Rádio Acesa FM VR: 2021-08-22

sábado, 28 de agosto de 2021

Caminhão com produto químico tomba na Dutra e interdita pista na Serra das Araras

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um caminhão carregado com carga química e corrosiva tomou no final da manhã deste sábado (27) e interditou a pista de descida da Rodovia presidente Dutra, na Serra das Araras, em Piraí.

A PRF informou que por volta dás 11h30 recebeu a informação de tombamento de caminhão tanque com sulfato de alumínio na altura do km 224.

Ainda de acordo com as informações, o produto vazou pela rodovia. A pista foi interditada por motivos de segurança segurança.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Equipe do INEA foi acionada para avaliar possíveis danos ambientais. Foi implementado plano de contingência, colocando a pista de subida em mão dupla para fazer fluir o trânsito no sentido RJ.

A motorista, uma mulher de 51 anos, sofreu ferimentos (fratura no braço) e foi socorrida para o Hospital São João Batista.

Até esta publicação a pista ainda seguia interditada com previsão de reabertura por volta das primeiras horas de domingo.

Empresa será investigada por suspeita de venda de vacina da gripe a cima do preço no Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), instaurou inquérito civil para apurar se a empresa BRL Distribuidora de Vacinas Ltda está vendendo a vacina da gripe por valor superior ao permitido, durante o período da pandemia. De acordo com o documento, os fatos foram narrados em expediente encaminhado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), veiculando notícia de suposta irregularidade na comercialização da vacina aos consumidores.

Aportaria de instauração do inquérito relata que a suposta irregularidade diz respeito à vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) “Fluarix Tetra SUS INI CT 10 SER PREENC VD TRANS X 0,5 ML + AGU REMOVÍVEL”, que estaria sendo vendida em valor superior ao seu preço de fábrica durante a pandemia. O documento destaca que é direito básico do consumidor a proteção contra métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas abusivas impostas no fornecimento de produtos ou serviços, como diz o artigo 6º, IV da Lei 8.078/90.

O texto também esclarece que é proibido ao fornecedor exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, bem como elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços, de acordo com o artigo 39, incisos V e X, da Lei n° 8.078/90. Os fatos relatados são, em tese, passíveis de investigação e repressão por meio das medidas judiciais e extrajudiciais inseridas no âmbito das atribuições da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, uma vez que violam direitos coletivos.

A empresa foi oficiada para que, no prazo de 30 dias, se manifeste com relação aos fatos, esclarecendo se procedem as referidas alegações e, em caso positivo, os motivos que justifiquem a venda pelo valor acima do preço de fábrica, enviando documentos que o comprovem. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também foi oficiada para que, no mesmo prazo, informe as providências adotadas com relação ao caso, bem como esclareça sobre a existência de reclamação e/ou procedimento administrativo referente ao fato investigado.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Mapa de Risco Covid-19: estado do Rio de Janeiro volta a ter risco moderado de transmissão da doença

Após seis semanas em bandeira amarela, estado volta à bandeira laranja em função do aumento no número de casos

A 45ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 11% no número de óbitos provocados pela doença e aumento de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise compara as semanas epidemiológicas 32 (de 08 agosto a 14 de agosto) e 30 (25 de julho a 31 de julho) de 2021.

-  Os indicadores precoces também apresentaram indícios de alerta no cenário pandêmico do Estado e as ações referentes ao plano de contingência já foram acionadas. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos - explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A taxa de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro é de 70% para UTI e 46% para enfermaria.

Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. As regiões Serrana e Baía da Ilha Grande estão na faixa laranja. E Metropolitana l e Noroeste estão em bandeira vermelha.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Dentista é condenado a 38 anos e meio por morte de ex-namorada grávida em Vassouras

Thiago Medeiros, de 38 anos, foi condenado a trinta e oito anos e seis meses e cinco dias de reclusão e 30 dias-multa em regime fechado pela prática dos crimes de feminicídio durante a gestação, homicídio duplamente qualificado, aborto sem o consentimento da gestante e destruição de cadáveres por duas vezes – mãe e feto. O dentista foi denunciado por matar a ex-namorada grávida Nathalie Rios Motta Salles, em junho de 2017, em Vassouras, no Sul Fluminense.
 
O motivo do crime teria sido o fato do réu, noivo de outra mulher, não concordar com a gestação de 13 semanas da ex-namorada. O corpo de Nathalie foi encontrado carbonizado em um local próximo à casa onde a família de Medeiros mora, na cidade do interior do estado. De acordo com a acusação, a arcada dentária da vítima foi retirada para dificultar a identificação do cadáver. Nathalie era farmacêutica e tinha 37 anos quando o crime aconteceu. Thiago está preso desde junho de 2017.  
 
A sessão teve início na quinta-feira (26/8), durou mais de 11 horas e foi presidida pela juíza Raphaela de Almeida Silva que proferiu a sentença já na madrugada desta sexta-feira (27/8). Ao todo, sete testemunhas foram inquiridas, entre elas: a irmã da vítima, a titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, um policial civil que foi até Vassouras investigar o caso e a melhor amiga de Nathalie.  
 
Consta na decisão da aplicação da pena que “o réu agiu de maneira cruel e covarde, ceifando a vida da vítima e impedindo-a de realizar o seu grande sonho da maternidade. Pela prova dos autos, constatou-se que a vítima estava feliz com a gravidez, embora não planejada e que foi impedida de forma precoce em dar prosseguimento ao seu plano”.  
 
O Conselho de Sentença, composto por três mulheres e quatro homens,  reconheceu que Nathalie teve a vida ceifada e que o réu Thiago a matou, decidindo por maioria pela condenação do réu. Reconheceram ainda a prática por motivo torpe – já que o acusado não queria assumir o filho que a vítima esperava – e que o crime foi cometido mediante dissimulação, visto que o dentista marcou encontro com a Nathalie com pretexto de conversarem. Os jurados acolheram ainda o fato de o delito ter sido cometido contra mulher envolvendo violência doméstica e familiar e que a prática aconteceu durante a gestação da vítima.

Mulher é morta à facada dentro de casa no bairro Nova Conquista, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma mulher de 40 anos, catadora de materiais recicláveis, foi cruelmente morta a facadas na manhã desta sexta-feira (27) em Itatiaia. O crime aconteceu na residência da vitima, no bairro Nova Conquista. O corpo dela foi encontrado pela própria filha, de 17 anos.

A Polícia Civil informou que por volta das 7h30min a adolescente acompanhada do namorado e de familiares foram até a Delegacia e comunicaram que encontrou a mãe, morta na sala de sua casa, localizada no bairro Nova Conquista. “A filha contou que na noite de quinta-feira, dia 26, a mãe pediu para que fosse dormi na casa do namorado porque temia que pudesse acontecer algo com ela. A vítima ainda contou para a filha que estaria devendo dinheiro para uma boca de fumo na cidade.

Fora de casa, a filha da vitima foi até a residência para pegar um tablet para acompanhar aula online, foi quando viu o corpo da mãe caído na sala de sua casa todo ensanguentado após encontrar a porta da sala entreaberta.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Resende. Até o fechamento desta reportagem nenhum suspeito do crime foi preso.

Após a confirmação do assassinato, uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE foi até o local do crime e confirmou que a mulher foi morta a facadas. “A vítima levou mais de cinco facadas no tórax e no pescoço”, comentou o policial.

O Grupo de Investigação Criminal (GIC) já está apurando o crime.

Cuidadora acusada de tentar matar idosa vai a júri popular

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O juiz Gustavo Kalil, da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu levar a júri popular a cuidadora de idosos Rosimeri Cristina dos Santos Marcos Trin, acusada de roubar e tentar matar a idosa Elenice Dias no ano passado.

Rosimeri, que foi contratada pela família da vítima através de uma agência, aplicava injeções de insulina e outros remédios para diabetes sem que a idosa tivesse a doença, chegando a levá-la ao coma. De acordo com a denúncia, o crime teria sido cometido com o objetivo de impedir Elenice de descobrir que ela havia usado seu cartão bancário para fazer compras.

A cuidadora está presa desde julho do ano passado, quando o crime foi descoberto por causa da ida da idosa para o hospital após uma crise de hipoglicemia causada pelas injeções de insulina, e responde pelos crimes de tentativa de homicídio e estelionato.

Tiro de Guerra realiza solenidade alusiva ao Dia do Soldado

Além da cerimônia, foi realizada a entrega de certificados às amigas do Tiro de Guerra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na manhã desta sexta-feira, 27, o Tiro de Guerra de Barra Mansa realizou a formatura de atiradores com direito a uma solenidade alusiva ao Dia do Soldado, que foi comemorado no dia 25 de agosto. Durante a solenidade também foi entregue a homenagem Amigas do Tiro de Guerra, às mulheres que apoiam e promovem a instituição. O evento foi realizado no Pátio do TG 01/016, localizado no Parque da Cidade, e contou com a presença de autoridades do Exército brasileiro, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, de militares da reserva e dos familiares dos formandos.

 A vice-prefeita Fátima Lima, a gerente de Promoção da Igualdade Racial e diretora de Assuntos Comunitários do Conselho de Segurança de Barra Mansa, Deviane da Costa, a vereadora Cristina Magno; a inspetora geral da Guarda Municipal, Keyty Crys, e as mães do projeto ‘Filhos São Eternos’ foram as homenageadas.

A vice-prefeita Fátima Lima falou com alegria sobre a ação. “É importante participar da formatura e celebrar com eles o Dia do Soldado. Eu celebro a juventude desses atiradores porque quando eles passam por essa formação, eles levam valores que vão ajudar na transformação da vida deles para a entrada no mercado de trabalho. Enfim, penso que essas mães são as verdadeiras vitoriosas, pois estão aqui ao lado de seus filhos, apoiando para que eles aprendam disciplina e se preparem para a vida adulta. Quero muito agradecer ao Tiro de Guerra e ao Sargento Leandro, pela parceria que ele teve com o nosso município nesse momento de pandemia. Como Chefe de Instrução do TG, ele sempre teve uma atitude paterna com esses jovens. As mães o admiram muito e são gratas pelo belíssimo trabalho que ele realizou nesse tempo conosco. É uma honra receber esta homenagem”, declarou.

Segundo o Sargento Leandro, que finalizará seu período de dois anos no Tiro de Guerra Barra Mansa em dezembro, foi muito importante fazer uma cerimônia grande e abranger todos esses acontecimentos juntos. “A semana do Dia do Soldado é um momento tão bacana pra gente, é o natalício do nosso melhor soldado, Duque de Caxias, nosso grande exemplo como soldado, então nada mais justo do que fazer uma solenidade dessas para prestigiar os nossos atiradores e também, neste momento, homenagear as mulheres que destacaram e ajudaram o TG nesse ano”, revelou, acrescentando sobre sua saída no fim do ano.

- Em dezembro termina o meu ciclo aqui. O comandante de guerra fica à frente dos Tiros de Guerra num período de dois anos e fiquei muito feliz com a presença do futuro comandante aqui na formatura hoje, o Sargento Wesley, que vai representar o TG nos próximos anos. Sou muito grato por ter passado esse tempo em Barra Mansa, ensinando e acolhendo esses jovens com um futuro gigante pela frente - concluiu.

Barra Mansa realiza repescagem para pessoas de 30 anos ou mais neste sábado

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizará neste sábado, 28, no Parque da Cidade, no Centro, a repescagem para pessoas com idade igual ou superior a 30 anos no Teatro. Também será aplicada a segunda dose em pessoas que estão em atraso, porém, será em sistema drive-thru.

O horário será divido em dois, sendo de 08h às 12h para os nascidos de janeiro a junho, e de 12h às 16h para os nascidos de julho  a dezembro. Para ser vacinado, é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado.  Para a segunda dose, basta levar o cartão de vacinação. Já os professores devem apresentar também crachá, contracheque ou documento que comprove vinculação com a instituição de ensino e documento pessoal com foto.

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre a ação. “Faremos a ação de repescagem para todas as idades. São aproximadamente 15 mil pessoas que não foram nos seus respectivos dias. No sábado serão os maiores de 30 anos, ou seja, todo mundo que tem 30 ou mais. Na semana que vem faremos outras idades”, revelou.

Já na manhã desta sexta-feira, 27, o município recebeu por via terrestre, no Parque da Cidade, no Centro, 5.436 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 2.196 da Pfizer e 3.240 da Coronavac.

Secretaria de Assistência Social abre no dia 30 inscrição para contratação de coveiros em Barra Mansa

Profissionais auxiliarão em diversos serviços funerários

Na segunda-feira, 30, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Barra Mansa abrirá as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária de coveiros. Ao todo serão destinadas nove vagas para o trabalho. Os interessados devem fazer a inscrição de forma presencial na sede da Pasta até terça-feira, 31, na Rua Oscar da Silva Marins, nº 255, de 8h30 a 16h30. 

Os profissionais deverão auxiliar nos serviços funerários, construir, preparar, limpar, abrir e fechar sepulturas, realizar sepultamento, exumar cadáveres, fazer translado de corpos e despojos, conservar o cemitério, máquinas e ferramentas de trabalho e, ainda, zelar pela segurança do local. 

O secretário de Assistência Social, J Chagas, falou sobre o processo seletivo. “Vamos realizar mais um processo de contratação com total transparência, com o objetivo de melhorar os serviços e a estrutura do cemitério. Os selecionados já terão experiência o que irá ajudar muito nos trabalhos”. 

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: currículo atualizado; comprovante de escolaridade (certificado ou declaração válida, emitida pela instituição de ensino, devidamente reconhecida pelo MEC); comprovante de experiências profissionais (carteira de trabalho ou contrato de trabalho ou certidão de comprovação de experiência profissional); comprovante de residência atualizado (conta de luz ou água ou telefone em nome do candidato ou, se em nome de terceiros, apresentar declaração de endereço assinada pelo próprio); carteira de Identidade e CPF; e comprovante de quitação militar (para candidatos homens).

O resultado preliminar será divulgado no dia 1º de setembro na sede da SMASDH e no site da Prefeitura de Barra Mansa. Os candidatos que discordarem do resultado poderão interpor recurso administrativo no dia 02, de 8h30 às 16h30, através de requerimento disposto no Anexo II do Edital, justificando a sua discordância. Já o resultado final estará à disposição do público no dia 02 de setembro, a partir das 10h. 

Os casos de empate serão resolvidos tendo como requisito a idade. O desempate será em favor do candidato mais idoso, e, persistindo, pela ordem de inscrição. As vagas e o cadastro de reserva serão preenchidos de acordo com a disponibilidade financeira, a necessidade de preenchimento por ordem de prioridade e respeitando os dispositivos legais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os contratos serão regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

Os convocados terão 48 horas para se apresentarem. Caso contrário, será chamado o próximo na ordem de classificação.  Se por qualquer impedimento o candidato selecionado, mesmo tendo comparecido à convocação, não puder iniciar as atividades no prazo de 48 horas, será considerado desclassificado, sendo convocado o próximo na ordem de classificação.

Secretaria de Saúde distribui 245 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Município do Rio retirou lote de imunizantes na tarde desta sexta-feira na Coordenação Geral de Armazenagem da SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, nesta sexta-feira (27.08), a distribuição de 245 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca aos 92 municípios do estado. As doses são destinadas à segunda aplicação do esquema vacinal.

O município do Rio realizou a retirada do seu lote às 15h desta sexta-feira, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. 
 
Neste sábado (28), equipes da CGA estarão de plantão para disponibilizar os imunizantes aos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Volta Redonda, a partir das 8h. Para os demais municípios, a distribuição ocorre na segunda-feira (30).

Justiça nega pedido contra Porta dos Fundos para retirar do ar “Especial de Natal: A primeira tentação de Cristo”

Reprodução
Foi julgado improcedente o pedido para que a Netflix e o Porta dos Fundos retirassem da plataforma o filme “Especial de Natal: A primeira tentação de Cristo” e pagassem R$ 1 bilhão por danos morais pela exibição da sátira religiosa. O pedido foi feito pelo pai de santo Alexandre Montecerrathe, presidente do Templo Ilê Asé Ofá de Prata. A decisão é da juíza Rosana Simen Rangel, da 26ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Em dezembro de 2019, a sede do Porta dos Fundos foi atacada por Eduardo Fauzi por causa deste filme.

 “A obra produzida pela primeira ré constitui, portanto, um legítimo exercício da crítica, por meio de sátira, porquanto não incita a violência e nem traz conteúdo discriminatório, não havendo que se falar em cessação da sua transmissão pela segunda ré”, avaliou a magistrada.

O autor da ação alega que o enredo do especial de Natal é desrespeitoso e adultera a história da fé cristã, com ironias e deboches sobre a história de Jesus. O Porta dos Fundos alegou que não cabe ao Estado laico tutelar a honra de personagens bíblicos e que o filme não afeta a liberdade religiosa, já que não impede a escolha ou o livre exercício da religião.

Na decisão, a juíza Rosana Simen Rangel destaca que o filme está em uma plataforma fechada e paga na qual o usuário pode optar por qual produção assistir. De acordo com o texto, nenhum direito é absoluto e, diante de um conflito de interesses como o deste caso, deve-se dar prevalência à liberdade de informação e de crítica, respeitando a jurisprudência de tribunais superiores.

“Assim, a intervenção estatal nas liberdades de manifestação do pensamento, de informação e de expressão artística, científica, intelectual e de comunicacional deve se dar de maneira excepcional, quando configurar a ocorrência de prática ilícita, de incitação à violência ou à discriminação, bem como de propagação de discurso de ódio”, concluiu.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Seguem buscas por casal desaparecido em Angra dos Reis durante passeio de barco

As buscas pelo casal que desapareceu durante um passeio de barco na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), continuam. Cristiane Nogueira da Silva, de 48 anos, e Leonardo Machado de Andrade, de 50 anos, foram vistos pela última vez no domingo (22).

Eles passavam o fim de semana juntos em uma casa na Praia da Longa. Por volta de 16h30 do domingo, os dois saíram em um barco de pequeno porte, do tipo traineira, para ver o pôr do sol na Lagoa Verde, um dos pontos turísticos mais visitados da Ilha Grande. Desde então, não há notícias sobre eles.

O Corpo de Bombeiros informou que o trabalho de varredura continua por tempo indeterminado com o uso de quatro aeronaves, motos aquáticas e embarcações, seguindo a determinação do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ,  coronel Leandro Monteiro. A corporação informa, ainda, que o governador Claudio Castro disponibilizou o uso de sua própria aeronave para este fim. Secretário e governador monitoram e acompanham as buscas.

Adolescente acusado de matar comparsa de crimes é apreendido em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) e militares apreenderam, nesta quarta-feira (25/08), um adolescente, de 17 anos, apontado como autor de um homicídio praticado na região. Ele foi localizado no Centro do município.

O adolescente tem diversos antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. De acordo com os agentes, ele teria matado a tiros um comparsa da facção, pois reivindicou "melhores salários" para a organização criminosa.

Termina nesta sexta o prazo das inscrições para contratação temporária de professores e serventes

Aprovados em processo seletivo formarão cadastro de reserva

A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) abriu inscrições para a contratação temporária para as funções de Professor III e Servente, para atuar nas unidades da fundação e suprir as carências dos servidores afastados temporariamente.

São oito vagas para Professor III: Geografia (1vaga); Sociologia (1 vaga); Língua Portuguesa (1 vaga); Língua Estrangeira; Espanhol (1 vaga); Química (1 vaga); Física (1 vaga); Arte (1 vaga); e Intérprete de Libras (1 vaga). Para servente são disponibilizadas duas vagas.

Os candidatos aprovados no processo seletivo formarão o cadastro de reserva, e a admissão estará condicionada ao surgimento de vagas temporárias no prazo de validade do concurso. A utilização do cadastro de reserva obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final no processo seletivo.

Inscrições

O candidato deverá realizar sua inscrição pelo site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico) até o dia 27 de agosto, através do preenchimento da ficha eletrônica disponibilizada no endereço eletrônico.

Os candidatos que tenham dificuldade de acesso à internet poderão realizar suas inscrições na sede da Subprefeitura do Retiro, localizada na Av. Antônio de Almeida, nº 46, bairro Retiro, nos dias úteis, das 8h30 às 17h, durante o período de inscrição.

O Edital, a ficha de inscrição e o formulário para entrega de títulos estão disponíveis no site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico).

Número de transplantes de medula cai durante a pandemia da covid-19

O número de transplantes de medula óssea no estado do Rio de Janeiro caiu aproximadamente 35%, com o surgimento da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pela criadora da Associação Davida Casa do Bom Samaritano, Cristina Figueroa, durante reunião remota da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada nesta quinta-feira (26/08). O levantamento foi feito com base no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Em 2019, foram 420 transplantes. Em 2020, com a pandemia, 279. Até julho de 2021, registramos 146 transplantes. A pandemia nos afetou muito. Apesar disso, durante a pandemia, nosso estado foi um dos que mais cadastrou doadores, 11 mil em 2020”, declarou Cristina. Ainda de acordo com ela, há 5,5 milhões de doadores cadastrados no país, e mil pessoas aguardando o transplante. O Rio de Janeiro ainda possui números modestos de cadastrados se comparados ao estado de São Paulo, ainda que consideradas as diferenças populacionais: 250 mil x 1,3 milhão.

Para a criadora da Davida, é preciso conscientizar a população fluminense sobre a importância das doações de medula. "Se trabalharmos o estado como um todo, em nossos 92 municípios, podemos conscientizar futuros doadores. O interior do estado ainda é uma 'terra virgem' para trabalharmos as doações", ponderou Cristina.

Presidente da comissão, a deputada Martha Rocha (PDT) destacou ações a serem tomadas pelo colegiado e reforçou a necessidade de mobilização. “Vamos buscar uma reunião com a Secretaria estadual de Educação, já que, por lei, as escolas são obrigadas a divulgar informações sobre a doação de medula óssea e de plaquetas. Também vamos articular com o Conselho estadual de Educação para que esse tema faça parte da linha de ações. Temos que nos mobilizar e buscar companheiros, é uma causa suprapartidária", enfatizou.

Vice-presidente da comissão, a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) falou da importância da participação de diversos setores da sociedade na conscientização. "É mesmo um debate apartidário, que transcende a questão política. Devemos incluir as religiões, que com seu grande alcance podem abraçar o projeto, trazendo informação e estimulando o debate", frisou.

Idealizador da campanha “Agosto Laranja”, que incentiva a mobilização e conscientização da doação de medula óssea no estado, o deputado Waldeck Carneiro (PT) chamou a atenção para a necessidade de articulação. “É uma pauta muito sensível e importante, e precisamos focar em pontos a serem melhorados, como a atualização dos cadastros, já que não adianta ter cadastros muito cheios se estão desatualizados. Vamos mobilizar secretários municipais de Saúde, presidentes de Assembleias Legislativas, convidar o Judiciário também a participar. Vamos alaranjar o Brasil!”, destacou.

Secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe elogiou a atitude dos doadores. "Estamos falando de uma ação que é um verdadeiro ato de solidariedade. Uma doação sem querer nada de volta. Vemos o número de pessoas que se beneficiam desse ato de solidariedade, e como estas iniciativas de mobilização são necessárias", afirmou.

Barra Mansa vacina adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades nesta sexta-feira, 26

Está programada para a chegada de novas doses da vacina

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa dá continuidade ao Plano de Imunização contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 27. Dessa vez, o público alvo será adolescentes com idades entre 12 e 17 anos com comorbidades, além de gestantes, puérperas e lactantes com filhos de até 12 meses.

Para receber a vacina, o adolescente deverá estar acompanhado de um responsável legal. Além disso, é indispensável a todos à apresentação de RG, CPF, laudo médico, comprovante de residência em nome dos pais ou declaração do posto de saúde, que assegure o acompanhamento do jovem naquela unidade, e o cartão de vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, estão incluídas nos grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições: Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Hipertensão Arterial estágio 3; Pneumopatias crônicas graves; doenças cardiovasculares, neurológicas e renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose Hepática.

A ação segue no Teatro do Parque da Cidade, no Centro, e será dividida em três horários, de 08h às 12h, vacinam os nascidos de janeiro a abril, de 12h às 16h, nascidos de maio a agosto, e de 15h às 18h, serão imunizados os nascidos de setembro a dezembro.

RJ: mais de meio milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas nesta sexta

Município do Rio retirou lote ainda durante a madrugada desta quinta-feira na Coordenação Geral de Armazenagem da SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade, nesta sexta-feira (27.08), à distribuição de 561.740 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. O lote contém 302 mil doses da Coronavac e 259.740 da Pfizer e chegou à Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, na madrugada desta quinta-feira (26.08).

Equipes da  CGA ficaram de prontidão para receber os imunizantes, checar a temperatura e inserir dados no sistema. As doses destinadas ao município do Rio de Janeiro estavam disponíveis para retirada às 4h desta quinta-feira (26.08). Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá retiraram os lotes a partir das 8h.

As cidades da região da Costa Verde receberão os imunizantes, nesta sexta-feira, por meio de um helicóptero da SES que decolará às 8h do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar, em Niterói. A entrega para as demais localidades vai ocorrer por caminhões e vans, que sairão da CGA, a partir das 7h, com escolta da Polícia Militar.

Co-catedral realizará missa por ordem de chegada a partir do 1º

Foto: Google Street View
Em um comunicado feito nesta quinta-feira, dia 26, a Comunidade Co-Catedral Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Paraíba realizará, a partir do dia primeiro de setembro, missas por ordem de chegada e não mais por agendamento.

"A ocupação do templo se dará por ordem de chegada e ao atingir a capacidade máxima os portões serão fechados a fim de evitar aglomerações, portanto o fiel deverá chegar com 15 minutos de antecedência."

Todos as demais medidas de prevenção contra o Covid-19 continuarão a ser mantidas pelos responsáveis.

Carreta carregada com bobina de aço tomba na Curva do Aterrado em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta carregada com bobina de aço tombou na tarde desta quinta-feira (26) no km 274 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), altura da Curva do Aterrado, em Barra do Piraí.

De acordo com a PEF, por volta dás 16h foi informada de uma carga que se soltou da carroceria de uma carreta, que acabou tombando sobre a rodovia.

No momento do acidente a rodovia ficou totalmente interditada, porém com a chegada dos guinchos pesados da concessionária que administra a rodovia as bobinas foram removidas para o acostamento e a pista parcialmente liberada, o transito seguiu em sistema de siga e pare.

O conduto não se feriu.

Foto: PRF

Lar de acolhimento precisa de ajuda para manter serviços à pessoas em situação de rua

O Lar De Jesus, casa de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, em Barra Mansa, está precisando de ajuda para manter os serviços às pessoas que procuram a instituição diariamente.

Além do acolhimento, os atendidos recebem material de higiene pessoal, banho, jantar, café da manhã e participam de momento de reflexão e oração.

Atualmente doze pessoas estão hospedadas na unidade, porém, diariamente chegam outras que pedem ajuda apoio ao portão, sendo-lhes oferecido refeição, cobertor e roupas.

Todo o material é 100% doado por pessoas independentes, sem qualquer vínculo institucional, e, para a continuação dos trabalhos é necessário que mais voluntários ajudem.

A casa de acolhimento fica na Avenida Três de outubro, n° 260, no bairro Jardim Boa Vista, em  Barra Mansa, ao lado do Carga e descarga do Royal Jardim Boa Vista.

As doações podem ser entregues no próprio Lar de Jesus ou na Paróquia de Santo Antônio, em Saudade
(Igreja de Saudade em Barra Mansa).

Mais informações podem fazer contato no (24) 9 8171-6714.

Homem com mandado de justiça é preso em Piraí

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (25), no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, na altura do posto da PRF de Caiçara, em Piraí.

Os agentes informaram que realizavam fiscalização de combate ao crime quando abordou uma caminhonete Fiat/Toro Volcano, com placas de Duque de Caxias/RJ, com dois ocupantes. Ao solicitar a documentação do condutor foi verificado que não possuía CNH, sendo aplicada multa.

Logo após recolher o veículo, os policiais averiguaram que contra o passageiro, de 31 anos, que era habilitado, foi constatado um mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de estelionato e associação criminosa, expedido em 13/07/2021, pela Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a 94ª DP de Piraí, onde ficou a disposição da justiça.

Máquina quebrada deixa paciente infartado sem realizar cateterismo em Volta Redonda

Iolanda Vaz Cintra, divulgou em seu perfil nas redes sociais que o marido infartou e ficou sem passar pelo cateterismo, pois a máquina que atende a rede publica estava quebrada.

Segundo a mulher, o seu marido Marcos Henrique Cintra passou mal na madrugada do dia 16/08/2021 e foi levado para o Cais Aterrado, onde ficou constatado o caso, ele precisou passar pelo procedimento, mas não pôde realizar porque a máquina que atende a rede publica estava quebrada.

— Chegamos por volta dá 00:00h e 00:25h ele já havia passado pela triagem, feito eletrocardiograma, tomado medicações, colhido sangue para exames, acomodado ao leito e visitado pelo médico. Foi seguido o protocolo de infarto com 3 coletas e pela manhã o infarto foi confirmado. Ele foi conduzido para sala vermelha onde foi totalmente monitorado. Foi aí que começou nosso pesadelo. O atendimento do Cais continuava excelente como foi durante todo o período da internação. Mas na hora de fazer o cateterismo? Não tem como fazer porque a máquina do hospital particular credenciado está quebrada. Tá! Mas e aí? Não depende do Cais, então depende de quem? O paciente morre? A prefeitura não faz nada? Se no hospital credenciado não tem máquina, onde tem? Em Barra mansa? Resende? Angra dos Reis? Não importa onde mas algo tem que ser feito! Quantas pessoas vão morrer pra isso mudar? Meu esposo vai ter que vir a óbito para algo acontecer? Por favor prefeito Neto, senhora secretária de Saúde  Conceição Souza Rocha preciso que algo aconteça para ONTEM! Estou pedindo algo BÁSICO da saúde pública. Algo que os meus impostos e o de tantas outras famílias pagam para numa hora dessas ter o retorno esperado!

Guarda Municipal recupera carro furtado em Volta Redonda

Veículo foi encontrado em vaga da Polícia Federal no Aterrado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) conseguiram recuperar nesta quarta-feira, dia 25, um carro furtado. A ação aconteceu no bairro Aterrado e o veículo foi levado para os cuidados da 93ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.

De acordo com a GMVR, dois agentes estavam realizando ronda próximo à Capela Municipal, quando foram acionados para comparecerem à Rua Mário Di Biase, onde um automóvel estava estacionado irregularmente em uma vaga de uso da Polícia Federal. Ao chegarem ao local, os guardas conseguiram constatar que o veículo havia sido furtado.

Após identificar o nome em que o veículo estava registrado, a pessoa responsável foi acionada e chegou ao local, mas afirmou que vendido o carro. O atual proprietário foi acionado e encaminhado com o veículo para a delegacia para o registro da ocorrência.

Volta Redonda abre Chamada Escolar para Educação Infantil e EJA

Inscrições poderão ser feitas de forma online entre os dias 1º e 30 de setembro

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda abriu inscrições para a Chamada Escolar 2022, com vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição é gratuita e deve ser feita entre os dias 1º e 30 de setembro deste ano, exclusivamente pela internet, através do link chamadaescolar.voltaredonda.rj.gov.br.

“As inscrições são online para evitar aglomeração neste período de pandemia. É importante ressaltar que não há cobrança de taxa para se inscrever, e os interessados devem ficar atentos ao prazo”, afirmou a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves, a Tetê.

Educação Infantil

Em relação à Educação Infantil, os interessados nas vagas para creches devem fazer a inscrição de crianças nascidas entre 01/04/2018 e 30/11/2021. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 01/04/2016 e 31/03/2018.

Os documentos necessários para a inscrição são: número do NIS (Número de Identificação Social); comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo gestor municipal da Assistência Social (Smac); original da certidão de nascimento; comprovante de renda; comprovante de residência; comprovante de trabalho (para vagas em creche).

Os critérios para classificação são: morador de Volta Redonda; ser inscrito no CAD Único (NIS); estar inserido no Programa Bolsa Família; idade (o mais velho); renda familiar.

A secretaria de Educação ressalta que, conforme legislação vigente, o candidato com deficiência e comprovar através de diagnóstico médico terá prioridade na matrícula.

EJA

Para as vagas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) da Educação de Jovens e Adultos, podem se inscrever candidatos com idade a partir dos 15 anos. São necessários: original da certidão de nascimento do candidato, ou carteira de identidade (RG); comprovante de residência.

De acordo com a secretaria, a inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos).

Barra Mansa inicia vacinação em jovens de 17 anos com comorbidade ou deficiência permanente

Ação dá sequência ao Plano de Imunização contra a Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa dará continuidade ao Plano de Imunização contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 26, ao iniciar a aplicação da primeira dose da vacina em jovens de 17 anos com comorbidade ou deficiência permanente. Também receberão o imunizante gestantes, puérperas e lactantes com filhos de até 12 meses. 

Segundo o Ministério da Saúde, são incluídos nos grupos de comorbidades as pessoas que tenham alguma das seguintes condições: Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Hipertensão Arterial estágio 3; Pneumopatias crônicas graves; doenças cardiovasculares, neurológicas e renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose Hepática. 

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, falou sobre o avanço da imunização no município. “Iniciaremos a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Com isso, utilizaremos a mesma estratégia usada com os adultos, por meio de planejamento para não chegarmos ao final do dia com falta ou sobra de doses. Em breve nossos jovens estarão imunizados e assim avançaremos para o fim da pandemia”. 

Para receber a vacina, é indispensável a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e, principalmente, laudo médico, para comprovar a comorbidade. A ação segue no Teatro do Parque da Cidade, no Centro, e será dividida em três horários, de 08h às 12h, vacinam os nascidos de janeiro a abril, de 12h às 16h, nascidos de maio a agosto, e de 15h às 18h, serão imunizados os nascidos de setembro a dezembro. 

Barra Mansa atinge meta de vacinação

Nesta quarta-feira, 25, Barra Mansa ultrapassou a meta de vacinação imposta pelo Ministério da Saúde, que é de 90% do público maior de 18 anos vacinado com a primeira dose e 43% vacinado com a dose complementar.

Vinte e seis de agosto: nascimento do DJ Alok

Alok Achkar Peres Petrillo, nasceu em Goiânia, em 26 de agosto de 1991, é um DJ e produtor musical brasileiro, mais conhecido por seu sucesso mundial de 2016 "Hear Me Now". Em 2020, Alok foi eleito o 5º melhor DJ do mundo pela revista britânica DJ Mag.

Ele acompanhava seus pais ao lado de seu irmão gêmeo Bhaskar, em suas apresentações de psy trance pelo país, depois decidiram formar o projeto ao vivo de trance Lógica. Com ela, a dupla lançou um álbum totalmente autoral chegando a fazer shows em cerca de 19 países, além de suas músicas serem destaque na loja virtual Beatport.

Aos 19 anos, depois de trancar o curso de relações internacionais, fez um curso de discotecagem em Londres, retornando ao Brasil novamente.[6] Em 2010, decidiu seguir carreira solo, mudando de gênero para o house music, sendo um dos primeiros a adotar o sub-gênero brazilian bass. Em 2016, ele acabou assinando contrato com a gravadora holandesa Spinnin' Records, lançando logo depois a canção "Hear Me Now" com Bruno Martini e do cantor e compositor Zeeba, que levou a sua projeção internacional, com a música entrando em paradas de vários países.

Vinte e seis de agosto: data de nascimento de Dorival Caymmi

Dorival Tostes Caymmi, mais conhecido como Dori Caymmi, nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de agosto de 1943, é um músico, cantor, produtor musical, arranjador e compositor brasileiro, filho dos também músicos Dorival Caymmi e Stella Maris. Irmão da cantora Nana Caymmi e do flautista, cantor e compositor Danilo Caymmi. O músico residiu por mais de 20 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, para onde mudou-se no final dos anos 1980 mas retornou para o Brasil há alguns anos. Atualmente vive na região serrana de Petrópolis com sua esposa Helena, onde continua compondo e produzindo.

Além do pai famoso, a principal influência de Dori foi o movimento da Bossa Nova. Iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade, sob a tutela de Lúcia Branco e Nise Poggi Obino. Estudou teoria musical no Conservatório Lorenzo Fernandez e, em 1959, fez sua estreia profissional acompanhando ao violão a irmã Nana. Em 1960, tornou-se membro integrante do Grupo dos Sete (famoso grupo cênico capitaneado por Fernando Torres, em que compunha e executava música incidental para peças teatrais e teleteatros. Co-dirigiu e tocou violão na peça Opinião (1964) e Arena Conta Zumbi (1966), trabalhos de transição estilística entre a Bossa Nova e a moderna MPB. Foi produtor de discos de Edu Lobo, Eumir Deodato e Nara Leão, dentre outros, nessa fase.

Mulher é ferida com um tiro na perna no Retiro

Uma mulher ficou ferida ao ser atingida por um tiro na noite desta quarta-feira (25) em Volta Redonda. O caso aconteceu na Rua Maria Cecília, no bairro Retiro.

A vitima foi primeiramente encaminhada ao Hospital do Retiro (Munir Rafful) e depois encaminhada ao Hospital São João Batista, onde passou por cirurgia. Claudia Regina Alves Fernandes 37 anos, segue internada acordada e lúcida e não core risco de morte.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda. As circunstâncias, a motivação e autoria do disparo ainda são desconhecidas.

Homem morre atropelado na BR-393, em Barra Mansa

Um homem morreu atropelado no final da noite desta quarta-feira (25), no km 298 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Barra Mansa. O acidente fatal aconteceu na altura do bairro Boa Vista.

De acordo com a PRF, por volta dás 21h50 recebeu a informação repassada pelo Corpo de Bombeiros sobre um atropelamento de Aldir N. Souza, de 54 anos, que morreu no local. O veiculo atropelador permaneceu no local.

A pericia foi acionada e a ocorrência encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa. Até a publicação o corpo permanecia no local.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Homem é preso por agressão contra a mãe em Valença

Um homem foi preso nesta quarta-feira (25) por agressão contra a própria mãe de 79 anos em Valença. Ele foi localizado pelos policiais da 91ª DP de Valença com apoio dos agentes da 92ª DP de Rio das Flores, no bairro Boquinha.

A determinação foi do delegado Carlos Cesar Santos junto a coordenação do Chefe de GIC, Geraldo Rocha Ferreira, onde, segundo apurado, uma idosa estaria sendo mantida em condição de maus tratos.

No local os policiais constataram situação degradante em que a idosa se encontrava, a equipe solicitou atendimento médico e social. O homem não se encontrava na residência no momento do flagrante.

Ainda de acordo com a polícia, o homem utilizava todo o rendimento da mãe em benefício próprio.

O acusado foi enquadrado em flagrante pelos crimes do Art 244 do CP e Arts 99 e 102 da Lei 10.741/03 e preso. 

A idosa está sendo atendida por equipes médicas, sociais e será acolhida por familiares que não tinham ciência do fato.

Operação prende traficante foragido que tentou matar policiais militares em Valença

Policiais civis da 91ª DP (Valença) e militares prenderam, no domingo (22/08), um homem apontado como chefe do tráfico de drogas do bairro Biquinha, naquele município. Ele foi localizado na casa da avó da namorada, após uma denúncia anônima.

De acordo com os agentes, em janeiro deste ano, o autor e dois comparsas atiraram contra policiais militares. Dois meses depois, ele foi flagrado comercializando drogas, mas conseguiu fugir da ação e abandonou uma bolsa com drogas. Segundo as investigações, ele é considerado um dos lideres do tráfico da localidade de Biquinha, distrito de Valença.

Ainda segundo os agentes, contra ele foi cumprido um mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Os outros envolvidos já estão presos.

Mãe e filha são presas por estelionato em Volta Redonda

Duas mulheres foram presas nesta quarta-feira (25), pela Polícia Civil de Volta Redonda, por crime de estelionato. Elas foram encontradas no bairro de Fátima, em Barra do Piraí.

A ação, coordenada pelo delegado titular da 93ª DP, Edézio Ramos determinou que os  agentes fossem à rua Ivair Stabelini para cumprir mandados de prisão de Flávia Muniz de Matos, de 48 amos, e Ana Carolina Muniz de Matos, de 27, expedido pela 1ª Vara da Cidade do Aço.

As duas, de acordo com a policia, foram condenadas por cometerem o crime de estelionato em 2014, após manterem a vítima em erro, que pensava estar comprando um apartamento, que supostamente seria de propriedade das autoras, quando na verdade elas, estavam “vendendo” uma ilusão para vítima, e usando o dinheiro dela para comprar um loja no Pontual Shopping (Sex-shop), localizado em Volta Redonda e financiar um veículo.   

As mulheres estão à disposição da justiça.

Policiais civis de Volta Redonda prendem homem condenado por roubo em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta terça-feira (24/05), um homem que era procurado pelo crime de roubo. Ele foi localizado na Vila Elmira, em Barra Mansa, após ações de inteligência da delegacia. Havia contra ele um mandado de prisão condenatória pendente.

Segundo os agentes, em setembro de 2014, ele e um comparsa roubaram um estabelecimento comercial. Pelo crime, ele foi condenado a uma pena de cinco anos e seis meses de reclusão.

Suspeito de 20 anos é flagrado com droga, munição e arma no bairro Açude

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM
Durante patrulhamento no bairro Açude I, policiais do 28º BPM-VR flagraram um jovem em atitude suspeita, no final da noite desta terça-feira, dia 24, na Rua B, onde foi feito revista e, durante buscas, foram encontrados um revólver calibre 38, dez munições do mesmo calibre intactas, R$ 340,00 Reais em espécie, 14 buchas de maconha (25 gramas) e 54 pinos de cocaína (37 gramas).

De acordo com a PM, uma denúncia anônima relatava que um elemento de casaco cinza e bermuda jeans, com uma pochete no ombro, estaria armado traficando drogas próximo a um trailer.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP, onde o jovem detido foi enquadrado no Art. 33 da Lei 11.343/06 e Art. 14 da Lei 10.826/03 permanecendo preso.

Sete bairros de Volta Redonda terão postos para vacinação antirrábica no próximo sábado, dia 28

Primeiro fim de semana de campanha registrou 4.572 animais imunizados entre cães e gatos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda fará a Campanha de Vacinação Antirrábica anual em cinco sábados. A primeira etapa, na semana passada, registrou 4.572 animais imunizados, sendo 75,8%, caninos, e 24,2% felinos, em nove postos espalhados pela cidade. No próximo sábado, dia 28, os locais de vacinação serão as unidades de saúde do Eucaliptal, Conforto, Ponte Alta, Jardim Belmonte; os CRAS do Jardim Ponte Alta e do Siderlândia; e a Praça Marechal Osório, no bairro 249, das 8h às 17h.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, afirmou que a adesão à campanha superou os números de 2020. “Tivemos um crescimento de quase 15% no número de animais vacinados nas nove regiões beneficiadas no primeiro sábado. Esperamos que essa tendência prossiga nas etapas seguintes da imunização”, falou.

Ela lembrou que cães e gatos saudáveis com mais de três meses de idade devem ser levados a um dos postos de vacinação. Os animais devem estar contidos e serem conduzidos por um adulto, para evitar acidentes. “A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade, fatal em quase 100% dos casos, e manter os pets saudáveis. Além disso, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano”, reforçou.

Vacinas antirrábica também serão aplicadas nos sábados, 11, 18 e 25 de setembro


No dia 11 de setembro, os postos de vacinação serão as unidades de saúde do Três Poços, Jardim Paraíba, Vila Americana, Santo Agostinho, Volta Grande e Água Limpa; o CRAS do Aero Clube; e a Praça José L. de Castro, no Jardim Amália. E a prefeitura ainda deve incluir na programação um drive-thru na Ilha São João.

No dia 18 de setembro, as unidades de saúde Retiro I e III, Vila Mury, Açude I e II, Vila Brasília, Belo Horizonte, Mariana Torres, Belmonte, Padre Josimo; e o Retiro II, a Escola Municipal Amaral Peixoto, receberão os animais.

No encerramento da campanha, dia 25 de setembro, os animais devem ser levados às unidades do São Geraldo, Belvedere, Rústico, Monte Castelo, Siderópolis, Vila Rica/Tiradentes, Roma I e II; e ainda à Praça Nei do Vale, no São João.

Homem é morto com tiro na cabeça em Barra do Piraí

Foi identificado como Pablo Oliveira dos Santos, de 25 anos, o homem morto com um tiro na cabeça na madrugada desta quarta-feira (25), em Barra do Piraí. O crime aconteceu na na Rua Professor Wilson Nóbrega, bairro Santo Antônio.

A mãe da vítima relatou aos policiais militares, que estava na cozinha do bar quando ouviu o disparo de dentro do bar da família.

O corpo de Pablo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro Três Poços, em Volta Redonda, cidade vizinha.

 O caso foi registrado na delegacia da cidade (88ª DP). Os agentes vão investigar a autoria, a motivação e a circunstância do crime. Até o momento, ninguém foi preso.

Loja de calçados é invadida na madrugada desta quarta-feira em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A loja Unifa Calçados e Confecções, na avenida Amaral Peixoto, foi invadida na madrugada desta quarta-feira (25), em Volta Redonda. A porta de vidro do estabelecimento foi quebrada e teve alguns objetos levados.

O proprietário do comercio foi comunicados e compareceu ao loca e constatou o fato. Segundo a PM, ele disse que os objetos furtados eram supérfluo. Não foi divulgado o valor do prejuízo.

Motociclista fica ferido em acidente na Rio-Santos, em Angra dos Reis


Um motociclista ficou ferido em um acidente na manhã desta quinta-feira (25) em Angra dos Reis, região Costa Vede. A colisão ente a moto em que a vitima conduzia contra um carro de passeio aconteceu no Km 489 da BR 101 (Rio-Santos), por volta dás 08h10.

A PRF informou que a vitima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital na região.

Devido ao acidente e atendimento, o trânsito ficou lento.

Volta Redonda intensifica aplicação da segunda dose nesta quarta-feira, dia 25

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda segue aplicando a segunda dose contra a Covid-19 nesta quarta-feira, dia 25.

É necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina com o registro da primeira dose.

Será vacinado o seguinte público:

 - Coronavac para quem tomou primeira dose até 28/07.

- Segunda dose com a vacina Pfizer para quem vacinou com AstraZeneca e Pfizer até 04/06.

A vacinação será das 8h às 16 horas nas Unidades de Saúde dos bairros: Conforto, Siderlândia, São Geraldo, Jardim Paraíba, Retiro 2
Vila Mury, Volta Grande e Santa Cruz.

Primeira dose
A abertura da vacinação da primeira dose para novo público ou repescagem dependerá agora da entrega de novas remessas do imunizante.

Covid-19: ‘Patrulha pela Vida’ intensifica atuação em Volta Redonda

Guardas municipais estão nos centros comerciais reforçando orientação sobre cuidados durante a pandemia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Criada pela prefeitura para garantir o cumprimento das medidas preventivas à Covid-19, a “Patrulha pela Vida” intensificou sua atuação nos principais centros comerciais de Volta Redonda nesta semana. O objetivo da patrulha, que atua com um grupamento da Guarda Municipal (GMVR), é orientar pedestres, ambulantes e comerciantes em locai de maior concentração de pessoas.

“Estamos com os índices apontando um crescimento em contaminação preocupante. Apesar de nosso município se encontrar avançando nos requisitos de imunização, a sociedade deve se conscientizar. O sucesso em afastar esse vírus depende da união de todos”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis.

Durante as abordagens, os agentes ressaltam que a pandemia ainda não acabou e por isso é necessário redobrar a atenção em relação à higiene, como uso de máscara e álcool, além de orientar sobre a importância de sair de casa apenas quando necessário, evitando aglomeração.

As equipes também fazem a vistoria de estabelecimentos comerciais para garantir que os locais estão cumprindo as medidas de segurança previstas em decreto.

Jovens começam a ser vacinados em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Volta Redonda baixa idade de vacinação nesta terça-feira, dia 24, para jovens de 19 e 18 anos em drive-thru na Ilha São João

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda baixou a idade de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, dia 24. Jovens de 19 e 18 anos ou mais também foram atendidos no drive-thru, na Ilha São João.

A abertura das novas idades foi possível diante da previsão de chegada de mais doses de vacinas. Inicialmente, seriam vacinadas pessoas a partir de 20 anos.

Encerra hoje as inscrições para o Salão de Humor de Volta Redonda

Artistas devem enviar obras e documentação por e-mail até as 18h desta quarta-feira

Encerram-se nesta quarta-feira, dia 25, as inscrições para 31ª edição do Salão de Humor de Volta Redonda. Para se inscrever, os artistas devem enviar pelo e-mail salaodohumorvr@gmail.com as obras, junto com o documento de identidade, CPF, comprovante de residência, dados bancários e o preenchimento das fichas que constam no anexo do edital, disponível em: https://cultura.voltaredonda.rj.gov.br/. O envio deve ser feito até as 18h de quarta-feira.

O Salão do Humor é uma realização da Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Um dos eventos mais importantes do calendário cultural do município e respeitado em todo Brasil, o Salão de Humor vai premiar nas modalidades Cartoon, Charge, História em Quadrinhos (HQ), Caricatura, além da premiação para a categoria Melhor de Volta Redonda. A participação é gratuita e está aberta a artistas de todo o país.

Cada concorrente poderá inscrever até três trabalhos. Além disso, os nascidos e/ou residentes de Volta Redonda poderão ainda se inscrever na categoria “Melhor de Volta Redonda”, que neste ano tem o tema ‘Meio Ambiente e Consumo Consciente.

Serão conferidos cinco prêmios no valor total de R$ 11,5 mil para os primeiros lugares de cada categoria. Os destaques do Salão de Humor serão expostos em uma galeria online, além de forma presencial no Espaço das Artes Zélia Arbex e em vários pontos estratégicos da cidade.

Volta Redonda aprova 5G e expansão de shopping, além de acabar com cobrança para emitir nota fiscal

Medidas buscam construir ambiente propício para quem quer investir na cidade, gerando emprego e renda

Volta Redonda aprovou dois projetos que tornam a cidade mais competitiva economicamente. O primeiro, já conhecido, é o termo de permissão para que o grupo CBS possa fazer a expansão do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. O outro é sobre a aprovação da instalação no município de antenas 5G, o que era uma recomendação da Anatel para o município contar com o serviço de Internet mais rápido do mercado.

Além disso, também nesta semana a Prefeitura de Volta Redonda comunicou que vai extinguir a taxa cobrada para emissão de nota fiscal. Ou seja, de uma maneira geral as três propostas se complementam e formam um “pacote de bondades" para ajudar a destravar o desenvolvimento econômico, muito prejudicado pela burocracia, cobrança excessiva de taxas e, obviamente, pela pandemia. Confira os três projetos:

Expansão do Sider Shopping
A Câmara precisava aprovar o Executivo a permitir o uso do espaço aéreo na Rua 12, na Vila Santa Cecília. Neste local é onde será erguida uma passarela que vai unir o shopping a uma nova torre, a ser construída no prédio que abrigava o Hortifruti. O empreendimento terá o mesmo padrão do Sider, com a diferença de que os andares de estacionamento ficarão no subsolo. Os investimentos ficarão em torno de R$ 100 milhões, e a expectativa é que sejam gerados 200 empregos de construção civil durante a obra e outros 300, incluindo pessoal do shopping e das lojas, quando a expansão estiver operando.

Emissão de nota fiscal gratuita

Buscando construir um ambiente propício para quem quer investir em Volta Redonda, a prefeitura extinguiu a cobrança de taxa para emissão de notas fiscais. O serviço voltará a ser de graça a partir de 20 de setembro com a contratação de uma nova empresa. Desde maio do ano passado, um valor mensal era cobrado de empresários, microempreendedores ou qualquer prestador de serviço. Na época, a medida foi alvo de reclamações e continuava desagradando quem empreende na cidade.

Chegada do 5G
A rede da quinta geração de telefonia móvel ainda não está disponível no Brasil, mas a cidade de Volta Redonda já se prepara para implantá-la, quando isso for possível. O primeiro passo foi dado na última semana, com a aprovação da lei que regulamenta a instalação das antenas 5G no município - uma orientação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às cidades.

No estado, Volta Redonda foi o segundo município a aprovar a lei do 5G, ficando à frente até mesmo da capital. A legislação, de autoria do Poder Executivo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares, dispõe sobre as normas para a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações. Elas serão pequenas como modems de internet e instaladas sobre os prédios. No leilão do 5G são as operadoras de telefonia que vão disputar o direito de explorar as faixas de frequência de internet móvel de quinta geração. A previsão é que o pregão ocorra em outubro.

O 5G é um sistema parecido com o 4G - usado atualmente com os aplicativos de mensagens instantâneas, mas com uma velocidade 20 vezes maior, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Entre os ganhos que a nova rede pode trazer estão: cirurgias médicas poderão ser feitas a distância; carros serão dirigidos sozinhos (autônomos), causando menos acidentes, melhorando a mobilidade urbana; e a realidade virtual, vista muitas vezes em filmes, finalmente será uma realidade.

Em um futuro cada vez mais próximo, ter ou não a tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet será diferencial para atrair empresas, gerar empregos e renda nas cidades. Além das facilidades no dia a dia, o 5G promete recursos para o ganho na produtividade para a indústria. Na logística, sistemas inteligentes escolherão a melhor rota com base no clima e trânsito. Os veículos autônomos serão menos suscetíveis a acidentes e as linhas de produção serão otimizadas, com melhor aproveitamento de tempo e sem desperdício de insumos.

SEST SENAT faz mobilização contra o uso de álcool e drogas em Barra Mansa e Resende, na via Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
As ações do Sest Senat de Mobilização Nacional de Combate ao Uso de Álcool e Drogas nas rodovias continuam nesta quarta-feira (25/08) e quinta-feira (26/08), na região Sul Fluminense da via Dutra, com apoio da CCR NovaDutra. No dia 25/08, as atividades acontecem no posto Olá Floriano, localizado no Km 290 da pista sentido Rio de Janeiro, em Barra Mansa, das 9h às 12h. O local é um dos sete pontos de parada e descanso na via Dutra.
 
Já no dia 26/08, a ação será realizada no posto de pesagem de veículos (PPV) de Resende, no Km 301 da pista sentido São Paulo, das 9h às 16h. O motorista profissional que participar irá receber um frasco de álcool em gel e uma flanela da concessionária. As ações contam o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
Com o tema “Não espere chegar ao limite. O SEST SENAT ajuda você”, a mobilização ocorre em todo o Brasil, em postos de gasolina, empresas, terminais e nos principais locais de trânsito e de parada de motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, caminhoneiros autônomos e comunidade. Todas as abordagens seguirão rígidos protocolos de segurança.