Rádio Acesa FM VR: 2023-04-23

sábado, 29 de abril de 2023

Menor envolvido com o tráfico de drogas é apreendido no Sul do Estado

Policiais civis de Porto Real apreenderam, na quinta-feira (27/04), um adolescente por fato análogo ao tráfico de drogas. Ele foi capturado no município de Quatis, no Sul Fluminense, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.

O menor foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Carro capota na Dutra e deixa mulher ferida em Porto Real

Uma mulher ficou ferida durante um capotamento na noite desta sexta-feira, dia 28, em Porto Real. O acidente aconteceu por volta dás 20h00min, no km 299 da BR-116, na faixa de retorno da entrada de Bulhões.

A vitima foi socorrida e encaminhada a unidade hospitalar de Resende.

No local, a equipe PRF apurou que a condutora do carro, uma mulher de 31 anos, ao fazer a curva do retorno saiu da pista de rolamento com as rodas do veículo do lado direito, passando pela grama, fazendo com que perdesse o controle do veículo, o carro girou e depois capotou. 

O automóvel foi removido para o pátio da PRF por não haver um responsável.

Castramóvel Volta Redonda ultrapassa marca de 100 cirurgias em apenas duas semanas de funcionamento

Próxima etapa vai percorrer todos os bairros da cidade; o primeiro atendido será o Açude e os moradores já podem fazer o agendamento no Cras do bairro
O Castramóvel Volta Redonda, inaugurado no dia 15 de abril, já atingiu a marca de 100 castrações gratuitas nas primeiras duas semanas de atendimento. Esta primeira etapa do projeto está acontecendo na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no bairro Aterrado, e os procedimentos, agendados anteriormente junto aos moradores que participaram do cadastramento no dia da inauguração, seguirão sendo realizados no local até o dia 2 de maio.

A coordenadora a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janaina Soledad, comentou que antes da castração os animais passam por uma avaliação clínica pelo médico veterinário.

Na próxima etapa, o castramóvel irá percorrer os bairros de Volta Redonda e o primeiro atendido será o Açude. Os moradores já podem fazer o agendamento no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Açude 1, das 8h às 16h.

Serão oferecidas 120 vagas de castração gratuita no bairro Açude, divididas da seguinte forma: 20 (vagas) para cadelas até 10kg; 20 (vagas) para cadelas até 20kg; 40 (vagas) para gatas (fêmea) e 40 (vagas) para gatos ou cães (macho). As cirurgias vão acontecer de 8 a 19 de maio, das 8h às 17h, no bairro. Vale lembrar que o projeto vai atender animais até 20 kg.

Volta Redonda amplia numero de ambulância do Samu e mais duas novas bases serão criadas

Onze veículos serão utilizados para aumentar agilidade e eficiência no atendimento ao público

Onze novas novas ambulâncias do Samu foram adquiridas pela prefeitura de Volta Redonda e, os veiuclos chegaram na semana passada para atender remoções internas dentro do município e viagens.

De acordo com o planejamento da secretaria de Saúde, uma ambulância vai atender a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho, que está em reforma e atendendo provisoriamente em uma estrutura preparada na Faetec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura) do bairro Volta Grande.
 
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro) contará também com reforço de mais duas ambulâncias, que foi um pedido da diretora-geral da unidade, Márcia Cury.

Duas ambulâncias também vão atender o serviço de fisioterapia da Rede Municipal de Saúde, e uma está sendo adaptada para atender como UTI (Unidade de terapia Intensiva) Móvel. Outros cinco veículos ficarão disponíveis para viagens e para deslocamentos dentro do próprio município, em atendimentos diversos.

Novas bases do Samu


O prefeito Antonio Francisco Neto confirmou que vai instalar duas novas bases do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Volta Redonda. Uma base atenderá a região do Roma e outra no bairro Santa Cruz. A prefeitura também aguarda para as próximas semanas a chegada de três ambulâncias do Samu, que serão doadas ao município pelo Governo do Estado.

Botão do pânico no combate à violência é usado em escolas de Volta Redonda

Na prática, diretores das unidades de ensino têm acesso a um aplicativo que aciona o Ciosp em situações de iminente perigo
O acionamento de um botão tornou-se aliado no combate à violência nas escolas de Volta Redonda. É o dispositivo conhecido como “botão do pânico”, que está sendo implementado em todas as escolas da cidade, tanto nas da rede pública (municipais e estaduais) quanto nas particulares, e promete mais agilidade no atendimento a situações de iminente perigo. O projeto de prevenção nas escolas com o uso da tecnologia foi criado pelo vereador Betinho Albertassi.

Na prática, diretores das unidades de ensino têm acesso a um aplicativo que aciona as forças de segurança que estão sediadas no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O sistema possui georreferenciamento, que indica com precisão a localização do chamado para que a Polícia Militar e a Guarda Municipal possam atuar com rapidez.

Simulação garante o funcionamento do sistema

Nesta semana, o sistema foi alvo de testes. O local escolhido foi a Escola Municipal Amaral Peixoto, no bairro Retiro, que também já conta com monitoramento feito por câmeras da prefeitura. A diretora Lissane Carmo Escano disse que é muito bom poder contar com este novo sistema.

O secretário de Educação, Sérgio Sodré, destacou que a prefeitura tem atuado para dar tranquilidade ao professor, ao diretor, aos profissionais para poderem trabalhar.

Saúde de Volta Redonda em alerta sobre aumento de faltas em consultas

Abstenção para as 16 especialidades médicas oferecidas na Policlínica da Cidadania chega a 40%
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza faz um apelo para que os pacientes que têm exames e consultas marcadas fiquem atentos e mantenham sempre os celulares ou telefones fixos em condições de receber chamadas. As ligações da equipe da policlínica de Volta Redonda para os usuários são feitas quando há alguma mudança no dia e horário do retorno para consultas e exames.

De acordo com o levantamento realizado pela administração municipal, para detectar o número de faltas nas consultas agendadas pela Policlínica da Cidadania, são altos os índices de abstenção, chegando a 40%, o que prejudica outros pacientes que estão em filas de espera pelo mesmo serviço.

Milton Alves de Faria, coordenador da policlínica, apela para que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados e fiquem atentos aos seus telefones. “Sempre que é preciso fazer uma alteração no dia ou horário de uma consulta ou exame, ligamos para o número que o usuário informou e que consta no seu cadastro. Mas quando tentamos entrar em contato, o paciente, às vezes, não atende. Muitos nos dizem que não ouviram o telefone chamar ou não atendem, porque não conhecem o número”, lamenta Milton.

O coordenador faz um apelo para que os pacientes que tenham consultas ou exames na policlínica fiquem atentos aos celulares ou ao telefone de casa, e orientem aos familiares também. A ligação normalmente é feita através dos telefones fixos da Policlínica: 3345-8298, 3345-8699, 3345-5274, 3320-5350 e 3345-7571, mas pode ocorrer sobrecarga no sistema e os funcionários optarem por ligar de seus celulares particulares para agilizar o processo.

“Além de ser um transtorno para o paciente, que acaba vindo na policlínica no horário marcado anteriormente, é importante que a população também contribua para que todos os usuários consigam ser atendidos. Por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado e, se possível, com telefones de outros familiares. É uma situação muito delicada. Nosso objetivo é localizar esse paciente e que isso não prejudique as outras pessoas que também precisam consultar ou fazer exame”, disse o coordenador.

Para atualizar o cadastro, basta os usuários se deslocarem até a sua unidade de saúde de referência ou à Policlínica da Cidadania, que fica no Estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba.

Índices de abstenção


Outro grande problema que acontece na Policlínica da Cidadania é o número de faltas nas consultas e exames agendados. De acordo com um levantamento realizado pela unidade, o índice de abstenção, em praticamente todas as consultas com especialistas, é de 18%, o que prejudica outros pacientes que estão em filas de espera pelo mesmo serviço. Já as ausências para realização de exames ficaram em 20%.

Esquema de segurança é montado para festa do dia do Trabalhador em Volta Redonda

Ônibus da Ordem Pública e agentes das forças de segurança estarão presentes para fiscalizar o evento


A força de segurança de Volta Redonda estará trabalhando de forma integrada na Festa do Trabalhador, promovida pela Prefeitura de Volta Redonda, com diversas atrações e show da banda Paralamas. O evento será na segunda (01), na Ilha São João, a partir das 14h e contará com agentes da GM e PM.

O Ônibus da Ordem Pública, que funciona como o Ciosp Móvel (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) estará presente, monitorando as imagens de todo o evento, que são recebidas das câmeras externas e das que são geradas por câmeras próprias, com o objetivo de apoiar a ação dos agentes localizados estrategicamente na área da festa e no entorno da Ilha São João.

O evento terá também feira de artesanato, aulão de dança, Tambores de Aço, Banda Madre Ravena e Esculturas do Arigó Parade.

Operação choque de ordem é realizada no Complexo Vila Brasília

Cerca de 50 agentes da Secretaria de Ordem Pública, 5º CPA, 28º BPM e Guarda Municipal participam da operação

Uma mega operação de choque de ordem, visando à segurança primária, teve início na manhã desta quinta-feira (27) no Complexo Vila Brasília.

A ação contou com a participação de cerca de 50 agentes da Semop, do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).

Denúncias enviadas pelos canais de comunicação da força de segurança, sobre veículos em estado de abandono nas vias públicas, informava que insegurança e transtornos eram causados a moradores locais; motos sem placas; motos barulhentas, entre outras.

Carros forma removidos como moto em estado irregular foi apreendidas.

Homem é flagrado dirigindo embriagado em Volta Redonda

Um homem foi preso por embriaguez ao volante nesta quinta-feira (27), após agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) terem flagrado um acidente de trânsito na Avenida Antônio de Almeida, no bairro Retiro. 

Os GMs estavam em patrulhamento de rotina quando se depararam com o acidente de trânsito, com três carros atingidos pelo condutor do Sienna prata, que mostrava claros sinais de embriaguez. A alcoolemia foi constatada e o homem foi preso em flagrante. Ninguém ficou ferido.

O condutor do Sienna, de 45 anos e morador do bairro Jardim Cidade do Aço, mostrava claros sinais de embriaguez como fala arrastada, hálito etílico e dificuldade de coordenação motora. Ele se recusou a fazer o teste do etilômetro, mas a alcoolemia foi constada pelo perito do Instituto Médico Legal (IML) e o condutor foi conduzido à 93ª DP, onde ficou preso e vai responder por embriaguez ao volante.

“O inspetor Augusto e o guarda municipal Rodrigo estão de parabéns pela agilidade em impedir que o condutor saísse do local, em liberarem a pista rapidamente e em prestarem atendimento aos proprietários dos veículos atingidos, seguindo o protocolo até à prisão em flagrante. Com isso, conseguiram evitar uma possível consequência mais grave”, enalteceu o secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Homem é preso por suposta ameaça a filha e ex-compaheira de morte em Barra do Piraí

Um homem, de 26 anos, foi preso na noite de quarta-feira (26) em Barra do Piraí (RJ) suspeito de ameaçar de morte a filha, de 4 anos, e a ex-companheira, de 25.

Segundo a Polícia Civil, o homem invadiu a casa da mulher, no bairro Santo Antônio, pela manhã e começou a xingar e ameaçar ela e a filha. Durante a discussão, ele pegou o celular da criança.

Com medo, a vítima correu com a criança para se esconder e gritou por socorro. Depois que o homem deixou o imóvel, a mulher foi à delegacia para denunciar o crime.

O suspeito foi encontrado à noite, no bairro Matadouro, durante uma ação conjunta da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O aparelho celular da criança foi recuperado.

"Ele já tem antecedentes por violações da Lei Maria da Penha, já foi pego na posse de entorpecentes e usa remédio controlado", disse o delegado titular da delegacia de Barra do Piraí, Antônio Furtado.

O homem vai responder por ameaça, injúria e perseguição. A pena pode chegar a três anos de prisão.

O delegado informou que, embora estes tipos de crime permitem fiança, ele não concedeu o benefício por entender que o comportamento do suspeito é grave.

Duas pessoas ficam feridas em acidente envolvendo dois carros na Rio-Santos, em Angra dos Reis

Dois homens, de 34 e 36 anos, ficaram feridos num acidente envolvendo dois carros na manhã desta quinta-feira (27) na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Angra dos Reis (RJ). O acidente aconteceu na altura do km 493.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um dos carros fez uma ultrapassagem em local proibido, invadiu o sentido contrário da pista e bateu de frente com o outro veículo.

As vítimas são os motoristas dos dois automóveis. Eles foram socorridos por uma equipe de resgate da CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, e levados para o Hospital Municipal da Japuíba.

A PRF informou que o trânsito chegou a ficar interditado por meia hora, mas foi normalizado após o socorro às vítimas e a remoção dos veículos.

Homem é flagrado com drogas sintética em ônibus na Dutra, em Piraí

Foto: PRF

Uma ação da PRF prendeu um homem de 23 anos por porte de droga num ônibus que circulava pela Rodovia Presidente Dutra em Piraí. Ele foi flagrado durante abordagem policial no km 233 da BR-116, por volta dás 18h15 de terça-feira, dia 26.

Segundo os policiais rodoviários federais, o homem estava viajando no coletivo que seguia de São Paulo/SP para o Rio de Janeiro e, quando era feito a fiscalização, foi perguntado aos passageiros se traziam algum ilícito consigo ou em suas bagagens, o suspeito, após algumas respostas desconexas, informou ser usuário de maconha. 

Durante revista nas bagagens, foram encontrados nas mãos do homem 37 pinos plásticos contendo canabinóide sintético, droga popularmente conhecida como "droga zumbi', ""maconha sintética", " K2", "Spice". 

O passageiro assumiu ser o responsável pela droga. Foi dada voz de prisão ao jovem, apreendidos os pinos de droga, e a ocorrência foi encaminhada p/ a 94ª DP - PIRAÍ p/ os procedimentos de praxe.

INFORMAÇÃO:

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

Em geral, todas são feitas de maneira parecida: em laboratórios clandestinos, usando produtos químicos com solvente, para imitar os efeitos da maconha — só que numa potência 100 vezes maior que a cannabis natural.

Os canabinoides sintéticos agem nas mesmas regiões do cérebro que o princípio ativo da cannabis natural, o THC, mas são muito mais tóxicos e lesivos.

Essa droga tem um efeito que a literatura chama de efeito zumbi, pessoas perambulando em calçadas, com corpo entorpecido, convulsões, sudorese e os efeitos se prolongam por várias horas.

O "K2" ou "maconha sintética" é para a maconha normal, praticamente, o q o crack é para a cocaína, pois é mais barata, vicia mais rápido e tem efeitos mais nocivos sobre o organismo dos viciados. Tanto q existem relatos de q qdo esse tipo de droga chegou ao Brasil se difundiu primeiro pela Cracolândia em São Paulo/SP.

Duas pessoas ficam feridas em acidente envolvendo dois carros e um caminhão no bairro Três Poços

Um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 31, ficaram feridos em um acidente envolvendo dois carros e um caminhão na manhã desta quinta-feira (27) em Volta Redonda (RJ). A colisão aconteceu na Avenida Paulo Erlei Abrantes, no bairro Três Poços.

Os dois foram socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital São João Batista.

De acordo com a unidade médica, eles passaram por exame de raio-x, foram consultados e receberam alta.

Segundo a Guarda Municipal, o trânsito ficou lento por quase duas horas para o local do acidente ser periciado. Com a conclusão do serviço, os carros voltaram a trafegar normalmente na via.

Trio é preso com arma, munições e drogas em Angra dos Reis

Três traficantes foram presos com vasto material do trafico de drogas em Angra dos Reis. Eles foram pego em flagrante na comunidade de Sapinhathuba II, na tarde desta quinta-feira, dia 27.

Segundo a PM, com o trio foram apreendidos duas pistolas calibre nove milímetros, 25 munições do mesmo calibre, três carregadores de munições, um rádio comunicador, 799 pinos de cocaína, 446 pedras de crack e 100 tiras de maconha.

O caso foi encaminhado a 166ª DP da cidade.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Carros batem de frente no Jardim Amália, em Volta Redonda

Foto: PRF
Um acidente na manhã desta quinta-feira, dia 27, envolvendo dois carros na BR-393 (Rodovia Lucio Meira), no Jardim Amália, II, em Volta Redonda, deixou um mulher ferida.

Segunso as informações da PFE, o Amarok pegou a via sentido Centr da Cidade e o Ford Ka seguia sentido Barra do Piraí.

A vitima foi levitada para o Hospital São João Batista.

O trecho ficou no sistema siga e pare e houve congestionamento.

Volta Redonda adquire mais de 2,3 mil brinquedos para a Educação Infantil

Equipamentos e jogos pedagógicos vão beneficiar mais de 9,6 mil alunos da rede municipal 

Dois mil e trezentos e sessenta brinquedos e jogos pedagógicos foram adquiridos pela Secretaria de Educação de Volta Redonda. São equipamentos para recreação, playground, escorregadores, balanços, entre outros, e irão atender crianças nas 56 unidades escolares que atendem a Educação Infantil Municipal, beneficiando mais de 9.600 alunos. O investimento é de R$ 1.318.525,50. 

Além das peças que serão instaladas em pátios e áreas recreativas, foram adquiridos brinquedos pedagógicos para uso em sala de aula, como: fantoches, quebra-cabeça, bandinha rítmica, blocos de montar, entre outros. 

O objetivo do uso dos brinquedos é estimular o desenvolvimento infantil, por meio da imaginação, brincadeiras, bem como incentivar o lúdico no processo de aprendizagem. A previsão é que todos esses equipamentos sejam entregues em breve nas unidades da rede municipal. 

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, ressaltou que os brinquedos contribuem para a formação das crianças, incentivam o desenvolvimento cognitivo, além de oportunizar o aprendizado através do brincar. 

“O uso destes brinquedos auxilia no desenvolvimento e aprendizado em múltiplas áreas. O ensino envolve esse estímulo que é essencial para as crianças nessa fase. Sem falar nos instrumentos para os profissionais poderem trabalhar com mais qualidade, o que contribui para que a educação seja de qualidade”, frisou o secretário.

Barra Mansa divulga programação de festas rurais

Após dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19, torneios leiteiros e Agrofest são retomados com promessa de agitar o município
O calendário de eventos rurais em Barra Mansa será recheado neste ano de 2023. Haverá três torneios leiteiros - Antônio Rocha, Rialto e Nossa Senhora de Amparo - além da Agrofest, que acontece no distrito de Santa Rita de Cássia. As festividades são tradicionais e retornam após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas prestigiem os quatro eventos.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, destacou a importância das celebrações que já são marcas registradas na cidade e movimentam o setor cultural e econômico.
 
- Os torneios leiteiros além de fazerem parte da história de Barra Mansa, proporcionam uma troca de experiências entres os produtores. São eventos sempre bem organizados, e neste ano, contaremos com novidades. Sabemos a ansiedade que as pessoas estão para a volta dos torneios, e o prefeito Rodrigo Drable está retomando essas festas. A população pode ir tranquila e aproveitar à vontade com toda família - disse o secretário.

Beleza frisou ainda os benefícios que os eventos trazem para os produtores rurais e os distritos. “Nosso foco é no trabalhador rural. Buscamos valorizar os distritos e fomentar a economia local. As festas são muito importantes porque contribuem na geração de renda do homem do campo e divulgam seus trabalhos para a população”, pontuou.  

Programação

Os torneios leiteiros estão agendados nas seguintes dadas:

Antônio Rocha – Dias 01, 02, 03 e 04 de junho.
Rialto – 06, 07, 08 e 09 de julho.
Nossa Senhora do Amparo – 31 de agosto; 01,02 e 03 de setembro.


Agrofest

Já a Agrofest acontece em Santa Rita de Cássia nos dias 03, 04, 05 e 06 de agosto. Neste ano de 2023, a festa irá para sua 14ª edição. O principal intuito é fortalecer a agricultura familiar entre a comunidade.
A festa terá barracas com comidas típicas produzidas pelos produtores locais. Além de incentivar a cultura raiz, haverá ainda apresentações musicais, abertas a toda população.

Volta Redonda conquista primeiro lugar na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, no Rio

Trabalho da Atenção Primária realizado na cidade recebeu a premiação com a melhor avaliação dentre os 70 inscritos
O trabalho na área da Atenção Primária a Saúde de Volta Redonda conquistou o primeiro lugar na avaliação entre os municípios do estado que participaram nessa terça-feira, dia 25, da 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS-Fiocruz, realizada no campus da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Manguinhos, na capital carioca. Foram inscritos mais de 70 trabalhos, sendo 12 classificados para a mostra, com Volta Redonda se destacando em primeiro. 

Realizado pelo Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e pela FioCruz, o evento reuniu representantes da área da Saúde de outros municípios do estado e teve, dentre seus objetivos, promover o intercâmbio das práticas implementadas no SUS (Sistema Único de Saúde). 

A médica de família da SMS, Silvia Mello dos Santos, foi quem apresentou o trabalho realizado na cidade, com o tema “A Reforma da APS em Volta Redonda: o provimento médico de 100% das equipes de Atenção Primária”, que obteve a maior nota (96,5) dada pela Comissão Especial de Avaliação do evento. 

“O trabalho fala da reestruturação da Atenção Primária, de estratégias de gestão para reorganizar a rede que herdamos em 2021. Tínhamos a pandemia, com a Atenção Primária fragmentada, com 40% de cobertura médica na época. Era preciso reorganizar o sistema e fomentar políticas de provimento voltadas para as necessidades dos nossos territórios. Assim começa o incentivo ao desempenho para a lotação médica de 100% das equipes, que culminou em 2023. Não apenas isso, a gestão investiu em infraestrutura, informatização de 100% das unidades, além da descentralização de programas importantes como hanseníase e tuberculose”, contou Silvia. 

Município participará de mostra nacional

Volta Redonda foi premiada ainda com a Curadoria em Saúde do IdeiaSUS, e a experiência do trabalho realizado no município estará entre as práticas que vão representar o estado do Rio na 18ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde). 

A secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, que também é vice-presidente do Cosems RJ, participou da mostra, acompanhada da equipe da SMS. Ela fez parte da mesa de abertura e contribuiu com comentários sobre a experiência de municípios apresentadas durante o evento. 

“A reforma da APS (Atenção Primária à Saúde) está apenas começando. Temos muito para avançar para uma porta de entrada que gere resolução, mas este trabalho mostra que estamos no caminho certo”, disse a secretária Conceição. 

Também participaram do evento representantes de secretarias de Saúde e de regionais dos seguintes municípios: Rio Bonito; Carmo; Miracema; Quissamã; Vassouras; São Pedro da Aldeia; Piraí; Maricá; Petrópolis; Bom Jesus de Itabapoana; Duque de Caxias.

Mutirão realiza mais de 300 cirurgias dermatológicas em hospital de Volta Redonda

Ação vai até o mês de maio com previsão de atender cerca de 700 pessoas que aguardam pelo procedimento
O mutirão de pequenas cirurgias dermatológicas do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, já conta com 333 procedimentos realizados. Com a meta de beneficiar cerca de 700 pessoas, a ação acontece até o mês de maio e é voltada para usuários da rede municipal de saúde que aguardam pela cirurgia. 

“O mutirão é para atender quem está aguardando na fila de espera. Estamos realizando cirurgias constantemente na unidade, de segunda a sexta, após as 16h, e nos fins de semana, para reduzir o tempo de espera para as próximas demandas”, explicou a diretora-geral do hospital, Márcia Cury. 

De acordo com a direção do Hospital do Retiro, das 333 cirurgias realizadas até o momento, 15 pacientes dos que passaram por cirurgia e solicitaram biópsia já estão em tratamento contra o câncer – o que demonstra a importância da retomada do serviço para a identificação precoce de tumores cancerígenos. 

Mutirão

A equipe do mutirão é coordenada pelo cirurgião-geral Reginaldo Marcello Júnior, e formada por mais quatro cirurgiões: um geral, dois plásticos e um dermatológico. As cirurgias são ambulatoriais, feitas em salas apropriadas e os pacientes contam ainda com equipe técnica do centro cirúrgico do hospital. Os pacientes são orientados sobre os cuidados no pós-operatório e recebem alta logo após o procedimento. 

A maioria das cirurgias é para retirada de lipomas, um tumor benigno; carcinomas, tumores que se originam de células da pele; nevos, manchas ou pintas na pele; cistos, que são nódulos subcutâneos; e queloides, calombo que aparece pelo excesso de colágeno (proteína), resultante do processo de cicatrização exacerbada em uma ferida. 

“Essa intensificação no número de cirurgias do Hospital do Retiro, assim como acontece no São João Batista (HSJB), mostra o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em reduzir as filas de espera por procedimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Um trabalho que vem dando resultados e, o mais importante, oferecendo saúde de qualidade a quem mais precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Siderville: penúltimas vigas são içadas em construção de novo acesso ao bairro, em Volta Redonda

Pilares de sustentação já estão concluídos. Alça fará ligação com o elevado da Ponte Alta
A construção do novo acesso ao bairro Siderville, em Volta Redonda, avançou mais uma importante etapa nesta quarta-feira (26). As equipes que atuam na obra içaram o penúltimo lance de vigas sobre os pilares de sustentação da alça de acesso, que vai ligar o bairro ao Elevado Presidente Castelo Branco, no bairro Ponte Alta. 

Os pilares que vão sustentar a pista de rodagem já estão prontos e o início da rampa de acesso já começou a receber a concretagem. Esse trabalho deve continuar nesta quinta-feira (27), com a aplicação de concreto em outro trecho da rampa onde as equipes estão efetuando a amarração das ferragens. 

“A obra está em um ritmo bom e logo a alça será conectada ao viaduto. Além disso, estamos recuperando uma área próxima à rampa de acesso, onde está sendo construída uma nova praça com espaços de lazer e esporte para os moradores”, destacou a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira. 

Viaduto de 200 metros


Com investimento de R$ 3,633 milhões, a obra é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) e prevê a construção de um viaduto de 200 metros, com estrutura de concreto e ferro, ligando a Rua K, no Siderville, ao elevado da Ponte Alta, com duas pistas: uma de entrada e outra de saída. Além da alça de acesso, a praça do bairro por onde o viaduto vai passar será revitalizada, com novo paisagismo, brinquedos e quadra poliesportiva. 

O acesso atual ao bairro Siderville é feito por uma rua acessada pela Via Sérgio Braga, e no local circulam carretas e caminhões, além possuir obstáculos como ultrapassagem da linha férrea, calçamento danificado e poeira constante. A construção do viaduto vai proporcionar mais segurança, atendendo a uma reivindicação dos moradores.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Carro é apreendido por transporte irregular em Volta Redonda

Foto: divulgação
A operação do Detro-RJ, na manhã desta quarta-feira, dia 26, terminou com um carro apreendido em Volta Redonda. O veículo foi flagrado na Vila, altura da Praça Juarez Antunes.

Segundo os agentes, o carro estava com quatro passageiros. Além da apreensão, o veículo foi multado.

Na ação, 13 veículos foram fiscalizados.

Homem é preso por associação ao tráfico de drogas em Volta Redonda

Um homem de 26 anos foi preso nesta quarta-feira, dia 26, em Volta Redonda. 

Segundo a Polícia Federal, contra ele havia um mandado de prisão preventiva por por associação ao tráfico de drogas. O mandado foi expedido pela 2ªVara Criminal em Volta Redonda/RJ, em outubro de 2022.

O procurado foi localizado no bairro Jardim Cidade do Aço.

O homem foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Homem é preso com produtos comprados com cartão clonado em Paraty

Foto: Polícia Civil
Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 26, após ser flagrado recebendo mercadorias adquiridas de forma fraudulenta, em Paraty. O produto de crime está estimado em R$ 210 mil.

Após a investigação sobre uma quadrilha que comprava mercadorias com cartões clonados, os policiais chegaram até o local onde havia um caminhão descarregando os produtos.

De acordo com o delegado Marcello Russo, titular da 167ª DP (Paraty), funcionários da empresa, responsável pela entrega, suspeitarem da fraude e registrarem o caso na 125ª DP (São Pedro da Aldeia). No dia 13 de março deste ano, eles haviam feito uma entrega semelhante em Paraty, na Costa Verde do Rio.

Após a compra, o homem cancelava os cartões. 


Vários produtos foram encontrados armazenados na residência em que o suspeito foi preso.

Castramóvel começa a atender nos bairros de Volta Redonda

Açude é o primeiro local; inscrições podem ser feitas no Cras do bairro a partir desta quinta-feira, dia 27, das 8h às 16h. Serão disponibilizadas 120 vagas de castração
O Castramóvel da Prefeitura de Volta Redonda vai começar a atender nos bairros do município. O Açude será o primeiro local beneficiado com a ação em prol do bem-estar animal. A partir desta quinta-feira, dia 27, os interessados em castrar seu cão ou gato devem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Açude 1, das 8h às 16h, para fazer o agendamento.

Serão oferecidas 120 vagas de castração gratuita, divididas da seguinte forma: 20 (vagas) para cadelas até 10kg; 20 (vagas) para cadelas até 20kg; 40 (vagas) para gatas (fêmea) e 40 (vagas) para gatos ou cães (macho). As cirurgias vão acontecer de 8 a 19 de maio, das 8h às 17h, no bairro.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janaina Soledad, destacou que todos os bairros de Volta Redonda serão comtemplados com o castramóvel.

“A prefeitura vai divulgar o cronograma completo do castramóvel em breve nas redes sociais, com as próximas localidades que serão atendidas. O castramóvel ficará 15 dias em cada bairro e as pessoas poderão fazer o cadastro nos Cras”, disse.

O castramóvel foi adquirido pela prefeitura, por meio de licitação com emendas parlamentares do então deputado federal Antônio Furtado e da deputada Soraya Santos. A licitação ocorreu após projeto de lei
autorizativo do vereador Paulo Conrado, de reuniões com os vereadores Renan Cury e Paulinho AP.

Obra é realizada para evitar alagamentos no bairro Três Poços

Primeira parte da nova rede de drenagem do Córrego Vila Rica está praticamente concluída e vai beneficiar moradores e escola
Os trabalhos para construção de uma nova rede de drenagem nas imediações do córrego Vila Rica estão avançando no bairro Três Poços, em Volta Redonda. A primeira etapa, que consistiu na substituição de manilhas antigas por novas estruturas com maior diâmetro, está praticamente concluída. O manilhamento neste trecho, que corta a Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, está pronto e as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) começaram nesta semana a fazer os novos muros de
contenção no leito do córrego.

Segundo a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, simultaneamente ao reforço na contenção do terreno foi iniciado o trabalho para melhorar a drenagem também no entorno da Escola Municipal Marizinha Felix. A unidade educacional mantida pela Prefeitura de Volta Redonda sofre há anos com problemas de infiltração, umidade excessiva e mofo, prejudicando as condições físicas do prédio, bem como influenciando no dia a dia dos alunos.

“Os alagamentos no Córrego Vila Rica e os problemas na Escola Marizinha Félix são históricos e não tinham uma solução fácil. Estamos refazendo toda a drenagem no local, colocando novas manilhas e preparando o terreno para que estes mesmos problemas não voltem a acontecer. Apesar de ser um trabalho bem complexo, as nossas equipes estão trabalhando em um ritmo muito bom, inclusive no último feriado fizemos plantão aqui”, disse Poliana.

A secretária afirmou ainda que a região Sul Fluminense passou por um longo período de chuvas, que teve início em outubro e durou até o meio de abril, o que atrasou o andamento de muitas obras, além de ter prejudicado a manutenção.

"Estamos torcendo muito para que o tempo firme, pois o trabalho na chuva rende menos. Se tivermos dias seguidos de sol, podem ter certeza de que vamos deixar a cidade toda arrumada", disse Poliana.

Ruas dos bairros São Luiz, Conforto, Sessenta e Vila Mury tem sinalizações revitalizadas

Serviço contínuo garante a fluidez e a segurança de motoristas e pedestres. Trabalho deve ganhar fôlego com período de estiagem 

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) está realizando a revitalização da sinalização de ruas de Volta Redonda. O objetivo é garantir maior fluidez e a segurança de motoristas e pedestres.

Entre os locais onde os serviços já foram executados estão o bairro São Luiz - em toda a Avenida Crisóstomos Torres (principal via da localidade); a Rua Nossa Senhora da Conceição (antiga Rua 4), Rua 2 e transversais, no Conforto; no bairro Sessenta, que recebeu a pintura de sinalizações de advertência, como os quebra-molas, por exemplo; e Vila Mury, que recebeu uma atenção especial no cruzamento entre as ruas José Alves Pereira e Oswaldo Cruz. 

“Por se tratar de um cruzamento, este da Vila Mury, tínhamos neste trecho registros de alguns acidentes. O que fizemos foi reforçar a sinalização de regulamentação e de advertência, com isso esperamos que a situação se resolva. Até porque naquele trecho não há como haver a inversão de sentido da via e nem mesmo a instalação de um semáforo, pois é uma via de baixo fluxo. Vamos monitorar. Caso seja necessário, iremos tomar outras providências", afirmou o secretário da STMU, Paulo Barenco. 

Barenco ressaltou que a tendência é que a revitalização da sinalização, um trabalho contínuo da STMU, ganhe fôlego por conta do período de estiagem. 

“Estamos avançando por diversos bairros. É uma manutenção contínua que realizamos e a tendência é que este trabalho de revitalização continue avançando para outros bairros e regiões, dando prioridade às vias de maior fluxo”, comentou.

Aumenta para 105 o numero de policiais que atuarão no Proeis em Volta Redonda

Oficiais estão participando de mais um curso promovido pela prefeitura, por meio da Ordem Pública, em parceria com o programa Segurança Presente 
Cento e cinco policiais militares estão recebendo curso para prestar serviços ao Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) para atuarem em toda a cidade de Volta Redonda. A capacitação, que começou nessa segunda-feira (24), dura três dias e é ministrada pelo coordenador do Programa Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério, na sede da Semop, na Ilha São João. 

O curso faz parte de um convênio entre a Semop e a Polícia Militar, mostrando que o policiamento é diferenciado e feito por meio da pessoalidade, pertencimento, análise de mancha criminal dos bairros e planejamento antecipado. O objetivo é mostrar que a segurança pública está presente em toda a cidade, que o cidadão perceba esse fato e passe acionar sempre que achar necessário. Serão mais cinco viaturas, com dois policiais militares e um guarda municipal em cada uma. 

“Vamos fazer uma polícia cidadã, para que a população tenha a confiança cada vez maior nos nossos policiais e participe ativamente, denunciado os atos ilícitos”, enfatizou o major Silvério. 

“Serão mais cinco viaturas, 105 policiais militares e 20 guardas municipais para se somar às duas viaturas que já estão à serviço do Proeis e que têm a aprovação dos comerciantes e cidadãos locais. O atendimento precisa ser feito com paciência, dar oportunidade sem ser omisso e estar em todos os bairros. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade, e é com essa parceria que vamos fazer de Volta Redonda uma cidade cada dia melhor para se viver”, disse secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Volta Redonda já disponibilizou tratamento público à base de cannabidiol a 17 pacientes

Cidade é uma das primeiras do país a oferecer cannabis medicinal pelo SUS; evolução das pessoas em tratamento é acompanhada por grupo de estudos
Carregada de emoção e esperança, Vanderléia Monteiro Ferrão recebeu nesta semana um medicamento à base de canabinoides, através do SUS (Sistema Único de Saúde), em Volta Redonda. O medicamento é para o tratamento do filho, Renato Ferrão, de 32 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi o 17º paciente na cidade a receber do governo municipal, de graça, o óleo que ajuda a controlar os sintomas do Autismo, Parkinson e Alzheimer. O medicamento é importado dos Estados Unidos e Volta Redonda é um dos primeiros municípios do país a oferecer cannabis medicinal pelo SUS. 

Vanderléia revelou ter tido medo do tratamento à base de canabinoides, devido ao preconceito, até que resolveu aceitar a prescrição médica e viu avanços na qualidade de vida do filho. 

“Estávamos tentando vários outros medicamentos e ele teve duas crises de se autoagredir. Aquilo acabou comigo. Para mim foi um choque tão grande, chorei bastante e voltei ao consultório médico e falei: ‘Quero tentar, porque não quero ver o meu filho assim’, e nunca mais ele teve. Todas as mães que eu tenho contato dizem: 'santo cannabis', porque ele veio para ajudar a gente e a eles a terem uma vida melhor”, disse Vanderléia, que chegou a desembolsar cerca de R$ 500 para a compra de um frasco do óleo que durava em média um mês; desta vez a previsão é que o uso do produto chegue a três meses. 

Outra que também recebeu o medicamento em casa foi a moradora do Retiro, Irene Silva de Oliveira. O óleo à base de canabinoides vai ajudar a neta dela, Beatriz Oliveira da Costa, de 27 anos – que sofre de epilepsia, devido a uma paralisia cerebral –, a ter maior qualidade de vida. Atualmente, a jovem trabalha como designer gráfica em casa, com auxílio de uma cadeira de rodas motorizada. 

“Ela sente muita dor se fica sem este medicamento, se debate muito com os braços. Como ela fica trabalhando o dia todo no computador, ajuda ela também; porque se ela ficar muito tempo parada, sentada na cadeira, sente muita dor. O sentimento é de alívio, em saber que eu não preciso de comprar”, disse Irene, que revelou pagar aproximadamente R$ 550 no medicamento e que chegou a suspender o tratamento, por causa do valor que impactava no orçamento familiar. 

“Isso aí é uma coisa muito boa que o governo está fazendo e o prefeito Neto, que é uma pessoa muito boa. Na área da Saúde, ele foi o melhor prefeito e fico muito grata por esta força, porque a gente não pode comprar mesmo. Fico muito feliz e ela também. Eu conheço o sorriso dela quando está feliz”, completou. 

Acompanhamento de pacientes e cadastro

Inicialmente, estão sendo atendidos pacientes com epilepsia refratária, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, acompanhados nos serviços especializados na rede pública: Policlínica da Melhor Idade, Policlínica da Cidadania (Neurologia) ou Follow-Up e Centro Especializado de Reabilitação (CER III). A prioridade é para aqueles que não respondem aos tratamentos convencionais e que tenham indicação médica. 

“Estamos constantemente buscando modernizar, melhorar a saúde pública em nossa cidade. Investir em novas alternativas de tratamentos legais, assim como em estruturas mais acolhedoras e acessíveis, e na qualificação de nossos profissionais, é uma missão que tenho à frente da secretaria de Saúde e que está melhorando a vida de quem precisa dos cuidados oferecidos pela rede pública”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. 

Todos que receberam o medicamento à base de canabinoides estão sendo acompanhados por professores da área da saúde do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), principalmente de Medicina. O objetivo é ver a evolução com o tratamento. Representantes da indústria farmacêutica One Lab CBD de Las Vegas, Nevada (EUA) estão indo à casa dos pacientes passando orientações sobre o uso do produto. 

Quem se encaixa neste perfil pode procurar atendimento na Comissão de Farmácia e Saúde, na Policlínica da Cidadania – localizada no segundo andar do estádio Raulino de Oliveira, no bairro Jardim Paraíba. O setor funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h. O local conta com uma assistente social e uma farmacêutica para poder atender a essas pessoas e cadastrá-las.

Concilia Volta Redonda: mutirão de negociação fiscal acontece até 21 de junho

Os moradores de Volta Redonda terão oportunidade de negociar e pagar suas dívidas relativas a tributos e taxas municipais até o dia 21 de junho. O Programa Concilia é uma parceria entre Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e prefeituras, e promete facilitar o pagamento dos débitos, oferecendo vantagens ao contribuinte.   

Em Volta Redonda, o atendimento é realizado em guichês localizados na Prefeitura, no bairro Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados em participar devem agendar atendimento pelo site da prefeitura (voltaredonda.rj.gov.br), ou pela Central de Atendimento Único (CAU): 156.

O contribuinte que optar por pagar a dívida em uma única parcela terá desconto de 90% em juros e multas. Também é possível parcelar o débito em 12, 24 ou 36 vezes, com descontos em juros e multas respectivos de 80%, 70% e 60%. As parcelas não podem ser menores do que R$ 200 para pessoa física e R$ 500 para empresas.

Os débitos fiscais que originaram a distribuição de execuções fiscais em tramitação na Central da Dívida Ativa da Comarca de Volta Redonda também poderão ser abrangidos pelo Concilia.

Psicóloga arrecada mais de 50 mil de reais em menos de 24h para tratamento de câncer, em Volta Redonda

Em menos de 24 horas, a psicóloga Francieli Marque Seabra, de 25 anos, conseguiu o recurso necessário para realizar a operação da retirada do tumor do cérebro pela rede particular. Isso foi graça aos esforços de amigos e familiares que realizaram um campanha para arrecadar recursos financeiros. A meta era arrecadar R$ 50 mil e, no momento desta publicação, chegou a R$ 52 mil.

Moradora do bairro Vale Verde, em Volta Redonda, ela está lutando contra o câncer. Como o SUS (Sistema Único de Saúde) tem uma fila de espera, ela corre contra o tempo e fará agora o procedimento numa unidade particular. “Ela segue tratamento no INCA (Instituto Nacional do Câncer), mas para cirurgia eles não têm vaga e nem previsão”, diz os amigos, no texto na Vakinha On-line.

– Ela está tendo convulsões, perda de visão e até mesmo controle de si. Fran é uma menina linda, recém formada e com um futuro lindo que, infelizmente, a doença está sendo interrompido por essa doença terrível – disse a nota divulgado pelos amigos e familiares. “Contamos com a ajuda, tanto financeira quanto em oração”.

A vakinha pode continuar e quem puder ajudar a jovem, pode acessa o link da vakinha on-line: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cirurgia-para-retirar-tumor-no-cerebro

Dupla suspeita de tráfico é presa com drogas no bairro Água Limpa, em Volta Redonda

Dois traficantes – que não tiveram a identidade divulgada – foram presos nesta terça-feira (25) em Volta Redonda. Eles foram capturados no bairro Água Limpa após uma denúncia anônima da população. Os dois são do complexo Senador Camará, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo informações da Polícia Militar, a dupla veio para reforçar o tráfico de drogas do bairro de Volta Redonda, que vem sofrendo uma onda violência nos últimos meses com uma série de homicídio.

Junto com os dois, foram encontradas mais de 220 cápsulas de drogas – entre cocaína, maconha e crack. O material e a dupla foram levados para a delegacia de Volta Redonda (93º DP), onde o caso foi registrado.

Preso o suspeito de matar idoso a tiros em Barra Mansa

O jovem Jonathan Donizete Saldanha, vulgo “Bebel”, de 21 anos, foi preso por suspeita de matar um idoso de 65 anos na ultima segunda-feira, dia 24, em Barra Mansa. O crime aconteceu no bairro Vila Independência, onde ele também foi preso.

A prisão foi efetuado para Polícia Militar e Civil após um trabalho de investigação após informações do Disque-Denúncia.

Ele foi capturado numa casa abandonada na Rua Enezir José Gonçalves. Preso em outras oportunidades, o suspeito estava na condição de evadido do Sistema Penitenciário, desde 2022, quando passou para regime semiaberto, e não retornou mais a sua unidade prisional.

Contra ele, havia um mandado de prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais, por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, com uma condenação de seis anos e dez meses de prisão.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à 90ª DP (Barra Mansa), onde foi cumprido o mandado de prisão e tomadas as medidas cabíveis sobre o caso. O preso será encaminhado a uma unidade prisional da SEAP, onde ficará à disposição da Justiça, a fim de cumprir o restante da pena imposta pelo Judiciário.

Três homicídios são registrados em menos de 24h na cidade de Barra Mansa

Em menos de 24 horas, a cidade de Barra Mansa registrou o três homicídios. O último aconteceu na Rua José Henrique Baptista, no bairro Jardim Primavera. A vítima dói Lucas Adriano Ezequiel, de 25 anos.

Os policiais foram até o endereço após uma denúncia de disparo de arma de fogo. Chegando, a vitima já estava sem vida e o óbito foi constatado por profissionais do Samu. Segundo informações de testemunhas, os autores do assassinato estavam  num carro branco que, em seguida, fugiu em alta velocidade.

Na noite de segunda-feira (24), outros dois homicídios foram registrados: nos bairros Vila Independência e Siderlândia. As vítimas tinham 58 e 65 anos. Nos três casos, um inquérito na Polícia Civil foi aberto para apurar a autoria, a motivação e a circunstância do crime.

Idoso tem pé amputado ao ser atingido por trem em Barra Mansa

Um idoso, que não teve a identidade divulgada, teve um pé amputado após ser atingido por um trem no início da noite desta terça-feira (25) em Barra Mansa. A ocorrência foi na passagem de nível, próxima à Ponte dos Arcos, no Centro da cidade.

Ele foi socorrido pela ambulância do Samu e levado para Santa Casa de Misericórdia. A unidade médica não informou estado de saúde dele. Porém, segundo informações de testemunhas, ele estava consciente apesar da amputação.

O maquinista parou no momento do acidente e a empresa MRS reforça que os pedestres precisam ter atenção nas passagens de níveis de Barra Mansa.

Estrada irregular é descoberta pela polícia em Angra dos Reis

Uma estrada aberta irregularmente foi descoberta pela polícia nesta terça-feira, dia 25, após uma denuncia, em Angra dos Reis.

Segundo os agentes, havia a supressão de vegetação em área de preservação permanente no Bracuí.

Na Estrada Beira Rio, a denúncia mencionava a utilização de uma máquina retroescavadeira, e, durante fiscalização, constatou a existência de uma estrada ainda sem asfaltamento, com cerca de 800 metros de extensão, mas sem que houvesse pessoas trabalhando. 

Ainda segundo os policiais, foi verificado o dano ambiental de uma área com 10 mil metros quadrados, já que além da estrada, foi possível observar árvores de grande e médio porte cortadas, arrancadas pelas raízes. 

O local está inserido em uma área de preservação permanente lei de 2012 e na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

terça-feira, 25 de abril de 2023

Mais de 8 milhões de reais são destinados a obra de reforma do aeroporto de Resende

Verba foi destinada para melhorias que permitirão que o município volte a realizar voos comerciais e noturnos

A Prefeitura de Resende recebeu um aporte de R$ 8.291.927,14 destinado ao investimento no aeroporto municipal. O valor foi repassado por meio do Ministério da Fazenda.

O investimento será utilizado para o recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista do aeroporto e na construção de um novo terminal de passageiros. Ademais, o valor também será destinado às obras do Ecoparque; iluminação de balizamento noturno, instalação de estação meteorológica, além da reforma geral (troca de todo telhado, elétrica, hidrossanitário, pintura geral, etc.)

Com as melhorias, a expectativa é que o aeroporto possa receber voos comerciais e noturnos e se torne uma importante porta de entrada para a região.

Homem é morto a tiros em Barra Mansa

Um homem foi morto a tiros entre o fim da tarde e o começo da noite de segunda-feira (24) em Barra Mansa (RJ). O crime aconteceu na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no bairro Siderlândia.

A vítima, de 59 anos, já estava sem vida quando a Polícia Militar chegou ao endereço.

Uma equipe da perícia esteve no local para ajudar a Polícia Civil nas investigações. Em seguida, o corpo foi removido pelos bombeiros para o Instituto Médico Legal de Volta Redonda, cidade vizinha.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa e está sendo investigado. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

MP constata irregularidades em abrigo para crianças e adolescentes em Angra dos Reis

O Ministério Público realizou uma reunião para tratar de irregularidades encontradas na Casa Abrigo da Criança e do Adolescente Roger Agnelli, em Angra dos Reis. Foi proposto a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a procuradoria-geral do município para que os problemas fossem sanados, e a minuta deve ser enviada em aproximadamente 30 dias. O evento aconteceu no ultimo dia 19.

Durante uma vistoria realizada no dia 21 de março pelo MPRJ, com auxílio do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça (GAP/MPRJ) e acompanhamento da equipe técnica do CRAAI Angra dos Reis, foram verificadas diversas irregularidades na instituição de acolhimento. Dentre elas, constatou-se que não há enfermeiros na instituição desde o início do ano de 2023, e que o quadro de Recursos Humanos está defasado, o que tem impactado negativamente na rotina do abrigo. Segundo a Prefeitura, a retirada dos enfermeiros ocorreu por uma demanda do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), de modo que são os cuidadores - nem sempre com conhecimento técnico para tanto - os responsáveis em administrar e armazenar adequadamente os medicamentos.

Atualmente, o local tem capacidade para atender, no máximo, 20 crianças e adolescentes, mas contava com 34 acolhidos na data da inspeção. De acordo com o relatório, o dormitório para meninas de 06 a 12 anos encontra-se desativado por não haver educador social em número suficiente para fazer o monitoramento do ambiente, razão pela qual elas têm dividido o mesmo dormitório das meninas de 12 a 18 anos de idade, hoje superlotado.  

Também foram encontrados cômodos em mau estado de conservação: armários sem portas, ausência de travesseiros, maçanetas quebradas, janelas escoradas por pedaços de madeira, aparelhos de ar-condicionado danificados e banheiro sem chuveiro. No berçário, para crianças de 0 a 5 anos, 13 bebês ocupavam 10 berços/camas infantis com lençóis sujos. Na noite anterior à fiscalização realizada pelo Ministério Público, dois destes acolhidos recém-chegados ao abrigo dormiram em colchões no chão por não haver mobiliário suficiente.

Apesar do silêncio dos funcionários quando da inspeção, chegou ao conhecimento do MPRJ que um adolescente fugiu do abrigo depois que descobriram que ele supostamente havia cometido abuso sexual contra uma criança nas dependências da instituição, fato que está sendo apurado. Pela análise dos livros de ocorrência do abrigo - ainda em andamento - foi observado que existem relatos de abusos entre acolhidos pelo menos desde o ano de 2022, de modo que a omissão dos agentes públicos envolvidos está sendo investigada pelo Ministério Público.

Um outro problema é a cobertura vacinal: a vistoria constatou que dez crianças/adolescentes possuem esquema vacinal incompleto, já que a rede municipal de Saúde não oferece as vacinas para HPV, febre amarela e tríplice viral, dentre outras. O abrigo informou que fez contato com a secretaria e aguarda retorno.

Operação termina com foragido preso em Angra dos Reis

A operação da PM, na manhã desta segunda-feira, dia 24, terminou com um homem em Angra dos Reis (RJ). A ação contra o tráfico de drogas aconteceu nos bairros Areal e Banqueta.

Segundo a PM, contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva em aberto por furto e tentativa de roubo.

Além da prisão, foram apreendidos dois simulacros de arma de fogo (um aparentando ser de fuzil e o outro, de pistola), roupas camufladas e uma algema.

Os policiais também retiraram das ruas um carro e 18 motos irregulares. A ação contou com o apoio de agentes da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Paraty.

O preso e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil de Angra dos Reis. Já os veículos foram levados para o pátio da cidade.

Essa é mais uma da série de operações que serão realizadas por tempo indeterminado pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange quatro batalhões e uma companhia independente.

Volta Redonda debate mobilidade urbana nesta quinta-feira (27) com a população

Seminário gratuito no auditório da prefeitura também fará eleição para conselheiros do Comutran
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) de Volta Redonda promove nesta quinta-feira (27), das 16h às 20h, o Seminário de Mobilidade Urbana de Volta Redonda – Semob/VR 2023. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento acontecerá no auditório da prefeitura – Palácio 17 de Julho, bairro Aterrado. O objetivo é apresentar à população o tema da Mobilidade Urbana Sustentável no âmbito local, e retomar as atividades do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Volta Redonda (Comutran). 

“Vamos promover palestras de capacitação e é importante essa participação da sociedade para construirmos políticas públicas voltadas para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana em geral em nossa cidade”, afirmou o secretário da STMU, Paulo Barenco. 

A programação da primeira parte do seminário terá abertura; exposições educativas e informativas sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a situação da Mobilidade Urbana em Volta Redonda. 

Eleições para o Comutran 

Durante o seminário serão realizadas as eleições para escolha dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho de Transporte e Mobilidade Urbana (Comutran) nos próximos dois anos. Eles exercerão o controle social das atividades do conselho. 

As inscrições para se candidatar terão início no intervalo do seminário. Em seguida haverá apresentação dos candidatos ao conselho, a votação, apresentação dos candidatos eleitos e o encerramento. 

Requisitos – Qualquer pessoa poderá participar do Semob/VR23. Quem quiser participar da votação para conselheiro do Comutran, na condição de eleitor ou como candidato a conselheiro, deverá possuir mais de 18 anos e apresentar documento de identidade (CPF ou RG) até as 19h, no local do evento. Para a função de conselheiro, também é necessário atender ao Fórum integralmente e comprovar residência em Volta Redonda. 

Comutran

O Comutran, de acordo com o Decreto Municipal Nº 14.878/18, e suas alterações, será composto por 15 membros e respectivos suplentes, com mandato de dois anos, sendo: cinco representantes da administração pública municipal; cinco da sociedade civil organizada (a serem eleitos no Semob/VR 2023); cinco membros representando o setor de transportes.

Hospital São João Batista registra queda de mortalidade

De 2020, quando a unidade médica chegou a correr risco de fechar as portas, até 2023, números de mortes caíram cerca de 50%; avanços em equipamentos, tecnologia e profissionais contribuem para HSJB voltar a ser referência

Os investimentos em equipamentos, tecnologia e profissionais vêm dando resultados positivos no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. De 2020 a 2023, a média mensal de internações subiu de 583 para 871. Apesar desse aumento no número de internações, a taxa de mortalidade, que era de 6,7% em 2020, caiu para 3,7% em 2023 – uma redução de cerca de 50%.

Outro ponto positivo foi a média de atendimentos diários no HSJB, que também cresceu, mostrando uma maior capacidade da unidade. Em 2023, são 6.639, enquanto que nos anos anteriores foram 5.453 e 5.450 – 2022 e 2021, respectivamente. Um aumento de pouco mais de 20%.

Os dados refletem após os investimentos em profissionais capacitados atrelados à aquisição de aparelhos mais modernos, voltados para aumentar a segurança dos procedimentos cirúrgicos e a reabilitação, vêm garantindo uma redução no tempo de internação de pacientes pós-cirúrgicos que, em média, chega a cinco dias (atendendo a todos os protocolos médicos e fisioterapêutico). Antes o período era de 14 dias.

Estes números são ainda mais expressivos, porque o Hospital São João Batista é uma referência em traumato-ortopedia, atendendo pacientes de toda a região e ainda pessoas de fora do estado. Por exemplo, quando há um acidente em qualquer rodovia que corta o Sul Fluminense, o caminho natural é o HSJB, o que denota sua credibilidade e importância.

O diretor-geral do hospital, Sebastião Faria, ressaltou a série de investimentos realizados pela direção, que vão desde a compra de novos equipamentos, mobiliários, até a melhoria das condições de trabalho, sendo favorecida pela gestão transparente.

“Estamos modernizando todo o parque tecnológico do hospital com o objetivo de agilizar e aumentar a segurança nos procedimentos cirúrgicos. Adquirimos um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quatro bisturis elétricos, dois novos aparelhos de anestesia recentemente. Esses últimos, da marca Drager, estão presentes nos centros cirúrgicos dos melhores hospitais do país, como o Albert Einstein, Sírio Libanês e unidades da Rede D’Or. Estamos trabalhando muito para tornar o São João Batista um espaço cada vez melhor para quem busca atendimento e para quem atende”, ressaltou o diretor Sebastião Faria.

HSJB: do risco de fechar a ampliação

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou os avanços obtidos no HSJB em pouco tempo e garantiu melhorias em um futuro breve.

“Quando assumimos a prefeitura em 2021, este hospital estava sob intervenção judicial. Por pouco não fechou as portas. Graças a um trabalho muito sério, a realidade hoje é outra. A partir do mês que vem começam as obras de ampliação do HSJB; com 40 novos leitos pós-cirúrgicos e de tratamento intensivo, graças a nossa parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem muita coisa para fazer, mas estamos trabalhando muito para deixar Volta Redonda cada vez melhor”, finalizou Neto.

Saae-VR finaliza etapa da obra e inicia planejamento do asfalto na Beira-Rio

Autarquia está realizando testes nos mais de cinco quilômetros da nova rede de abastecimento. Via também receberá melhorias de revitalização

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) finalizou, nesse domingo (23/4), mais uma etapa da obra de construção da nova rede de abastecimento de água da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio. O serviço envolveu a interligação da nova rede em três pontos: ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte; trecho embaixo da Ponte Dr. Murilo Cesar dos Santos (bairro Niterói); e Rua Otávio, no Retiro. No total, são mais de cinco quilômetros de nova tubulação para beneficiar cerca de 130 mil moradores nos bairros atendidos pela rede. 

De acordo com a equipe técnica responsável pela obra, os próximos passos são a fixação com concreto nas curvas onde foram feitas as interligações; a ligação da nova rede à ETA Belmonte; o início dos testes da nova tubulação e limpeza da rede; a conclusão da interligação na Avenida do Comércio; e a finalização da descarga sob a ponte Dr. Murilo Cesar dos Santos. 

O diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, explicou que, além das intervenções finais na rede, outras ações estão acontecendo em paralelo para revitalizar a Beira-Rio, como o planejamento para que a via seja asfaltada. 

“Vamos no reunir com a empresa que venceu a licitação para asfaltar a Beira-Rio e definirmos a montagem do canteiro de obras, planejando e programando o início do asfaltamento. É uma obra complexa, que deve ser feita de maneira ágil e com segurança, além de minimizar ao máximo os impactos no trânsito”, contou PC. 

Revitalização

PC disse ainda que toda a Avenida Beira-Rio receberá melhorias para que seja revitalizada. Segundo ele, uma equipe fará uma vistoria geral na via, verificando a situação da ciclovia e dos quiosques; calçadas; alambrados; bancos; iluminação e condições das árvores. Participarão profissionais do Saae, da secretaria de Infraestrutura (SMI) – incluindo o Deip (Departamento de Iluminação Pública), da secretaria de Ordem Pública (Semop), do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). 

“Estamos realizando um pente fino na área fora da pista. A iluminação já fez todo o levantamento da situação. Os demais profissionais se reúnem nesta semana para caminhar na avenida, anotando todos os serviços. Em seguida, vamos definir em conjunto as atividades. Queremos devolver a Beira-Rio em condições de uso no menor tempo possível. 

Obra prevê rede adutora em dois trechos

Do total de 5.274 metros de rede adutora de água potável previstos no projeto da nova rede de água da Beira-Rio, 4.614 metros foram construídos no trecho compreendido entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte e o bairro Niterói, com diâmetro de 600 mm em ferro fundido. Também foram feitos 660 metros de rede a partir do bairro Niterói até a esquina da Avenida Sávio Gama com Rua Otávio, no bairro Voldac, com diâmetro de 500 mm também em ferro fundido. 

São cerca de R$ 13 milhões em investimentos, sendo aproximadamente R$ 2,8 milhões de mão de obra, que se somam ao valor estimado dos materiais utilizados: R$ 10 milhões.