Rádio Acesa FM VR: 2015-07-05

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Acidente com camionete no Belmonte!


A caminhonete Strada placa LOO-8922, conduzida por um motorista que não foi identificado, tombou no final da noite de quinta-feira, por volta das 22h15min, depois de bater no Gol placa LRS-7034 e no Astra placa HIO-4578, na Avenida Pernambuco, no bairro Belmonte, em Volta Redonda.

O motorista ficou ferido e foi retirado da cabine do veículo por populares até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ele foi levado de ambulância para o Hospital São João Batista.  

(Destaque Popular)

Volta Redonda, 10 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia da Pizza!

<<>>

Viva o dia da Pizza! Nada de pejorativo.

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 10 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

Sexta-feira.

Dia da Pizza
Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por grande parte das pessoas: a pizza.

Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.

Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não está na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus.

Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.

As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, em 1985.

Foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita, empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

A Música do Dia - 09/07/2015 - Há 35 anos o Brasil perdia Vinícius de Moraes

A Música do Dia - 09/07/2015 - Há 35 anos o Brasil perdia Vinícius de Moraes

Ele morreu aos 66 anos de idade de embolia pulmonar
Ricardo Alfieri / Wikimedia Commons
Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes, poeta, diplomata, jornalista, músico. Foi tanta coisa e em tudo foi grande, mas, por falta de foco, não conseguiu ser grandioso, apesar de brilhar em tudo o que fez. Sua obra literária é pequena. Sua obra musical também. Mas sua vida amorosa foi bastante variada. Na música, suas principais parcerias foram com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

A Música do Dia é Testamento, de Toquinho e Vinicius de Morais.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 09 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

<<>>

Que as realizações supere as expectativas!

 

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 09 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

Quinta-feira.

Dia do Protético
Dia da Juventude
Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista

O Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista é comemorado anualmente em 9 de Julho no estado de São Paulo, no Brasil.

A data serve de homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas que, ao tomar o poder com a Revolução de 1930, aboliu a República Velha e a Constituição de 1891. A Revolução Constitucionalista, episódio que foi chamado de "Guerra Paulista", foi o mais importante movimento ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.

Em 1997, o governador do estado de São Paulo oficializou o dia 9 de Julho como feriado civil na região, uma homenagem ao soldado constitucionalista que lutou pela queda da ditadura de Vargas.
Origem do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932

Getúlio Vargas governava sem o auxílio da Câmara de Deputados, Vereadores ou outro órgão de origem democrática.

Naquela época não existiam eleições diretas, sendo que a presidência do Brasil era sempre alternada entre os oligarcas de Minas Gerais e de São Paulo.

Com a tomada de governo, Vargas vetou a participação de São Paulo na indicação de presidentes, o que irritou e indignou profundamente os paulistas.

O grande estopim que inflamou o sentimento de revolta da população de São Paulo foi o assassinato de quatro estudantes paulistas por policiais, em um conflito no dia 23 de maio, data que também entrou para a história do estado.

As iniciais dos nomes dos jovens (M.M.D.C. - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) tornou-se o símbolo da revolução e batizou o movimento.

A exigência por uma nova constituição era latente na sociedade burguesa de São Paulo, que iniciou a revolução oficialmente no dia 9 de Julho de 1932, combatendo contra o governo nacional durante três meses. O combate chegou ao fim em 2 de outubro de 1932, com a rendição dos paulistas.

Também em homenagem aos jovens estudantes que foram assassinados em defesa do movimento constitucionalista, o dia 23 de maio é reconhecido como feriado estadual, Dia da Juventude Constitucionalista. Na capital paulista, o obelisco do Ibirapuera é um marco construído para simbolizar a dor da perda da vida dos estudantes.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Música do Dia - 08/07/2015 - Morte de Patativa do Assaré completa 13 anos

A Música do Dia - 08/07/2015 - Morte de Patativa do Assaré completa 13 anos

Em 2002, o Brasil perdeu seu maior poeta popular: Antônio Gonçalves da Silva
Divulgação
Patativa do Assaré
Patativa do Assaré nos deixou aos 93 anos

Antônio Gonçalves da Silva foi um poeta popular que morreu em 2002. Semialfabetizado, aos 12 anos começou a fazer repentes e aos vinte anos de idade recebeu o apelido de Patativa do Assaré, um elogio à sua poesia, que seria comparável à beleza do canto dessa ave. O cidadão cearense nos deixou aos 93 anos de idade. Patativa ainda influencia a arte feita hoje, o grupo pernanbucano Cordel do Fogo Encantado, bebe na fonte do poeta para compor suas letras.

A Música do Dia é Devastação da Calma, do Cordel do Fogo Encantado.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

História Hoje: Saiba como foi o surgimento do The Wall Street Jornal

História Hoje: Saiba como foi o surgimento do The Wall Street Jornal
 

Apresentação Carmen Lúcia

Há 126 anos, era publicada a primeira edição do The Wall Street Jornal. O diário norte-americano foi fundado em 8 de julho de 1889 em Nova York. Especializado em economia e finanças, é considerado um dos jornais de maior circulação nos Estados Unidos.

Volta Redonda, 08 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Panificador!

<<>>

Acreditando ou não, a vida vai te dar a chance de ser feliz.Faça bom aproveito.

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 08 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

Quarta-feira.

Dia do Panificador
Existe uma história em Portugal que conta que no ano de 1333, houve um grave período de fome durante o reinado de Dom Diniz. A rainha, Dona Isabel, era uma pessoa muito nobre e com um enorme coração, e tinha o hábito de alimentar os pobres. Certa vez,  empenhou suas joias para comprar trigo de outras regiões para continuar distribuindo o pão.

Origem do pão

A panificação é uma atividade muito antiga e, por esse motivo, muito difícil de se precisar onde e como surgiu. Mas alguns historiadores afirmam que os primeiros pães (no início eram mais comparados a bolos) foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas há cerca de 12 mil anos na Mesopotâmia, região na qual hoje se localiza o Iraque. O trigo era triturado e transformado em farinha, que em seguida era misturada com outros ingredientes como ovos, carne moída, mel, tâmaras esmagadas, entre outros, formando uma espécie de bolo que só então eram assados.

Acredita-se que os Egípcios tenham sido os primeiros a usar fornos de barro para o cozimento de pães. Também é atribuído a eles a descoberta do fermento, que logo foi introduzido na receita da massa do pão.

Os gregos trouxeram para a Europa o conhecimento da fabricação de pães por volta de 250 a.C. O pão logo se tornou o principal alimento na Roma Antiga. Era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Nesse momento surgiram os primeiros padeiros. Mas com o início da Idade Média, por volta de  476 d.C., as padarias sumiram das ruas e a produção de pães voltou a ser caseira, e as pessoas inclusive começaram a consumir o pão novamente sem fermento.

No século XVII, a França tornou-se o centro mundial de fabricação de pães, com a introdução de modernos processos de panificação.

No Brasil, foi apenas no século XIX que o pão se popularizou. Antes disso, o brasileiro consumia basicamente a farinha de mandioca e o biju, mesmo que o pão de trigo já fosse conhecido desde a chegada dos colonizadores portugueses. A venda e o consumo de pães só começou a se expandir no país com a chegada dos imigrantes italianos.

terça-feira, 7 de julho de 2015

História Hoje: Ex-presidente Rodrigues Alves nascia em 1848

História Hoje: Ex-presidente Rodrigues Alves nascia em 1848

Apresentação Márcia Dias
Francisco de Paula Rodrigues Alves, nasceu na Fazenda do Pinheiro Velho, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, no dia 7 de julho de 1848.

Filho de Domingos Rodrigues Alves e Isabel Perpetua de Martins, que eram fazendeiros na região.

Em 1870, já formado em Direito, funda junto com Rui Barbosa e Luiz Gama a Fraternidade Primavera, associação abolicionista para advogar causas dos escravos, também entra para o partido A Opinião Conservadora e exerce as funções de promotor de Justiça e juiz municipal em Guaratinguetá.

Em 1872, começou a carreira política, como deputado provincial para a Assembleia Legislativa paulista.

Em 1875, se casa com uma prima, Ana Guilhermina de Oliveira Borges, e cria com a família uma firma destinada à expansão da cultura cafeeira.

Ele assume um segundo mandato na Assembleia paulista e é eleito deputado geral. Em 1887 é nomeado presidente de São Paulo. Pelos serviços prestados ao Império, recebe da Princesa Isabel, então regente, o título de Conselheiro.

Após a Proclamação da República, foi deputado constituinte, em 1890, presidente de São Paulo em 1900, e ministro da Fazenda duas vezes nos governos de Floriano Peixoto e de Prudente de Morais. Eleito presidente da República em 1902, deu continuidade à política de valorização do cultivo do café.

Como quinto presidente do Brasil, coordenou um processo de modernização e urbanização do Rio de Janeiro, a capital do país. O Barão do Rio Branco é nomeado para a pasta das Relações Exteriores.


Já o saneamento ficou a cargo do médico Oswaldo Cruz, que procurou combater as diversas epidemias que matavam muitos brasileiros. Mas o decreto que tornou obrigatória a vacinação, causou uma rebelião popular, conhecida como Revolta da Vacina.


Outro ponto importante desse governo foi a assinatura do Tratado de Petrópolis, que definiu os limites entre Brasil e Bolívia, e garantiu a posse do Acre.

A Bolívia recebeu uma compensação de dois milhões de libras esterlinas, além da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

Em 1912, é pela terceira vez eleito presidente do Estado de São Paulo. Rodrigues Alves voltou a ser escolhido presidente do Brasil em 1918, mas não chegou a tomar posse por ter contraído a gripe espanhola.

Morreu no dia 16 de janeiro de 1919, no Rio de Janeiro.

SBT vai gravar jornal da madrugada para economizar R$ 1 milhão

O SBT passará a gravar a partir da próxima segunda-feira (13) o telejornal que exibe por volta da 1h30 da madrugada e reprisa outras três vezes entre 4h e 7h. Apresentado por Hermano Henning e Karyn Bravo, o Jornal do SBT terá sua gravação encerrada por volta da meia-noite, pelo menos uma hora e meia antes de ir ao ar. Assim, a emissora gastará menos com horas extras e adicional noturno. Prevê-se uma economia de R$ 1 milhão por ano e a manutenção de algumas dezenas de empregos.

Volta Redonda, 07 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Voluntário Social!

<<>>‪#‎radioacesafm‬

A vida é tão real o quanto você não imagina. Então viva-a, sem medo de ser feliz!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 07 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.


Terça-feira.
Dia do Voluntário Social. Comemora-se o Dia do Voluntário Social no dia 07 de julho. Em um mundo com tanta violência, falta de amor e pessoas com diversas necessidades, é louvável homenagear aqueles que separam parte do seu tempo para ajudar o próximo. Separamos esse post para que você entenda quem é essa figura.

O Voluntário Social é uma pessoa consciente da sua importância para melhorar a sociedade. Através do seu talento, além de recurso e tempo, atua em comunidades carentes ou com pessoas que necessitem de qualquer tipo de ajuda, seja um conselho ou somente para conversar. Erra quem acha necessário colaborar com dinheiro, sendo que o mais importante é dar o primeiro passo para ajudar alguém. Claramente, eu e você, podemos ser um voluntário social, basta ter iniciativa.

Poucos se sentem motivados a colaborar. Acreditam ser uma responsabilidade do governo e se isentam de participar. Hoje, no dia do Voluntário Social, pare um tempo para pensar em como você pode fazer a sua parte. Comece pelas pessoas ao seu redor, dando um sorriso, um abraço ou uma palavra amiga.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A Música do Dia - 06/07/2015 - Aniversário de Toquinho

A Música do Dia - 06/07/2015 - Aniversário de Toquinho

"Aquarela" para homenagear o cantor, compositor e violonista. Um dos seus maiores sucessos.
Divulgação


Toquinho
Toquinho nasceu em 1946

Toquinho começou a carreira nos anos 60 e conheceu seu sucesso maior a partir dos anos 70, quando compôs com Jorge bem (hoje Benjor) Que Maravilha. Dali formou uma parceria com Vinícius de Moraes que deu frutos em centenas de canção e 25 discos. A dupla morreu com a morte de Vinícius. Mas Toquinho seguiu seu rumo muito bem.

A Música do Dia é Aquarela, de Toquinho.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro.

Há 130 anos, o cientista Louis Pasteur, com a ajuda de um médico, realizava o primeiro teste em humanos da vacina antirrábica.

História Hoje: Saiba como foi o primeiro teste da vacina antirrábica

Apresentação Carmen Lúcia

Há 130 anos, o cientista Louis Pasteur, com a ajuda de um médico, realizava o primeiro teste em humanos da vacina antirrábica.

A vacina foi aplicada em um menino de 9 anos de idade morador da Alsácia, região administrativa da França, na fronteira com a Alemanha e Suíça.

No dia 4 de julho de 1885, como fazia todos dias, Joseph Meister, saiu de casa para comprar fermento para o pai, que era padeiro. No caminho foi atacado por um cão que estava com a doença da raiva. Ao todo levou 14 mordidas nas pernas e nos braços. A mãe, Marie Angelique, chamou um médico para socorrer o menino mas ele não deu esperança de cura.

Naquela época, ninguém sobrevivia a um ataque de cão raivoso. No dia seguinte, o dono do animal procurou a mãe de Jospeh para dizer que ouvira falar que, em Paris, um cientista teria obtido bons resultados em testes de uma vacina antirrábica em animais. Diante da situação, a mãe partiu para Paris com o filho.

Na capital francesa, enfrentaram dificuldades até serem recebidos pelo cientista Louis Pasteur. Era o dia 6 de julho de 1885. Vendo o desespero da mãe, Pasteur chamou o seu assistente, o médico Grancher, e assim, 60 horas depois de ter sido mordido, Joseph Meister recebia a primeira dose da vacina. O tratamento durou dez dias.

O sucesso da vacina antirrábica repercutiu logo e foi tanto que a Academia das Ciências de Paris, decidiu criar o Instituto Pasteur de Investigação, em 1888. Atualmente, um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa científica.

A descoberta da vacina antirrábica foi o primeiro resultado de grande repercussão da microbiologia aplicada à medicina. Ela trouxe a consagração definitiva aos trabalhos de Pasteur.

Volta Redonda, 06 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia da Criação do IBGE!

<<>>

Somos 'julgados' pelas as atitudes e não pelo as intenções!

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 06 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia: Frio.

Segunda-feira.

Dia da criação do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. O nome atual data de 1938. A sede do IBGE está localizada na cidade do Rio de Janeiro.

O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais,demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

O IBGE é uma entidade da administração pública federal, constituído na forma de fundação pública pelo Decreto-lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui a presidência, quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

domingo, 5 de julho de 2015

A Música do Dia - 05/07/2015 - Em 1948, morreu o escritor Monteiro Lobato

A Música do Dia - 05/07/2015 - Em 1948, morreu o escritor Monteiro Lobato

Ele morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral. Era um crítico do movimento modernista, mas seu lado conhecido era de escritor infantil

Monteiro Lobato é o pai da literatura infantil brasileira. Criador do Sítio do Picapau Amarelo
Monteiro Lobato é um exemplo de escritor que ficou mais conhecido por seus livros infantis. Não fossem eles e talvez Monteiro Lobato seria lembrado apenas como um jornalista muito ranzinza em relação ao movimento modernista e que também escrevia livros. Mas vieram as Reinações de Narizinho em 1931. E daí seguiram outros.

A Música do Dia é Dona Benta, de Ivan Lins e de Vitor Martins, na voz de Zé Luís.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 05 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia Nacional da Coluna Prestes!

<<>>

E teus sonhos, serão realizados! Dedique-se, o máximo, sem perder a esperança. Fazer acontecer, requer grande esforço.

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 05 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia chuvoso.

Domingo.

O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, da onde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.

Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.

Partindo do município de Santo Ângelo, que hoje abriga o Memorial da Coluna Prestes, o movimento percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.

A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral, eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.

O movimento liderado por Carlos Prestes contribui para disseminar os problemas do poder concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930. Projeta a figura de Luís Carlos Prestes, que posteriormente entra no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da esperança na luta contra os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Domingo 05/07/2015