Rádio Acesa FM VR: 2018-03-18

sábado, 24 de março de 2018

Edson Sant'ana fala de Medicina Alternativa em programa de rádio no bairro Açude

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Rádio Acesa VR
Esteve presente no Programa 'ENTRE NÓS' do radialista Adriano Martins, o terapeuta holístico Edson Sant'ana, com mais de uma década de atuação na área de terapia holística, ele abordou o assunto sobre a medicina alternativa de como se viver bem e melhor através de uma alimentação saudável, e compondo a mesa o bacharel em Serviço Social, Douglas Pereira.

Edson mencionou a sua experiência e o desenvolvimento do Método A.R.I. (Abordagem e Reprogramação do Inconsciente), o qual é utilizado em seus atendimentos.

O método A.R.I. exclusivo e inédito no país é inteiramente desenvolvido por terapias que permite acessar as memórias do inconsciente, identificando todos os traumas (perdas, mágoas, conflitos interpessoais, etc) vivenciados na história de vida da pessoa, inclusive durante a vida intra-uterina.

A partir da abordagem do inconsciente é possível identificar a força de nossos passado (inconsciente) no momento presente. Uma vez identificado o trauma (ou traumas) é possível reprogramá-los, afim de amenizar ou eliminar as consequências físicas e mentais provenientes destes.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Rádio Acesa VR
Falando sobre a Medicina Alternativa, Edson destacou sobre o pai da medicina ocidental, o médico e filósofo grego Hipócrates, que gostava de repetir enquanto cuidava de seus pacientes que “o homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males”. Com isso, ele queria mostrar que as causas da doença eram naturais – e não punições divinas como se acreditava até então – e lembrar que o equilíbrio e a saúde do corpo estão diretamente ligados ao ambiente em que vivemos. Essa mesma frase voltou a soar atual nos últimos anos, ao mesmo tempo em que ocorre uma popularização dos métodos alternativos à mesma medicina ocidental que Hipócrates fundou.

A partir do século 17, quando as idéias do filósofo René Descartes começaram a influenciar a ciência, os tratamentos médicos passaram a ver o corpo humano como uma máquina em que cada parte tinha uma função específica e independente. Para Descartes, entendendo-se cada uma das partes, entende-se o todo. Simples assim. A medicina moderna, esquecendo o conselho de Hipócrates, ergueu-se sobre esse pressuposto e ainda está bastante apoiada nele. Hoje, a teoria de Descartes já não faz muito sentido. A ciência mais que provou a intrínseca relação entre mente e corpo e suas consequências para a saúde humana. Também está claro que isolar uma parte do corpo e desconsiderar o resto é receita segura para efeitos colaterais inesperados.

Isso não significa dizer que a medicina ocidental ortodoxa tenha desabado e que todos os médicos e hospitais estejam para sempre soterrados nos escombros. Claro que não. A medicina é um edifício sólido, cheio de méritos. Mas, em alguns países do globo, como Canadá e França, uma parcela tão grande quanto 70% da população recorre a tratamentos não convencionais de cura. Esses métodos são bem diferentes uns dos outros – inclusive nos resultados. Mas há algo mais ou menos em comum entre quase todos: eles enxergam o corpo como Hipócrates. Não somos máquinas, somos organismos vivos, cheios de partes interdependentes.

O uso crescente das técnicas alternativas – seja como opção à medicina ortodoxa, seja como complemento a ela – não determina por si só que elas sejam eficientes. Longe disso. Na verdade, estudos confiáveis atestando a eficiência de práticas alternativas são raríssimos. Veja o caso da homeopatia, certamente uma das mais conhecidas entre essas técnicas. Ela existe há mais de 200 anos, é procurada por milhões de pessoas no mundo todo e reconhecida oficialmente no Brasil como uma especialidade médica. Era de se esperar que, dada sua enorme popularidade, ela tivesse sido bem estudada pela ciência.

Pois, segundo um estudo feito pela prestigiada Escola Médica Península, da Inglaterra, foram feitos até hoje, no mundo todo, apenas seis exames rigorosos que comparam a eficiência de remédios homeopáticos com a dos convencionais. Só há oito estudos que comparam a ação da Arnica montana (um dos princípios ativos homeopáticos mais largamente utilizados) com placebo (“falsos” medicamentos, sem nenhum princípio ativo). É muito pouco e os resultados estão longe de ser conclusivos.

É preciso avançar. Enquanto não há pesquisas suficientes, a medicina alternativa se baseia, muitas vezes, nos resultados obtidos no consultório, no tratamento de pacientes.

É importante lembrar que o fato de não existirem pesquisas que garantam a eficiência de um método não comprova que esse método seja ineficiente.

Parte dos pacientes que buscam a medicina alternativa compartilha a aversão por substâncias químicas ou drogas e privilegiam substâncias naturais em diversos campos de sua vida. A crença na existência de um Deus é bastante comum entre os adeptos da medicina alternativa. “A maior parte de nossos pacientes está ligada a uma força maior, uma alma do Universo".

Mas a insatisfação com a medicina ortodoxa também pode estar ligada a fatores que em nada têm a ver com a filosofia de vida do paciente. Pacientes costumam ter uma queixa comum quando o assunto é medicina convencional: acreditam que o médico não lhes dá a devida atenção. A maioria das denúncias encaminhadas aos órgãos que regulamentam o exercício da medicina não se deve a erros médicos e sim à relação médico-paciente. Eles reclamam que o médico não tem tempo suficiente para atendê-los ou que não entendem as explicações sobre os procedimentos usados. “Hoje estamos empenhados em aprimorar essa relação”, diz Clóvis Constantino, presidente do CRM-SP, refletindo uma preocupação crescente de todo o meio médico ocidental.

Bezerro é resgatado no Açude e levado para o curral do proprietário

Um bezerro que tinha caído de um barranco na tarde deste sábado (24) na Rua Doze, no Açude II, foi resgato na noite de hoje. O animal estava estático desde quando caiu.

Dois homens apareceram dizendo que o animal era de um curral na Estrada Nossa Senhora da União, bairro próximo ao Açude. Eles colocaram o novilho em uma Ford Pampa e levaram de volta ao local do proprietário.

Juventude acontece no Açude, em Volta Redonda

Evento será levado para outros bairros da cidade

Este sábado, dia 24, foi de muito esporte e lazer no bairro Açude. É que aconteceu no ginásio poliesportivo do bairro, de 9h às 16h, o “Sábado de Juventudes”, realizado pela Coordenadoria Municipal de Juventude de Volta Redonda. O projeto tem como objetivo envolver os movimentos de juventude de Volta Redonda para as praças do município, formando intervenções artístico-culturais/sociais.

Durante o evento foi disputado um torneio de futsal, aulão de zumba e cadastramento no projeto ID Jovem.

“Está sendo um dia muito divertido. Tenho muitos amigos que passam o final de semana no computador. Hoje a gente está aqui jogando bola e competindo, o que é importante”, disse o morador do Açude, Bruno de Souza, de 13 anos.  “Tomara que aconteçam outras edições”, completou Cauã da Silva, de 12 anos, também morador do bairro.

O Coordenador Municipal da Juventude, Luciano Campos, destacou a importância do evento. “O Sábado de Juventudes tem como objetivo promover uma integração social entre a comunidade, movimentos de juventude e o poder público. Vamos levar esse mesmo projeto para outros bairros. Estamos levando lazer, entretenimento e esporte para os bairros da cidade”, comentou.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o evento também auxilia na integração entre os bairros. “No evento que aconteceu no Açude tiveram participantes de diversos bairros. Isso ajuda na integração dos moradores. Esse projeto será ampliado e levado para outros bairros. Estamos estimulando o esporte e o lazer entre os jovens”, finalizou Samuca Silva.

Ciclistas participam do o 1º Pedal pelas Águas em Volta Redonda

Evento faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água
Volta Redonda sediou na manhã deste sábado, dia 24, o 1º Pedal pelas Águas. O evento foi realizado pelo Comitê Médio Paraíba do Sul, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda. Centenas de ciclistas se reuniram na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, e pedalaram até ao Novo Parque Aquático da cidade, próximo a Ilha São João. O evento faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água.


O objetivo do evento é estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais de modo consciente, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover e incentivar  um momento de lazer, que pode ser vivenciado por famílias e amigos.

O ciclista Pedro de Carvalho fez questão de participar do 1º Pedal pelas Águas. “Se locomover de bicicleta, como a maioria que está presente aqui hoje faz, já é uma forma de preservação do meio ambiente. Mas participar de um evento voltado para o Rio Paraíba e para o uso consciente da água é muito gratificante”, destacou o ciclista.




A secretária de Meio Ambiente de Volta Redonda, Daniela Vasconcellos, comentou sobre a importância do 1º Pedal pelas Águas. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se preservar nossos recursos naturais, principalmente o Rio Paraíba do Sul, que nos abastece. Além de também estimular uma forma de locomoção que não polui o ambiente”, disse Daniela.

“A presença de todos hoje para participar desse evento é um sinal de as pessoas estão interessadas nesse tema”, disse o vice-prefeito Maycon Abrantes.


O prefeito Samuca Silva destacou que o governo municipal sempre irá apoiar eventos com foco no meio ambiente. “O Rio Paraíba do Sul, que corta nossa cidade, tem uma importância muito grande para o País. Por isso estamos sempre a disposição para apoiar eventos que demonstrem a importância do Paraíba e a necessidade de sua preservação”, comentou o prefeito.

MPF denuncia ex-diretor e sua filha por fraudes em plano de saúde dos Correios

Omar de Assis usou do cargo para solicitar emprego a filha e superfaturou valores de materiais cirúrgicos pagos à revendedora

 
 

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) denunciou o ex-diretor Regional dos Correios, Omar de Assis Moreira, e sua filha Juliana de Almeida Moreira, por fraudes no plano de Saúde da Empresa (ECT). O caso é parte de um esquema criminoso na gerência de saúde da ECT do Rio de Janeiro, que desviou mais de R$ 7 milhões e foi desarticulado com a deflagração da Operação Titanium, em 2013 pelo MPF e pela Polícia Federal, revelando o esquema criminoso que operou entre agosto de 2011 e abril de 2013.

Omar de Assis, por intermédio de Daniel de Melo Nunes, também denunciado, solicitou vantagem indevida na contratação da filha do ex-diretor Juliana por revendedora de material cirúrgico. Em contrapartida, os envolvidos colaboraram para o desvio de R$ 110 mil do plano de saúde dos Correios para pagamento de materiais cirúrgicos superfaturados da empresa hospitalar.

Após a contratação de sua filha pela revendedora de material cirúrgico, Omar determinou o imediato credenciamento da empresa hospitalar ao plano de saúde dos Correios, como também intercedeu para agilizar o pagamento de cirurgia custeada pelo plano. No decorrer da investigação, apurou-se o superfaturamento de 900% no preço constante do material fornecido pela empresa e utilizado em cirurgia. Foi possível identificar, em um dos casos, que a empresa comprou material cirúrgico por R$ 3,6 mil e revendeu os mesmos a R$ 36,5 mil.

Os valores desviados dos Correios em benefício da empresa foram parcialmente destinadas a Juliana, uma vez que aos vendedores de material era destinada uma comissão de 5%. Outros 20% dos valores eram destinados ao ex-diretor.

“As investigações revelaram um grande esquema de corrupção na gerência de saúde dos Correios no Rio de Janeiro, tendo atingido a própria diretoria da empresa”, ressalta o procurador da República Sérgio Pinel, autor da denúncia.

Sentença
Também em decorrência da Operação Titanium, a Justiça Federal condenou, neste ano, Luís Henrique Barcelos a 11 anos, um mês e 22 dias de reclusão por peculato e lavagem de dinheiro, além do ressarcimento do dano causado à Empresa de Correios e Telégrafo no valor de R$ 840 mil, pelos crimes de peculato e lavagem de ativos. Na sentença, também foi condenado o ex-gerente dos Correios Marcos da Silva Esteves a três anos, dez meses e 15 dias de reclusão por lavagem de dinheiro. No entanto, em sentença proferida em fevereiro do ano passado, ele já havia sido condenado por peculato a 14 anos, 9 meses e 27 dias de reclusão, em regime inicial fechado, bem como ao pagamento de multa e ressarcimento do valor subtraído.


No caso de Luís Henrique, ele teria desviado valores da empresa pública, por meio de pagamentos ilícitos, que teriam beneficiado o Hospital Prontocor, integrante da rede credenciada do plano de saúde. Os pagamentos foram por meio de três notas fiscais, com datas de junho de 2011, setembro de 2011 e fevereiro de 2012, e teriam totalizados cerca de R$ 840 mil. O condenado emitiu ainda notas fraudulentas que sabiam não corresponder a serviços prestados, além de ter prometido vantagens indevidas ao então gerente dos Correios Marcos da Silva. As partes ainda podem recorrer da sentença.

CRAS Açude terá programação especial da Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, RJ

Atividades da Secretaria de Ação Comunitária acontecerão na próxima semana e atenderá grupos familiares

A Secretaria de Ação Comunitária promove, entre os dias 26 e 29 deste mês, uma série de atividades como oficinas, reuniões e atividades com grupos familiares em unidades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), CAM (Centro de Atividades Múltiplas) e outros pontos de Volta Redonda.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, o objetivo é garantir segurança de acolhida e de convivência familiar e comunitária, além de aquisição de potencialidades tanto das famílias como do bairro.    

“Os grupos familiares e as oficinas com famílias são ações do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e funcionam como forma de trabalho social com as famílias”, explicou Maycon.    

Ainda segundo o vice-prefeito, o projeto acontece de acordo com as necessidades de cada grupo que é atendido ou acompanhado pela equipe do CRAS, na figura do assistente social e do psicólogo. O público atendido é formado por beneficiários de programas sociais, além de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.    

“Nossa rede é preparada para receber essas famílias e prestar todo o apoio necessário. A participação delas é fundamental para que possamos mapear as necessidades e atender da melhor forma possível”, comentou o prefeito Samuca Silva.

Confira a programação completa dos Cras:

    

    Dia 26/3 (segunda-feira)

    

    CRAS Santo Agostinho

    Acolhimento

    Tema: Apresentação/Divulgação dos Projetos, programas e serviços da Assistência Social

    Horário: 14h

    

    CRAS Mariana Torres

    Grupo Familiar

    Tema: Emponderamento Feminino

    Horário: 14h

    Com a participação do Caminhão da Brinquedolândia    

    

    Dia 27/3 (terça-feira)

    

    CRAS São Cristovão

    Grupo Familiar

    Tema: Sexualidade

    Horário: 9h

    

    CRAS Açude

    Oficina com Família (comemoração pelo mês da mulher)

    Tema: Saúde da Mulher

    Horário: 9h

    

    CRAS Roma I

    Grupo Familiar

    Tema: BPC Idoso e Deficiente

    Horário: 9h

    Com a participação do Caminhão da Brinquedolândia

    

    CRAS Voldac

    Grupo PAIF

    Tema: Diálogo interdisciplinar com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares

    Horário: 9h

    

    CRAS Santa Cruz

    Projeto Piloto Cidadão

    Kart no Kartodromo Municipal

    Horário: manhã (9h as 11h) e tarde (das 14h às 16h)

    

    CRAS Vila Americana

    Projeto Intitulado Guarda Mirim

    Horário: manhã (8h30 às 11h) e tarde (14h às 16h)    

    

    Dia 28/3 (quarta-feira)

    

    CAM Aero

    Grupo Familiar

    Tema: Orientação sobre TV Digital e CAD Único

    Horário: 9h

    

    CRAS Coqueiro

    Oficina com Família

    Tema: Homenagem ao Dia da Mulher

    Horário: 14h

    Com a participação do Caminhão da Brinquedolândia

    

    CRAS Santa Cruz

    Projeto Piloto Cidadão

    Kart no Kartodromo Municipal

    Horário: manhã (9h às 11h) e tarde (das 14h às 16h)    

    

    Dia 29/3 (quinta-feira)


    

    CRAS São Carlos

    Grupo Familiar

    Tema: Inclusão do  Bolsa Família

    Horário: 9h

    

    CRAS Voldac

    Grupo Familiar

    Tema: Orientação sobre TV Digital e CAD Único

    Horário: 9h

    

    CRAS Coqueiro

    Grupo Familiar

    Tema: Desenvolvimento Familiar e convívio social

    Horário: 15h

    

    CRAS Candelária

    Projeto Intitulado Guarda Mirim

    Horário: manhã (8h30 às 11h) e tarde (14h às 16h)

Motociclista fica ferido em acidente no bairro Retiro em Volta Redonda, RJ

Foto: Lorival Ramos.
Um motociclista ficou ferido após um acidente na Avenida Sávio Gama, no bairro Retiro, no fim da tarde deste sábado (24), em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com as primeiras informações, a vitima ainda não identificada foi socorrida e levada para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo, por uma equipe do SAMU-192.

A moto em que ele conduzia colidiu com um carro de passeio.

O trânsito ficou lento no local.

Volta Redonda lembra Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose

Equipe da Secretaria de Saúde fez campanha educativa na sexta-feira, dia 23, na Vila Santa Cecília

Volta Redonda promoveu campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose em Volta Redonda. Comemorada no dia 24 de março, a data foi lembrada com ação da equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) da Secretaria de Saúde na Vila Santa Cecília, nesta sexta-feira, dia 23.

Os profissionais do CDI atenderam a população numa tenda na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, das 9h às 16h. E os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuíram folders educativos sobre a doença nos principais pontos comerciais do bairro.

Entre as principais orientações se destacavam os principais sintomas da tuberculose. “Tosse por mais de três semanas seguidas, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, dor no peito e febre ao final do dia podem ser sintomas da doença”, alertou a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Rejane Maria de Queiroz e Silva.

Ela ressalta que, “ao contrário do que muita gente pensa, a tuberculose ainda existe e não escolhe vítima - pobre, rico, bonito ou feio. Hoje, em Volta Redonda, 53 pessoas estão em tratamento contra a tuberculose”, disse, acrescentando que todos recebem medicamentos gratuitos e assistência médica. “O tratamento é longo, eficaz e não deve ser interrompido”.

A artesã Sônia Maria de Castro Silva, que mora na Morada da Colina e comercializa seus produtos na praça, embaixo da biblioteca, ficou curiosa e logo procurou informações sobre a tuberculose. “É bom saber os sintomas para ficar atenta com a minha saúde e também para orientar as pessoas que convivemos”, disse.

Patrícia Maria de Souza, moradora da Vila Santa Cecília, passava pelo local e resolveu pegar um panfleto informativo. “Tem hora que a gente pensa que nem existe mais tuberculose. Tenho duas filhas jovens, na faculdade, vou conversar com elas sobre o assunto”, falou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o município trabalha na descentralização do diagnóstico e tratamento da tuberculose. “As unidades da Atenção Básica identificam indivíduos que apresentem os principais sintomas da doença, colhem material para o teste do escarro no Laboratório Central e solicitam exame de Raio X feito no Centro de Imagens na Policlínica da Cidadania”, afirmou.

Ele acrescenta que a partir do diagnóstico fechado de tuberculose o tratamento é iniciado na própria Unidade Básica de Saúde. “O CDI, que concentrava todos os tratamentos, é responsável pela distribuição do medicamento e pelos casos de difícil diagnóstico”, completou Alfredo Peixoto.

Para o prefeito Samuca Silva, a campanha educativa tem como objetivo principal divulgar que a tuberculose ainda existe. “É uma doença grave, contagiosa, mas que tem tratamento e é de graça”, afirmou o prefeito, completando que o município de Volta Redonda incentiva a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas da doença e também orienta as equipes do Programa de Saúde da Família para identificar casos suspeitos na comunidade.

Prefeitura realiza encontro com feirantes de Volta Redonda

Fiscalizações visam coibir comércio ambulante na feira livre

A prefeitura de Volta Redonda realizou na tarde desta sexta-feira, dia 23, uma reunião com os feirantes do município. A reunião, que aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, foi organizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e Fazenda (SMF), além do Banco VR de Fomento. O encontro teve objetivo de debater melhoras na Feira Livre da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou que o objetivo do governo municipal é valorizar a Feira Livre. “Temos mais de 360  feirantes  atuando. Vamos  realizar encontros segmentados com cada setor da feira, para ouvir demandas de melhorias na estrutura da feira e também passar algumas reclamações que recebemos. Nosso intuito, posteriormente, é realizar   uma   padronização, deixando a feira mais moderna”, destacou o secretário.

Já o diretor de Atividades Econômicas e Sociais da SMF, Wagner Jardim Lima, explicou que a o setor de fiscalização da prefeitura continuará atuando na Feira Livre. “Nosso objetivo é coibir o comércio ambulante no entorno da feira. Por isso vamos continuar fazendo ações de fiscalização. Pedimos para
todos os feirantes deixarem expostos seus alvarás de funcionamento”, disse Wagner.

Representante do Banco VR de Fomento no encontro, Saulo Akioto, informou sobre a possibilidade dos feirantes em receberem os microcréditos da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). “Procurem o Banco VR de Fomento para se informarem. O prefeito Samuca Silva tem uma visão de valorizar os empreendedores. A gente quer recebê-los”, comentou.

O  Banco  VR   de  Fomento   fica  na   Rua Antônio   Barreiros,  nº   194,  no  bairro Jardim   Paraíba. O prédio é o mesmo  onde  funciona a secretaria de Ação Comunitária.

A prefeitura de Volta Redonda, desde o ano passado, já cadastrou cerca de mil ambulantes. O objetivo, através da Lei do Ambulante, é adequar o trabalho informal através  de normas, como o horário de funcionamento do comércio ambulante, local adequado e limites para atuação nas ruas do município.

Outro objetivo da legislação é evitar que ambulantes atuem em locais próximos aos
de  comerciantes já  estabelecidos  no  bairro ou  na  Feira  Livre. A intenção é
organizar o comércio ambulante.

Bezerro cai do morro e fica preso em barranco no bairro Açude em Volta Redonda, RJ

Foto: Rádio Acesa FM
Um bezerro caiu do morro aos arredores da Rua Doze no bairro Açude II, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu no início da tarde deste sábado (24) e segundo às informações que nos chegaram através de testemunhas, aparentemente nada sofreu.

O animal se encontra assustado e não se deslocava. O gado estava junto de outros animais que seguiam se alimentando da vegetação nos morros próximos quando caiu de uma altura de uns oito a nove metros e ficou separado do grupo.

Foto: Rádio Acesa FM
O caso com animais soltos no bairro Açude é um problema de longos anos, segundo moradores os animais são soltos e andam por todo o pasto aos arredores do bairro e acabam se acidentando ou até indo para o asfalto, oferendo risco às pessoas e também ao animal.

Os moradores do local procuram pelo o proprietário do animal para que possa resgatá-lo.

Preso mais um suspeito de matar o cabo Eleonardo em assalto a posto de combustíveis em Barra Mansa

Foi preso na manhã deste sábado (24), Luís Felipe da Silva, de 30 anos, suspeito de participar do assalto ao posto de combustível e da morte do cabo Eleonardo Silva, em 13 de novembro de 2017.

Segundo a PM, em cumprimento de mandado de prisão o acusado foi encontrado em sua casa enquanto estava dormindo, no bairro Goiabal.


Na época do crime, a Polícia Civil (90ª DP Barra Mansa) solicitou à Justiça a prisão temporária dos suspeitos de participação na morte do policial militar. O crime teria contado com a participação de sete pessoas. Ao menos cinco acusados já foram presos.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Neste sábado, a temperatura da região Sudeste pode variar de 14ºC a 36ºC

Neste sábado, a previsão para a região Sudeste é de céu nublado com pancadas de chuva isolada. A temperatura da região pode variar de 14ºC a 36ºC.

A umidade relativa do ar fica entre 30% e 95%.

Em São Paulo, a temperatura pode variar de 14ºC a 34ºC.

No Rio de Janeiro, mínima de 15ºC e máxima de 34°C.

Em Minas Gerais, os termômetros variam entre 12ºC e 36ºC.

Já no Espírito Santo, a temperatura varia de 17ºC a 33ºC.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

The Dark Side Of The Moon

Hoje é o aniversário do disco The Dark Side of The Moon, do Pink Floyd 

Divulgação
The Dark Side Of The Moon

The Dark Side of The Moon é um marco na história da música e também na história do grupo. Ainda é considerado por muitos o melhor disco ou o mais importante disco da história do rock. Money e Breathe são as mais iconoclastas canções do grupo.

Sugestão de Pauta Coordenadora da Juventude de Volta Redonda promove “Sábado de Juventudes”

Foto: Google Street View
Neste sábado, dia 24, às 9h, no ginásio do Açude, a Coordenadoria da Juventude vai realizar o Sábado de Juventudes. O projeto tem como objetivo envolver os movimentos de juventude de Volta Redonda para as praças do município, formando intervenções artístico-culturais/sociais. Podem participar  todos os jovens e moradores dos bairros que receberão o projeto.

O evento também tem como objetivo promover uma integração social entre a comunidade, movimentos de juventude e o poder público. Na prática serão realizadas aulas de zumba e campeonato de futsal. A tenda ID Jovem (Identidade Jovem) também estará a disposição, além do caminhão da brinquedolândia.


Serviço:

Data: 24/03
Horário: 9h
Local: Ginásio do Açude (Avenida Professora Glória Roussim Guedes, ao lado do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social)

Equipe da prefeitura de Volta Redonda se reúne com Organização que vai operar o Hospital Regional

Foto: Divulgação
A pedido do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na tarde desta sexta-feira, 23, uma equipe técnica da prefeitura visitou o Hospital Regional, que tem previsão ser de fato inaugurado na quinta-feira, dia 29. A visita foi realizada junto com a empresa contratada pelo Governo do Estado para gerir a unidade.

O Governo do Estado, responsável pela unidade, solicitou auxilio da prefeitura de Volta Redonda para realizar a inauguração do hospital regional.

O prefeito Samuca Silva destacou ainda que a administração municipal pagou nesta semana uma dívida antiga da prefeitura que se referia à contrapartida do município   no   início   do  projeto:   mais   R$   1,2   milhão   para   não   inviabilizar   o funcionamento do Hospital Regional.

“Tudo o que estiver ao alcance de Volta Redonda, faremos para que o Hospital Regional dê certo, funcione de fato e beneficie a população. Será bom para região. Determinei que toda equipe ajude no que for necessário para o funcionamento dessa unidade de saúde. Inclusive já depositamos esses mais de 1.2 milhão para não haver mais pendências municipais”, afirmou Samuca.

Visitaram  o  hospital  nesta  sexta  os secretários de  Transporte e  Mobilidade Urbana, Wellington  Silva   com   sua   equipe;   de  Saúde,  Alfredo   Peixoto, e o diretor-médico do Hospital São João Batista, José Geraldo Barros.

De acordo com o secretário de Saúde, a Organização Social contratada pelo governo do Estado para fazer a gestão médica do Hospital Regional que solicitou a visita.  “Fomos conhecer a estrutura do hospital, que de fato é muito grande,  mas  que só   irá funcionar   30%. Foram  acertados alguns
ajustes e colocamos a estrutura da Saúde de Volta Redonda a disposição da unidade, caso ocorra alguma emergência, como casos de cirurgia de urgência”, disse Alfredo Peixoto.

Já a equipe da STMU esteve no local para avaliar as adequações necessárias para facilitar a mobilidade urbana até o local. "Tudo o que for necessário para melhor a locomoção de funcionários e pacientes nós iremos fazer”, disse o secretário Wellington Silva.

Já equipes da secretaria municipal de Infraestrutura farão, durante a semana, serviços de limpeza, capina e roçada no entorno do Hospital do Regional: "O governador está empenhado em abrir o Hospital   Regional, pediu esta ajuda. O que tiver ao nosso alcance vamos fazer pois, mesmo que parcial, este Hospital irá beneficiar pessoas", completou Samuca Silva.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Volta Redonda alerta sobre prevenção à conjuntivite

No mês de março, município registrou aumento significativo no número de casos

Lavar bem as mãos e evitar o contato com os olhos. Duas atitudes simples que podem evitar a conjuntivite. O aumento do número de casos da doença, observado neste mês de março em Volta Redonda e outros municípios da região, levou a Secretaria de Saúde a alertar sobre a prevenção.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que a conjuntivite é uma doença contagiosa que provoca a incapacidade profissional de vários trabalhadores. “O afastamento do trabalho pode levar até ao comprometimento de serviços essenciais como os da saúde, educação e transporte”, afirmou.

Por isso, o coordenador do Serviço Municipal de Oftalmologia, Gustavo Guerra, insiste na necessidade de inserir no cotidiano os métodos de prevenção. “Manter as mãos sempre higienizadas e longe dos olhos é a melhor maneira de evitar o contágio e a transmissão da conjuntivite”, disse.

Ele alerta também que a qualquer sinal de irritação nos olhos devem ser constantemente lavados com soro fisiológico. “Com a persistência da irritação e a presença de secreção, o serviço médico deve ser procurado”, lembrou Gustavo.

Ele informou ainda que o município de Volta Redonda vai seguir a orientação da Secretaria de Estado de Saúde, que solicitou, desde a última terça-feira, dia 20, a notificação de todos os casos suspeitos de conjuntivite. “O objetivo é contabilizar o número de casos e identificar municípios com surto da doença”.

Outras informações sobre a conjuntivite 


A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa.

A conjuntivite alérgica acomete mais crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro. A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados, como maçanetas, toalhas e água de piscina, em especial morna e com pouco cloro.

Os principais sintomas são coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar.

Em ambientes fechados e com grande circulação, como escolas ou ônibus, o risco de contaminação aumenta. As duas são diferenciadas somente por meio de exame oftalmológico.

Homem sofre tentativa de homicídio em Barra do Piraí, RJ

Foto: Divulgação
Raphael da Silva Baylão, de 20 anos, foi vitima de uma tentativa de homicídio nesta sexta-feira (23), na Rua Cristiano Ottony, no centro de Barra do Piraí, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as primeiras informações, a polícia foi informada de que um homem tinha sido ferido, à tiros, no local.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu a vitima, levando para o polo de emergência, onde está passando por exames.

Segundo a esposa de Raphael, testemunha do crime, dois homens passaram em uma moto branca e atirou no marido. Ela ainda disse aos policiais que o condutor é conhecido como "Closer".

No local foram encontrados 4 estojos de 9mm deflagradas.

O caso foi registrado na 88ª Delegacia de Polícia de Barra do Piraí.

Voltaço se reapresenta e inicia preparação para a Série C

O Volta Redonda se reapresentou nesta quinta-feira, dia 22, iniciando a preparação para a disputa da Série C, que terá início no dia 14 ou 15 de abril, quando o Tricolor enfrentará o Operário-PR, no estádio Germano Kruger. As novidades ficaram por conta das permanências do comandante Marcelo Salles e do atacante Núbio Flávio, que tiveram os seus contratos renovados, e da saída do goleiro Thiago Leal, que tinha contrato até o final do Estadual.

Entretanto, o presidente Flávio Horta afirma que a diretoria está trabalhando muito e irá anunciar outras mudanças nos próximos dias.

– Não estamos satisfeitos com o cenário atual e estamos trabalhando para mudá-lo. Temos conversas adiantadas com alguns jogadores e esperamos anunciá-los em breve, o mais rápido possível. Já sobre as saídas, recebemos algumas sondagens por alguns atletas e vamos definir o destino deles – destacou.

Neste primeiro dia de trabalho, os jogadores realizaram exames médicos e, em seguida, foram para o CT Oscar Cardoso, onde participaram de um treino físico, comandando pelo preparador Adair Júnior.

Confira a lista dos atletas que se apresentaram nesta quinta-feira:

Goleiros: Douglas Borges, Diego, Vinícius e Avelino

Laterais: Luís Gustavo, Ronaldo, Pietro e Luiz Paulo

Zagueiros: Bruno Costa, Daniel Felipe, Gilberto, Roger e Paulo Vitor.

Volantes: Bruno Barra, João Cleriston, Pablo, Marcelo, Diogo Alves e Matheus Oliveira.

Meias: Vinícius Pacheco, Jorge Luiz e Mauro Gabriel.

Atacantes: Dija Baiano, Núbio Flávio, Anselmo, André Duarte, Luã Lúcio, Fernandinho, Gustavo Moura, Erik, Marcos Vinícius e Índio.

O lateral-esquerdo Gabriel e o meia-atacante Rafael Granja foram liberados para resolver problemas pessoais e irão se reapresentar até segunda-feira (19).

Colisão na Beira Rio deixa um homem ferido na noite desta sexta-feira (23), em Volta Redonda

Um acidente envolvendo dois carros de passeio foi registrado na noite desta sexta-feira (23) na Avenida Almirante de Barros Nunes (Beira Rio), altura do bairro Vila Mury, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com as primeiras informações, a colisão envolveu um GM Monza sedan, um GM Colbat e um Ford Car. O motorista do Ford Car, Paulo César Gonçalves, 56 anos, ficou ferido e foi socorrido pelo o SAMU e encaminhado ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo, em Volta Redonda.

Foto: André Aquino

Polícia vai investigar cartel de gasolina em Volta Redonda, RJ

Foto: Arquivo
O delegado Marcello Russo, da 93º DP, informou aos integrantes da Comissão Especial da Câmara Municipal que vai abrir inquérito para verificar a prática de cartel no varejo de combustíveis em Volta Redonda.

A comissão, integrada pelos vereadores Fabio Buchecha (PTB), presidente, Rodrigo Furtado (PTC), relator, e Luciano Mineirinho (PR), membro, vai se reunir na próxima semana com integrantes do programa Bomba Legal e com representantes da Agência Nacional do Petróleo.

O objetivo é firmar parcerias para investigar indícios de cartel e de prática da chamada Bomba Baixa, quando o mostrador do equipamento indica uma quantidade de combustível maior do que a que foi colocada no tanque. O vereador Maurício Pessôa também compõe a comissão.

Homens são presos com drogas no Vila Brasília em Volta Redonda, RJ

Apreensão de material para o tráfico de drogas foi feito em uma operação da PM nesta quinta-feira (22) no bairro Vila Brasília e Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Militar, três suspeitos de 20, 19 e 18 anos foram presos e um menor apreendido na Rua G quando tentaram fugir pulando numa ribanceira e invadido casas. Na fuga, eles acabaram se ferindo e precisaram ser levados ao Hospital São João Batista, onde foram medicados.

No local foram apreendidos 91 pinos e cinco sacolés de cocaína, 45 cigarros e um sacolé de maconha, um rádio de comunicação e R$ 180 em dinheiro.

O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde os três maiores vão responder por tráfico e associação para o tráfico. O menor, por fato análogo ao tráfico.

Fotos: Divulgação PM

Revólver é apreendido no Vila Nova em Barra Mansa, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação PM
Um revólver calibre 38 foi apreendido nesta quinta-feira (22) pelos os agentes do 28º Batalhão de Polícia Militar no bairro Vila Nova em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as informações da PM, a arma estava escondida no servidão de acesso à residências no bairro, próximo a rua Zico Horta.

Desmuniciada e em meio à garrafas de cervejas vazias, os agentes chegaram até o local através de um denúncia anônima.

O caso foi registrado na 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, onde a mesma foi apresentada.

Campeonato Society do Açude estréia com rodada emocionante

Foto: Divulgação
Cerca de 600 pessoas estiveram na abertura do Campeonato Society do Açude, no último final de semana na praça de esporte no Açude II. De acordo com o André do Esporte, organizador do evento, a primeira  rodada  foi  um sucesso com 6 jogos goleada e muita emoção - foi um publico maravilhoso e a diversão foi o tom do sucesso do evento, acrescentou.

Foto: Divulgação
O campeonato tem 12 equipes participante que estão divididas em 2 grupos cada e organizado pelo André do Esporte com apoio do vereador Dinho.

Foto: Divulgação
De acordo com o organizador André esse campeonato tem pontos importantes pois cada ponto é valioso na soma da campanha de cada equipe.


Foto: Divulgação
A primeira Rodada foi destaque pelos os seguintes resultados:

PRIMEIRA RODADA 17/03/2018

Atlético 7 x 6 Vila Mury

Palmeiras 8 x 3 Santa Rita

Avenida A 3 x 6 R1celona

Passa o Rodo 3 x 6 Unidos do Açude

Unidos do Complexo 4 x 2 Americano

Aldeia 1 x 6 Morrão


Neste fim de semana (Sábado 24/03/2018) segue a segunda rodada com os seguintes jogos:


16:00 - MORRÃO  X SANTA RITA

17:00 - R1CELONA X AMERICANO

18:00 - PALMEIRAS  X UNIDOS DO AÇUDE

19:00 - UNIDOS DO COMPLEXO X VILA MURY

20:00 - PASSA O RODO X ALDEIA

21:00 - ATLÉTICO X AV A

Morre o produtor musical Miranda, jurado do programa "ídolos"

Ao longo de sua carreira, Miranda fundou a Manguela Records, importante pro rock dos anos 90.
 

Carlos Eduardo Miranda, popularmente conhecido como Miranda, que foi jurado do programa “ídolos”, no SBT, morreu por volta das 20h desta quinta-feira (22) depois de sentir uma forte dor de cabeça. A informação foi confirmada por amigos próximos de Miranda.

O produtor musical teria sentido uma forte dor de cabeça. Em seguida foi para o quarto e sentou-se na cama, onde veio a falecer. Miranda morre aos 56 anos e deixa mulher e uma menininha de 2 anos.

Miranda participou do programa “ídolos” –derivado do programa britânico “Pop Idol”–, enquanto esteve no ar, entre os anos de 2006 e 2012. Ele também participou de outros programas com teor musical no SBT, como “Astros” e “Qual é o Seu Talento?”

Natural de Porto Alegre (RS), Miranda começou a se destacar como produtor musical nos anos 1980. Como empresário e produtor, lançou Skank, Raimundos, O Rappa e Cansei de Ser Sexy, entre outros. Em uma das últimas atividades no Twitter, ele elogiou a MC Carol. “Ela é  a melhor! A mais …! Minha ídola!”, escreveu, entusiasmado.

quinta-feira, 22 de março de 2018

22 de março - Dia Mundial da Água

A data foi instituída para alertar sobre o problema da falta de água

A água é essencial para a vida. Sem água não há vida. Pelo menos não na forma como a conhecemos. A água cobre 71% da superfície da Terra. O Dia Mundial da Água foi criado para atentar para o problema da falta de água.

Prefeitura de Volta Redonda discute solução para Núcleo de Posse dom Waldyr no Belmonte

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu nesta quinta-feira, dia 22, representantes da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação) e da secretaria de Obras do Estado do Rio, para discutir soluções sobre o Núcleo de Posse dom Waldyr, que fica no bairro Belmonte. O encontro aconteceu por intermédio do Bispo dom Francisco Biasin. Também estiveram presentes no encontro representantes do FURBAN (Fundo Comunitário de Volta Redonda), da secretaria municipal de Ação Comunitária e Procuradoria Geral do Município.

A princípio, o local era uma obra do Governo do Estado que seria destinada para a Vila da Melhor Idade, mas em 2012, a empresa responsável paralisou a obra, e após a paralisação houve a ocupação, denominada pelos habitantes de dom Waldyr. Entre as possíveis soluções para resolver o problema no local, está a anulação do convênio com o Estado, municipalizando a obra. Atualmente 52 famílias vivem nesse núcleo de posse, no Belmonte.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, esse é um passo delicado e é preciso que o jurídico da prefeitura entre em contato com o jurídico do Estado para ver se existe a possibilidade legal de isso acontecer. “A situação não é fácil. Envolve juridicamente. Mas estamos empenhados em resolver a situação. Independente disso, existe um grupo de trabalho que está estudando outras áreas para atender os ocupantes do dom Waldyr”, explicou o prefeito.

O Presidente da CEHAB, João Alberto Galvani, se mostrou aberto a ajudar a resolver a situação. “Dentro desse entendimento, o Estado faria a rescisão com a empresa. Vamos fazer essa reunião com a procuradoria do município para resolver a parte legal. Mas estamos comprometidos a resolver esse caso”, disse João.

Enquanto isso equipes técnicas do FURBAM e do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) vão se reunir com o a CEHAB para ver o andamento da parte física da obra. E caso for possível, legalmente, a prefeitura vai fazer a parte estrutural e os moradores entram com a obra das casas.

Ciclista é atropelado por caminhão de lixo no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um ciclista foi atropelado por um caminhão de lixo no cruzamento entre Avenida Antônio de Almeida e a entrada da Estrada União no bairro Retiro em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as primeiras informações, o ciclistas foi atropelado quando o caminhão entrava sentido Fundação Beatriz Gama.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Corpo de Bombeiros foram acionados e socorreram a vitima e levado para o hospital. Ainda não obtivemos informação do estado de saúde e nem a unidade médica em que foi levado.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Força de segurança no Rio chega em Angra dos Reis

As forças de segurança sob a intervenção no estado do Rio de Janeiro realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (22) em Angra dos Reis, região Costa Verde no Sul do Estado do Rio. O foco dos agentes foram o no Frade. O objetivo é no cumprimento de mandados de prisão através de policiais civis. A ação envolveu cerco, estabilização dinâmica da área e desobstrução das vias, segundo o Comando Militar do Leste (CML), no contexto das medidas da intervenção federal na segurança pública do estado.

A ação contou com vários tanques do exército com apoio de veículos blindados, aeronaves, equipamentos pesados de engenharia. Conta ainda com 1.382 militares das Forças Armadas; 270 policiais militares; 50 policiais civis; 19 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Irmãos de Barra Mansa morrem ao fazer carreto em São Paulo

Dois moradores de Barra Mansa morrem e acidente na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) em Guarulhos, região Metropolitana de São Paulo São Paulo. O acidente envolveu um caminhão Mercedes Bens dirigido por Magno de Paula Santos, de 30 anos, e o carona, o irmão dele, Marlon de Paula Santos na noite desta terça-feira, dia 20.

O caminhão em que eles estavam bateu na praça de pedágio e a carga de palets de madeira foi lançada para o lado da cabine e os dois morrem imprensado pela a carga. Os dois moravam no bairro Metalúrgicos, região leste de Barra Mansa, e foram buscar a carga na cidade paulista na última segunda-feira.

Magno era pai de três filhos e Marlon deixa dois. Os corpos chegaram a Barra Mansa na madrugada desta quinta-feira e foram sepultados no Cemitério Municipal, de Barra Mansa.