Rádio Acesa FM VR: 2021-10-03

sábado, 9 de outubro de 2021

Barra Mansa vai receber 100% dos alunos no ensino presencial a partir do próximo dia 18

Bandeira epidemiológica amarela possibilita a presença de todos os estudantes em sala de aula

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O cenário epidemiológico da Covid-19 em Barra Mansa está na bandeira amarela, o que representa risco leve em relação à propagação da doença. Esta situação permite o retorno de 100% dos alunos às aulas presenciais na cidade. As escolas municipais, estaduais e particulares já se preparam para receber os estudantes, a partir do próximo dia 18. A proposta foi apresentada ao governo municipal nesta terça-feira, 05, durante reunião do Comitê de Retorno Seguro às Aulas realizada no gabinete do prefeito Rodrigo Drable. O encontro contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima e do secretário de Educação, Marcus Barros.

“Barra Mansa faz parte do percentual de 1% de cidades do país que retomaram as aulas em março deste ano. Isso foi possível graças ao trabalho contínuo das Secretarias Municipais de Educação e Saúde e também do Comitê que pesquisou, analisou e trabalhou arduamente para que pudéssemos ter cada vez mais alunos em sala de aula. Protocolos foram atualizados conforme as bandeiras de risco em relação à Covid-19 iam mudando. Retomamos o ensino no formato híbrido (presencial e remoto)  quando a bandeira era laranja (risco moderado) e agora estamos aptos a dar mais um passo com a bandeira amarela”, destaca Marcus, também integrante do Comitê.
 
A Presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana de Fátima Campos Vieira, disse que os espaços físicos das unidades de ensino serão adequados para receber a totalidade dos alunos, que todos os protocolos de segurança sanitária deverão ser cumpridos e que, caso os pais não concordem com o retorno dos alunos às aulas presenciais, o ensino remoto será mantido até o fim deste ano.

“A atualização dos nossos protocolos baseada nas orientações da Secretaria Municipal de Saúde, nos permitem afirmar que as escolas não voltarão a fechar, mas sim receber todos os alunos de forma segura. Claro que se a cor da bandeira de risco de contágio mudar, se o risco de propagação da doença estiver em outro nível, reduziremos o número de crianças no modo presencial. Lembrando que este retorno 100% tem que ser outorgado pelos pais e que o ensino remoto ainda será uma opção até o dia 31 de dezembro de 2021. Manteremos todas as medidas de higienização necessárias”, destacou Morgana.

RETORNO SEGURO

A decisão de retorno seguro às aulas presenciais está sob orientações e dados da Secretaria Municipal, Estadual e do Ministério da Saúde. “Barra Mansa realiza uma pesquisa de controle epidemiológico semanal, além da realizada a nível estadual. O trabalho desenvolvido nos permitiu alcançar a bandeira amarela. O risco de contágio é leve, mas isso não significa que a pandemia acabou. Precisamos manter as medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e álcool em gel. Estamos empenhados para que o risco de contágio em nossa cidade se mantenha baixo até ser nulo, mas se a realidade voltar a ser a bandeira laranja, 75% dos alunos retornarão às salas de aula. O amarelo já nos permite os 100%”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.

A vice-prefeita Fátima Lima relembrou o pioneirismo do governo municipal em criar mecanismo para possibilitar o retorno às atividades, inclusive as educacionais:

“Como tivemos que nos reinventar! Passamos um tempo necessário em casa e também por uma transição de retorno às atividades. Para assegurar os trabalhos na Educação e gerenciarmos a crise causada também a este setor, criamos o Comitê de Retorno Seguro às Aulas. A doença não acabou; não podemos nos descuidar, mas ela está sob controle em nosso município. Que nós possamos conhecer a qualidade da Educação em Barra Mansa, o importante trabalho que desenvolvemos para a sociedade. Somos atores desta história. Fizemos muitas coisas, mas ainda temos muito a fazer. E só fizemos porque temos pessoas engajadas”, destacou Fátima.

Em nome do Prefeito Rodrigo Drable, que estava cumprindo outra agenda no município, a vice-prefeita parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos nos trabalhos que possibilitaram o 100% dos alunos em formato presencial nas escolas.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

O Vereador Jefferson Mamede, que é presidente da Comissão Parlamentar de Educação da Câmara, também integra o Comitê de Retorno Seguro às Aulas e o Conselho Municipal de Educação,  aproveitou o encontro para entregar aos membros do Comitê uma Moção de Congratulação pelos trabalhos que permitiram o retorno seguro dos alunos às escolas.

“Este Comitê foi criado há um ano, em outubro de 2020. Ele é composto por um colegiado misto, com representantes das Redes Públicas e Privada de Ensino; da Secretaria de Saúde; de profissionais da Educação e pais. Estou muito feliz em fazer parte deste Comitê e também do Conselho e Comissão da Câmara. Espero contribuir ainda mais com nossa cidade”, disse Mamede; parabenizando o prefeito Rodrigo Drable “por sua visão empreendedora e iniciativa em criar esse colegiado para continuar avançando de forma organizada e traduzindo os interesses da população”.


Novos membros do Conselho Municipal de Educação são empossados

Antes da reunião que tratou o retorno presencial de 100% dos alunos às escolas, aconteceu a posse do Conselho Municipal de Educação, biênio 2021-2023. De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, o Conselho é um importante parceiro na construção de políticas públicas educacionais:
“Um grupo bem constituído que sustenta nossas ações. Líderes passam, mas a política pública consolidada deve continuar, pois através delas, metas e planejamentos são estabelecidos. O Conselho pode ser um detentor dessas informações, que permitirão continuidade de todo o trabalho realizado. Estamos aqui para que daqui a dez anos possamos visualizar o quanto conseguimos caminhar; desenvolver”, destacou Marcus.

Morgana de Fátima Campos Vieira que já preside o Conselho por dois mandatos, lembrou os desafios enfrentados durante todo o periodo de pandemia:

“Entre as responsabilidades do colegiado está a concessão da autorização de funcionamento e fiscalização das unidades de ensino de Educação Infantil Privadas e as normatizações das ações do Sistema Municipal de Ensino. Em meio à pandemia, nosso desafio foi ainda maior. Fizemos algo que nunca havia sido feito; que nunca tínhamos vivido”, destacou.

Os demais representantes do Conselho são: Alessandra Mara Magalhães; Eliza Mara dos Santos Loureiro Cintra, Zanaila Maria Fazolato da Silva de Souza; Thiago Carlos Resende Ribeiro; Fernanda de Castro Silva Rodrigues; Flávia Gonçalves Real; Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro; Lisandra Aparecida Canela.

Também integram o Conselho: Maria de Lourdes Faria Barbosa; Rose Aparecida de Oliveira França Gomes; Daniane Rafaela de Oliveira; Jefferson Alessandro Galdino Mamede; Luciana de Oliveira Alves; Danielle Nunes da Silva de Oliveira; Maria Venância Silva; Elidiane Silva de Paula; Michele Moura da Silva Nascimento; Cecília Maria Lúcio Pacheco; Neusa Maria Santos de Sá; Fernanda Lopes de Avelar; Marceline Silva Neto; Vanuza Amorim Figueiredo e Ivy Cristina Oliveira dos Santos.

Fábrica de fraldas é reaberta em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Depois de quatro anos fechada, a Fábrica Municipal de Fraldas vai voltar a funcionar. A unidade foi reinaugurada nessa quarta-feira, dia 6, e servirá também como oportunidade de emprego para jovens que participam do programa Protegendo a Infância e Adolescência. Desta forma, o projeto se torna importante instrumento social e de promoção de saúde.

Mensalmente, serão confeccionadas 500 fraldas geriátricas e mil infantis, que serão destinadas às Instituições de Longa Permanência e aos programas assistenciais do município, além da rede de saúde. Administrada pelo Banco da Cidadania, a fábrica funcionará na Rua Dom Pedro II, 552, no bairro Ponte Alta.

A cerimônia contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Paulinho AP, Ednilson Vampirinho, Wander Temponi e do presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Nilton Alves de Faria, o Neném.

“Gostaria de ressaltar que esse avanço na assistência de Volta Redonda se deve muito ao Munir, que vê a necessidade do próximo e faz as coisas acontecerem. Sei da dificuldade que o governo municipal tem passado para reconstruir a cidade que foi destruída nos últimos quatro anos”, disse o presidente da Câmara Municipal.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que a reabertura desse espaço é um grande avanço para a assistência do município.

“Demoramos em reinaugurar essa fábrica, pois desde quando o prefeito Neto assumiu o governo estamos tendo que reconstruir a nossa cidade. Poderíamos estar avançando muito mais, mas infelizmente ainda estamos colocando ordem na casa. Hoje, porém, estou muito feliz de reinaugurar um espaço de tanta valia para a nossa cidade. Temos uma das maiores redes de assistência do país, mas é preciso que ela esteja funcionando. E é isso que estamos fazendo hoje. Vamos colocar a nossa cidade novamente no rumo certo”, disse o secretário.

O coordenador do Banco da Cidadania, Fernando Martins, destacou que a reabertura da fábrica é um dia especial para Volta Redonda.

“Fico muito feliz de participar desse momento tão importante para a população da nossa cidade. Estamos reabrindo um espaço que atendia muitas pessoas e que estava sucateada por falta de responsabilidade do gestor passado. Hoje nós temos um prefeito que está superando todas as dificuldades e fazendo a cidade funcionar novamente”, disse o coordenador.

Homenageada

A fábrica recebeu o nome de Ilda Mamede Ferreira, em homenagem a líder comunitária, preocupada com o social e que tinha uma grande atuação, participando de diversos movimentos religiosos como a pastoral dos alimentos. Dona Ilda era mãe da coordenadora municipal de Prevenção as Drogas, Neuza Jordão.

“Minha mãe deve estar muito feliz com essa homenagem. Ele significa o retorno dela para a sociedade. É o nome dela dando continuidade as ações que ela sempre fazia. A história dela será replicada ao longo da nossa vida. Só tento a agradecer. Por trás de uma grande secretaria é preciso ter um grande secretário. E o Munir não é grande somente no tamanho, mas também no coração, nas ações e no amor”, disse emocionada Neuza Jordão.

Barra Mansa promove Corrida Pais e Filhos no feriado de terça-feira, 12

Ação será realizada em comemoração à inauguração do Palácio Barão de Guapy e ao Dia das Crianças

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa promove neste feriado, dia 12, às 8h, a Corrida Pais e Filhos no Parque Centenário, conhecido como Jardim das Preguiças. O evento, que teve as inscrições encerradas em tempo recorde, será alusiva ao Dia das Crianças e também em comemoração à inauguração do Palácio Barão de Guapy, que acontecerá no dia 11, um dia antes da corrida.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A corrida, que conta com a participação de 60 duplas, será realizada no perímetro do parque que oferece qualidade e conforto para a prática de esportes. O evento será dividido em categorias de acordo com a idade das crianças e a extensão do percurso. O Sub-7 será para crianças de até sete anos, que irão percorrer 275 metros. O Sub-10 para crianças de 10 anos que farão o trajeto de 825 metros e o Sub-14 para adolescentes de 14 anos que irão correr 1.300 metros. Ao final do trajeto, todos receberão medalhas de participação. 

Segundo o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Elias da Corbama, o retorno das atividades esportivas na cidade tem sido um sucesso. “Nós temos observado uma adesão muito grande da população, prova disso é que encerramos as inscrições em poucas horas no mesmo dia de sua abertura”. 

 O coordenador ressaltou que as atividades esportivas servem para resgatar uma tradição antiga da cidade. “Nossos eventos buscam trazer à população costumes que acabamos esquecendo com o tempo. Porém, isso só tem sido possível graças ao prefeito Rodrigo Drable que não mede esforços em promover atividades esportivas em nossa cidade. O apoio das secretarias e de parceiros privados também tem sido proveitoso”, ressaltou.

Acontece neste domingo (10) em Barra Mansa mais uma sessão de cinema drive-in

Apresentação será uma releitura do clássico conto dos irmãos Grimm ‘Branca de Neve’


www.radioacesafm.blogspot.com.br

Neste domingo, dia 10, acontece mais um teatro do projeto Diversão em Cena em formato drive-in. Dessa vez, o espetáculo será baseado no conto original ‘Branca de Neve’ dos Irmãos Grimm. O evento acontecerá no Parque da Cidade, no Centro, e terá início às 18 horas.

Foram destinados aos espectadores 95 vagas, sendo 88 voltadas para o público geral e sete preferenciais exclusivas para idosos maiores de 60 anos, portadores de deficiência, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e autistas. A apresentação poderá ser conferida também pelo Facebook @diversaoemcena.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, falou sobre a realização do evento. “Mais uma vez receberemos em nossa cidade um espetáculo excepcional com artistas dedicados em nos encantar. Tenho certeza que nossas crianças ficarão felizes em poder fazer parte de mais essa história que será contada”.

Prefeito decreta ponto facultativo nesta segunda-feira (11) em Barra Mansa

Prefeito assinou documento emendando dia 11 com o feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, 12; serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira, 11, emendando com o feriado de terça-feira, 12, quando é comemorado o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão. As atividades retornam ao normal na quarta-feira, 13.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Central de Ambulância, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, e Delegacia funcionarão normalmente. Hospital da Mulher, Defesa Civil e Conselho Tutelar funcionarão em esquema de plantão.

SAAE-BM

De acordo com o coordenador da autarquia, Jackson Rabelo, os setores operacionais e de manutenção não sofrerão alterações neste período. Já os setores administrativos atuarão em regime de plantão. A medida visa a manutenção de serviços como o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a coleta de lixo.

O cidadão que tiver problemas com o abastecimento e vazamentos de água, assim como outros serviços de urgência, pode entrar em contato com o Saae-BM, através dos números 115 ou (24) 3512-4333. Esse atendimento também será mantido pelo WhatsApp (24) 99876-3526 e pelo serviço da ouvidoria no telefone (24) 3028-9944.

O Saae-BM retoma seu expediente normal dia 13, às 8 horas.

HEMONÚCLEO

Funciona em esquema de plantão 24 horas na segunda e terça-feira, dias 11 e 12. A unidade retorna ao atendimento normal na quarta-feira, dia 13, das 7h às 11h. O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa, no Centro.

SES distribui nova remessa de vacinas contra a Covid-19

Lote contém imunizastes da Pfizer. Devido a previsão do tempo, toda distribuição será feita por via terrestre

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) segue, neste sábado (09.10), com a distribuição de 245.700 doses do imunizante da Pfizer para 86 municípios. Devido à possibilidade de chuva forte em algumas regiões, a entrega será feita apenas por via terrestre.

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Volta Redonda fizeram a retirada de seus respectivos lotes ontem (08.10) na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Para as demais cidades a distribuição começou a ser realizada hoje, às 07h, por caminhões e vans com escolta da Polícia Militar.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente  a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação para  primeira e segunda aplicação do esquema vacinal ou dose de reforço. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios.

Acusado de crime de roubo é preso em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) capturaram, nesta sexta-feira (08/10), um homem em cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo.

O criminoso foi localizado pelos agentes  na rodovia RJ 151, próximo ao acesso da localidade Santa Clara.

Após a ação, ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Um ferido e outro morto em acidente envolvendo moto e carro em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem morreu e outro ficou ferido em uma batida entre um carro e moto na tarde desta sexta-feira (8) em Angra dos Reis (RJ). O acidente aconteceu na Rodovia Rio-Santos, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na altura do bairro Village.

Os veículos bateram em uma rotatória, no retorno que dá acesso ao Centro de Angra.

Segundo a PRF, as vítimas são os ocupantes da moto, que estavam sem capacete. O motorista do carro não ficou ferido.

O condutor da moto não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal.

A vítima que estava na garupa foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Geral da Japuiba.

Procurada pelo g1, a unidade médica informou que o rapaz passou por uma cirurgia de fixação de quadril e estava em coma induzido (intubado) na manhã deste sábado (9).

O trânsito chegou a ficar lento no trecho durante o atendimento à vítima, mas já foi normalizado.

O motorista do carro foi levado para a delegacia de Angra dos Reis, onde a ocorrência foi registrada, para prestar esclarecimentos. Em seguida, ele foi liberado.

CCR NovaDutra faz operação especial de atendimento durante o feriado prolongado da Padroeira do Brasil

Durante o período, a concessionária apoia o trabalho da Polícia Rodoviária Federal de orientação aos romeiros que estiverem caminhando pela via Dutra

A CCR NovaDutra realiza, a partir desta sexta-feira (08/10), operação especial de atendimento aos motoristas e passageiros em viagem pelos 402 quilômetros da via Dutra durante o feriado prolongado da Padroeira do Brasil, comemorado no dia 12/10 (terça-feira). A operação contará com papa-filas nos pedágios, equipes operacionais em pontos estratégicos da rodovia, além de veiculação de dicas de segurança e entrevistas ao vivo sobre as condições de tráfego na saída e no retorno do feriado na CCRFM 107,5. A previsão da concessionária é de que mais de um milhão de veículos utilizem a via Dutra durante todo o feriado prolongado.

No trecho paulista, o tráfego deverá ficar intenso entre 19h e 21h de sexta-feira, dia 08/10 e entre 7h e 12h de sábado, dia 09/10. No retorno, o tráfego deve ser mais intenso na terça-feira, dia 12/09, entre 9h e 21h. Já no trecho fluminense, a previsão é de tráfego intenso entre 9h e 22h de sexta-feira (08/10) e entre 7h e 19h de sábado, dia 09/10. No retorno, o tráfego deve ser maior na terça-feira, dia 12/10, das 10h às 22h.
 
Expectativa de Tráfego - Trecho paulista

Devem deixar São Paulo pela via Dutra mais de 618 mil veículos, entre a zero hora de sexta (08/10) e a meia-noite de sábado (09/10).
Saída de São Paulo (horários de pico):
Sexta-feira (08/10): das 19h às 21h – previsão de 9.893 veículos por hora.
Sábado (09/10): das 7h às 12h - previsão de 8.687 veículos por hora.
Volta para São Paulo (horário de pico):
Terça-feira (12/10): das 9h às 21h - previsão de 9.803 veículos por hora.
 
Expectativa de Tráfego - Trecho fluminense
Devem deixar o Rio de Janeiro pela via Dutra em torno de 414 mil veículos, entre a zero hora de sexta-feira (08/10) e a meia-noite de sábado (09/10).
Saída do Rio de Janeiro (horários de pico):
Sexta-feira (08/10): das 9h às 22h – previsão de 5.696 veículos por hora.
Sábado (09/10): das 7h às 19h - previsão de 6.440 veículos por hora.
Volta para o Rio de Janeiro (horários de pico):
Terça-feira (12/10): das 10h às 22h - previsão de 6.977 veículos por hora.
 
Operação especial de atendimento das equipes operacionais
Para auxiliar os usuários durante a viagem, a via Dutra será inspecionada por mais de cem viaturas e 500 profissionais. Entre eles, médicos, agentes de atendimento pré-hospitalar e equipes de emergência, que estarão 24 horas à disposição dos usuários, em regime de revezamento, distribuídos em 11 bases operacionais e em locais estratégicos ao longo da via Dutra.
Haverá, ainda, reforço operacional nas praças de pedágio e realização de operação papa-filas, quando necessário, que consiste na venda de cupons nas filas das cabines.
 
Campanha de orientação sobre romarias
Em apoio ao trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a CCR NovaDutra está com ações de segurança de trânsito e reforço nas orientações aos grupos de romeiros sobre os riscos de caminhar a pé pelo acostamento em direção ao Santuário Nacional de Aparecida (SP).
Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a presença de romeiros na rodovia, a concessionária irá realizar ações de orientação na CCRFM informando sobre pontos com presença de peregrinos no acostamento, grupos de ciclistas na rodovia, além de reforçar as dicas de segurança da Polícia Rodoviária Federal e da Concessionária. Os Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) irão informar os motoristas sobre a presença de romeiros a pé caminhando pelo acostamento da rodovia.
 
Dicas de segurança e orientação para romeiros da Polícia Rodoviária Federal:
 
1) Caminhar preferencialmente pela contramão do fluxo de veículos; sempre em fila indiana e em grupos pequenos;
2) Usar roupas claras;
3) Nunca caminhar durante a noite, caso faça, utilize colete refletivo ou roupas claras;
4) Evite caminhar na chuva;
5) Redobre a atenção nas entradas e saídas da rodovia, nos acessos aos postos de combustíveis, vias locais, faixas de aceleração e desaceleração, locais com risco de atropelamentos;
Beba muita água;
6) Veículos de apoio aos romeiros devem estacionar longe da rodovia. Sempre que possível pare em um posto de combustíveis ou áreas afastadas da rodovia, para não aglomerar de romeiros próximo a pista da rodovia. Nunca pare nos acostamentos.
7) Descarte seu lixo em local adequado;
8) Em caso de emergência, ligue para o telefone 191 da Polícia Rodoviária Federal. Importante informar o quilometro exato da localização para o encaminhamento das viaturas.
 
Apoio operacional

A campanha de segurança contará ainda com o fechamento de faixas da pista e de acessos sempre que solicitado pela Polícia Rodoviária Federal. Também está previsto o posicionamento de viaturas operacionais em pontos considerados estratégicos na rodovia. O objetivo é oferecer ao motorista da via Dutra condições de tráfego.
 
Obras na pista
A concessionária estará com obra de contenção de talude no quilômetro 168 da pista sentido Rio de Janeiro, em Jacareí (SP), durante o feriado prolongado. Os trabalhos acontecem das 7h às 19h. No local, são três faixas de rolamento e o tráfego vai fluir pelas duas faixas da esquerda. Ao passar pelo trecho em obras o motorista deve redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e o limite de velocidade. Nos demais trechos da via Dutra, não serão realizadas obras.
 
Disque CCR NovaDutra 0800-0173536
O motorista que estiver em viagem pela via Dutra e precisar de socorro médico ou mecânico pode acionar o SOS Usuário pelo Disque CCR NovaDutra 0800-0173536 . Outra opção é utilizar um dos 804 telefones de emergência ao longo de toda a rodovia a cada quilômetro, nos dois sentidos.
 
CCRFM e site CCR NovaDutra
Os usuários da via Dutra contam com informações 24 horas por dia sobre a rodovia sintonizando a CCRFM 107,5 NovaDutra. As atualizações de tráfego acontecem a cada três minutos. O site da concessionária – www.novadutra.com.br – também traz informações sobre as condições da rodovia.

Controle de velocidadeCom o objetivo de complementar a fiscalização de velocidade realizada pela Polícia Rodoviária Federal com radares móveis, estão implantados 58 pontos de controle com radares fixos na rodovia, que apoiam a ação policial (veja relação dos locais no site www.grupoccr.com.br/novadutra).
Localização das praças de pedágio e preços de tarifa

Trecho paulista
Km 204 – Arujá - bidirecional – R$ 3,50
Km 182 – Guararema Norte - unidirecional SP/RJ – R$ 3,50
Km 180 – Guararema Sul - unidirecional RJ/SP – R$ 3,50
Km 165 – Jacareí - bidirecional – R$ 6,20
Km 87 – Moreira César (Pindamonhangaba) – bidirecional – R$ 14,20
Trecho fluminense
Km 318 – Itatiaia – bidirecional – R$ 14,20
Km 207 – Viúva Graça (Seropédica) – bidirecional – R$ 14,20

Justiça suspende decreto que desobriga uso de máscaras em Duque de Caxias, RJ

A juíza Elizabeth Maria Saad, da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias, suspendeu os efeitos do Decreto nº 8.009/2021, da Prefeitura de Duque de Caxias, de 5 de outubro, que desobriga o uso de máscaras em local aberto ou fechado, exceto havendo diagnóstico ou suspeita da doença. A medida vale até que o Município apresente relatório técnico embasado em evidências científicas e em análises sobre as informações da cobertura vacinal local, devendo ser apontado um razoável percentual de vacinas aplicadas tanto na primeira dose quanto na segunda, em especial nos grupos prioritários, que justifiquem tecnicamente a dispensa do uso de máscaras em locais públicos.  
 
De acordo com a decisão, caso o estudo a ser apresentado seja favorável à flexibilização das máscaras, o Município de Caixas deve consolidar por ato normativo um plano de retomada das atividades, conferindo transparência às decisões governamentais, com a descrição dos critérios utilizados para o controle da pandemia indicando a capacidade da rede de saúde para atendimento de novo surto e para amplo monitoramento de novos casos pela vigilância epidemiológica. O Município também deverá publicar em suas redes sociais e páginas oficiais o teor da decisão, assim como elaborar campanha pelo uso de máscaras para prevenção contra a Covid-19 até que sejam apresentados e aprovados os estudos.
 
De acordo com o Ministério Público e a Defensoria Pública, autores da ação, o decreto flexibilizou importante medida de prevenção contra a pandemia de Covid-19 sem mostrar critérios claros e transparentes relativos a indicadores e dados utilizados, fases de recrudescimento e de flexibilização, além de evidências científicas.   

Dados de 20 de setembro apresentados no processo mostram que a taxa de cobertura vacinal da população caxiense seria de apenas 52,2%, com baixa cobertura dos idosos acima de 85 anos, e ainda, um percentual de apenas 33,8% para o grupo de pessoas com comorbidades.  
 
Para a juíza, o caso envolve três questões fáticas: o enfrentamento da pandemia, que ainda demanda cuidados sanitários para proteção individual e prevenção do contágio do novo coronavírus; o descumprimento reiterado em relação a decisões anteriores e a inobservância que aos governos municipais a competência para adoção de medidas restritivas durante a pandemia é suplementar, sendo a competência dos Estados e do Distrito Federal concorrente e, da União, geral.   
 
“O Município de Duque de Caxias extrapolou ao editar o já mencionado decreto, pois, nem o Estado do Rio de Janeiro nem a União decretou tal flexibilização sanitária, desobrigando o uso de máscaras. Cabe ao Município apenas suplementar a aplicação da legislação de competência concorrente, das normas gerais da União e complementares dos Estados”, afirmou a juíza na decisão,  destacando que, ao desobrigar a população caxiense ao uso de máscaras, não observou que deveria antes apresentar laudo técnico demonstrando à população que o ato municipal não implica risco à saúde e maior impacto social.

Nove de outubro: nascimento de Jonh Lennon, Taiguara, Nalva Aguiar, Luiza Helena, Marcelo Crivella e Mário Frias

John Winston Ono Lennon, nascido em Liverpool, na Inglaterra, no dia 9 de outubro de 1940. foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que fundou os Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. Sua parceria de composição com o colega de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música. Juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial durante a década de 1960.

Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi morto a tiros perto de seu apartamento em Nova York por um fã que depois seria identificado como Mark Chapman, repleto de motivações absurdas para cometer o crime.

Nascimento de Taiguara Chalar da Silva em Montevidéu, Uruguai, em 9 de outubro de 1945 foi um cantor, compositor e instrumentista radicado brasileiro.

Radicado no Brasil, estabeleceu seu nome na Música Popular Brasileira, junto a nomes como Chico Buarque e Toquinho, após participar, ser finalista e ganhar uma série de festivais nos anos 1960,

A primeira vez em que se apresentou em público foi em 1964, acompanhado por Vinícius de Moraes.

Mostrando aptidão para a música, decide largar o curso de Direito, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em seus primeiros anos de estudo, em 1965, para dedicar-se à carreira musical. Retorna, então, ao Rio de Janeiro para gravar seu primeiro álbum, Taiguara!, lançado pela Philips.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante o regime militar brasileiro, Taiguara foi o compositor brasileiro mais censurado na história da MPB.

Autor de sucessos como "Hoje" e "Viagem", Taiguara morreu na madrugada do dia 14 de fevereiro de 1996, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de uma metástase provocada por um câncer iniciado na bexiga, detectado há cinco anos. Estava com 50 anos.

Nascimento da cantora Nalva de Fátima Aguiar, a Nalva Aguiar, de Tupaciguara, Minas Gerais, desde o dia 9 de outubro de 1945.

Começou sua carreira em festas e numa emissora de rádio. Na década de 1970, chegou ao topo das paradas com Tá de mal comigo, seu grande sucesso. Vendeu milhares de discos e se apresentou por todo o Brasil e pelo exterior. Premiada, recebeu por três vezes seguidas o título de "Rainha dos Caminhoneiros". Além de participar dos principais programas de televisão da época, fez sucesso também no cinema. Participou do filme O Conto do Vigário (1976), no qual interpretou as canções Beijinho Doce, com as Irmãs Castro, e Amigos como antes.

Em 1984, Nalva dividiu um álbum com o cantor regionalista gaúcho Teixeirinha, tendo como tema os desafios, repentes e trovas comuns nas regiões do sul e do nordeste do Brasil.

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária que comanda as redes de lojas de varejo Magazzine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.

Nascida em Franca, interior de São Paulo no dia 9 de outubro de 1948.

Em 2020, Luiza possuía uma fortuna de US$ 4,9 bilhões, de acordo com estimativa da Forbes, sendo a mulher mais rica do Brasil. 

Em 2021 foi listada pela revista Time como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.

Formada em direito pela Faculdade de Direito em 1972, conseguiu transformar uma rede de lojas em uma rede suficientemente forte para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio.

Marcelo Bezerra Crivella, carioca desde o dia 9 de outubro de 1957 é um engenheiro, escritor religioso e político brasileiro, filiado ao Republicanos. Foi senador (2003 a 2017), ministro da Pesca e Aquicultura (2012 a 2014) e prefeito do Rio de Janeiro (2017 a 2020).

É bispo, atualmente licenciado, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), denominação neopentecostal fundada por seu tio, Edir Macedo.

Foi eleito senador pela primeira vez 2002, com cerca 3,2 milhões de votos. Em 2010, tornou-se o primeiro senador reeleito no estado do Rio de Janeiro em 24 anos. Exerceu seu mandato até sua posse como prefeito da capital fluminense, cargo para o qual foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2016, em disputa com Marcelo Freixo (PSOL). Candidatou-se à reeleição, sendo derrotado por Eduardo Paes (DEM) no segundo turno da eleição municipal de 2020.

Mário Luís Frias, ex-ator global, cantor e apresentador de televisão que nasceu no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1971.

Em junho de 2020, assumiu a Secretaria Especial da Cultura, no governo de Jair Bolsonaro.

Traficantes fogem e deixam drogas para trás no Morro da Conquista

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na noite desta sexta-feira, dia 8, viaturas da polícia foram vistas na Rua Mutirão, área de mata no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, para averiguar a informação de trafico de drogas, quando os policiais se aproximavam do local foi percebido uma correria de suspeitos de trafico fugindo, houve perseguição, mas não foram localizados.

Em registro na delegacia de polícia (93ª DP), havia as informações de que no local foram encontrados 875 pinos de cocaína e 394 pedaços de maconha.

Ninguém foi preso.

Rádio e drogas são apreedidos no bairro Candelária

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um rádio transmissor, quatro frascos de loló e 179 pinos de cocaína foram apreendidos na noite desta sexta-feira, dia 8, no bairro Candelária, em Volta Redonda.

O caso aconteceu na Rua Torres, após averiguação da polícia sobre um traficante na localidade conhecida como condomínio Minha Casa, Minha Vida.

O acusado já teria fugido do local ao saber da presença da polícia como consta em registro na delegacia, onde o caso foi apresentado.

Além das drogas, um tênis, uma blusa e calça do fugitivo foram apreendidos.

Gás de cozinha e gasolina seguem em disparada com mais um aumento neste sábado (9)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, dia 8, que vai reajustar o preço da gasolina e do gás de cozinha (GLP) para as suas distribuidoras. O aumento, que valerá a partir deste sábado, dia 9, será de 7,2% em cada produto.

Segundo  a companhia, o preço médio da gasolina passará de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,20 por litro.

Para o GLP, o preço médio passará de R$ 3,60 para R$ 3,86 por kg, equivalente a R$ 50,15 por botijão de 13kg, refletindo reajuste médio de R$ 0,26 por kg.

Ciclista morre atropelado na Dutra, em Itatiaia e condutor foge do local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem morreu atropelado na noite de sexta-feira, dia 8, na altura do km 303 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro.

A vitima, ainda não identificada, morreu no local. O condutor do veículo atropelador fugiu com o veículo do local do acidente.

A PRF segue no local a espera da remoção do corpo do homem aparentando ter entre 30 e 40 anos para o IML. O local já foi periciado.

Ainda de acordo com as informações da PRF, a vítima estava de bicicleta, pois, dois quilômetros à frente, testemunhas viram um caminhão passar com uma bicicleta agarrada por baixo do veículo, tendo a bicicleta se soltado próximo ao Posto de Combustíveis, na altura do km 300.

Mais um caminhão carregado com bebida tomba em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Mais um registro de veículo carregado com bebida aconteceu na Rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras, em Piraí. 

O incidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 8, no km 220 da BR-116, sentido São Paulo, na pista de subida.

De acordo com as informações da PRF, ninguém se feriu e nenhum veículo foi atingido pela carga (engradados de cerveja).

Com a ocorrência houve lentidão no trânsito. No final da tarde o fluxo já tinha sido liberado após a remoção do material pela equipe da concessionaria que administrada a rodovia.

Esse é segundo acidente em menos de 24 horas. Na quinta-feira, dia 7, uma carreta carregada com barris de chope tombou na pista de descida da serra, interditando trânsito, houve saque de parte da carga e o condutor ficou levemente ferido.

Mapa de Risco: nenhum município do Rio apresenta alto risco de contaminação da Covid-19

Cenário epidemiológico segue em constante evolução e indicadores precoces indicam momento de flexibilização das medidas restritivas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 51ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (08.10) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta redução de 35% nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 39% no número de óbitos provocados pela doença. Pela primeira vez, desde o início do ano, nenhum município ficou com índice de alto risco; e pela sexta semana consecutiva, o estado segue com a classificação geral de baixo risco (bandeira amarela). A análise compara as semanas epidemiológicas 38 (de 19 a 25 de setembro) com a 36 (de 05 a 11 de setembro).

- Esta é a segunda semana consecutiva que o estado do Rio registra o menor número de óbitos. Esse dado é muito importante porque mostra que a vacinação está fazendo efeito. Para que possamos continuar mantendo os indicadores baixos precisamos avançar agora na aplicação da dose de reforço dos idosos e profissionais de saúde – afirma Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

A taxa de ocupação de UTI passou de 48%, no levantamento anterior, para 45%; e a de enfermaria, de 24% para 23%, as menores desde o início do ano de 2021. Com isso, alguns leitos estão sendo revertidos para tratamentos de outras especialidades.

Das nove regiões do estado, sete estão em bandeira amarela: Metropolitanas l e II, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul e Baía da Ilha Grande. As regiões Norte e Noroeste estão na faixa laranja e nenhuma está na vermelha.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Vigilância genômica - O programa de vigilância genômica da Covid-19 no estado analisou 488 amostras com data de coleta no mês de setembro. Apenas uma delas foi identificada como Gamma. A variante Delta permanece em predomínio no estado e a Mu (B.1.621), originária da Colômbia, não voltou a ser identificada. Ainda não foram liberados resultados de amostras coletadas no mês de outubro.

É importante ressaltar que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico, é feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 no estado e embasar políticas sanitárias.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Droga é apreendida no bairro Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Policiais encontraram uma sacola contendo 32 pinos de cocaína na Avenida Adalberto de Barros Nunes, Beira Rio, na altura do bairro Belmonte, em Volta Redonda.

A ação aconteceu durante averiguação de pessoa em atitude suspeita. 

O material foi conduzido a 93ª DP para registro de ocorrência. Ninguém foi preso.

Suspeito é detido e drogas apreendidas no bairro Santa Inês

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Policiais apreenderam 43 pinos de cocaína, três tiras de maconha, um celular e R$ 80,00 em espécie após abordagem a um suspeito de 23 anos que informou está traficando na Rua Carlos Gomes e indicar onde estaria o material entorpecente.

Após voz de prisão, o suspeito foi conduzido a 93ª DP de Volta Redonda para o registro da ocorrência.

Idoso é morto á tiros em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um idoso foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira, dia 8, no município de Rio Claro. Amilton Alves da Silva, de 60 anos, foi atingido por pelo menos dois disparos: um na cabeça e outro no pescoço quando seguia para o trabalho na Rua Rita Almeida Monteiro, ao lado do nº 26, no bairro Alambari.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta dás 06h10. A vitima não tinha antecedentes criminais.

Informações de populares dão conta de que o autor fugiu do local em um Gol Bola de cor vinho sentido ignorado. A placa do veículo não foi anotada.

Ainda não há informações sobre a prisão e a motivação do crime. O caso foi encaminhado a 168ª DP do município.

Traficantes dão no pé e deixam drogas para trás ao fugir da polícia no bairro Monte Castelo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
28º BPM-VR
Policiais militares foram informados na manhã desta sexta-feira, dia 8, que dois traficantes estavam na Rua X, no bairro Monte Castelo, em Volta Redonda endolando entorpecentes, e que ao perceber a presença dos agentes fugiram em meio a mata, atrás de uma quadra esportiva,porém, não conseguiram levar 66 pinos de cocaína, 9 trouxinhas de maconha, um balança de precisão e uma porção de cocaína (aproximadamente 150g).

O material foi apreendido e conduzido a 93ª DP para registro da ocorrência, onde os policiais constataram tratar de dois criminosos que trocaram tiros com a polícia dias passados durante ação de repressão ao crime de trafico de drogas.

Homem é flagrado traficando no bairro Piteiras

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Um elemento, de 24 anos, foi flagrado com 662 pinos de cocaína no final da manhã desta sexta-feira, dia 8, no bairro Piteiras, em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua José Pereira Carvalho após denúncia anônima.

Segundo a PM, o homem estava traficando quando os policiais receberam a chamada para averiguar um indivíduo negro, vestido camisa vermelha, calça preta no quintal de uma residência na localidade.

Ao ser abordado o homem confirmou o fato e de pronto os policiais encontrou as drogas com ele. A ser preso em flagrante, a ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa.

Operação da PM termina com armas, munições e drogas apreendidas no Paraíso, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28ºBPM-VR
www.radioacesafm.blogspot.blogspot
Foto: 28º BPM-VR

Uma operação da Polícia Militar, realizada nesta sexta-feira, dia 8, apreendeu drogas, arma, munições e uma quantia em espécie no bairro Paraíso, em Barra Mansa.

A ação contou com o apoio da prefeitura para apagar pichações de apologia ao tráfico de drogas e delimitação territorial de facções criminosas.

Visando a localização e a prisão de criminosos escondidos na localidade, que estão provocando uma serie de roubos e homicídios na cidade, além de provocar transtornos para a população na localidade com barricadas em vias de acesso.

Durante a operação três elementos foram detidos com eles os policiais encontraram uma pistola calibre 380 com 12 munições, 609 pinos de cocaína, 36 trouxinhas de maconha, seis frascos de Loló, R$ 130,00 em espécie, duas bases de rádio transmissor e um telefone celular.

Suspeito é flagrado com drogas e rádio em Três Poços

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR

Policiais militares flagraram um suspeito com 64 pinos de cocaína, 54 trouxinhas de maconha e um rádio comunicador no bairro Três Poços, em Volta Redonda.

A ação aconteceu durante patrulhamento, quando os agentes receberam informações através de uma denuncia informando sobre elementos na Rua Monteiro, por volta dás 15h25 desta sexta-feira, dia 8.

Durante averiguação os agentes perceberam a presença de vários suspeitos fugindo do local, porém, uma foi alcançado e detido.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Acidente grave na BR-393 deixa vitima presa às ferragens, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Uma colisão frontal deixou duas vitimas gravemente feridas na Br-393 em Barra do Pirai. O acidente aconteceu na altura do bairro Lagoa Azul.

A PRF informou que os veículos envolvidos são um Ford Ecosport, com placas de Valença, e um I/Fiat Ducato, com placas de São José dos Pinhais, PR, com carga de sapatos e seguia sentido Volta Redonda.

As vitimas foram socorridas para Santa Casa de Barra do Pirai.

Os homens feridos: o de 42 anos conduzia a I/Fiat Ducato, e o de o de 41 conduzia a Ford EcoSport.

Oito de outubro: nascimento de Adolpho Bloch, Olívio Fortes, Royce do Cavaco, André Matos, Karina Bacchi, Bruno Mars e Ana Carolina Dias

Adolpho Bloch, um dos mais importantes empresários da imprensa e televisão brasileira. Fundador do grupo de mídia que levava seu sobrenome, foi o criador da revista semanal Manchete, em 1952, e fundou, em 1983, a Rede Manchete, hoje extinta.

Adolpho é nascido em Jitomir, Império Russo, em 8 de outubro de 1908. 

O fato da família Bloch ser de origem judaica fez com que se envolvessem em muitos problemas em 1917, na época da Revolução Russa. Um desses problemas era a fome, e sendo assim, junto com dezessete parentes, Adolpho Bloch deixou sua localidade natal, Jitomir, para morar em Kiev. Em 1921, deixou a Ucrânia definitivamente, chegando a morar 9 meses em Nápoles, na Itália. Somente em 1922, os Bloch chegaram ao Rio de Janeiro.

Durante a década de 1940, Adolpho trabalhou na editora Rio Gráfica, de Roberto Marinho.

No início de novembro de 1995, Adolpho Bloch foi internado no hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para tratar dois problemas: embolia pulmonar e disfunção da prótese da válvula mitral do coração. Na madrugada do dia 18 para o dia 19, seu quadro agravou-se, e ele precisou ser operado, mas não resistiu. "Seu Adolpho" faleceu no dia 19 de novembro de 1995 aos 87 anos, sem ter tido filhos. Deixava apenas a esposa, Anna Bentes, com quem vivia desde 1980, tendo o seu casamento oficializado apenas em 1992. Com isso, as empresas de seu grupo passaram para o controle do sobrinho de Bloch, Pedro Jack Kapeller (conhecido como Jaquito), que ficou no comando destas até o ano 2000, quando o Conglomerado Bloch foi à falência.

Data de nascimento de Olívio Henrique da Silva Fortes, mais conhecido como Lilico, humorista, carioca desde de 8 de outubro de 1937.

Vendedor de balas nos bastidores dos programas da Rádio Nacional, foi calouro do programa Trem da Alegria, o primeiro programa do qual participou como humorista.

Começou a carreira televisiva em 1968, no humorístico Balança Mas Não Cai. Na Rede Globo, participou do programa "Oh, Que Delícia de Show", apresentado por Célia Biar. Depois, o programa passa a se chamar "Alô Brasil, Aquele Abraço", usando seu bordão. Lilico continuou na atração até ser convidado pela produção do programa A Praça da Alegria, criando seu personagem "O Homem do Bumbo", na qual chamava as pessoas tocando um bumbo, o personagem usava como bordão um refrão: "Tempo bom, não volta mais. Saudade... de outros tempos iguais!", mudando-se em seguida para o SBT, trabalhando no humorístico A Praça é Nossa até 1998, quando faleceu vitimado por problemas respiratórios.

Trajetória como cantor

Além de trabalhar como humorista, Lilico foi também cantor e compositor, lançando seu primeiro sucesso em 1970: "Tempo bom", em parceria com o também ator Grande Otelo. Gravou, no total, 5 álbuns.

O artista morreu no dia 23 de setembro de 1998, em Cabo Frio.

Royce do Cavaco, é cavaquinista, cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo. Ocupa o posto de intérprete oficial da Rosas de Ouro, escola para onde retornou após 22 anos. Porém já teve passagens pela Águia de Ouro, X-9 Paulistana, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior. Ele nasceu em São Paulo no dia 8 de outubro de 1961.

 

 

 

André de Mello Tavares de Mattos, nascido no Rio de Janeiro em 8 de outubro de 1961 é um ator, roteirista, diretor e produtor cinematográfico brasileiro. André é mais conhecido por ter interpretado personagens como "Dom João VI" da minissérie O Quinto dos Infernos, "Pachola" na novela Caminhos do Coração e Os Mutantes, além de "Jorge Luis Ochoa" no seriado da Netflix Narcos. Ele também é lembrado pelo personagem "Seu Fininho", que interpretou muitas vezes na Escolinha do Professor Raimundo, com Chico Anísio. Em 1996, atuou como o bandido "Maguila", no filme Como Nascem os Anjos, que lhe rendeu diversos prêmios na época.

 

 

Karina Bacchi, atriz, apresentadora e ex-modelo, paulista de São Manuel, nascida em 8 de outubro de 1976. 

Após iniciar a carreira como modelo em 1994, estreou na televisão em 2000 na telenovela Vidas Cruzadas. No sequência estrelou Pícara Sonhadora, O Quinto dos Infernos e Agora É que São Elas, esta última que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de melhor atriz pelo Prêmio Contigo! de TV. 

Em 2004 ganhou destaque ao interpretar a personagem Tina, em Da Cor do Pecado. Contratada pela Rede Record esteve no elenco das produções Cidadão Brasileiro, Caminhos do Coração e o seriado Louca Família, seu último trabalho como atriz.

Peter Gene Hernandez, mais conhecido como Bruno Mars, nascido em Honolulu, capital do Havaí, em 8 de outubro de 1985), é um cantor, compositor, produtor musical, dançarino e multi-instrumentista americano, nascido e criado no Havaí.

Vindo de uma família com uma grande tradição musical, Mars começou a cantar e a se apresentar como um artista amador durante a infância. Depois de se formar no Ensino Médio, decidiu mudar-se para Los Angeles, na Califórnia, com o objetivo de investir cada vez mais em sua carreira musical, onde montou sua banda.


Ana Carolina Dias Ferreira, nascida no Rio de Janeiro em 8 de outubro de 1987 é uma atriz e apresentadora brasileira.

Ana estreou na televisão em 1997 na telenovela infantil Caça Talentos, da Globo. Em 2001, foi confirmada no elenco de Bambuluá como a personagem Tatá; posteriormente, interpretou Juju em Malhação. Aos 15 anos, começou a comandar a TV Globinho, onde ficou três anos, junto com outras apresentadoras.

Ainda em 2003, fez uma participação especial no programa Turma do Didi; em 2004, no Sítio do Picapau Amarelo. Nos anos de 2006 e 2007, já fora da TV Globinho, ela fez a personagem Maria em Páginas da Vida. Em 2009 e 2010, interpretou Carú em Viver a Vida. Em 2010 participa do seriado S.O.S. Emergência.

No mesmo ano foi para a Rede Record, onde participou do reality show A Fazenda, do qual foi eliminada em 14 de dezembro. Ana Carolina trabalhou na novela Fina Estampa, em que interpretou Deborah, personagem que fez sucesso. Em 2014, trabalha no teatro, integrando o elenco da peça Ex-My Loves, de Brunno Pires, na qual interpreta a protagonista Fabi. No mesmo ano, interpretou a vilã Carmem Godinho na telenovela Império.

Açude 'desperta' com disparos de arma de fogo

Moradores, ainda acordados, relataram ao PORTAL DE NOTICIAS RÁDIO ACESA que ouviram, por volta de 1h da madrugada desta sexta-feira, dia 8, disparos de arma de fogo no Açude.

Segundo relatos, o som vinha do alto do Açude IV, entre o ponto final do ônibus e a servidão que dá acesso ao bairro - entre a Rua Bom Pastor e a Rua Vereador Acácio da Rocha.

Até o momento não havia informação de baleados ou alguma ocorrência que relatasse confronto entre a polícia e criminosos.

Ainda de acordo com os relatos, diversas vezes houve disparos com até pequena rajada.

Acusada de furto é presa em Paraty

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Policiais civis da 167ª DP (Paraty) prenderam, nesta quarta-feira (6), uma mulher acusada de furto. Contra ela foi cumprido mandado de prisão preventiva.

Após a ação, ela foi encaminhada para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Homem é encontrado morto em residência no Jardim Amália

Um homem foi encontrado morto no final da manhã desta quinta-feira, dia 7, em uma residência no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda.

A polícia foi acionada para averiguar o caso na Rua Manoel dos Santos Gonçalves, onde havia um irmão do morto que disse ter visto o portão aberto e o parente pendurado em uma fita.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou a morte. O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Após os trabalhos da perícia o corpo foi removido ao IML da cidade, em Três Poços.

Pinheiral atinge 73% da população adulta com duas doses de vacina contra a Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pinheiral atingiu nesta quarta-feira, dia 6, a marca de 73,6% da população com mais de 18 anos imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O número representa cerca de 14.330 pessoas com o esquema vacinal completo, segundo dados da secretaria de Estado de Saúde, sendo 13.828 com duas doses e 502 doses do imunizante de única aplicação. 

O prefeito Ednardo Barbosa comemora o avanço da campanha vacinal no município. “Os números demonstram o comprometimento e a responsabilidade da Secretaria de Saúde de Pinheiral com a população, que desde o início da campanha vacinal contra a Covid19 vem dando atenção e a agilidade necessária que o momento exige. Ficamos felizes e motivados com o resultado”, disse. 

Com a entrega de novas remessas e agindo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, Pinheiral já está aplicando a 3ª dose contra a Covid-19 em profissionais da saúde e de idosos a partir de 60 anos. No último sábado, 02, foram recebidas 434 doses, sendo 354 da Pfizer e 80 da AstraZeneca, o que possibilitou dar continuidade à aplicação da 2ª dose. Lembrando que é necessário um intervalo de 06 meses entre a 2ª e a 3ª dose. 

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o recomendado para aplicação da 3° dose é a vacina da Pfizer. Além disso, segue em vigor no município a vacinação do público geral a partir de 18 anos que porventura ainda não tenha se vacinado, e de adolescentes de 12 a 17 anos que possuam comorbidades, sendo necessário estarem acompanhados do responsável legal e autorização médica para imunização. 

CONFIRA O DIA DA SEMANA QUE HAVERÁ HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBSF PARA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: 

Unidade de Saúde Parque Maíra, 9 às 19 horas - segundas-feiras

Unidade de Saúde Centro, 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Palmeiras, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Bela Vista, das 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Três Poços, 9 às 19 horas - quartas- feiras

Unidade de Saúde Varjão, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Ipê, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Cruzeiro, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Unidade de Saúde São Jorge, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Condomínio é suspeito de poluição e construção irregular no Bracuhy, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga estiveram nesta quinta-feira (07) realizando ação de fiscalização em um condomínio localizado na Avenida Boulevard Mar Azul, no Bracuhy, com objetivo de averiguar denúncia sobre crime ambiental.

De acordo com os agentes da 4ª UPAm, no endereço denunciado foi constatado o armazenamento irregular de materiais provenientes de obras em um píer que fica as margens do rio Bracuhy, além de outra obra na rampa de acesso a embarcações, onde há a retirada de materiais. 

Ainda de acordo com os agentes, o responsável que acompanhou a fiscalização não apresentou nenhum manifesto de resíduos sólidos, somente um alvará de licenciamento da Prefeitura de Angra dos Reis, mas sem nenhuma licença ambiental.

"Por se tratar de uma área de preservação permanente, seria necessário o documento necessário para a obra, afirmou", a polícia ambiental.

O caso foi encaminhado à 166ª DP, onde foi confeccionado registro de ocorrência com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais e o auto de constatação do INEA feito pelos próprios militares de acordo com o artigo 64 da lei 3467/2000.

Caminhão carregado com chope tomba na Serra das Araras

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta tombou na tarde desta quinta-feira, dia 7, por volta dás 15h40, no km 223 da Rodovia Presidente Dutra, em Pirai, no trecho de descida da Serra das Araras.

A PRF informou que a pista foi totalmente interditada. Há informação de saque da carga.

"Devido à interdição total da descida equipe PRF ainda não conseguiu chegar ao local do acidente. Às 16h45 a mão dupla foi totalmente implantada", informou a PRF.

Atualização

O condutor de 50 anos teve ferimentos leves, foi atendido pela equipe medica da concessionária que administra a rodovia e liberado no local.

Parte da carga foi saqueada. A outra parte foi preservada por fuzileiros navais que passavam pela rodovia e que ficaram retidos com o fechamento do pista.

No fim da tarde uma das faixas foi liberada para vazão dos veículos retidos no engarrafamento na pista de descida.

Sete de outubro: nascimento de Putin, Joaquim Barbosa, Humberto Martins, Marcelo Chamusca, Toni Braxton, Aline Barros, Gilberto Silva e Pitty

Vladimir Vladimirovitch Putin, o atual presidente da Rússia. Putin nasceu em 7 de outubro de 1952 em Leningrado (atual São Petersburgo). 

A família de Putin vivia em um apartamento comunitário de Leningrado. Após ter sido eleito presidente, o próprio Putin afirmou que na infância se divertia com filmes soviéticos de espionagem, e sonhava trabalhar nos órgãos de defesa nacional.

Em 1966, aos 14 anos ingressou em um instituto técnico, onde estudou química, terminando seus cursos em 1970.

Entre 1970 e 1975, estudou na faculdade de Direito da Universidade Estatal de Leningrado. Lá ingressou no Partido Comunista, então o único partido político permitido na União Soviética. Graduou-se em 1975, com a dissertação a respeito da Cláusula de Nação Mais Favorecida.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, nascido em Paracatu, em Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1954 é um jurista e ex-magistrado brasileiro. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 até 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014. Atualmente, é advogado.

Formado em Direito pela Universidade de Brasília em 1979, especializou-se em Direito e Estado. Também é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas). De 1993 a 1995, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, de 1997 a 2015, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi membro do Ministério Público Federal de 1984 até 2003, quando foi indicado para o Supremo Tribunal Federal.

Em 2013, foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo e incluído pela BBC Brasil em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo naquele ano.

Humberto Eustáquio Soares Martins, mais conhecido como Humberto Martins, atual ministro e presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nascido em Maceió em 7 de outubro de 1956); formou-se em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1979, e em administração pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) em 1980.

Foi promotor de Justiça adjunto do Ministério Público do Estado de Alagoas, de 1979 a 1982, e atuou como advogado de 1979 a 2002, desempenhando, entre outras funções, a de procurador do Estado de Alagoas (1982-2002), conselheiro da Advocacia-Geral do Estado de Alagoas (1993-1995), membro do Conselho Administrativo da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Água de Alagoas (1995-1998).

Na seção alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exerceu as funções de conselheiro (1991-1995), vice-presidente (1995-1998) e presidente (1998-2002).

Lecionou na Universidade Federal de Alagoas de 1992 a 2006.

Em 2002, ingressou na magistratura através do quinto constitucional, ao ser nomeado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas pelo governador Ronaldo Lessa, em vaga destinada a advogado.

Em 2006, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, a partir de lista tríplice votada pelos membros do tribunal, para vaga destinada a membro de tribunal estadual, tomando posse no dia 14 de junho.

Em 27 de agosto de 2020, tomou posse como presidente do STJ, com mandato até 2022.

Marcelo Augusto Oliveira Chamusca, mais conhecido como Marcelo Chamusca, nascido em Salvador no dia 7 de outubro de 1966), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Atualmente está sem clube.

É irmão do também treinador Péricles Chamusca.

É o primeiro técnico a conseguir acesso em todas as divisões nacionais do futebol brasileiro, Salgueiro em 2013 da Série D para a Série C, Guarani em 2016 da Série C para a Série B, Ceará em 2017 da Série B para a Série A.

Seus principais títulos como treinador são dois campeonatos cearenses, um pelo Fortaleza e outro pelo Ceará, um campeonato paraense pelo Paysandu e o título da Copa Verde 2019 pelo Cuiabá. 

Toni Michelle Braxton, nascida em Severn no dia 7 de outubro de 1967), é uma premiada cantora, compositora e atriz norte-americana. Sua profunda e extensa voz de contralto lírico é considerada uma das melhores da música mundial.

Oriunda de uma família humilde e religiosa, Toni e suas irmãs eram filhas de um pastor da Igreja Metodista e de uma dona de casa. Demonstrando natural aptidão ao canto, sua primeira experiência como cantora se deu ainda na infância, quando participava do coro na igreja que frequentava. Em sua adolescência ainda cantava no coral da igreja, quando foi aprovada na Bowie State University, mas optou por seguir carreira profissional na música depois que foi descoberta pelo produtor William E. Pettaway Jr., que a ouviu cantando em boates, que eram trabalhos informais que realizava aos finais de semana.

A cantora consagrou-se mundialmente na década de 1990, com suas canções que falavam principalmente do amor romântico. Seus primeiros álbuns, Toni Braxton e Secrets foram certificados multiplatina pelo mundo, com vendas superiores a 10 milhões de cópias. Braxton já ganhou sete Grammy Awards, sete American Music Awards, e cinco Billboard Music Awards, e vendeu mais de 67 milhões de discos mundialmente.

Musicalmente na década de 2000, a carreira de Toni foi abalada devido a diversos fatores, como seus problemas de saúde: O lúpus, a pericardite, e o golpe milionário que sofreu de sua gravadora, o que a levou à falência, além do fim do seu matrimônio com Keri Lewis, pai de seus dois filhos: Denim e Dizeel.

Embora com tantas questões pessoais e profissionais a impedindo de se dedicar a carreira como gostaria, nunca deixou totalmente a música de lado. Embora com poucas apresentações, durante a década de 2000, seus álbuns The Heat, More Than a Woman e Libra venderam juntos mais de 7 milhões de cópias mundialmente.

Em toda sua carreira, Braxton já participou de várias séries de televisão e filmes, como atriz.

Nascimento da cantora Aline Barros, carioca desde 7 de outubro de 1976, cujo nome de batismo é Aline Kistenmacker Barros, além de cantora é compositora, multi-instrumentista, escritora, empresária, bióloga, pastora brasileira e apresentadora. Considerada uma das maiores cantoras de música cristã do Brasil, Aline já vendeu mais de 7 milhões de discos pelo mundo, sendo certificada pela ABPD com vários discos de ouro e platina.

Começou sua carreira em 1992 participando do EP A Turma do Dudão Chegou, Aline conseguiu a sua notoriedade mais tarde ao lançar a música "Consagração" (do álbum Tempo de Adoração, lançado em 1994 pela MK Publicitá) em conjunto a uma igreja evangélica do bairro de Vila da Penha, na qual fazia parte, sendo um sucesso de público e vendagem de discos, ficando em primeiro lugar por nove meses nas rádios evangélicas do Brasil, fazendo com que Aline participasse do extinto Xuxa Park da apresentadora e cantora Xuxa;[5] esse momento ficaria marcado na história da música cristã no Brasil, pois pela primeira vez um ministério de louvor se apresentaria ao vivo na Rede Globo.

Gilberto Aparecido da Silva, mais conhecido como Gilberto Silva (Lagoa da Prata, 7 de outubro de 1976), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante.

Gilberto Silva cresceu em uma família pobre e, quando criança, teve que compartilhar o gosto pelo futebol com vários empregos. Iniciou sua carreira em 1997, no América Mineiro e sua boa performance rendeu-lhe um contrato com o Atlético Mineiro no ano 2000. Ele se tornou um dos principais jogadores da equipe, defendendo-a por três anos no campeonato brasileiro. Ganhou notoriedade fazendo parte da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 2002, atuando em todas as sete partidas disputadas pelo Brasil.

Em agosto de 2002 assinou um contrato de 4 milhões e meio de libras com o Arsenal. No clube londrino, conquistou duas FA Cup e o título da Premier League na temporada 2003-04. No clube inglês, Gilberto recebeu o apelido de Muralha Invisível, devido à sua movimentação na marcação, o que lhe rendeu um fansite com esse nome.

Na Copa América de 2007, Gilberto Silva foi o escolhido para a braçadeira de capitão da Seleção Brasileira.

Priscilla Novaes Leone, naina de Salvador, nascida no dia 7 de outubro de 1977, mais conhecida pelo nome artístico Pitty, é uma cantora, compositora, produtora, escritora, empresária, apresentadora e multi-instrumentista brasileira.

Cantora desde os 17 anos de idade, Pitty iniciou sua carreira profissionalmente em 1997, atuando como baterista durante dois anos na banda de punk rock Shes; apesar de realizarem alguns shows, a banda não chegou a gravar nenhum álbum.

Em 1998, integra a banda de hardcore punk Inkoma, dessa vez atuando como vocalista, onde gravou um álbum de estúdio, tornando-se bastante popular na cena underground da Bahia.

Em 2002, Pitty recebeu um convite do músico e produtor Rafael Ramos, que tinha como intenção produzir seu primeiro álbum solo, vindo a aceitar o convite, assinando com a gravadora Deckdisc no mesmo ano, onde lançou em 2003 o seu primeiro single, "Máscara". A canção ganhou alta rotação nas rádios, em 7 de maio de 2003 lança seu primeiro álbum de estúdio solo, Admirável Chip Novo, vendendo 370 mil cópias e tornando-se o disco de estilo rock, mais vendido de 2003 no país.