Rádio Acesa FM VR: 2014-04-13

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Há 72 anos, era realizado o ataque Doolittle

Apresentação Márcia Dias
O ataque foi o lançamento de um bombardeamento a partir da costa japonesa a 18 de Abril de 1942. O ataque à Tóquio com o objetivo de servir de propaganda e resposta ao o ataque a Pearl Harbor, foi planejado pelo Tenente-Coronel James Harold Doolittle, e foi possível graças ao técnico de observação, o Capitão Francis Low, que afirmou que aviões de 2 motores podiam ser lançados de porta-aviões.
Liminar inclui novamente Portuguesa na Série A
   
São Paulo

A Portuguesa ganhou mais uma ‘carta na manga' para seguir na batalha judicial para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro. Hoje, um torcedor comum do time do Canindé conseguiu mais uma liminar na Justiça que a recolaria na elite nacional. Desta forma, se a nova ação não for cassada, o clube do Canindé não entrará em campo amanhã.

A ação foi movida por um torcedor rubro-verde, que pede para que a decisão do STJD seja anulada, recolocando a Portuguesa na elite nacional. A liminar foi concedida na 3ª Vara Cível da Penha e não teve envolvimento do clube. De acordo com o vice-presidente Jurídico, Orlando Cordeiro de Barros, trata-se de algo popular, e Lusa cumprirá aquilo que for determinado pela Justiça.

- Não estamos falando da Portuguesa nessa ação popular, estamos falando do bem comum de todos, e temos que respeitar não só a decisão que nos favorece, mas qualquer decisão da Justiça. Se não podemos jogar por conta da liminar, não vamos entrar em campo - explicou o responsável pela parte jurídica do clube rubro-verde, em entrevista à Gazeta Esportiva.

Orlando Cordeiro de Barros alega que não é possível ter qualquer esperança com relação ao novo processo, já que defende do posicionamento da Justiça até o momento do jogo. Neste momento, com a liminar em vigor, a Portuguesa não entraria em campo para estrear na Série B, mas, em caso de cassação nas próximas horas, a equipe rubro-verde volta a ser obrigada a entrar em campo.

A aposta dos mentores da nova ação é a falta de tempo para analisar o caso, já que o duelo contra o Joinville está marcado para esta sexta-feira, às 19h30 (de Brasília), na cidade catarinense. Além disso, o dia do jogo é feriado nacional. Ainda assim, para não correr maiores riscos, a delegação rubro-verde já viajou para o local do confronto na manhã desta quinta.

Outro caso

Responsável por organizar os torneios nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem encontrando dificuldades para manter a credibilidade do Campeonato Brasileiro.
Hoje, a entidade teve novamente que comparecer em tribunal para derrubar a liminar que a obrigaria a incluir o Icasa na competição que se inicia neste final de semana.

A decisão prévia havia sido concedida à equipe cearense na 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e deliberava que ainda não tinham sido esgotadas as instâncias desportivas para o Icasa, que então conseguiu - ao menos por algumas horas - estar na Série A. Mas ao cassar a liminar, a CBF mantém fora da elite o Verdão do Cariri, que entra em campo pela Segundona às 21h50 desta sexta-feira.

A equipe de Juazeiro do Norte foi à Justiça devido à irregularidade na escalação do jogador Luan por parte do Figueirense, na segunda rodada da Série B do ano passado. Segundo entende o Icasa, o time catarinense deveria ter sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de seis pontos, o que não aconteceu. Como nenhuma pena foi imposta, o Figueira conquistou o acesso à elite na quarta colocação, com apenas um ponto a mais que os cearenses.

O caso ganha notoriedade porque o STJD impôs punição de seis pontos à Portuguesa por caso parecido na Série A do Campeonato Brasileiro, mas não teria mantido os mesmos critérios para o caso de Luan, do Figueirense. Mas as esperanças do Icasa podem ter acabado com a derrubada da liminar.

Além disso, o clube alviverde também demorou muito para reclamar. Segundo o artigo 165 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), as equipes têm 60 dias para fazer denúncia a partir da data da irregularidade, prazo que já estaria encerrado

Ciência não desmente existência de Deus, afirma matemático - Noticias Gospel

Noticia Gospel Ciência não desmente existência de Deus, afirma matemático

O Dr. Amir Aczel é um renomado matemático, com um Ph.D. em estatística da Universidade de Oregon. Também leciona como professor visitante na Universidade de Harvard e atualmente ensina na Universidade de Boston, além de escrever regularmente para a revista Discover, e os jornais The New York Times e The Wall Street Journal.

Em seu livro recém-lançado Why Science Does Not Disprove God. (Porque a ciência não desmente a Deus), ele defende que a ciência não refuta a existência de Deus e que os argumentos anti-Deus dos ateus possuem “falhas no seu raciocínio básico”.
Aczel afirma que “cientistas e pensadores de renome, incluindo Richard Dawkins, o falecido Christopher Hitchens, e Lawrence Krauss, têm defendido veementemente que os avanços na ciência moderna refutam a existência de Deus, afirmando que devemos aceitar que a criação do universo veio do nada, que a religião é o mal encarnado, que a evolução explica completamente a complexidade deslumbrante de vida, e muito mais”.
Para Aczel, que já escreveu outros livros sobre filosofia, todo cientista honesto “deixa em aberto a possibilidade e mesmo a forte probabilidade de existir um Criador.” O autor diz que o ateísmo se utiliza da ciência muitas vezes como “uma arma para debates culturais”. Ele utiliza seus conhecimentos de filosofia e de matemática para rebater os números usados para defender a teoria da evolução e apresentar uma série de argumentos que são evitados pela maioria dos pensadores ateus modernos.
Seu livro apresenta entrevistas com onze vencedores do Prêmio Nobel além de muitos outros biólogos, psicólogos, físicos e antropólogos, ouvindo também vários teólogos e líderes religiosos. Aczel não defende apenas o cristianismo, mas aborda várias referências a Deus feitas por cientistas famosos, incluindo Einstein, que era judeu.
Embora afirme que seu interesse é apenas ajudar pessoas a equilibrar a ciência e a fé, seu livro foi recomendado por vários especialistas na área, recebendo elogios do jornal The Washington Post por sua contribuição para o diálogo de ciência e fé. Mesmo assim, Aczel tem sido duramente atacado por associações ateístas.
Segundo o site Christian News seus críticos afirmam que Aczel “deturpa o funcionamento básico do método científico” e que tenta usar sua influência para confundir quem busca “a ciência, o conhecimento, a compreensão, a educação, a tolerância e o amor” num mundo sem Deus.

Bombeiros encontram corpo de pastor que foi arrastado pela correnteza durante batismo - Noticias Gospel

Após quatro dias de buscas o corpo de bombeiros do Distrito Federal encontrou o corpo de um pastor evangélico que foi arrastado pela correnteza do Rio Descoberto, localizado na divisa entre o Distrito Federal e Goiás, durante a preparação para uma cerimônia de batismo. O pastor Almir Marques de Carvalho, 52 anos havia se afogado quando entrou no rio para verificar se o trecho era seguro e adequado para a cerimônia de batismo, que seria realizada com fiéis da Igreja Poço de Água Viva, da Ceilândia (DF). As informações são de que o pastor se desequilibrou ao entrar no rio e acabou sendo levado pela forte correnteza.

Após acionado pelos fiéis, o Corpo de Bombeiros iniciou uma busca que se estendeu por cerca de 25 quilômetros ao longo do leito do rio. A equipe mobilizada para o resgate foi composta por 37 homens, incluindo mergulhadores, para vasculhar as margens do rio à procura do corpo. A operação envolveu também um helicóptero e cães farejadores.

Segundo a corporação, o corpo do pastor foi encontrado a cerca de dez quilômetros do local do afogamento.

O trecho do rio onde ocorreu o acidente tem uma distância de cerca de 30 metros entre uma margem e outra, além de um leito composto por pedras e uma correnteza forte. No local há também placas indicando o risco de afogamento.

Pastor compara homoafetividade com canibalismo - Noticias Gospel

Noticia Gospel Pastor compara homoafetividade com canibalismo

O pastor norte-americano Kevin Swanson comentou sobre um comercial de TV do biscoito Mel Maid, da Nabisco, comparando o fato de o comercial mostrar um casal gay com o canibalismo.

O anúncio que motivou a polêmica começa com um homem dando mamadeira a um bebê; instantes depois, outro homem se inclina para frente e beija o bebê na cabeça. O comercial segue mostrando o casal gay como pais da criança, e o levando para um passeio. As cenas seguintes mostram também outras famílias, entre elas casais inter-raciais e pais solteiros, e todas elas em cenas alegres em torno de biscoitos Mel Maid Graham ou Teddy Grahams.
- Não importa como as coisas mudem, o que nos torna saudável nunca irá mudar – anuncia o narrador do comercial.
- Biscoitos saudáveis todos os dias, para todas as famílias saudáveis – completa o narrador.
As críticas do pastor do ministério Generations with Vision contra o comercial de TV foram feitas durante um programa de rádio, em que seu co-anfitrião Steve Vaughn classificou como nojenta o que ele chamou de uma tentativa da empresa de alimentos para promover a homoafetividade.
Segundo o pastor, o comercial fará com que a empresa perca participação no mercado e tenha seus produtos rejeitados pelos consumidores.
O comercial gerou também críticas por parte de diversas outras pessoas, em sua maioria se opondo ao conceito de família defendido pelo comercial ao mostrar um casal gay. Em resposta a essas críticas, a Nabisco publicou outro vídeo, em que mostra as críticas que recebeu impressas em diversas folhas de papel, que são coladas em uma escultura formando a palavra Love (Amor).
As críticas do pastor se estenderam também a esse vídeo resposta. O pastor critica o vídeo perguntando se o próximo anúncio da empresa irá incluir uma “família onde um cão é a esposa, com um marido humano”.
Em suas críticas, Swanson afirmou também que Deus vai opor-se ao anúncio de TV, porque “o problema com essa coisa de ‘amor’ é que você pode defini-lo de qualquer maneira que você quiser. Gays amam seus amigos e canibais amam suas vítimas, que bom gosto”.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!

Tema da semana: Páscoa

tríduo (17/04/2014)

Este é o período de tempo que dura três dias. O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias nos quais se comemora a Paixão de Cristo. Este período tem início na Quinta-feira Santa e se estende até o Sábado de Aleluia, quando ocorre a Vigília Pascal. Na liturgia romana, o Tríduo Pascal é ponto culminante, pois são os três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado.

>>Definição do iDicionário Aulete:

(trí.du:o)

sm.

1. Período de tempo de três dias consecutivos: Após o tríduo para a defesa, os autos serão encaminhados ao juiz.

2. Rel. Festa que dura três dias (tríduo sacro)

3. P.ext. Rel. Prece que se repete em três dias consecutivos

[F.: Do lat. triduum, i.]

 _____
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 18/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 19/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Dom - 20/04/2014
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

Seg - 21/04/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 68%
quantidade de chuva: 7mm
--
<<<BOM DIA SHOW>>>

Para muitos, é tempo de reflexão, eu continuo tendo a certeza , de que; Ele vive eternamente em minha vida!

(Adriano Martins - 2014)

==========================================================

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014.

18 · Dia Nacional do Livro Infantil
(criado em 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao aniversário do escritor brasileiro, José Bento Monteiro Lobato).
18 · Dia de Monteiro Lobato
18.  Sexta-feira da Paixão
18.  Dia Internacional do Radioamador

  Dia do Amigo

No Brasil o Dia do Amigo é comemorado em várias datas diferentes. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por norma) da comemoração do Dia do Amigo.

A data oficial do Dia do Amigo e Internacional da Amizade é o 20 de julho.

Nesse dia é frequente a troca de mensagens entre amigos, assim como algumas trocas de presentes e organização de eventos especiais, especialmente nas escolas.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ateu é condenado a oito anos de prisão por espancar pastor após culto - Noticias

Noticia Gospel Ateu é condenado a oito anos de prisão por espancar pastor após culto

A justiça norte americana condenou a oito anos de prisão o autointitulado “ateu militante” James Maxie, de 28 anos, por espancar brutalmente o pastor Norman Hayes, da igreja The Bridge Community em North Hampton (EUA).

O crime aconteceu em outubro de 2013 quando, após o culto Maxie e sua namorada, que frequenta a igreja, se aproximaram do pastor para conversar. Segundo Hayes, a agressão começou após ele perguntar a ela se Maxie estava abusando dela o que, segundo o pastor, o fez ficar furioso e começar desferir golpes em seu rosto. O pastor foi então derrubado no chão pelo agressor, que só parou de bater nele quando ele começou a implorar para que ele parasse. Ele afirma ainda ter pensado que Maxie iria matá-lo.
Hayes teve o nariz quebrado em dois lugares, cortes e hematomas ao redor dos olhos e ouvidos, alguns dos quais precisaram de pontos.
Após o crime James Maxie, correu para um milharal nas proximidades e foi detido por dois policiais que estavam respondendo à ocorrência pela agressão.
No mês passado o agressor aceitou um acordo judicial no Tribunal Comum de Fundamentos de Clark County, e concordou confessar a culpa pelo crime em troca de uma redução em sua pena. Então ele recebeu sua condenação oficial, sendo condenado a cumprir oito anos de prisão pela agressão. No tribunal, ele lamentou o crime.
- Eu arruinei totalmente minha vida. Minha namorada assistiu aterrorizada ao que fiz. A família da minha namorada sofreu. Minha mãe e meu pai sofreram e ficaram constrangidos pelo que eu fiz – afirmou o rapaz, diante do tribunal.
Procurado para comentar a condenação de seu agressor, o pastor afirmou que perdoa James Maxie pela agressão, e que não guarda rancor pelo ocorrido.
- Eu quero que ele saiba que eu tenho estendido perdão a ele. (Perdão) é um dom. Eu realmente espero que ele aprenda a lição de que a vida não gira em torno apenas de si mesmo, e que eu faço afeta também outras pessoas – afirmou o pastor.

Obreiro é levado pelas águas e desaparece em batismo na praia - Noticias Gospel

Noticia Gospel Obreiro é levado pelas águas e desparece em batismo na praia

Uma cerimônia de batismo em uma praia da Califórnia, Estados Unidos, terminou com o desaparecimento de um obreiro, que de acordo com as testemunhas, foi levado pelas águas. Benito Flores auxiliava o pastor Maurigro Cervantes no batismo de um novo convertido, quando uma onda o levou.

O pastor, que é primo de Benito, tentou resgatá-lo, mas a agitação das águas não permitiu que ele o alcançasse. Cervantes e o jovem que seria batizado conseguiram sair do mar ilesos.
Os outros 25 membros da Igreja Jesus Cristo Luz do Céu que acompanhavam a cerimônia da areia acionaram as equipes de resgate para que as buscas pelo obreiro Benito Flores fosse iniciada.
O desaparecimento do homem mobilizou equipes da Guarda Costeira dos Estados Unidos e outras equipes locais de resgate, porém nenhum resultado positivo foi alcançado nas primeiras 24 horas.
O efetivo de resgate que está trabalhando nas buscas por Benito envolvem helicópteros e um navio da Guarda Costeira, botes da equipe de Busca e Salvamento de Santa Barbara, e homens do corpo de bombeiros estadual, que estudam as correntes marítimas para tentar entender para onde Benito poderia ter sido levado.

Felipão diz que nem Jesus Cristo conseguiria agradar em convocação da Seleção Brasileira - Noticias Gospel

Noticia Gospel Felipão diz que nem Jesus Cristo conseguiria agradar em convocação da Seleção Brasileira

O técnico da Seleção Brasileira disse que não pretende agradar a todos com a convocação do próximo dia 07 de maio, que definirá o elenco que disputará a Copa do Mundo. Luiz Felipe Scolari usou Jesus Cristo como ilustração para dizer que sua convocação não será unânime.

“Não quero que seja unânime. Unanimidade entre 23 escolhidos? Nem Jesus Cristo faria isso. É um milagre que nem ele conseguiria”, disse o técnico, ciente que devido ao bom momento que muitos jogadores estão atravessando, alguns nomes de alto nível serão deixados de fora.
Felipão frisou que “qualquer jogador brasileiro tem chance de ser convocado”, e com isso, abriu portas para atletas que não foram chamados das últimas vezes, principalmente aqueles que disputam posição com os jogadores que vêm sendo chamados e ainda não convenceram o técnico.
“Juca, Pedro, Paulo, qualquer um. Inclusive quem não foi ainda. Todos estão sendo observados. As dúvidas são passadas a vocês para continuarem discutindo, mas nós já temos nosso time definido”, ironizou Felipão.
Há 53 anos, acontecia a invasão da Baia dos Porcos em Cuba

Apresentação Dilson Santa Fé

Foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba por forças de exilados cubanos anticastristas formados pelos Estados Unidos. Com o apoio das forças armadas americanas, treinados e dirigidos pela CIA, os exilados tentaram invadir Cuba em abril de 1961 para derrubar o governo socialista do líder cubano Fidel Castro.
   Apreensão de menores cresce, em um ano, mais de 30% em VR

As apreensões de menores que resultaram em registros de ocorrência na delegacia de polícia de Volta Redonda cresceram 32% em um ano. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo delegado Antônio Furtado. Enquanto de abril de 2012 a abril de 2013 foram apreendidos 68 menores infratores, entre abril do ano passado até a presente dada o número subiu 32%, chegando a 90.

Obras exigem atenção e paciência dos motoristas durante o feriado prolongado

Com o feriado prolongado da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, muitas pessoas irão aproveitar e pegar a estrada nos próximos dias. Além do movimento, o motorista que passar por alguns trechos das rodovias que cortam a região terão que ter paciência e atenção por causa de obras que acontecem nas pistas.

BR-393

Na BR-393 (Lúcio Meira), usada por motorista que vão em direção a cidades de Minas Gerais, por exemplo, atualmente, existem 16 pontos que estão em obras. Entretanto, de acordo com a assessoria de imprensa da Acciona, concessionária responsável pela Rodovia, durante o feriado, apenas os KM 163 a KM 165, em Três Rios, e os KM 201 e KM 246, em Vassouras continuarão em obra durante o feriado. Por isso, nesses trechos, o fluxo funcionará através do sistema ‘siga e pare'.

Ainda de acordo com a assessoria, o fluxo na rodovia deve aumentar cerca de 10%, sendo que o pico deve ser registrado a partir do meio-dia de quinta, segunda e terça-feira.

Via Dutra

Segundo a CCR Nova Dutra - concessionária responsável pela Rodovia Presidente Dutra -, a estimativa é que devem deixar o Rio de Janeiro pela Via Dutra cerca de 197 mil veículos, entre a zero hora de quinta-feira (17) e a meia-noite de sexta-feira (18), sendo que os horários de picos serão de 14h às 20h de quinta-feira, e 7h às 13h de sexta-feira. Já na volta, são esperados cinco mil veículos por hora nos horários de picos, que será na segunda-feira, das 16h às 20h.

Em relação a interdições no trajeto no Sul Fluminense, a concessionária informou que existe apenas uma. No KM 297, na altura de Resende, o motorista irá encontrar o trânsito fluindo em mão dupla. No local está sendo construída uma nova ponte, na pista sentido Rio.

Costa Verde: Rio-Santos e RJ-155

Na RJ-155, estrada que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que não há nenhum trecho em obra, e quem decidir pelo caminho pode ter uma viagem tranquila até chegar a BR-101, a Rio-Santos, sentido Paraty. Segundo informativo divulgado no site do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), dos KMs 477,5 ao 524,6, em Tarituba, Angra dos Reis, próximo ao Hotel do Frade, devido às obras de restauração da pista, o trânsito está seguindo no sistema ‘siga e pare', entre os quilômetros 481 e 485, (acesso à Angra dos Reis - Japuíba).

Já entre os KMs 523 e 525, próximo a Usina Nuclear, o trânsito também segue no sistema pare e siga, devido às obras de restauração da pista. Nesse trecho, apesar de alegar que o trecho está em bom estado de conservação e sinalizado, o informativo no site pede atenção dos motoristas, pois as faixas de sinalização horizontal estão apresentando desgaste devido às chuvas na região.

Paraty-Cunha

A assessoria da comunicação da Estrada-Parque Paraty-Cunha, RJ-165, informou que durante o período entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21), as obras serão interrompidas, assim sendo, não estarão ocorrendo paralisações de tráfego na rodovia. O comunicado enviado pela assessoria ainda alerta aos usuários da Paraty-Cunha, que considerando as obras e o grande volume de chuva comum na região, às condições da estrada tendem a se tornar mais precárias complicando o tráfego, principalmente para carros de passeio.

"Informamos ainda que foi concluída a pavimentação com blocos intertravados de aproximadamente 2,2 km da RJ-165 no sentido Cunha-Paraty. Por motivo de segurança, solicitamos que os usuários respeitem o limite de velocidade de 20km/h indicado na sinalização", alertava um trecho da nota.
17/04/2014 00h01

Hoje é Dia do Botânico

Meio ambiente - Animais e natureza - Borboleta
Ele é especializado em biologia vegetal, realiza pesquisas científicas envolvendo anatomia de plantas, fisiologia, taxonomia, polinização, farmacobotânica etc.
De formação ele pode ser um agrônomo, engenheiro florestal ou um biólogo.
Hoje é o Dia do Botânico. Música: Verde, na voz de Leila Pinheiro
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
 Romário quer aulas de direito constitucional para jovens nas escolas
Projeto de lei do deputado altera currículo escolar dos ensinos fundamental e médio

Romrio quer aulas de direito constitucional para jovens nas escolas

Aulas de direito constitucional, noções do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e reforço dos valores morais e cívicos da sociedade. Esses assuntos devem ser obrigatoriamente tratados em sala de aula, de acordo com projeto de lei apresentado pelo deputado federal Romário (PSB-RJ).

A proposta de Romário é alterar a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e reformar o currículo escolar dos ensinos fundamental e médio para incluir a disciplina "constitucional".

O objetivo é que crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, tenham aulas nas escolas sobre os direitos e deveres do cidadão previstos na Constituição Federal.

Na justificativa do projeto, o deputado cita as manifestações populares que tomaram conta das ruas do País em junho do ano passado. Para Romário, a movimentação política revela que se tornou “necessária maior atenção aos nossos jovens, quase adultos, que nos remetem à lembrança dos caras-pintadas de outrora”.

Segundo o deputado, a intenção do projeto é aumentar o conhecimento dos jovens que, aos 16 anos, já podem escolher seus representantes políticos.

— O objetivo deste projeto de lei é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor, e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres.
ECA no ensino fundamental

De acordo com o projeto de Romário, as aulas sobre os direitos e deveres previstos na Constituição para as crianças do ensino fundamental devem ter como diretriz o ECA. No texto, o deputado também determina a produção e distribuição de material didático adequado para as aulas.

Para a especialista em educação da UnB (Universidade de Brasília) Lívia Borges, a proposta é desnecessária, porque o tema sugerido por Romário já é contemplado em várias disciplinas que integram o currículo escolar atual.

A professora acredita que uma proposta que modifique a LDB deve ser amplamente discutida com a comunidade escolar, por meio de audiências públicas, e lembra que não é mudando a legislação que se garante melhor formação para os alunos.

— Não é uma lei por si só que garante que a temática da disciplina estará presente na formação das crianças e dos jovens. É preciso ver a educação na sua totalidade e não apenas como uma disciplina que deverá ser obrigatória no currículo da educação básica.

O projeto de Romário está parado, aguardando apreciação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.
Com nova regra, cai de 73 para 21 número de deputados que recebem auxílio-moraria

Em vigor desde janeiro, a nova regra para pagamento do auxílio-moradia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi suficiente para reduzir em mais de três vezes o número de deputados estaduais que recebem R$ 2.850 adicionais ao salário de R$ 20.042,35 para pagar aluguel perto do local de trabalho. Nos três primeiros meses de 2014, a média de parlamentares necessitados da verba foi de 21. No mesmo período do ano passado eles eram 73, ou seja, quase a totalidade dos 77 parlamentares recebiam. A queda drástica se deve ao fato de o Legislativo ter proibido aqueles que tenham imóveis em Belo Horizonte ou na sua Região Metropolitana, de receber o adicional.

De acordo com a Assembleia, em janeiro, 23 deputados estaduais pediram reembolso de despesas com moradia. Em fevereiro e em março foram 20 requerimentos cada. O número ainda pode mudar já que, pelas novas regras, a Casa dá um prazo de 90 dias para se solicitar o dinheiro e apresentar recibos. Com os pedidos feitos nesses três meses, o desembolso foi de R$ 177.517,78, um pouco mais do que foi gasto por mês no mesmo período do ano passado. Como os pedidos ainda podem chegar, a Casa ainda não fechou o valor contabilizado por mês dos pagamentos.

No ano passado, quando as regras eram outras, a Casa gastou R$ 162 mil, em janeiro, com 72 deputados. Em fevereiro e em março foram mais R$ 166,5 mil em cada mês, com 74 pagamentos. Além dos parlamentares em exercício, os licenciados que eram titulares de secretarias de estado também podiam receber auxílio-moradia, ainda que tivessem casa nas proximidades da Assembleia. O valor pago era R$ 2.250. Em abril, quando a verba foi reajustada para R$ 2.850, a moradia dos mesmos 74 deputados custou R$ 210,9 mil aos cofres públicos.

A decisão de restringir o pagamento veio depois de o Estado de Minas mostrar que pelo menos 38 deputados declararam à Justiça Eleitoral, em 2010, ter imóveis em Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima, Contagem e Betim. Em fevereiro de 2013, o EM também mostrou que uma decisão judicial determinou o fim do auxílio-moradia para os 94 deputados estaduais de São Paulo, o que levou os paulistas a criarem o auxílio-hospedagem somente para os que comprovassem não ter moradia na capital. Outro estado que acabou com o adicional para os parlamentares foi Tocantins, em julho do ano passado.

O número de parlamentares foi diminuindo desde meados de agosto, quando o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB) anunciou a intenção de restringir a verba aos que não tivessem moradia na capital e RMBH. Em novembro do ano passado, o número dos que recebiam auxílio-moradia caiu para 68 deputados, e em dezembro chegou a 62.

Pelas regras aprovadas em dezembro do ano passado, apesar das divergências e pressão contrária de alguns deputados, o pagamento de auxílio-moradia passou a ser uma verba indenizatória. Ou seja, desde janeiro, os deputados estaduais precisam apresentar recibos de despesas com aluguel residencial para receber de volta o valor que gastaram, sendo que há o limite de até R$ 2.850. Também ficou proibido indenizar custo de condomínio, água, gás e outras despesas da casa. A verba também ficou limitada àqueles que não tenham casas próprias em Belo Horizonte e na sua Região Metropolitana. No projeto que tramitou, chegou a ser incluída a proibição também para aqueles cujas moradias estivessem no nome dos cônjuges ou companheiros, mas, no último parecer da Mesa, este item foi retirado sem alarde.
Assédio moral como fator de violação ao princípio da dignidade

Quando se menciona a frase dignidade da pessoa humana, imediatamente associa-se à ideia de respeito, tratamento igualitário, solidariedade e respeito ao próximo.

Estampado no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal, o princípio da dignidade da pessoa humana revela-se como mola propulsora do ordenamento jurídico. É considerado o princípio dos princípios!

Contrapõe-se, entretanto, a tal princípio, o fenômeno intitulado comoassédio moral no ambiente do trabalho. Este, caracteriza-se pela iniquidade e manipulação empreendida à pessoa vitimada, pelo agente praticante do assédio.

Tem por objetivo o assessiador vulnerar a liberdade, dignidade e personalidade da vítima assediada, com intuito exclusivo de humilhá-la, desmerecê-la, criticá-la e depreciá-la.

A vítima ao se deparar com um ambiente de trabalho hostil, degradante e precário, marcado por perseguições de variadas estirpes, sofre prejuízos à honra, conduta, personalidade e liberdade, traduzindo-se, assim, a corporificação e o direito à busca da devida reparação nos planos material e moral.

Dentre várias situações envolvendo a ocorrência de assédio moral na esfera laboral, destaca-se o bizarro caso do gerente de vendas de uma empresa de grande porte no ramo de refrigerantes. Aquele, insultuosa e sadicamente, ofertou uma empregada como “dote sexual” aos trabalhadores que haviam atingido suas metas de venda. O citado gerente, inclusive, chegou a queimar, com um isqueiro, as nádegas de outra funcionária, que, acertadamente, houve por bem denunciá-lo.

Continuando com a humilhação, referido gerente imputou diversas humilhações aos subordinados que não atingiram suas metas. Exigia a permanência em pé das vítimas durante reuniões, amarravara um bode à mesa de trabalho das mesmas, determinava que dançassem na frente de outros colegas, usássem saias e camisetas com frases ofensivas escritas, além de roupas de palhaço, bem como eram obrigadas a carregar pênis de borracha perante os colegas.

Afigura-se, pois, induvidoso que os atos decorrentes desse fenômeno violam frontalmente o princípio dadignidade da pessoa humana e o direito da personalidade do trabalhador.

Alexandre Pandolpho Minassa - Advogado Trabalhista e Autor da Obra Assédio Moral no Âmbito da Administração Pública
Jornalista dinamarquês se decepciona com Fortaleza e desiste de cobrir Copa

Jornalista dinamarqus se decepciona com Fortaleza e desiste de cobrir Copa

Até aonde você iria por um sonho? O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen desejava cobrir a Copa do Mundo no Brasil, o "país do futebol". Preparou-se bem: estudou português, pesquisou sobre o país e veio para ca em setembro de 2013.

Em meio a uma onda de críticas e análises de fora sobre os problemas sociais do Brasil, Mikkel quis registrar a realidade daqui e divulgar depois. A missão era, além de mostrar o lado belo, conhecer o ruim do país que sediará a Copa do Mundo. Tendo em vista isso, entrevistou várias crianças que moram em comunidades ou nas ruas.

Em março de 2014, ele veio para Fortaleza, a cidade-sede mais violenta, com base em estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao conhecer a realidade local, o jornalista se decepcionou. "Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu - um gringo - e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar".

Descobriu a corrupção, a remoção de pessoas, o fechamento de projetos sociais nas comunidades. E ainda fez acusações sérias. "Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas".

Desistiu das belas praias e do sol o ano inteiro. Voltou para a Dinamarca na segunda-feira (14). O medo foi notícia em seu país, tendo grande repercussão. Acredita que somente com educação e respeito é que as coisas vão mudar. "Assim, talvez, em 20 anos [os ricos] não precisem colocar vidro à prova de balas nas janelas". E para Fortaleza, ou para o Brasil, talvez não volte mais. Quem sabe?

Confira na íntegra o depoimento:

A Copa – uma grande ilusão preparada para os gringos

Quase dois anos e meio atrás eu estava sonhando em cobrir a Copa do Mundo no Brasil. O melhor esporte do mundo em um país maravilhoso. Eu fiz um plano e fui estudar no Brasil, aprendi português e estava preparado para voltar.

Voltei em setembro de 2013. O sonho seria cumprido. Mas hoje, dois meses antes da festa da Copa, eu decidi que não vou continuar aqui. O sonho se transformou em um pesadelo.

Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo – e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar.

Em março, eu estive em Fortaleza para conhecer a cidade mais violenta a receber um jogo de Copa do Mundo até hoje. Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua, e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas. Por quê? Para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional? Por causa de mim?

Em Fortaleza eu encontrei com Allison, 13 anos, que vive nas ruas da cidade. Um cara com uma vida muito difícil. Ele não tinha nada – só um pacote de amendoins. Quando nos encontramos ele me ofereceu tudo o que tinha, ou seja, os amendoins. Esse cara, que não tem nada, ofereceu a única coisa de valor que tinha para um gringo que carregava equipamentos de filmagem no valor de R$ 10.000 e um Master Card no bolso. Inacreditável.

Mas a vida dele está em perigo por causa de pessoas como eu. Ele corre o risco de se tornar a próxima vítima da limpeza que acontece na cidade de Fortaleza.

Eu não posso cobrir esse evento depois de saber que o preço da Copa não só é o mais alto da história em reais – também é um preço que eu estou convencido incluindo vidas das crianças.

Hoje, vou voltar para Dinamarca e não voltarei para o Brasil. Minha presença só está contribuindo para um desagradável show do Brasil. Um show, que eu dois anos e meio atrás estava sonhando em participar, mas hoje eu vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para criticar e focar no preço real da Copa do Mundo do Brasil.

Alguém quer dois ingressos para França x Equador no dia 25 de junho?

Mikkel Jensen – Jornalista independente da Dinamarca

O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar acerca da possível "matança" comentada pelo jornalista dinamarquês, mas até a publicação desta matéria não foi enviada a resposta.

(*) A pedido de Mikkel, este artigo foi publicado com o jornalista já na Dinamarca.

Hayanne Narlla

Tribuna do Ceará

Os 7 dias para devolução de produtos

Toda compra ou contratação de serviço realizada fora do estabelecimento comercial, não importa o meio utilizado – internet, telefone, catálogo, correios etc – oferece ao consumidor o prazo de arrepender-se em 07 (sete) dias.

Isso é chamado de direito de arrependimento ou direito de reflexão, nomes que se relacionam justamente com seu objetivo, que é dar ao consumidor um tempo para “pensar melhor”.

Ao inserir esse direito no Código de Defesa do Consumidor (artigo 49), buscou-se dar ao indivíduo que comprou um bem sem ter contato físico com ele, a oportunidade de conhecer o produto pessoalmente e observar se é realmente o que se esperava ao ver fotos, ler ou escutar sobre ele.

Para fazer essa constatação o consumidor tem até 07 dias, a contar da assinatura do contrato ou da entrega do produto ou serviço em seu domicílio (a escolha entre essas duas opções deve ser a mais benéfica ao comprador).

Vale lembrar que essa contagem não para durante finais de semana e feriados, é uma contagem corrida. Caso o dia final do prazo de reflexão coincida com uma data em que o fornecedor não trabalhe, o consumidor tem até o 1º dia útil subsequente para fazer valer o seu direito.

Para exercer o direito de arrependimento NÃO É NECESSÁRIO JUSTIFICATIVA por parte do consumidor. Não é preciso nem mesmo que exista qualquer indício de defeito no produto ou falha no serviço, basta a insatisfação ou o arrependimento com a compra.

O consumidor deve apenas manifestar-se por meio inequívoco, ou seja, por um ato formalizado. Assim, se enviar sua manifestação por Correios, utilize AR (aviso de recebimento); se fizer contato por telefone, anote o número de protocolo da ligação e o nome do atendente; se enviar um e-mail, imprima e guarde a mensagem.

É necessário, ainda, que o bem seja devolvido em perfeitas condições, já que deve existir boa-fé nessa relação. Os custos dessa devolução devem ser arcados pelo vendedor, assim como as demais despesas com frete e postagem. O dinheiro pago pelo produto ou serviço deverá ser devolvido integralmente e com correção monetária.

Para ter maior segurança nas compras pela Internet, o Procon/SP faz as seguintes recomendações antes de fechar negócio:

    Não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lan house;
    Observe se a empresa possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e evite fazer depósitos bancários em nome de pessoas físicas, pois podem ser indícios de que a empresa não trabalhe corretamente;
    Verifique se o site possui um endereço comercial físico e anote telefones. Neste post (clique aqui)do blog, falamos sobre as novas regras do Comércio Eletrônico, que exigem a divulgação fácil dessas informações;
    Ao pagar com cartão de crédito, certifique-se de que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso pelo símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria a ação dos “hackers”. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
    O consumidor virtual também pode checar no PROCON se existem reclamações contra o site que ele pretende comprar e também verificar na Junta Comercial do Estado se há denúncias relativas à empresa. Uma medida mais simples é verificar no site "Reclame Aqui"se consta alguma reclamação contra a empresa.

Existindo dúvidas ou dificuldades para utilizar seu direito de arrependimento, busque orientação com um advogado que trabalhe com Direito do Consumidor.

Aulete DigitalPalavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Páscoa
coelho (16/04/2014)
Juntamente aos ovos de Páscoa, os coelhos são símbolos da Páscoa contemporânea. Por se reproduzir rapidamente, o coelho é o símbolo da fertilidade. Assim, associa-se este animal à Páscoa porque, seja no significado judeu ou cristão, a Páscoa remete a uma vida nova, esperança e fertilidade. Já os ovos eram uma tradição em várias culturas, que os utilizavam como presentes em diversas situações, como, por exemplo, quando era anunciada a chegada da primavera.
>>Definição do iDicionário Aulete: 
(co:e.lho) [ê]
sm.
1. Zool. Mamífero lagomorfo da fam. dos leporídeos (Oryctolagus cuniculus), de pequeno porte, pelo macio e orelhas longas, cauda curta ou ausente, de que há variedades silvestres (apreciadas como caça) e raças criadas para a produção de carne e pele ou como animais domésticos.
2. Cul. Prato preparado com a carne desse animal: Coelho é a especialidade desse restaurante.
3. Esp. Corredor que, sem ser um competidor ou sem ter expectativa de vencer, vai durante algum tempo à frente dos que disputam a prova, para estimular os demais a imprimir um ritmo forte.
4. Bras. Lud. No jogo do bicho, o 10o grupo
[F.: Do lat. caniculus.]

 _____

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estacionamento Rotativo de VR não funcionará durante feriado prolongado

Volta Redonda

Os motoristas que tiverem que parar seus carros em Volta Redonda durante o feriado prolongado - de sexta (dia 18) a quarta-feira (dia 23) -, não precisarão pagar pelo estacionamento. É que o Estacionamento Rotativo operado pela EPD (Empresa de Processamento de Dados), não irá funcionar durante esses dias. O serviço volta a funcionar normalmente na quinta-feira (dia 24).

Chales Chaplin completaria 125 anos

Apresentação Márcia Dias
Charles Chaplin é o cineasta mais festejado de toda a história e o mais famoso artista da era do cinema mudo. Foi também, dançarino, diretor e produtor inglês. Conhecido por "Carlitos", ficou notabilizado por suas mímicas e comédias do gênero pastelão. O personagem que mais marcou sua carreira foi O Vagabundo, um andarilho pobretão com as maneiras refinadas.
16/04/2014 00h01

Hoje é o Dia Mundial da Voz

Voz
A frequência da voz humana varia entre 60 e 7000 Hz. Para falar são usados os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe, os lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. Cada parte tem sua função. O pulmão produz um fluxo de ar da respiração, as pregas vocais vibram e formam pulsos sonoros. A larginte ajusta a duração, o volume e o tom, e os lábios, língua, dentes, palato e mandíbula filtram o som. Aí sai o grito, o sussuro, o choro etc.
A Música do Dia é de um grande grupo vocal: Take Six.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Aulete DigitalPalavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Páscoa


ressurreição (15/04/2014)
Do latim ‘resurrection, onis’, a ressurreição é o retorno à vida, após a morte. Dessa forma, a Páscoa cristã é a comemoração da ressurreição de Cristo. De acordo com a crença cristã, Jesus Cristo ressuscitou três dias após a sua morte na cruz e seu sepultamento. A ressurreição é um evento chave da doutrina cristã e de sua teologia, juntamente com a morte na cruz.
>>Definição do iDicionário Aulete: 
ressurreição1 (res.sur.rei.ção)
sf.
1. Retorno à vida após a morte.
2. Fig. Ressurgimento de algo ou alguém: Esse novo trabalho foi a sua ressurreição como artista.
3. Pop. Cura surpreendente e inesperada.
[Pl.: -ções.]
[F.: Do lat. resurrectio, onis.]
ressurreição2 (Res.sur.rei.ção)
1. Rel. Festa católica em que se comemora a ressurreição de Jesus.
2. Pint. Quadro que representa essa ressurreição.
[Pl.: -ções.]/
[F.: Do lat. resurrectio -onis.]
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 16/04/2014
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 72%
quantidade de chuva: 6mm
--

Qui - 17/04/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 66%
quantidade de chuva: 2mm
--

Sex - 18/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 19/04/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 2mm
--
<<<BOM DIA SHOW>>>

Debaixo de uma laje, se prega toda "A VERDADE DO MUNDO", mas não se consegue resolver o problema do vazamento da água da chuva!

"Ponto de Soluções de Problemas da Sua Alma"!

(Adriano Martins - 2014)

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014.

DIA MUNDIAL DA VOZ 2014

16 de Abril é o dia Mundial da Voz. Proposto em 2002
e comemorado pela primeira vez em 2003. Pode-se afirmar que
o seu objetivo foi alcançado – dar visibilidade à voz.

É unanimemente reconhecido que a população em geral está muito mais alerta às alterações da voz, e que tem permitido o diagnóstico precoce de novas doenças.

Mas importa salientar que a par do diagnóstico precoce, promovem-se também a Prevenção enquanto multiplicam agressões que podem comprometer a voz, o nosso principal meio de comunicação.