Rádio Acesa FM VR: 2021-07-11

sábado, 17 de julho de 2021

Condutor sai ileso de tombamento de carreta na BR-393, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente no final da tarde deste sábado (17), por volta dás 16:40h, no km 274 da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), ocorreu um tombamento envolvendo uma carreta Scânia com placas do Rio Grande do Sul.

O tombamento aconteceu na altura da Curva do Aterrado em Barra do Piraí. O condutor não se feriu.

Segundo informações da PRF, a carreta estava carregada com vergalhão de ferro em bobina e seguia sentido Volta Redonda. Houve interdição de uma faixa sentido Barra do Pirai.

O trânsito flui sem retenções com desvio de tráfego para faixa auxiliar (3a faixa).

Ainda de acordo com as informações, será necessário a remoção da carga para depois proceder a remoção do veículo. Provavelmente isso só será possível acontecer neste domingo (18), com dia claro, por questões de segurança, mas isso ainda esta sendo avaliado.

292 mil doses de vacina contra a Covid-19 são distribuídas no Estado do Rio neste sábado(17)

Lote disponibilizado aos 92 municípios contém imunizantes da Oxford/AstraZeneca
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste sábado, 17.07, a entrega de 292 mil doses do imunizante Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. A vacina será disponibilizada para ampliação da cobertura vacinal da população fluminense.

Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí farão a retirada dos imunizantes diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, a partir das 7h. Também sairão do local os comboios de vans e caminhões para entregar os imunizantes aos municípios das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul e Baixada Litorânea, com escolta da Polícia Militar. No mesmo horário, dois helicópteros levarão as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde e outra do Corpo de Bombeiros.

- Estamos completando seis meses de vacinação com 50% da população dom 18 anos ou mais já vacinada pelo menos com a primeira dose. É uma marca importante, mas ainda não permite o afrouxamento das medidas preventivas. A pandemia ainda não acabou. Embora estejamos em um momento de queda de casos confirmados e taxa de ocupação de leitos, ainda é necessário que todos respeitem as medidas sanitárias, inclusive as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina - afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as secretarias municipais de Saúde reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, respeitando as doses que são destinadas para a primeira e/ou segunda aplicação. A SES reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Todo o volume de distribuição é feito de forma proporcional e igualitária. A SES também ressalta a necessidade da priorização da repescagem de pessoas dos grupos prioritários já atendidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nas distribuições anteriores, dando continuidade à campanha conforme recomendações da terceira edição do Calendário Único de Vacinação do Estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

57 anos de emancipação de Volta Redonda

Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo.

Somente em 1744, no entanto, os primeiros desbravadores denominaram a curiosa curva do Rio Paraíba do Sul, de Volta Redonda, quando a região era explorada apenas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas.

Grandes fazendas foram instaladas na região, com alguns nomes que ficaram até hoje, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre 1860 e 1870, a navegação pelo Rio Paraíba do Sul viveu seu período áureo entre Resende e Barra do Piraí. Ao mesmo tempo, os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chega à Barra do Piraí e Barra Mansa.          

Por volta de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começa a ter grande impulso, contando perto de duas dezenas de estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de autonomia do lugarejo surgem em 1874, quando os moradores pleiteiam a elevação do povoado à categoria de freguesia Somente no ano de 1926 Volta Redonda conseguiria o seu estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa.

Em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira.

Este interessante acidente geográfico - a volta redonda - que havia sido berço de nações indígenas como a dos Puris e Acaris, que teve a presença de grandes exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões. Seus novos moradores perceberam a desvantagem da dependência do distrito para com o município-sede em 1954. Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.

Generalidades Históricas
Criação do Município de Volta Redonda: Lei Estadual nº 2.185 de 17 de julho de 1954.

Instalação do Município: A Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954, determinou a data de 6 de fevereiro de 1955 para a instalação do Município de Volta Redonda. A mesma Lei fixou o número de Vereadores que iria compor a primeira Câmara Municipal em 13 Vereadores.

Em cumprimento às determinações da referida Lei Estadual nº 2.218 de 10 de agosto de 1954. o Tribunal Regional Eleitoral determinou a realização de eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores no dia 03 de outubro de 1954.

No primeiro processo eleitoral realizado no novo Município recém-emancipado, na data de 3 de outubro de 1954, votaram 11.516 eleitores inscritos em Volta Redonda.

No dia 30 de outubro de 1954 foram proclamados os eleitos e diplomados, às 13 horas em solenidade na Câmara Municipal de Barra Mansa.

No dia 6 de fevereiro de 1955 foi instalado o Município de Volta Redonda com eventos realizados na Praça Pandiá Calógeras, no Auditório da Escola Técnica Pandiá Calógeras e a solenidade formal de Instalação do Município aconteceu no Recreio do Trabalhador - Getúlio Vargas, empossando o primeiro Prefeito eleito de Volta Redonda - Sávio Cotta de Almeida Gama, e o vice-Prefeito Wilson de Paiva, além dos 13 Vereadores eleitos para a 1ª Legislatura com mandato de 1955 a 1958.

Portanto, instalado o Município de Volta Redonda, entrou em funcionamento a Câmara Municipal de Volta Redonda em 8 de fevereiro de 1955 sob a Presidência do jornalista César Cândido Lemos.

Desde sua instalação a Câmara Municipal funcionou juntamente com a Prefeitura Municipal em pequeno prédio alugado na Rua 1º de Maio no centro comercial (rua transversal à Avenida Paulo de Frontin).

No dia 27 de setembro de 1958, sob a Presidência do Vereador Norival de Freitas, a Câmara Municipal mudou sua sede da Rua 1º de Maio para o Palácio 17 de Julho na Praça Sávio Gama.

Em 28 de agosto de 1980, a Câmara Municipal transfere suas instalações para a sede própria na Avenida Lucas Evangelista nº 511, sob a Presidência do Vereador Jonas de Carvalho.

Levantamento realizado pela Divisão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Volta Redonda, em janeiro de 2010.

Moto roubada em São Paulo é recuperada pela GM na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Guardas municipais recuperaram na noite da última quinta-feira (15) uma motocicleta que havia sido roubada em março deste ano na cidade de São Paulo. O veículo estava estacionado na Rua 12, na Vila Santa Cecília, e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP).

Os agentes estavam em patrulhamento quando notaram que a motocicleta estava com a placa amassada. Em seguida, os guardas perceberam que ela era falsa; pois continha três letras e um número, com os dizeres: “ROD GR4U” - fazendo alusão à gíria “Rodando no Grau”, usada por grupos de motoqueiros para se referirem a manobras perigosas.

Pelo número do chassi, os guardas descobriram que a motocicleta havia sido roubada no dia 1º de março, em São Paulo. Os agentes aguardaram a chegada do condutor no local, mas como ele não apareceu, o veículo foi removido e encaminhado à delegacia, onde o registro do caso foi feito e o proprietário seria comunicado.

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, João Batista dos Reis, destacou a importância dos agentes estarem nas ruas e atentos.

“A Guarda Municipal está atenta e vigilante o tempo todo e a população pode contar conosco. Essa motocicleta havia sido roubada na cidade de São Paulo e poderia estar sendo usada em outros ilícitos em Volta Redonda. Ostentava uma placa falsa, o que facilita ainda mais a prática de irregularidades e crimes. Por isso fizemos a remoção até a delegacia, que realizou a apreensão para devolução ao proprietário”, ressaltou Batista.

Suspeito é flagrado com drogas na Minerlândia, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Policiais militares detiveram um suspeito na manhã desta sextya-0feira (16) com drogas no bairro Minerlândia, em Volta Redonda.

Os agentes disseram que suspeitaram de um homem quando foi visto saindo correndo de uma área de mata. Durante a revista foi averiguado o porte de drogas a ser contabilizada na 93ª DP de Volta Redonda, onde a ocorrência está sendo registrada.

Caminhão fica entalado sob ponte em Volta Redonda

Um caminhão de sucata ficou entalado sob a Ponte Pequetito Amorim, no bairro Niterói, em Volta Redonda. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (16).

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o condutor que nada sofreu.

O transito no local ficou interditado para os trabalhos de resgate e remoção do veículo.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM-Resende
Um homem de 25 anos foi flagrado na noite desta quinta-feira (15) com um revolver calibre 38 com cinco munições em Resende. O caso aconteceu na Rua Ari Guimarães, no bairro Surubi.

Os policiais relataram, que por volta dás 19h55, durante patrulhamento, suspeitaram de duas pessoas em uma moto, quando fizeram a abordagem encontrou na cintura de um dos suspeitos (garupa) a arma de fogo.

O caso foi encaminhado para a 89ª DP de Resende. A polícia ainda informou que contra Thyago Vieira Veronez, conhecido como "TH", tinha um mandado de prisão por investigação de roubo na região.

O homem foi enquadrado por porte ilegal de arma de fogo e ficou preso. Já a mulher que conduzia a moto foi ouvida e liberada.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Homem é preso por crimes de violência doméstica em Barra do Piraí

Agentes da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (14/07), um homem, de 20 anos, pelos crimes de perseguição e descumprimento de medidas protetivas, na forma da Lei Maria da Penha. Ele foi capturado no bairro Macaranã, em Barra do Piraí, Região do Médio Paraíba, após monitoramento do setor de inteligência.

Segundo os agentes, o autor perseguia a ex-companheira, aparecia na casa e no trabalho dela. Contra ele havia uma medida protetiva que determinava proibição de se aproximar da mulher.

Após a ação, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Polícia prende homem acusado de estupro em Paraty

Um homem acusado de praticar um estupro no bairro Olaria, em Paraty, no dia três (3) de de julho, foi preso nesta quinta-feira (15) por policiais civis no bairro Cabral. 

Contra o acusado havia uma mandado de prisão em aberto por violentar um mulher que estava caminhando às margens da BR-101 (Rio x Santos). A vitima registrou a queixa logo após o fato.

A parir das informações do suspeito, a policia começou investigar a autoria do crime e chegou até o acusado.

Menores são flagrados com drogas no bairro de Freitas Soares, em Porto Real

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM-Resende
Durante patrulhamento na Avenida B, no bairro Freitas Soares, em Porto Real, policiais militares tiveram a atenção voltada para dois indivíduos que trafegavam de bicicleta e que ao perceberem a presença da viatura da polícia tentaram se fugir, sendo alcançados.

A ocorrência aconteceu na noite desta quarta-feira (14). Com a dupla, dois menores, de 14 e 17 anos, foram encontrados R$ 140,00 em espécie e um telefone celular.

De acordo com os policiais, o menor de 14 anos disse que jogado uma sacola contendo seis (6) tiras de maconha e oito (8) pinos de cocaína numa localidade próximo ao ponto onde foram detidos.

Na residência do adolescente de 17 anos, os policiais encontraram mais drogas em uma sacola em cima do telhado: oito (8) tiras de maconha, seis (6) pinos de cocaína e treze (13) pedras de crack e R$ 259,00 em espécie.

Na casa do menor de 14 anos haviam R$ 255,00 em espécie da venda de entorpecentes. O material apreendido e os menores acompanhados de seus responsáveis foram conduzidos para a 89ª DP de Resende onde o caso foi registrado.

Os adolescentes ficaram apreendidos e encaminhados à casa de detenção para menores.

Tornozeleira eletrônica é apreendida em bairro de Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM-Resende
Policiais do 37º BPM de Resende apreenderam no final da manhã desta quinta-feira (15) uma tornozeleira eletrônica em Resende. Durante averiguação de tráfico de drogas na Avenida Prefeito Clodomiro Maia, no bairro Vicentina, os agentes se deparam um suspeito que ao avistar os agentes saiu correndo.

Na ocorrência registrada na 89ª DP de Resende, os policiais informaram que houve perseguição ao suspeito, ele foi alcançado e detido na rua de trás do local onde partiu correndo.

Anda de acordo com o relato, no local foi encontrado o equipamento eletrônico que seria do pai do suspeito detido. 

Na sede policial foi constatado que contra o homem não havia registro de passagem pro qualquer crime. Ele foi ouvido e liberado.

Homem e mulher são presos por tráfico de drogas no Eucaliptal, em Volta Redonda

Foto: Polícia Civil

Um casal foi preso nesta quarta-feira (14) por mandado de prisão expedido pela justiça de Volta Redonda. Eles foram encontrados em uma residência no bairro Eucaliptal.

O delegado Edézio Ramos, titular da 93ª DP de Volta Redonda informou que contra a mulher de 39 anos, e o homem de 44, há indícios de ligação com uma facção criminosa. 

A ordem de prisão é por conta de condenação por tráfico de drogas e associação ao crime. A penas somam mais de anos de prisão em regime fechado.

Foto: Polícia Civil

Os dois foram encaminhados ao sistema prisional e estão a disposição da justiça.

Corpo de jovem é encontrado com cortes no pescoço e no rosto em Angra dos Reis

Um cadáver foi encontrado no inicio da manhã desta quarta-feira (14) em Angra dos Reis, região Costa verde. O caso aconteceu na Avenida Antônio Bertholdo da Silva Jordão, final da praia da Monsuaba- subida do Seu Orlando.

De acordo com a PM, o corpo estava com cortes profundos no pescoço e no rosto. A vitima portava uma mochila.

Após os trabalhos da pericia o corpo foi removido pelo Corpo de Bombeiros ai IML da cidade.

A motivação, circunstâncias e autoria até esta publicação não haviam sido descobertas.

A ocorrência foi encaminhada 166ª DP de Angra dos Reis.

Acusado é preso por suspeita na morte de um homem em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais Civis da 89ª DP Resende, nesta quarta-feira, dia 14, cumpriram mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de homicídio, cuja vítima foi encontrada no Parque Zumbi, no bairro Novo Surubi.

As investigações tiveram início após o desaparecimento da vítima, sendo este encontrado posteriormente já sem vida, desde então a equipe vem trabalhando incansavelmente para solucionar este e outros homicídios que ocorreram na cidade.

Prefeitura de Barra Mansa inicia convocação dos aprovados em concurso público

Novos servidores passarão por processo de integração e irão aderir ao Código de Ética

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Administração, inicia nesta quarta-feira (14) a convocação de 362 aprovados no concurso público. Inicialmente, o Executivo fará o chamamento de 137 profissionais das áreas de Saúde, 221 da Educação e para quatro procuradores do município.

Os convocados deverão comparecer na prefeitura em até 30 dias, conforme anunciado nos editais do concurso 01/2020 e 02/2020, para realizar a sua apresentação. O cronograma seguirá com a juntada de documentos para análise e exames admissionais. Os aprovados serão informados através de telegrama e e-mail. O chamamento também será publicado em diário oficial e no site da prefeitura. 

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre a importância da atuação dos novos servidores. “Nós temos o compromisso de criar um quadro de funcionários efetivos da prefeitura que seja valorizado e que permita que, ao longo do tempo, as informações da cidade sejam preservadas e que não se percam com as contratações temporárias, que apesar de importantes, não fazem a história da cidade". 

O secretário de Administração, Gabriel Resende, explicou sobre as convocações e como funcionarão os futuros chamamentos. “O processo do concurso público está dentro do cronograma. Após a homologação, temos o prazo de dois anos para fazer as convocações, considerando o  prazo de validade do concurso. Nesta primeira convocação, será contemplado 1/3 dos aprovados e será realizada para suprir as demandas de urgências das secretarias de Saúde e Educação, salientando que esses profissionais convocados inicialmente serão para substituir cargos já existentes em decorrência da vacância de tais cargos. A medida visa não gerar impacto na folha de pagamento. Para as próximas convocações, as secretarias municipais estão analisando as necessidades do município”.

As informações sobre o concurso são divulgadas através do link https://www.barramansa.rj.gov.br/concursos-e-seletivos/ 

Código de Ética e Conduta

 Após tomarem posse, os novos servidores passarão por uma interação realizada pela Controladoria Geral do Município, onde aprenderão sobre Código de Ética e Conduta. Durante a ação, serão apresentados os princípios elementares a serem observados, que são: interesse público, integridade, imparcialidade, transparência, honestidade, responsabilidade, respeito e competência. Também serão abordados os deveres do servidor, as vedações, conflitos de interesse e ética pública.

O controlador-geral do município, Rodrigo Amorim, destacou a necessidade de incentivar as boas práticas. “A integração visa inserir a cultura da ética e integridade no DNA do servidor. A apresentação vai reunir princípios de valorização do servidor e do serviço público, que servirão como mais um passo no avanço da reconstrução da administração pública de Barra Mansa e uma das medidas que compõem o programa de Integridade e Compliance do município. Este é um compromisso do prefeito Rodrigo Drable”.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

A Secretaria de Saúde de Pinheiral divulgou nesta quarta-feira (14) os casos de Covid-19. Na cidade são 3.065 casos confirmados (2.962 curas, 62 óbitos, 37 em isolamento domiciliar, 3 internados fora do município e 1 internado no município). Até agora, 5745 casos foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Preso em Angra dos Reis homem acusado de homicídio

Policiais civis da 166ª DP (Angra dos Reis) prenderam, nesta quarta-feira (14/07), um homem em cumprimento de um mandado de prisão pelo crime de homicídio.

Segundo as investigações, o caso aconteceu no dia 29 de junho deste ano, no bairro Monsuaba, em Angra dos Reis, Região da Costa Verde. Marcelo Marques da Silva foi atingido por tiros após uma discussão banal e morreu no local.

Com base em informações do setor de inteligência da 166ª DP, os agentes realizaram diligências e localizaram o autor escondido em uma casa.

Após receber voz de prisão, o acusado foi encaminhado para a unidade policial e, em seguida, para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Polícia ambiental notifica empresa por irregularidades em Paty de Alferes

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma serralheria que funcionava sem as licenças ambientais necessárias foi identificada nesta quarta-feira (14) em Paty do Alferes, após policiais terem ido averiguar denúncias na qual mencionava uma atividade potencialmente poluidora por parte da serralheria, que estaria dentro de uma área de preservação permanente.

Quando os agentes da 2ª UPAm chegaram à Alameda Central, no bairro Palmares, constataram a veracidade da denúncia, encontrando a serralheria em operação às margens de um curso de água que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Palmares.

Ainda de acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, foi verificado que a atividade vinha degradando uma área ambiental de 50 metros quadrados, e, quando o responsável informou não possuir as licenças ambientais necessárias, foi explicado que o fato se enquadraria no artigo 60 da lei de crimes contra o meio ambiente e por esse motivo ele seria encaminhado à 96ª DP para o registro da ocorrência. Como a denúncia citava também desmatamento, os agentes informaram que, durante a fiscalização, o responsável apresentou a documentação para o corte das árvores.

Mais 212 mil doses de vacinas contra a Covid-19 são distribuidas aos 92 municípios do Rio nesta quarta

Lote contém imunizantes da Oxford/Astrazeneca para 1ª aplicação
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta terça (13.07) e quarta-feira (14.07), a entrega de 212 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Toda remessa é destinada para primeira aplicação do esquema vacinal.

Os municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo fizeram a retirada dos imunizantes, nesta terça-feira (13.07), diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. A partir das 7h desta quarta-feira (14.07), Niterói, Itaboraí e Maricá farão as retiradas na CGA; de onde sairão também os comboios de vans e caminhões para as cidades das regiões Metropolitana I e II, Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul e Baixada Litorânea, com escolta da Polícia Militar. Às 8h, três helicópteros levarão as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma do Governo do Estado e uma do Corpo de Bombeiros.

- A cada remessa de vacinas enviada aos municípios, se aproxima o alcance da imunização coletiva. Mas, para isso, é necessário que a população retorne aos postos para a segunda dose - afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Antecipação da 2ª dose da Astrazeneca –  O governador Cláudio Castro afirmou, nesta terça-feira (13/07), que a decisão do Governo do Estado de autorizar todos os municípios fluminenses a anteciparem de 12 para oito semanas a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca foi tomada em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Segundo Castro, foram levados em consideração aspectos como a quantidade de doses que as cidades já têm em estoque para completar o esquema vacinal da população e a entrada de novas variantes da Covid-19 no estado.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Recurso da deputada Flordelis contra cassação de seu mandato é rejeitado pela CCJ; processo vai ao Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou por unanimidade, nesta terça-feira (13),  recurso apresentado pela deputada Flordelis (PSD-RJ), contra decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que aprovou em junho sua perda de mandato. A rejeição foi recomendada pelo relator do caso na CCJ, deputado Gilson Marques (Novo-SC).

Flordelis é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói (RJ).

No recurso apresentado à CCJ, a parlamentar pedia, entre outros pontos, que o processo instaurado no conselho fosse declarado nulo por uma série de motivos, entre eles o cerceamento de defesa; inversão na ordem dos atos probatórios; descumprimento do prazo previsto para apreciação do parecer; e suspeição do relator.

Quanto ao relator do caso, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), a argumentação foi de que o parlamentar teria antecipado a sua posição em live com blogueiros na internet. Segundo Gilson Marques, no entanto, “em que pese a defesa afirmar que anexou vídeos comprovando o ocorrido, a Comissão de Constituição e Justiça confirmou que não recebeu qualquer vídeo anexado ao recurso”. Marques também ressaltou que não há vedação que possibilitaria a nulidade do processo, mesmo que o fato narrado pela defesa tivesse ocorrido.

Quanto ao descumprimento de prazo, Gilson Marques afirmou que o prazo inclusive já havia se prolongado em favor da recorrente. O deputado também considerou todos os outros argumentos do recurso desprovidos de mérito e, portanto, votou pela sua improcedência.

A deputada Flordelis esteve na comissão para se defender.

“Já existem réus confessos, que infelizmente são meus filhos. Mãe nenhuma gostaria de estar passando pelo que eu estou passando agora, mas não é justo que eu pague pelos erros dos meus filhos. Sei que nesse momento, pela pressão da mídia, é muito mais fácil se livrar de um problema, e infelizmente esse problema hoje tem nome, é a deputada Flordelis. Me dêem o direito de ir a julgamento, porque eu tenho certeza de que, no júri popular, eu serei inocentada.”

A defesa da deputada também alegou que todo o processo contra ela se encontra contaminado por preconceitos de gênero, raça e classe, por ser ela mulher, negra e de origem da periferia.

Segundo o deputado Gilson Marques, a defesa, em vez de contestar seu parecer, preferiu alegar fatos estranhos ao texto.

“Nós sequer precisaríamos de tantos fatos, tantas provas para avalizarmos a falta de decoro e a cassação de mandato. A defesa fez uma construção imaginativa acusando diversos parlamentares de preconceito, misoginia, etc. Esse voto, e a decisão dessa reunião independem, não têm relação nenhuma com o sexo, com a cor, com a religião, e muito menos do endereço da representada e onde ela foi morar depois.”

Agora, o processo de perda de mandato da deputada Flordelis será analisado pelo Plenário.

Justiça decide se aulas presenciais devem voltar em Angra dos Reis

Uma ação na justiça (em 30/06) deve decidir se a Secretaria de Educação de Angra dos Reis deve ou não voltar as atividades presenciais em escolas do município.

O Ministério Publico requer que a justiça determine ao município que, à luz dos indicadores das bandeiras sanitárias e do Painel de Indicadores COVID-19 do Estado, preste e regulamente, de modo adequado e segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o serviço público educacional. Aponta o MPRJ que o mesmo deve ser retomado de forma segura e presencial, ainda que com limitação em quantativivo de alunos em sala e/ou de forma híbrida, num misto de atividades presenciais e remotas.

O MPRJ destaca na ACP esperar que não sejam criados embaraços administrativos, sem um motivo técnico, sanitário e coerente, ao funcionamento seguro e presencial da rede de ensino estadual existente em Angra. Complementam a ação os pedidos para que a Justiça determine ao município da Região Sul Fluminense que apresente cronograma e plano de ações, de modo a permitir o devido acompanhamento da execução da retomada das aulas presenciais; que considere, em nível local, o serviço público educacional como atividade essencial no âmbito dos atos administrativos e normativos; e que faculte o comparecimento do estudante ao desejo de cada família, como previsto na Lei Estadual nº 8.991/20; entre outros pontos.

Na ACP, o MPRJ aponta para a incoerência e a omissão ilícita do gestor municipal, que opta por violar o direito à educação, por entender, de um modo injustificado, que os parâmetros sanitários apresentados pela SES-RJ são inválidos, inaplicáveis ao seu município. Ocorre que, ao mesmo tempo, o prefeito permite o funcionamento de todas as demais atividades comerciais e de prestação de serviços. No caso de não atendimento às decisões judiciais, ou não cumprimento dos prazos estabelecidos em Juízo, o MPRJ requer a aplicação de multa diária e pessoal de R$ 10 mil, com a caracterização de ato de improbidade administrativa por parte do prefeito de Angra, Fernando Jordão.

Homem é preso com cápsulas de cocaína na Japuíba, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
No domingo (11), policiais militares do 33º BPM que realizaram patrulhamento na Japuíba, em Angra dos Reis, com objetivo averiguar informações encaminhadas pelo Disque Denúncia (0300 253 1177) na qual versavam sobre atividades criminosas que vinham ocorrendo na localidade.

Durante ordem de policiamento para coibir tais ações delituosas, os policiais foram informados sobre tráfico de drogas na Rua Rio Bonito e, durante diligências, abordaram um casal em atividade suspeita. Com Junior Lourenço Rodrigues, vulgo “Gordinho”, de 19 anos, os agentes apreenderam uma mochila contendo 10 cápsulas de cocaína, um aparelho celular e pequena quantidade de dinheiro em espécie. Todo o material foi encaminhado com o preso à 166ª DP, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Pai da ex-namorada de Jairinho morre de Covid-19

Fernando José Fernandes da Costa, pai de Monique Medeiros, ex-namorada de Jairinho e acusada de homicídio triplamente qualificado na morte do próprio filho, o pequeno Henry Borel, morreu de Covid-19. 

O pai de Monique Medeiros estava internado em um hospital particular de Bangu, na Zona Oeste do Rio, mas não resistiu às complicações geradas pela doença.

O servidor da Aeronáutica já havia demonstrado enfrentar alguns problemas de saúde durante as investigações da morte de Henry Borel. Isso foi até motivo para que Fernando não conseguisse comparecer a 16ª Delegacia de Polícia (DP) da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, para prestar depoimento.

Aliás, ele chegou a dar entrada no Hospital Barra D’Or ao saber da morte do neto.

O enterro foi na tarde desta terça-feira (13), no Cemitério do Murundu, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio.

Além de Monique Medeiros, Fernando também deixa um filho mais novo, Bryan Medeiros da Costa e Silva, e a esposa, Rosângela Medeiros da Costa e Silva.

Os advogados de Monique chegou a pedir a justiça para que a filha fosse ao sepultamento, mas não foi concedido. Monique cumpre pena desde o dia oito de abril, quando ela e o namorado, o ex-vereador doutor Jairinho, foram condenados pelo assassinato da criança.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Dezenove médicos são contratados para Atenção Básica em Volta Redonda, o número ainda é insuficiente

Médicos estão atuando em 40 Unidades de Saúde em diversos atendimentos, incluindo casos suspeitos de Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Quarenta Unidades de Saúde de Volta Redonda contam agora com médicos generalistas (clínico geral). Apesar do avanço, a rede de Atenção Básica não está totalmente preenchida e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua com o processo de contratação para novos profissionais em aberto.

Devido ao estado emergencial pela pandemia de Covid-19, a contratação acontece de forma imediata. Os médicos generalistas interessados devem enviar os currículos para o e-mail: dab.sms@outlook.com. A contratação poder ser realizadas para o cumprimento de 40, 30 ou 20 horas semanais nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).  

“Nosso objetivo é atrair profissionais qualificados, com formação em medicina de família e comunidade e perfil adequado. O salário bruto para 40 horas semanais de é R$ 12 mil reais, mais uma gratificação de 20% (2.400,00) para qualificação pessoal se formação nesta área, podendo atuar como preceptor da residência médica de medicina de família e somar gratificações. Além disso, também estamos abrindo oportunidade para o médico recém-formado que cumprindo as metas pactuadas de desempenho na função pode receber um salário bruto de até R$ 13.200,00”, explicou a médica de família da SMS, Silvia Mello dos Santos.

A prioridade, segundo a secretaria de Saúde, é que com novas contratações, os médicos sejam direcionados para atuar nas Unidades de Saúde dos bairros: Roma I, Roma II, Mariana Torres, Açude II, Santa Rita do Zarur e Candelária, que ainda permanecem sem apoio médico presencial.

"Não tapamos o sol com a peneira. Avançamos muito em pouco tempo, recuperamos nossos hospitais, abrimos leitos. No entanto, sabemos que ainda temos muito para fazer até montar novamente uma rede de saúde digna", disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Menor é apreendido com pistola e drogas em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com
Um menor de 17 anos foi apreendido na noite deste domingo (11) em Angra dos Reis, na Costa Verde, em posse de uma pistola com 12 munições. Ele foi capturado na localidade conhecida como “predinhos da Banqueta” por policiais militares que verificavam denúncias sobre tráfico de drogas.

A equipe da Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) do Parque Belém informou que, quando os agentes passavam pelo local, avistaram um suspeito com um rádio transmissor em uma das mãos e uma pistola na outra. Ele foi rendido e encaminhado, juntamente com o material apreendido à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Prefeitura de Barra Mansa realiza apreensão de 51 pássaros

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (24) 3322-9100

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou na manhã desta segunda-feira (12), a Operação Voo Livre, após denúncias de aves silvestres mantidas em cativeiro. A Guarda Ambiental percorreu alguns bairros e apreendeu 51 pássaros criados irregularmente, dentre elas estão espécies como: coleio, trinca ferro, canário da terra e tico-tico.

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, falou sobre a operação. “Mesmo não sanando todas as problemáticas relativas aos crimes contra a fauna, ações como essas servem para conscientizar a população da proibição dessas práticas e possibilita que, eventualmente, essas aves vivam em liberdade novamente, após serem avaliadas e reabilitadas para a soltura”.

O gerente de Fiscalização Ambiental, Felipe Rodrigues, ressaltou a importância de não manter em casa animais adquiridos ilegalmente. “Quem possui algum pássaro sem a devida licença, pode procurar qualquer órgão de Meio Ambiente e entregar os animais voluntariamente. Essa entrega isenta multas e das demais sanções previstas em lei”.

Os animais apreendidos na operação serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. De acordo com o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentado pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro, sem a devida licença ou autorização do órgão competente, é crime. Se houver resistência por parte do violador em entregar os animais, a multa pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil por espécie e o infrator poderá ainda responder administrativa e criminalmente.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas diretamente com a gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Novo decreto é emitido pela prefeitura de Pinheiral

Foi alterada, também, a capacidade máxima de lotação de alguns estabelecimentos

Nesta segunda-feira, 12, foi publicado um novo Decreto de nº 3.057, que prorroga e determina outras providências quanto a Covid-19 no município. Bares, lanchonetes, pizzarias e assemelhados tiveram a capacidade máxima de pessoas estendida para 50% e seguem com horário de funcionamento até às 23h, porém, com tolerância até 00h. Restaurantes, missas, cultos e afins, bem como academias de ginásticas e assemelhados também tiveram a capacidade de lotação máxima estendida para 50%. Para o comércio não essencial, o horário de funcionamento também mudou, podendo funcionar até às 19h, tendo o atendimento estendido à 1h. O documento segue em vigência até a próxima segunda-feira, 19 de julho.
 
CONFIRA O QUE NÃO MUDA NO NOVO DECRETO
 
O horário estipulado para o funcionamento das academias de ginásticas, artes marciais e outros centros de atividades físicas coletivas podem funcionar das 6h às 22h e os salões de beleza, manicure e consultórios de saúde e odontológicos de 9h às 20h, enquanto bares, lanchonetes, pizzarias e afins, agora podem funcionar até às 23h, com delivery até a meia-noite.
 
Autorização para música ao vivo apenas em bares, no entanto, continua vedada pista ou espaço de dança para evitar gerar aglomeração. O comércio no município segue sem alteração com funcionamento das 09h às 18h, de segunda-feira a sábado, incluindo feiras-livres, comércio ambulante, atividades autônomas (barbeiros, manicures, cabeleireiros e afins) e liberais (consultórios de fisioterapia, odontológicos e outros, escritórios de contabilidade, advocacia e outros), observadas as regras e práticas previstas no Decreto nº 2.885, de 10 de agosto de 2020.
 
Os mercados estão autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 8h às 20h e aos domingos das 8h às 13h. Farmácias podem funcionar de segunda a domingo, das 7h às 22h, ou, se inferior, no seu horário regular de funcionamento. Hortifrútis, açougues, peixarias, agropecuárias e revendedores de gás de cozinha e água mineral ficam autorizados ao funcionamento no período de 8h às 19h, de segunda a sábado e de 8h às 13h aos domingos. Lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e borracharias podem funcionar de segunda a sábado, de 8h às 19h. Já as padarias, de 6h às 22h, de segunda à domingos, desde que vedada a formação de aglomerações no interior dos estabelecimentos e a comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no local após o horário de fechamento dos bares e similares. Postos de combustível seguem com funcionamento 24h por dia ou no seu horário regular de funcionamento, de segunda a domingo.
 
Com exceção dos consultórios odontológicos e de saúde (que tiveram seu horário de funcionamento estendido para as 20h), consultórios médicos, clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, podem funcionar de 8h às 18h, prezando pelo atendimento extremamente necessário e de acompanhamento médico indispensável.
 
RESTAURANTES
 
Os restaurantes entendidos como estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comércio de refeições, ficam autorizados a funcionar no horário de segunda a domingo, de 11h às 14h, e de 18h às 22h, respeitando a lotação máxima não superior a 50% (quarenta por cento) da capacidade dos estabelecimentos, observadas as regras e práticas previstas no Decreto nº 2.992, de 17 de março de 2021.
 
Para estabelecimentos que funcionam com o sistema delivery (entrega em domicílio) ou retirada no local direto pelos consumidores (take away e drive-thru), o funcionamento fica restrito até meia noite. Após as 22h, de segunda a domingo, não é permitido que o estabelecimento continue aberto ao público, sendo permitido somente o acesso de funcionários através de portinholas ou apenas uma das portas para entrega dos pedidos.
 
TEMPLOS, IGREJAS, ACADEMIAS E DEMAIS ATIVIDADES ESPORTIVAS
 
Missas, cultos e afins estão autorizados a serem realizados de segunda a domingo, das 6h às 21h, respeitando as regras estipuladas anteriormente e a lotação máxima não superior a 50% da capacidade do local, podendo ser frequentados por pessoas acima dos 70 anos, já imunizadas. Vale destacar que a idade máxima de 70 anos continua valendo para os idosos que ainda não foram imunizados. Academias de ginásticas, artes marciais e outros centros de atividades físicas coletivas podem funcionar no período de 6h às 22h, de segunda a domingo. Segue proibida a prática de atividades em grupos que incluam grupos com a participação de mais de 12 pessoas. Atividades esportivas coletivas em campos de futebol, quadras de vôlei, basquete etc., estão permitidas durante o período vespertino (durante o dia). Já as atividades desportivas individuais ao ar livre com ciclismo, caminhada e afins seguem autorizadas a ocorrer sem restrição de horário.
 
CASAS DE FESTAS E ASSEMELHADOS
 
Ficam autorizadas a funcionar para eventos sociais como casamentos, aniversários e afins, desde que com no máximo 30 pessoas no local. Fica vedada a pista de dança ou qualquer atividade que estimule o trânsito e aglomeração de pessoas. Podem frequentar pessoas acima dos 70 anos, já imunizadas, lembrando que a idade máxima de 70 anos continua valendo para os idosos que ainda não foram imunizados. Importante ressaltar que fica expressamente proibida a abertura de quaisquer estabelecimentos comerciais e afins nos domingos, com exceção dos ressalvados. Lembrando que aqueles que não respeitarem as medidas ficam sujeitos a penalidades e até mesmo a suspensão temporária e a cassação do alvará de funcionamento.

Farmacêutica da Precisa Medicamentos não poderá silenciar na CPI em depoimento como testemunha

A farmacêutica Emanuela Batista de Souza Medrades terá que falar a CPI da Pandemia nesta terça-feira (13). Ela só poderá fica em silencio quando for indagada sobre fatos que a incriminem, é o que determina a liminar no Habeas Corpus (HC) concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. 

Emanuela é responsável técnica da empresa Precisa Medicamentos Ltda., que representa no Brasil o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e apontada como uma das pessoas que negociou a importação do imunizante junto ao Ministério da Saúde. Quando aos fatos em tese criminosos de que seja meramente testemunha, Emanuela tem o dever de depor e de dizer a verdade, nos termos da legislação processual penal.

No HC, ela pedia para não comparecer ao depoimento, pleito que foi negado pelo ministro presidente. A defesa alegou que os termos do requerimento de convocação revelam sua inequívoca condição de investigada, e não de testemunha como afirma a CPI, na medida em que apontou que seu comparecimento é necessário para “esclarecer os detalhes de potencial beneficiamento da Bharat Biotech”. A situação de investigada também estaria evidenciada pelo requerimento de quebra de seus sigilos telemático e telefônico, também aprovado pela CPI, na qual é tratada como investigada.

Em sua decisão, o ministro Fux salienta que o artigo 206 do Código de Processo Penal (CPP) é claro ao dispor que a testemunha não poderá se eximir da obrigação de depor e, nessa qualidade, tem o dever de comparecer e de dizer a verdade, não lhe assistindo, quanto a tais fatos, quer o direito ao silêncio, quer o não comparecimento perante CPI. O deferimento parcial da liminar impede que Emanuela seja obrigada a assinar termo de compromisso de dizer a verdade, uma vez que os fatos indicam que será ouvida na condição de investigada. Ela também não poderá ser submetida a qualquer medida privativa de liberdade ou restritiva de direitos em razão do uso dessas prerrogativas constitucionais.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Idoso é acolhido pela PRF ao ser encontrado deitado na Dutra, em Piraí

Foto: PRF
Por volta dás 01h30 desta segunda-feira (12), a PRF recebeu informação de que havia um homem deitado em uma das faixas da Rodovia Presidente Dutra, na altura do km 228, sentido RJ, em Piraí.

Policiais rodoviários federais, em serviço no Posto PRF de Caiçara, rapidamente se deslocaram pela contramão até o local averiguar a situação, onde foi constatado que um idoso, em condição de morador de rua (andarilho), estava deitado na pista, correndo risco de ser atropelado.

O homem foi retirado do local e a equipe de resgate médico da concessionária que administra a rodovia acionada para prestar atendimento médico ao homem que apresentava quadro de desorientação, não tendo percebido que havia deitado na faixa de rolamento da pista.

O homem se identificou aos policiais pelo nome de Carlos Roberto de Souza Ferreira, com a data de nascimento de 16/12/1951, e que não teria nenhum familiar.

O idoso foi encaminhado para o Hospital Flávio Leal em Piraí para os devidos cuidados.

Acidente entre dois carros conduzidos por homens bêbados e sem carteira na Dutra, em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Dois homens foram flagrados bêbados e sem carteira de habilitação após provocarem acidente na Rodovia Presidente Dutra, em Resende. A batida aconteceu por volta dá 00h30 desta segunda-feira (12), no km 306 da BR-11, sentido São Paulo.

Um Kia/Sportage atingiu a traseira de um Fiat/Palio, ninguém se feriu, mas, os veículos ficaram imobilizados devido aos danos sofridos. Ao ser solicitada a documentação, foi constatado que ambos os motoristas não possuíam CNH e apresentavam sinais visíveis de embriaguez, segundo informou a PRF.

Ainda de acordo com as informações, o condutor do Palio, de  34 anos, aceitou realizar o teste etílico, tendo como resultado 0,64 mg/L, sendo preso por embriaguez ao volante. O condutor do Sportage, de 28 anos, se recusou a fazer o teste etílico, mas, como apresentava sinais visíveis de embriaguez foi conduzido para a 89ª DP de Resende.

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Foto: PRF

O condutor do Kia/Sportage recebeu ordem do delegado de plantão para fazer o teste do etilômetro no Instituto Carlos Éboli, no município, para a constatação da embriaguez. Ao saber que seria conduzido ao laboratório, o mesmo decidiu realizar o teste do etilômetro. 

Após realizar o exame, o resultado acusou 1,16 mg/L, sendo dada voz de prisão em flagrante por embriaguez ao volante.

Os homens ficaram presos em flagrante sob pena de fiança para responderem em liberdade, além de serem multados pelas infrações, o condutor da Sportage recebeu muitas que somadas chegam ao valor total de R$ 6.750,00; já o condutor do Palio foi multado no valor total de R$ 5.184,22. 

O Fiat/Palio foi removido para o pátio, pois estava com licenciamento vencido. O Kia/Sportage não tinha nenhuma restrição, sendo liberado para ser guinchado pela seguradora do condutor.

Homem é flagrado trafegando com o veículo de locadora na Dutra, em Piraí

Um Chevrolet/Ônix, com placas de Belo Horizonte (MG), foi apreendido no final da tarde desta segunda-feira (12) no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, altura do Posto PRF de Caiçara, em Piraí.

A PRF informou que contra o veículo havia um registro de ocorrência por apropriação indébita. Além de ter sido encontrado no interior do mesmo duas obras de arte sem nota fiscal e nem comprovação de procedência.

O homem que conduzia o veículo alegou aos policiais que as obras de artes pertenciam ao seu patrão que estaria viajando em outro veículo, porém, não comprovou.

O homem foi detido e o caso encaminhado a 94ª DP de Piraí para o registro da ocorrência.

Quebra de sigilos de assessor especial de Bolsonaro é mantido pelo ministro Lewandowski

Ricardo Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a quebra de sigilos telefônico e telemático de José Matheus Salles Gomes, assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, determinada pela CPI da Pandemia, ressalvando os dados de geolocalização. A decisão foi tomada no Mandado de Segurança (MS) 38061, no qual houve deferimento parcial da liminar.

A quebra de sigilo foi aprovada pela CPI com a justificativa de que Salles Gomes integraria o chamado “gabinete do ódio”, que seria responsável por disseminar fake news sobre tratamento precoce contra a Covid-19 e medidas contrárias ao isolamento social.

Em sua decisão, o ministro Lewandowski lembrou que a questão da quebra de sigilo de dados referentes à geolocalização, por meio de tecnologias como GPS, Bluetooth, sinal Wi-Fi e torres de celular para determinar o histórico localizações geográficas específicas de um usuário de telefone celular, é objeto do Recurso Extraordinário (RE) 1301250, que teve repercussão geral reconhecida, mas ainda não foi julgado. Esse recurso foi interposto pelo Google no âmbito da investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Por esse motivo, na avaliação de Lewandowski, seria “prematura” qualquer decisão nesse sentido.

Com relação às informações a que Comissão deve ter acesso, o ministro ressaltou que mesmo aquelas que digam respeito à investigação – não sendo as de cunho privado – apenas poderão ser acessadas por senadores que integram a CPI, pelo próprio impetrante e seus advogados, só devendo vir a público, se for o caso, por ocasião do encerramento dos trabalhos, no bojo do relatório final.

Ronnie Lessa e mais quatro são condenados por ocultação e destruição de provas dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes

O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da 19ª Vara Criminal da Capital, condenou o PM reformado Ronnie Lessa e sua mulher Elaine Lessa, e seu cunhado Bruno Figueiredo e outros dois acusados de envolvimento na destruição de provas dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em março de 2018. Os quatro participaram da operação, no dia 13 de março de 2019, para retirada e destruição de armas que estavam escondidas por Ronnie Lessa, em um apartamento alugado por ele, no bairro Pechincha.  

Ronnie Lessa, um dos suspeitos de matar a vereadora, foi condenado a quatro anos e seis meses de reclusão pela ocultação de armas que teriam sido utilizadas no crime. Já Elaine, Bruno, José Marcio Mantovano, o 'Bruno Gordo', e Josinaldo Freitas, o 'Djaca', foram condenados a quatro anos de reclusão pelo envolvimento na operação que retirou as armas da casa de Ronnie Lessa que acabaram jogadas no mar da Barra da Tijuca, em 2019.

“Isto posto, JULGO PROCEDENTE a pretensão punitiva estatal para o fim de CONDENAR ELAINE PEREIRA FIGUEIREDO LESSA, BRUNO PEREIRA FIGUEIREDO, JOSÉ MARCIO MANTOVANO, epíteto "MÁRCIO GORDO" e JOSINALDO LUCAS FREITAS, epíteto "DJACA", como incurso nas penas do artigo 2º, §1º, da Lei 12.850/13 e de CONDENAR RONNIE LESSA, epíteto "LESSA", como incurso nas sanções do artigo 16, caput, da Lei 10826/2003”.
Ronnie Lessa cumprirá a pena em regime fechado, uma vez que já se encontra preso na penitenciária de segurança máxima de Porto Velho, em Rondônia, ao lado do ex-PM Élcio Queiroz, outro acusado pelas duas mortes.

Já Elaine, Bruno, José Márcio e Josinaldo tiveram as penas privativas de liberdade substituídas por penas restritivas de direitos para prestação de serviços à comunidade e limitação de fim de semana, sendo obrigados a permanecer aos sábados e domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outra instituição definida pela Vara de Execuções Penais.

“Como se nota, trata-se de grupo muito bem estruturado, ordenado com divisão de tarefas, para impedir e embaraçar as investigações em andamento, sendo suficiente as provas acostadas aos autos, o relatório policial e os depoimentos prestados para apontar a participação de todos os acusados, de forma estável, na prática do crime previsto no art. 2º, § 1º da Lei 12850/13. A prova coligida em Juízo corrobora as informações colhidas em sede policial, demonstrando, sem sombra de dúvidas, a associação criminosa perpetrada pelos Réus, em comunhão de ações e desígnios criminosos entre si para obstrução de investigação penal”, destacou o juiz na decisão.

Segunda dose da vacina AstraZeneca pode ser anticipada para oito semanas em Volta Redonda

Medida garante imunização mais rápida considerando possíveis variantes do novo coronavírus; atualmente intervalo entre as duas doses acontece em até 12 semanas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda estuda a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca (Oxford) para que seja ministrada em oito semanas. A medida foi apresentada pela secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, em reunião do Cosems-RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio), na última quarta-feira, dia 07.

Atualmente o intervalo entre as duas doses da vacina acontece em até 12 semanas. A antecipação, segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, visa garantir de forma mais rápida a imunização da população, visto que há confirmação de novas variantes do novo coronavírus circulando no Estado do Rio.

No início do mês a presença da variante delta – antes conhecida como indiana– foi registrada em dois municípios da Baixada Fluminense: São João de Meriti e Seropédica. Estudos mostram que a segunda dose é fundamental para proteção contra a Covid-19. Vasconcellos mencionou que, inicialmente, o município pretende priorizar a antecipação para as pessoas mais velhas, entretanto todo o estudo acerca da medida depende do estoque disponível de doses.

“A vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) tem estabelecida em sua bula que a aplicação da segunda dose pode ser feita entre 8 a 12 semanas. Por receio de falta de doses, o Governo Federal limitou em 12 semanas, que é o máximo do prazo, o intervalo. Na medida em que Volta Redonda tenha estoque, nós iremos reduzir aos poucos esse intervalo para que possamos proteger mais pessoas com as duas doses garantir que tenhamos a continuidade da redução do número de casos e de óbitos pela Covid-19 em Volta Redonda e tomando cuidado para que não haja também falta da vacina. No dia a dia conforme o nosso estoque iremos divulgar a data até onde a pessoa que tomou a primeira dose possa procurar para fazer a segunda dose”, explicou o médico sanitarista.

O Cosems entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) que aceitou a proposta da antecipação – após avaliação com o comitê científico– mas, até o momento, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre o caso. Com o parecer contrário a medida, o Cosems pode se basear na legislação que corrobora na autonomia de estados e municípios na condução da campanha de vacinação tendo em vista o cenário pandêmico.

Cadáver é encontrado em Rio que corta Barra Mansa

Um cadáver foi localizado na manhã desta segunda-feira (12) na altura no bairro Eduardo Junqueira em Barra Mansa.

A PM informou que foi acionada para comparecer a Rua Argemiro de Paula Coutinho para comunicar o fato ao Corpo de Bombeiros sobre um cadáver boiando no Rio Paraíba do Sul.

Ainda sem identificação, o corpo foi removido ao IML da região, em Volta Redonda onde será periciado e tentar a identificação.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP.

Pelo menos 24 pessoas estavam em ônibus que saiu da pista e tombou na RJ-155, em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um ônibus de turismo capotou na manhã desta segunda-feira (12) no Sul Fluminense. O acidente aconteceu na Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga, altura do km 25, na chegada ao distrito de Lidice, altura de Cascatinha, em Rio Claro.

O Corpo de Bombeiros informou que 24 pessoas foram atendidas e socorridas, uma em estado grave foi levada para um hospital da região.

Ainda de acordo com as informações, o Samu ficou por conta da remoção da vitima mais grave. Já as outras foram atendidas no local e estão sendo encaminhadas a unidade médica local com ferimentos leves.

Os passageiros seriam funcionários de uma empresa em Angra do Reis que estariam sendo transportados até o posto de trabalho.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), do Posto de Lídice, foi acionada e se encontra no local.



domingo, 11 de julho de 2021

SAAE de Angra desfaz ligação clandestina de água no Parque de Mambucaba

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Através de uma denúncia sobre ligação clandestina de água, agentes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Angra dos Reis estiveram no sábado (10) na Rua São Jerônimo, no Parque Mambucaba, realizando fiscalização.

Segundo a equipe do SAAE, no local, após a confirmação da ligação clandestina, foi desfeita a ligação clandestina e moradores cujas residências estavam sem cadastro foram orientados a procurar a regional do SAAE em Mambucaba para realizar a regularização do serviço, já que, segundo o próprio Serviço Autônomo de Água e Esgoto, furto de água é crime.

Denúncia leva polícia a constatar aterro de córrego em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um aterro às margens de um córrego foi flagrado no sábado (10) por policiais militares, após os mesmos terem ido verificar denúncia que versava sobre um homem que vinha aterrando irregularmente um curso de água com objetivo de realizar construções irregulares no Cantão, em Barra do Piraí.

Segundo os agentes da 2ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, na Rua Raimundo Padilha, a equipe constatou a veracidade das informações, identificando um aterro que degradava uma área de aproximadamente 30 metros quadrados. A moradora foi questionada acerca das licenças ambientais necessárias para a execução da obra, mas com a negativa, os policiais procederam à 88ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Preso em Pinheiral homem acusado de feminicídio em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais civis da 101ª DP (Pinheiral) prenderam, na sexta-feira (9), um homem acusado de feminicídio triplamente majorado. Ele foi capturado em Pinheiral, após monitoramento do Setor de Inteligência da unidade.

De acordo com os agentes , no último dia 3 de julho (sábado), o preso teria esfaqueado a ex-companheira Luciene da Conceição Silva na Rua José Jardim Rosa, na localidade de Caixa d’Água Velha. A vitima ainda foi socorrida na Santa Casa de Misericórdia do município, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil ainda  informou que o homem não aceitava o término do relacionamento e teria praticado o cirme. Eles foram casados por cerca de 20 anos, tendo quatro filhos.

Contra o homem, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara de Barra do Piraí. Ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Luciene da Conceição Silva

Seis pessoas são presas por suspeita de tráfico de drogas em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Seis pessoas foram presas e 107 pinos de cocaína foram apreendidos no sábado (10), quando policiais militares verificavam informações do disque denuncia sobre tráfico no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde.

De acordo com os policiais lotados no 33º BPM, em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar pelo menos dois relatos na informações, procederam à localidade conhecida como “Predinhos”, onde costuma haver venda de drogas ilícitas a mando do traficante conhecido como Bicheiro, que figura no Portal dos Procurados. 

Após buscas pela localidade, cinco dos presos foram flagrados quando buscavam entorpecentes em uma moita, para diversos usuários de drogas que compravam e aguardavam em uma avenida próxima aos prédios.

Um sexto homem foi preso por haver contra ele um mandado de prisão em aberto. Ainda segundo os agentes, todas as drogas possuíam uma etiqueta com as inscrições “Perequê TCP R$ 20”. Diante dos fatos, todo o material apreendido foi encaminhado, juntamente com os suspeitos à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Adolescentes baleados no Açude; um segue internado e o outro foi apreendido após receber alta

Os dois adolescentes, de 17 anos, baleados na noite deste sábado (10) no bairro Açude II, em Volta Redonda, durante tiroteio, um segue internado após passar por cirurgia no abdômen e o outro foi atendido e recebeu alta.

O segundo adolescente saiu da unidade hospitalar sob custodia da polícia. Ele foi encontrado ferido na noite do crime em uma lanchonete na Avenida A, no bairro Açude II, com uma mochila contendo uma granada caseira, uma pistola com a numeração raspada municiada com cinco munições calibre 9 milímetros e um carregador do mesmo calibre, três rádios comunicadores, 29 estojos e seis fragmentos de calibres não especificados.

Na ocasião o Samu foi acionado e levou menor até ao hospital. Na mesma noite, um homem identificado como Geraldo Vieira de Almeida Junior (VEJA FOTOS), conhecido como "Geraldinho", de 22 anos, morreu baleado no pescoço na Rua 13, também no bairro Açude II.

O terceiro adolescente foi atingido no abdômen. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital do Retiro e transferido para o Hospital São João Batista.

A Polícia informou que o crime está ligado a disputa de criminosos por pontos de tráfico de drogas ("guerra do trafico").

Após os trabalhos da perícia, o corpo foi removido pelo rabecão dos bombeiros ao IML, em Três Poços e a ocorrência encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Geraldo foi enterrado no final da tarde deste domingo (11) no cemitério do Retiro.

Volta Redonda vacina contra a Covid-19 pessoas com 41 anos nesta segunda, dia 12

Vacinação contra a gripe também continua nesta segunda
 
A Secretaria de Saúde (SMS) de Volta Redonda informa que nesta segunda-feira, dia 12, vacinará contra a Covid-19 pessoas com 41 anos ou mais, gestantes, puérperas e lactantes acompanhadas das crianças para atualização da caderneta de vacinas.  A vacinação contra a Covid-19 será realizada nas unidades de saúde, das 9h às 16h, exceto nas unidades dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande.

A segunda dose da vacina AstraZeneca estará disponível para quem se vacinou até o dia 20 de abril e a da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 21 de junho. O município recebeu no sábado, dia 10, 4030 doses.  Desse total  2370 serão utilizadas para aplicação da primeira dose e  1660 serão destinadas a aplicação de segunda dose.

A prefeitura informa que a remessa e a divisão das doses para cada município foi determinada pelo Ministério da Saúde. O governo municipal entende que recebeu volume de vacinas muito abaixo do esperado e, principalmente, abaixo do que é capaz de ofertar à população nas campanhas de imunização.  Pela capacidade técnica de vacinar mais de sete mil pessoas por dia, será feito pedido de mais vacinas para os próximos dias.

"É  importante informar que deve haver um intevalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a gripe e da covid-19", orienta o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Carlos Vasconcellos.    

Vacina da gripe

A vacina Influenza, contra a gripe, continua sendo aplicada a todos com mais de 6 meses de idade, a partir desta segunda-feira, dia  12. A continuidade da campanha de vacinação foi possível graças ao envio de nova remessa de vacinas com 20.800 doses, por meio do Governo Federal, que chegaram a Volta Redonda na tarde desta sexta-feira (09).

A campanha atingiu somente no sábado, dia 10, 3.118  pessoas. Foram aplicadas 2943 doses para toda a população e 175 doses para as pessoas acamadas, vacinadas em domicílio pelas equipes volantes de vacinação da SMS.  Para esta vacinação da população, foram abertas, exclusivamente, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF).

Para receber a vacina da gripe ou contra a Covid-19 é necessário levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência nas unidades de saúde. As pessoas da segunda dose da vacina contra a covid-19 também devem levar o cartão de vacinação.