Rádio Acesa FM VR: 2022-12-04

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Saae-BM divulga ações de limpeza para o fim de semana

Serviços de capina, roçada, raspagem e pintura de meios-fios são realizados diariamente em vários locais no município

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto divulgou nesta sexta-feira, dia 09, a sua programação de limpeza para este fim de semana, dias 10 e 11. As atividades têm o intuito de promover qualidade de vida aos munícipes, evitar a proliferação de doenças e preservar o meio ambiente, sendo realizadas diariamente por vários bairros da cidade.

Nesta sexta, os serviços de capina, raspagem de sarjetas, roçagem, limpeza de bueiros e pintura de meio fios foram feitos nos seguintes locais: Região Leste; Vista Alegre; Roberto Silveira; Verbo Divino; Ano Bom; Barbará e Nova Esperança.

Os serviços de hoje também contaram com a coleta de volumosos, que atingiram os bairros Centro; Verbo Divino; Vista Alegre; Ano Bom e Santa Rosa. Por fim, a autarquia realizou serviços de coleta de terra, entulho e lama no bairro Vista Alegre, fez a limpeza e abastecimento de banheiros químicos no Centro e a limpeza de córregos no bairro Cotiara.

O Saae-BM está localizado na Avenida Homero Leite, 572, no bairro Saudade. O telefone para mais informações é: (24) 3512-4333.

Confira a programação de limpeza neste sábado e domingo:

SÁBADO (10/12):
CAPINA, RASPAGEM DE SARJETAS, ROÇAGEM, LIMPEZA DE BUEIROS E PINTURA DE MEIO FIOS:
1- Roberto Silveira (Rua Demerval Pimenta, Flavio M. Gonçalves, Laercio  e outras);
                                                                                                                     
COLETA DE VOLUMOSOS:                
1- Albo Chiesse;
2- Centro (Rua Cristóvão Leal e Santos Dumont);
3- Roberto Silveira (Rua Flavio M. Gonçalves, Laércio  e outras);
4- Vista Alegre (Cristiano dos R. Meirelles e outras ruas);

COLETA ESPECIAL DE LIXO:
1- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles).
2- Região Central.(Corredor Cultural, praças e atras da Câmara).

INSTALAÇÃO DE BANHEIROS QUÍMICOS E CONTENTORES:
1- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles  -  Domingo de Compras);

LIMPEZA  E  ABASTECIMENTO DE BANHEIROS QUÍMICOS:
1- Centro (Junto ao CEOSP);
2- Centro (Praça da Liberdade);
3- Corredor Cultural.
4- Beira Rio (atrás da Câmara);
5- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles).

VARRIÇÃO ESPECIAL:
1- Região Central
2- Corredor Cultural
3- Beira Rio (Atrás da Câmara de Vereadores);
4- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles).  
                     
DOMINGO (11/12)
CAPINA, RASPAGEM DE SARJETAS, ROÇAGEM, LIMPEZA DE BUEIROS E PINTURA DE MEIO FIOS:
1- Roberto Silveira (Rua Demerval Pimenta, Flavio M. Gonçalves, Laércio  e outras);
                                                                                                                                                                                                       
COLETA DE VOLUMOSOS:                
1- Albo Chiesse;
2- Roberto Silveira ( Rua Flavio M. Gonçalves, Laércio  e outras);
3- Vista Alegre (Cristiano dos R. Meireles e outras ruas);

COLETA ESPECIAL DE LIXO:
1- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles).
2- Região Central.(Corredor Cultural, Praças e atras da Câmara).

LIMPEZA E ABASTECIMENTO DE BANHEIROS QUÍMICOS:
1- Centro (Junto ao CEOSP);
2- Centro (Praça da Liberdade);
3- Corredor Cultural.
4- Beira Rio (atrás da Câmara);
5- Vista Alegre (Rua Cristiano dos Reis Meireles  -  Domingo de Compras).

VARRIÇÃO ESPECIAL:
1- Região Central;                  
2- Vista Alegre (Cristiano dos Reis Meireles);
2- Corredor Cultural.

Rio+Saneamento prorroga inscrições de Programa de Estágio

A Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil, prorrogou o prazo de inscrição para o Programa de Estágio da companhia. Agora, os interessados nas vagas podem se inscrever até o dia 16 de dezembro por meio do site: trabalheconosco.vagas.com.br/estagio-rio-mais. A empresa é responsável pelos serviços de saneamento básico de 18 municípios do estado do Rio.

Há oportunidades para estudantes de níveis superior e técnico nas seguintes áreas: Comunicação Social, Design, Serviço Social, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Psicologia, Gestão Ambiental, Direito, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Técnico em Edificações (Ensino Médio Técnico).

Para participar, é necessário estar cursando os últimos dois anos e possuir declaração de matrícula atualizada. As vagas estão disponíveis nas cidades de Itaguaí, Vassouras, Piraí, Bom Jardim, Rio das Ostras, São Fidélis, além da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Após concluída a inscrição, os interessados no estágio realizam provas on-line de conhecimentos gerais, português e raciocínio lógico. As etapas seguintes incluem entrevistas com representantes do RH e com o gestor da área escolhida.

Uma vez aprovados, os estagiários contarão com bolsa auxílio, seguro de vida, vale-refeição e vale-transporte.

99 e PM firmam parceria com o 'Botão de Emergência'

A Polícia Militar do Rio de Janeiro e a 99 formalizam nesta sexta-feira (09/12), às 10h, no Quartel General da Corporação, uma parceria que possibilitará a integração do sistema da empresa de aplicativo de transportes com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190 da Corporação.

Após a conclusão da integração dos sistemas, será possível que tanto o motorista do veículo de aplicativo quanto o passageiro passem a contar com uma nova função no já existente botão de emergência do aplicativo, assim que a corrida for confirmada. O botão de emergência transmitirá informação em tempo real aos operadores do Serviço 190 para acionamento da viatura mais próxima à localização do carro do aplicativo.

A integração com o Serviço 190 permitirá uma resposta mais rápida e precisa da força policial em situação de emergência, sem a necessidade de transmitir as informações verbalmente ao atendente.

O sistema fornece ainda dados adicionais,  possibilitando uma abordagem mais segura e assertiva. Todas as informações – do veículo e sua localização, do usuário e do motorista – estarão expostas na tela do computador da central.

As instituições já iniciaram o desenvolvimento da integração do sistema que deverá estar disponível no primeiro trimestre de 2023.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Cemae realiza festa de Natal em Barra Mansa

Encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 7, no Centro
Na tarde desta quarta-feira, dia 7, o clima natalino envolveu as pessoas atendidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), que integra a Secretaria de Educação de Barra Mansa. O evento foi realizado na quadra do Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.

Com guloseimas e apresentações de canto e dança, o evento levou muita alegria às pessoas que possuem deficiência visual, auditiva ou intelectual. Ainda teve a distribuição de presentes, incluindo a participação do Papai Noel.

A coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, é engajada na causa há muitas décadas e enaltece como a festa de Natal tem um significado especial para os assistidos pela unidade.

“O evento é muito gratificante porque eles esperam o ano todo por isso. Eles ficam muito felizes em ter as pessoas aqui, além de receberem os presentes. Temos que agradecer muito ao empresário Tony Ramos e as Mamães Noéis Janine, Patrícia e Débora, que se encarregaram dos presentes. Eles abraçaram a causa e apadrinharam os alunos”, contou Sônia, que também recebeu a vereadora Luciana Alves.

Dois dos presentes foram Bia Aparecida e seu filho, o jovem Wesley Ferreira, que tem paralisia cerebral. “Ele recebe um ótimo atendimento. Os professores e os colegas o recebem muito bem. Todos têm entrosamento e meu filho sempre participa dos eventos”, comentou.

Responsável pela parte musical do evento, o pedagogo Bruno Marcondes tem deficiência visual total e hoje se dedica a dar aulas de musicalização aos estudantes com deficiência, incluindo teclado, violão e canto.

“Estudei no Rio de Janeiro e vim trabalhar em Barra Mansa há 15 anos. Hoje procuro compartilhar meu conhecimento musical com os alunos especiais da cidade”.

Os atendidos pelo Cemae participam, há mais de 10 anos, da Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho, que funciona no Parque da Cidade. A diretora Maria Isabel Dias Melotto aproveitou para falar sobre os trabalhos que os atendidos pelo Cemae têm realizado.

“Todos os alunos que estão aqui hoje participam da oficina. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e lá eles desenvolvem trabalhos de reciclagem, cartonagem e culinária. A gente treina essas pessoas para que elas possam sair de lá para o mercado de trabalho. Buscamos também fazer com que a população tenha um olhar mais sensível para as pessoas com deficiência”, concluiu.

A festividade de Natal do Cemae continua nesta quinta-feira, dia 8, para os autistas atendidos pela Casa Azul (às 10h e 14h30), e na sexta-feira, 9, às 8h30, para as crianças de até 4 anos de idade.

MPF denuncia Roberto Jefferson por tentativa de homicídios contra 4 policiais federais

Ele também é acusado de outros três crimes: resistência qualificada, posse de arma de fogo e munições de uso restrito e permitido, além de posse e adulteração de granadas
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta quarta-feira (7), Roberto Jefferson por quatro crimes: quatro tentativas de homicídio, resistência qualificada, posse de arma de fogo e munição de uso restrito e permitido, além de posse e adulteração de granadas. No último 23 de outubro, quatro policiais federais foram recebidos a tiros e explosivos ao cumprir mandado de prisão no endereço do ex-parlamentar, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Ao perceber a presença policial no portão de sua casa, pelas câmeras de circuito interno de segurança, Jefferson grava um vídeo dizendo que não vai se entregar. Nesse momento, ele se posiciona na varanda da casa. De lá, o ex-parlamentar lança contra os policiais uma granada adulterada com pedaços de pregos cortados envoltos por fita adesiva. Ao retirar o pino do artefato, ele anunciou, de forma debochada, que a lançaria e gritou: “vocês estão juntinhos aí vão machucar”.

Imediatamente após o lançamento da granada, Jefferson puxou uma carabina18 calibre 5.56x45mm que estava escondida (abaixo da visão do muro), e começou a atirar em direção aos policiais, efetuando os 30 disparos iniciais (esvaziando o primeiro carregador).

Mesmo com os gritos de “policial ferido”, Roberto Jefferson não cessou o ataque, lançando outras duas granadas na direção dos policiais. Após, ele iniciou nova sessão de tiros de carabina, efetuando aproximadamente outros 30 disparos na direção dos policiais.

Após o disparo de aproximadamente 60 tiros de carabina e o lançamento de três granadas (adulteradas) contra os quatro Policiais Federais, Roberto Jefferson gravou novo vídeo, divulgado na internet, exibindo a viatura policial alvejada por vários disparos, além de uma grande poça de sangue próxima ao veículo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Identificados os mortos em chacina no Açude

Quatro homens foram mortos a tiros na noite desta quarta-feira, dia 7, no bairro Açude I, em Volta Redonda. O crime aconteceu na Rua Vereador Acácio da Rocha, próximo a um bar.

Segundo informações de testemunhas, muitos tiros foram disparados por assassinos, que atingindo as vitimas que chegaram a correr. Todos morreram no local.

As vitimas foram identificadas, são elas: Bruno Alcides Oliveira da Silva, de 20 anos, Uanderlon Ribeiro da Cunha, de 29 anos, e Joel França Basílio, de 26 anos, e Davi Batista Gomes, de 20 anos.

Até o momento não se tinha a motivação do crime e nem pistas dos autores. A pericia foi acionada e o caso está a caminho da 93ª DP.

Presos suspeitos de assalto a loterica em Resende

Foto: PRF

Dois homem foram presos na tarde desta terça-feira, dia 6, durante operação da PRF em conjunto com a Polícia Civil.

Segundo as informações dos agentes, um Gol de cor preta foi abordado com dois homens na altura do km 164 da Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro. Contra eles haviam registro de passagens por crimes.

No carro foram encontrados materiais para arrombamento de estabelecimentos, como escada, pé-de-cabra, ferramentas, corda e 1.422 reais em espécie. Os criminosos não conseguiram explicar porque estavam com aquele material, nem a origem do dinheiro. 

Foi pedido uma verificação junto aos órgãos de segurança e outras unidades da PRF para verificar alguma ocorrência envolvendo o referido veículo e os ocupantes. 

A delegacia de Resende informou, através do delegado Dr. Márcio Figueroa, que os indivíduos seriam os suspeitos de terem realizado um furto em uma casa lotérica localizada no Patiomix, em Resende, na data de 04/12/22; ainda foi levantado junto ao GAB - Grupo Antirroubo a Banco do DEIC da Polícia Civil de Goiás que há uma investigação em andamento envolvendo  os indivíduos abordados por fazerem parte de uma quadrilha especializada em furtos realizados em Goiás e Maranhão, que poderia estar agindo em todo o Brasil.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos e a ocorrência encaminhada para a 89ª DP - Resende para os procedimentos legais cabíveis.

Obras são realizadas para acabar com alagamentos em área do bairro Santo Agostinho

Rede que vai coletar águas pluviais está sendo reconstruída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), está executando desde o início desta semana as obras para reconstrução de uma rede de águas pluviais no bairro Santo Agostinho. Os trabalhos contam com máquinas e servidores da própria prefeitura, com objetivo de recompor a rede destruída no final do governo passado, quando uma adutora do Saae se rompeu e, com a força da enxurrada, acabou destruindo a rede.

A rede terá 100 metros de extensão, seguindo a linha férrea a partir da Rua 1.021. A obra vai beneficiar principalmente quem vive ou tem comércio próximo à Rua Alfredo Moreira, no bairro Santo Agostinho, que virou alvo de grandes alagamentos desde que a rede antiga foi destruída. A nova estrutura terá manilhas com um metro e meio de diâmetro e terá três caixas ao longo de sua extensão, também com os chamados "poços de visita", usados pelas equipes de manutenção para futuros reparos e
desobstruções.

Na fase atual, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão abrindo e limpando as valas que vão abrigar as manilhas, fazendo a base da rede.

"A nova rede vai captar e escoar a água para o local devido. Depois do serviço pronto, vamos poder avaliar se deu tudo certo, mas a expectativa é que o problema com os alagamentos seja resolvido",
afirmou Poliana Moreira, secretária municipal de Infraestrutura.

Volta Redonda abre "Natal da Cidadania" com iluminação especial e circuito das luzes nesta sexta-feira

Praça Brasil será palco das comemorações natalinas, com abertura da casa do bom velhinho no sábado e entrega de brinquedos para crianças

Nesta sexta-feira, dia 9, às 18h45, a Prefeitura de Volta Redonda abre o Natal da Cidadania com o acendimento de mais de um milhão e 600 mil luzes natalinas de LED pela cidade. A iluminação será inaugurada na Praça Brasil e Rua 14, na Vila Santa Cecília; nas avenidas Amaral Peixoto (Centro), Nelson Gonçalves (entre os bairros Centro e Laranjal); Paulo de Frontin e Lucas Evangelista (Aterrado); nas praças dos bairros Niterói, Centro, Colina, Aterrado; além da Avenida Radial
Leste e nas pontes Pequetito Amorim e Maurílio César.

A prefeitura também vai oferecer o tour Circuito das Luzes, com ônibus gratuito que sairá da Praça Brasil com destino ao Hotel Bela Vista, Centro Cultural Fundação CSN, Praça Pandiá Calógeras e retorna à praça. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Fundação CSN, vai promover apresentações artísticas para os participantes do tour nos três locais de destino do passeio.

Concerto da Cidadania

A programação de eventos comemorativos ao Natal já começa nesta quinta-feira, dia 8, às 19h, com o Concerto da Cidadania - especial Beatles, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, bairro
Laranjal. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O Concerto da Cidadania - especial Beatles também terá a participação especial do grupo Tambores de Aço da Fundação CSN, da Banda e do Coral Municipal de Volta Redonda.

Casa do Papai Noel

A tradicional Casinha do Papai Noel será inaugurada neste sábado, dia 10, às 18h30, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O bom velhinho vai distribuir gratuitamente brinquedos para todas as crianças todos
os dias (inclusive aos fins de semana), das 14h às 22h, até o dia 23 de dezembro. O Papai Noel chegará à cidade em um triciclo do Falcões de Aço Moto Club e receberá as chaves da cidade abrindo oficialmente o Natal da Cidadania.

A Casa do bom velhinho foi confeccionada pela Comissão de Natal, formada por uma força-tarefa entre secretarias e autarquias do Governo Municipal. A decoração natalina de Volta Redonda conta com muita arte, beleza e criatividade, além de economia aos cofres públicos, pois grande parte dos materiais foi reaproveitada.

"A Prefeitura de Volta Redonda procura promover cidadania e alegria aos nossos cidadãos todo o ano, mas sem dúvida que o Natal é uma época especial. Vamos novamente proporcionar esses sentimentos a todos, principalmente aos mais necessitados", disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

PROGRAMAÇÃO NATAL DA CIDADANIA

Dia 08/12/22, às 19h

- Concerto da Cidadania - especial Beatles
Local: Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, bairro Laranjal.
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Participação especial: Tambores de Aço da Fundação CSN, Banda e Coral
Municipal de Volta Redonda.

Dia 09/12/22, às 18h45

- Inauguração das luzes de Natal na Praça Brasil e nos centros comerciais
- Circuito das Luzes com um ônibus gratuito saindo da Praça Brasil
com destino ao Hotel Bela Vista, Centro Cultural Fundação CSN, Praça Pandiá Calógeras e retorno à Praça Brasil.
No Hotel Bela Vista, Centro Cultural Fundação CSN e Praça Pandiá Calógeras haverá apresentação artística.

Dia 10/12/22, às 18h30

- Abertura do Natal da Cidadania com inauguração da Casa do Papai Noel e entrega de brinquedos às crianças.
- Feira de Artesanato.
- Desfile natalino no entorno da Praça Brasil, com a Fanfarra dos ex-alunos da ETPC; Clube de Antiguidades Automotivas e Falcões de Aço Moto Club.

PM do Rio recebe novas viaturas

Na manhã desta terça-feira (6/12), a Secretaria de Estado de Polícia Militar entregou 122 novas viaturas operacionais parcialmente blindadas, 59 motocicletas e 15 veículos pesados adquiridos para desobstruir vias públicas. As viaturas e as motocicletas serão distribuídas para 36 unidades operacionais da Corporação, abrangendo as 08 regiões do Estado do Rio de Janeiro.  Os 15 veículos pesados – sendo eles 05 retroescavadeiras, 05 caminhões-prancha e 05 caminhões basculantes – serão distribuídos às unidades que atuam na região metropolitana, sob a coordenação dos CPAs (Comandos de Policiamento de Área), além do COE (Comando de Operações Especiais).

Com o apoio e a parceria do Governador Cláudio Castro, que esteve presente na cerimônia de entrega no Aterro do Flamengo, a chegada dos novos veículos é mais um valioso passo no processo de renovação da frota da Corporação.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, fez questão de destacar a importância da tecnologia empregada nas novas viaturas, que são parcialmente blindadas e proporcionam maior proteção aos policiais durante a atuação nas ruas.

– Esse pacote reflete o grande esforço do comando da SEPM não apenas para atender às demandas da população, mas, sobretudo, para valorizar o nosso bem mais importante, que é o policial militar.
Seja através do ganho logístico ou da capacitação da tropa, a evolução nas condições de trabalho de nosso material humano só tende a se refletir em uma atuação mais digna, segura e positiva para toda nossa sociedade – enfatizou o secretário.

As novas aquisições fazem parte de um pacote de 513 viaturas modelos Duster e picape e 300 motocicletas. Até o final deste ano, serão entregues 305 destes veículos e 61 motocicletas.

DIPLOMAÇÃO DE FORMANDOS

Na mesma solenidade, foram diplomados 31 formandos que concluíram o 2º Curso de Apoio às Operações Policiais, ministrado pelo Comando de Operações Especiais (COE) da Corporação.

Os integrantes do curso foram capacitados para operar equipamentos pesados empregados em operações especiais, como veículos blindados para transportar tropas em áreas conflagradas, e também maquinário para desobstrução de vias públicas. O curso, que teve duração de quatro semanas, englobou atividades práticas e teóricas, totalizando 189 horas de aulas.

Além de 27 policiais militares do Estado Rio de Janeiro, participaram do curso dois policiais rodoviários federais e dois militares das Forças Armadas.

Petrobrás anuncia redução dos preços do diesel e da gasolina

Os preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras às distribuidoras vão ficar menores a partir de quarta-feira (7). Segundo a estatal, o preço médio de venda da gasolina A para as distribuidoras passará de R$ 3,28 para R$ 3,08 por litro, uma redução de R$ 0,20 por litro, ou 6,1%. Já no caso do diesel A, o preço médio de venda do litro passará de R$ 4,89 para R$ 4,49, uma redução de R$ 0,40 por litro, ou 8,2%. "Essas reduções acompanham a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio", diz a estatal em nota.

Barra Mansa: Praça da Liberdade terá programação especial de shows

Com início nesta sexta-feira, dia 9, local também vai contar com praça de alimentação
Uma programação especial de Natal vai ser iniciada nesta sexta-feira, dia 9, na Praça da Liberdade, a famosa “Praça dos Caquinhos”, no Centro. O evento é promovido pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e da Fundação Cultura.

Além das apresentações musicais, o local também vai contar com uma praça de alimentação, que vai funcionar até o dia 27 de dezembro, sempre das 12h às 23h.

“O intuito é agregar a parte econômica ao comércio. Depois que as pessoas fizerem as compras, ela pode passar lá na Praça da Liberdade, onde terá muitas opções para se alimentar e ainda vai acompanhar as atrações musicais”, comentou a gerente de Turismo, Bhella Santos.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre o estímulo aos eventos festivos que contribuem para movimentar a economia do município neste período.

“O mês de dezembro desperta um movimento muito grande em cidades com comércio forte como o nosso. Muitas famílias se organizam para diferentes atividades ao longo do dia quando vão para o centro da cidade. Por isso vemos uma excelente oportunidade de realizar uma programação artística eclética e que possibilita que as pessoas encontrem um lazer em meio aos compromissos e compras de fim de ano”, concluiu.

Confira como será a programação dos shows:

- 09/12 (sexta-feira) – 20h: Magão
- 10/12 (sábado) – 15h: Audácia Samba
- 11/12 (domingo) – 17h: Opsamba
- 16/12 (sexta-feira) – 20h: Naty Rio
- 17/12 (sábado) – 15h: Carlinhos Mininja
- 18/12 (domingo) – 17h: Opsamba

5º Comando de Policiamento de Área anuncia reforço de 60% do efetivo para as festas de fim de ano em Barra Mansa

Operação terá início na segunda, dia 12,e visa inibir a criminalidade
 
O comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Marcelo Moreira Malheiros, e sua equipe apresentaram na tarde desta terça feira (06), no auditório da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), a Operação de Policiamento Ostensivo Complementar voltada para as festas de fim de ano. Neste período, a segurança receberá um reforço de 60% sobre o policiamento ordinário (diário), nas áreas comerciais do Centro da cidade e dos bairros Ano Bom, Santa Clara e Vila Nova.
 
De acordo com o comandante, os agentes da segurança complementar atuarão em dois horários: de 13 às 21 horas e de 21 às 02:00. "A finalidade é inibir a criminalidade, principalmente os roubos a transeuntes e estabelecimentos comerciais, bem como, coibir as rotas de fuga, que em geral é a própria comunidade do criminoso ou a Rodovia Presidente Dutra. Também reforçaremos o número de viaturas e motocicletas em circulação”.
 
Ainda segundo o coronel Marcelo Malheiros, após o início das operações, no próximo dia 12, serão analisadas a mancha criminal e havendo necessidade o plano de reforço na segurança pode ser alterado para outras localidades. "Caso haja migração dos criminosos para outros bairros, o policiamento sofrerá modificações".
 
O prefeito Rodrigo Drable acompanhou a apresentação da operação. “Nossa expectativa é uma maior segurança na cidade. O coronel Malheiros tem sido extremamente solícito, porém acredito que temos que atuar conjuntamente se quisermos resolver alguns problemas. Por exemplo, eu atribuo ao movimento da venda de crack boa parte das situações que enfrentamos relacionadas à segurança. A gente não tinha registros de problemas decorrentes do craque, agora a cidade tem três pontos de venda que precisa acabar. Em 2017, quando assumi a Prefeitura, havia um histórico de zumbis provocados pela venda de crack. A gente resolveu o problema na época, mas infelizmente, nos dias atuais, está retornando. Eu sei das dificuldades que o 28º Batalhão de Polícia Militar sofreu com a diminuição do efetivo e isso impactou gravemente a 2ªCPA. Estou à disposição do CPA para trabalhar e trazer um efetivo maior ao município”, destacou.
 
Drable ainda acrescentou a necessidade de implementar ações mais contundentes no combate ao crack. “Os arrombamentos têm sido realizados por esses usuários de crack. Entendendo que o comércio de Barra Mansa é o coração da cidade e que o pagamento do décimo terceiro injeta uma quantia expressiva no segmento e aumenta o número de cidadãos em circulação, precisamos ter uma ação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Civil e da Polícia Militar”.

O presidente da Aciap-BM, Matheus Gattás, reforçou a necessidade das ações. “Com as festas de fim de ano, o comércio e a população ficam mais suscetíveis aos roubos e furtos”.

A apresentação foi acompanhada por diversos comerciantes barra-mansenses, a vice-prefeita Fátima Lima, o delegado titular da 90ª DP, Flávio Narciso, além de representantes da CDL - BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Aciap – BM, Sicomércio, Câmara de Vereadores, Conselho Comunitário de segurança Pública, e secretários da administração municipal.
 
HORÁRIO AMPLIADO
Esta semana, segundo informações do Sicomércio, o comércio de Barra Mansa já está funcionando em horário ampliado até às 19 horas. No próximo domingo (11), as lojas também estarão abertas visando melhor atender aos consumidores.
 
A partir do dia 12, haverá novo ajuste no horário, podendo o funcionamento do comércio se estender até às 21 horas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Carros roubado são recuperados em menos de 48h pela PRF

A PRF recuperou dois veículos clonados em menos de cinco horas nesta terça-feira (6) em Volta Redonda e em Campos dos Goytacazes. Os veículos haviam sido roubados, em datas distintas, no município de São Gonçalo e foram encontrados com indícios de clonagem nas BRs 101 e 116.

O primeiro automóvel foi recuperado na BR-101, em Campos dos Goytacazes, norte do estado, durante uma abordagem para fiscalização ocorrida no final desta madrugada. O condutor declarou aos policiais ter pegado o veículo emprestado em uma agência de Macaé, no entanto, mediante análise dos elementos identificadores e consulta aos sistemas PRF, foi constatado que ele se tratava de um outro carro com registro de roubo em abril deste ano.

Enquanto isso, do outro lado do estado, em Volta Redonda...

um outro veículo foi recuperado enquanto estava estacionado em frente a uma loja de material de construção próxima à BR-116. A equipe policial retornava de um chamado no início desta manhã quando teve sua atenção voltada a um veículo com indícios de adulteração. Os policiais constataram que uma outra empresa, do mesmo ramo, estava registrada como proprietária, fato que despertou a atenção. Ao consultarem os sistemas, foi possível verificar que o automóvel se tratava de um clone, tendo sido roubado em agosto do ano passado.

Os veículos foram encaminhados à Polícia Judiciária.

Cantata de Natal: alunos de Barra Mansa fazem apresentação especial de final de ano

Evento aconteceu na Escola Iracema Chiesse nesta sexta-feira e reuniu crianças do 1° ao 5º Ano. Estudantes também tocaram instrumentos junto com professores do ‘Música nas Escolas’

Estudantes da Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse, no bairro Ano Bom, realizaram nesta sexta-feira, dia 02, uma cantata de Natal. O recital também serviu para a Formação de Orquestra de Cordas e de Coral da unidade de ensino. Participaram de todas as atividades 37 alunos do 1° ano ao 5° Ano do ensino fundamental I e participantes do grupo ‘Dançante’, da instituição. Alguns estudantes também tocaram instrumentos junto com professores do Projeto ‘Música nas Escolas’.

A vice-prefeita Fátima Lima esteve presente na apresentação e ficou muito emocionada. “A esperança é fundamental para o crescimento da criança. Esse trabalho é essencial. Parabenizo a diretora e todas as educadoras por realizarem esta apresentação”.

A diretora-geral da instituição, Viviane Fonseca de Paula, destacou o empenho dos estudantes na atividade. “Estamos iniciando outra realidade e mostramos novos caminhos. Com isto, observamos um grande crescimento de nossos alunos, inclusive já temos alguns em treinamento na sede da Orquestra e alguns serão encaminhados para a Escola Vocacionada à Música no próximo ano letivo”, disse.

O diretor artístico da Escola Vocacionada à Música, Giliade Lima, explica que esta é a conclusão de uma etapa e o início de outra. “Os alunos do 5° ano que se apresentaram hoje saem do Iracema e vão para nossa escola ano que vem para compor as nossas turmas de 6º ano”, comentou.

A aluna Maria Eduarda Coelho, de 10 anos, está cursando o 5°ano e falou que a música para ela é um sonho “Eu toco violino há cinco anos e gosto muito. Meu desejo é me formar tocando o instrumento; carrego isso como o meu sonho”, revelou.

Thaísa Oliveira, mãe da Isabele Victoria, do 3° ano, comentou a importância da música para a sua filha. “A felicidade de conseguir aprender uma nota, um verso e uma música me traz conforto e alegria. A oportunidade acompanha a esperança para ela e isso é importante para o meu sorriso”.
Orquestra de Cordas e Coral

O grupo da Escola Iracema Pamplona Chiesse foi formado logo após a pandemia de Covid-19, com o objetivo de levar aos alunos conhecimentos sobre cultura, o desenvolvimento de habilidades e a descoberta de novos talentos.  Os estudantes do projeto participam também das aulas de musicalização com o Projeto Música nas Escolas.

O professor violeiro, Gutemberg Martins, detalhou como acontecem os ensaios dos estudantes. “Fazemos uma aula do 1° ao 5° ano em grupo. Duas vezes por semana os alunos fazem aula individual de instrumento e uma vez por semana uma apresentação prática para o seu desenvolvimento”.

Os professores responsáveis pelos instrumentos da Orquestra de Cordas e de Coral da instituição são: o musicalizador Alessandro Teixeira; o contrabaixista Silvano Heleno; o violeiro Gutemberg Martins; a violinista Roselia Marinho; o instrumentista do Drum Lata, Gabriel Carvalho; o violoncelo Guilherme Aguiar; e o pífaro Eduardo Schelb.

Montagem de estrutura do Hospital da Criança chega a fase final

Próximo passo será a concretagem da laje que servirá de piso para o segundo andar

As equipes que trabalham na construção do Hospital da Criança de Volta Redonda, no bairro Retiro, estão concluindo a reforma dos muros laterais e a montagem das vigas metálicas que vão sustentar a construção. O próximo passo será a concretagem da laje dos pavimentos, o que deve ser iniciado em aproximadamente 15 dias. 

Já chegaram as madeiras de sustentação e as vigas que irão servir de base para a construção da laje. Os profissionais que atuam na obra também estão realizando montagem e complemento das estruturas, e reforço de cantoneiras. Assim que as estruturas estiverem prontas, as equipes começam a montar a laje que servirá de piso para o segundo andar. 

“Acredito que na metade do ano que vem esse sonho já será realidade. Agradeço ao Governo do Estado e ao deputado federal delegado Antonio Furtado pela emenda de bancada, que nos ajudaram a tirar essa obra do papel. Em breve Volta Redonda terá um hospital dedicado a cuidar das nossas crianças”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto. 

Mais de R$ 15 milhões em investimento 

O Hospital da Criança está sendo erguido ao lado do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Iniciada em 2016, a obra ficou paralisada nos últimos anos e foi retomada pela atual gestão. No total, são quase R$ 6 milhões de emenda parlamentar, mais R$ 9,4 milhões do governo estadual, por meio do projeto “Somando Forças”, da Secretaria das Cidades, liberados para a construção da futura unidade de saúde. A fiscalização da obra ficou a cargo da prefeitura, que também entra com 5% do valor repassado pelo estado como contrapartida. 

Inicialmente a unidade funcionará em conjunto com o Hospital Munir Rafful, mas terá uma recepção própria, consultórios de atendimento, consultórios de classificação de risco, salas de medicação, de emergência vermelha e de nebulização. Ao ser totalmente concluído, o novo hospital passará a funcionar de forma independente, ganhando ainda áreas de repouso e de internação.

Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue com aplicação de doses contra Covid-19

Manter o esquema vacinal atualizado é muito importante, diante da circulação de nova subvariante da Ômicron

Manter-se em dia com a vacinação é importante para a saúde de cada um, principalmente as doses contra o Covid-19, que podem amenizar os sintomas e evitar complicações.  Apesar da ampla divulgação do calendário de vacinas e diversas propagandas sobre a importância da imunização, muitos munícipes ainda não tomaram todas as suas doses programadas, atrasando os seus esquemas vacinais e prejudicando a si mesmos.

Confira abaixo como está o esquema vacinal contra covid-19 no município:

- 1ª Dose: população a partir de 6 meses de idade;

- 2ª Dose: agendadas;

- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes;

- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses;

- 5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta dose.

Guarda Ambiental de Barra Mansa destrói 90 gaiolas apreendidas em operações

Neste ano aconteceram 45 ações de combate à retenção de animais silvestres sem autorização

A Guarda Ambiental de Barra Mansa realizou na manhã desta segunda-feira, 05, a destruição de 90 gaiolas de pássaros. As jaulas apreendidas são o resultado das operações feitas ao longo do ano contra o tráfico ilegal de animais silvestres.

Durante 2022, a Guarda Ambiental recebeu 45 denúncias contra apreensão de pássaros silvestres em cativeiro sem autorização. No total, 117 pássaros foram apreendidos e destinados ao Centro de Triagem do Ibama, localizado em Lorena, São Paulo.

As gaiolas ficam retidas até o remanejamento completo dos animais. Em seguida, elas ficam detidas para destruição. A eliminação das jaulas foi possível com a ajuda do rolo compactador fornecido pelo Saae-BM.

O gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, explica que, ao manter em cativeiro animais da fauna silvestre sem autorização, há a penalização com multa. “Os animais não constantes em listas oficiais de risco ou ameaçados de extinção são sancionados em R$ 500,00 e em R$ 5.000,00 para aqueles que constam nestas listas”, disse.

Os pássaros em situação irregular podem ser entregues voluntariamente aos órgãos ambientais competentes, como a Guarda Ambiental, com o objetivo de evitar a aplicação das sanções previstas em lei.

Para denúncias ou mais informações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o contato pode ser feito através do número (24) 2106-3408.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Feira de Natal de Barra Mansa começa nesta segunda-feira

Produtos das artesãs da cidade serão vendidos até o dia 24 de dezembro, no Centro

Durante o mês de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, através da Gerência de Turismo, promove a Feira de Artesanato Edição Especial de Natal. 

O evento começou nesta segunda-feira, 5, na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, e continua até o dia 24, sempre de 9 às 19h.

De acordo com a gerente de Turismo, Bhella Santos, a Feira Especial de Natal tem como objetivo fomentar o artesanato no município, gerando  emprego e renda e apoiando a atuação de microempreendedores, artesãos e artistas da cidade.

“O artesanato como um fator econômico é um salva-vidas social. Dessa forma, a produção do trabalho manual acaba por se mostrar como uma alternativa a muitas famílias e complementando a renda no final do mês. Aqui em Barra Mansa não é diferente. A Economia Criativa é valorizada com qualificação, locais públicos para exposição de produtos artesanais, entre outras coisas”.

Bhela informou que atualmente há cerca de 700 artesãos cadastrados, sendo que mais da metade deles tem a Carteira Nacional do Artesão. “E para 2023 temos políticas públicas voltadas para o artesanato. Aguardem”, comentou.

A Feira de Natal conta com 100 artesãos em revezamento para comercialização de artigos natalinos, enfeites para casa, bonecos, doces e biscoitos gourmet, entre outros itens de artesanato.

Uma das artesãs participantes é Paula Almeida, que comercializa os suspiros que produz.

“Estamos bem confiantes e com ótimas expectativas para a feira. Acreditamos que a movimentação vai ser boa e, se Deus quiser, este ano vai ser bem melhor do que no ano passado”, comentou.
Outra vendedora presente é Benedita Maria Reis, que vende itens de costura criativa, incluindo peças de Natal, caminhos de mesa, panos de prato e toalhas.

 “Já participei nos anos anteriores e sempre consegui superar minhas expectativas. Este ano vai ser melhor ainda”, contou a artesã.

Bhella Santos informou ainda sobre uma novidade da edição da feira em 2022.

“Todos os dias, além de presencial, a feira vai acontecer no modo virtual, com lives diárias fazendo um tour pelo evento e contatando diretamente os artesãos. Dessa forma, as pessoas poderão fazer seus pedidos através dos contatos que serão exibidos nas lives”, contou.

Homem é preso por violência doméstica em Barra do Piraí

Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante no sábado (03) por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-mulher com uma faca. Ele foi capturado no bairro Cantão, em Barra do Piraí.

Segundo os agentes, a vítima procurou o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher da unidade e contou os episódios de violência que sofreu. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Homem é preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo

Um homem foi preso em flagrante neste sábado (03) por posse irregular de arma de fogo. Ele foi capturado no bairro Palmares, em Paty do Alferes, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.

As investigações começaram após a companheira do autor ter procurado a delegacia para informar que estava sendo vítima de violência doméstica, e que o acusado ocultava armas de fogo na residência do casal. Ao chegar ao local, os agentes identificaram que o preso não possuía o registro das armas.

Ele já havia sido preso em 2020 por porte ilegal de arma de fogo.

Homem fica ferido ao trocar tiros com a policia em Angra dos Reis

Uma ação da polícia neste domingo, dia 4, terminou com um homem ferido após troca de tiros no Morro da Glória, em Angra dos Reis.

Foram apreendidos um pistola, drogas e rádio transmissor.

Acusado de estupro e roubo é preso em Paraty

Policiais civis e militares, prenderam, na quinta-feira (01), um homem, de 47 anos, acusado de roubo e estupro.

Ele foi capturado na Vila de Trindade, em Paraty, Região da Costa Verde, após cruzamento de dados de inteligência.

Contra o homem foi cumprido um mandado de prisão preventiva. Após a ação, ele foi encaminhado ao sistema prisional.