Ele era filho de imigrantes japoneses e se formou em medicina em 1968 pela Univerdidade de São Paulo, fazendo especialização em psiquiatria pelo Hospital das Clínicas. Escreveu 40 livros sobre educação, que foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Um dos principais éQuem ama, educa!.
Escreveu também Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora);Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione);Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente(Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e Adolescentes: Quem Ama, Educa!(Integrare Editora). Com informaçõies da Agência Brasil.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 03/08/2015