Rádio Acesa FM VR: 2020-11-29

sábado, 5 de dezembro de 2020

Reservatórios desabam durante chuva em Barra Mansa

Ventos provocaram queda de reservatórios de águas, árvores e poste de energia elétrica


Desde a noite desta quinta-feira (03), agentes da Defesa Civil de Barra Mansa, juntamente com outros órgãos da Prefeitura, estão trabalhando nas ocorrências provocadas pelas chuvas. Em duas horas choveu o equivalente a 13,7 mm. Os fortes ventos provocaram a queda de reservatórios de água, árvores, muros e poste de energia elétrica. 

No bairro São Judas Tadeu houve queda de dois reservatórios de água de um condomínio residencial em construção. Eles obstruíram parte da Estrada da Mineira, que liga a localidade ao Paraíso de Cima.  Cada reservatório pesa em média duas toneladas. O mato existente no local impediu que eles avançassem sobre as residências existentes nas proximidades. Não há registro de vítimas. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, a construtora responsável pelo empreendimento já está tomando as devidas providências para solucionar o problema.

Na Rua Braz Maximo de Castro, no bairro Mangueira, uma árvore de Ypê ameaça cair sobre uma casa. Já no Santa Rosa, na Rua Eduardo Pereira da Costa Rangel, foi registrada a queda de uma árvore, atingindo um muro e um veículo.

No bairro Santa Rita da Dutra, na Região Leste, houve queda de um poste de energia elétrica, enquanto na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, foram registradas quedas de árvores. Como os galhos atingiram a fiação elétrica, o fornecimento de energia foi comprometida. A Light já foi acionada para resolver a questão. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Manutenção Urbana trabalham na retirada das árvores e galhos.

Chuva causa transtornos em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na noite da última quinta-feira (03), a Rua Helena Corrêa de Miranda, principal via de acesso a Pinheiral, a Rodovia Benjamin Constant e a Olaria do Meio, estrada que liga Pinheiral a Vargem Alegre, ficaram interditadas devido à queda de árvores ocasionada pelas fortes chuvas. Na manhã desta sexta-feira (04), a Prefeitura de Pinheiral, por meio do Departamento de Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Público, está realizando a poda preventiva das árvores dos locais, liberando o trânsito e a circulação de veículos. 

Ainda como consequência da chuva, a sede da Prefeitura de Pinheiral teve a interrupção de internet e rede telefônica. Sem previsão de restabelecimento dos serviços foi preciso interromper o atendimento prestado à população. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
De acordo com Edson Alves Isaías, diretor do Departamento de Defesa Civil, a chuva também deixou alguns pontos da cidade sem energia. 

“Tivemos três ocorrências envolvendo queda de árvores na noite de ontem devido às fortes chuvas e ventos que aconteceram ontem à noite. Hoje pela manhã demos início a poda preventiva das árvores para evitar que isso volte a acontecer. Também já desobstruímos o trânsito de todos os locais afetados, em ambos os sentidos de tráfego. Alguns pontos da cidade como os bairros Cruzeiro e Cafundó sofreram queda de energia, mas entramos em contato com a Light para informar o ocorrido e solicitar a resolução. Ressalto que ainda não entramos no verão, período em que ocorre maior incidência de fortes chuvas e temporais que acabam trazendo consequências, por esse motivo a realização da intensificação de poda preventiva das árvores da cidade serão realizadas, visando evitar maiores transtornos”, explicou.

Problemas nas saúde em Volta Redonda causa manifestação do poder público de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Com a paralisação do pronto-socorro do Hospital do Retiro, em Volta Redonda, na última quarta-feira (2). A situação tem se agravado após a mudança da administração da unidade hospitalar, antes de responsabilidade da Organização Social Mahatma Ghandi e a suspensão do Hospital Regional Zilda Arns que anunciou que não receberá novos pacientes de Volta Redonda e região com o novo coronavírus.

O atendimento especializado no combate à Covid-19 mais próximo de Volta Redonda é o Centro de Triagem e Tratamento Covid-19, localizado na Região Leste de Barra Mansa. A unidade de saúde, assim como outras da rede municipal, tem acolhido pacientes que não conseguem se consultarem Volta Redonda.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Barra Mansa, o município está com o número de casos de Covid-19 estabilizado e a rede municipal de saúde está controlada, com disponibilidade de 57% de leitos de UTI, 68% de leitos clínicos e 94% de respiradores.

O prefeito reeleito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, falou sobre a atual situação. “Nossa rede de saúde é estruturada para atender os munícipes de Barra Mansa. Não temos capacidade de atender Volta Redonda. Não será negado socorro, mas o que mais nos dói é lembrar do secretário de saúde e do prefeito de Volta Redonda, dizendo em live que não abriríamos a UPA Leste. Hoje é ela que salva os doentes de Volta Redonda”.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O prefeito eleito em Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, também se posicionou sobre o caso. “Nós estamos alertando para o desmonte da saúde pública de Volta Redonda já faz tempo, mas a situação está em um nível jamais imaginado. Como cidade com maior população, infelizmente sabemos que essa situação de caos instalado pela atual gestão tem reflexos em nossos vizinhos. Essa sobrecarga em Barra Mansa, Resende, Piraí acaba por ser natural, como em outros tempos absorvemos pacientes de outras cidades em nossa rede”.

Neto completou. “A rede básica de Volta Redonda não consegue oferecer o básico, enquanto o atendimento nos nossos dois hospitais públicos simplesmente está parando ou já parou. O que sobrou para a população de Volta Redonda, que antes era uma cidade tida como referência para nosso estado e nosso país na saúde, é buscar atendimento em cidades vizinhas, que visivelmente estão em situação melhor. Essa situação mostra o quanto é importante todos estarmos alinhados para enfrentar problemas comuns”.

Última etapa da campanha de vacinação antirrábica é realizada em Volta Redonda

Mais de 3.700 animais foram imunizados durante essa etapa da campanha, que aconteceu neste sábado, dia 5
A prefeitura de Volta Redonda realizou neste sábado, dia 05, a última etapa da Campanha Municipal Contra a Raiva Animal do município. Foram imunizados mais de 3.700 animais, entre cães e gatos. Nessa última etapa, a vacinação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Geraldo, Belvedere, Rústico, Monte Castelo, São João, Siderópolis, Vila Rica, Roma I e II, além da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. 

Rodolfo Mariano, morador do bairro Vila Rica, levou seus dois animais para vacinar e falou de como leva a sério a imunização dos pets. “Eu sempre trago meus cachorros nas campanhas. É um serviço de saúde pública que a gente tem que ter noção da importância e participar sempre”, comentou. 

Esse ano, por conta da pandemia, os postos de vacinação foram ampliados, de 36 para 50, a fim de evitar aglomerações. Além disso, eles foram distribuídos em cinco sábados, de acordo com áreas geográficas do município para atender melhor a população. 
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Janaína Soledad, a meta esse ano era imunizar aproximadamente 22 mil animais, entre cães e gatos. Janaína comentou ainda que o número total de animais em Volta Redonda com indicação para vacina é de 25 mil cães e 2.500 gatos e que o objetivo era imunizar 75% deste público. 

“Nós totalizamos 3.761 doses aplicadas o que bate a nossa meta do dia, que era de vacinar 3 mil animais. Vale lembrar que a vacina antirrábica é ministrada no Centro de Controle de Zoonoses durante todo o ano. Com isso, quem não conseguiu imunizar seu animalzinho pode levá-lo até a gente para receber a dose da vacina”, disse a coordenadora. No total, durante os cinco sábados da campanha, foram imunizados 22.637 animais. 
Para a segurança dos profissionais e da população, todos os protocolos de prevenção foram seguidos. Só foi permitida a entrada e vacinação de um animal por vez e os responsáveis obrigatoriamente usando máscara. Também não foram vacinados animais levados por crianças, sem o acompanhamento de um responsável.

Samuca lamenta 'interesse político' em ataque ao serviço de saúde de Volta Redonda


O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse nesta sexta-feira (4), em nota a imprensa através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que não foi apresentado qualquer dado ou comprovação de sobrecarga no atendimento por conta de pacientes de Volta Redonda.

Ele ainda afirmou que há grande indício de que haja interesse político na divulgação de informações contrárias ao serviço de saúde no município. "Lamentamos imensamente, já que a população precisa, neste momento de pandemia, de ações conjuntas e efetivas da prefeita em exercício de Barra Mansa com o prefeito atual de Volta Redonda."

A polêmica se iniciou após a municipalização dos hospitais da cidade, onde foi rescindido os contratos com a OS por falta de honra aos contratos firmados com a Secretaria de Saúde da cidade, causando vários problemas no atendimento do Hospital do Retiro, mas garantiu que não afetou o serviço na rede pública municipal. 

"Mesmo com 40% do atendimento do Cais Conforto, por exemplo, sendo de moradores da Região Leste de Barra Mansa, que não possui a UPA aberta para sua população. Informamos ainda que a UPA Santo Agostinho está atendendo normalmente, já que foi municipalizada pela prefeitura de Volta Redonda."

"Vale destacar que diferente de outros municípios, Volta Redonda conta com uma ampla rede de atendimento a saúde e não apenas uma unidade de atendimento. Há ainda outras quatro unidades que fazem atendimento de urgência e emergência: Hospital São João Batista, Hospital do Aterrado, UPA Santo Agostinho e Cais Conforto".

Volta Redonda tem quatro unidades que funcionam das 7 às 22 horas para atender a população como centros de triagens de Covid-19: 249, Volta Grande, Vila Mury e São João. 

"Alertamos ainda que, em contato com o Hospital Regional, foi informado à Secretaria Municipal de Saúde que a regulação de pacientes segue normalmente", fechou a nota. 

Palavras do prefeito:

"Eu nunca vou mentir para a nossa população. A decisão de municipalizar a gestão dos hospitais foi acertada. O problema ocorreu no Retiro por conta de calote da OS. Neste momento de Covid-19, nossa taxa de mortalidade baixa e estamos conseguindo controlar vírus. O próximo presidente da Câmara, que tudo indica que assumirá a prefeitura, encontrará uma saúde organizada, sem a farra dos RPAs, e com um Centro Municipal de Saúde pronto para atender. A eleição passou peço para me esquecerem e trabalharem".

Covid-19: Volta Redonda registra aumento de 0,89% dos casos suspeitos

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, os dados sobre o coronavírus na cidade. São 8.754 casos confirmados e 28.197 notificados como suspeitos. Foram registrados 261 óbitos. Há 7.450 curados e 12.388 exames deram negativo. Houve um aumento de 0,89% dos casos suspeitos. A ocupação de leitos de UTI está em 14,7%.

Aves comercializadas de forma irregular são apreendidas em Volta Redonda

Animais foram encaminhados para o Zoológico Municipal

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de Volta Redonda, ligada à secretaria de Meio Ambiente (SMMA) apreendeu na manhã desta sexta-feira, dia 4, quatro gaiolas e nove aves que estavam sendo colocadas à venda irregularmente em um estabelecimento no bairro Ponte Alta. Após atender uma denúncia feita pelo aplicativo Fiscaliza VR, a equipe constatou que o proprietário do local não tinha autorização para comercializar os animais. 

Dentre as aves apreendidas, oito canários-belgas foram encaminhados para o Zoológico Municipal, onde passarão por cuidados antes de serem colocados para exposição. 

“Eles passarão pelo período de adaptação, com quarentena, tratamento, vermifugação e depois serão soltos nos recintos do zoológico, provavelmente no de imersão. É importante frisar que o canário belga é um animal de espécie exótica, não pode ser feita soltura, reintrodução à natureza”, explicou o coordenador do zoológico, Jadiel Teixeira. 

A outra ave apreendida é um galo que, de acordo com a secretaria de Meio Ambiente, ficará sob os cuidados de um fiel depositário. As gaiolas poderão ser retiradas no zoológico a partir da próxima segunda-feira. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A prefeitura, através de seus órgãos de fiscalização, está vigilante aos crimes de maus tratos aos animais e ao comércio irregular e/ou ilegal de animais. Esse tipo de comércio é passível de multa e apreensão dos animais, segundo informou a coordenadora de Proteção e Bem Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes. 

“A orientação é para que as pessoas não fomentem o comércio irregular ou ilegal de animais. Vamos combater esse crime ambiental na nossa cidade e qualquer um pode denunciar crimes dessa natureza pelo Fiscaliza VR”, alertou Alexsandra.

Área de risco recebe câmera e sirene em Volta Redonda

Equipamentos servirão para Defesa Civil monitorar talude e alertar moradores no bairro São Sebastião em caso de chuva

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e a Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR), instalou nesta sexta-feira, dia 4, uma câmera e uma sirene na quadra da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro São Sebastião. Os equipamentos vão ajudar no monitoramento 24h de um talude de aproximadamente 70 metros de altura que apresenta risco de deslizamento de terra, principalmente em dias de fortes chuvas. 

“O que está acontecendo neste local afeta o bairro inteiro, também os comerciantes. A instalação é uma iniciativa ótima, providencial. Um alerta a mais, para segurança”, afirmou Vanderlei Alves Barreto, que mora há 15 anos no bairro, onde tem uma loja de material de construção. 

O assessor técnico da EPD-VR, Marlus Viese, explicou que os equipamentos estão integrados ao Centro de Inteligência e Segurança Pública (Cisp) e à Defesa Civil, ambos na Ilha São João. 

“A câmera conta com visão 360º e transmite imagens em alta qualidade. A sirene também estará sob o comando da Defesa Civil, que vai operar os dois equipamentos remotamente”, explicou Marlus.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O coordenador da Defesa Civil, Bruno Ribeiro Soares, afirma que 15 residências foram interditadas na área que é de grande instabilidade, atendendo a uma ordem judicial, e as equipes da prefeitura intensificaram o trabalho de diminuição de risco no local. 

“Fazemos a manutenção e a constante fiscalização do local para ver se tem alguma alteração do solo. Apesar de os imóveis estarem interditados, alguns moradores insistem em ficar. Em qualquer sinal de chuva, vamos para o local. Com o monitoramento da câmera, podemos acionar a sirene se houver necessidade e alertar as famílias”, explicou Bruno Ribeiro Soares, coordenador da Defesa Civil. 

De acordo com o Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR), já foi feita sondagem do solo e os trâmites estão na fase de assinatura de contrato com a empresa que será responsável pela próxima etapa, que é o processo de remoção de terra. As famílias afetadas estão sendo acompanhas pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que está prestando suporte necessário.

Prefeitura e CDL combatem comércio ilegal em Barra Mansa

Ação tem como objetivo garantir que os produtos oferecidos sejam comercializados por pessoas residentes de Barra Mansa e que possuam o alvará para a prática

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Com a proximidade do período festivo, a Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), foram às ruas da cidade para fiscalizar a prática da venda ambulante no município. O principal objetivo da ação é garantir o controle e regularização desses comerciantes. A iniciativa faz parte do programa ‘Ambulante Legal’, que regulariza a atividade dos profissionais. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O secretário de Ordem Pública William Pereira explicou que a iniciativa não visa coibir a pratica dos ambulantes, mas sim, garantir que o município tenha um controle dos praticantes. “Com essa ação conseguimos regularizar inúmeros profissionais que atuam como ambulantes, garantindo a eles a segurança de trabalhar de forma correta e digna. Entendemos que estamos em um momento difícil e essa é uma realidade nacional. Não vamos proibi-los de trabalhar, mas vamos dar orientações de como fazer isso sem prejudicar os outros”, esclareceu o secretário.

William ainda falou como os profissionais devem se regularizar. “O ambulante que quer trabalhar munido dos seus direitos, deverá nos procurar na Secretaria de Ordem Pública, no setor de Fiscalização de Posturas, para validar a adequação da prática”, completou.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

De acordo com o presidente da CDL, Leonardo dos Santos, essa ação também ajuda no controle da pandemia no município. “Essa é uma iniciativa que visa prevenir e preservar a população barra-mansense. A equipe da Postura está de parabéns pela ação que visa evitar um risco maior para a saúde pública, além de prejudicar os demais comerciantes que estão em dia com sua documentação”, citou.

O presidente da Aciap Bruno Pacielo também comentou a ação. “O trabalho da Secretaria de Ordem Pública em conjunto com as entidades empresariais, é fundamental para mantermos a cidade em ordem e o comércio funcionando com responsabilidade e segurança”, finalizou.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O ambulante que quiser regularizar para se tornar um ‘Ambulante Legal’ basta procurar a Fiscalização de Postura, que fica no Parque da Cidade Natanael Geremias, munidos dos seguintes documentos:

Identidade;

CPF;

Título de eleitor;

Comprovante de residência;

Duas fotos 3x4;

Carteira de trabalho

Certidão de nascimento ou casamento.

Iabas é multado em 7,7 milhões de reais por atraso na montagem de hospitais de campanha no Rio

Organização social também é multada em R$ 7,7 milhões; processo de desqualificação será aberto

Instituto Iabas
Em decisão assinada nesta sexta-feira pelo secretário Carlos Alberto Chaves de Carvalho, a Secretaria de Estado de Saúde declarou a inidoneidade da organização social Iabas, o que a impede de fazer qualquer novo contrato não só no Estado do Rio como em todo o país. O Iabas foi considerado, em processo administrativo, responsável pelo atraso na abertura dos hospitais de campanha contratados pelo Governo do Estado para atendimento dos pacientes com Covid-19.

Além de declarar o Iabas inidôneo, o secretário aplicou multa de R$ 7,7 milhões à organização social por descumprimento de cláusulas contratuais, e ainda determinou a abertura de processo de desqualificação do Iabas como organização social no Estado do Rio. Ao fim deste processo, a entidade poderá ser definitivamente proibida de celebrar contratos de gestão com a Administração Pública Estadual, como determina a Lei estadual n° 6.043, de 2011.

No processo administrativo, aberto ainda na gestão do ex-secretário Fernando Ferry, em junho, logo após a intervenção do Governo do Estado no contrato de gestão dos hospitais de campanha, o Iabas foi considerado responsável por descumprir os prazos contratuais, não entregando os hospitais de campanha do prazo estabelecido e com as especificações técnicas determinadas, e também por infringir cláusulas ao tentar rescindir o contrato unilateralmente, diante das cobranças feitas à época pela Secretaria de Estado de Saúde.

As explicações apresentadas pelo Iabas no processo administrativo não foram consideradas convincentes pelo secretário, já que a organização social foi seguidamente notificada por escrito a corrigir problemas verificados durante a montagem das unidades de campanha e não comprovou ter resolvido as pendências. O Iabas agora terá o direito de fazer um pedido de reconsideração e, encerrado o prazo, terá 15 dias úteis para depositar o valor da multa aplicada pela Secretaria de Estado de Saúde.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Dupla de traficantes é presa em flagrante em Três Rios

108ª DP Três Rios
Policiais da 108ª DP (Três Rios) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (04/12), no bairro Moura Brasil, dois homens pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas.

Após tomarem conhecimento de que traficantes vinculados a uma facção criminosa estariam vendendo drogas no bairro Moura Brasil, agentes do Núcleo de Ações Integradas da unidade policial e policiais militares foram até o local e prenderam a dupla criminosa.

Com eles foram apreendidos 100 pinos de cocaína e 33 sacolés de cocaína. Um dos presos é suspeito de matar um traficante rival, crime ocorrido no início deste ano e alvo de investigação de homicídio.

Polícia apreende jovem acusado de fato análogo a homicídio

88ª DP Barra do Piraí
Policiais da 88ª DP (Barra do Piraí) apreenderam nesta sexta-feira (04/12) um adolescente infrator acusado de fato análogo ao crime de homicídio ocorrido em julho desse ano. Ele agora está à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Homem que responde por crime de tráfico em Barra Mansa é preso em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
167ª DP de Paraty
Um homem foi preso nesta sexta-feira (4) em Pararty, região costa verde sul do estado do Rio de Janeiro. Contra o acusado havia um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

A ação aconteceu na Avenida Roberto Silveira, no centro de Paraty. A ordem foi expedida pela Segunda Vara Criminal de Barra Mansa.

O acusado se encontra a disposição da justiça.

Mulher é presa em flagrante por maus-tratos a idoso em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da Polícia Civil de Paraty
Uma mulher de 45 anos foi presa nesta sexta-feira (4) acusada de mau-tratar um idoso de 71 anos em Paraty, RJ.

O delegado titular da 167ª DP de Paraty, Marcello Russo, informou que a mulher é companheira da vítima e, é acusada de deixar o idoso passar a noite dormindo na varanda como de agredi-lo verbalmente e sujeitar a humilhação.


A acusada foi conduzida para a sede policial e já se encontra a disposição da justiça.

Suspeito da morte de casal é preso em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem de 28 anos foi preso nesta sexta-feira (4), por suspeita da morte de um casal em Paraty, cidade costa verde do sul do estado do Rio e Janeiro.

O delegado titular da 167ª DP de Paraty, Marcello Russo, disse que os idosos, Nerival Florêncio de Morais, 59 anos, e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues, eram moradores do município Pedras de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e compraram há cinco anos um terreno no Parque Sol Nascente, divisa com Angra dos Reis, em busca de uma vida mais tranquila.

Casal encontrado morto em rio de Paraty
O casal esteve no lote, na segunda-feira, dia 30, para começar a construir a casa, e a partir deste momento não foram mais vistos.

Na terça-feira, dia 1º, familiares estiveram na sede policial de Paraty para registrar o desaparecimento do casal, após não conseguir mais contato com eles.

Os corpos das vítimas foram localizados nesta sexta-feira (4) boiando em um rio - próximo ao local do terreno em que eles iriam construir a casa.

A polícia está apurando o que teria motivado o crime com coleta de material para atuação da perícia para ajustar a conduta que incrimine o autor. Testemunhas também estão sendo ouvidas.

Pés de maconha são apreendidos em residência de jovem em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - VR
Uma denúncia levou a polícia a residência de um jovem no bairro Santa Maria, em Barra Mansa, para averiguar uma plantação de maconha. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na Rua G.

Ao chegar ao local, os agentes constataram a informação após indagar o acusado sobre a denúncia e, ele confessou que cultivava a droga para consumo próprio, uma vez que era usuário, disse a PM.

As plantações estavam na cozinha do apartamento.

Ainda durante as buscas pela residência, foi encontrado em um dos quartos, próximo ao colchão, uma bolsa plástica com pinos de cocaína e tabletes de maconha. 

Ainda aos policiais, o jovem alegou que os entorpecentes estavam sendo guardado a pedido de uma moça, e que receberia R$ 200,00 para armazenar o material.

A ocorrência foi encaminhada para 90ª DP de Barra Mansa.

Jovem é detido com drogas em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - VR
A PM apreendeu, no início da tarde desta quinta-feira (3), 43 pinos de cocaína, 12 trouxinhas de maconha e um celular com um jovem de 19 anos no bairro São Judas Tadeu, em Barra Mansa, RJ.

O 28º BPM-VR informou que uma denúncia levou a prisão do suspeito, na Rua São João. Ele foi flagrado num beco em atitude suspeita, quando os policias fizeram a abordagem encontraram o material apreendido.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa.

Obras são realizadas na via Dutra: atenção dos motoristas deve ser redobrada

Em continuidade ao serviço de recuperação de pavimento na via Dutra, a NovaDutra faz durante a semana melhorias em trechos da via Dutra das regiões de Resende e Itatiaia, no Sul Fluminense (RJ). As melhorias estão programadas para ocorrer sempre durante todo o dia e nos dois sentidos da rodovia - RJ e SP, até o próximo domingo, dia 06/12.

Os trabalhos de restauração de pavimento implicam na substituição do pavimento antigo e visam garantir maior resistência e durabilidade ao piso da rodovia. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser suspensos ou cancelados. Para realizar as melhorias, haverá fechamento alternado de faixas das pistas.

A Concessionária solicita aos motoristas que respeitem a sinalização especial e placas próximo ao acesso para orientação dos usuários sobre a rota alternativa. Veja os trechos que serão recuperados:

Resende:
Entre os Kms 303 e 304.
Das 21h às 6h, com fechamento alternado de faixas.

Itatiaia:
Entre os Kms 330 e 331.
Das 8h às 17h, com fechamento alternado de faixas.

Saae-VR trabalha na conclusão de substituição de rede de água na Ponte Alta

Interligação da nova tubulação com elevatória será realizada na manhã desta sexta-feira, dia 04

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) informa que a chuva da noite de quinta-feira, dia 03, impediu o trabalho de interligação da nova rede de recalque do reservatório da Ponte Alta, provocando interrupção no fornecimento de água para os bairros Jardim Ponte Alta e Mangueira. Equipes da autarquia atuam no local desde 5h desta sexta-feira, dia 04, para concluir o serviço ainda pela manhã. O reabastecimento será retomado, gradativamente, durante o dia. 

O diretor presidente do Saae-VR, José Geraldo dos Santos, o Zeca, explicou que a obra, iniciada há cerca de um mês, substituiu 50 metros de rede de distribuição de água. “A tubulação era antiga, causando rompimentos recorrentes, deixando a população da parte alta da localidade desabastecida”, contou.  

Ele avisou ainda que a interligação da nova rede à elevatória (casa de bombas), na Rua Dom Pedro II, permite que a água chegue aos moradores do Jardim Ponte Alta, Mangueira e Cajueiro. “O serviço, executado na manhã desta sexta-feira, dia 04, é a última etapa da obra”, afirmou Zeca.

Detro-RJ autua seis ônibus durante ‘Operação Acessibilidade’ em Volta Redonda

Agentes também verificaram o cumprimento das normas sanitárias nos coletivos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou a operação Acessibilidade”, nos terminal rodoviário de Volta Redonda. A ação, além de fiscalizar as questões relacionadas à acessibilidade nos ônibus intermunicipais, verificaram as normas sanitárias de combate à COVID-19. Como resultado, nove multas foram aplicadas.

As equipes autuaram seis coletivos, na manhã desta terça-feira (01/12), quatro por mau estado de conservação e dois por falta de selo de vistoria.

Esta foi a sexta edição da ‘Operação Acessibilidade’, lançada no último dia 08 de outubro. As equipes já atuaram nos terminais de Cabo Frio, Araruama, João Goulart (Niterói), Alcântara, Petrópolis, Teresópolis, Campos dos Goytacazes e Itaperuna. Novas ações serão realizadas em outros pontos do estado, ainda este ano.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O Detro-RJ vem intensificando as fiscalizações na frota intermunicipal. Desde janeiro, já foram aplicadas 85 multas referentes a descumprimento das normas de acessibilidade. Além das ações de inteligência, as reclamações recebidas pela Ouvidoria do órgão ajudam a nortear as operações. 

Os cidadãos podem encaminhar denúncias pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br, pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545.

Natal seguro: dicas de economia e segurança para iluminação nesta época do ano

Com a chegada das festas de final de ano, a Light reforça dicas de economia e segurança para decorar a casa com enfeites luminosos.  Os cuidados na hora de usá-los são indispensáveis
 
Em áreas externas, como ruas e fachadas de prédios, por exemplo, a empresa orienta a ter muito cuidado ao subir em estruturas metálicas ou próximas à rede elétrica. A Light alerta, ainda, que não se pode utilizar postes ou fiações para apoiarem os enfeites natalinos.
 
Outra dica importante é sobre o uso de várias ligações em uma mesma tomada por meio de benjamins. Essa prática pode provocar o aquecimento das tomadas e causar curto-circuito nas instalações. Consequentemente, essa ação pode interromper o fornecimento de energia para a residência.
 
A Light também alerta que não se deve realizar ligações irregulares de energia, os famosos “gatos de luz”, para aumentar a iluminação das ruas nesta época.  Isso pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar a interrupção no fornecimento de energia.
 
Como economizar
 
Na hora de adquirir os “pisca-piscas”, é importante atentar para potência demandada pelo produto. Essa informação, dada em watts (W), está na embalagem. Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia do enfeite. Lembre-se que deixar o pisca-pisca aceso por menos tempo vai gerar consumo menor de energia e não irá impactar tanto a conta de luz no final do mês.
 
Outra ótima dica é utilizar produtos com a tecnologia LED que, além de contribuir para a redução de até 80% do consumo de energia, também é mais segura.
 
Outras dicas de segurança
 
• Na compra dos enfeites luminosos, procure produtos homologados e com selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem essa etiqueta podem provocar superaquecimento, curtos-circuitos e até mesmo princípio de incêndio;
• Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos, evitando desperdício e riscos de acidentes;
• Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva;
• Não deixe a fiação elétrica ao alcance de crianças e dos seus pets;
• Não instale as lâmpadas decorativas em estruturas metálicas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Defesa Civil Estadual alinha ações de prevenção ao período de chuvas em Barra Mansa

Durante o encontro, foi realizado um levantamento sobre as atividades de proteção civil do município

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Cheia do Rio Barra Mansa em janeiro de 2020
Representantes das secretarias de Ordem Pública e Governo de Barra Mansa se reuniram com membros da Defesa Civil Estadual para apresentar as atividades de proteção civil do município em período de chuva. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (2) e contou com a presença do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e coordenador regional da Defesa Civil da Região Sul 1, Luciano Melo, do secretário de Ordem Pública, William Pereira, do subsecretário de Governo, Luiz Claudio Compasso, e do coordenador da Defesa Civil municipal, Jonas Rodrigues Leite. 

Inicialmente, a Defesa Civil do Estado fez um levantamento sobre a atuação do órgão em Barra Mansa, para então mapear a situação do município e ofertar apoio nas futuras ações. Entre os assuntos abordados estão o funcionamento dos pontos de apoio, mecanismos de alerta à população e ferramentas para otimizar o trabalho. 

Durante o encontro, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Melo, anunciou que futuramente o órgão irá ajudar o município com doações para serem mantidos em estoque para uma emergência causada pelas chuvas. Além disto, os agentes da Defesa Civil do município receberão capacitações, através de cursos online sobre diversos temas, como abrigos temporários, animais peçonhentos, primeiros socorros pré-hospitalares, entre outros. 

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Jonas Rodrigues Leite, falou sobre o trabalho realizado para o enfrentamento do período de chuvas. "Foram feitas algumas reuniões, onde tratamos de assuntos relativos ao plano de ação, que é um plano que envolve todas as secretarias, a fim de ajudar e ter um pronto atendimento em caso de calamidades. Já temos os locais mais críticos mapeados e a gente procura estar sempre o mais preparado possível. Estamos fazendo o nosso melhor”. 

O coordenador regional da Defesa Civil da Região Sul 1, Luciano Melo, avaliou o trabalho realizado em Barra Mansa. “Vim conhecer a coordenadoria municipal de Defesa Civil, conhecer os problemas enfrentados e ver o que a Defesa Civil municipal tem de recursos. Barra Mansa, frente a outros municípios que venho presenciando, está preparada. O município está estruturado e tem um plano de emergência, que é fundamental, porque é o pontapé inicial perante uma ocorrência”. 

A Região Sul 1 é composta por 15 municípios, incluindo Barra Mansa. A divisão dessas regiões é feita conforme as bacias hidrográficas.

Corpo de Bombeiros RJ entrega 58 ambulâncias adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio

Tributo também foi destinado à compra de 20 motos aquáticas e um reboque marítimo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, realizaram a entrega simbólica de 58 ambulâncias, 20 motos aquáticas e um reboque marítimo, nesta quarta-feira (02.12), em cerimônia realizada no Quartel Central, no Centro do Rio. As viaturas foram adquiridas com recursos oriundos da Taxa de Incêndio. O investimento foi de cerca de R$ 14 milhões. A solenidade marcou o Dia do Patrono da corporação, Dom Pedro II. 

- Essa entrega é uma forma de prestar conta ao cidadão que paga a Taxa de Incêndio. É importante ter um governo transparente que mostre a aplicação dos recursos. Do total destas ambulâncias, por exemplo, 22 já estavam em operação ajudando a salvar vidas - disse o governador.  

Além do reequipamento operacional, o tributo é utilizado também para a capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil. 

Durante a cerimônia foi realizada a formatura dos cursos Superior de Bombeiro Militar e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Os primeiros colocados foram homenageados com a Medalha Comandante Moraes Antas, condecoração que premia o mérito intelectual e profissional com objetivo de incentivar os estudos e as instruções. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O evento foi elaborado seguindo protocolos contra a Covid-19, com regras de distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel e limite de lotação. 

De acordo com o coronel Leandro Monteiro, o dia 2 de dezembro sempre foi uma data especial para a corporação. E este ano ficou marcado, ainda, pela entrega de novas viaturas.

 - Hoje, deixamos esta data marcada nas histórias pessoais de muitos militares da nossa tropa. Agradeço ao governador pela confiança na nossa instituição. Ele está nos proporcionando, por exemplo, a valorização de nossos profissionais, promovendo primeiros sargentos a subtenentes; a emancipação de um de nossos quartéis a grupamento, o de Paracambi; e a devolução de quantias que foram arrestadas em ocasiões anteriores. Além disso, entregando equipamentos operacionais importantes para a atuação desses heróis - destacou o comandante-geral, ressaltando a importância da integração da gestão.

Alerj aprova contas do governador afastado Wilson Witzel de 2019

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Por 41 votos favoráveis, 20 votos contrários e uma abstenção, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (02/12), em discussão única, o projeto de decreto legislativo (PDL) 52/20, que aprova as contas do Poder Executivo referente ao ano de 2019, período administrado pelo governador afastado Wilson Witzel. Os parlamentares também aprovaram, por unanimidade, nesta quarta, o projeto de decreto legislativo 53/20, que aprova as contas de 2019 do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ). Os textos serão promulgados pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT) e publicados no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Favorável a aprovação das contas do Poder Executivo de 2019, o presidente da Comissão de Orçamento da Casa, deputado Márcio Canella (MDB), explicou seu voto durante votação do parecer na comissão na última segunda-feira (30/11). Na ocasião, cinco parlamentares do grupo foram favoráveis às contas e dois contrários. Canella destacou a crise financeira que acomete o estado. "Apresentei um parecer favorável com vistas à retomada do equilíbrio das contas do Governo. Pelos argumentos do Executivo, conseguimos notar que houve um período de excepcionalidade e, por isso, tais medidas irregulares foram adotadas pelo gestor público. Estamos tratando de uma exceção", justificou o parlamentar.

Durante o plenário, o deputado Jorge Felippe Neto (PSD), também defendeu seu voto favorável às contas do governo de 2019. “As contas de 2019 também são marcadas pelo orçamento do governo Pezão. Então essas contas devem ser analisadas com base nos descontroles de diversas gestões. Por isso, é necessário um julgamento político. São anos de descasos e de desrespeitos. É importante não punir todos envolvidos no governo, em especial o então vice-governador Cláudio Castro e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio de Mello Tavares, que assumiram interinamente em alguns momentos de 2019. A conta é de todo governo, não somente de Witzel”

Já o presidente da Comissão de Tributação da Alerj, deputado Luiz Paulo (sem partido), votou contrário às contas tanto no parecer prévio da Comissão de Orçamento quanto em plenário. Luiz Paulo ressaltou a recomendação do TCE para a reprovação das contas do governo. O órgão destacou sete irregularidades, cometidas no ano passado.

“Não foram consideradas as sete irregularidades apresentadas pelo TCE. Fiz um voto pela rejeição das contas. Este voto se respalda, principalmente, em três análises sintéticas, que considero insanáveis. Destaco o não cumprimento de 12% na Saúde, 25% na Educação e 2% da Faperj. Dois desses preceitos são da Constituição Federal e um da Constituição Estadual. Mesmo com Regime de Recuperação Fiscal (RRF) é fundamental que os preceitos constitucionais sejam respeitados. Além disso, Witzel está afastado e com processo de impeachment avançado. Os casos que estão sendo julgados são referentes a este ano, mas atualmente todos já sabemos que os esquemas aconteciam desde o ano passado. Portanto, era fundamental que essas contas fossem rejeitadas”, destacou Luiz Paulo.

Contas do TCE

Quanto às contas do TCE, o deputado Márcio Canella, explicou que é mais simples avaliar as prestações orçamentárias do Tribunal. “Eles já nos enviam o relatório com um parecer do contador, o que facilita o nosso trabalho. Verificamos que o TCE cumpriu o limite de gasto com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Um ponto importante da nossa avaliação”, concluiu o parlamentar.

Alerj

Carro pega fogo na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: rede social
Ford Ka pegou fogo no início da tarde desta quinta-feita (3), no km 292 da Rodovia Presidente Dutra, em Porto Real, RJ.

De acordo com a PRF, o veículo foi totalmente destruído pelas chamas. O casal que seguia no veículo conseguiu sair a tempo e nada sofreu.

Além da Polícia Rodoviária Federal, uma equipe do Corpo de Bombeiros estive no local de modo a combater as chamas e salvar os ocupantes.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF

A pista não foi interditada e o fluxo não foi afetado.

Quatro suspeitos (dois menores) são detidos por suspeita de tráfico de drogas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM-  VR
A PM foi até ao bairro Três Poços, em Volta Redonda, averiguar a informação de tráfico de drogas, no início da tarde desta quinta-feira (3). A ação aconteceu na Rua Léa dos Santos, no Colorado, onde os agentes encontraram um material de uso de facção criminosa.

O 28º BPM-VR informou que os policiais se depararam quatro suspeitos, entre eles dois menores que durante a abordagem acabaram assumindo estar em posse do material.

Foram apreendidos no local: 137 trouxinhas de maconha, 32 pedaços em barra da mesma droga, 120 pinos de cocaína, 104 pedras de crack, R$ 122,00 em espécie, dois rádios transmissores com duas baterias carregadoras e três aparelhos celulares.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP de Volta Redonda.

Operação de reintegração de posse é realizada na Vila Elmira, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Uma ação em conjunto das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, em cumprimento de uma ordem de reintegração de posse no bairro Vila Elmira, em Barra Mansa, RJ, aconteceu nesta quinta-feira, dia 3. Um grupo de pessoas voltaram a ocupar o terreno.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, cerca de vinte e uma pessoas foram conduzidas para a 90ª DP de Barra Mansa, onde foram ouvidas.

O grupo que montou barracas e cobertura com lonas entrou no terreno no dia 23 de novembro no terreno. Já no dia 27/11 houve uma ação da Guarda Municipal de Barra Mansa que desocupou o terreno, porém, voltou a ser ocupado.

A Prefeitura Municipal de Barra Mansa emitiu nota, no último dia 28/11, informando que o terreno é de propriedade particular e a área está inserido em uma unidade de conservação classificada como área de proteção ambiental (APA), denominada APA Leste – Barra Mansa. 

A nota ainda informava que as áreas têm como objetivo proteger a diversidade biológica e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, seguindo critérios e regras do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). O proprietário estava ciente das providências legais.

A última reunião com os representantes do Executivo e lideranças que atuam na ocupação aconteceu no último dia 27. Na ocasião foram esclarecidas questões legais e solicitado que não voltassem a reincidir a ação. Após a data, não houve mais nenhum encontro entre as partes", fechou a nota.

A ação de hoje foram retiradas as pessoas que ocupavam o terreno, alguns fugiram com a chegada dos agentes. Não houve conflito, todo o material foi queimado.

De acordo com a 90ª DP, a área de aproximadamente 387.200 m2, situada na Rua Rômulo Carlos Thomaz, no bairro São Judas Tadeu, as investigações iniciais indicaram que uma facção criminosa que domina o bairro estaria por trás da ação e teriam ligações com alguns líderes do movimento.

Defesa Civil amplia serviço de alerta de riscos de desastres no Estado do Rio

Rio de Janeiro é mais uma vez pioneiro em ferramenta de prevenção via celular. População poderá receber informes meteorológicos, hidrológicos e geológicos por Whatsapp e Telegram

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) vai ampliar o serviço de alerta de risco de desastres por mensagem de celular. A partir desta quinta-feira (03.12), avisos e informativos meteorológicos, hidrológicos e geológicos também serão divulgados gratuitamente para a população via Whatsapp e Telegram. O Rio de Janeiro é, mais uma vez, pioneiro em ferramenta de prevenção. Em 2014, o governo estadual implantou este tipo de comunicação via SMS e, agora, inova por meio de aplicativos de mensagem instantânea. 

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, os novos canais serão complementares às informações já enviadas atualmente.

- A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura dos anúncios. Hoje, contamos com 1,4 milhão de cadastros no SMS. Quanto mais pessoas alcançadas, maior e mais rápida é a resposta a fim de evitar tragédias - explicou o oficial. 

Cadastramento gratuito:

Whatsapp: Basta enviar uma mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções. 

Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj 

Já no primeiro contato, o cidadão receberá uma resposta automática solicitando o registro de dados básicos, como nome, telefone e município. As informações são importantes para personalizar os alertas, que serão enviados de acordo com a região de interesse/residência - explicou o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), tenente-coronel Anthony Barreda.

Homem é preso e arma de fogo e droga são apreendidas em Valença

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso e droga, arma de fogo e munições apreendidas em Valença, RJ. O caso aconteceu após denúncia de tráfico de drogas no bairro Quirino, nesta quarta-feira (2).

Os policiais se direcionaram até a Rua Duque de Caxias, onde pode abordar um suspeito, com ele foi apreendido um revólver calibre 22 com quatro munições, sete cápsulas de cocaína e três tabletes pequenos de maconha.

A ocorrência foi registrada na 91ª DP de Valença.

Rodela morre de Covid-19 em São Paulo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Morreu nesta quarta-feira (2), o humorista Luiz Carlos Ribeiro, mais conhecido pelo nome artística Rodela, em São Paulo, vítima do novo coronavírus. Ele estava internado havia duas semanas no Hospital Geral de Guarulhos.

Aos 66 anos, Rodela era um dos integrantes do programa do Ratinho, no SBT. Rodela era conhecido pela proeza de fazer inúmeras caretas e conquistou os fãs ao participar de diversos programas de auditório no SBT. Ele apareceu pela primeira vez na televisão em 1992. Cinco anos depois, ele foi um dos destaques no programa Ratinho Livre, ainda na Record TV.

Rodela transitava entre as duas emissoras. Havia feito participações em A Praça é Nossa e no Show do Tom. "Que triste a perda desse artista excêntrico e talentoso. Rodela foi nosso parceiro de palco e fez muita gente rir. Meus sentimentos à família. Vai deixar saudades", escreveu Ratinho no perfil oficial dele no Instagram.

No final de outubro, o apresentador também teve diagnóstico positivo para covid-19, mas conseguiu se recuperar. A assessoria de imprensa do SBT confirmou a morte do ator e lamentou: "É com pesar que o SBT lamenta o falecimento do humorista Luiz Carlos Ribeiro, mais conhecido como Rodela, nesta quarta-feira, 2 de dezembro. Nesta terça-feira, 1, foi confirmado seu diagnóstico para covid-19. O SBT presta solidariedade e deseja que Deus conforte sua família.".

Educadores do MEP traçam novos rumos para o ano 2021 em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Nesta quarta-feira, dia 2, de forma presencial, com o distanciamento necessário e outros cuidados, parte da equipe de voluntários do MEP participaram do encontro de trabalho para traçarem os rumos do Pré Vestibular Cidadão(PVC) do MEP. A atividade pública foi realizada na praçinha da Igreja Santo Antônio, bairro Niterói. A igreja  acolhe e apoia o programa desde 2000. 

“Senti a necessidade diante do nosso isolamento desde março, com todo cuidado, propor este encontro na praça ao ar livre. A presença de vocês ilumina e alegra nossos corações na gratidão a Deus”. Disse Nirlene Pirassol Tepedino, pedagoga e conselheira do Movimento, que ofereceu um cartão-mensagem para cada participante.

Na sequência, na mediação da professora Juliana Resende, da equipe pedagógica (PVC), na máxima como ela afirmou: -“O distanciamento  nos tornaram mais próximos e solidários um para com os outros assim precisamos avançar", desta forma, Juliana na roda provocou olhares  que culminaram em importantes indicadores avaliativos (2020) e novas perspectivas para 2021.

POSITIVIDADE DO ANO 2020

Experiências de aprendizado entre os voluntários (destaque para o equipe de informática) - Escuta e dialogo com alunos(os) - Proximidade com as universidades (socioeducacional e socioambiental) - Aumento corpo de voluntariados com seis novos educadores - Crescente visibilidade via mídias.

CAMINHOS PARA O ANO 202I

Redimensionar a estrutura de comunicação entre alunos e professores – Definir equipe de acompanhamento para ENEM - Inscrições do Pré somente em fevereiro (2021) – Criar protocolo de acolhida para os  novos voluntários(as) – Redimensionar  sistema de aulas ‘on line’ - Reafirmar a dimensão transversal e   sociopolítica da ‘escola MEP’. 

Participaram: Paulo Ricardo, Marcele, Ciro, Davi, Nirlene, Juliana, Amanda, Mariana, Miguel, Niele, Bianca, Danilo, Gilberto, Zz.

Engavetamento envolvendo 5 veículos na BR-393, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um engavetamento envolvendo cinco veículos foi registrado na manhã desta quinta-feira (3) na BR-393 - Rodovia Lúcio Meira -, em Volta Redonda, RJ.

O acidente aconteceu em cima da ponte que liga o bairro Caieira com Dom Bosco, sobre o Rio Paraíba do Sul.

O trânsito sentido Barra do Piraí segue interditado, os veículos ocupam a pista. O fluxo no local segue no sistema de siga e pare na pista sentido Volta Redonda.


Apensar da colisão, de acordo com a PRF, não houve feridos, apenas prejuízo material.

Acidente com carro e caminhão na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente na manhã desta quinta-feira (3) deixou o trânsito congestionado na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, RJ.

Um carro colidiu com a mureta central, após colidir com caminhão na altura do km 273 da BR-116. Até o momento não há informação de feridos.

O trânsito no local está sendo desviado para a faixa da direita no sentido São Paulo e há dois quilômetros de retenção.

Covid-19: Volta Redonda registra aumento de 0,93% dos casos suspeitos

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda registrou nesta quarta-feira (2) um aumento de 0,93% dos casos suspeitos da Covid-19. A ocupação dos leitos de UTIs chegam a 8,82% no município.

Os casos confirmados já são 8.549 e 27.602 notificados como suspeitos. 261 pessoas morreram em decorrência da doença. Há 7.300 curados e 12.388 exames deram negativo.

Pagamento das férias e do décimo terceiro deve ser feito com base no salário integral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Ministério da Economia emitiu nota técnica para afirmar que o pagamento das férias e do décimo terceiro dos trabalhadores que tiveram jornada reduzida na pandemia deve ser feito com base no salário integral. 

Já os que tiveram o contrato de trabalho suspenso terão os cálculos com base nos meses de trabalho efetivo. Neste caso, são considerados os meses com 15 dias ou mais de trabalho. Portanto, a suspensão do contrato também mexe com o período de 12 meses necessário para ter direito a férias. 

O empregador pode fazer um acordo individual com o trabalhador para pagar o valor integral do décimo terceiro e conceder férias. O Esocial deve ser alterado pelo empregador que quiser adiar as férias do empregado que teve contrato suspenso. Basta editar o início do período aquisitivo nas “opções avançadas”. O sistema, no entanto, está preparado para calcular o décimo terceiro proporcional. Se quiser pagar mais, o empregador terá que alterar as folhas de novembro e dezembro manualmente.