Rádio Acesa FM VR: 2022-08-14

sábado, 20 de agosto de 2022

Flu vence o Coritiba e assume vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Vitória por 5 a 2 levou a equipe aos 41 pontos

O Fluminense derrotou o Coritiba por 5 a 2 e chegou à vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (20/08), no Maracanã.

Em partida movimentada, o Tricolor foi superior e garantiu os 3 pontos dentro de casa. Caio Paulista, Arias, Nathan e Willian Bigode, duas vezes, foram os responsáveis pelos gols da vitória. 

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz volta a campo na quarta-feira (24/08), quando enfrenta o Corinthians, às 19h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

PRIMEIRO TEMPO

O Fluminense abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo. Matheus Martins recebeu bom passe de Nonato e achou Caio Paulista dentro da área, que mandou a bola para o fundo das redes. Aos 8, Matheus Martins arriscou o chute da entrada da área, mas o goleiro fez a defesa. Aos 10, em cobrança de escanteio de Nathan, Manoel cabeceou por cima.

Aos 18 minutos, Cano, dentro da área, recebeu passe de Matheus Martins e teve a finalização bloqueada pelo defensor. Aos 20, após tabelar com Arias, a finalização de Matheus Martins parou na defesa adversária, assim como o rebote do mesmo.

Aos 31 minutos, André finalizou de longe e mandou para fora. Aos 35, Cano recebeu de Matheus Martins e achou Arias bem posicionado, que ampliou o placar para o Tricolor.

SEGUNDO TEMPO

Aos 23 minutos, Nathan cobrou escanteio e Caio Paulista finalizou por cima do gol. Aos 26, Alef Manga diminuiu para o Coritiba. Aos 31, Nathan ampliou para o Fluminense com um golaço em cobrança de falta próxima a área. 

Aos 38 minutos, em cobrança de falta, Egídio fez o segundo gol da equipe visitante. Aos 44, Michel Araújo avançou pelo lado esquerdo e achou Willian Bigode na área, que fez o quarto do Tricolor. Aos 48, novamente com assistência de Michel Araujo, Willian Bigode, de cabeça, fechou a goleada.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro – 23ª rodada

20/08/2022, 19h00 – Maracanã 

Fluminense (5)

Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Martinelli) e Nathan (Felipe Melo); Matheus Martins (Michel Araújo), Jhon Arias (Marrony) e Germán Cano (Willian Bigode). Técnico: Fernando Diniz

Coritiba (2)

Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael) , Guillermo, Marcio Silva e Guilherme Biro; Bernardo (Robinho), Val (Bruno Gomes) e Jesús Trindade; Egídio, Fabrício Daniel e Léo Gamalho (Alef Manga). Técnico: Guto Ferreira

Gols: Caio Paulista (2' 1T), Arias (35' 1T), Nathan (31' 2T), Willian Bigode (44' 2T) e Willian Bigode (48' 2T) (FLU); Alef Manga (26' 2T) e Egídio (38' 2T) (CFC)

Cartões amarelos: Willian Bigode (FLU); Val e Natanael (CFC)

Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silv

Troca de tiros termina com homem ferido preso e duas pistolas apreendidas em Porto Real

Foto: 37º BPM - Resende
Duas pistolas foram apreendidas na madrugada deste sábado, dia 20, em Porto Real. As armas foram encontradas após troca de tiros entre polícia e criminosos na Rua Campo Grande, no bairro São José - próximo a linha férrea.

Segundo a PM, policiais foram acionados para o local após denuncia informando que homens estariam traficando no local. Os agentes foram recebidos à tiros e houve confronto.

Os traficantes fugiram e deixaram para trás o material apreendido acima.

Além das armas, foram apreendidos seis munições intactas .40 e seis munições intactas calibre 9 milímetros.

Um indivíduo deu entrada no hospital de Porto Real baleado no abdômen, com ele foi encontrado um carregador de pistola com duas munições calibre 9mm que estava no seu bolso.

O ferido foi identificado pelos policiais ter participado do ataque aos agentes durante a operação.

A ocorrência foi encaminhada a 100ª DP, o material ficou apreendido e o homem indiciado. Ele segue internado após ser transferido para o Hospital de Emergência de Resende.

Homem foge da polícia e abandona drogas em Itatiaia

Foto: 37º BPM - Resende
Policiais militares apreenderam no final da tarde desta sexta-feira, dia 19, 425 pinos de cocaína e 63 pedras de crack em Itatiaia.

Os agentes foram acionados para averiguar um suspeito de trafico de drogas na Rua das Rosas, no bairro Jambeiro - distrito de Penedo.

O traficante, ao aperceber a presença dos policiais, saiu em fuga por um beco e desapareceu. Para trás, além de deixar as drogas também abandonou quatro aparelhos celulares.

A ocorrência foi registrada na 99ª DP, onde o material apreendido foi apresentado.

Morre Cláudia Jimenez aos 63 anos

Morreu, aos 63 anos, na manhã deste sábado (20), a atriz Cláudia Jimenez. A intérprete de Edileuza, no programa “Sai de Baixo”, estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

A artista se consagrou na TV interpretando a personagem Cacilda, na Escolinha do Professor Raimundo e fez sucesso no programa Zorra Total, de 1999 a 2001, com as personagens Glorinha e Greice Quéle.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

O corpo da atriz será velado na tarde deste sábado (20).

Luiz Fux mantém inelegibilidade de Eduardo Cunha

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e suspendeu decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que havia afastado a inelegibilidade do ex-deputado federal Eduardo Cunha e a proibição de ocupar cargos públicos federais impostas pela Câmara dos Deputados.

Cunha havia obtido, no TRF-1, decisão de antecipação de tutela para a suspensão dos efeitos da inelegibilidade prevista na Resolução 18/2016, da Câmara dos Deputados, no âmbito de ação movida por ele contra a medida.

A PGR apresentou, então, a STP, sustentando que a decisão interfere em atos de natureza interna corporis da Câmara dos Deputados. Outro argumento foi o de que o ajuizamento da ação por Cunha próximo às eleições teria sido sido utilizado para criar um risco artificial de ofensa a seus direitos políticos para poder concorrer no pleito.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Presos integrantes de quadrilha de assalto de Volta Redonda

Dois jovens suspeitos de integrar uma quadrilha de assaltantes foram presos na tarde desta sexta-feira (19) em Volta Redonda (RJ) e Vassouras (RJ). Eles têm 22 e 23 anos. As informações são da Polícia Civil de Barra do Piraí, responsável pela investigação.

As prisões foram feitas em cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça com base em um inquérito que apura uma sequência de crimes deste tipo pela região.

Em Volta Redonda, o suspeito foi encontrado enquanto se preparava para fugir para uma comunidade no Rio. A prisão aconteceu no bairro Vila Rica/Tiradentes. Não foi divulgado detalhe sobre a prisão que aconteceu em Vassouras.

Um outro mandado de prisão foi cumprido nesta sexta-feira, mas o alvo, um jovem de 18 anos, natural de Barra do Piraí, já estava preso, também por envolvimento em outro roubo.

Bandidos de carro atacam pedestres

A investigação apontou que a quadrilha usa carros para roubar pedestres nas ruas, sempre ameaçando as vítimas com arma de fogo e levando dinheiro, celulares, bolsas, cartões de crédito ou qualquer outro item que possa ser considerado de valor.

“O bando atuava em diversas cidades da região, sempre com muita violência e emprego de arma de fogo”, informou a Polícia Civil, em nota.

Acidente com morte durante fuga

Em um dos casos, que aconteceu em março deste ano, a quadrilha provocou um acidente com uma viatura da Polícia Rodoviária Federal durante uma fuga pela BR-393 (Rodovia Lúcio Meira). Na batida, um motorista de um carro morreu e um policial rodoviária ficou ferido.

A vítima fatal não tinha nenhuma relação com a quadrilha. Na ocasião, os bandidos conseguiram fugir.

Os alvos da operação desta sexta-feira também tinham contra eles mandados de busca e apreensão na residência deles, mas não havia ninguém nos imóveis.

Todos os três têm antecedentes criminais — dois por envolvimento com o tráfico de drogas e um por homicídio.

Os dois suspeitos que estavam soltos foram levados para a delegacia de Barra do Piraí. Eles vão responder por assalto a mão armada.

A investigação continua para que mais envolvidos nesta quadrilha sejam identificados. A Polícia Civil pede para que qualquer pessoa que possa ter sido vítima dessa quadrilha procure a delegacia de Barra do Piraí para fazer uma denúncia.

Jovem faz campanha para cirurgia

Ana Karolina Rezende, de 23 anos, de Volta Redonda, está enfrentando uma doença diagnosticada como Lipedema Grau 2, que acumula gordura em regiões específica do corpo, no caso dela nas pernas.

O lipedema é "uma doença crônica, clinicamente diagnosticada e que afeta todo o tecido adiposo distribuído pelo corpo. Muitas vezes confundido com a obesidade ou o Linfedema, o lipedema que apresenta uma progressão. Portanto, a gordura continua a acumular e pode causar complicações como cicatrizes, infecção, dor e falta de mobilidade.

Os principais sintomas da doença incluem intenso inchaço das pernas, que fazem com que elas se alarguem dos tornozelos até os quadris, de forma desproporcional com o resto do corpo. Há também sensibilidade extrema, dor e hematomas, tornando difícil a mobilidade do paciente."

Karolina disse que já fez drenagem linfática, dietas, exercícios, porém, a doença continua se agravando progressivamente e precisa fazer a cirurgia para a retirada da gordura doente e diminuir as fortes dores.

"Infelizmente, a cirurgia tem um custo elevado, e não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e nem é coberta pelos convênios médicos. Resolvi fazer uma 'vaquinha' para tentar conseguir o valor e  arcar com o procedimento", relatou.

Esse valor (R$ 30 mil) é para a cirurgia principal e possivelmente ajudará em outras sessões e procedimentos posteriores pós-cirúrgico.

Sem a cirurgia pode haver o ”surgimento de um lipolinfedema. Neste caso, para além do lipedema existente, há adicionalmente uma perturbação da drenagem linfática. Esta forma combinada surge devido a um grande estreitamento dos vasos linfáticos provocado por tecidos adiposos, de crescimento intenso. A linfa deixa de fluir adequadamente e acumula-se nos tecidos.

Danos consequentes em termos ortopédicos: Devido ao aumento do volume na parte interna das coxas, a mobilidade e a passada podem ficar muito afetadas. Neste caso, podem surgir posições erradas na zona das articulações do tornozelo, do joelho e da anca. Dano do sistema venoso: Se lhe for diagnosticado um lipedema, recomenda-se adicionalmente um exame flebológico do sistema venoso dado que este pode sofrer danos devido à existência de um lipedema. Uma deteção precoce de uma disfunção venosa pode evitar o surgimento de varizes superficiais e danos no sistema venoso profundo ou permite tratar uma patologia venosa já existente.

Para doar via Pix: chave 2968189@vakinha.com.br ou contribua pelo site do Vakinha: Cirurgia de lipedema

Falta de energia elétrica afeta sistema de abastecimento de Angra dos Reis

O sistema de abastecimento de água em Angra dos Reis foi paralisado nesta sexta-feira, dia 19, por falta de energia. O fornecimento foi interrompido pela Enel para os bairros Centro, São Bento, Santo Antônio, Palmeiras, Fortaleza, Balneário, Caixa D'água, Morro do Carmo, Morro da Glória I, Morro da Glória II, Morro da Cruz, Encruzo da Enseada, Praia Jardim I, Praia Jardim II, Enseada, Marinas, Ponta do Sapê, Praia Anil, Morro do Tatu e Japuíba.

Técnicos da Cedae acompanham os trabalhos da concessionária Enel, e o sistema de abastecimento de água será religado após a regularização no fornecimento de energia. Após a retomada do sistema, o abastecimento pode levar até 72 horas para ser normalizado por completo em algumas áreas.

Imóveis com caixas d’água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a Companhia recomenda que os consumidores guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Novo sistema online agiliza aprovação e emissão de documentos em Volta Redonda

Aprova Digital já gerou e enviou 150 certidões do IPPU. Em média, tempo de atendimento reduziu de uma semana para até dois dias úteis

O Aprova Digital – sistema para aprovação de documentos e processos de forma online – criado e implantado em 7 de junho, já gerou e enviou 150 certidões em Volta Redonda. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município, o IPPU-VR. O programa foi implementado para agilizar o processo de controle urbano de Volta Redonda, sendo utilizado para aprovar de forma remota os principais documentos e processos, como certidões, projetos de construção, parcelamento do solo e fiscalização de obras no município. 

A implantação do novo sistema está sendo feita em três etapas. A primeira é o serviço de aprovação de certidões, como: Mudança de Logradouro; Tabelamento; Mudança de Município; Características e Confrontações; Condomínio. 

Em uma segunda etapa, serão inseridos no sistema serviços relacionados a projetos de construção e aprovação de projetos online, incluindo finalização da Certidão de Uso de solo (zoneamento) e para instalação de água; Licença para Obras diversas; aprovação de obras públicas;     aprovação de novas construções e acréscimo. A última fase da implantação vai envolver documentos sobre regularização de construções; habite-se; parcelamento do solo; e fiscalização. 

Para utilizar o sistema basta acessar: https://voltaredonda.prefeituras.net e fazer o cadastro gratuito na plataforma. O cidadão ou seu responsável técnico tem acesso, com usuário e senha, para solicitar e acompanhar todo andamento de seu requerimento. Todos os projetos através de processos físicos serão requeridos e acompanhados de forma online, e para cada movimentação e análise, o usuário receberá um aviso. 

Acervo digital – Além das certidões e outros documentos que estão migrando para o meio digital, o IPPU também vem digitalizando todo o seu acervo técnico. Desde o dia 18 de abril deste ano até o último dia 12 deste mês, já foram recuperados e digitalizados mais de 3,5 mil plantas de imóveis de um total aproximado de 12 mil, entre projetos de loteamentos, desmembramentos e remembramentos ocorridos no município desde a década de 70 até os dias atuais.

Barra Mansa: Corredor Cultural terá estrutura para o Dia D de vacinação

Ação acontece neste sábado, 20, visando imunizar crianças contra a poliomielite e atualizar a caderneta dos menores de 15 anos. Doses contra Covid-19 e Influenza também serão aplicadas

Acontece neste sábado, dia 20, o Dia D de imunização contra Poliomielite e a Multivacinação em Barra Mansa. A ação irá ocorrer em todos os postos de saúde e no Corredor Cultural, das 8h às 16h. A meta da campanha nacional, que segue até o dia 9 de setembro, é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra poliomielite e, através da avaliação de caderneta de todos os menores de 15 anos, atingir o objetivo da cobertura de 95% de todas as demais vacinas.

Neste Dia D, também serão aplicadas doses das vacinas contra a Covid-19 e Influenza. Para ser imunizada, a pessoa deve apresentar o cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é crucial a apresentação do comprovante das anteriores.

A campanha da Poliomielite e da Multivacinação segue até o dia 9 de setembro, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Corpos são desovados no Morro do Santo Antônio, em Angra dos Reis

Um outro homem morreu durante uma troca de tiros com a PM no fim da tarde desta quinta-feira

#Polícia, #Homicidío, #Cadaver, #AngradosReis
Três corpos foram deixados no Morro do Santo Antônio no Centro de Angra dos Reis na manhã desta sexta-feira, dia 19. Dois homens e de uma menina de 15 anos. Uma das vítimas seria um homem conhecido como Richard, de 24 anos. Ele seria cabeleireiro e teria ido na comunidade cortar o cabelo da menina.

As primeiras informações apontam que os cadáveres foram retirados das cenas do crime e levados para uma rua na comunidade para dificultar o trabalho da perícia.

Homem morre após tiroteio na quinta-feira

Na quinta-feira, dia 18, policiais militares realizaram uma operação na comunidade para combater denúncias de tráfico de drogas e do deslocamento de traficantes armados no morro.

Um homem ficou ferido durante a troca de tiros, foi socorrido pela PM, mas morreu no Hospital Municipal da Japuíba. A ocorrência com a PM ocorreu por volta de 18 horas.

Com o rapaz a PM encontrou uma pistola e material entorpecentes. Segundo a PM, uma equipe  do GAT estava patrulhando a localidade após denúncias, quando foi atacada por criminosos.

Ação conjunta de combate a incêndio em vegetação é realizada em Barra Mansa

Situação aconteceu na noite de quinta-feira na região central do município

#Ação, #Combate, #Incêndio, #BarraMansa
Profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Defesa Civil de Barra Mansa contribuíram para combater um incêndio na noite de quinta-feira, dia 18. O fogo consumiu uma grande área de vegetação próxima à Avenida Albo Chiesse, no Centro. As ações foram realizadas em parceria com o 7º Grupamento de Bombeiro Militar.

O coordenador administrativo e financeiro do Saae, José Geraldo Mattea, contou que, através de um grupo de trabalho do plano emergencial da prefeitura, a equipe foi contatada pela Defesa Civil, por volta das 20 horas de quinta-feira, e prontamente forneceu o caminhão-pipa da autarquia. “O Saae está sempre apoiando todas as emergências, em conjunto com outros órgãos”.

O caminhão-pipa do Saae ficou no local até por volta de 23h30 quando o fogo foi totalmente controlado.

O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, alertou sobre esse tipo de situação, que ocasiona grandes transtornos. “Infelizmente essa é uma época de tempo seco e há muitas ocorrências de incêndio em vegetação, mas a maioria delas tem origem criminosa. É necessário ter uma maior conscientização da população porque isso afeta toda a comunidade ao redor”. 

Crime ambiental

Além dos danos, provocar queimadas é crime, conforme previsto na Lei Municipal 3.049/98 e no Decreto Federal 6.514/08. Eles vedam a queima ao ar livre, de qualquer resíduo sólido ou líquido, inclusive lixo doméstico, restos de capinas, varrição ou animais, sujeitando os infratores às penalidades legais.

A gerente de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jeniffer Pereira Melgaço, explica que as multas e demais penalidades são aplicadas após a observância da dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto. Os valores variam entre R$250 e R$50 milhões.

“Provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até quatro anos de reclusão e multa, de acordo com o artigo 54 da lei de crimes ambientais, nº 9.605/98”, concluiu.

Volta Redonda: novo tanque de oxigênio é instalado em espaço improvisado à UPA Santo Agostinho

Equipamento vai gerar economia aos cofres públicos. Atendimento durante a reforma da unidade será transferido para prédio Faetec no fim do mês

Está sendo finalizado a instalação de um novo tanque de oxigênio para abastecer o prédio cedido pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) à prefeitura de Volta Redonda, que vai receber temporariamente os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Agostinho, durante a reforma da unidade de saúde. A base para receber o novo equipamento (com capacidade para 1.730 m³) foi construída pela secretaria de Infraestrutura (SMI). 

De acordo com o engenheiro Fernando Micheloni, que coordena esse trabalho de instalação dos gases medicinais da secretaria de Saúde, a opção por instalar um novo tanque em substituição aos atuais cilindros da UPA vai permitir uma economia aos cofres públicos. 

“Mesmo que seja um espaço temporário, se utilizássemos os cilindros, o custo seria maior para abastecimento de oxigênio, sem falar na movimentação de caminhões. E como a reforma da UPA será uma obra considerada longa, a instalação do tanque vai gerar economia para o município”, explicou Fernando, acrescentando que algumas instalações para distribuição de gases também permitiram menos custos para a prefeitura. 

“Como existiam tubulações de oxigênio, de vácuo, de ar comprimido nunca usadas no prédio da SMS, onde funcionava o antigo Hospital Santa Margarida, conversei com a secretária de Saúde e aproveitamos parte desse material para fazer essas instalações. Com isso, a gente conseguiu reduzir o custo, que seria em torno de R$ 70 mil para aproximadamente R$ 18 mil”, disse Fernando. 

Para receber o atendimento dos pacientes da UPA, o quarto andar do prédio da Faetec recebeu intervenções como instalação de divisórias em dry wall e portas para ajustamento dos espaços; revisão das estruturas elétricas, incluindo instalação de novo gerador; readequação da parte hidráulica com implantação de lavatórios em todas as salas e de chuveiros nos sanitários. 

Além de rede provisória de gases medicinais para as salas vermelha e amarela, o prédio também recebeu limpeza das calhas e coberturas das varandas; limpeza da área externa; pintura geral. 

“A previsão é que a transferência dos atendimentos dos pacientes seja feita no fim do mês, entre os dias 29 e 31 de agosto”, afirmou o coordenador da UPA Santo Agostinho, Israel Carlos. 

Com R$ 1,9 milhão em recursos já liberados pelo Governo do Estado, a UPA Santo Agostinho será totalmente reformada e ampliada. O objetivo é organizar os fluxos para melhor atendimento aos pacientes e seus familiares, e melhor condição de trabalho aos funcionários.

União é condenada a ressarcir ex-aluno da Aman por cobrança de divida prescrita

Um ex-militar ganhou na Justiça o direto de não ressarcir a União os gastos com a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e ainda terá o pagamento de honorários advocatícios pagos em 10% sobre o valor atualizado da causa. 

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal entendeu que a União deveria ter efetuado a cobrança dos créditos no prazo de cinco anos do desligamento do autor.

A escola alegou que o início do prazo para contagem da prescrição deveria ser a data da notificação do autor da dívida, e não o dia seguinte ao seu desligamento, e que o prazo prescricional deveria ser de 10 anos, conforme estabelecido no Código Civil, e não quinquenal como consta na sentença.

O relator, juiz federal convocado Marcelo Dozany da Costa, esclareceu que os créditos ao erário não se submetem ao regime de direito privado regulado pelo Código Civil, e sim à regra específica existente desde o Decreto 20.910, de 1932, cujo prazo é de cinco anos.

Segundo o magistrado, se a cobrança de créditos por parte de militar contra a Fazenda tem como marco inicial seu desligamento, a mesma contagem deve ter como início aquela data quando se trata do inverso.

No caso concreto, o termo inicial da prescrição foi o dia seguinte ao do desligamento do autor (18/3/2000), e não aquele em que a organização militar o notificou para o recolhimento do crédito (22/5/2000). Contando-se desde a primeira data, a prescrição da cobrança ocorreu em 22/5/2005.

Assim, o crédito foi alcançado pela prescrição quinquenal, concluiu o relator.

Por fim, o Colegiado reduziu os honorários de sucumbência, fixando o valor em R$ 3.000,00, baseando-se no fato de que a vitória do autor não se traduz em ganho patrimonial a ele.

Troca de tiros entre traficantes atinge viatura da PM em Resende

Uma viatura da PM foi atingida por tiros durante um tiroteio entre bandidos e traficantes em Resende. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (18) na Baixada da Olaria.

Segundo informações da Polícia Militar, os agentes foram verificar uma denúncia sobre tráfico de drogas na Rua Um. Chegando ao endereço, eles foram recebidos a tiros e houve revide.

Ninguém ficou feridos, mas deixou uma viatura da PM com o giroflex danificado e um pneu furado.

Ainda segundo a ocorrência policial, os agentes efetuaram um total de 54 disparos de pistola e fuzis. No local do confronto foram recolhidos 30 estojos de calibre 9 milímetros.

Vídeo: carros são atingidos por chamas em ferro velho na cidade de Volta Redonda

Vários carros foram atingidos por um incêndio num ferro velho na noite desta quinta-feira (18) em Volta Redonda. O caso ocorreu no entroncamento entre a BR-393 e a avenida Paulo Erlei Abrantes.

Segundo informações apuradas com testemunhas, o fogo começou numa área de mata e espalhou até atingir os veículos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local pra conter as chamas. No momento desta publicação, os militares ainda estavam no local contendo o fogo.

Funcionário tem pé esmagado dentro da CSN

Um acidente de trabalho foi registrado nesta semana dentro da Usina Presidente Vargas, da CSN, em Volta Redonda. Um funcionário de 29 anos teve o pé esmagado na área de descarregamento de minério. As informações são do jornal Folha do Aço.

Ele está internado em estado estável no Hospital Santa Cecília, onde passou por cirurgia para a reconstrução do pé. O trabalhador, segundo o jornal, participava da manobra dos vagões de trens quando foi atingido por um vagão.

A lesão provocada pela pressão do impacto levou a amputação de parte do pé da vítima.

Em nota enviada ao Folha do Aço, a CSN lamentou o fato e disse que “está prestando toda assistência ao co-laborador e à sua família”. A empresa garantiu que as circunstâncias do acidente estão sendo apuradas.

Homem é preso por tentantiva de estupro dentro de carro em Arrozal

Um homem de 39 anos suspeito de tentar estuprar uma mulher dentro de um carro foi preso na quarta-feira (17), no distrito de Arrozal, em Piraí (RJ).

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi abordada pelo homem, que a segurou e tentou puxá-la para dentro do carro enquanto se masturbava. Ela conseguiu fugir.

O crime aconteceu há cerca de dois meses, época em que, segundo a polícia, diversas mulheres relataram que foram abordadas pelo mesmo homem, que estava se masturbando, mas não chegou a tentar puxá-las para dentro do veículo.

A partir dos depoimentos, a Polícia Civil de Piraí instaurou um inquérito para investigar o caso. Após a conclusão das investigações, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que foi capturado em seu trabalho, na Via Dutra, na altura de Arrozal.

O homem foi levado para a delegacia de Piraí e está à disposição da Justiça. Ele vai responder por tentativa de estupro.

Frente fria chega ao Sul Fluminense nesta sexta-feira (19)

Se prepare para mais uma frente fria que está prevista para chegar ao Sul Fluminense nesta sexta-feira, dia 19.

Segundo o Inmet, as temperaturas podem despencar mais de 10ºC. A queda nos termômetros é causada por uma massa polar que está vindo da região sul trazendo chuva e instabilidade.

A passagem da frente fria também vai causar vendaval, principalmente em Angra dos Reis e Paraty, onde as rajadas devem chegar a 80 km/h.

Na sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 13°C e 23ºC. No sábado (20), as máximas não passam dos 20ºC. Nos dois dias, há previsão de pancadas de chuvas isoladas nas cidades. No domingo, o tempo continua frio, mas a previsão de chuva é menor.

No Parque Nacional do Itatiaia, onde está instalada uma estação de medição do Inmet, a previsão para o fim de semana é de temperaturas entre 6°C e 13°C.

Em caso de transtornos causados por conta da mudança no clima, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Preso homem por abuso sexual de garota de 13 anos

Um homem, de 45 anos, condenado por estuprar a enteada foi preso na manhã desta quinta-feira (18) em Barra Mansa (RJ). Ele foi localizado na casa onde vinha morando, no bairro Santa Inês.

O crime aconteceu em 2010. Segundo a Polícia Civil, o acusado abusou sexualmente da menina, que, na época, tinha 13 anos — o que configura estupro de vulnerável.

Desde então, o inquérito corria na Justiça. No julgamento, o acusado foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão em regime fechado.

Ao ser abordado pelos policiais, o homem não resistiu à prisão. Ele foi levado para a delegacia de Barra Mansa e será transferido nos próximos dias para uma unidade do complexo penitenciário do estado do Rio de Janeiro.

Carreta tomba em Barra Mansa

Uma carreta que transportava bobinas de aço tombou na tarde desta quinta-feira (18) em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na Avenida Leonísio Sócrates Batista, no bairro Boa Sorte, próximo à entrada do bairro Piteiras.

Segundo a Guarda Municipal, a carreta tombou logo depois de fazer a curva em frente ao Departamento de Estrada de Rodagem (DER). O veículo ocupou a calçada e uma faixa da rua.

O motorista sofreu ferimentos leves, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, por precaução, levado para a Santa Casa. Segundo a prefeitura, ele passa bem.

Guardas municipais foram ao local para orientar o trânsito. Por volta de 18h, o fluxo de veículos funcionava no esquema "pare e siga". Não houve registro de congestionamento.

Definida a ordem da propaganda eleitoral no rádio e na televisão

O Tribunal Superior Eleitoral definiu a ordem das propagandas eleitorais dos candidatos à presidência da República no rádio e na televisão. O sorteio foi realizado em uma audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira.

A propaganda eleitoral gratuita vai começar com o PTB de Roberto Jefferson. Depois, vem o programa do União Brasil de Soraya Thronicke; seguido pelo Partido Novo de Felipe D’Avila; depois, o PT de Luiz Inácio Lula da Silva; o MDB de Simone Tebet; o PL de Jair Messias Bolsonaro; e por último, o PDT de Ciro Gomes.

Essa vai ser a ordem no dia 26 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral gratuita. No dia seguinte, a candidatura que veiculou o programa por último passa a ser o primeiro, e assim por diante. Desse modo, o TSE garante um revezamento na ordem dos programas, de modo a não prejudicar nenhuma candidatura.

Quatro candidatos à presidência da República não foram incluídos no sorteio pelo TSE. Segundo o tribunal, essas candidaturas não atingiram a cláusula de barreira estabelecida pela Emenda Constitucional 97 de 2017.

Após o sorteio na audiência pública, o partido Democracia Cristã sugeriu que o TSE modificasse a regra para permitir que todas as candidaturas tenham acesso à propaganda eleitoral gratuita. A questão foi encaminhada para análise do presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Gabriel Monteiro tem mandato caçado por quebra de decoro

A câmara do Rio decidiu pela cassação de Gabriel Monteiro nesta quinta-feira, dia 18. A sessão terminou por volta dás 22h24min.

Após ter o último recurso negado pela Comissão de Justiça e Redação, na quarta-feira, o vereador Gabriel Monteiro (PL) é alvo de investigação por abuso sexual de menores. Para cassá-lo, eram necessários 34 votos (dois terços dos vereadores).

No último dia 11, o Conselho de Ética da casa pediu a cassação de seu mandato, citando atos "inquestionavelmente graves" dos quais o vereador é suspeito, como manipulação de vídeos, violações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crimes sexuais, além de agressão e intimidação.

Foram 48 votos a favor e dois contra.

O vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo que investigou Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara, foi o primeiro parlamentar a se manifestar. Alencar leu parte do relatório aprovado pelo conselho. O documento pede a cassação do mandato.

As galerias da Câmara estavam cheias durante a leitura do relatório. Em vários momentos, apoiadores de Monteiro vaiaram o relator do processo. O presidente da Casa precisou intervir e pedir silêncio. 

 "É um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. (...) Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo. A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado", disse Chico Alencar.

Carro é flagrado circulando de forma irregular em Volta Redonda

#Carrosemplacas, #Flagrante, #VoltaRedonda

Um carro de luxo foi flagrado por guardas municipais circulando sem placas num centro comercial de de Volta Redonda. O caso aconteceu nesta quinta-feira, dia 18, na Avenida Amaral Peixoto.

Segundo os agentes, o Audi importado foi denunciado por estar nas ruas há mais de dois meses sem a devida identificação e por vezes em alta velocidade.

"Ao solicitar os documentos de porte obrigatório ao motorista, ficou constatado que o veículo foi adquirido no ano de 2021 e até hoje ainda não foi registrado e licenciado junto ao Detran/RJ. Além disso, foi verificado que o automóvel estava com os pneus traseiros lisos (careca), colocando em risco a segurança do condutor e dos demais usuários da via", informou a nota da Guarda Municipal.

Entre as irregularidades, o condutor estava sem o conto de segurança. O foi carro foi apreendido e levado para o deposito municipal.

Voltaço é derrotado no jogo de ida da final da Série A2 Carioca

O Olaria abriu vantagem na primeira partida da final da Série A2 Carioca, ao bater o Volta Redonda, por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira (17/08), na Rua Bariri.

Anderson e Xandinho marcaram para o Azulão da Leopoldina, com Pedrinho diminuindo para o Esquadrão de Aço.

As duas equipes voltam a se enfrentar pela segunda partida da decisão, na próxima quarta (24), no Raulino de Oliveira. O Olaria precisa somente de um empate para ficar com o título e acesso ao Cariocão 2023.

Já o Voltaço tem de vencer por dois gols de diferença para faturar a Taça e a vaga no Campeonato Carioca. Em caso de triunfo do time da casa por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.

Antes disso, o Volta Redonda estreia na segunda fase da Série C do Brasileiro, diante do Botafogo-SP, domingo (21/08), às 11h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

Por sua vez, o Olaria joga a segunda partida da Primeira Fase da Copa Rio contra o Friburguense, sábado (20), às 15 horas, no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. No jogo de ida, triunfo da equipe da Zona Norte do Rio por 2 a 0.

Homens são flagrados descartando telhas à margem do Córrego Cotiara em Barra Mansa

Após denúncias, agentes localizaram dupla que jogava material em área irregular. Suspeitos foram encaminhados à delegacia

Guardas ambientais flagraram na tarde desta quarta-feira, dia 17, dois homens descartando telhas de amianto à margem do Córrego Cotiara, no bairro de mesmo nome. De acordo com o gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Felipe Rodrigues, os suspeitos foram localizados através de denúncias anônimas.

“Foi passada para a gente a informação de que dois homens em um caminhão azul estariam jogando telhas no córrego. A equipe foi até o local e flagrou o descarte irregular”, explicou.

Ainda segundo Felipe Rodrigues, a dupla foi conduzida à delegacia para o registro de ocorrência. “Os guardas ambientais encaminharam a dupla para a 90ª DP, onde o crime foi registrado. A pena para quem pratica a infração pode chegar a cinco anos, além da multa que pode variar entre R$5 mil e R$50 milhões, conforme prevê o Artigo 54, parágrafo 2, inciso V, da Lei Federal 9.605 de 1998”, pontuou.

As denúncias de crimes ambientais em Barra Mansa podem ser feitas diretamente à gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 2106-3408 ou whatsapp (24) 99923-7641, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Flamengo vence e Fluminense empata, ambos passam a próxima fase da Copa do Brasil

O Flamengo foi até a Arena da Baixada e venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (17) e avançou para as semifinais da Copa do Brasil. O gol do Mengão foi marcado por Pedro, no início do segundo tempo. Agora, o Rubro-Negro aguarda seu adversário, que sairá do confronto entre São Paulo e América-MG.

Já o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Fortaleza nesta quarta-feira (17/08), no Maracanã, pela partida de volta das quartas de final e avança na Copa do Brasil. No placar agregado de 3 a 2, o Time de Guerreiros levou a melhor. O tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0.

Próximo compromisso

O Fla volta a campo no domingo (21) para enfrentar o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Já o Flu joga pela 23ª rodada do campeonato brasileiro no sábado, dia 20, às 19h no Maracanã contra o Coritiba.

PM formaliza acordo para combater falsos entregadores pelo iFood

#Acordo, #Entregadores, #iFood, #PMERJ
A Polícia Militar do Rio de Janeiro firmou um acordo de cooperação com o iFood com objetivo de diferenciar verdadeiros entregadores daqueles que se passam por esses entregadores para cometer roubos e outros crimes em vias urbanas do estado.

O documento formalizando na manhã desta quarta-feira (17/08), em cerimônia no Salão Nobre do Quartel General da Polícia Militar, no Centro da capital fluminense.

A construção do acordo de cooperação foi iniciada a partir de uma série de denúncias de que criminosos utilizavam itens com a marca da empresa para iludir as vítimas e cometer delitos, especialmente roubos e furtos.

Com a integração tecnológica entre as duas instituições, as equipes de patrulhamento da Polícia Militar passarão a ter acesso à confirmação sobre entregadores da empresa. Mesmo sem compartilhamento de dados entre as duas instituições, será possível a partir de agora, de forma totalmente automatizada e atualizada, que os policiais militares possam  checar, numa abordagem, se o entregador é realmente parceiro do iFood.

A consulta informará ainda em tempo real se o profissional  está realizando a entrega naquele momento e se realizou alguma entrega nos últimos dias.

- Essa iniciativa representa mais um passo da Polícia Militar do Rio de Janeiro na estratégia da Corporação de empregar o uso de recursos tecnológicos na área de segurança pública em benefício de toda a sociedade fluminense – ressaltou o secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante a cerimônia de assinatura do documento.

Barra Mansa promove o dia D de Vacinação no próximo sábado, dia 20

A ação visa imunizar crianças contra poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação dos adolescentes

#DiaD, #Vacinação, #BarraMansa
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa promove no próximo sábado, dia 20, o dia D da ação contra a Poliomielite e a Multivacinação. Para se vacinar, são necessários os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde), a ação será realizada em todos os postos de saúde das 8h às 16h.

A campanha de multivacinação servirá para atualizar a caderneta dos menores de 15 anos de idade. Já a vacina contra a poliomielite, que é mais conhecida pela “gotinha”, será aplicada em crianças de um ano até quatro anos, onze meses e 29 dias, mesmo que já tenham se vacinado.

A campanha da Poliomielite e da Multivacinação vai até o dia 09 de setembro e será realizada em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A meta da campanha é imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra poliomielite e, através da avaliação de caderneta de todos os menores de 15 anos, atingir o objetivo da cobertura de 95% de todas as demais vacinas. 

Covid-19 e Influenza


A Secretaria de Saúde também avança nas imunizações contra Influenza e Covid-19 em crianças, adultos e idosos. Nesta quinta-feira, 18, as doses contra gripe serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 9h às 16h, com exceção da Unidade de Saúde do Ano Bom, que funciona em horário estendido – até às 20h.

O cronograma para a imunização de crianças de 3 a 11 anos contra o coronavírus é o seguinte: UBS Centro (segunda à sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Maria (quinta-feira), Paraíso de Cima (sexta-feira), Roselândia (sexta-feira), Vila Principal (sexta-feira), São Luiz (segunda-feira), Siderlândia (segunda-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Santa Lúcia (terça-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Nove de Abril (quarta-feira), UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vila Elmira (quarta-feira) e Vila Independência (quarta-feira).

A vacinação contra Covid-19 também segue para adolescentes e adultos:

- 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;

- 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;

- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até o dia 18/04/2022; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;

- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG, CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.

Justiça revoga decisão que restabeleceu os direitos políticos do ex-governador Anthony Garotinho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou a decisão que suspendia a condenação por improbidade administrativa a Anthony Garotinho, em processo sobre fraudes envolvendo o projeto Saúde em Movimento, na época em que ele era Secretário de Estado de Governo.
 
A decisão da última sexta-feira revoga a decisão proferida em julho pela presidência do STJ, que havia restabelecido os direitos políticos de Garotinho. O MPRJ demonstrou que não competia ao Superior Tribunal de Justiça proferir tal decisão, uma vez que o caso deveria ser apreciado pela Justiça local e não pelo STJ.
 
No agravo apresentado, o MPRJ sublinhou que havia risco de dano irreparável à sociedade:  "não deve fazer preponderar risco de prejuízo aos interesses privados do agravado, mas sim o risco grave e iminente aos valores constitucionais que norteiam o tema e que restam desprotegidos com a decisão agravada, quais sejam: proteção da probidade administrativa, da moralidade, da dignidade da representação democrática, da normalidade das eleições, mediante a preservação da higidez e segurança do processo eleitoral", destacou.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Homens são presos por divida de pensão alimentícia em Barra Mansa e Resende

Foto: PRF
Dois homens foram presos nesta quarta-feira, dia 17, por não pagamento de pensão alimentícia. Eles foram abordados na Rodovia Presidente Dutra em Barra Mansa e Resende.

O primeiro foi flagrado quando viajava de carona num Fiat/Strada, no km 287, durante operação de fiscalização de rotina, por volta dás 15h30min, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara da Família do mesmo município.

O homem de 37 anos foi encaminhado a 90ª DP.

Já o segundo homem foi abordado quando trafegava pelo km 304, por volta dás 19h50min. 

Segundo os agentes, o caminhoneiro de 40 anos conduzia uma carreta, e que ao ser averiguado as informações sobre a identificação dele foi constatado haver um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Família de Volta Redonda.

O caso foi encaminhado a 89ª DP de Resende.

Os mandados de prisão foram expedidos em julho e agosto deste ano.

Preso homem suspeito de comandar roubos a cargas no Rio

Foto: PRF

Um homem foi preso na madrugada desta quarta-feira (17), na BR-040, próximo ao acesso à Linha Vermelha, em Duque de Caxias,  no Rio de Janeiro. Ele, segundo a policia, é suspeito de roubos de cargas e pelo assassinato de um policial também no Rio.

O suspeito estava em um veículo de luxo que passou em alta velocidade pelo trecho, ignorando ordens de parada e efetuando disparos contra as equipes policiais. Os agentes trocaram tiros durante a perseguição.

Dois suspeitos morreram no local e outros dois, feridos, foram levados ao Hospital de Saracuruna. No veículo, foram ainda encontrados três fuzis calibre 5.56, uma pistola 9mm, um quilo de pasta base de cocaína, dois bloqueadores de sinal conhecidos como jammer, placas clonadas, coletes à prova de balas, além de diversos carregadores e munições ainda a serem contabilizadas.

Suspeitos integravam quadrilha de roubo de cargas da Comunidade Nova Holanda

Os suspeitos envolvidos são conhecidos pela atuação em crimes de roubo de cargas de alto valor em rodovias federais do Rio de Janeiro, além de invasão de centros de distribuição desses materiais. No momento de abordagem, em posse do material levado no veículo, a quadrilha planejava uma nova ação criminosa na BR-040. Dois dos suspeitos também são apontados como participantes no homicídio do Policial Militar Sandro Santos da Silva.

Recompensa é oferecida para informações que levem a acusado de assassinato em Angra dos Reis

Uma recompensa de R$ 5 mil está sendo oferecida pelo Disque Denúncia à informações sobre Caio do Espírito Santo Sobrinho Barra, de 23 anos, acusado de assassinato em Angra dos Reis.

Caio é suspeito de mandar assassinar Ryan Pinheiro de Castro Silva, no dia 7 de julho deste ano, em frente a um imóvel localizado na Rua Isake de Castro, na Nova Angra. Ryan fora atingido por disparos de arma de fogo quando saia de casa, sendo os autores dois homens em uma motocicleta, que fugiram do local em seguida. 

As investigações realizadas por policiais civis da 166ª DP (Angra dos Reis), demonstram que Caio espreitava a vítima, havendo um descontentamento por razões conjugais e por esse motivo, teria repassado as informações e localização dele aos seus executores. 

Os agentes fizeram buscas na residência de Caio, nesta quarta-feira, dia 17, após a justiça determinar a prisão temporária, mas o suspeito já havia fugido. 

Segundo a policia, a prisão de Caio é de suma importância para o esclarecimento do fato. Caio, que tem sete anotações criminais, já havia sido preso anteriormente, por violência doméstica contra a namorada, sendo ainda investigado por outros crimes violentos.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Caio do Espírito Santo Sobrinho Barra, pode repassar de forma anônima ao Disque Denúncia Angra, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Todas as informações serão encaminhadas à 166ª DP, responsável pelas investigações.

100 animais são flagrados em situação de maus-tratos em Barra Mansa

Eles foram encontrados nesta quarta-feira em um depósito agropecuário no bairro Santa Clara

A Guarda Ambiental flagrou na manhã desta quarta-feira, 17, um depósito com várias aves em situação de maus-tratos, no bairro Santa Clara. No local estavam 88 galinhas, sete pombos, uma galinha d’angola e um galo, sendo que os animais aparentavam estar doentes. Em um dos viveiros do local ainda havia um galinha morta. A responsável pelo estabelecimento foi conduzida até a 90ª Delegacia de Polícia, no Centro, para registro de ocorrência.

“Além da situação de maus-tratos registrada, isso envolve também saúde pública já que a área é residencial e comercial, e odor proveniente do depósito causa grande incômodo à vizinhança”, informou o gerente de Fiscalização da Secretaria, Felipe Rodrigues.

É importante ressaltar que é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, conforme determina a Lei 9.605/98, artigo 32. Diversas condutas podem classificar esse tipo de crime: abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não fornecer alimento e água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

A legislação atual prevê pena de três meses a um ano de detenção para os responsáveis pelos crimes de maus-tratos. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço. A multa para quem comete este tipo de crime pode chegar a R$ 2.400 por animal que tiver morrido e R$ 600 por cada animal que esteja em situação degradante.

As denúncias de crimes ambientais em Barra Mansa podem ser feitas diretamente à gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.