Rádio Acesa FM VR: 2022-11-27

sábado, 3 de dezembro de 2022

Saae-BM anuncia paralisação da ETA Nova neste domingo

Medida é realizada todos os meses para manutenção e limpeza dos tanques de tratamento do local
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) anunciou que  neste domingo, dia 04, serão realizados trabalhos de manutenção, higienização e limpeza nos tanques de tratamento da ETA Nova (Estação de Tratamento de Água ), no período de 5h às 13h. O serviço é realizado em todos os primeiros domingos do mês.

Com o início dos serviços, os seguintes bairros poderão ser momentaneamente afetados com a possível falta de água: Abelhas II; Ano Bom; Bocaininha; Boa Sorte; Bom Pastor; Cantagalo; Cotiara; Getúlio Vargas; Goiabal; Jardim Alice; Jardim Boa Vista; Jardim Central; Jardim Monique; Jardim Primavera; Jardim Roselândia; Km 4; Lot. Entanha; Lot. Harmonia; Lot. Jardim Marilu; Lot. Santa Lúcia; Lot. Santa Maria I, II e III; Lot. São Paulo; Lot. São Vicente; Lot. Sofia; Morada da Colônia I e II; Piteiras; Roselândia; Santa Clara; Santa Izabel; São Domingos; São Francisco de Assis; São Genaro; São Judas Tadeu; São Luiz; São Pedro; São Silvestre; Saudade; Siderlândia; Vila Independência; Vale do Paraíba; Vila Brígida; Vila Coringa; Vila Delgado; Vila Maria; Vila Nova; Vila Orlandélia; Vila Principal; Vila Ursulino; Village do Sol e Vista Alegre.

O Saae-BM pede a compreensão dos usuários e o uso consciente de água até que os serviços voltem à normalidade. Em caso de dúvidas, entre em contato através dos telefones (24) 3512-4333 ou 115.

Dez quilos de drogas são apreendidos no bairro Siderlândia

Foto: 28º BPM - VR
Um ação da PM terminou com drogas apreendidas na manhã deste sexta-feira, dia 2, no bairro Siderlândia, em Volta Redonda.

O material foi localizado abandonado na Rua Angra dos Reis. Ao todo foram 9 tabletes de maconha (7kg), quatrocentos e quatro trouxinhas de maconha (1kg), duas bolas de plástico de cocaína (2kg), e cento e vinte e três pinos de cocaína (um grama).

Os agentes chegaram ao local após denuncia anônima.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Moto é flagrada com chassi e motor raspados em Volta Redonda

Ação ocorreu no bairro Retiro, após agentes perceberam que o veículo transitava na via sem placa
Um homem de 19 anos foi encaminhado à delegacia de polícia após ter sido flagrado conduzindo uma Honda vermelha sem placa e que está com os números do chassi e motor raspados. O homem foi preso por receptação e o veículo permaneceu na DP. O fato ocorreu nessa quinta-feira (1).
 
Os agentes estavam em patrulhamento pela Avenida Waldir Sobreira Pires, no bairro Retiro, quando tiveram a atenção voltada para a moto, que transitava pela via sem placa. Ao ser abordado, o condutor afirmou não possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma fiscalização no veículo revelou que os números de chassi e motor estavam raspados, dando indícios de se tratar de produto de crime.

Casos de Covid-19 aprensentam números de queda no Rio

Secretaria de Saúde alerta sobre importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos pela doença
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que os indicadores da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25.11), apresentam tendência de redução. A análise considera os dados registrados nas semanas epidemiológicas 46 (13 a 19 de novembro) e 47 (20 a 26 de novembro).  No período analisado, o número de casos por início dos sintomas registrado por semana passou de 31.764 para 13.487, o que representa uma redução de 57,53%.

As taxas de positividade de antígeno e RT-PCR também apresentam tendência de queda. Entre os dias 20 e 26 de novembro, foram realizados em média 10 mil testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 468 exames por dia, com positividade de 35%. Na semana de 13 a 19 de novembro, a positividade dos testes de antígeno estava em 32% e a dos exames de RT-PCR, em 40%.

- Os indicadores da Covid-19 estão começando a apresentar uma redução, o que poderá ser confirmado na próxima semana. Apesar disso, o número de internações ainda segue com estabilidade, principalmente de pessoas com 60 anos ou mais. Por isso, fazemos um alerta para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal retornem aos postos de saúde para receber a imunização. As vacinas são seguras e ajudam a evitar casos graves, internações e óbitos pela doença – reforçou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual tiveram queda de 15% no período analisado. Na semana de 20 a 26 de novembro, foram registrados 2.757 atendimentos, sendo 2.610 em adultos. Já na semana de 13 a 19 de novembro, foram 3.256 atendimentos, sendo 3.074 em adultos.

As solicitações de leitos para tratamento da Covid-19 apresentaram redução na semana de 20 a 26 de novembro, com uma média de 26 pedidos por dia, sendo 14 para UTI e 12 para enfermaria. Na semana de 13 a 19 de novembro, a média de solicitações era de 32 leitos por dia, sendo 18 para enfermaria e 14 para UTI. Na onda causada pela variante Ômicron em janeiro e fevereiro deste ano, a média diária de solicitações de leitos chegou a 177, incluindo enfermaria e UTI. E no pico da onda causada pela variante Gama, em março de 2021, essa média diária chegou a 422 solicitações.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

Vacinação - Na semana passada, o estado do Rio de Janeiro alcançou a marca de mais de 40 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. O dado equivale a 88% da população com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda dose ou dose única. Embora o número de pessoas que receberam as duas primeiras doses ou a dose única do esquema vacinal tenha atingido um percentual importante da população, mais de 1,3 milhão ainda não retornaram aos postos para receber a segunda dose. O mesmo ocorre com as doses de reforço. A primeira dose de reforço já foi disponibilizada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, mas apenas 7,9 milhões receberam o imunizante. Isto mostra que mais de 5 milhões ainda precisam tomar o primeiro reforço. A segunda dose de reforço começou a ser aplicada em julho deste ano e já está liberada para pessoas com 18 anos ou mais. Até o momento, apenas 3,4 milhões receberam este reforço, faltando aproximadamente 3 milhões de pessoas serem imunizadas.

Em agosto, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde encaminhou às secretarias municipais de Saúde nota técnica nº 221/2022 do Ministério da Saúde (MS) sobre a aplicação da 3ª dose de reforço da Covid-19 para pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais. Além das duas doses do esquema primário vacinal, essa população deve ser imunizada com mais três doses de reforço.

As crianças de 3 a 11 anos também estão incluídas na campanha de imunização contra a Covid. Por enquanto, esse público recebe apenas as duas primeiras doses do esquema vacinal. Crianças de 3 a 5 anos podem receber as vacinas Coronavac ou Pfizer pediátrica. O Ministério da Saúde também disponibilizou a vacina Pfizer baby para bebês de 6 meses a menores de 3 anos que tenham comorbidade.

Papai Noel chega à Vila Nova e atrai dezenas de famílias em Barra Mansa

Evento contou com apoio da Prefeitura, Fundação Cultura Barra Mansa e entidades

A magia do Natal já envolve moradores de Barra Mansa. Nesta quinta-feira, 1º/12, várias crianças e seus familiares puderam prestigiar o clima natalino com a visita do Papai Noel ao bairro Vila Nova. A apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade deixou o encontro ainda mais encantador. A atividade faz parte da programação de fim de ano planejada pela prefeitura, em parceria com a Fundação Cultura (FCBM), Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista).

O morador Roberto Drummond esteve presente na visita do ‘bom velhinho’ e disse que o momento foi ‘inesquecível’. “O Papai Noel passando por nosso bairro é uma iniciativa ímpar dos envolvidos. Foi gratificante ver a alegria das nossas crianças hoje”.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, reiterou o significado destes eventos às crianças e aos moradores. “Abrimos o Natal em grande estilo. Realizar atividades nos bairros faz parte de nossa política cultural de descentralização. Dessa forma, contribuímos com o comércio local e chegamos onde o povo está. Fizemos uma festa bonita e é só o começo. Ainda vem muita coisa legal por aí”, adiantou Bravo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Agressor de mulher é preso em Barra Mansa

Policiais civis da 90ª DP (Barra Mansa) prenderam, nesta quarta-feira (30/11), um homem acusado pelo crime de lesão corporal na forma da Lei Maria da Penha.

A prisão aconteceu depois que a vítima procurou a delegacia para informar ter sofrido agressões pelo companheiro. Ela apresentava lesões aparentes. Os agentes, então, diligenciaram ao endereço fornecido e fizeram a captura do acusado, que confessou o crime.

O autor foi conduzido à distrital, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, e depois ao sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

Operação é realizada contra organização criminosa em Barra Mansa

O Ministério Público, com o apoio da Polícia Civil do Estado, deflagrou, nesta quinta-feira (01/12), a segunda fase da operação “Robgol”. O objetivo é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços ligados a sete integrantes de uma organização criminosa de Barra Mansa, voltada ao comércio de grandes quantidades de entorpecente e à prática de lavagem de dinheiro.    

Após a deflagração da primeira fase da operação “Robgol”, em maio de 2021, a investigação foi desmembrada e deu-se início à segunda fase, para apurar os principais fornecedores de drogas do estado de São Paulo para as principais cidades do Sul Fluminense, além de outros membros da organização criminosa, inclusive os responsáveis pela lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, uma das pessoas denunciadas seria a responsável pelo envio de drogas da cidade de Mogi das Cruzes/SP para as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, além da Capital Fluminense, que teria lavado cerca de R$ 35 milhões em cinco anos utilizando-se de revendas de gás e água mineral no interior paulista.  

A denúncia destaca que “toda essa estrutura destinada ao crime foi instituída e se mantém com o objetivo de lucrar cada vez mais com a mercancia ilícita de entorpecentes, intento que só pode ser obstado com a prisão dos integrantes da organização criminosa, diante do risco evidente de reiteração criminosa”.  

A primeira fase da operação “Robgol” foi iniciada após a apreensão de 37 kg de cocaína, realizada pela Polícia Rodoviária Federal em uma abordagem da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de Barra Mansa. Na ocasião, os agentes federais identificaram que o material entorpecente tinha como origem a cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo, e como destino as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e outras localidades na região Sul Fluminense.  

Além da decretação da prisão e busca e apreensão nas residências dos principais envolvidos, o Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital deferiu ainda o arresto e sequestro de bens da organização criminosa, consistentes em cerca de R$ 35 milhões em contas bancárias, um automóvel de luxo e fazendas utilizadas para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Operação retira mais 11 veículos com irregularidades das ruas em Volta Redonda

Operação integrada também removeu bancas de jornais que estavam desativadas e causando sensação de insegurança a moradores

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), o 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e a agentes do programa Segurança Presente trabalharam de forma integrada, entre os dias 21 e 27, com ações em diversos bairros. O saldo da operação 'VR em Ordem' foi: 11 veículos levados ao Depósito Público Municipal, sendo seis motos e cinco automóveis, por várias irregularidades, além de duas bancas de jornais.

As seis motocicletas tinham irregularidades como: veículos sem placas, condutor sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estacionamento irregular com obstrução de calçada, após denúncia ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Já os cinco automóveis apresentaram os seguintes problemas: veículo estacionado em frente a garagens, após denúncias ao Ciosp; veículo estacionado em vaga reservada para pessoa com deficiência (PCD) e
veículo em estado de abandono em via pública.

As bancas de jornais foram alvos de muitas reclamações ao Ciosp por parte de moradores e frequentadores, informando que estavam desativadas e servindo de banheiro; para uso de substâncias
entorpecentes, além de atrair bichos peçonhentos, por conta do acúmulo de sujeira e lixo. Uma banca estava sobre a Praça Jaime Martins, no bairro Santo Agostinho, e a outra se encontrava na calçada da Rua Luiz Correa, no bairro Barreira Cravo.

'As ações das forças de segurança estão por toda a cidade e sem data para terminar. Parabéns aos agentes que nas ruas têm feito a diferença, deixando a cidade em ordem e mais segura', afirmou o
secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Base Integrada de Segurança Pública está com obras a todo vapor em Volta Redonda

Local vai abrigar agentes da Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar para reforçar a segurança dos bairros Retiro e Aterrado

As obras de reforma e adequação do imóvel que abrigará a Base Integrada de Segurança Pública em Volta Redonda, localizada em frente à Subprefeitura do Retiro, estão a todo vapor. O local servirá de reforço à segurança dos bairros Retiro e Aterrado.

O posto contará com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Guarda Municipal (GMVR) e da Polícia Militar (PM), sendo que estes últimos estarão trabalhando dentro do regime do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança) ? que permite a contratação de PMs nos dias de folga, para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas.

"Na Base Integrada os agentes terão acesso às imagens das câmeras de monitoramento dos dois bairros, que irão auxiliar na garantia de mais segurança aos comerciantes e às populações do Retiro e do Aterrado", explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Volta Redonda inicia ações para marcar o Dia Internacional da Luta contra a Aids

Nesta quinta, dia 1/12, testes rápidos para diagnóstico do HIV serão oferecidos em todas as unidades de saúde e no CDI

A partir desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda vai promover uma série de ações para marcar o Dia Internacional da Luta contra a Aids. A
campanha nacional ?Dezembro Vermelho? é uma forma de gerar mobilização na luta contra o vírus HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Nesta quinta-feira, todas as 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF) e o Centro de Doenças Infecciosas (CDI) vão oferecer o teste rápido para o HIV, das 8h às 16h. O CDI funciona na Rua Dionéia Andrade Faria, número 329, bairro Aterrado.

Ainda dentro do cronograma de ações, no dia 6 de dezembro haverá uma palestra no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Belo Horizonte, com o tema ?O que são IST/HIV/Aids?. Na segunda semana de dezembro outras apresentações serão realizadas nas empresas Vincol e Excelsior.

De acordo com a coordenadora do Programa IST/HIV/Aids, Rejane Maria de Queiroz e Silva, a estratégia da testagem busca ampliar o diagnóstico e possibilitará o aconselhamento e encaminhamento dos casos positivos para tratamento.

"A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e pode ser transmitida por meio da troca de fluidos corporais como, por exemplo, sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. Não acontece por meio de interações comuns do dia a dia como abraçar, beijar, dividir objetos ou até mesmo alimentos. A infecção com o HIV não tem cura, mas tem tratamento e pode evitar que a pessoa chegue ao estágio mais avançado, que é quando o sistema imunológico se encontra bem debilitado, desenvolvendo, assim, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Diferente do que muitos pensam ser, HIV positivo não é o mesmo que ter Aids", disse.

Serviço:
Dia: 1/12;
Teste rápido para HIV, das 8h às 16h;
Em todas as UBSs e UBSFs, além do CDI.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Prefeitura de Volta Redonda atua na limpeza e desobstrução de vias após fortes temporais

Cidade registrou volume de 92mm de chuva em menos de 24h 
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Defesa Civil e da secretaria de Infraestrutura (SMI), vem atuando desde as primeiras horas desta quarta-feira (30) para limpar e desobstruir vias atingidas pelas fortes chuvas registradas na noite dessa terça-feira (29). O município registrou duas pancadas de fortes chuvas: a primeira com 70mm de volume, e a segunda com 22 mm – total acumulado de 92mm em menos de 24h. Foram contabilizadas 12 ocorrências até o momento. O Rio Paraíba do Sul está 30 cm acima no nível normal. 

O trabalho da SMI envolve limpeza das vias e outros espaços públicos, e as equipes também estão desinfetando algumas casas. Os bairros Dom Bosco e São Sebastião registraram alagamentos por conta dos temporais, o que foi intensificado com a subida do nível do Ribeirão do Inferno, que corta a região e inundou alguns locais. Por conta da sujeira e da lama, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dom Bosco precisou ser fechada pela manhã para a limpeza do local. 

No bairro Mariana Torres um barranco caiu por volta de meia-noite, mas às 3h o acesso ao bairro já havia sido desobstruído pelas equipes da prefeitura. 

Adoção de atos seguros durante período de chuvas 

A Defesa Civil orienta toda a população de Volta Redonda sobre a adoção de atos seguros durante o período de chuvas. Alguns deles são: não ocupar ou jogar lixo em áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas; não realizar escavações, aterros ou construções irregulares, sem acompanhamento de responsável técnico; evitar transitar ou trafegar no período de chuva forte ou em local alagado. 

“Nunca procure abrigo debaixo de árvores. Observe qualquer alteração estrutural em sua residência. E lembre-se: precisando sair da sua residência por qualquer cenário de ameaça, desligue o gás de cozinha, a rede elétrica, pegue documentos, remédios e busque um local seguro. Acione a Defesa Civil, através do telefone 199”, orientou Rubens Siqueira.

Chuvas: Barra Mansa registra pontos de alagamentos e deslizamento de terra

Equipes de diversas Secretarias Municipais atuam em diversos bairros e distritos desde a noite desta terça-feira, dia 29

As Secretarias de Ordem Pública (SMOP), Manutenção Urbana (SMMU), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Barra Mansa seguem na manhã desta quarta-feira, dia 30, com várias frentes de trabalho atendendo ocorrências causadas pelas chuvas que atingiram o município na noite de ontem. O Saae também participa da ação nos bairros e distritos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, foi registrado um volume de chuva acima do esperado.

“Os nossos dados pluviométricos marcaram nas últimas 24 horas uma média de 37 milímetros de chuva por hora, superando a nossa expectativa que era de 25 milímetros. Foi uma chuva intensa que atingiu nossa região. Ainda na noite de terça-feira nós já iniciamos os atendimentos. Ressalto que durante a madrugada não tivemos nenhum registro”, disse João Vitor da Silva Ramos.

Ainda segundo a Defesa Civil, as principais ocorrências foram registradas no bairro Ano Bom e nos distritos de Rialto e Amparo. “Nesta manhã estamos com todas as equipes em Amparo, onde registramos o transbordamento do Rio Turvo. Prestamos apoio a uma senhora que teve sua casa atingida, mas ela já foi deslocada par a casa do filho e vamos encaminhá-la à Assistência Social, pois acabou perdendo móveis devido ao alagamento. Nós tivemos uma queda de árvore que interditou o acesso a Rialto, mas ainda na noite de ontem nossas equipes fizeram a desobstrução da via”, pontuou João Vitor, acrescentando: 

“Já na Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom, nós tivemos um deslizamento de terra, que além de obstruir a via, resultou no atolamento de cinco carros. Com a ajuda das equipes da Secretaria de Manutenção Urbana, nós desatolamos todos os veículos e realizamos a retirada do material para que o trânsito pudesse fluir”.

Na manhã desta quarta-feira as equipes da Manutenção Urbana e Saae trabalham na limpeza nos pontos mais críticos da cidade. “Estamos com equipe trabalhando na estrada Santa Rita/Amparo e que em seguida irá para Amparo atender as ocorrências. Nossas equipes também trabalham nos bairros Roselândia, Apóstolo Paulo e Jardim Marajoara fazendo a remoção de lama. O Saae está atuando na limpeza de vias. Todos estão mobilizados no atendimento das demandas”, concluiu o secretário da SMMU, Cesar Carvalho.

Aniversário: Guarda Municipal de Barra Mansa comemora 75 anos

Esta terça-feira, 29, é de celebração para os profissionais da corporação

A Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM) comemora seu aniversário de 75 anos nesta terça-feira, dia 29 de novembro. A corporação foi criada no município em 1947, a partir da Lei nº 08, e conta hoje com um efetivo de 127 guardas e 10 vigias. Os seguintes grupamentos compõem a Guarda Municipal de Barra Mansa: Ambiental, Trânsito, Patrimonial, Ronda Escolar, Patrulha da Mulher e Programa de Educação no Trânsito (PET).

O comando da Guarda chegou a ser extinto em 1961, mas sua função permaneceu. Em 1990, através da lei nº 2.355, o comando foi reorganizado com a criação do regulamento interno e do curso de formação de guardas municipais, além da chegada de novas viaturas, equipamentos e fardamento.

De acordo com a Lei Federal 13.022/14, por meio do Art. 3º, a Guarda Municipal deve garantir a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; o patrulhamento preventivo; o compromisso com a evolução social da comunidade; e o uso progressivo da força.

O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, integra já há 31 anos o quadro da corporação.
 “Hoje pra mim é um motivo de muita honra. Hoje estou como comandante de uma instituição que eu respeito e que me abraçou desde o início. Parabéns a cada guarda que tem desempenhado seu papel de forma brilhante”.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, congratulou também os guardas municipais nesta data.

“A Guarda Municipal de Barra Mansa celebra junto o carinho e dedicação que tem com o município e nossa sociedade. Atuando com foco em assistir nossa população, protegendo, organizando nossa cidade, atuando em prédios públicos, na prevenção ao crime, na educação ao trânsito, no combate à violência contra mulher, entre outras diversas atuações. Nossos munícipes podem contar sempre com nossa Guarda Municipal”.

O prefeito Rodrigo Drable aproveitou a data para enaltecer os profissionais que desempenham um trabalho de grande relevância para o bom funcionamento da cidade.

“A Guarda de Barra Mansa é composta por homens e mulheres extremamente dedicados e comprometidos. Ao longo dos anos eles têm construído uma história memorável e respeitosa. Na comemoração destes 75 anos eu rendo as minhas homenagens a cada servidor que se dedica ao município”.

ATENDIMENTO
A Guarda Municipal de Barra Mansa presta atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, podendo ser acionada por meio dos telefones (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.

Manutenção preventiva paralisa abastecimento em Rio Claro nesta quarta-feira (30)

O fornecimento de água na cidade de Rio Claro, no Sul Fluminense, será interrompido nesta quarta-feira (30) para a realização da manutenção preventiva no sistema de abastecimento da região. Entre 7h e 17h, equipes da Rio+Saneamento irão fazer a limpeza dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Centro do município. A unidade é responsável por abastecer todos os bairros do primeiro distrito.

O serviço havia sido programado para o último fim de semana, no período noturno, mas o tempo chuvoso provocou o adiamento da manutenção.

Enquanto o serviço estiver em andamento, também será necessário paralisar a captação de água. O abastecimento será retomado assim que a limpeza for concluída. 

Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela paralisação temporária do sistema. Como nem todos têm reservatórios, a Rio+Saneamento orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo neste período. 

Em caso de dúvidas, a população de Rio Claro conta com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.

Barra Mansa abre Chamada Escolar EJA 2023

Inscrição para a Educação de Jovens e Adultos acontecerá de maneira online até o próximo dia 09

A Prefeitura de Barra Mansa abriu inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para ingresso até o 9° ano do ensino fundamental. A Chamada Escolar estará disponível de maneira online até o dia 09 de dezembro para quem tiver idade mínima de 15 anos. A inscrição pode ser feita pelo site barramansa.rj.gov.br.

A assessora pedagógica da EJA, Cristiane Queiroz, destaca que a modalidade recebe estudantes que tiveram, em sua trajetória de vida, o acesso à educação interrompido por diversos motivos.

A EJA cumpre também essa função social de possibilitar o envolvimento dos educandos jovens, adultos e idosos nas práticas escolares, garantindo-lhes o acesso aos saberes em suas diferentes linguagens, intimamente articulado com suas necessidades, expectativas e trajetórias de vida.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Cabine de carreta é arrancada durante acidente em Barra do Piraí

Foto: PRF
Dois acidente envolvendo duas carretas ocasionou o arranque de uma das cabines e seguida outra carreta também se envolveu após não consegui parar a tempo no km 263 da Rodovia Lucio Meira - Rodovia do Aço -, em Barra do Piraí.

Segundo a PRF, o acidente aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 29, na altura do distrito de Dorândia, e envolveu também dois carros.

Três vítimas foram encaminhadas ao Hospital.  

Uma carreta encontrava-se sem carga, outra carregada de cerveja em garrafas, outra carreta com carga não identificada. 

A rodovia ficou totalmente interditada.

O HB20 e uma GM Robust foram atingidas pelas caixas de cerveja mas ninguém se feriu.

A vitima (condutor da carreta que soltou a cabine) foi para o Hospital São João Batista de Volta Redonda.

Cerca de 10 km de congestionamento em ambos os sentidos.

Quem não votou no primeiro turno tem até quinta-feira (1º) para justificar

Justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica
Eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, realizado no dia 2 de outubro, têm até a próxima quinta-feira (1º) para justificar a ausência às urnas. A justificativa deve ser feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS), ou pelo sistema Justifica, no site do TRE-RJ.

O requerimento de justificativa deve conter dados pessoais (nome, inscrição do título, domicílio eleitoral), bem como uma descrição detalhada dos motivos da ausência às urnas e documento comprobatório dos fatos relatados na justificativa (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros). O exame da justificativa é feito pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Para quem preferir justificar a ausência ao pleito de forma presencial, é preciso imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) - pós-eleição  no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, após o preenchimento, levar a qualquer  zona eleitoral.

A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também tem igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Segundo turno

Quem não votou no segundo turno das eleições, em 30 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação, tem até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição separada.

Multa

Após encerramento do prazo, quem não votou e nem justificou a ausência em cada turno da eleição deverá regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral por meio do pagamento da multa no valor de R$3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de multa por ausência às urnas pode ser obtida no site do TRE-RJ ou perante qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).

A GRU Digital obtida no sítio eletrônico do TSE e dos TREs pode ser paga por Pix ou cartão de crédito. Quem preferir pagar diretamente no banco deve prestar atenção ao valor da multa, valores inferiores a R$50,00 são pagos exclusivamente no Banco do Brasil.

Torcedores acompanham a vitória de 1x0 do Brasil sobre a Suíça

Gol que garantiu a vitória e levou o público ao delírio foi marcado aos 37’, do segundo tempo, pelo volante Casemiro

Torcedores acompanharam na tarde desta segunda-feira (28), na Fazenda da Posse, em Barra Mansa, o jogo da Seleção Brasileira contra a Suíça. A partida teve um primeiro tempo frustrante, com jogadas amarradas e sem gols. A rede só foi balançada aos 18 minutos do segundo tempo, com o primeiro gol de Vinícius Jr., anulado na sequência devido ao impedimento de Richarlison na origem da jogada. O gol que classificou a Seleção Canarinho para as oitavas de final e levou a torcida ao delírio foi marcado aos 37, pelo volante Casemiro.

Na plateia, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhou atentamente as jogadas. O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, que também assistiu ao jogo no local, destacou a presença dos jovens e famílias. “A Prefeitura, através da FCBM, adequou a área externa da Fazenda da Posse para receber os espectadores durante as partidas da Seleção Brasileira no Mundial. Estamos realizando eventos de qualidade, com serviços de food trucks Urbana Comida de Rua, chopp artesanal, telão, DJ e música ao vivo. Tudo isso tem reunido famílias e em especial, os jovens.” 

A professora Suellen Silva, comentou sobre o jogo. “Foi uma partida truncada e tensa, mas a vitória veio. Enquanto o gol não chegava, eu e minha família aproveitamos o circuito gastronômico estruturado aqui na Fazenda da Posse. Tudo muito bom”.

O comerciário Thauan Labarba disse que ficou com o ‘coração nas mãos’  ao acompanhar a partida. “Comi as unhas, gritei, pulei, mas o alivio e o grito de vitória vieram quando o juiz apitou, encerrando o jogo”. 

Após o jogo, quem levou a plateia ao delírio foi o cantor Petriz e o DJ Gustavo Peixoto.

SEXTA-FEIRA TEM MAIS ‘SUA COPA É NA FAZENDA DA POSSE’

Na próxima sexta-feira (02 de dezembro), a expectativa de Marcelo Bravo é repetir o sucesso de público durante o evento ‘Sua copa é na Fazenda da Posse’, quando o Brasil encara a Seleção de Camarões. “O jogo começa às 16 horas, no entanto, os portões da Fazenda serão abertos às 14 horas para receber ao público. Além do circuito gastronômico, teremos a apresentação do OP Samba. Vale lembrar que a entrada é gratuita”.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Ação de secretaria retira motos irregulares de ruas em Vota Redonda

Operações foram realizadas em oito bairros do município

O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, e o subsecretário da Pasta, subtenente Amauri Pego, estiveram à frente das operações de fiscalizações realizadas na última sexta-feira (25), de forma integrada entre agentes da Semop (secretaria de Ordem Pública), da Guarda Municipal (GMVR) e do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM). 

As ações aconteceram em oito bairros. Quatro motos foram recolhidas ao Depósito Público Municipal por diversas irregularidades. O secretário comentou sobre o trabalho realizado: 

“Tive a oportunidade de operar à noite com a nossa equipe e com a GM e PM, pois entendemos que a segurança pública que a população precisa são ações continuadas e efetivas, logicamente respeitando as atribuições de cada corporação. Nossos alvos foram as motos sem placas, ‘barulhentas’, e bares que ocupam a via pública com mesas e cadeiras”, disse Luiz Henrique. 

As ações foram no Retiro, Açude, Vila Rica-Tiradentes e Três Poços, Dom Bosco, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, São Luiz e Colina.

Covid-19: Secretaria de Saúde de Barra Mansa reforça importância da vacinação

Manter o esquema vacinal em dia, diante da circulação de nova subvariante da Ômicron, garante que doença tenha sintomas leves nos infectados
Por conta da alta nos casos de Covid-19 com a circulação da subvariante da Ômicron, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa ressalta mais uma vez a importância da população manter o seu esquema vacinal atualizado. 
 
Mesmo diante do aumento de casos da doença na cidade, o imunizante contribui para que os sintomas se apresentem de forma leve. Prova disso é a baixa nas internações e, consequentemente, no número de mortes.

Apesar da ampla divulgação do calendário de vacinas e diversas propagandas sobre a importância da imunização, muitos munícipes ainda não tomaram todas as suas doses programadas, atrasando os seus esquemas vacinais e prejudicando a si mesmos.

Confira abaixo como está o esquema vacinal contra Covid-19 no município:

- 1ª Dose: população ou crianças a partir de 6 meses de idade;
- 2ª Dose: agendadas
- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes;
- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses;
-5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta doses.
 
As doses são aplicadas em todos os postos de saúde da cidade.

Desconto no IPTU 2023 pode ser solicitado até quarta-feira em Volta Redonda

Isenção de até 50% beneficia aposentados e pensionistas. Atendimento é feito no Furban-VR, das 12h às 17h, e pela internet 

O desconto de até 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023 em Volta Redonda pode ser solicitado por aposentados e pensionistas até a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro. Quem ainda não solicitou o benefício pode comparecer à sede do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), em prédio anexo à prefeitura, no Aterrado, das 12h às 17h. A solicitação do desconto também pode ser feita pela internet, por meio do site voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu. 

“Na segunda-feira, dia 28, especificamente, o atendimento presencial será das 7h às 12h, conforme o decreto municipal que definiu o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo”, explicou a diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Gabriela Borges. 

Para solicitar a isenção de até 50% de desconto, é preciso preencher alguns requisitos: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) que deseja solicitar o desconto; não possuir débitos em aberto com a prefeitura, inclusive o IPTU 2022 precisa estar quitado completamente no dia da solicitação do desconto. 

A diretora do Departamento de Impostos Imobiliários orienta que, se possível, os contribuintes deem prioridade para o atendimento pela internet, para evitar aglomerações. 

“O cidadão pode fazer o pedido de onde ele estiver pela internet, que é uma ferramenta mais cômoda, prática e que agiliza o processo de isenção; além de evitar aglomeração de pessoas. Quem não conseguir pelo formato online, temos os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e a Subprefeitura do Retiro para auxiliar nesse processo, e recomenda-se a utilização de máscaras de proteção”, disse Gabriela. 

Quem tiver dificuldade no acesso à internet e quiser solicitar o desconto de forma online pode ir até ao Cras mais próximo ou à Subprefeitura do Retiro – Avenida Antônio de Almeida, nº 46, Retiro. Outras informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 156 - Central Única de Atendimento (CAU).

84 pistolas são apreendidas com dois homens na Dutra, em Piraí

Foto: PF
Dois homens foram presos em flagrante na manhã de sábado, dia 26, transportando 84 (oitenta e quatro) pistolas na rodovia Presidente Dutra, na altura de Piraí, município do Sul Fluminense.

O armamento estava oculto na bagagem dos dois homens, que saíram de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro. As pistolas, que se encontravam com a numeração raspada, foram localizadas durante fiscalização realizada por policiais lotados na Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ).

Para localização das pistolas apreendidas, os policiais federias contaram com o apoio do cão farejador Athos, também lotado na Delegacia.

De acordo com o apurado até o momento, as armas seriam destinadas à facção criminosa que controla o tráfico de drogas na comunidade da Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Os presos foram conduzidos à Superintendência Regional da PF no Rio para a formalização do auto de prisão em flagrante e responderão pelo crime de porte ilegal de armas de fogo, cuja pena pode chegar a seis anos de prisão.

domingo, 27 de novembro de 2022

Brasil x Suíça: Barra Mansa terá telão e shows nesta segunda-feira

Jogos da Copa do Mundo de outras seleções e shows também agitaram o final de semana na Fazenda da Posse

A Fazenda da Posse, no bairro Barbará, está recebendo durante a Copa do Mundo o Circuito Gastronômico ‘Sua Copa é na Fazenda da Posse’. Nesta segunda-feira, a partir das 12h, os portões serão abertos para o jogo do Brasil contra a Suíça, que começa às 13. Após a partida haverá shows com Petriz e o DJ Gustavo Peixoto.

A festa é promovida pela Fundação Cultura Barra Mansa (FCBM) e pela Urbana Comida de Rua e conta com shows, telão para os jogos, área para as crianças, food trucks e cervejas artesanais. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Durante este final de semana também teve programação especial na Fazenda da Posse. Neste domingo, dia 27, além dos jogos da Copa do Mundo de outras seleções, os presentes curtiram os shows de Tottem e Love Myself. Já no sábado, dia 26, a festividade foi cancelada por conta das chuvas. A expectativa dos organizadores é que cerca de cinco mil pessoas circulem pelo evento.

Programação:
Segunda-feira, dia 28/11:
12h - abertura,
13h - Brasil X Suíça,
15h - Petriz,
DJ Gustavo Peixoto.

Homem é flagrado com placas de veículo sem documentação

Foto: PRF

Policiais rodoviários federais, durante fiscalização de combate ao crime no km 233 da Rodovia Presidente Dutra, na altura do posto PRF de Caiçara, em Piraí, abordou um Nissan, com placas de Belo Horizonte, na noite de sexta-feira, dia 25, quando havia o motorista de 34, uma mulher de 25, e mais dois homens de 25 e 48 anos.

Aos agentes, o condutor informou que estava dando carona através de um aplicativo de carona. Ao ser realizada revista no interior do veículo foram encontradas 33 placas veiculares padrão Mercosul sem números (caracteres) e sem nota fiscal. O condutor alegou ser representante comercial, mas, não apresentou qualquer documento comprobatório de vínculo empregatício ou como representante de alguma empresa, nem as notas fiscais do produto transportado; também, alegou q as placas seriam de amostras, sem código QRCode, mas, algumas placas possuíam o referido códigocódigo e sem a inscrição de amostra. 

Diante dos fatos, os indivíduos juntamente com as placas apreendidas foram encaminhados à 94ª DP - Piraí para os procedimentos legais cabíveis.

Defesa Civil realiza simulação de acionamento de sirenes e evacuação no bairro Metalúrgico

Atividade teve o objetivo de preparar a população em caso de risco durante o período de chuvas

A Defesa Civil de Barra Mansa, a pedido do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, realizou na manhã deste sábado, 26, uma simulação do acionamento das sirenes e a evacuação das famílias que se encontram em áreas de risco no bairro Metalúrgico, na região Leste. O teste durou cerca de uma hora e meia e teve a participação de mais de dez famílias da localidade, que colaboraram com os procedimentos necessários. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também participou do evento e orientou as famílias presentes em como proceder caso necessitem ser assistidas pela pasta.

A ação teve o objetivo de preparar toda a cidade, principalmente as áreas de risco, para o período de chuvas que se aproxima com o final de ano. A testagem dos equipamentos é importante para que caso haja algum problema, ele seja detectado antes do período de chuvas para que a empresa responsável possa ser acionada para corrigir as falhas.

O coordenador da Defesa Civil do município, João Vitor da Silva Ramos, destacou o papel das famílias no sucesso da atividade. “Nós tivemos boa participação da comunidade, todos os acionamentos funcionaram em perfeito estado. Não tivemos nenhum problema técnico com nosso equipamento e nem com nenhum dos agentes envolvidos. Além disso, as rotas de fugas estão bem delimitadas. O evento realmente foi um grande sucesso”, disse.

João Vitor Ramos ainda ressaltou que neste teste a população e as instituições puderam compreender os procedimentos para uma possível situação de risco. “Esses simulados acontecem anualmente e a população do Metalúrgico agora já sabe os procedimentos para uma possível evacuação da área de risco em uma situação de crise no período de chuvas. As sirenes são acionadas em caso de risco de desabamento e escorregamento de encostas”, explicou.

O vereador Deco acompanhou todo o procedimento e parabenizou os responsáveis pela iniciativa, já que a Região Leste é historicamente atingida pelas chuvas neste período. “É muito importante a manutenção destes equipamentos tendo em vista que a Região Leste, em período de chuva, sofre com fortes alagamentos e deslizamentos de terra. Com os equipamentos funcionando, a população não vai ser pega de surpresa e vai ter a oportunidade de saber caso haja risco e consigam, assim, se proteger”, disse.

Em caso de emergência ou demandas para a defesa civil, a população pode entrar em contato com o órgão através dos telefones 199 ou (24) 3028-9370.

Tempo chuvoso adia manutenção na Estação de Tratamento de Água de Rio Claro

As chuvas que atingem a região Sul Fluminense desde a última quinta-feira (24) provocaram o adiamento da manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água de Rio Claro. O serviço, que seria executado neste sábado (26) e domingo (27), ao longo da noite e da madrugada do dia seguinte, foi remarcado para a próxima quarta-feira (30), entre 7h e 15h. 

Durante o período, as equipes da concessionária irão fazer a limpeza dos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Centro de Rio Claro, responsável pelo abastecimento de todos os bairros do primeiro distrito do município. 

Para realizar a manutenção no sistema, será necessário interromper a distribuição de água tratada para toda a região enquanto o serviço estiver em andamento. O fornecimento será retomado assim que a limpeza for concluída. 

Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela redução temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a Rio+Saneamento orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo neste período. 

Em caso de dúvidas, a população de Rio Claro conta com os canais de atendimento da Rio+Saneamento: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.