Rádio Acesa FM VR: 2013-05-05

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Em 2008 morre o escritor Artur da Távola

Paulo Alberto Moretzohn Monteiro de Barros era o nome de Artur da Távola, que foi deputado, senador, e foi tudo isso por ser escritor, professor e apresentador de TV. Ele apresentou, na TV Senado, talvez o melhor programa de música clássica da TV: Quem Tem Medo de Música Clássica? Música do dia: Alla Breve, de Vivaldi, seu compositor favorito.
Romanos 6:22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
O apóstolo Paulo reduz a vida dos seres humanos a dois polos. O polo da separação de Deus, que nos faz servos do pecado. E o polo da comunhão com Deus, que nos torna servos de Cristo. “Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus. Com isso vos ganham uma vida completamente dedicada a Ele e o resultado é que vocês terão a vida eterna.” (Romanos 6:22).

Porque fomos criados à semelhança do Criador, temos a capacidade poderosa de escolher. O Senhor nos deu o recurso de tomar decisões. Ser livre é decidir. É dizer sim para uma opção, enquanto negamos outras. O apelo de Josué ecoa em nossos ouvidos. “Escolhei, hoje, a quem sirvais”. Nós não temos a escolha de não tomar decisão.

A Bíblia é mais do que clara, no que se refere às nossas escolhas e ao resultado espiritual que elas significam. O convite da Bíblia é a comunhão com o Senhor. O Senhor é a vida. Viver submisso à Sua vontade é o conteúdo da vida com qualidade espiritual. É a “via eterna”. Disse Jesus: “E a vida eterna é esta – que Te conheçam como único Deus, verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Ser escravo de Cristo é decidir obedecer a Cristo. É decidir dizer não ao comportamento que nos mata. Paulo se apresenta como “servo de Cristo”. Somos livres para sermos servos.

Aposentado que trabalha tem direito a benefício maior

STJ decide que contribuição previdenciária após concessão pode ser usada no recálculo

Rio -  Aposentados do INSS que continuam no mercado de trabalho com carteira assinada garantiram na Justiça o direito de pedir revisão para ter benefício mais vantajoso. Ontem, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que eles podem lançar mão da desaposentação — que é abrir mão da aposentadoria inicial e usar contribuições feitas após a concessão para recalcular valores. A posição unânime garante que não é preciso devolver o que foi recebido.
Fernando, Wilson e Edimar torcem para que possam recalcular suas aposentadorias com a decisão do STJ | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Fernando, Wilson e Edimar torcem para que possam recalcular suas aposentadorias com a decisão do STJ | Foto: André Mourão / Agência O Dia
“Os benefícios são direitos patrimoniais disponíveis e, portanto, suscetíveis de desistência pelos seus titulares, dispensando-se a devolução dos valores recebidos da aposentadoria a que o segurado deseja renunciar para a concessão de novo e posterior jubilamento”, afirmou o relator, ministro Herman Benjamin.
A partir de agora, todos os processos que tramitam em tribunais de instâncias inferiores seguirão a orientação do STJ sobre o assunto, usando o sistema de recurso repetitivo. Segundo o INSS, existem hoje 24 mil ações originais, sem contar recursos em tramitação.
A decisão beneficiará 703 mil segurados em todo o país que contribuem, conforme o INSS. No entanto, a Confederação dos Aposentados Brasileiros (Cobap) estima que são pelo menos 5 milhões que mantém a contribuição. Os vendedores Wilson Placidino, 61, Edimar de Oliveira, 72,e Fernando Machado, 63, todos aposentados, esperam que com o recálculo os benefícios deles aumentem. O INSS informou que vai recorrer da decisão, alegando que a desaposentação não está prevista na lei previdenciária.
Juízes terão que mudar
Com a decisão da Primeira Seção do STJ, os juízes e os tribunais de instâncias inferiores que foram contrários à desaposentação terão que ajustar as sentenças ao posicionamento do STJ. Mas se isso não ocorrer, a Corte superior vai acatar recursos dos segurados para que os entendimentos sejam modificados. Segundo o STJ, a regra do recálculo de aposentadorias é válida mesmo se o regime estiver em vigor ou se houver mudança no período.
STF também vai analisar o assunto
A decisão do STJ não coloca ponto final na desaposentação. O assunto tramita no Supremo Tribunal Federal. O assunto esteve sob relatoria do ministro Carlos Britto que se aposentou em novembro. Novo relator não foi indicado. Há tendência de os aposentados saírem vitoriosos. Por 6 votos a 4, a Corte já permitiu que eles pedissem revisão para ter renda melhor desde que o marco seja entre a data do direito à aposentadoria e o momento da desaposentação.
Vistoriadores do Detran inspecionam veículos recolhidos

Os funcionários do Detran-RJ farão nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, a vistoria em cerca de 120 veículos que estão no Depósito Público de Veículos, no bairro São Luiz, e na sede da GMVR (Guarda Municipal de Volta Redonda), na Ilha São João. Serão inspecionados carros, motocicletas e carcaças de veículos, que foram recolhidos por diversas irregularidades e cujas medidas administrativas estão previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

A vistoria é preparatória para a realização do quarto leilão da corporação que, a princípio, está previsto para ocorrer no dia 13 de julho (sábado), a partir das 10h, na Praça Sávio Gama, em frente do Palácio 17 de Julho, no Aterrado. Só poderão ir a leilão os veículos que estão recolhidos ao Depósito Público há mais de 90 dias, mas a vistoria será feita em todos que foram levados para lá e que não tiveram ainda a situação legalizada perante o Detran.

De acordo com o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, além do leilão, a vistoria tem como objetivo detectar se existe alguma restrição nesses veículos ou mesmo se eles foram roubados ou furtados.

“Mas só saberemos disso após os dados coletados serem cruzados com as informações contidas no banco de dados do Detran”, explicou ele. A previsão é que no 4º Leilão de Veículos Apreendidos, Removidos ou Recolhidos pela Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) sejam disponibilizados aproximadamente 300 veículos
A vida foi feita para se viver e a curiosidade para não esquecer. Nunca dê as costas à vida. (Eleanor Roosevelt)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Peu Sousa, ex-guitarrista da banda da cantora Pitty, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (6), em seu apartamento em Salvador. A informação é do portal "A Tarde".
O corpo do músico teria sido encontrado por sua esposa. Ainda não foi divulgada a causa da morte e também quando e onde acontecerão o velório e o enterro.
Peu era filho adotivo do cantor Galvão, integrante da banda Novos Baianos. Ele era casado com Monique Ferrari, e tinha dois filhos, de quatorze e quatro anos.
Além de guitarrista ele também era compositor e ajudou a criar dois dos grandes sucessos da cantora Pitty, "Equalize" e "Déjà Vu".
Ele também fez parte de outras bandas, como a Nove Mil Anjos, em que trabalhava com o baixista Champignon, ex-Charlie Brown Jr., e o cantor Júnior, irmão de Sandy.

Diretor de ‘Sangue Bom’ deixa novela após agredir sua assistente e amante

Na semana de estreia da novela das sete, ‘Sangue Bom’, o diretor geral da trama, Carlos Araújo, pediu afastamento da produção após ser acusado de agredir fisicamente sua amante e assistente de direção da novela, Joana Antonaccio.
A coluna teve acesso com exclusividade ao boletim de ocorrência (nº 91201239/2013), que está sob sigilo na Delegacia de Atendimento à Mulher, no Centro do Rio. Joana, que disse à polícia ser amante de Carlos há cerca de seis meses, prestou queixa no último dia 27, acusando-o de agressão e injúria. Segundo ela, o diretor deu um soco em sua boca dentro de seu automóvel e a xingou de “piranha” após uma discussão. A assistente foi encaminhada ao Instituto Médico-Legal, onde foi feito um exame de corpo de delito, no qual foi confirmada a agressão.
No registro de ocorrência, Joana não disse que trabalha na TV Globo, mas afirma saber que o diretor é casado. A polícia acredita que o motivo da briga tenha sido o desejo de Carlos de terminar a relação extraconjugal. Desde que foi feito o boletim, a polícia tenta encontrar Carlos Araújo por meio de seus telefones e endereços, mas ninguém foi encontrado em seu endereço nem respondeu às chamadas telefônicas.
A Central Globo de Comunicação informou que “o diretor solicitou um período de licença para cuidar de problemas pessoais”. Ciente de que a informação vazaria, um jornal das Organizações Globo publicou de maneira amena a notícia no último sábado. Em vez de falar sobre a agressão, o assunto foi tratado apenas como um “barraco”. Mas a verdade foi outra e acaba de vir à tona.

Bebê recebe fígado de ‘mãe acolhedora’

Há oito meses, a vida de Lucas e Rosiléa dos Santos, de 45 anos, se cruzaram. O menino, de 1 ano e meio, nasceu com um problema no fígado e estava internado no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio, precisando de um lar para acolhê-lo, depois que seus pais perderam sua guarda. A costureira, que acabara de se cadastrar no programa “Família acolhedora”, deu à criança um lar, cinco quilos a mais na balança e, hoje, uma vida nova. Os dois se internaram na terça no Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, onde Rosiléa doará parte de seu fígado para o menino que já chama de filho. As duas cirurgias estão previstas para esta quarta-feira.

— Estou apreensiva, não com a cirurgia, mas com a possibilidade de Lucas ir embora. Desde que soube que era compatível, nunca tive dúvidas de que doaria parte do fígado para salvá-lo. Sei que minha barriga terá uma cicatriz enorme, mas minha única preocupação é o Lucas — diz Rosiléa.

No último dia 17, a “mãe acolhedora” conseguiu autorização da Justiça para ser a doadora, já que não tem laços familiares com Lucas.

Rosiléa sabe que, após o transplante, a mãe biológica pode conseguir a guarda do menino de volta ou Lucas pode ir para a adoção. Mas, por hora, sua maior preocupação é arrumar alguém para acompanhar Lucas na UTI, enquanto ela se recupera.

Lucas estava sendo acompanhado pelo HFB, quando a unidade parou os transplantes, em dezembro do ano passado. Na época, o hospital era o único do estado cadastrado para realizar o procedimento em crianças. O Bonsucesso voltou a realizar transplantes no dia 2.

Vídeo mostra prisão do pastor suspeito de abusar de fiéis no Rio
Marcos Pereira comanda a Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias.
Parte dos crimes aconteceu em apartamento em Copacabana, Zona Sul.

Do G1 Rio

Imagens gravadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro mostram o momento da prisão do pastor Marcos Pereira, que comanda a Igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias. Investigação que começou há um ano aponta que ele estuprou seis mulheres, três delas menores de idade, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta quarta-feira (8).
saiba mais

    Pastor se defende de acusações feitas pelo líder do AfroReggae
    Pastor é preso no Rio acusado de abusar sexualmente de seis fiéis

A prisão ocorreu na noite de terça-feira (7), na Avenida Brasil, quando o pastor seguia em direção a Copacabana, na Zona Sul da cidade. Ele estava acompanhado por fiéis. Contra Marcos, havia dois mandados expedidos pela Justiça.

De acordo com as investigações, parte dos crimes aconteceu em um apartamento na Avenida Atlântica, localizada no mesmo bairro. O local seria usado pelo religioso para promover orgias e violência sexual. O imóvel, avaliado em R$ 8 milhões, está registrado em nome da Assembleia de Deus dos Últimos Dias.

Fiéis da igreja
As seis mulheres, que são fiéis da igreja, afirmaram que foram abusadas sexualmente pelo religioso. Dentre as vítimas, está a própria esposa e uma mulher que disse ter sido estuprada dos 14 aos 22 anos. Na chegada à delegacia, Marcos Pereira disse que ainda não tinha detalhes da acusação e preferiu não comentar a prisão preventiva.

O pastor ficou conhecido por ajudar na reabilitação de dependentes químicos e no resgate de criminosos que seriam mortos por traficantes. Em 2004, ele negociou o fim de uma rebelião em presídio do Rio. Marcos Pereira deve ser transferido nesta quarta-feira (8) para o Complexo de Bangu, na Zona Oeste.

Há um ano, líder do AfroReggae fez denúncia
Em fevereiro de 2012, o líder do AfroReggae José Junior prestou depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre supostas ameaças que o pastor teria feito ao grupo. Segundo Júnior, Marcos teria, também, participado da onda de ataques cometidas por traficantes no Rio, entre 2006 e 2010.

Na ocasião, em nota, o religioso respondeu: "Durante muitos anos atraímos o olhar desconfiado de muitas pessoas, o que me colocou sob investigação e monitoramento intenso e permanente dos órgãos policiais, sem que nenhuma, repito, nenhuma ligação minha ou da igreja que presido tenha sido identificada. Trabalhar com criminosos visando a sua recuperação é diferente de se envolver com criminosos, e esta fronteira eu nunca ultrapassei".

Motociclista fica ferido em acidente na Rodovia dos Metalúrgicos

O motociclista Marcelino Anastácio ficou ferido num grave acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, na Rodovia dos Metalúrgicos, altura do Conjunto Vila Rica, em Volta Redonda. Ele conduzia a moto KXR-6511, que colidiu com o caminhão MPE-5438 (Campos dos Goytacazes), dirigido por Odilon Graça de Queiroz Filho, de 53 anos.

Com o choque, a moto foi parar embaixo dos eixos traseiros do caminhão. Uma das pernas de Marcelino ficou presa. Para sua sorte, um caminhoneiro que passava parou e usou o macaco hidráulico do seu veículo para levantar o caminhão acidentado, evitando que o peso sobre a perna da vítima fosse maior.

O motorista do caminhão envolvido no acidente é de Pinheiral. Ele transportava uma carga de telhas e seguia no sentido Via Dutra quando percebeu que tinha passado do ponto de entrega das telhas que transportava e decidiu  voltar, aproveitando uma das aberturas da Rodovia do Contorno para manobrar. “Vi que não estava vindo nenhum carro, mas não avistei o motociclista”, justificou o caminhoneiro. Com ferimentos aparentemente graves na perna, Marcelino foi socorrido no Hospital São João Batista, onde segue internado.

Duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para prestar o atendimento. Uma delas tinha acabado de socorrer outro motociclista, que sofreu ferimentos leves na colisão com um carro na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado. Gustavo Nunes foi colocado no veículo de socorro que seguiu, primeiro, para a Rodovia dos Metalúrgicos, para atender o segundo acidente.

Tudo indica que hoje teremos mais um dia de grandes enfrentamentos na Câmara dos Deputados. Isso porque os coordenadores da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos Humanos irão protolocar uma reclamação à presidência da Casa pedindo que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias não aprecie matérias e projetos polêmicos, como os que propõe a cura gay e a criminalização da heterofobia.
História Hoje

Robert Johnson foi um dos maiores cantores de blues de todos os tempos

No dia 8 de maio, em algum ano entre 1909 e 1912, nasceu Robert Johnson, o cantor e compositor de blues que teria vendido a alma ao diabo. Ele nasceu no Mississippi, nos Estados Unidos, e gravou 40 músicas em duas sessões de gravações em 1936 e 1937. O trabalho de Robert Johnson mudou o estilo do blues exigindo uma técnica mais elaborada com destaque para as cordas graves.
Apresentação José Carlos Andrade
Volta Redonda: Motociclistas ficam feridos em acidentes
   
Volta Redonda

Dois motociclistas ficaram feridos nesta manhã em acidentes no Aterrado e na Rodovia dos Metalúrgicos. De acordo com os Bombeiros, a primeira vítima ficou ferida em uma colisão envolvendo a moto que guiava e um carro na esquina entre as Avenidas Paulo de Frontin e Cincinato Braga, no Aterrado. O ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital São João Batista.

Minutos depois os agentes foram acionados para resgatar outro motociclista na Rodovia dos Metalúrgicos. Segundo as primeiras informações passadas aos agentes, o rapaz caiu da moto e foi parar debaixo de um caminhão. O acidente aconteceu na altura do posto da Polícia Militar. Não há informações sobre o trânsito.

Mancha de óleo afeta fornecimento de água

Pelo menos cinco cidades do Sul Fluminense cortadas pelo Rio Paraíba do Sul precisaram interromper a captação e o fornecimento de água devido à mancha formada por cerca de oito mil litros de óleo diesel que vazaram, na noite de domingo, de dutos da empresa Transpetro localizados na cidade de São José do Barreiro (SP). O vazamento - que, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente, provocou uma mancha de 30 quilômetros de extensão - causou a interrupção do abastecimento de água em Resende, Porto Real, Volta Redonda, Pinheiral e Barra Mansa devido à presença do combustível nos rios Formoso, Sesmaria e Paraíba do Sul. No município de Quatis, as estações de Ribeirão Lima e Lavapés continuaram operando; porém, a que fica no Paraíba do Sul - e é responsável por 60% da captação e distribuição em Quatis - foi paralisada, prejudicando o fornecimento em toda a cidade.

Além do risco de os moradores ficarem sem água nas torneiras, outros transtornos puderam ser observados durante o dia: em Porto Real, as aulas no período da tarde foram canceladas nas escolas municipais, e a captação deveria ser retomada à meia-noite; Barra Mansa, por sua vez, anunciou na tarde de hoje (07) que as aulas seriam interrompidas nesta quarta-feira nas 69 unidades da rede municipal de ensino, que atendem a 29 mil estudantes. Em Quatis, as aulas foram interrompidas na terça, e só devem ser retomadas nesta quarta-feira.

A mancha pôde ser vista na tarde de hoje em Volta Redonda e era monitorada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que instalou barreiras de contenção nas duas margens do Paraíba do Sul devido à flutuação do material - o que provocou a parada da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Belmonte, que fica à margem esquerda do rio, por volta das 15h50. A expectativa era de que a captação fosse retomada às 22 horas.

Nota

A Transpetro confirmou através de nota que o vazamento foi realizado pela ação de criminosos, que provocaram o vazamento do produto ao danificarem uma válvula para furtar óleo diesel. A companhia esclareceu ainda que continua mobilizando todos os recursos necessários no intuito de conter os impactos para a população e o meio ambiente decorrentes dessa ação. Os trabalhos de contenção do produto estão sendo realizados em parceria com a Defesa Civil dos municípios.

Ainda de acordo com a nota, desde o início da ocorrência, a empresa mobilizou os Centros de Defesa Ambiental da Petrobras do Rio de Janeiro e São Paulo, além do Centro de Resposta a Emergência da própria Transpetro.  Cerca de 100 homens foram mobilizados para diminuir os prejuízos ambientais, com uso de barreiras de contenção e barreiras absorventes. Um helicóptero, barcos de apoio, caminhões a vácuo e caminhões-tanque, entre outros equipamentos, estão sendo utilizados.

Resende e Volta Redonda

O presidente da Amar (Agência de Meio Ambiente de Resende), Wilson Oliveira Ribeiro de Moura, explicou as ações realizadas pela Transpetro no município.

- O produto atingiu o Rio Formoso e, em seguida, o Sesmarias, onde desde segunda-feira estão sendo realizadas as barreiras de contenção. Caminhões trabalham em três pontos, nas proximidades da Universidade Estácio de Sá, do Resende Shopping e da Avenida Presidente Kennedy, onde o Rio Sesmarias desagua no Paraíba do Sul. A empresa está trabalhando sem paralisações, mas a interrupção na captação de água foi a melhor opção para reduzir os impactos.

A captação na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte, em Volta Redonda, foi interrompida na tarde de segunda-feira (6), conforme declaração do gerente de tratamento de água e esgoto do Saae, Patrick James Kent.

- Optamos por fechar as captações pois o diesel, além de ter um odor forte, é contaminante. Uma possível entrada do produto na estação resultaria em ações de assepsia que demorariam cerca de 48 horas. Estamos aproveitando a paralisação para limpar as calhas. Nesse momento precisamos da colaboração da população, já que gastos demasiados podem resultar em falta d'água - alertou. - Hoje temos 48 milhões de litros d'água nos reservatórios da cidade, que não são suficientes para abastecer a cidade por 24 horas. O cenário aponta que o abastecimento deve ser emergencial, priorizando hospitais, unidades de saúde e escolas - garantiu.

Barra Mansa


O diretor-executivo do Saae (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), Horácio Guimarães Junior, afirmou que a autarquia interrompeu na manhã de hoje a captação de água da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Sebastião e da ETA Nova, responsáveis por 80% do abastecimento de água no município. - Ontem (segunda-feira) já tínhamos interrompido a captação de água da ETA Floriano. A mancha chegou a Barra Mansa por volta das 10 horas de ontem. Não podemos apontar a hora ou dia que retomaremos a captação de água no município. Não temos como dimensionar o impacto. Peço que as pessoas economizem água, já que uma caixa d'água consegue abastecer uma residência por aproximadamente 24 horas - ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação anunciou na tarde de terça-feira, através de nota, que decidiu suspender as aulas de todas as escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira.

Porto Real


A Prefeitura de Porto Real informou no início da noite que a captação de água voltaria ao normal à meia-noite, porém o sistema de abastecimento só retornará à normalidade após 48 horas. Já o odor do diesel na água permanecerá por 72 horas, mas a população poderá consumi-la mesmo assim. Durante o dia, técnicos fizeram exames a cada duas horas no material colhido do rio.

Mais cedo, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Machado, esclareceu que os órgãos responsáveis percorreram durante a manhã o trecho do Rio Paraíba do Sul que corta a cidade.

- O objetivo é colher amostras da água e fazer a análise do material. A mancha de óleo chegou a Porto Real na noite de ontem e segue rio adentro. Mas há resíduos impregnados às margens do Paraíba. Estamos monitorando vários trechos até que a situação se normalize - frisou.

Segundo ele, o serviço de abastecimento de água é feito por duas estações de tratamento no Centro e em Freitas Soares.

- As estações de bombeamento atendem ainda ao comércio e indústrias instaladas na cidade, bem como toda a rede de educação e saúde do município. A principal fonte de captação de água para consumo da população é o Rio Paraíba do Sul. O prazo para o retorno da captação é hoje à noite, porém o sistema só será normalizado após 24 horas - justificou.

Carlos afirmou que a preocupação dos órgãos é garantir o abastecimento das unidades de saúde, maternidades e hospitais do município.

- Caso seja necessário vamos captar água de um reservatório em Bulhões, que não estabelece ligação com o Paraíba. Pedimos que a população economize o gasto de água, já que é provável que, nas próximas horas, as caixas d'água comecem a esvaziar - completou.

Em função do pedido da Secretaria de Meio Ambiente, as aulas no período da tarde de hoje foram canceladas nas escolas da rede municipal de ensino. O motivo, segundo os órgãos responsáveis, foi a diminuição no volume de água no reservatório.

A secretária de Educação de Porto Real, Maria Elisa Coutinho, afirmou que os alunos tiveram aula durante a manhã, porém após a baixa no reservatório a situação teve que ser modificada.

- Para saber se teremos aula amanhã, precisamos do parecer do Meio Ambiente. Se a captação voltar ao normal, poderemos abrir as escolas sem problemas - falou.
A prefeitura de Pinheiral informou, em nota, que o fornecimento de água no município deveria ser suspenso a partir das 20h de hoje, e que não havia previsão para o retorno do abastecimento.

Inea monitora mancha de óleo no Paraíba do Sul

Técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) sobrevoaram hoje toda a extensão do Rio Paraíba do Sul até a cidade paulista de São José do Barreiro, onde ocorreu o vazamento de óleo no domingo. Segundo a presidente do órgão, Marilene Ramos, a empresa está sendo notificada a tomar todas as medidas de controle ambiental necessárias para minimizar os transtornos causados pelo acidente. A aplicação de multa não está descartada, dependendo da legislação ambiental e da agilidade da empresa em solucionar os problemas resultantes do vazamento.

Após o sobrevoo, os técnicos estimaram que mancha de óleo estava com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, a partir de Porto Real. De acordo com eles, a camada já estava bastante fina e superficial e em processo de degradação - em evaporação, quando atinge a coloração prateada. O Centro de Informações e Emergências Ambientais do Inea e a Superintendência Regional do Médio Paraíba (Supmep) continuavam monitorando a implementação das medidas de contenção e de recolhimento do combustível ao encargo da empresa.

A Transpetro cavou canais para drenagem do óleo e poços superficiais para contenção próximo ao local do vazamento. O combustível será recolhido por sucção por caminhões a vácuo e o terreno do entorno terá que ser descontaminado posteriormente.

A possibilidade de a mancha de óleo atingir a estação de Santa Rita, onde é feita a transposição para o Rio Guandu, em Piraí, está descartada. Apesar disso, medidas preventivas como a instalação de barreiras de contenção e de absorção na estação e ao longo do percurso da mancha de óleo no Rio Paraíba foram providenciadas.

Hoje é aniversário de morte de Vital Brazil


Vital era parente distante de Tiradentes. Enquanto este cuidava das cobras do Império, aquele cuidava de outras cobras. Responsável por importantes pesquisas que geraram o soro antiofídico, graças a Vital Brazil muitas pessoas hoje estão vivas, após terem se acidentado com cobras. Música do dia: Lambada de Serpente.
2 Reis 6:22 - Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
Tendo ficado cegos os soldados da Síria, o profeta Eliseu os conduziu até ao centro de Samaria. Quando recobraram a visão, acharam que seriam mortos. Com autoridade, o profeta disse ao monarca israelense: “Não! De jeito nenhum! Por acaso, o Senhor mata os soldados que são feitos prisioneiros de guerra? Dê de comer e de beber a estes aqui e deixe que voltem para o rei deles.” (II Reis 6:22).

A Bíblia não é um livro politicamente correto. Ela não foi escrita para agradar aos leitores. As revelações divinas da Bíblia foram escritas para mexer com a consciência dos leitores. A coisa que mais desafia os leitores, porém, é a magnífica mensagem central da Bíblia: Deus é amor! No meio da história humana da civilização, ensopada de sangue e de ódio, ouvir e sentir o amor de Deus soa como absurdo. Apesar de serem de Deus soa como absurdo. Apesar de serem soldados inimigos, Eliseu ordena que fossem bem tratados. Paulo diz: “Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” – portanto, inimigos.

Cristo não veio à Terra para matar os inimigos de Deus. Mesmo sabendo que seria assassinado por Seus inimigos, insistiu em amá-los, e morreu no lugar deles. Eu não vim julgar o mundo, disse Jesus, mas para “dar vida e vida com abundância”. Somos discípulos de Cristo. E em guerra com o mundo. Não fomos chamados para matar nossos prisioneiros. Nossa missão é dizer aos inimigos: Deus ama vocês.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 08/05/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Qui - 09/05/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 24°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 10/05/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
Salmos 18:30 - O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
O tempo de Deus é tão diferente do nosso. Os métodos divinos também. Estou tentando seguir os passos de Jesus há quinze anos. E hoje, olhando para trás, percebo como cada circunstância, seja ela boa ou ruim, foi necessária para que eu me tornasse um instrumento melhor nas mãos do Senhor Deus.

O nosso "hoje" é pouco tempo para o Eterno; o "agora" ruim que você está enfrentando é apenas uma página na história que Ele está escrevendo para sua vida. Mas cada ato neste enredo é necessário, pois Deus não perde absolutamente nada enquanto nos conduz pelos seus perfeitos caminhos. E no final, tudo contribuirá para o nosso bem (Rm 8.28). A vida com Deus é como um bom romance literário: algumas partes podem parecer confusas, mas o final sempre reservará surpresas e uma conclusão digna para a estória.

O Autor da nossa história nos conduzirá a um final feliz e a um porto seguro. Descanse em Suas promessas para sua vida!

terça-feira, 7 de maio de 2013


Plano de saúde que negar cobertura deve se explicar por escrito
Regra que obriga apresentação de justificativa entra em vigor nesta terça.
Pedido de explicação deverá ser feito pelo beneficiário.

A partir desta terça-feira (7), os planos de saúde que negarem autorização a algum procedimento solicitado pelo médico ou cirurgião-dentista terão que apresentar a justificativa por escrito ao beneficiário que solicitá-la.

Após o pedido do segurado, a operadora terá um prazo de 48 horas para apresentar a justificativa da negativa, por correspondência ou meio eletrônico.

"A operadora de planos privados de assistência à saúde deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, e no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas contados da negativa, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique", afirma a norma da ANS, publicada no Diário Oficial em 6 de março.

Se a empresa deixar de apresentar as justificativas por escrito, após a solicitação do beneficiário, fica sujeita a multa de R$ 30 mil.
saiba mais

    ANS anuncia nova suspensão de planos de saúde; 225 são atingidos
    Entra em vigor suspensão de vendas de nova lista de planos de saúde

Atualmente, segundo a agência, há 47,9 milhões de beneficiários com planos de assistência médica e 18,6 milhões de beneficiários com planos exclusivamente odontológicos.

Suspensões
A partir de julho, reclamações contra planos de saúde que negarem cobertura poderão resultar em multas e até suspensões dos planos. Negativas de cobertura relacionadas a lista de procedimentos, período de carência e rede de atendimento passarão a fazer parte dos relatórios trimestrais de monitoramento que a ANS faz desde dezembro de 2011.

Os planos que aparecem nesses relatórios podem ser multados em até R$ 100 mil, serem suspensos em caso de reincidência e levar ao afastamento de seus dirigentes.
Suzana se define como louca, diz jornal

Em entrevista ao site do jornal O Globo, divulgada nesta terça-feira, a manicure Suzana do Carmo de Oliveira Figueiredo, de 22 anos, assassina confessa do menino João Felipe Eiras Santana Bichara, de 6 anos, no dia 25 de março, se declara como louca. De acordo com a reportagem, a lógica da assassina é a de quem sabe que, caso seja considerada doente mental, cumprirá medida de segurança em manicômio judiciário, local de tratamento, sem caráter de pena.

Na entrevista, realizada no Complexo de Gericinó, em Bangu, onde a presa está recolhida, Suzana faz revelações inéditas do homicídio que chocou o país. O menino era filho de uma cliente dela, a advogada Aline Sant’Ana Bichara. Sobre o motivo do crime, ela firmou, segundo o jornal: “Fria eu nunca fui. Prefiro dizer que sou louca. Primeiro eu pensei em sequestro, mas, como perdi o controle da situação, acabei fazendo isso. Já ia ser presa mesmo!”.

Suzana afirma  que foram três tentativas até matar o menino, tirado por ela da escola (a manicure se fez passar pela mãe de João Felipe) e levado para um hotel, no Centro da cidade.  “Dei um remédio (sedativo) para ele dormir. Ele não dormiu, nem deu sinal de sono. Foi aí que peguei a toalha no banheiro. Ele me perguntou: “Cadê minha mãe, tia Suzana?”. Apesar dos óculos escuros e do aplique no cabelo, ele me reconheceu. Fui tola em imaginar que isso não aconteceria. Não sei quanto tempo durou, mas pus a toalha três vezes no rosto dele. Eu não sabia direito como fazer. João estava sentado na cama, olhando para a porta. Eu cheguei por trás e falei para ele não gritar. Na terceira vez, ele se debateu e fez xixi no meu jeans. Ele estava no meu colo”.

Suzana afirmou ainda que, depois de levar o corpo para sua casa, despir o menino e coloca-lo numa mala, a manicure ligou para Aline para saber se as duas viriam juntas para doar sangue em Volta Redonda, para a nora de outra cliente dela. A manicure admite que a doação de sangue foi uma desculpa para acompanhar os passos de Aline. Ela foi uma das primeiras pessoas ao ficar ao lado de Aline quando a mãe descobriu que o filho tinha sido levado da escola. “O que eu fiz é imperdoável, pois a Aline sempre foi boa comigo”, disse ainda Suzana.

Na entrevista, não há nenhuma menção de Suzana sobre o suposto romance entre ela e o empresário Heraldo Bichara Júnior, pai de João Felipe. O pai negou qualquer envolvimento com a assassina. 
Hoje é aniversário de 120 anos de nascimento de Orestes Barbosa

Jornalista, poeta, escritor. Começou a carreira como revisor em 1911, foi para o Diário de Notícias, que tinha como mentor Rui Barbosa. Em 1914 foi para Gazeta de Notícias, dirigida por João do Rio. Além dos dois, Lima Barreto também influenciou Orestes Barbosa, que, entre outras músicas, compôs Chão de Estrelas.
Sou um leitor apaixonado da Bíblia Sagrada. As Escrituras são minha companhia nesta jornada da vida, enquanto aguardo o retorno do Senhor e a consumação de todas as coisas. Fico muito entristecido ao perceber o quanto a Palavra tem sido negligenciada entre aqueles que afirmam ser seguidores de Cristo. Não é a toa que hoje muitos cristãos tenham perdido totalmente a sua relevância neste mundo.

Todo aquele que ama a Palavra e se dedica a praticá-la está perto do Senhor. Como já dizia Moody: "ou a Bíblia te afasta do pecado, ou o pecado te afastará da Bíblia". A qualidade de nossa vida cristã é proporcional ao nosso comprometimento com a leitura, estudo, prática e memorização das Escrituras.

Deixa eu perguntar algo para você: se a qualidade da sua vida espiritual é proporcional ao seu comprometimento com a Palavra de Deus, como está sua fé em Cristo?
Ao longo de minha vida, acumulei muitas coisas. Tenho caixas de coisas
que foram importantes um dia, mas, com o tempo, deixaram de empolgar.
Datena ainda deve R$ 4 milhões para Record por quebra de contrato

Depois de ser condenado a pagar R$ 20 milhões de multa para a Rede Record, José Luiz Datena, 55, já pagou cerca de 80%.

Leia mais:
Datena se desfaz de imóveis para conseguir pagar multa à Record
Band é condenada pelo Ministério Público por conta de Datena

Segundo a colunista Keila Jimenez, do jornal "Folha de S. Paulo" desta segunda-feira (6), o apresentador, que foi condenado a pagar um alto valor de multa por quebra de contrato, ainda deve cerca de R$ 4 milhões para a emissora.

A dívida aconteceu depois de Datena ter rompido o contrato com a Record em dois momentos: em 2003 e em 2011. Em fevereiro deste ano, a colunista informou que o apresentador estava vendendo móveis para conseguir quitar a dívida.
Você deve fazer aquilo que pensa não ser capaz de fazer. (Eleanor Roosevelt)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Há 157 anos, nasceu Sigmund Freud
O pai da psicanálise, Sigmund Freud, nasceu numa família judaica, na Áustria, em 1856. Ele iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Logo depois, abandonou a hipnose, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como vias de acesso ao inconsciente.
Apresentação José Carlos Andrade

Orelha biônica impressa em 3D consegue ouvir rádio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2013
Orelha biônica impressa em 3D mescla biológico e eletrônico
O projeto e construção de órgãos biônicos que melhorem a capacidade dos sentidos humanos é normalmente conhecida como cibernética.[Imagem: Frank Wojciechowski]
Cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, usaram uma impressora 3D comum para fabricar uma orelha artificial.
No atual estágio, a orelha impressa só consegue "ouvir" frequências de rádio - frequências diferentes da faixa audível, muito acima da faixa que o ouvido humano consegue detectar.
A chamada bioimpressão, a impressão de tecidos biológicos, tem sido pesquisada com vistas à criação de órgãos artificiais - recentemente, outra equipe apresentou uma orelha artificial também impressa em 3D e usando células vivas.
Manu Mannoor e seus colegas, contudo, querem ir além dos órgãos biológicos naturais.
Seu objetivo é demonstrar a possibilidade de mesclar circuitos eletrônicos com tecidos biológicos ou biologicamente compatíveis, eventualmente aumentando a capacidade dos sentidos humanos.
Cibernética
O projeto e a construção de órgãos biônicos que melhorem a capacidade dos sentidos humanos são normalmente conhecidos como cibernética.
"Este campo tem potencial para produzir peças de reposição customizadas para o corpo humano, ou até mesmo criar órgãos com capacidades além do que a biologia humana ordinariamente fornece," escreve o grupo no artigo que descreve o trabalho.
A orelha artificial foi criada por uma impressão 3D que, em vez de resina, usou células vivas e nanopartículas.
Depois de inserirem uma pequena antena em forma de bobina para captação das ondas eletromagnéticas, foi utilizada uma cultura de células de cartilagem para que a antena fosse mesclada à orelha, criando uma orelha biônica.
"Pesquisadores têm sugerido várias estratégias para adaptar o sistema eletrônico para que a fusão [com a parte biológica] seja mais simples. Isso normalmente é feito colocando uma folha 2D com a eletrônica sobre a superfície do tecido. Nosso trabalho sugere uma nova abordagem - construir e fazer crescer a biologia com a eletrônica de uma forma sinergética e em um formato 3D entrelaçado," disse o professor Michael McAlpine, coordenador do estudo.
Neste caso, a impressão 3D torna-se uma abordagem alternativa à técnica tradicional no crescimento de tecidos artificiais, que normalmente usa suportes, conhecidos como andaimes, onde as células são cultivadas.
A técnica permitiu que os pesquisadores combinassem a antena eletrônica com o tecido vivo dentro da topologia altamente complexa de um ouvido humano, demonstrando o potencial da nova abordagem.
Orelha biônica
A orelha biônica consiste de uma antena em espiral no interior de uma estrutura de cartilagem.
Dois fios em espiral formam a "cóclea" artificial - a parte do ouvido que detecta o som. Suas extremidades podem ser conectadas a eletrodos.
Embora os pesquisadores reconheçam que muito trabalho precisa ser feito antes que a tecnologia possa ser usada em um paciente, McAlpine afirma que, em princípio, a orelha biônica poderia ser usada para restaurar ou até melhorar a audição humana.
Segundo ele, os sinais elétricos produzidos pelo ouvido artificial poderiam ser acoplados a terminações nervosas do paciente, de forma semelhante a um implante auditivo.
Da forma que está, a orelha biônica só capta ondas de rádio, que não servem diretamente para nada para um ser humano, mas a equipe afirma que pretende incorporar outros dispositivos além de antenas, como sensores eletrônicos sensíveis à pressão, para permitir que a orelha ouça de verdade, ou seja, capte sons.

Inseto robótico faz primeiro voo controlado

Com informações da Science - 03/05/2013
Inseto robótico faz primeiro voo controlado
Bando de cinco moscas robóticas decolam perto de uma moeda de 1 centavo. [Imagem: Kevin Ma/Pakpong Chirarattananon]
Mosca robótica
O menor robô voador do mundo, inspirado no estranho voo dos insetos, decolou ante os olhos entusiasmados de Kevin Ma e seus colegas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O robô voador, do tamanho de uma mosca doméstica, deverá dar aos pesquisadores uma nova plataforma para estudar - e tentar copiar - a dinâmica de voo dos menores animais voadores da natureza.
As moscas são capazes de manobras únicas e extremamente ágeis que permitem, por exemplo, que elas desviem de mata-moscas ou pousem com precisão em flores que estão balançando ao vento.
Mas reproduzir essas proezas aéreas em laboratório tem desafiado os cientistas há anos.
Foi por isso que Kevin Ma e seus colegas ficaram tão entusiasmados com seu pequeno robô, que voa batendo as asas, paira no lugar e já consegue realizar algumas manobras controladas.
Inseto robótico faz primeiro voo controlado
Construir a mosca robótica exigiu vencer diversos desafios de engenharia. [Imagem: Kevin Ma et al./Science]
Abordagens não-tradicionais
Embora o voo tenha sido rápido e o robô não seja autônomo - ele voa amarrado aos fios que lhe fornecem energia e o controlam - os pesquisadores afirmam que sua construção exigiu "abordagens não-tradicionais de propulsão, atuação e fabricação".
O robô-inseto foi fabricado com microestruturas de materiais compósitos e piezoelétricos, capazes de converter uma carga elétrica em um movimento mecânico.
Ele pesa 80 miligramas, tem cerca da metade do tamanho de um clipe de papel e sua envergadura de asas é de 3 centímetros.
O controle de voo é feito variando a velocidade das asas, que têm controle de movimento independente - elas podem bater até 120 vezes por segundo. Embora isso permita que o inseto robótico voe de um lado para o outro, ainda não é o suficiente para que ele pouse suavemente - ele literalmente "desaba" quando a energia é cortada.
O robô consome cerca de 19 miliwatts de eletricidade para voar, o que, segundo os cientistas, equivale aproximadamente à energia gasta por insetos de tamanho similar.
Eles acrescentam que o projeto oferece uma nova maneira de estudar a mecânica do voo pelo bater de asas e o controle de equipamentos em escala tão pequena.

Holandeses planejam estradas do futuro

Com informações da BBC - 03/05/2013
Holandeses planejam estradas do futuro
Estradas com faixas para recarregar os veículos elétricos enquanto rodam estão na agenda de diversas projetistas, engenheiros e até montadoras.[Imagem: Studio Roosegaarde]
Tecnologia nas estradas
Há décadas montadoras se esforçam para melhorar a tecnologia de seus carros. As condições das estradas, porém, parecem não ter evoluído no mesmo ritmo.
Agora, dois holandeses prometem mudar essa realidade com inovações como placas luminosas com alertas para condições meteorológicas adversas e uma pista que recarrega carros elétricos conforme eles andam.
Daan Roosegaarde, um artista conhecido por seus projetos excêntricos, e Hans Goris, diretor de um escritório de engenharia, já se envolveram em outros projetos ousados no passado - particularmente Roosegaarde, que chegou a desenvolver uma pista de dança com luzes ativadas pelos pés dos baladeiros e um vestido que fica transparente quando a mulher fica excitada.
A nova aposta da dupla, porém, são tecnologias que, segundo eles, podem revolucionar a construção e uso de estradas - eles não estão desenvolvendo as tecnologias, apenas tentando trazer tecnologias já desenvolvidas, ou em desenvolvimento, para o mundo real.
O projeto foi batizado de "Rota 66 do futuro" - uma alusão à icônica estrada norte-americana que até os anos 80 ligava Chicago a Los Angeles.
"Sempre me impressionou o fato de que gastamos bilhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para os carros, mas as estradas ficaram completamente imunes a esse processo", diz Roosegaarde. "Nessa área, ainda estamos presos na Idade Média."
Iluminação nas estradas
Uma das inovações vislumbradas por Roosegaarde é uma pintura de estrada que emitiria uma luz forte no escuro, dispensando a instalação de postes de luz nas estradas - em vários países europeus, as estradas são iluminadas como as ruas.
"Quando começamos este projeto, Heijmans estava tentando criar uma luz de rua que funcionasse por meio de painéis solares.
"Fiz com que ele considerasse outras opções. Como é que uma água-viva emite luz, por exemplo? Elas não têm painéis solares, nem conta de energia.
"Voltamos à prancheta de projetos e saímos com a ideia dessas tintas que 'se carregam' durante o dia e emitem luz à noite," explicou Roosegaarde.
Mas ter a ideia é uma coisa - e transformá-la em realidade, é outra. E é nesse desafio, que a experiência de Goris pode fazer a diferença.
Segundo o engenheiro, uma das opções para criar as tais placas luminosas, por exemplo, seria misturar na sua tinta grandes quantidades de um cristal especial, que contém aditivos como o európio.
Outra tecnologia que já está sendo testada diz respeito ao uso de uma mistura de tinta termossensível para criar grandes placas de sinalização em formato de flocos de neve que avisariam aos motoristas sobre a presença de gelo na pista.
Holandeses planejam estradas do futuro
Tintas que brilham para indicar condições da estrada estão entre as ideias que os dois holandeses pretendem divulgar e, se possível, implementar. [Imagem: Studio Roosegaarde]
Estrada que recarrega energia
Também há um grande entusiasmo dos dois holandeses em relação ao projeto das estradas magnéticas, com uma pista exclusiva para carros elétricos com bobinas que carregariam as baterias dos veículos conforme eles rodam.
A ideia de recarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem fios, não é nova - a Coreia está testando trens elétricos sem fios e pesquisadores japoneses recentemente mostraram que os carros elétricos podem receber energia pelos pneus.
"Não acho que cada autoestrada holandesa terá uma pista como essa, mas poderíamos pensar em ter isso em alguns lugares específicos", diz Goris.
Uma quarta ideia que a equipe holandesa pretende desenvolver até 2015 diz respeito a implantação de pequenas turbinas em locais estratégicos das estradas para usar o vento gerado pela passagem dos veículos para acender lâmpadas de sinalização.
"Descobrimos que, principalmente na frente e no fim de túneis, há muito vento e poderíamos usar esse movimento de ar (para gerar energia)", acredita Roosegaarde.
Ainda é cedo para saber quanto dessas ideias sairão do papel. "Mas, a menos que alguém esteja disposto a assumir o risco de ter ideias que à primeira vista parecem impossíveis, nunca progrediremos", opina Bill Thompson, especialista em tecnologia da BBC.

Câmera inspirada em olhos de insetos tira foto de 180 graus

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2013
Câmera hemisférica inspirada em olhos de inseto tira foto de 180 graus
Cada pequeno olho, composto por uma microlente e um fotodetector em microescala, é um sistema de imagem separado - na imagem é possível ver as conexões flexíveis em forma de S que interligam os diversos "pequenos olhos".[Imagem: John Rogers Lab/University of Illinois at Urbana-Champaign]
Biomimetismo
Inspirando-se nos complexos olhos dos insetos, uma equipe interdisciplinar e internacional desenvolveu uma câmera digital hemisférica com um campo de visão grande-angular e imagens nítidas, sem aberrações.
Os seres humanos capturam as imagens utilizando duas lentes curvas, os cristalinos dos nossos olhos. Mesmo as câmeras digitais topo de linha têm apenas uma lente, e plana.
A nova câmera - uma meia bolha arredondada, semelhante ao olho saliente de uma mosca - é formada por 180 microlentes dispostas em hemisfério, o que lhe permite tirar fotos em quase 180 graus.
Os pesquisadores afirmam que será simples combinar duas dessas câmeras hemisféricas para obter uma fotografia de 360 graus em apenas uma tomada.
Câmera hemisférica
"O que temos, em certo sentido, são vários pequenos olhos em um único grande olho," disse o Dr. Yonggang Huang, da Universidade Northwestern, que havia criado um protótipo de câmera hemisférica em 2011, mas combinando uma lente com sensores planos:
Nesta nova versão, a câmera é verdadeiramente hemisférica.
"Cada pequeno olho, composto por uma microlente e um fotodetector em microescala, é um sistema de imagem separado," diz o pesquisador.
Contudo, quando são postos para trabalhar em conjunto, o "grande olho" captura uma imagem clara de cerca de 180 graus, em uma única tomada.
"Imagens de 180 graus com aberração zero são algo que só se pode obter com sensores de imagem que adotam leiautes hemisféricos - muito diferentes dos chips CCD planares encontrados nas câmeras comerciais," disse o Dr. John Rogers, membro da equipe.
Os olhos compostos dos insetos consistem de um conjunto de olhos menores chamados omatídeos. Cada pequeno olho é constituído por uma córnea e um cristalino independentes.
O número de omatídeos determina a resolução da visão do animal e varia amplamente entre os artrópodes. As libélulas, por exemplo, têm cerca de 28 mil pequenos olhos, enquanto as formigas operárias têm apenas 100. A câmera digital hemisférica fabricada pelos pesquisadores tem 180 omatídeos artificiais.
Câmera hemisférica inspirada em olhos de inseto tira foto de 180 graus
Os detectores eletrônicos e as microlentes - cada pequeno olho individual - são acoplados para evitar qualquer movimento relativo durante o processo de deformação. [Imagem: John Rogers Lab/University of Illinois at Urbana-Champaign]
Sensor 3D
A fabricação da câmera hemisférica começa com circuitos eletrônicos, fotodetectores e matrizes de lentes formadas em superfícies planas, utilizando técnicas avançadas adaptadas da indústria de semicondutores.
A matriz de lentes, feita de um material polimérico semelhante ao usado em lentes de contato, assim como os circuitos eletrônicos, são então alinhados e interligados.
A deformação definitiva é obtida por meio de uma pressão pneumática - um processo muito parecido com encher uma bexiga, mas com uma precisão e um controle muito maiores.
Os detectores eletrônicos e as microlentes - cada pequeno olho individual - são acoplados para evitar qualquer movimento relativo durante o processo de deformação.
As interconexões elétricas têm a forma de serpentina, a mesma usada na pele eletrônica e em outros circuitos eletrônicos flexíveis criados pela mesma equipe.
Paciência
Com este grande campo de visão, a nova tecnologia poderá ser usada em dispositivos de vigilância, na geração de imagens em procedimentos endoscópicos e em câmeras de visão total.
Contudo, transformar este protótipo de laboratório em um produto comercial exigirá superar desafios tanto no processo de fabricação, como na durabilidade do dispositivo final, o que deverá levar vários anos.

Recarregador transcutâneo recarrega marca-passos à distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2013
Recarregador transcutâneo recarrega marca-passos à distância
O protótipo foi concebido para aplicação em marca-passos, mas o pesquisador afirma que ele poderá ser adaptado para outros dispositivos de alta potência. [Imagem: MIT Portugal]
Vários grupos de pesquisas estão trabalhando para recarregar as baterias dos implantes médicos por eletricidade sem fios.
O pesquisador português António Abreu, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, acredita que a tecnologia será impulsionada quando estiver disponível um sistema de recarregamento à distância que seja seguro e confiável.
Para isso, ele criou um sistema transcutâneo - não-invasivo - para recarregar as baterias equivalentes às usadas nos dispositivos médicos implantáveis.
Este sistema permite uma vida mais longa dos implantes, tais como marca-passos e desfibriladores, dispensando as intervenções cirúrgicas para substituição das baterias que se descarregam.
Em vez de submeter o paciente aos riscos de novas cirurgias - o que normalmente ocorre a cada cinco a sete anos - a bateria poderá ser recarregada através da energia transmitida à distância pelo recarregador.
A eletricidade atravessa o corpo por via transcutânea, atingindo bobinas no aparelho que captam as ondas eletromagnéticas para gerar a eletricidade necessária ao recarregamento.
"O processo desenvolvido também permite definir um consumo de energia personalizado, isto é, o fluxo de energia pode ser regulado e adaptado de acordo com as necessidades do dispositivo eletrônico e da patologia do paciente.
Ele garante simultaneamente o fornecimento de energia e um canal de comunicação com o operador no exterior para efeitos de diagnóstico e reprogramação do implante. Nestas circunstâncias, não haverá demanda de energia a partir da bateria interna," explicou Abreu.
O recarregador à distância já foi patenteado nos EUA e na Europa, com apoio da Comissão Europeia.
O protótipo foi concebido para aplicação em marca-passos, mas o pesquisador afirma que ele poderá ser adaptado para outros dispositivos de alta potência, tais como, desfibriladores, corações elétricos artificiais, bombas de insulina ou outros tipos de próteses internas.
O mesmo princípio de transmissão de energia que permite o fornecimento de correntes elétricas reduzidas para implantes médicos também já se mostrou ser viável para otimizar a transmissão de energia elétrica em sistemas de transporte, para recarregar baterias de carros elétricos e mesmo para movimentar trens elétricos.
A palavra "luz" é muito comum nas Escrituras Sagradas, sendo utilizada de diversas formas: as vezes, para identificar a luz cósmica (Gn 1.3), as vezes para apontar para as revelações divinas (Ef 5.13). Em algumas citações para mostrar o evangelho e os seus benefícios para a humanidade (1 Jo 1.5) e também para apontar para Cristo Jesus, Nosso Senhor (Jo 1.9).

Onde chega a luz divina, as trevas são dissipadas. Não é possível Jesus estar em uma pessoa e ela continuar andando na escuridão. Se você precisa de iluminação, Jesus é a luz que pode te conduzir na densa noite da vida terrena. Se você tem passado momentos inexplicáveis de dor e frustração, Jesus pode iluminar seu entendimento para perceber que mesmo nesta hora difícil, Deus está nos bastidores preparando o grande ato da sua vitória!

Em nome de Jesus Cristo, que a luz divina repreenda todas as trevas que se ergueram contra sua vida!
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 06/05/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 5mm
--

Ter - 07/05/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. Muitas nuvens à tarde e à noite.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Qua - 08/05/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. Muitas nuvens à tarde e à noite.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se! Você quer ser feliz para sempre? Perdoe

Policiais roubaram baldes de camelô ‘mau pagador’

Indignada com vendedor que não tinha R$ 5 para pagar propina, ‘Tropa da Mixaria’ levou recipientes de plástico do ambulante como punição. Produto custava R$ 1,99

Tomar na mão grande até baldes de R$ 1,99 de trabalhadores ambulantes era uma das especialidades de maus policiais civis e militares da ‘Tropa da Mixaria’, nas feiras de Bangu e Honório Gurgel, zonas Oeste e Norte, respectivamente. Roubar mercadorias era a punição a quem não tinha dinheiro para pagar a propina de R$ 5 a R$ 70, o ‘alvará’ do bando que permitia a venda em pontos irregulares.

Para prender 53 PMs, do 14º BPM (Bangu) e 9º BPM (Rocha Miranda), e sete civis, da 34ª DP (Bangu) e Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial (DRCPIm), além de 18 ‘cobradores’, a Corregedoria da PM e a Secretaria de Segurança realizaram terça-feira a Operação Compadre, a maior de combate à corrupção escancarada no varejo.

O DIA teve acesso a detalhes da investigação, que ainda fecha o cerco a delegados e oficiais da PM, identificados pelos nomes de guerra. Recolher dinheiro nas ruas era a principal tarefa dos maus policiais. Um deles, o sargento Izanildo Silva Pereira, o Índio ou Chacal, seria ‘segurança’ de Luiz Carlos Brito dos Santos, o Mota, responsável por cobrar a propina em feira de Honório. No dia 30 de junho, Mota roubou baldes de ambulante que não tinha dinheiro em plena luz do dia com proteção policial.

A ação era tão ostensiva que virava chacota entre eles, como revelam escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Dia 25 de julho, a conversa, captada pelos investigadores, mostra que Izanildo desdenha do sargento Rogério Costa Quintino. “Você está bonitão na viatura. Não precisa dessa mendigaria!”, afirmou. Na ocasião, Izanildo combinava com Quintino a entrega da parte dele na propina. Os dois eram do 14º BPM (Bangu). A conduta dos policiais em feiras, calçadão de Bangu, pontos de mototáxi e vans revoltava vítimas. Algumas não só se recusavam a pagar como também convenciam outros a não entregar o dinheiro, o que foi classificado pelos policiais como rebelião.

De olho nos novos camelôs

‘Merreca’, ‘documento’ e ‘convite de casamento’. Assim, os policiais corruptos chamavam a propina paga por ambulantes e comerciantes. A vigilância era ferrenha para controlar cada novo camelô nas feiras e calçadão de Bangu, chamada de ‘escritório’, e mototaxistas e motoristas de van nos pontos.

Segundo a investigação, em 19 de outubro, mototaxista conta ao cabo Leandro do Nascimento Coelho que vai abrir novo ponto e que passaria a enviar o dinheiro recolhido no local. O policial, então, determinou que ele repassasse as placas das motos e o tipo de colete que os motoristas iriam usar para que outros policiais não os abordassem.

Para garantir os territórios, PMs e policiais civis organizavam operações clandestinas, quando não recebiam o dinheiro, e apreendiam os veículos. Em uma delas, mototaxista teve a moto apreendida pelo sargento Waltemir Monteiro da Silva, o Passarinho, porque estava há três semanas sem pagar propina. Indignado, ele ameaçou denunciar o bando. Os ‘donos’ do calçadão de Bangu, dizem os investigadores, eram o cabo Rodrigo da Silva Rodrigues e os policiais Adriano de Abreu Menezes, da 34ª DP (Bangu), Clayton José de Freitas Melo e Marcelo Pennafirme, da DRCPIm. Em gravações telefônicas no dia 4 de junho, Rodrigo avisou que queria pegar dois camelôs que não pagavam pelos pontos. “Vou dar porrada nos dois de uma vez só”, disse o policial a René Bispo da Silva, cobrador do bando.

Infiltrados como camelôs, policiais foram extorquidos

Infiltrados como camelôs no calçadão de Bangu, policiais da Subsecretaria de Inteligência também foram vítimas do esquema da ‘Tropa da Mixaria’. Eles foram extorquidos várias vezes por Silvio Correia da Silva, que, segundo a investigação, seria responsável por recolher a propina naquela área e repassá-la a policiais da cabine na Av. Cônego de Vasconcelos. Enquanto se passavam por ambulantes, eles filmaram a ação.

Em uma das cobranças, em 27 de julho do ano passado, Sílvio chegou a fazer um alerta aos agentes disfarçados: disse que o policial da cabine responsável naquela data pelo dinheiro era o sargento Gomes e que, se alguém os cobrasse novamente, era para dizer que já haviam pago para Silvio. O PM citado pelo cobrador da propina é o sargento Jorge Luiz Gualberto Gomes, identificado pelos agentes através da escala de plantão daquele dia.

Outra vítima do esquema, desta vez por parte de policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIm), foi um camelô sobrinho de um PM lotado no 22º BPM (Maré). Por não pagar a propina, ele e outros ambulantes tiveram mercadorias recolhidas em uma operação clandestina. O PM pediu aos policiais que devolvessem o material.

Colega não foi poupado de cobrança

Anistia de propina nem pensar. A regra valeu para cabo do 6º BPM (Tijuca) que abriu ‘lojinha’ com produtos piratas, no Centro Comercial Popular de Bangu. Ainda segundo a investigação, o alerta sobre o pagamento foi feito pelo policial Odenilson Souza Serique, da 34ª DP (Bangu) a Maria Lúcia Carvalho, que recolhia o dinheiro.

O cabo foi à delegacia no dia 3 de outubro. “Ele incita os outros a não pagarem”, reclamou Maria a Odenilson, em gravações telefônicas autorizadas pela Justiça. Odenilson a tranquilizou ao revelar que o PM havia concordado com o esquema.

A briga pela propina também era acirrada entre PMs. O cabo Rodrigo da Silva Rodrigues avisou ao seu grupo que, se outros policiais do Serviço Reservado (P-2) do 14º BPM continuassem a ir ao calçadão de Bangu para pressionar ambulantes, deixaria de enviar o dinheiro.

Nas investigações, mototaxistas reclamavam da ação de outros PMs, como foi o caso de um do Batalhão de Vias Especiais (BPVE), que pegou dinheiro no lugar do grupo habitual.

Ideia era ‘seduzir’ um oficial da PM

Em 1º de setembro, o sargento Izanildo foi flagrado em escuta telefônica autorizada pela Justiça conversando com um PM não identificado. Ele diz ao policial para perguntar a um capitão quanto o oficial quer para deixá-lo trabalhar com Izanildo.

Izanildo diz: “Não tem nada que o dinheiro não compre, né? A gente chega em cima do capitão: ‘Capitão, olha só, o amigo tá querendo ir lá pra cima. Quais são as possibilidades? Tem uma prata aqui, morô (sic)? Mas a gente vai lá pra cima, para a gente trabalhar, arranjar umas moedas”.

PM: “Vamos ver um dia da semana. Domingo e segunda é folga...Aí vamos ver o que é que rola”.

Em 21 de julho, o cabo Rodrigo da Silva Rodrigues, em conversa com Rene Bispo da Silva, responsável por recolher o dinheiro no calçadão de Bangu, chama a propina de ‘merrequinha’. A interceptação foi autorizada pela Justiça.

Rodrigo: “Se liga. Já passou aí no pessoal, Rene?”

Rene: “Pô, só ficou faltando o André lá embaixo...O irmão do Bruno e o Diego. Vou pegar agora”.

Rodrigo: “Então vou pegar uma ‘merrequinha’ maneira. Então, hoje? Dá pra completar tudão dos caras?”.

Rene: “Dá, pô. Dá.”

Rodrigo: Já é, então. Tô chegando aí já. Sobrou alguma coisa pra gente?

Bebê de um ano é assassinado pelo pai na comunidade do Batan

Rio -  Um crime bárbaro chocou os moradores da comunidade do Batan, na final da tarde deste domingo. Um bebê de um ano e um mês foi morto pelo próprio pai, que abusou da criança e depois a degolou com um caco de telha de amianto.
De acordo com a delegada assistente Tatiene Damaris, que estava de plantão na 34ª DP (Bangu), o crime ocorreu em um local ermo, próximo a uma mata na região. No final da tarde, o pai do menino teria levado a criança a esse local e a degolado.
O assassino foi encontrado por PMs da UPP do Batan ainda com as mãos sujas de sangue. Ele foi levado para a delegacia, onde contou friamente o crime, segundo a delegada.
Acusações de roubo e briga por ‘Passinho do volante’ dividem Lelekes em dois grupos diferentes. Entenda o caso
Os Lelekes, formação que atualmente está autorizada a cantar o ‘Passinho do volante’ Os Lelekes, formação que atualmente está autorizada a cantar o ‘Passinho do volante’

Todo mundo canta, dança ou brinca com o refrão “Ah, Lelek lek lek”. Só que ninguém mais sabe quem são os donos do maior sucesso do funk em 2013. Confusões nos bastidores fizeram MC Federado e os Leleks ser um grupo e Os Lelekes, outro diferente. Os dois brigam na Justiça pelo direito de cantar o “Passinho do volante”, e atualmente a formação composta por Renan, Jean, Raphael e Vítor é a única autorizada. Mas somente Renan estava no vídeo que bombou na internet e fez a música explodir.

A guerra começou em março, quando o grupo MC Federado e os Lelekes, na crista da onda, era representado pela Lek Produções, do funkeiro MC Dieddy. Até que Paulo Victor (Federado), Allan e Alex assinaram com a Furacão 2000, acusando Dieddy de não repassar o dinheiro dos shows corretamente.

— A gente só recebia R$ 300 de um show de R$ 15 mil. Ele descontava tudo: passagem, alimentação, hospedagem... Na nossa comunidade (Coronel Leôncio, em Niterói), já diziam que ele estava nos roubando. Até que percebemos e procuramos o Rômulo Costa (dono da Furacão 2000) — afirma Federado.

Dieddy não só nega como também rebate as acusações:

— Eu tomei uma punhalada pelas costas. Eles foram aliciados pela Furacão 2000. O grupo gravou um DVD lá só por motivos políticos, era chamado de “fedorento” pela empresa. Quando eles começaram a fazer sucesso, o Rômulo ameaçou me exonerar do gabinete da Priscilla Nocetti (vereadora de Niterói e mulher do dono da Furacão) caso eu não passasse os direitos dos shows para ele. E eu acabei demitido — revela.

Alex, Federado e Allan são da formação original do grupo, mas estão proibidos de fazer shows Alex, Federado e Allan são da formação original do grupo, mas estão proibidos de fazer shows Foto: Divulgação

De quem é a música?

Dieddy, que já tinha “Passinho do volante” registrada em seu nome, trocou o nome do grupo para Os Lelekes e contratou três jovens de São Gonçalo para se apresentarem com Renan, o único que sobrou da formação original. Cobrando uma rescisão de contrato, o MC foi à Justiça e proibiu MC Federado e os Lelekes de se apresentarem com esse nome. Por duas vezes, a Furacão 2000 conseguiu recuperar os direitos de vender os shows do grupo, mas a liminar acabou cassada.

Federado jura que a ‘Passinho do volante’ foi escrita por ele e seus parceiros, com a ajuda de um DJ da Furacão. É nisso que a empresa aposta para virar o jogo.

— Esse registro é ilegal. A música foi feita pelos meninos e nós vamos provar isso na Justiça. O Dieddy era um funcionário meu, delegado para cuidar dos garotos. A Lek Produções nem exisita, surgiu a reboque do sucesso deles — afirma Rômulo.

Nessa guerra, os maiores derrotados são os garotos. Sem poder fazer shows, Federado pensa até em abandonar o apelido de adolescência e seguir carreira com outro nome. Para piorar, ele perdeu a irmã, vítima de um tipo grave de anemia, na última semana. Já Os Lelekes sofrem com as críticas do público de que o grupo não é o mesmo do famoso vídeo.

— Já até perdemos show por causa isso. Mas vamos até onde der — garante Renan.
Frente fria mudará tempo na região
 Publicação: domingo, 5 de maio de 2013 (9:48)


A aproximação de uma frente fria que já atinge o Sudeste do país vai mudar o tempo na região Sul Fluminense a partir da noite deste domingo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o domingo será de sol e calor, mas a partir do fim da tarde a nebulosidade aumenta, podendo provocar chuva e queda na temperatura nesta segunda-feira.
Neste domingo, os termômetros poderão marcar até 30 graus em Volta Redonda, sendo que para segunda-feira a máxima prevista não passa dos 22 graus. A madrugada será de frio, podendo cair aos 14 graus.
Já o Climatempo aponta que a madrugada de terça-feira será gelada, com os termômetros podendo cair a 12 graus em Volta Redonda. Não deve chover na terça, mas, se a previsão se confirmar, o céu ficará  predominantemente nublado e a máxima não passará dos 22 graus.